O cargo de comandante sub-regional é assumido por Richard Marques (que era, até aqui, comandante operacional), enquanto Vaz Pinto continua como comandante regional.
Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, «com a operacionalização das salas de operações que cobrem todo o território continental é concretizada uma nova reforma, e evolução, no sistema de proteção civil, que passa assim de uma estrutura distrital para um modelo sub-regional».
A criação de 24 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil estava prevista na lei orgânica (Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de abril) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em 2019.
A lei orgânica previa que a nova estrutura regional e sub-regional entraria em funcionamento de forma faseada.
A transição do modelo distrital para o modelo sub-regional estava prevista acontecer a 1 de janeiro, mas a ANEPC determinou o adiamento desta transição face ao agravamento das condições meteorológicas e da elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para nível Laranja para 5 distritos do Continente no início do ano.
Noticia completa in: https://alentejo.sulinformacao.pt/2023/01/alentejo-tem-4-sub-comandos-regionais-de-protecao-civil-algarve-apenas-1/
João Horta - FIRESHELTER52
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mostra a tua opinião, mas respeita a dos outros.
Muito Obrigado pela tua atenção
FIRESHELTER52