24/11/2023

Por que os móveis estalam à noite ?

Vamos perceber o conceito de temperatura. 


Uma coisa quente é algo que, na escala atômica, está com as partículas que a compõem muito agitadas, saltando para cá e para lá, já uma coisa fria está com seus átomos num estado monótono, lânguido. 

Conforme o anoitecer se aproxima, a temperatura ambiente cai e o grau de agitação microscópica dos seus móveis diminui. 

A questão crucial é que átomos agitados ocupam mais espaço do que átomos calminhos.

Ou seja: os móveis se contraem e se expandem todos os dias. Conforme fazem isso, as suas peças acomodam-se em posições ligeiramente diferentes e estalam nesse processo. 

Os estalos também acontecem durante o dia, mas os demais ruídos do horário comercial como carros a passar pessoas a conversar ou os restantes ruídos citadinos acabam por os ofuscar.

A sua casa não tem fantasmas, são naturais esses ruídos o mesmo acontece com o frigorifico e com o forno do seu fogão.

João Horta - FIRESHELTER52

11/11/2023

Porque a Panela de Pressão Explode?

Talvez você tenha uma lembrança da panela de pressão da sua avó jorrando a comida por todo o teto, ou talvez você esteja apenas intimidado com a ideia de uma panela fechada contendo tanta pressão que pode explodir.


Para que você nunca precise se preocupar em ter uma bomba na sua cozinha, confira abaixo 10 dicas para ser feliz com sua panela de pressão:

1- Leia o Manual de instruções da panela de pressão

Sempre leia as instruções que vêm junto com o produto. Normalmente estas informações também estarão disponíveis na internet.
Panelas de pressão modernas têm uma série de características de segurança e isso é por uma boa razão. Siga as instruções para seu modelo específico e você não precisará se preocupar.

2 — Sistemas de Segurança

Por exemplo, as tampas têm sistemas de segurança que são ativados assim que se faz pressão dentro da panela, e esses bloqueios não serão abertos até que a pressão interna tenha sido liberada totalmente.No entanto, ainda há mais alguns cuidados que tornarão mais segura e mais bem sucedida a tarefa de cozinhar na pressão. Siga estas dicas para resultados perfeitos com a sua panela de pressão sem ter que arrancar o feijão do teto.

3 —Antes de cozinhar, verifique o seu equipamento

Verifique sempre a guarnição de borracha (o anel de borracha que alinha a tampa do fogão) para se certificar de que não está seco ou quebrado. Alguns fabricantes recomendam substituir o anel de vedação anualmente, dependendo de quantas vezes você use sua panela.
Seria aconselhável manter um anel de vedação de reserva para não ficar na mão caso tenha algum problema com a que está em uso, principalmente se já colocou a receita na panela.
Verifique também, para garantir, que não haja alimentos secos nas válvulas de segurança, o que poderia entupir a saída do vapor interno ou quebrar o selo.

4 — Não sobrecarregue a panela

Para a maioria dos alimentos, não preencha a panela de pressão com mais de dois terços, para evitar a possibilidade de alimentos bloquearem as aberturas. Alimentos como feijões e grãos, que tendem a inchar enquanto cozinham, devem apenas preencher cerca de metade da panela.
Ou seja, não ultrapasse 2/3 da capacidade da panela com alimento ou líquido. 
O líquido dentro da panela de pressão abre fervura e se estiver muito próximo à tampa, isso causará um grande vazamento pelo pino e vai sujar tudo o que for possível na cozinha.

5 — Use bastante líquido

Uma panela de pressão precisa de líquido para criar o vapor que cozinha os alimentos.
Uma boa receita levará isso em consideração, mas se você está inventando a sua, você precisará de pelo menos 1/2 xícara de água ou outro líquido.
Se o vapor não parece estar saindo com essa quantidade de líquido, abra a panela (liberando primeiro a pressão) e adicione um pouco mais de água para produzir a pressão.

6 — Atenção ao cozinhar alimentos que espumam na pressão

O espuma pode bloquear as válvulas de vapor e as aberturas de liberação de pressão. 
Você percebe isso ao ver a panela de pressão espumando pelo pino ou pelas bordas da tampa. Alimentos que espumam incluem macarrão, ervilhas, feijão, farinha de aveia, compotas e legumes. Se você quiser cozinhar esses alimentos, siga uma receita confiável e certifique-se de que a quantidade na panela esteja bem abaixo da linha de preenchimento máxima recomendada.

7 — Não faça frituras na panela de pressão

Usar mais do que uma pequena quantidade de óleo em sua panela de pressão pode ser perigoso e pode derreter a junta e danificar outras peças de borracha ou silicone.
Se for usar para frituras, não tampe a panela pois o óleo quente pode danificar as peças de borracha ou silicone.

8 — Como Libertar pressão de forma segura

Você pode liberar a pressão de três maneiras:

1. simplesmente remova a panela do fogão e deixe-a esfriar até que a pressão caia (liberação natural);
2. usando a válvula de liberação de vapor para expulsar o vapor (liberação rápida). ou
3. com água fria sobre a tampa da panela fechada (liberação de água fria) sempre molhando aos poucos.

9 — Limpe a sua Panela de Pressão corretamente

· Remova o anel de vedação e lave-o separadamente com água e sabão neutro, juntamente com a tampa e a panela. Limpe bem seu local de encaixe.
· Retire a Válvula e limpe com um palito de madeira as válvulas de segurança que são removíveis.
· Limpe bem em volta da válvula de segurança que fica na tampa da panela. Em alguns modelos ela se encontra abaixo do cabo da tampa.
· Guarde a panela com a tampa de cabeça para baixo, em vez de travar a tampa na panela.

10 — Sempre substitua as guarnições por peças originais do fabricante

Lembre-se: é muito importante utilizar peças de reposição como pinos, anel de vedação e válvulas de segurança originais dos fabricantes. 
Essas peças são analisadas e certificadas e garantem qualidade e segurança para você.


FIRESHELTER52

10/11/2023

ALGUNS PROBLEMAS ELÉTRICOS DOMÉSTICOS

INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, MUITOS PROBLEMAS ELÉTRICOS DOMÉSTICOS MOSTRAM SINAIS DE ALERTA ANTES DE SE TORNAREM GRAVES.


Conhecer os sintomas de um problema elétrico pode ajudá-lo a fazer reparos para evitar uma situação perigosa que pode levar a eletrocussão ou danos à propriedade. 

Você pode solucionar alguns desses problemas elétricos, mas tenha cuidado ao trabalhar com eletricidade. 

Muitos problemas precisam de diagnóstico e reparo de um eletricista profissional. Aprenda os sinais de alerta de problemas elétricos domésticos.

PROBLEMAS DO DISJUNTOR

Os disjuntores são projetados para disparar quando um circuito está sobrecarregado. 
Ao desligar a alimentação elétrica, o disjuntor evita que os fios sobreaqueçam e potencialmente iniciem um incêndio.
Os disjuntores também podem avariar quando envelhecem. 
 Se um disjuntor disparar com frequência, consulte um eletricista.

Trabalhar dentro de um painel elétrico requer habilidade. 
Mesmo com o disjuntor principal desligado, a energia elétrica ainda está entrando no painel. 
Deixe esse tipo de trabalho para um profissional experiente. Nunca substitua um disjuntor ou fusível por um de maior classificação, pois isso pode causar sobreaquecimento e incêndio.

CHOQUES ELÉTRICOS

Se você sentir um leve choque ou formigueiro ao tocar em um aparelho, poderá ser a causa de uma falha de "terra"  no aparelho ou de uma fiação elétrica inadequada.

No entanto, você deve levar a sério outros tipos de choque elétrico, pois não quer arriscar que a situação se agrave.

ILUMINARIAS DE TETO QUENTE

Ocasionalmente, verifique a área ao redor das luminárias de teto, pois nem todas as luminárias estão bem isoladas. 
Além disso, se você exceder a potência máxima recomendada para a lâmpada, o aparelho pode sobreaquecer. 
O excesso de calor pode representar um risco de incêndio.
Mudar para lâmpadas fluorescentes compactas (CFL) ou diodos emissores de luz (LED) fornece uma solução, porque essas lâmpadas não produzem tanto calor quanto as lâmpadas incandescentes.

LUZES PISCANDO

As luzes tremulas podem ser um sinal de uma lâmpada defeituosa ou solta. 

Se a substituição da lâmpada não resolver o problema, consulte um eletricista licenciado. 

A falha pode estar na iluminaria. Além disso, as conexões do aparelho ou a fiação elétrica da sua casa na caixa do disjuntor podem estar soltas. 
Esse tipo de problema elétrico requer diagnóstico profissional para garantir um reparo completo.

João Horta - FIRESHELTER52

08/11/2023

Conheça Melhor a Garrafa de Gás Doméstica

A garrafa de gás de butano com mais de meio século de história todavia presente na maioria das nossas habitações carrega no seu interior o combustível necessário para o funcionamento de cozinhas, esquentadores, aquecedores entre outros equipamentos de produção de calor.

Meio século de dor de cabeça e preocupação que os operacionais de sistema de resposta a emergências estruturais enfrentam no seu dia-a-dia.


No seu interior temos como combustível o butano (também chamado de n-butano) é um hidrocarboneto alifático saturado ou parafina, gás inflamável que se liquefaz à pressão atmosférica até -0,5 ° C, formada por quatro átomos de carbono e dez de hidrogénio, cuja fórmula química é C4H10.

Ele também pode ser chamado com o mesmo nome de um isómero deste gás: metilpropano ou isobutano.

Como é um gás incolor e inodoro, na elaboração de um odorante é adicionado (geralmente um mercaptan) que dá odor desagradável.

Isto permite que seja detectado numa fuga, uma vez que é altamente volátil e pode provocar uma explosão.

Comercialmente o butano é um gás liquefeito obtido por destilação do petróleo compreendendo principalmente butano normal (60%), propano (9%), isobutano (30%) e etano (1%).



FIRESHELTER52

06/11/2023

Tavira - Foi Medonho 6/11/2022

 Um fenómeno meteorológico medonho instalou-se em poucos minutos.


O céu escureceu, as nuvens baixaram em altitude, carregadas, negras e depois chegou o vento que se misturou com os trovões...

Foi indiscritível, a violência arrancou e partiu arvores um pouco por toda a cidade, partiu postes, placares publicitários, esplanadas, não deixou nada em pé.

Deixo aqui algumas fotografias que coligi na internet, os direitos estão reservados aos seus autores, agradeço que respeitem.




João Horta - FIRESHELTER52

03/11/2023

Hierarquia e Distintivos de GNR PSP e Bombeiros

Como complemento aos símbolos heráldicos, sobretudo ao partir do renascimento, foi moda entre a nobreza e a intelectualidade da Europa, o desenvolvimento de emblemas que servissem para identificar a hierarquia e o nível de responsabilidade.




Policia Maritima

Marinha mercante



Marinha de Guerra


 
Força Aérea 





CVP




João Horta - FIRESHELTER52

INEM disponibiliza formação online para “Aprender sobre AVC”

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disponibiliza uma formação gratuita dirigida à população em geral sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Intitulada “Aprender sobre AVC”, a formação foi lançada no passado dia 29 de outubro, data em que se assinalou o Dia Mundial do AVC.


Para além de reforçar quais os sinais e sintomas do AVC, a formação aborda a identificação de comportamentos de risco e a promoção de hábitos de vida saudáveis, para além de esclarecer qual o funcionamento da Via Verde do AVC.

A formação “Aprender sobre AVC” resulta da parceria do INEM com o Projeto Movimento da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas – UAlg e conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, Sociedade Portuguesa de Hipertensão e Sociedade Portuguesa Literacia em Saúde.

Aceda à plataforma de e-learning Aprender INEM e atualize os seus conhecimentos!

JOÃO HORTA - FIRESHELTER52

02/11/2023

Bombeiros de Tavira Homenageados no Postal do Algarve pela Festa de Anos de Alvaro de Campos

A FESTA DOS ANOS DE ÁLVARO DE CAMPOS decidiu homenagear este ano os Bombeiros Municipais de Tavira ao convidá-los a participarem na rubrica UM MÊS DE POESIA, escolhendo os poemas ou excertos publicados diariamente pelo Postal do Algarve entre os dias 1 e 30 de novembro.




Para ilustrar os poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, a organização conta com a preciosa participação dos fotógrafos Ana Carvalho, Ana Gouveia, Belarmino Pereira, Fernando Ricardo, Mário Rui Gouveia e Miguel Andrade.

Homenagear os bombeiros é uma maneira de reconhecer e agradecer pelo seu trabalho dedicado e corajoso. Mostra apreço pela sua importância na proteção da segurança pública e no apoio às comunidades em tempos de necessidade. A gratidão e o apoio da comunidade são fundamentais para motivar os bombeiros e manter a sua dedicação a um trabalho tão desafiador e crucial.

Os soldados da paz dedicam as suas vidas a servir as comunidades, muitas vezes arriscando as suas próprias vidas para proteger as dos outros e as suas propriedades. Eles fazem-no de forma voluntária ou profissional, demonstrando um compromisso altruísta com o bem-estar da sociedade, exemplificando o valor da cooperação e da solidariedade.

À Associação Partilha Alternativa e particularmente à sua presidente Tela Leão, o meu agradecimento pelo convite, mas sobretudo pelo empenho e dedicação no engrandecimento de Tavira como cidade cultural.

Um bem-haja a todos!

Henrique Dias Freire
(Diretor do jornal Postal do Algarve)


João Horta - FIRESHELTER52

01/11/2023

A Tragédia da manhã de 1 NOVEMBRO de 1755

Eram cerca das 9:40h da manhã de 1NOV1755 quando um sismo de magnitude estimada 8.75, com epicentro a sudoeste do Cabo de São Vicente, atingiu e causou elevados danos na zona sul de Portugal Continental, com destaque para Lisboa, Setúbal e o litoral do Algarve.

Este sismo, seguido de um maremoto, provocou milhares de vítimas mortais e teve um enorme impacto político e socioeconómico na sociedade portuguesa do século XVIII, dando origem aos primeiros estudos científicos do efeito de um sismo numa área alargada.

João Horta - FIRESHELTER52