31/10/2016

Bombeiros Municipais de Olhão Abrem Recruta Profissional

Esta Segunda-feira, 31 de Outubro, foi publicado em Diário da República o aviso de abertura de concurso para a contratação de trabalhadores, com ou sem vínculo público, para a ocupação de postos de trabalho do mapa de pessoal da Câmara de Olhão, da carreira de Bombeiro Municipal, categoria de Bombeiro Municipal de 3.ª classe.

Os contratos a firmar são por tempo indeterminado e os candidatos devem ter idade inferior a 25 anos, altura superior a 1,6 metros e, como habilitações literárias, a escolaridade obrigatória.

AVISO DIÁRIO da REPÚBLICA - CONCURSO

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Atropelamento em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um atropelamento em Tavira.


Deste acidente resultou um ferido em estado grave que depois de assistido no local pela equipa de emergência foi transportado ao Hospital de Faro.

O atropelamento ocorreu perto de uma das entradas e saídas da cidade condicionando a circulação automóvel no local, tendo a PSP de Tavira tomado conta desta ocorrência.

Responderam prontamente a este acidente os Bombeiros Municipais de Tavira com uma equipa numa ambulância de socorro e a PSP de Tavira.

FIRESHELTER52

Previsões METEO para esta Semana

Temperaturas a rondar os 20 graus durante o dia e os 15 de mínimas durante as madrugadas com ventos fracos e moderados do Atlântico e já sem levante à vista sempre com nuvens até ao final da semana são as previsões dos marcadores meteo para Tavira.

Uma descida gradual entre 5 a 10 graus em relação à última semana, com um sol a aparecer mas envergonhado nestes dias mais curtos de luz.

Apenas se espera alguma chuva para o final da semana, mas o tempo no Atlântico está incerto e frentes mais ativas podem-se dirigir para o continente alterando as previsões para situações adversas mais complicadas.
FIRESHELTER52

VEÍCULOS DECOMBATE DOS BOMBEIROS DE PORTIMÃO COM DESFIBRILHADOR

Os veículos de primeiro alarme do Corpo de Bombeiros de Portimão estão a ser dotados de um equipamento DAE na sua carga.

A existência desta valência nos primeiros veículos a abordar as ocorrências permite reduzir os tempos de aplicação de uma técnica eficaz de ressuscitação.

FIRESHELTER52

Palestra: Consequências do Terramoto de 1755 no Termo de Tavira"


FIRESHELTER52

29/10/2016

Site de Informação Geográfica de Tavira tem nova estrutura

O site de informação geográfica do Município de Tavira foi atualizado e apresenta-se numa estrutura mais atrativa e intuitiva para o utilizador. 


O novo formato é baseado em tecnologias open source e compatíveis com diversos dispositivos informáticos, nomeadamente, PC’s, portáteis, tablets e smartphones.

Este meio de comunicação foi construído com o intuito de dar a conhecer o território, assim como possibilitar o acesso a um conjunto diversificado de informação relativa a equipamentos e serviços existentes no concelho em áreas como: administração, cultura, desporto, educação, prevenção e segurança pública, saúde e assuntos sociais. 

A plataforma disponibiliza, igualmente, dados acerca dos limites administrativos de Tavira, assim como de planeamento e urbanismo. É possível aceder, também, a informação referente à conceção de projetos de arquitetura, tendo sido acrescentadas, para o efeito, novas ferramentas que permitem diferentes graus de interação e exploração de mapas e dados associados.

Os seus utilizadores podem descobrir ainda o que visitar, onde comer e dormir, o património, os agentes de animação turística e as praias. 

Também os investidores podem aceder a informação acerca do Parque Empresarial de Tavira e ter uma perceção real e concreta do equipamento, dos lotes arrendados, livres, ocupados ou reservados. 

O sítio permite que os cibernautas usufruam de um serviço que lhes proporciona o acesso detalhado aos mais variados dados, entre as quais uma aplicação de sugestões e reclamações e informação específica sobre os transportes urbanos de Tavira «Sobe e Desce».

Com este instrumento, a autarquia tavirense pretende continuar a contribuir para a modernização administrativa, na medida em que facilita o acesso à informação disponível via internet. 

A criação e desenvolvimento desta plataforma é da inteira responsabilidade dos serviços técnicos da autarquia e encontra-se disponível em http://mapas.cm-tavira.pt.

FIRESHELTER52

HALLOWEEN .... Livores Cadavéricos .... o que são?

Este ano, o tema de halloween do SAFEPLACE52 são os "Livores Cadavéricos ou Livor Mortis"

O livor mortis representa os livores (palidez) cadavéricos, que surgem 20 a 45 minutos após a morte.
Em 10 a 12h os livores já ocupam todo o plano inferior.
Os livores ocorrem porque depois da morte o sangue fica sujeito à gravidade, acumulando-se nas zonas mais baixas do corpo (variando consoante a posição do cadáver).

O que acontece então é que o cadáver adquire uma tonalidade descolorada em algumas áreas (onde havia superfície de contacto), e arroxeada onde se deu a acumulação do sangue.


Este artigo sobre a morte é um esboço de Halloeen .... mas verdadeiro !

FIRESHELTER52

Bolsas de estudo a 45 estudantes universitários de Tavira

A Câmara de Tavira atribuiu 45 bolsas de estudo a jovens do concelho que frequentam o Ensino Superior. 


A autarquia vai investir 73.378 euros nesta medida, que visa premiar alunos que tenham média igual ou superior a 16 valores, bem como auxiliar as famílias.

«Beneficiaram deste incentivo 19 alunos que frequentam estabelecimentos de ensino superior no Algarve e 26 jovens que estudam fora da região. Dos 45 bolseiros, 24 distinguiram-se com nota de mérito», segundo a Câmara de Tavira.

A Câmara de Tavira assume o setor da educação como «uma prioridade», vendo como «primordial estimular o prosseguimento dos estudos».

Desta forma, além das 45 bolsas de estudo entregues, a autarquia ofereceu manuais e material escolar a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico público.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Olhão comemoram o 85.º aniversário

Assinala-se dia 29 de outubro, o 85.º aniversário da municipalização do Corpo de Bombeiros de Olhão, com uma sessão solene no quartel onde, para além das cerimónias oficiais, com início às 11h00, o destaque vai para o convívio entre os soldados da paz e respetivas famílias.


Municipalizado em 1931, o Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão possui ao longo destes 85 anos um papel preponderante no socorro às populações, tanto do concelho, como da região do Algarve e do País.

Do programa das comemorações, que têm início às 11h00, no Quartel situado na Avenida Bernardino da Silva, na cidade de Olhão, constam promoções aos novos bombeiros  com a entrega de capacetes e insígnias, a entrega de troféus de reconhecimento, atribuição de louvores e condecorações.

Atualmente o Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão conta no seu efetivo com 119 elementos, incluindo 36 elementos na Fanfarra.

Neste dia de festa, onde não faltarão o Presidente da Câmara Municipal de Olhão, o Comandante Operacional Distrital, um representante da Liga dos Bombeiros e, claro, o Comandante do Corpo de Bombeiros, será dada especial atenção aos familiares mais próximos dos bombeiros, “enquanto pilar fundamental na sustenção e superação, especialmente nas suas fases mais frágeis e difíceis”.

Posteriormente, haverá um momento de confraternização e convívio entre todos os presentes com almoço, música e divertimentos para as crianças.

Por CM Olhão

O SAFEPLACE52 deseja ao CBM Olhão os Parabéns 

FIRESHELTER52

27/10/2016

Estragos Provocados Pelo "tornado" em Santa Catarina Tavira

Na passada noite de 24 de Outubro um fenómeno de ventos extremamente fortes veio de sul entrando pelo interior da serra de Santa Catarina provocando a destruição de tudo o que se atravessava no seu caminho.

Árvores, postes de comunicação, luz, e estruturas foram severamente afectados deixando após a sua passagem imagens de destruição.

Deixo aqui algumas delas, para poderem observar a severidade do fenómeno.

Presume-se que o responsável seja o tornado que afectou o concelho de Olhão nessa noite seguindo para norte acabando por morrer na zona do Porto Carvalhoso.

Clique nas fotos para aumentar:


 Destruição de vedação de propriedade, queda de poste, destruição de árvores

 Destruição de culturas, arrancamento de eucalipto pela raiz

 Destruição de estruturas, chaminé de habitações, telhados e postes de energia eléctrica

Destruição de culturas, destruição de poste de energia pela base

FIRESHELTER52

26/10/2016

Espanhóis Apontam para "LEVANTE" nos próximos dias

Os espanhóis ao apontarem as previsões para tempo de Levante, e raramente saem com as contas "furadas" podem os algarvios principalmente do sotavento aguardar uns próximos dias de "verão".



Com previsões de temperaturas mínimas a rondar os 20 graus e as máximas próximas dos 30, com vento moderado de leste e algumas nuvens mas para já SEM PREVISÃO DE CHUVA é o que podemos esperar para os próximos dias.

Ficam aqui alguns quadros de previsão de diferentes indicadores:

Clique na imagem para aumentar:





FIRESHELTER52

Inundações Tavira - A resposta da Proteção Civil

Na noite do passado dia 24 a cidade de Tavira foi alvo de situações pontuais de inundação em meio urbano face a um quadro provocado por uma dantesca precipitação.


Por volta das 23 horas e no decorrer da hora seguinte valores anormais de precipitação forte muito perto dos 50mm caíram incessantemente sobre a cidade ao som de violentas trovoadas.

A água da chuva não se fez esperar, desceu avenidas, ruas, em forma de enxurrada arrastando pedras soltas, lamas e outros objectos na via publica em direcção ao Gilão.

Sumidouros e sarjetas não davam desenvaso às águas na rua, não porque estivessem obstruídos ou sujos como algumas vezes foi descrito por alguns profetas da desgraça em comentários de fotos, mas porque no Gilão coincidia um período de Preia-Mar (maré cheia), fazendo com que as aguas pluviais não conseguissem escoar no seu leito aglomerando-se nas habituais e assinaladas zonas baixas da cidade.


A resposta da Proteção Civil não se fez esperar e ainda e apenas a nível municipal apoiada nas forças de resposta dos Bombeiros Municipais e outras Autoridades começou rapidamente a desenvolver ações que visavam minimizar danos de vidas e bens e sobre tudo repor a normalização da vida da comunidade.

Um aviso de condições metrológicas adversas tinha sido emitido horas antes e difundido pelos principais canais de comunicação antevendo a probabilidade de problemas, podendo assim a comunidade que de forma habitual se vê a braços com inundações em espaço urbano se preparar e defender.

No entanto, mais de 20 pedidos de ajuda durante e depois do temporal foram feitos pela comunidade através do 112 ou directamente aos Bombeiros Municipais que incansavelmente por mais de 3 horas estiveram nas zonas criticas auxiliando a população.

Quando o Gilão começou a vazar as águas rapidamente entraram no leito do rio vazando progressivamente as ruas da cidade e repondo a normalidade.

Eram perto das duas da manhã quando a última equipa de Bombeiros Municipais regressou ao quartel cessando assim a continuidade dos pedidos de ajuda, tendo a vigilância e monotorização da situação continuado noite, madrugada e manhã.

Em menos de 3 horas após o evento que todos passamos e vimos descritos em centenas de fotos estava completamente reposta a normalização.

Se compararmos os dados e marcadores de ocorrências do mesmo género que nos últimos nos assolam concelhos e regiões a resposta e normalização da situação que assolou Tavira foi de facto muito satisfatória podendo registar-se que há prevenção, aviso, e bom empenhamento operacional.


Um obrigado á PCM e todas as suas forças empenhadas por tornarem Tavira uma cidade com segurança.

FIRESHELTER52

25/10/2016

Fotos - Temporal na Noite de Tavira

O SAFEPLACE52 coligiu através do facebook uma dúzia de fotos tiradas por residentes que mostram o estado em que ficou a zona baixa da cidade após e durante o temporal que se fez sentir na passada noite de 24 de Outubro.

Muitas mais há a circular por essas vias, mas agradeço aos autores as suas partilhas, as mesmas estão identificadas com as localizações:

Clique para aumentar:












FIRESHELTER52

Avião da Força Aérea Detecta Embarcação à Deriva Sem tripulação - Vila Real st António

Uma embarcação que se encontrava à deriva a 42 milhas de Vila Real de Santo António teve de ser rebocada para o porto da cidade pombalina.


A situação ocorreu no Sábado, 22 de Outubro. O problema foi detectado no decorrer de um voo de patrulhamento da Força Aérea Portuguesa, em que se avistou uma embarcação de alta velocidade à deriva e virada, sem tripulantes a bordo e sem conjunto de identificação.

Por constituir um perigo para a navegação, o Capitão do Porto de Vila Real de Santo António assumiu a coordenação da acção, em articulação com a Força Aérea Portuguesa, a Marinha de Guerra Portuguesa e a Polícia Marítima do Comando-local de Vila Real de Santo António.

Para o local, deslocou-se uma embarcação da Polícia Marítima e o N.R.P. “Cisne” da Marinha de Guerra Portuguesa, que posteriormente efectuou o reboque da embarcação para o porto de Vila Real de Santo António.

algarvemarafado

FIRESHELTER52

Precipitação em Tavira Chegou quase aos 50mm durante o Temporal

Coligi na página do Centro de Ciência Viva de Tavira CCVT os valores apresentados na sua estação meteorológica.

No campo da precipitação pode-se ter uma ideia daquilo que choveu ontem à noite depois das 23 horas quando nos quadros apresentados temos valores que se aproximam dos 50mm de chuva.

Consulte o quadro em baixo, clique na imagem para aumentar

Para mais informações consulte:

FIRESHELTER52

24/10/2016

Foto de Tornado que Passou por Olhão e Serra de Tavira

Coligi no facebook uma foto do evento meteorológico extremo de ventos muito fortes acompanhados de chuva que em Olhão provocou alguns estragos e possivelmente se dirigiu para norte onde na freguesia de Santa Catarina Tavira destruiu culturas e ainda danificou uma habitação.


Henrique Mateus in facebook

FIRESHELTER52

Queda de viatura em falésia de Sagres

Foi recebido no dia 22 de outubro, pelas 20h10, através do Centro Distrital de Operações de Socorro, o alerta para a queda de uma viatura de uma falésia com cerca de 50 metros, em Sagre. 


De imediato, foram empenhados para o local três elementos com uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos.

No local encontravam-se diversos elementos da equipa de Resgate de Grande Ângulo do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.

Cerca das 23h08 foi possível aceder ao interior da viatura, onde foi encontrada uma vítima mortal resultante da queda. 

Foi declarado o óbito pelo médico que se encontrava na viatura de emergência médica, sendo o corpo transportado para a morgue do hospital de Portimão.




FIRESHELTER52

Fenómeno Meteorológico Faz Estragos na Serra de Tavira

Equipas dos Bombeiros Municipais de Tavira encontram-se em trabalhos na serra de Tavira na zona de Santa Catarina após um fenómeno Meteorológico intenso ter provocado alguns estragos.



O fenómeno ocorreu ao inicio da noite de hoje numa zona compreendida entre as localidades de Carrasqueira e zona do Bengado e provocando estragos em postes de comunicação, estruturas e diversas árvores.

Os Bombeiros Municipais encontram-se no local em trabalhos que visam garantir as condições de segurança das vias de comunicação e equipamentos e estruturas afetados.

Um bom trabalho às equipas de emergência que no local nesta noite tempestuosa se esforçam para garantir a segurança da comunidade.

22:00 Horas // Atualização do Ponto de situação

Ocorreu um fenómeno extremo na zona referida com ventos muito fortes provocando danos em várias oliveiras arrancando-as e também danos a lamentar numa habitação.
Pela manhã será feita nova avaliação da ocorrência.

FIRESHELTER52

23/10/2016

Questionário sobre Satisfação dos Serviços Municipais

A Câmara de Tavira está a desenvolver um processo de aferição do grau de satisfação dos munícipes quanto ao atendimento dos serviços municipais.


A Câmara liderada por Jorge Botelho disponibilizou para o efeito na página do município na internet (AQUI) um questionário com algumas questões referentes à qualidade do atendimento presencial, do serviço prestado ou mesmo das instalações que recebem os munícipes.

De acordo com a autarquia, “a Câmara tem como uma das suas prioridades estratégicas a modernização da administração municipal, consubstanciada na qualificação e maior eficácia dos serviços prestados junto dos cidadãos”.

O questionário tem natureza confidencial e anónima, mas exige a inclusão do número de identificação civil (cartão do cidadão) para efeitos de validação do questionário, o que não deixa de ser curioso dado que existem outras formas de evitar questões como a duplicação de respostas. 

Não obstante a autarquia refere que a necessidade de identificação via número de identificação civil tem somente como determinante a validação das respostas.


postal.pt

FIRESHELTER52

Fuga de Conduta de Água da Barragem Inunda Almargem

Uma fuga devido a uma avaria na tubagem que transporta a agua da barragem utilizada principalmente em culturas agricolas na região provocou uma inundação na zona do Almargem, Conceição de Tavira.

Pontualmente até à intervenção técnica uma estrada ficou condicionada à circulação.

Foram coligidas algumas fotos da situação do local durante a manhã de hoje.








FIRESHELTER52