Separadores SAFEPLACE52

26/02/2021

O que Fazer em caso de hemorragia grave

Uma vítima que sangra continuamente corre risco de vida é por isso vital controlar esta perda de sangue o mais depressa possível. 

Tendo em conta que uma hemorragia pode ser capilar, venosa ou arterial (sangue sai em jato), equacione a forma mais adequada que permita o controlo da hemorragia.


Como devemos atuar?

  • Aplique pressão: coloque uma compressa limpa e seca diretamente sobre o ferimento e pressione com firmeza. 
  • Se a compressa ficar empapada de sangue, não a retire e coloque outra por cima. 
  • Se necessário, retire ou corte as roupas para expor a lesão.
  • Eleve e apoie: se a hemorragia for num membro, deve elevá-lo para que fique num nível superior ao do coração da vítima, de modo a diminuir o afluxo de sangue à zona afetada.
  • Segure a compressa com uma ligadura: coloque uma ligadura em torno da compressa para a segurar no lugar e manter a pressão. Se o sangue ensopar a compressa, cubra-a com outra, utilizando uma nova ligadura para fixar.
  • Ligue 112 assim que possível.
Atenção:

Procure utilizar luvas para garantir as melhores condições de segurança para si e para a vítima;

Caso a vítima se sinta cada vez mais fraca, deite-a e eleve-lhe as pernas ligeiramente acima do nível do coração (+-30°);

Se existir algum objeto estranho a perfurar a vítima, não o remova: imobilize-o.

A emergência médica começa em si.  Juntos, podemos salvar vidas!

https://www.inem.pt/2021/02/23/gestos-que-salvam-como-atuar-em-caso-de-hemorragia-grave-3/

João Horta - FIRESHELTER52

25/02/2021

Viatura cai à água no cais das Quatro Águas em Tavira sem registo de ocupantes

O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira recebeu esta madrugada, um alerta pelas 02h30, através da Polícia de Segurança Pública (PSP), a informar que uma viatura ligeira tinha caído à água, na zona do cais das Quatro Águas, em Tavira.


De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, no seguimento do alerta, foram ativados para local o piquete da Polícia Marítima e os elementos da Estação Salva-vidas de Tavira, que localizaram a viatura, tendo, posteriormente uma equipa de mergulhadores dos Bombeiros Voluntários de Albufeira realizado buscas no seu interior, mas sem vestígios de ocupantes.

No local, estiveram também presentes os Bombeiros Municipais de Tavira, a PSP e a GNR, que contactou o proprietário da viatura em causa, estando em curso os trabalhos de remoção.

O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira tomou conta da ocorrência.

noticia copiada em : https://www.algarveprimeiro.com/d/viatura-cai-a-agua-no-cais-das-quatro-aguas-em-tavira-sem-registo-de-ocupantes/36955-83?fbclid=IwAR3wvUOrYvT6TPBy_93mYe0_g6Oo-Xz535uRUxKyioJPP__wRZ-dW6q56YQ

Foto de um amigo:




João Horta - Fireshelter52

19/02/2021

Estação Salva-Vidas de Tavira tem 82 Anos

A 25 de Agosto de 1939 ou seja há 82 anos foi inaugurada a Casa do "Salva Vidas " nas Quatro Àguas " com a denominação de Estação de Socorros a Náufragos de Tavira.


A sua tripulação era constituída por um Mestre (Patrão ),Sotapatrão e Motorista.

Estes homens estavam no seu local de trabalho as 24 horas ( dia e noite ) onde aí se alimentavam e dormiam usufruindo um salário miserável ( seiscentos escudos ) e sem direito a reforma.

Com o 25 de Abril as suas condições melhoraram substancialmente tendo-se fixado um horário e o direito à reforma.

O seu lema era preservar a vida de quem se encontrava em perigo no mar ou nos rios ,colocando a sua própria vida em risco.

Foram muitas as experiências vividas por dois desses intervenientes ( únicos ainda vivos ) que tive o privilégio de conversar.

José Amândio Romeira 89 anos esteve inicialmente como sota e mais tarde como patrão durante 21 anos .


João Venâncio 93 anos (já falecido infelizmente) ,vai com 25 anos em 1948 para sotapatrão e posteriormente foi Mestre (patrão) onde esteve no total 53 anos ao serviço do salva-vidas.



Com grande tristeza relata um dos acontecimentos mais trágicos verificados no dia 9 de Março que foi o naufrágio na Barra de Tavira com o barco de pesca "Arraial" que com três tripulantes, ao tentar entrar na Barra no meio de violento temporal ,sendo violentamente sacudido por uma onda vindo a morrer afogados o Mestre Manuel João Rodrigues (Belhi ) e o companheiro Marcelino Tomé do Livramento ,salvando-se o outro tripulante João Fausto Reis .

Aquando desse acidente esteve também em grandes apuros devido a vir para a proa do salva vidas ,afim de poder escutar alguma possível voz de algum naufrago para o poder salvar.......nesse acto de coragem vem uma onda que o lança para o fundo do barco, e durante vinte minutos luta contra a enorme adversidade de as ondas serem constantes e desgastantes perdendo as forças ...........se não fora o mestre João Venâncio e o motorista António Gabriel que com o projector da luz da cabine correram o barco e conseguiram descobri-lo já muito cansado ,acabando por o salvar.

Imensas as histórias para contar .....desde o naufrágio do "Black-Rose" à ida a Lisboa por mar para ser colocada uma cabine no barco...............

Sem electricidade e depois de estarem no teatro das operações (salvamentos) tinham que recolher o barco "salva -vidas" através de roldana puxada por uma manivela (força de braços).

Conta com alguma emoção que quando havia tormentas não existia comunicação com os barcos e as famílias dos pescadores vinham a pé para as Quatro águas e na escuridão da noite perguntavam quando ouviam o barulho dos remos na água:"Quem vem lá ? "

Angustiante e terrível o esperar pelo pai ,pelo filho, pelo marido, que punha a vida em perigo pelo sustento da família.

Foi condecorado em 1979 pelo governo português e espanhol sendo distinguido pela coragem, abnegação e humanidade ,recebendo uma medalha de prata pelos bons serviços prestados na salvação de náufragos .

Foi igualmente em 2013 homenageado pelo Município de Tavira.

Uma palavra de reconhecimento e de gratidão para as tripulações do salva -vidas que durante quase oito décadas prestaram um serviço excelente de salvamento para os pescadores e de carácter desportivo desportivo ........

Mestres (Patrões)--Marcelino da Graça (1º Patrão ) Henrique Pires João Venâncio e Zé Amândio.
Sotas- Joaquim Venâncio,

Motoristas-José Bagarrão,Rodrigues e António Gabriel ( infelizmente falecido em serviço ).

Essa publicação é de todos....pode partilhar, opinar , contar algo que contribua para darmos melhor a conhecer a história da nossa terra e das nossas gentes.

Rui Amaro in facebook

João Horta - FIRESHELTER52

Proibido circular entre concelhos entre 20:00 de hoje e 05:00 de segunda-feira

A circulação entre concelhos em Portugal continental volta a estar proibida entre as 20:00 de hoje e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas, no âmbito do estado de emergência para combater a pandemia de covid-19.


A proibição da circulação entre os 278 municípios do continente durante o fim de semana tem sido aplicada, sucessivamente, desde o período do Ano Novo, mas registou um alargamento do horário de aplicabilidade a partir de 15 de janeiro, com o novo confinamento geral.

“É proibida a circulação para fora do concelho do domicílio no período compreendido entre as 20:00 de sexta-feira e as 05:00 de segunda-feira, sem prejuízo das exceções previstas”, lê-se no regulamento do Governo para o atual estado de emergência.

Antes do atual confinamento geral, que entrou em vigor em 15 de janeiro, e desde o período do Ano Novo, a circulação entre concelhos do continente era proibida entre as 23:00 de sexta-feira e as 05:00 de segunda-feira, "salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos".

Segundo o diploma do Governo que regula o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, existe um conjunto de exceções à proibição de circulação entre concelhos, inclusive deslocações para desempenho de funções profissionais (conforme atestado por declaração emitida pela entidade empregadora ou equiparada), por motivos de saúde e para cumprimento de responsabilidades parentais.

Além desta restrição de circulação entre concelhos, continua em vigor o confinamento obrigatório, em que a principal regra é ficar em casa, a proibição de vendas ou entregas ao postigo em qualquer estabelecimento do ramo não-alimentar, a proibição de venda ou entrega ao postigo de qualquer bebida mesmo nos estabelecimentos autorizados ao 'take-away' e a proibição de permanência em espaços públicos de lazer (que podem, contudo, ser frequentados).

O confinamento obrigatório no domicílio prevê deslocações autorizadas para comprar bens e serviços essenciais, desempenho de atividades profissionais e prática de atividade física e desportiva ao ar livre, na zona de residência e de curta duração.

Todos os estabelecimentos de bens e serviços abertos ao público têm de encerrar até às 20:00 nos dias úteis e até às 13:00 aos fins de semana e feriados, exceto o retalho alimentar, que pode funcionar aos fins de semana até às 17:00.


O atual estado de emergência vai estender-se até às 23:59 de 01 de março, aplicando-se as mesmas regras de confinamento.

 

João Horta - FIRESHELTER52

17/02/2021

Há 80 anos um Ciclone Destruía Tavira

Se a II Guerra Mundial ocupava até então, e consecutivamente, as primeiras páginas dos diários nacionais, um raro fenómeno meteorológico remeteu as notícias dos combates para as páginas centrais.



Um terrível ciclone extra-tropical atingiu e devastou Portugal, a 15 de Fevereiro de 1941.

Naquele dia, teve lugar a maior tempestade até então registada pelo Observatório Meteorológico de Lisboa, criado em 1854

Em todo um cenário dantesco, o Algarve não foi exceção. A imprensa da época, como «O Século» e o «Diário de Notícias», divulgou amplamente os efeitos na região.

O vento terá soprado a uma velocidade de 140 km/h no Algarve e, nas palavras do correspondente do «Diário de Notícias», «tudo foi varrido, esfacelado, aniquilado».

Na velhíssima cidade de Tavira, «contam-se às dezenas os prédios que sofreram prejuízos.

Na fábrica de moagem de J. A. Pacheco, o vento levou grande parte da cobertura, o mesmo sucedendo no armazém contíguo à moagem da firma Araújo Ribeiro & Dias.

Na fábrica de conservas Balsense e na casa do salva vidas também abateram os telhados».

Também em Tavira, «o Bairro Jara habitado por gente pobre foi atingido gravemente, havendo moradias que ficaram destelhadas e em ruínas.

Na bacia das Quatro Águas uma barca da Companhia de Pescarias Algarve, denominada Moagem, foi ao fundo, carregada de sal.

Os batelões da mesma companhia que estavam junto do rio, que corre paralelo à costa foram atingidos pelas vagas, afundando-se.

Na ilha de Tavira a água do mar juntou-se à do rio, pondo em sério risco o arraial da armação daquela empresa.

A maioria das cabanas existentes na ilha foi levada pela corrente.

No campo, milhares de árvores foram destruídas [No sítio das Cabanas, um olival, de que é proprietário o Sr. José Chagas, de cerca de trezentas árvores, só oito ficaram de pé].

Não há comunicações. A camioneta que faz a carreira diária entre a cidade e a vila de Alportel foi atingida por uma árvore».

«No sítio da Fortaleza, junto da armação do atum, o mar abriu nova barra de grande extensão» Na freguesia da Luz, «até a erva foi queimada pelo vento».

Bibliografia: Jornais «O Século» e «Diário de Notícias» de fevereiro de 1941 e Conta de Gerência do Município de Portimão de 1942 (gentilmente cedida pelo Centro de Documentação do Museu de Portimão)


João Horta - FIRESHELTER52

14/02/2021

Sabe o que é um Enfarte Agudo do Miocárdio?

Sabe o que é um Enfarte Agudo do Miocárdio? Conhece os sintomas mais frequentes? 

No Dia Nacional do Doente Coronário, que se celebra este domingo, dia 14 de fevereiro, alertamos para a necessidade de reconhecimento precoce de sinais e sintomas do ataque cardíaco. Lembre-se: cada minuto conta!

Conheça algumas formas de reduzir o risco de doenças cardiovasculares no próximo post.





João Horta - FIRESHELTER52

Equipas Respondem a Acidente na EN125 Luz de Tavira

As equipas de emergência responderam a um violento acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona da Luz de Tavira.

O acidente ocorreu ontem dia 13 depois da hora de almoço e foi uma colisão frontal entre dois veículos ligeiros, fez vários feridos.

Foi necessário desencarcerar vitimas dos carros acidentados sendo dois dos quais encaminhados ao Hospital de faro.

Estiveram envolvidos na resposta a esta emergência os Bombeiros de Tavira, a Cruz Vermelha o INEM e a GNR.

Foto de arquivo DR

FIRESHELTER52

13/02/2021

12 coisas que as fezes dizem sobre o estado da sua saúde

No século 21, finalmente entendemos que observar nossa saúde é importante.
No entanto, muitas vezes esquecemos de prestar atenção aos sinais que o nosso corpo nos envia.

Você já analisou suas fezes? Por mais grosseiro e bizarro que isso possa parecer, sua cor e forma podem revelar muito sobre sua saúde.

Veja só 12 coisas que seu cocô diz sobre o estado da sua saúde:

Cor das Fezes

Como você provavelmente sabe, a cor normal das fezes é marrom. Pode variar um pouco de vez em quando, dependendo do que você come, mas uma mudança repentina de cor sem nenhuma razão óbvia pode ser um sinal de alerta. Então vamos descobrir o que pode estar acontecendo:

1 – Branco

Fezes esbranquiçadas, acinzentadas ou argilosas indicam falta de bile. Pode sugerir problemas com o fígado e a vesícula biliar, pois são órgãos onde a bile é produzida e armazenada. Pode ser qualquer coisa, desde ductos biliares bloqueados e cálculos biliares até cirrose.

Muco branco em fezes marrons pode ser um sinal da doença de Crohn.



2 – Verde

Uma cor verde pode ser causada pelo consumo de vegetais ricos em clorofila (como espinafre), corante verde em bebidas e suplementos de ferro.

Se a comida não é o motivo da cor, significa que as suas fezes passaram pelo trato digestivo rápido demais.


3 – Amarelo

As fezes amarelas podem ser um sinal de ductos biliares bloqueados e má absorção de gordura. Outra razão é a falta de enzimas produzidas pelo pâncreas, o que pode sugerir pancreatite crônica, doença celíaca e fibrose cística.

Mas não entre em pânico! Fezes amareladas também podem ser um sinal de que você comeu muitas cenouras ou bebeu muita coisa.

4 – Preto

Fezes negras podem aparecer por causa da ingestão de medicamentos (como aspirina, ibuprofeno e suplementos de ferro) ou sangramento nos intestinos. Este último é obviamente um motivo para entrar em contato com seu médico imediatamente.

Uma causa mais comum está na comida que você come. Alimentos pretos e azuis, como mirtilos ou alcaçuz, podem causar essa cor.


5 – Vermelho

Fezes vermelhas geralmente são influenciadas pela sua dieta. Beterraba, bebidas coloridas, tomates… analise o que você consumiu recentemente.

No entanto, se a comida não for a causa, é hora de ir a um médico. Sangue nas fezes é um sinal alarmante. Pode ser uma fissura anal ou algo mais sério, como hemorroidas, colite ulcerativa ou até mesmo câncer.


Forma das Fezes

Se você ainda não acredita que ficar de olho nas suas fezes é normal, algumas pesquisas científicas podem convencê-lo disso. Para distinguir os tipos de cocô e ajudar as pessoas a permanecerem saudáveis, os cientistas da Bristol Royal Infirmary criaram a Tabela de Fezes de Bristol. Descreve 7 tipos de fezes e o que elas significam:

1.

Aparência: Nódulos sólidos separados, lembrando nozes ou fezes de cabra.

Significado: Constipação severa.

Este tipo de fezes significa que seu corpo está em falta de fibras. Para resolver, tente consumir mais produtos ricos em fibras, como massa integral, framboesas e lentilhas.


2.

Aparência: Em forma de salsicha, grande e irregular.
Significado: Constipação.

Este tipo de fezes também é causado por falta de fibra. As razões não-saudáveis ​​para a constipação podem incluir a ingestão prolongada de medicamentos antidiarreicos e a falta de atividade física. O conselho é comer mais frutas e legumes e fazer exercícios.


3.

Aparência: Um cocô rachado em forma de salsicha.

Significado: Fezes normais.

Você está bem! Não se esqueça de caminhar e beber mais água.


4.

Aparência: Macia, em forma de salsicha e lisa.
Significado: Cocô perfeito.

Tente manter uma dieta balanceada e evite situações estressantes para se manter como está.


5.

Aparência: Protuberâncias macias com bordas claras.
Significado: Diarreia leve.

Também pode ser um sinal da síndrome do intestino irritável. Para melhorar, tente comer alimentos de baixa fibra, como banana, crackers e batatas.


6.

Aparência: Fezes fofas com bordas irregulares.

Significado: Diarreia moderada.

Talvez haja muita fibra em sua dieta. Beba mais para evitar a desidratação e continue se alimentando de batatas e bananas cozidas. Se o problema durar mais de 2 dias, consulte um médico.


7.

Aparência: Líquido sem pedaços sólidos.

Significado: Diarreia severa.
Isso pode ser um sinal de intoxicação alimentar, intolerância à lactose, infecção bacteriana ou ingestão de medicamentos. Beba muita água para combater a desidratação e se os sintomas não desaparecerem em 2 dias ou se sentir dor, consulte um médico.


https://casosinteressantes.org/12-coisas-que-seu-coco-diz-sobre-o-estado-da-sua-saude/

João Horta - FIRESHELTER52

Algarve Bate Recorde Diário de Mortes

O Algarve tem hoje mais 11 óbitos, o maior aumento diário de vitimas mortais de sempre, na região (+4 que ontem), e 70 novos casos de Covid-19 (menos 39), segundo os dados do boletim epidemiológico deste sábado, dia 13 de Fevereiro, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Internamentos descem a pique, incluindo nos intensivos.


https://www.sulinformacao.pt/2021/02/covid-19-algarve-com-maximo-diario-de-obitos-mas-com-menos-novos-casos/?fbclid=IwAR3p9pR-iZ9GFlJy8qQ2O9Ue4jUhwoO9asyr-oSIk4lP7w6Kf7Gcnca0HgM

João Horta - FIRESHELTER52

11/02/2021

Hoje comemora-se o dia Europeu do 112.

O número europeu de emergência 112, é desde o ano 2008, o único número de emergência que pode ser utilizado a partir de qualquer telefone móvel ou fixo, permitindo-lhe aceder a serviços de emergência, em todos os países da união europeia gratuitamente.

 
Em caso de emergência ligue 112

João Horta - FIRESHELTER52

Movimento Solidário Cabanas e Conceição de Tavira ajuda quem mais precisa

"Faz o bem e não olhes a quem" é o lema do Movimento Solidário Cabanas e Conceição de Tavira / Associação amigos unidos Bairro Saal de Cabanas.


Este movimento foi criado por Carina Isabel no Facebook, no dia 25 de abril de 2020, e tem recebido grande retribuição por parte da população, com doações que se destinam a ajudar aqueles que neste momento enfrentam grandes dificuldades económicas devido à pandemia.

Conforme explica a mentora, “na altura em que foi criado era só para ser uma ajuda temporária devido ao primeiro confinamento, mas não, pensámos em continuar e não baixar os braços, uns dias tendo mais apoio, outros menos, ouvindo críticas por este ou por aquele motivo”.

O movimento solidário prossegue e “neste momento estamos a ajudar cerca de 45 famílias mensalmente e também ajudamos os casos pontuais que nos chegam”, afirma Carina Gabriel, acrescentando que “todas as ajudas que recebemos é tudo meramente de pessoas particulares ou de algumas empresas locais”.

Por vezes tornar-se complicado conseguir chegar a todos, mas com esforço “nunca deixamos ninguém sem o seu cabaz mensal, gostávamos de ajudar mais de uma vez por mês mas não temos logística para isso”, conclui.

Para o movimento toda a ajuda é bem-vinda, seja comida, roupa, ou produtos de higiene.

Quem quiser pode fazer doações diretamente nas instalações do movimento solidário, que ficam situadas na Rua José Carlos do Carmo Pereira, em Cabanas de Tavira, de segunda a sexta-feira, das 15:30 às 17:30 horas.

Mais informações através do telemóvel 963 746 383.

https://postal.pt/sociedade/2021-02-11-Movimento-Solidario-Cabanas-e-Conceicao-de-Tavira-ajuda-quem-mais-precisa?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook&utm_campaign=postal%20do%20algarve%2030%20anos

João Horta - FIRESHELTER52

10/02/2021

ARS Algarve Abre 32 Vagas para Assistente Técnico

Aviso n.º 2550-C/2021

Sumário: Abertura de procedimento concursal comum para recrutamento de 32 postos de trabalho destinados à carreira e categoria de assistente técnico.




Procedimento concursal comum para recrutamento de trabalhadores com vista à constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, para o preenchimento de 32 postos de trabalho destinados à carreira e categoria de assistente técnico, no âmbito dos Mapas de Pessoal da ARS Algarve, I. P.

Clica no link para veres a publicação no Diario da Republica:


João Horta - FIRESHELTER52

Um Novo Olhar Sobre a Cadeia de Sobrevivência

Os 2 primeiros elos da cadeia de sobrevivência são os mais importantes.


Na edição de MAI/2018 da revista Resuscitation foi publicado um artigo do Prof. Charles Deakin, médico e uma referência europeia na área da reanimação, em que se defende que os 2 primeiros elos da cadeia de sobrevivência são os mais importantes para a sobrevivência das vítimas de paragem cardiorrespiratória. 

Assim o focus deve ser em assegurar que o maior número de pessoas saiba reconhecer uma paragem cardiorrespiratória, ligue 112 e consiga iniciar rapidamente manobras de reanimação cardíaca.

Ficamos satisfeito por ver que o nosso manifesto está perfeitamente alinhado com as recomendações do Prof. Charles Deakin.

Ligação para o artigo:
www.resuscitationjournal.com/article/S0300-9572(18)30080-7/abstract

João Horta - FIRESHELTER52

Pela Sua Saude - Mantenha uma Rotina

Ao fim de tantos dias em casa, a noção do tempo e daquilo que fazemos com ele facilmente fica confusa. 

Se assim for, os dias podem começar a ‘misturar-se’ uns nos outros, prejudicando a nossa saúde psicológica. 

Por isso, é muito importante manter uma rotina, mesmo que dentro de casa. 

Para além das sugestões que damos nas imagens, a OPP (Ordem dos Psicólogos) disponibiliza um documento para ajudar a superar a situação de isolamento o qual também partilho aqui no blog:

https://bit.ly/36Wdu9r.





João Horta - FIRESHELTER52

Castro Marim avança com testagem COVID-19 a toda a população

O Município de Castro Marim, preocupado com o grande incremento da COVID-19 no concelho, decidiu avançar com o rastreio de toda a população em colaboração com duas dezenas de técnicos de saúde voluntários e credenciados para o efeito.



O rastreio será realizado com a maior rapidez e no menor prazo possível, pelo que se apela a que se inscrevam já para esta primeira ação, dias 13 e 14 de fevereiro, junto ao Pavilhão Municipal em Castro Marim, entre as 9h-13h e as 15h-18h. Para aumentar a capacidade de testagem deste Centro, o local inclui acessos para testar a pé e de carro.

A marcação prévia é obrigatória e deverá ser realizada através do email biblioteca@cm-castromarim.pt ou dos contactos: 281 510 747 ou 281 510 778 (9h-17h) e 961 743 222 (9h-20h).

“Trata-se de um projeto de grande importância para o concelho, que tem estado a enfrentar o pior surto deste o início desta pandemia, sendo neste momento o caso mais grave e preocupante da região”, sublinha o presidente da Câmara e médico Francisco Amaral.

Numa segunda fase, a autarquia castromarinense pretende levar a testagem às povoações mais isoladas, utilizando para o efeito a Unidade Móvel de Saúde.

Francisco Amaral sublinha o caráter voluntário da iniciativa e agradece a todos os que se disponibilizaram para apoiar o Município, salientando também que todo o trabalho desenvolvido tem o aconselhamento técnico do delegado de saúde local e segue as directrizes do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

*Excetuam-se as crianças até aos 10 anos, pela dificuldade da colheita da amostra, e as pessoas vacinadas ou que já passaram a doença, dado que estão imunes.

Por: CM Castro Marim

João Horta - FIRESHELTER52

08/02/2021

Recordamos o que deve fazer caso presencie uma crise convulsiva

No Dia Internacional da Epilepsia, recordamos o que deve fazer caso presencie uma crise convulsiva.


Torne a área segura e, se conseguir, ampare a vítima na queda.

Afaste todos os objetos que estejam em redor da vítima, evitando que esta se magoe.

Proteja a cabeça da vítima: coloque almofadas, toalhas enroladas, cobertores ou, em último caso,
 estabilize a cabeça da vítima com as suas mãos para que esta não embata contra algo.

Não coloque nada na boca. Nada!

Coloque a vítima em Posição Lateral de Segurança, assim que parar de tremer.

 Ligue 112.

As suas ações podem salvar vitimas, do outro lado do telefone profissionais dedicados ao atendimento irão ajuda-lo e vão informar o que deverá fazer.

Colabore com o INEM e ajude a salvar vidas

João Horta - FIRESHELTER52

Tavira - 5 Dias com Muitos Poucos Novos Casos

Os efeitos dos Portugueses estarem recolhidos às suas habitações com diminuição ou ausência de alguns grupos de atividade profissional começa a estar espelhado nos mapas diários com muito bons resultados.


O número de novos casos diário, (novos casos por dia - linha verde) está num nível muito bom fruto da responsabilidade e determinação da comunidade Tavirense.

Há pelo menos 5 dias que os números estão longe de uma dezena de novos casos, contracenando com as semanas anteriores onde não se verificava tal situação.

No entanto fica a ressalva, números não são pessoas e enquanto a COVID não tiver rostos dificilmente se sentirá a importância destas estatísticas.

Ressalva-se aqui a importância da necessidade de manutenção dos cuidados e etiquetas, muita prevenção e transmissão de informação às faixas etárias mais vulneráveis.

Sendo que passaram a mensagem que a culpa era TUA por tal evidência exponencial de casos após o natal, agora sim podes dizer que a VITÓRIA é tua, porque cumpriste e seguiste as recomendações, fizeste parte da resolução deste problema que ainda agora começou e temos de continuar para garantir o sucesso até ao final.

João Horta -FIRESHELTER52

04/02/2021

Promete Ser uma Madrugada Barulhenta e Muito Molhada

Olhando aqui para os meteogramas de previsão para a próxima madruga parece que temos em vista muita trovoada e chuva abundante.


Segundo os indicadores a zona central do Algarve entre as 02:00 e as 05:00 deve levar com a entrada de uma forte linha de instabilidade.

Atenção que não deixa de ser previsão mas parece apontar para tal.

Resguardem-se, protejam-se e garantam a vossa segurança.

João Horta - FIRESHELTER52

Angariação de Alimentos em Tavira

A iniciativa foi lançada pelo Pink Flamingo Croquet and Social Club, uma associação sem fins lucrativos sediada no Aldeamento Pedras da Rainha, em Tavira.


O projeto iniciado por Denise e Terje Dahl dedicou-se, desde o início da pandemia, a distribuir alimentos e outros bens essenciais a famílias do Leste Algarvio afetadas pela covid-19. Após uma pausa, criaram um crowdfunding na GoFundMe para retomar o apoio às famílias afetadas.

“Devido ao elevado número de pessoas atualmente infetadas com covid-19, tivemos de suspender as nossas entregas para não pôr os nossos voluntários em risco. Felizmente, os números estão a diminuir e antecipamos retomar as entregas às famílias da região em breve”, explica Denise Dahl na página da sua campanha.

O projeto, conforme escreve, “foi criado em março de 2020 para ajudar famílias locais economicamente impactadas pelo primeiro confinamento da covid-19. Entre Março e Julho, entregámos alimentos e bens essenciais a mais de 1000 famílias em todo o Leste Algarvio.”

Denise, que entretanto perdeu o marido também ele vítima do Coronavírus, faz saber que os donativos [da campanha de angariação de fundos agora criada] são utilizados para comprar produtos frescos. Todos os nossos voluntários trabalham a comprar, embalar ou a entregar os alimentos e bens essenciais sem serem pagos pelas suas despesas. Cada cêntimo é usado para as famílias.”

A iniciativa também recebe donativos em géneros, como enlatados, fraldas, produtos de higiene pessoal e doméstica ou alimentos para animais, os quais podem ser entregues nas suas instalações no Aldeamento Pedras da Rainha.

“Infelizmente, depois de um Verão curto com menos visitas de turistas que o normal, as famílias estão a sofrer mais do que nunca”, lamenta Denise.

Conheça a campanha e contacte Denise AQUI.

https://postal.pt/sociedade/2021-02-02-Residente-de-Tavira-cria-crowdfunding-para-apoiar-familias-afetadas-pela-pandemia

João Horta - FIRESHELTER52

Intestino e depressão: uma questão de limpeza

Talvez você ainda não saiba mas, o principal órgão do nosso corpo que tem a ver com a nossa saúde tanto física quanto emocional é o intestino. 


Recentemente o médico americano Michael D. Gershon, da Universidade de Columbia, em Nova York, confirmou que o intestino tem um sistema nervoso autônomo com uma vasta rede de 100 milhões de neurônios e neurotransmissores de montão.

Uma coisa muito interessante é que 90% de toda a serotonina que anda pelo nosso corpo é produzida lá, nos intestinos. Também é nos intestinos que nós produzimos 80% de todo o nosso potencial imunitário, para além do hormona do crescimento.

Então, uma conclusão direta é:trate bem do seu intestino, mantenha-o trabalhando sem atravancos, alimente-se saudavelmente que você terá saúde tanto emocional quanto física.

“Uma noite mal dormida, excesso de bebida, fumo e muito açúcar podem interferir no funcionamento do intestino, já que estes fatores modificam o PH intestinal e aceleram o envelhecimento, a falta de vitalidade e podem ainda agravar os quadros de depressão“, afirma a psicoterapeuta Adriana Splendore, que também é terapeuta ortomolecular e contou essas coisas em um artigo seu.

Sabendo disso, uma vez mais falamos aqui que você tem mesmo de cuidar de ter uma alimentação rica em água de boa qualidade e fibras orgânicas, que ajudam na limpeza do intestino, fora aportarem com vasta gama de minerais e vitaminas essenciais.

www.psicologiasdobrasil.com.br

João Horta - FIRESHELTER52

03/02/2021

SMS DO NÚMERO 2424 É UMA MENSAGEM SOBRE A VACINAÇÃO

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribuiu o direito de utilização do número 2424 aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para envio de SMS à população no âmbito da vacinação contra a covid-19.


Em comunicado, a Anacom informa que o número curto 2424 será utilizado pela SPMS -- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde "exclusivamente para o envio de mensagens curtas (SMS) à população no âmbito da execução do plano nacional de vacinação contra a covid-19, incluindo o envio de receitas sem papel e agendamento de consultas durante esse período".

"Esta atribuição é feita a título excecional e durante a execução do plano de vacinação nacional contra a covid-19, considerando a sua patente e notória relevância para o interesse público no combate à pandemia que assola o país, e o facto de se tratar de um número que se destina apenas ao envio/receção de mensagens curtas (SMS)", explica a autoridade.

A Anacom realça que "a SPMS deve garantir a implementação do serviço de modo que o mesmo seja acedido por todos os cidadãos, sempre da mesma forma, em todas as redes (móveis) nacionais, independentemente da rede em que a comunicação é originada, a qual é gratuita para o utilizador final".

Segundo a entidade reguladora, a opção da SPMS pelo número 2424 "decorre de considerar que este número em concreto permite que os utentes possam, com confiança, identificar a origem da informação enviada, dada a familiaridade com o nº da linha SNS 24 - 808 24 24 24".

João Horta - FIRESHELTER52

5 dicas para melhorar a ligação wi-fi de casa

Por vezes a rede wi-fi em casa não funciona como desejado. Veja aqui como melhorar a ligação wi-fi rápida e eficazmente, sem gastar dinheiro.


É raro encontrar uma casa, hoje em dia, que não tenha uma ligação wi-fi. No entanto, por vezes a ligação fica fraca: os vídeos que está a ver online deixam de carregar, o browser demora mais a abrir as páginas, o sinal da ligação fica mais fraco, etc. Mas, felizmente, existem formas simples de melhorar a ligação wi-fi.

Existem muitas razões pelas quais a ligação pode ficar mais fraca: distância em relação ao router (talvez o problema mais comum e fácil de identificar), interferência de outras ligações, etc.

Veja aqui 5 dicas úteis (simples e gratuitas) para melhorar a ligação wi-fi, tornando esta mais capaz, com uma performance mais sólida e segura.

5 FORMAS SIMPLES E RÁPIDAS PARA MELHORAR A LIGAÇÃO WI-FI

1. Centralizar e levantar o router

A posição do router faz toda a diferença na qualidade da ligação wi-fi. Idealmente, o router deve estar numa posição central e não num dos cantos da casa. Quantas mais obstruções existirem próximas do dispositivo (paredes, portas, etc.), pior será a ligação. É por esta razão que o router também deve estar num ponto mais alto, até porque a maioria destes dispositivos espalha o sinal de baixo para cima. Manter o router longe de eletrodomésticos também é aconselhável, para evitar interferências.

2. Encontrar o canal wi-fi certo

Caso tenha vizinhos e/ou viva perto de espaços públicos e comerciais, tem maiores probabilidades de ter interferência por parte destes outros routers, o que piora a qualidade da ligação. Estes dispositivos operam em diferentes canais, o que se pretende é estar num canal que tenha menos interferências.

Usando ferramentas como Network Analyzer Lite ou WiFi Analyzer identifica-se o canal perfeito para a sua casa. Se for utilizador de Mac, esta funcionalidade já vem embutida no sistema operativo do seu computador. Basta clicar no ícone da ligação wi-fi e, depois, escolher a opção “Open Wireless Diagnostics”, e escolher um canal com menos interferências.
3. Reiniciar o router

É uma solução simples, mas eficaz. Muitos problemas tecnológicos podem ser corrigidos fácil e rapidamente apenas ao reiniciar o dispositivo em questão. É aconselhável reiniciar o router regularmente, de preferência a uma altura do dia em que não esteja a ser muito utilizado.
4. Atualizar o firmware do router

Os routers wireless têm uma componente de lógica programável embutida chamada firmware. Tal como o software, o firmware pode ser atualizado e melhorado.

O produtor do dispositivo instalou uma versão do firmware e esta depois pode ser atualizada pelo utilizador, através do site do produtor. Atualizar o firmware possibilita melhorias de performance e segurança. Contudo, os routers devem ser trocados a cada seis ou sete anos.
5. Ajustar a posição das antenas do router

Os routers wireless têm dois tipos de antenas: internas e externas. Se o seu router tiver duas antenas externas, é recomendável que as reposicione de forma a ficarem perpendiculares entre si: uma na vertical e outra na horizontal. Esta posição das antenas ajuda a melhorar a ligação wi-fi, fazendo com que a ligação aos portáteis e smartphones seja mais sólida.

Se o router tiver apenas uma antena, ou se forem internas, é uma questão de tentativa e erro. Adicionar uma antena exterior extra pode ser uma boa ideia, porque o sinal vai ser melhorado.


FIRESHELTER52

Bombeiros Sapadores de Lisboa com Motos para Reconhecimento e 1ª Intervenção

A primeira ocorrência das motos de teste, que o RSB pretende implementar, foi em Marvila, para um fecho de água, e o resultado foi positivo.


Recorde-se que o RSB avançou com um projeto-piloto que pretende testar a rapidez e eficiência de equipas de 2 em motos, sobretudo em ocorrências pequenas, as que mais predominam ao longo do ano na cidade. A implementação com sucesso deste projeto permitirá uma melhor gestão dos meios e uma consequente redução de custos operacionais.

A experiência vai decorrer durante as próximas semanas com motos cedidas pela frota municipal.

João Horta - FIRESHELTER52