11/05/2022

Polícia Marítima promove ação de sensibilização em Faro

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Faro ministraram, nos dias 04 e 09 de maio, uma palestra dirigida aos alunos do curso de Saúde do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa de Faro, no âmbito do programa “Cidadania Marítima”, nas instalações do Comando-local da Polícia Marítima de Faro.



Esta atividade teve como objetivo apresentar os principais objetivos do programa "Cidadania Marítima", visando fomentar iniciativas e projetos direcionados para a promoção de valores de cidadania e de civismo no meio marítimo, fluvial e lacustre, no sentido de proporcionar aos alunos um maior conhecimento destes valores, a par de uma maior cultura de segurança da orla costeira e fluvial do país.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão e de embarcar numa embarcação da Polícia Marítima para uma experiência prática de navegação na Ria Formosa.

Nestas atividades estiveram empenhados quatro elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Faro, salientando-se o elevado clima de interação com os alunos, que demonstraram muito interesse nos temas abordados.


João Horta - FIRESHELTER52

08/05/2022

Incêndio Urbano em Ayamonte faz 3 Feridos

Dois incêndios urbanos eclodiram em diferentes pontos da província de Huelva (#Ayamonte e #SanJuandelPorto), saldaram-se com vários feridos por inalação de fumo e queimaduras, segundo informa o serviço de emergência 112 Andaluzia.


O primeiro deles ocorreu às 11:15 horas numa casa na Rua San Sebastião de Ayamonte. 
O fogo, que se originou de uma frigideira, foi apagado pelos próprios moradores, mas até três pessoas precisaram de cuidados de saúde: duas por inalação de fumo e outra por queimaduras numa mão. 
Dois deles foram transferidos para o centro de saúde.

Na resolução de emergência intervieram serviços de saúde, polícia local e bombeiros do Consórcio Provincial de Huelva, que procederam à ventilação do fumo acumulado.

Posteriormente, por volta das 12:25 horas, foi atendido no 112 outro aviso de incêndio num sino extrator. O evento estava localizado na Rua Dos Plazas de San Juan del Puerto e até lá se deslocaram a polícia local, bombeiros e sanitários para auxiliar uma idosa por inalação de fumo.

João Horta - FIRESHELTER52

Como Remover uma Carraça da Pele

Usar uma pinça para prender a carraça o mais junto à pele possível e depois puxá-la com força sem fazer movimentos de rotação.

Se optar por retirá-la com os dedos, use um pano e quando terminar lave muito bem as mãos.

Lembre-se sempre que se encontrar uma carraça em si ou no seu filho, deve retirá-la logo que possível e não entrar em pânico.

Como prevenir as doenças associadas às carraças?

Primeiro, se tem cães ou outros animais domésticos, deve sempre inspecioná-los para verificar se têm carraças e também colocar-lhes coleiras de proteção.

As áreas de maior risco são zonas de vegetação de baixa ou média altura, com algum grau de humidade - os 'verdes campos' constituem uma ótima armadilha para si e para os seus animais domésticos. 
Devem evitar-se essas áreas de risco, mas caso isso não seja possível, deve usar vestuário adequado e protetor, nomeadamente calças e camisolas de manga comprida.

Os melhores repelentes para as carraças são os que contêm dietiltoluamida (descrito na embalagem como DEET). 
No entanto, deve existir sempre algum cuidado ao usar estes repelentes em crianças. 

Deve ler sempre as instruções da embalagem e não aplicar na face, mãos ou qualquer local em que a pele esteja irritada ou ferida. 

Os repelentes devem ser aplicados de 2 em 2 horas e, mal a criança regresse a casa, toda a área em que o repelente foi aplicado deve ser lavada com água e sabão.

No regresso a casa, é também necessário inspecionar bem toda a roupa e corpo, em especial a cabeça e o pescoço, bem como as áreas onde a roupa está mais apertada, como a cintura e as axilas, não só das crianças, mas também dos adultos.

João Horta - FIRESHELTER52

06/05/2022

Mapa de Previsões - Quente nos Próximos Dias

Temperaturas altas nos próximos dias, com valores localmente na casa dos 35ºC no dia 9, 2ª feira.

Ao calor irá juntar-se o aumento da concentração de pólen e poeiras atmosféricas e índices de UV elevados.


 https://bestweather.org/mapas/cartas-meteorologicas/arpege/2022-05-06T00Z/portugal/temperature-2m/2022-05-09T15:00:00Z

João Horta - FIRESHELTER52

05/05/2022

Previsões Quentes acima dos 30 para os próximos dias

E cá estão eles, os dias quentinhos, são vários os que se esperam acima dos 30 graus de máxima e acima de 15 de mínima para a nossa serra Algarvia.


Com eles, o tempo agradável com cheiro a verão mas que obriga ao redobrar de atenções no uso do fogo na nossa serra.

Já sabe que para fazer qualquer tipo de uso de fogo é necessário a inscrição na plataforma das queimas e queimadas e consequentemente o seu registo, em caso de duvida ou necessidade de ajuda deve de ligar ao corpo de bombeiros da sua área de residência.

Em caso de incêndio ligue de imediato 112

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros Algarvios Treinam Combate na Floresta com Maquinas de Rasto

Diversos Bombeiros oriundos de corporações de Bombeiros da região Algarvia desenvolveram uma Ação de Treino Operacional sobre Utilização de Maquinas de Rasto em Incêndios Florestais.


Uma ferramenta importante no controle e consolidação de incêndios sendo um dos mais eficazes e operacionais meios terrestres para utilização neste tipo de cenários operacionais.

A formação decorreu no seguimento do planeamento das Ações de Treino Operacional (ATO) para aprontamento do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais no Algarve, para o ano de 2022, a ação decorreu em Silves, durante os dias 03 e 04 de Maio.

Foto Bombeiros de Vila do Bispo

João Horta - FIRESHELTER52

Exercício | Simulacro | MAR SHOPPING

No dia 03 de Maio, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, conjuntamente com os Bombeiros Municipais de Loulé, participaram, como observadores, no Exercício | Simulacro | MAR SHOPPING







João Horta - FIRESHELTER52


Emergência Médica - Satisfação da comunidade quase a 100%

Os utentes que utilizaram os serviços de emergência médica em 2021 revelaram um nível de satisfação global superior a 95%, em relação ao serviço prestado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). 

Esta é uma das conclusões do Questionário de Satisfação realizado pelo INEM aos utentes, que avaliou a atuação dos profissionais dos Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e dos diversos meios de emergência médica ao nível técnico e comportamental.


No que diz respeito ao atendimento telefónico realizado nos CODU, 79,1% dos inquiridos consideraram o desempenho dos profissionais do INEM excelente, 13,5% ficaram muito satisfeitos e 2,8% satisfeitos com o atendimento recebido, o que perfaz uma percentagem de 95,4% de satisfação global*. 
Entre os fatores em análise, destacam-se a satisfação quanto ao tempo de atendimento (94,7%), a competência e profissionalismo do operador (95%), a cortesia e correção do operador (95,4%), bem como a satisfação pelas explicações e aconselhamento dado (94%).

Quanto à atuação das equipas no local da ocorrência, 95,9% dos inquiridos ficaram globalmente satisfeitos com a prestação dos profissionais do INEM e dos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, com 86,7% dos inquiridos a descrever o desempenho da equipa como excelente, 7,5% a assinalar ter ficado muito satisfeitos e 1,7% satisfeitos. 

Outros níveis de satisfação avaliados tiveram em conta a competência e profissionalismo das equipas (95,6%), o tempo decorrido para a chegada das equipas ao local da ocorrência (96,2%), a qualidade global do transporte de ambulância (94,3%), o conforto e comodidade durante o transporte de ambulância (93,7%) e a proteção da privacidade e intimidade durante o transporte (94,2%).

O INEM avalia regularmente a satisfação dos seus utentes, através de questionários telefónicos realizados de forma aleatória quanto ao turno, hora, local, ou operador de atendimento. O questionário referente a 2021 resultou da seleção aleatória de 3.600 contactos, dos quais 1.438 aceitaram participar, respondendo às perguntas colocadas. As chamadas para recolha de dados foram realizadas pelo Gabinete de Qualidade do INEM de abril de 2021 a março de 2022.

Para além de aferir o grau de satisfação dos utentes com o atendimento telefónico e as equipas de emergência, o Questionário de Satisfação aos Utentes realizado pelo INEM permite também analisar os motivos de insatisfação, informar sobre dúvidas ou questões existentes e propor soluções de melhoria dos serviços e do atendimento.

Juntamente com um número de reclamações que pode ser considerado perfeitamente residual (200 reclamações recebidas em 2021) face à atividade desenvolvida (mais de 1 milhão e 370 mil chamadas de emergência atendidas e mais de 1 milhão de meios acionados), esta elevada taxa de satisfação é reflexo da dedicação, da competência e do empenho de todos os operacionais do INEM no trabalho diário de prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalares a todos os cidadãos que deles necessitam.

*A taxa de satisfação é calculada através da soma dos valores de “satisfeito”, “muito satisfeito” e “excelente”.


João Horta - FIRESHELTER52

04/05/2022

CALOR: Dias de Verão (30 a 35 graus)

Os próximos dias trazem o calor, intenso, por vezes com temperaturas bem acima da média, e em subida gradual…



Começando já na Quarta, dia 4 de Maio, as temperaturas sobem vários graus, tanto mínimas como máximas

Segundo as definições da OMS e tendo em conta que teremos pelo menos 5 dias com 5º acima da média em vários locais podemos considerar esta a primeira onda de calor do ano

Dias 6\7\8\9\10, pelo menos, irão ter temperaturas compatíveis com onda de calor na grande maioria dos locais, em Maio

Fica uma animação com as máximas previstas pelo modelo GFS que nos mostra isso, de forma clara!

Até agora temos tido episódios curtos de calor, mas agora estamos perante a primeira onda de calor oficial do ano


João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira Respondem a Incêndio Urbano na Cidade

Os Bombeiros de Tavira responderam durante a passada noite de segunda feira a um incêndio urbano na cidade de Tavira.


O incêndio eclodiu numa habitação na zona da Porta Nova sendo a pronta e rápida intervenção das equipas de emergência essencial e determinante para toda a operação de socorro e assistência.

Do sinistro além dos danos materiais há ainda a informação de assistência de vitimas mas sem necessidade de transportes ao Hospital.

Estiveram envolvidos nesta operação a corporação de Tavira apoiados por um veiculo de comando, um veiculo de intervenção e combate a incêndios, um auto tanque, uma auto escada e uma ambulância.

A PSP local e membros da Junta de Tavira também estiveram presentes no apoio às operações e vitimas.

Foto SAFEPLACE52 - DR

João Horta - FIRESHELTER52