Casa ou mato, cheia ou seca, era o primeiro apoio e a salvaguarda do veiculo de primeira intervenção.
Mercedes-Benz B LAF 1113, construída em 1975 na Alemanha, durante a época da ocupação Russa, serviu como viatura de intervenção da Policia Alemã em situações de tumultos e trazia consigo algum material inerente ao abastecimento de água á população, o que indica que também prestava esse tipo de serviço.
A sua cor original era verde, possuía ainda a característica de ser uma viatura com tração capaz de andar em estradas ou caminhos acidentados e inclinados.
Possuía um tanque com a capacidade para cerca de 4000litros de água e uma bomba centrífuga da Rosenbauer capaz de debitar a 8 bar até 1600 litros de água por minuto, possuindo ainda a valência de fazer a aspiração de lagos ou barragens para o depósito ou para o combate imediato.
Estava equipado com material para combate em incêndios rurais e florestais mas o seu equipamento adicional permitia-lhe o combate em incêndios estruturais.
Tinha a capacidade de produção de espuma com todos os acessórios inerentes á função.
Mas a grande valência era mesmo a capacidade do tanque que atribuía á viatura uma boa autonomia de trabalho.
Curiosamente possuía no tejadilho tampas que podiam ser retiradas para que os oficiais das polícias Alemãs pudessem do tejadilho em segurança avaliar os tumultos e manobrar o seu canhão de água.
Foi abatido ao serviço no ano de 2009, com a reestruturação da frota denominava-se por VRCI-05.
No final de vida o veiculo após longo período de tempo encostado no quartel e nas oficinas municipais rumou à Alemanha onde lhe foi prometido um final digno associado à sua função principal, numa exposição da policia alemã.
FIRESHELTER52
Nos Bombeiros Voluntários de Vouzela, na secção de Campia ainda temos um destes que funciona como reserva para os fogos.
ResponderEliminarÉ um grande carro. Tem um excelente motor, pois embora já muito velho, em velocidade de ponta e força é melhor que a grande maioria dos novos carros de combate a incêndio.
Tem dois pormenor fascinantes, o banco de traz é igual aos bancos de jardim! Com aquelas tábuas atravessadas. E o acesso a parte da transmissão e do motor pode ser feito levantando umas tampas de madeira que estão por baixo dos pés do passageiro e do condutor, quase que se pode compor o motor em andamento :P