Separadores SAFEPLACE52

25/05/2022

Unidade Avançada de Proteção Civil, em plena Serra do Caldeirão Algarve

O Município de Loulé inaugurou a Unidade Avançada de Proteção Civil, em Vale Maria Dias, em plena Serra do Caldeirão, assumindo-se como um importante apoio na prevenção, primeira intervenção e combate aos fogos florestais.


Conforme refere a autarquia em nota divulgada, é ao quilómetro 704 da Estrada Nacional N2 que se encontra o edifício que, pela sua localização estratégica numa das principais manchas florestais do Algarve, mais sensível aos incêndios, serve uma extensa área. 

Foi a pensar na defesa dos aglomerados populacionais dispersos, da riqueza ao nível da flora e fauna e do património natural e geológico que foi criado este espaço, “uma enorme mais-valia para o trabalho da Proteção Civil”, como sublinhou o autarca Vítor Aleixo.

Tratou-se de um investimento de meio milhão de euros, com a aquisição do imóvel e obras de remodelação e ampliação.

O espaço integra dois edifícios com diversas valências de apoio. 

Um deles é composto por gabinetes técnicos, dotados de meios e recursos para a atividade diária mas que poderão também converter-se em duas células distintas (Situação e Gestão de Emergência e Coordenação de Comando e Controlo). 

Isto caso haja a necessidade de materializar um posto comando conjunto para os diversos agentes de proteção civil, por exemplo se houver acidente grave ou uma catástrofe, como explicou João Matos Lima, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé. 

Inclui também zonas de descanso para os operacionais e uma área multiusos para ações de formação e sensibilização.


João Horta - FIRESHELTER52

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52