10/11/2020

Mercedes-Benz B LAF 1113 o PSM-4 de Tavira

Foi o veículo de apoio ao combate durante mais de 15 anos. 
Casa ou mato, cheia ou seca, era o primeiro apoio e a salvaguarda do veiculo de primeira intervenção.


Mercedes-Benz B LAF 1113, construída em 1975 na Alemanha, durante a época da ocupação Russa, serviu como viatura de intervenção da Policia Alemã em situações de tumultos e trazia consigo algum material inerente ao abastecimento de água á população, o que indica que também prestava esse tipo de serviço. 

 A sua cor original era verde, possuía ainda a característica de ser uma viatura com tração capaz de andar em estradas ou caminhos acidentados e inclinados. 

Possuía um tanque com a capacidade para cerca de 4000litros de água e uma bomba centrífuga da Rosenbauer capaz de debitar a 8 bar até 1600 litros de água por minuto, possuindo ainda a valência de fazer a aspiração de lagos ou barragens para o depósito ou para o combate imediato. 

Estava equipado com material para combate em incêndios rurais e florestais mas o seu equipamento adicional permitia-lhe o combate em incêndios estruturais. 

Tinha a capacidade de produção de espuma com todos os acessórios inerentes á função. Mas a grande valência era mesmo a capacidade do tanque que atribuía á viatura uma boa autonomia de trabalho. 

Curiosamente possuía no tejadilho tampas que podiam ser retiradas para que os oficiais das polícias Alemãs pudessem do tejadilho em segurança avaliar os tumultos e manobrar o seu canhão de água. 

Foi abatido ao serviço no ano de 2009, com a reestruturação da frota denominava-se por VRCI-05. 

No final de vida o veiculo após longo período de tempo encostado no quartel e nas oficinas municipais rumou à Alemanha onde lhe foi prometido um final digno associado à sua função principal, numa exposição da policia alemã.

FIRESHELTER52

1 comentário:

Tiagotex disse...

Nos Bombeiros Voluntários de Vouzela, na secção de Campia ainda temos um destes que funciona como reserva para os fogos.

É um grande carro. Tem um excelente motor, pois embora já muito velho, em velocidade de ponta e força é melhor que a grande maioria dos novos carros de combate a incêndio.

Tem dois pormenor fascinantes, o banco de traz é igual aos bancos de jardim! Com aquelas tábuas atravessadas. E o acesso a parte da transmissão e do motor pode ser feito levantando umas tampas de madeira que estão por baixo dos pés do passageiro e do condutor, quase que se pode compor o motor em andamento :P