Separadores SAFEPLACE52

30/05/2022

IGN Regista Sismo no Mar a SW de Sagres de 3,6

O IGN - Instituto Geográfico Nacional registou no seu site um evento sísmico de magnitude 3.6 




O sismo teve o seu epicentro a SW do Cabo de São Vicente - Algarve, hoje dia 30de Maio às 00 horas e 48 minutos a 30 km´s de profundidade.

Não há indicações que o evento tenha sido sentido ou provocado estragos nas imediações.

Fica aqui o link da informação e a imagem da mesma.

João Horta - FIRESHELTER52

Salva-Vidas de Vila Real Stº António Socorre embarcação à Deriva no Guadiana

Os elementos da Estação Salva-vidas de Vila Real de Santo António auxiliaram esta sexta-feira dois tripulantes de uma embarcação de recreio que se encontrava à deriva na zona da barra do Rio Guadiana, devido a uma avaria na propulsão.



Após um alerta recebido pelas 18:15, através da GNR, a informar que se encontrava uma embarcação de recreio à deriva com dois tripulantes a bordo, foram ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e da Estação Salva-vidas de Vila Real de Santo António.

À chegada junto da embarcação, as autoridades constataram que “os dois tripulantes se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, tendo os elementos da Estação Salva-vidas procedido ao reboque da embarcação até ao porto de recreio do Guadiana, por questões de segurança para a navegação”.

O Comando-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António tomou conta da ocorrência

Noticia coligida no nosso parceiro informativo: POSTAL DO ALGARVE

João Horta- FIRESHELTER52

Tavira - Baias do Município foram jogadas ao Rio Gilão

Coligi recentemente nas redes sociais umas fotos onde se podem ver que alguém atirou ao Rio Gilão junto à ponte Romana as baias usadas pelo município de Tavira para controle e circulação.


Procurarei saber as razões e se há responsáveis para mais tarde informar.

João Horta - FIRESHELTER52

28/05/2022

Bombeiros Combate Incêndio Rural em Alcoutim

Os meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais DECIR, responderam prontamente a um incêndio rural na serra algarvia, concelho de Alcoutim.

O incêndio ocorreu ontem dia 27 de Maio com inicio cerca das 16:45 horas perto do Parque Fotovoltaico de Pereiro (Concelho de Alcoutim)

Segundo a página https://www.facebook.com/Bombeiros-de-Alcoutim-100537624800641/estiveram envolvidos equipas de ataque inicial dos Bombeiros de Alcoutim, Vila Real de Santo António e Mértola.

Os meios terrestres tiveram o apoio de um meio aéreo sediado na BHSP de Loulé, um helicóptero bombardeiro ligeiro de ataque inicial, HBL-ATI tripulado pela equipa da GNR-UEPS.

O incêndio foi prontamente dominado pelas equipas do DECIR - ATI.

Estiveram ainda presentes nas operações o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcoutim; um trator agrícola com grade de discos da empresa Fernando Silvestre Pereira, LDA;
GNR- Posto territorial de Alcoutim e SPNA Tavira;
O Coordenador Municipal de Proteção Civil de Alcoutim / Presidente da União de Freguesias de Alcoutim e Pereiro, João Simões.


João Horta - FIRESHELTER52


Pesado incendiou-se na Via do Infante

Um pesado de mercadorias incendiou-se esta manhã na Via do Infante, sentido Albufeira-Faro, na zona do Cerro do Ouro, Freguesia de Ferreiras, Concelho de Albufeira.


Segundo informou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS), ao Algarve Primeiro, o alerta foi dado 07h50, "sem registo de vítimas, apenas danos materiais".

Apesar de a situação estar resolvida a esta hora, o trânsito continua condicionado na via, com a GNR e elementos da Concessionária da Via do Infante no local.

Operacionais dos bombeiros de Silves e de Albufeira extinguiram o fogo.


João Horta - FIRESHELTER52

27/05/2022

𝗔𝗹𝗴𝗮𝗿𝘃𝗲: 𝗘𝘅𝗲𝗿𝗰𝗶́𝗰𝗶𝗼 𝘁𝗲𝘀𝘁𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹 𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗰𝗲̂𝗻𝗱𝗶𝗼𝘀 𝗿𝘂𝗿𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗹𝗲𝘅𝗼𝘀

O processo de aprontamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) do Algarve incluiu uma vertente especifica do programa regional de treino operacional dedicada aos Serviços Municipais de Proteção Civil (SMPC) de todos os Municípios com o intuito de preparar as áreas-chave da ação das autarquias em teatros de operações complexos.


Neste percurso de aperfeiçoamento foi abordada a Logística Operacional, no contexto do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) / Sistema de Gestão de Operações (SGO), com destaque para a implementação das áreas funcionais das Zonas de Concentração e Reservas (ZCR) e Pontos de Trânsito (PT) e na organização dos sistemas logísticos a implementar nos teatros de operações.

Foram igualmente explorados temas nucleares na dinâmica das estruturas municipais de proteção civil, como foi o caso das comunicações de emergência, dos sistemas de informação geográfica e de apoio à decisão, empenhamento de máquinas de rasto, bem como o papel dos SMPC no sistema de monitorização e comunicação de risco, de alerta especial e de aviso à população.
 
Os vários elementos dos SMPC foram ainda sensibilizados para a condução de veículos táticos fora de estrada em situações adversas, participando numa banca pratica dinamizada por formadores da área temática que os preparou para esse efeito.

O ambicioso cronograma de preparação para o período historicamente mais vulnerável à ocorrência e desenvolvimento de incêndios rurais culminou com um exercício de decisão, na modalidade de TTX (Tabletop Exercise) onde participaram os Coordenadores Municipais de Proteção Civil, enquanto dirigentes dos Serviços Municipais.
 
O exercício, baseado em cenários de ocorrências reais que assolaram a região nos últimos anos, levou os participantes a elaborar planos logísticos, a materializar planos de comunicações, a organizar zonas de concentração e reserva, e sobretudo focarem-se na articulação, coordenação e no trabalho em rede na sustentação da resposta a situações de exceção, no principio da cooperação entre SMPC para otimizar as capacidades logísticas existentes.


João Horta - FIRESHELTER52

26/05/2022

Amanhã será um Dia de Julho em Pleno Maio

As previsões apontam para que amanhã dia 27 de Maio seja um autêntico dia de Julho, um dia de pleno verão.

Muito cuidado com o calor, muito cuidado com a exposição solar e aproveite ao máximo este dia que de certeza irá quebrar mais um record de temperatura para esta altura do ano.

https://www.facebook.com/lusometeo/photos/a.1422599427865705/4953417004783912

João Horta - FIRESHELTER52

25/05/2022

Unidade Avançada de Proteção Civil, em plena Serra do Caldeirão Algarve

O Município de Loulé inaugurou a Unidade Avançada de Proteção Civil, em Vale Maria Dias, em plena Serra do Caldeirão, assumindo-se como um importante apoio na prevenção, primeira intervenção e combate aos fogos florestais.


Conforme refere a autarquia em nota divulgada, é ao quilómetro 704 da Estrada Nacional N2 que se encontra o edifício que, pela sua localização estratégica numa das principais manchas florestais do Algarve, mais sensível aos incêndios, serve uma extensa área. 

Foi a pensar na defesa dos aglomerados populacionais dispersos, da riqueza ao nível da flora e fauna e do património natural e geológico que foi criado este espaço, “uma enorme mais-valia para o trabalho da Proteção Civil”, como sublinhou o autarca Vítor Aleixo.

Tratou-se de um investimento de meio milhão de euros, com a aquisição do imóvel e obras de remodelação e ampliação.

O espaço integra dois edifícios com diversas valências de apoio. 

Um deles é composto por gabinetes técnicos, dotados de meios e recursos para a atividade diária mas que poderão também converter-se em duas células distintas (Situação e Gestão de Emergência e Coordenação de Comando e Controlo). 

Isto caso haja a necessidade de materializar um posto comando conjunto para os diversos agentes de proteção civil, por exemplo se houver acidente grave ou uma catástrofe, como explicou João Matos Lima, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé. 

Inclui também zonas de descanso para os operacionais e uma área multiusos para ações de formação e sensibilização.


João Horta - FIRESHELTER52

24/05/2022

Próximas 4 semanas serão mais quentes que o normal

 Tudo indica que as próximas 4 semanas serão mais quentes que o normal...


Para já, mais fiável, pode ler a previsão para o resto da semana clicando aqui, se ainda não fez -> https://www.lusometeo.com/.../previsao-semanal-23-a-29.../

João Horta - FIRESHELTER52

PSP Tavira prende ladrão em estabelecimento comercial

A PSP de Tavira, deteve ontem em flagrante delito um cidadão, com 39 anos de idade, pela prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial.

 
A PSP após receber comunicação de um alarme de intrusão deslocou-se ao local onde ainda se encontrava no interior o suspeito.

Após revista, foi-lhe apreendido a quantia monetária de 38,30 euros proveniente do furto à caixa registadora do estabelecimento.

O suspeito conseguiu aceder ao interior do estabelecimento comercial através do escalamento de uma parede do edifício, tendo entrado pelo telhado.

O detido está referenciado pela PSP pela prática de outros crimes contra o património com o mesmo modus operandi, estando identificado como suspeito em diversos processos criminais em investigação na PSP.

Parabéns ao trabalho das nossas autoridades policiais

Foto de Arquivo do Blog SAFEPLACE52/DR

João Horta -FIRESHELTER52

Tavira esta hoje em risco máximo de incêndio

Em risco máximo estão os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, no distrito de Faro, Gavião, no distrito de Portalegre, e Abrantes, Sardoal, Constância, Vila Nova da Barquinha e Tomar, no distrito de Santarém.


O IPMA colocou também mais de 30 concelhos de Faro, Beja, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Viseu em risco muito elevado.

O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sábado.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro durante a tarde e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Norte.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado de noroeste, temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio durante a tarde, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais nas regiões Norte e Centro e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 6 graus Celsius (em Bragança) e os 14 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 17 (na Guarda e em Viana do Castelo) e os 28 (em Faro).

João Horta - FIRESHELTER52
 

𝗩𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗙𝗼𝗿𝘁𝗲: 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗼𝗺𝗲𝗻𝗱𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹

O IPMA emitiu um 𝗮𝘃𝗶𝘀𝗼 𝗮𝗺𝗮𝗿𝗲𝗹𝗼 para hoje, 24 de maio, a partir das 12 horas até às 21 horas devido à previsão de vento forte.


Este aviso destina-se aos distritos de Faro, Leiria e Lisboa.

No seguimento desta previsão meteorológica, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recorda alguns cuidados a ter:
𝗚𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝗮𝗱𝗲𝗾𝘂𝗮𝗱𝗮 𝗳𝗶𝘅𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮𝘀 𝘀𝗼𝗹𝘁𝗮𝘀, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
𝗧𝗲𝗿 𝗲𝘀𝗽𝗲𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗰𝘂𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼 𝗻𝗮 𝗰𝗶𝗿𝗰𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗽𝗲𝗿𝗺𝗮𝗻𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮́𝗿𝗲𝗮𝘀 𝗮𝗿𝗯𝗼𝗿𝗶𝘇𝗮𝗱𝗮𝘀, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em locais de vento mais forte;
𝗔𝗱𝗼𝘁𝗮𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗻𝗱𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲𝗳𝗲𝗻𝘀𝗶𝘃𝗮, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com obstáculos na via;
𝗘𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗮𝘁𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗮̀𝘀 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗺𝗲𝘁𝗲𝗼𝗿𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗮 𝗲 𝗮̀𝘀 𝗶𝗻𝗱𝗶𝗰𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 da Proteção Civil e Forças de Segurança.

João Horta - FIRESHELTER52

23/05/2022

Diferença entre varíola dos macacos e a varíola dos humanos

A varíola humana e a VMPX (varíola dos macacos) pertencem à mesma família de vírus da varíola.

A varíola humana, causada pelo vírus Poxvirus variolae, foi erradicada em 1980. 

Era transmitida de pessoa para pessoa ou por meio de roupas e objetos contaminados, e perseguiu a humanidade durante séculos.


Os sintomas do VMPX são muito parecidos aos da varíola humana, incluindo febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, arrepios de frio e exaustão, desenvolvendo-se ainda erupções cutâneas.

A grande diferença entre a varíola humana e a dos macacos reside no fator de disseminação, explica o jornal Público.

Cada tipo de varíola tem um ou mais grupos de espécies como hospedeiro.

No tempo da varíola humana, o hospedeiro era o ser humano, já no que concerne ao VMPX, os hospedeiros são primatas não humanos, roedores, diferentes espécies de macacos e outros animais, pelo que a transmissão para um ser humano é menos provável do que no caso da varíola humana, mas não deixa de ser um risco.


João Horta - FIRESHELTER52

DGS confirma casos de varíola dos macacos no Algarve

O Algarve já tem casos confirmados de varíola dos macacos (vírus Monkeypox), confirmou a Direção-Geral da Saúde (DGS) num comunicado esta segunda-feira, 23 de Maio.


Segundo a DGS, foram confirmados «mais 14 casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, 37 casos nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve».

De resto, aguardam-se resultados relativamente a outras amostras.

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Entre as amostras disponíveis, foi identificada, através de sequenciação, a clade (subgrupo do vírus) da África Ocidental, que é a menos agressiva.

«Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório. Estão em curso os inquéritos epidemiológicos dos casos suspeitos que vão sendo detetados, com o objetivo de identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos e respetivos contactos», diz o comunicado da DGS.

Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico.

A DGS pede que se reforcem as «medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os indivíduos abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estádio, ou outros sintomas».


João Horta - FIRESHELTER52

Falta de Açúcar uma Emergência Médica - HIPOGLIÉMIA

A Hipoglicemia (baixa de açúcar) acontece quando os níveis de açúcar no sangue descem para valores abaixo do normal. 



Embora possa acontecer a qualquer pessoa, é mais comum acontecer a pessoas que sofram de diabetes, uma vez que são mais vulneráveis a este tipo de variações.

Numa crise hipoglicémica esteja atento aos seguintes sinais e sintomas, que se podem manifestar isoladamente ou em conjunto:
  • Tremores e fraqueza;
  • Pele pálida, fria e húmida ao toque;
  • Confusão e comportamento irracional;
  • Pulsação acelerada e respiração superficial;
  • Perda de consciência (desmaio).
Perante uma vítima consciente com uma crise hipoglicémica, deve tranquilizá-la e ajudá-la a sentar-se, dar-lhe uma bebida doce, como um sumo de fruta ou mesmo uma papa de água e açúcar. Se a vítima melhorar, ofereça-lhe de seguida uma peça de fruta ou uma barra de cereais. Se a vítima não reagir e o seu estado se agravar, ligue 112.

Se a vítima estiver inconsciente não lhe deve dar nada a beber ou comer. Deve, sim, esfregar uma papa de açúcar no interior da boca (bochechas).

Ligue 112! Nunca se esqueça que do outro lado da linha encontrará todos os conselhos necessários sobre o que fazer até à chegada de ajuda.

João Horta - FIRESHELTER52

21/05/2022

Bombeiros Fazem Curso de Combate a Incêndios Rurais no Algarve

Decorreu entre os dias 9 e 17 de Maio, um curso de Extinção de Incêndios Rurais (iniciação) para 15 elementos dos Corpos de Bombeiros de Loulé, Faro, Tavira, Alcoutim, Silves, São Bartolomeu de Messines, Lagoa e Olhão.


Os Objetivos desta ação foram dotar os formandos de conhecimentos e competência essenciais para identificar os diferentes fatores e caraterísticas que influenciam a ignição e desenvolvimento dos incêndios rurais, identificar regras e procedimentos de segurança e aplicar o protocolo de segurança, descrever os diferentes métodos e técnicas a desenvolver na extinção de incêndios rurais, selecionar e operar, individualmente e em equipa, os diferentes equipamentos destinados à extinção de incêndios rurais, entre outros que os ajudarão a desenvolver a missão de combate a incêndios.




João Horta - FIRESHELTER52

Jovem de 18 anos colhido por comboio em Alcantarilha

Um jovem de 18 anos, de nacionalidade portuguesa, foi colhido este sábado por um comboio em Alcantarilha Gare, concelho de Silves, tendo ficado em "estado considerado grave", informou ao Algarve Primeiro, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS).


O alerta foi dado às 13h52. A vítima foi transportada para o Hospital de Faro.

A mesma fonte indicou que a linha não chegou a estar interrompida. No local estiveram 6 operacionais apoiados por 3 veículos dos Bombeiros de Silves, GNR e INEM.


João Horta- FIRESHELTER52

20/05/2022

Varíola dos Macacos - Sinais e Sintomas - Gravidade - Saiba tudo

O que é e como se transmite a doença?

Foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colónias de macacos utilizados para pesquisas - daí a associação aos macacos e o nome "Monkeypox".
O primeiro caso humano foi registado em 1970 na República Democrática do Congo, durante um período de esforços intensos para eliminar a varíola.
Este vírus transmite-se através do contacto com um animal ou com uma pessoa infetada ou com material que esteja contaminado.
A transmissão entre humanos ocorre principalmente através de grandes gotículas respiratórias, sendo para isso necessário um contacto prolongado, mas também através de fluidos corporais.

Quais os sintomas da infeção?

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, arrepios de frio e exaustão, desenvolvendo-se ainda uma erupção cutânea.
O período de incubação é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar aos 21. Quando a crosta cai, uma pessoa deixa de ser infeciosa.


Qual a gravidade da doença?

A sua manifestação clínica é geralmente leve, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar em poucas semanas, mas o ECDC alerta que as pessoas imunocomprometidas estão especialmente em risco de ter doença grave provocada por este vírus.

Quando surgiu agora o primeiro caso na Europa?

Desde 2018, registaram-se sete casos de infeção no Reino Unido com histórico de viagens a países endémicos.
Nesta fase, o primeiro caso foi reportado pela autoridade de saúde do Reino Unidos em 7 de maio.
Esta é a primeira vez que as cadeias de transmissão são reportadas na Europa sem ligações epidemiológicas conhecidas à África Ocidental e Central.
O ECDC reconhece que a extensão da transmissão comunitária é ainda desconhecida.

Quais as recomendações imediatas do ECDC?

Para já, o centro europeu recomenda que quem apresente sintomas procure cuidados médicos e que as pessoas que se envolvem com múltiplos parceiros sexuais ou fazem sexo casual devem ser "particularmente vigilantes".

Quantos casos de infeção há em Portugal?

De acordo com os dados de sexta-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal totaliza 23 casos de infeção pelo vírus Monkeypox, que se mantêm em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.

Estão a ser desenvolvidos inquéritos epidemiológicos para identificar cadeias de transmissão e potenciais novos casos.

Esta é a primeira vez que é detetada em Portugal infeção pelo vírus Monkeypox.


João Horta - FIRESHELTER52

Tavira – Detido por furtos na zona do Pego do Inferno

Tavira – Detido por tráfico de estupefacientes e furtos

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Tavira, no dia 18 de maio, deteve um homem de 36 anos por tráfico de estupefacientes e furtos, no Pego do Inferno, em Tavira.


Na sequência de uma denúncia de furtos em veículos no parque de estacionamento no Pego do Inferno, em Tavira, os militares da Guarda intensificaram o patrulhamento, conseguindo localizar, nas imediações, o suspeito dos furtos ocorridos na última semana neste local. 

No momento da abordagem foi apreendido um par de auriculares e um telemóvel, ambos provenientes de furtos, bem como cerca de dez doses de haxixe e duas doses de cocaína.

Após diligências policiais, foi possível apreender ainda um longboard elétrico também furtado no mesmo local, uma aparafusadora elétrica, seis plantas de canábis e uma balança de precisão.
 
O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Tavira.


João Horta - FIRESHELTER52

Salva-vidas de Ferragudo resgata 2 pessoas numa gruta em Lagoa

Os elementos da Estação Salva-vidas de Ferragudo resgataram na tarde de ontem, 19 de maio, dois homens, de nacionalidade romena, que se encontravam presos na gruta do Coração, junto ao farol de Alfanzina, no concelho de Lagoa.


​Na sequência de um alerta recebido pelas 15h19, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que se encontravam duas pessoas presas numa gruta junto ao farol de Alfanzina, deslocaram-se de imediato para o local os elementos da Estação Salva-vidas de Ferragudo.

Os elementos da Estação Salva-vidas constataram que as vítimas se encontravam com ligeiras escoriações no corpo, sem necessidade de assistência médica, tendo, posteriormente resgatado e transportado os homens para a praia de Benagil, tendo os mesmo abandonado o local pelos próprios meios.

O Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência.


João Horta - FIRESHELTER52

17/05/2022

Massa de ar quente Poeiras de África vento forte

Massa de ar quente entre Sexta e Sábado: Poeiras de África, vento forte e temperaturas próximas dos 40ºC: Vai ser assim o final desta semana


Durante os próximos dias já se espera uma gradual subida das temperaturas no entanto é na Sexta Feira que o calor se vai fazer sentir em força.

Uma massa de ar quente vai subir desde África até à Península Ibérica, provocando uma subida acentuada das temperaturas. Transportadas pelo fluxo Sul-Norte virão as poeiras dos desertos de África em quantidades acima do habitual. 

Na Quinta Feira já deverá entrar a primeira massa de poeiras, no entanto as quantidades maiores farão notar-se a partir de Sexta.

Na Sexta e no Sábado os termómetros deverão aproximar-se dos 40ºC em algumas localidades do Centro e Sul de Portugal, sendo que a noite de Sexta para Sábado será muito quente em grande parte do território continental de Portugal. 
No Litoral Oeste os termómetros vão subir no Sábado, mas não deverão passar dos 25ºC.

Para mexer ainda mais com as condições meteorológicas, uma depressão isolada irá passar próxima a Portugal e por isso esperam-se ventos fortes em especial no Sábado e no Centro e Sul.

Teremos portanto um final de semana bem agitado ao nível meteorológico com tempo quente, nublado por poeiras de áfrica e nuvens altas, vento mais forte no Sábado e uma noite de Sexta para Sábado bem amena/quente.


João Horta - FIRESHELTER52

16/05/2022

Guadiana - Caranguejos com marcação e Transmissores

Decorre uma campanha de marcação de caranguejos azuis no estuário do Guadiana!

Pedimos que se capturar algum caranguejo azul equipado com estes transmissores, o devolva excecionalmente à água no local de captura, por forma a estender o período de recolha de dados o mais possível. Se tal acontecer, gostaríamos que nos informasse do local de captura e do número da etiqueta.
Ao longo dos próximos meses, estes pequenos transmissores irão permitir estudar os movimentos desta espécie invasora no estuário e zona costeira. 



João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros de Silves Contam com Novo Veiculo Florestal de Combate

O Município de Silves ofereceu à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Silves, por altura do 96.º aniversário da sua fundação, uma viatura nova de combate a incêndios florestais/rurais (VFCI), num investimento que ascendeu a 181 mil euros.




João Horta - FIRESHELTER52

Sessão- “Romper barreiras perante situações de emergência no contexto de incêndios florestais”

No âmbito do projeto CILIFO - Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais, a Fundación ONCE, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Algarve e o Município de Loulé, convidam para uma sessão de sensibilização sobre “Romper barreiras perante situações de emergência no contexto de incêndios florestais”.

A jornada terá lugar em Loulé no próximo dia 18 de maio, entre as 10:00 e as 12:00, no Auditório do Convento Espírito Santo, Rua Vice Almirante Cândido dos Reis, n.º 30, 8100-641 Loulé.

Conteúdos:

1. Apresentação do Projeto CILIFO
2. Área florestal: oportunidades e riscos
3. A importância de se estar preparado: serviços disponíveis
4. Como atuar perante uma emergência?
5. A entreajuda: atenção à diversidade
6. Conclusões e encerramento




João Horta - FIRESHELTER52

Poeiras Africanas Vão Chegar até Cá

O modelo Europeu ECMWF prevê, na sua última atualização, uma grande irrupção de ar quente, e ao mesmo tempo poeiras que deixarão novamente o céu amarelo\castanho e tudo sujo de pó...

Será a partir de dia 19, e pelo menos até dia 21\22

https://www.facebook.com/lusometeo/photos/a.566848603440796/4923228411136105/

João Horta - FIRESHELTER52

15/05/2022

IRRUPÇÃO DE AR AFRICANO, QUENTE E SECO NO FINAL DA SEMANA?

Os modelos continuam a apontar para um novo episódio de calor intenso no final da semana, a magnitude da intensidade ainda está por ver, mas parece já existir algum consenso, pelo menos de momento, entre os 2 principais modelos globais.

Informação a confirmar e a atualizar nos próximos dias.


João Horta - FIRESHELTER52

Esta Noite Há Eclipse Total da Lua visível em Portugal

O eclipse começa às 4h29 (hora de Portugal continental) – e teremos também o fenómeno de “Lua de sangue”.

No céu, poderemos ver o nosso satélite natural com tons avermelhados durante a madrugada desta segunda-feira, 16 de Maio.


João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros de Monchique contam com Novo Veiculo Urbano de Combate a Incêndios

Os Bombeiros de Monchique contam com um novo e moderno veiculo de combate a incêndios urbanos.


Adjudicado à empresa Luís Figueiredo SA, o novo veículo em chassi RENAULT D14 4x4 CCR, com carroceria integralmente construída em alumínio conta com um depósito para 2000Lts de água e 100 lts de espumífero, como propulsor tem uma bomba GODIVA P2AS+3010 acionada pela PTO da cx de velocidades garantindo os caudais e pressões necessárias às operações de supressão e extinção em todo o tipo de incêndios.



João Horta - FIRESHELTER52

Sismo 3.8 a SW do Cabo de São Vicente - Algarve

O IGN - Instituto Geográfico Nacional registou no seu site um evento sísmico de magnitude 3.8.


O sismo teve o seu epicentro a SW do Cabo de São Vicente - Algarve, hoje dia 15 de Maio às 8 horas e 9 minutos a 37 km´s de profundidade.

Não há indicações que o evento tenha sido sentido ou provocado estragos nas imediações.

http://www.ign.es/web/ign/portal/ultimos-terremotos/-/ultimos-terremotos/getDetails?evid=es2022jlizd&zona=1

João Horta - FIRESHELTER52

14/05/2022

Modelo Europeu Prevê Muito Calor a Partir de dia 20/5

ECMWF continua a apostar na ideia, agora já de 7 dias de distância e com uma probabilidade de erro ainda menor...

Pela primeira vez desde que há registos ultrapassaríamos os 40 graus em Maio, a partir de dias 19\20... 
O modelo não se fica por aí e vai prevendo mesmo 42\43 graus, o que seria inacreditável...

A informação é coligida na página: https://www.facebook.com/lusometeo/


João Horta - FIRESHELTER52

11/05/2022

Calor de "40" na 2ª quinzena de Maio

 Alguns modelos de previsão meteo apontam para a segunda quinzena de maio, sensivelmente daqui a 10 dias um aumento considerável das temperaturas, elevando-as mesmo para os 40 graus no centro sul.

Seguimos observadores desta condição.

Luso Meteo

João Horta - FIRESHELTER52


Antigos Comandantes de Bombeiros Reuniram-se no CREPS Algarve

𝗖𝗼𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗘𝗺𝗲𝗿𝗴𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗲 𝗣𝗿𝗼𝘁𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹 𝗱𝗼 𝗔𝗹𝗴𝗮𝗿𝘃𝗲 𝗿𝗲𝘂́𝗻𝗲 𝗮𝗻𝘁𝗶𝗴𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗼𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗕𝗼𝗺𝗯𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀


Na passada sexta-feira, 6 de maio, a convite do Comandante Regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, mais de 30 elementos de comando do Quadro de Honra dos Corpos de Bombeiros da região juntaram-se para visitar as instalações, inauguradas no dia 29 de fevereiro de 2020, e conhecer a dinâmica atual da estrutura operacional.
 
Adiado por dois anos devido à pandemia, este momento de partilha e de reconhecimento procurou homenagear quem tanto deu num percurso de crescimento e de evolução ao longo das últimas décadas em prol dos seus concidadãos, deixando um legado que importa ter bem presente em cada desafio rumo ao futuro.
 
Num programa que incluiu visita às instalações do Comando Regional, Base de Helicópteros em Serviço Permanente e Base de Apoio Logístico, muitos foram os momentos de alegria e satisfação, e claramente o reencontro foi motivo de regozijo entre os participantes.






João Horta - FIRESHELTER52

Dia da Marinha: uma semana de comemorações em Faro

As celebrações do Dia da Marinha estão a decorrer há uma semana, no Forum Algarve e já contaram com centenas de participantes.


Torre de escalada, realidade virtual, tiro do airsoft, workshops e concertos e muito mais é o que temos à sua espera no Forum Algarve até ao dia 22 de maio.

A equipa espera pela sua visita.

Consulte todo o programa do Dia da Marinha em www.marinha.pt

João Horta - FIRESHELTER52