30/03/2011

Formação de Formadores de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais


Um vídeo que compila alguns dos bons momentos vividos em torno de uma formação de formadores.

Companheirismo, camaradagem, espírito de equipa e entreajuda.

As saudades são atenuadas com as tecnologias que nos permitem nos dias de hoje viver os bons momentos dos dias de ontem.

Com a postagem algumas transições perderam os timings, mas dá para perceber a intenção



Um forte abraço a todos.

FIRESHELTER52

Tavira.... Um Convite à Descoberta

Tavira Cidade limpa, segura, cultural.

Tavira férias de grande qualidade

FAIRESHELTER52

29/03/2011

Tentativa de assalto faz 2 feridos em Tavira


Um casal de turistas estrangeiros ficaram esta noite feridos sem gravidade quando um grupo de 6 homens os abordou e os tentou roubar numa rua da Cidade de Tavira.

Na tentativa de roubarem a mala que a mulher transportava, o acompanhante estrangeiro, defendeu-se originando uma luta entre os agressores e as vítimas.

Embora seis, os assaltantes não conseguiram levar a mala.

Os dois estrangeiros foram assistidos no local da ocorrência e transportados ao Hospital com ferimentos ligeiros.

A PSP de Tavira tomou conta da ocorrência.

FIRESHELTER52

Militares combateram silvas para prevenir incêndios na Serra de Monchique


Terminado o exercício operacional na Serra de Monchique, os militares do Regimento de Infantaria nº 1 colocaram as armas de parte e muniram-se de roçadoras, foices e enxadas e colocaram mãos à obra para travar uma luta bem mais real: contra os incêndios.

A zona envolvente da aldeia de Casais ficou mais limpa de mato, uma área que, em 2003, foi das mais fustigadas pelos incêndios florestais.

Segundo o coronel Pereira da Silva, esta ação «vem na sequência de uma coisa que fizemos no ano passado, quando nos pediram para vir para aqui por ser uma zona problemática de risco de incêndio.

Durante o verão passado, tivemos aqui 200 homens e foi reconhecido pelo presidente da Câmara e pelo Comando Distrital de Operações de Socorro, que a nossa atividade impediu uma série de ignições.

Segundo o comandante dos bombeiros de Monchique, havia 15 a 20 ignições por dia mas, no ano passado, houve quatro e dessas nenhuma alastrou».

A governadora civil Isilda Gomes também se deslocou a Casais para acompanhar o trabalho dos militares e congratulou-se com o trabalho realizado em parceria com o RI 1.

«Quero registar que esta é uma experiência única a nível do país, que ajudou a que, no ano passado, tivéssemos os resultados que tivemos a nível de número de incêndios. Podia ser uma experiência replicada no país»

Já Rui André, presidente da Câmara de Monchique, agradeceu a presença dos militares e fez votos de que, neste verão, a autarquia e o exército voltem a trabalhar em conjunto.

FIRESHELTER52

Órgãos sociais da Federação dos Bombeiros do Algarve tomaram posse


Os novos órgãos sociais da Federação dos Bombeiros do Algarve (FBA), que será liderada por Teodósio Carrilho, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, tomou posse na semana passada.

Na cerimónia, que ocorreu no salão nobre do Governo Civil de Faro, estiveram presentes a governadora civil, Isilda Gomes, representantes de associações e corpos de bombeiros, autarquias, forças de segurança, de outras entidades regionais e diversos convidados.

Teodósio Carrilho terá como vice-presidentes Adriano Ferrão (AHBV Albufeira) e Luís Gomes (bombeiros municipais de Olhão).

O presidente da câmara de Faro, Macário Correia, é o presidente da assembleia geral da instituição, enquanto Paulo Morgado (AHBV Lagos) comanda o conselho fiscal.

A federação pretende “estreitar relações com as autarquias, representantes da proteção civil e as demais forças vivas do Algarve, de forma a salvaguardar a sustentabilidade das associações e o apetrechamento adequado dos corpos de bombeiros, para melhor servir a região”.

Ainda em fase de instalação administrativa, a FBA estará sedeada na rua Comandante Francisco Manuel, em Faro.

FIRESHELTER52

Apanha de bivalves proibidas num raio de 30km de Tavira devido a toxina


A apanha e comercialização de todas as espécies de bivalves estão proibidas em mais de 30 quilómetros da costa algarvia, entre Vila Real de Santo António e Tavira.

A decisão foi tomada, a título preventivo, pelo Instituto Nacional dos Recursos Biológicos, após ter sido detectada a "presença de fitoplâncton produtor de biotoxinas DSP", que podem causar diarreia, vómitos e dores abdominais aos consumidores de bivalves.

A medida de proibição da apanha abrange todo o troço de costa situado entre a Capela da Nossa Senhora do Livramento (em Tavira) e a Foz do rio Guadiana.



CM
FIRESHELTER52

Portugal continua a tremer.... Sismo no Alentejo


Ontem 28 de Março um sismo de magnitude 2.5 na escala de Richter foi registado às 08h30, na zona do concelho alentejano de Redondo, distrito de Évora, mas não causou danos pessoais ou materiais.

Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), as estações da Rede Sísmica do Continente registaram a actividade sísmica, cujo epicentro se localizou a cerca de quatro quilómetros de Redondo, tendo intensidade máxima II na escala de Mercalli modificada.

A corporação de bombeiros local disse não ter sido contactada por quaisquer habitantes, relativamente ao sismo.

FIRESHELTER52

26/03/2011

Sismo no Algarve registou réplica às 9.23


Uma réplica de magnitude 1.0 do sismo desta manhã, a Noroeste de Silves, foi registada às 9h23 pela rede sismológica nacional do Instituto de Meteorologia.

A réplica não foi sentida pela população, ao contrário do que aconteceu ao sismo registado às 7h36, que atingiu a magnitude de 4.0 na escala de Richter e uma intensidade de IV na escala de Mercalli, segundo o IM.

O sismo das 7h36 não provocou quaisquer danos pessoais ou materiais.

FIRESHELTER52

Sismo de Intensidade IV no Algarve



Um sismo de magnitude 4.0 na escala de Richter foi sentido ao início da manhã nas regiões de Monchique, Silves, Albufeira e Lagos, no Algarve, um abalo que segundo o Instituto de Meteorologia (IM) não causou quaisquer danos.

De acordo com o IM, o epicentro do sismo foi a cerca de 12 quilómetros a Norte-Nordeste de Silves e o abalo foi registado às 07:36.

O sismo foi sentido com intensidade máxima de IV na escala de Mercalli modificada, que tem 12 graus de intensidade. Foi sentido com menor intensidade noutros locais do Algarve e Alentejo.

FIRESHELTER52

25/03/2011

Mais Bombeiros no Desemprego... Crise Nacional...



Mais de uma centena de bombeiros de corporações de todo o país, em particular do Interior, foram dispensados desde que entraram em vigor as novas regras de transporte de doentes.

Por causa das novas regras para o transporte de doentes não urgentes, que entraram em vigor há três meses, mais de uma centena de bombeiros foram dispensados das corporações.

O balanço foi feito à TSF pelo presidente da Liga de Bombeiros, Duarte Caldeira, que quer por isso, fechar as negociações com o Ministério da Saúde na reunião marcada para a próxima semana.

O assunto não pode ficar para o Governo que se segue sob pena de haver corporações que vão passar a funcionar parcialmente devido ao corte de receitas.

Se não houver acordo, a Liga de Bombeiros cumpre a promessa de avançar para os tribunais com uma providência cautelar como ficou estipulado no último congresso, em Fevereiro.

O único ponto em que ainda não há consenso é a fórmula para calcular quem tem direito ao transporte gratuito.

FIRESHELTER52

Spimpson "Alarme de Incêndio na Central Nuclear"

Porque Portugal não tem Centrais Nucleares?
...Porque ao fim e ao cabo seria mais ou menos assim...


FIRESHELTER52

Atlas Climático Ibérico mostra clima de Portugal e Espanha



O Atlas Climático Ibérico para apresentar de forma gráfica uma síntese dos conhecimentos referentes ao clima de Portugal e Espanha foi apresentado durante a sessão comemorativa de 2011 do Dia Mundial da Meteorologia.

Segundo o Instituto de Meteorologia, o atlas climatológico constitui um meio de apresentar, na forma gráfica, uma síntese dos conhecimentos referentes ao clima de um país ou de uma região, que se destina a uma gama alargada de utilizadores.

Face à unidade geográfica da Península Ibérica, é evidente a vantagem de um Atlas Climatológico da Península Ibérica, para os territórios continentais de Portugal e de Espanha, pelo que foram consideradas as principais características climatológicas da península, com inclusão das Ilhas Baleares, refere o IM em comunicado.

A informação de base utilizada na elaboração do atlas foi a dos valores médios, as normais climatológicas, correspondentes ao período 1971-2000, de acordo com as recomendações da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As normais climatológicas são utilizadas como informação de base na classificação do clima de uma determinada região, sustentando decisões politicas e de gestão, em vários domínios socio-económicos como o planeamento urbano, agricultura, florestas, energia, transportes, turismo e ambiente, entre outras.

Os valores normais são também utilizados como referência para determinação das anomalias climáticas, as diferenças para os valores médios que resultam, por exemplo, em temporais, ciclones, ondas de calor, secas, etc. e cujos valores são relevantes na monitorização mensal e sazonal do clima.

Os elementos climáticos que constam neste volume são a temperatura do ar e a precipitação, cuja cartografia se apresenta com recurso a Sistemas de Informação Geográfica (SIG), assim como tabelas e gráficos com valores médios e extremos para os dois parâmetros.

O Atlas baseia-se nos dados de observação de estações meteorológicas das redes nacionais de Portugal Continental e de Espanha (Continental e Ilhas Baleares).

Dia Mundial da Meteorologia comemora-se a 23 de março.

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

24/03/2011

Acidente na EN270 em St.ª Catarina Tavira fez 4 feridos


Uma violenta colisão a 2km da Vila de Santa Catarina na Estrada Nacional 270 fez 4 feridos, dos quais 1 encarcerado que inspirava mais cuidados.

Todos os sinistrados tinham mais de 60 anos e a colisão deu-se numa zona de curva com entroncamento para a estrada.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com uma Ambulância de Socorro, um veículo de salvamento e desencarceramento e um veículo de comando.

Por parte do INEM foi ainda enviado para o local uma Ambulância INEM–SIV sedeada em Tavira, uma Ambulância INEM SBV sedeada em Olhão e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Faro.

As vítimas foram todas transportadas ao Hospital de Faro.

A GNR de TAvira apoiada por um grupo de GIPS tomou conta da ocorrência.

O Comando das Operações de Socorro esteve a cabo do 2º Comandante do CBM Tavira.


FIRESHELTER52

23/03/2011

Ainda o dia da Floresta e da Água... Reportagem


Fica aqui a cobertura televisiva efectuada pela Localvisão Tv, que acompanhou as actividades deste dia tão especial para as crianças e para o ambiente.

FIRESHELTER52

22/03/2011

Acidente na Serra de Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da tarde de hoje a um acidente na estrada da Várzea da Azinheira para as Várzea do Vinagre na Freguesia de Santa Catarina, Tavira.

Uma carrinha de transporte de mercadorias despistou-se acabando por cair num barranco a mais de 30 metros da estrada.

A carrinha capotou diversas vezes até ficar imobilizada lateralmente numa ribeira, acabando por submergir parcialmente.

O único ocupante, preso no seu interior pelo cinto de segurança, foi resgatado por um estrangeiro que mora nas imediações, que ao ouvir os barulhos produzidos no acidente saiu de casa procurando saber que se passava.

Após resgatar o homem de um afogamento quase certo, caminharam ambos mais de um km junto à margem da Ribeira do Alportel até sairem num pontão que nesta altura do ano se encontra de igual forma submerso.

A vítima ferido sem gravidade acabou por ficar grato pela vida ao homem que o ajudou, mostrava-se bastante comovido e agradecido, mas acabou por recusar o transporte ao Hospital.

Para o local foram activados uma ambulância INEM SBV sediada no CBM Tavira, e um veiculo de Salvamento e Desencarceramento, que acabou por não ser necessário.

Um autêntico milagre...

FIRESHELTER52

Barra de Tavira encerrada à Navegação

A Autoridade Marítima encerrou à navegação pelo motivo de condições adversas do estado do mar para a navegação, as barras e Portos de Tavira e Vila Real de Santo António.

o IM mantêm em Aviso Amarelo todo litoral Algarvio pelo mesmo facto.

Esta situação adversa será mantida segundo as previsões para toda a semana.

FIRESHELTER52

Bombeiros forçados a trabalhar na Central Nuclear de Fukushima



O ministro japonês da Indústria pediu hoje desculpas depois de ter, segundo os media, ameaçado “punir” os bombeiros que se recusassem trabalhar na central nuclear de Fukushima, onde os níveis de radioactividade são significativos.

“Se as minhas palavras ofenderam os bombeiros (...), quero pedir desculpas”, disse em conferência de imprensa Banri Kaieda, citado pela agência de notícias japonesa Kyodo.

No entanto, o ministro recusou confirmar se ameaçou, ou não, “punir” os sapadores-bombeiros que se recusaram cumprir a missão perigosa para tentar arrefecer as instalações nucleares danificadas pelo sismo e tsunami.

Kaieda é o chefe-adjunto da célula de crise presidida pelo primeiro-ministro Naoto Kan, que tenta encontrar soluções para a série de avarias na central de Fukushima 1 e evitar uma catástrofe maior.

Público.pt

FIRESHELTER52

21/03/2011

“Viver a Floresta” em Tavira




Foi o tema escolhido para abordar o dia da árvore no Concelho de Tavira.

Tratou-se de um conjunto de actividades de sensibilização ambiental, no Perímetro Florestal da Conceição de Tavira onde estiveram presentes cerca de 800 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho para participarem nas actividades, onde, de uma forma lúdico pedagógica foram abordadas temáticas como a necessidade de preservar a floresta, o flagelo dos fogos, a poluição da água e a problemática do seu consumo abusivo.

Com o apoio da Autoridade Florestal Nacional procedeu-se à plantação de algumas espécies arbóreas, gesto este que pretende realçar o simbolismo do Dia Mundial da Floresta.

A autarquia, enquanto promotora destas acções, pretende incutir nos mais jovens e na população em geral, conhecimentos sobre a importância ecológica, social e económica destes dois recursos preciosos – Água e Floresta – e contribuir assim para a formação de uma “cidadania ecológica”.

Estiveram presentes várias entidades, destacando a GNR-SEPNA e os Bombeiros Municipais de Tavira que desenvolveram actividades de combate a incêndios e investigação.

Clicar nas imagens para aumentar







FIRESHELTER52

21 Março-CBM Tavira-123 anos


Com a chegada da primavera chegam também os parabéns ao Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, que nesta data celebra o seu 123º aniversário.

Foi a 21 de Março de 1888 que pela primeira vez se reuniu a direcção da extinta Corporação de Bombeiros Voluntários de Tavira e elaboraram os estatutos, passando desde essa altura a servir a população do Concelho e Distrito com o máximo empenho e dedicação.

A data era também celebrada pelo aniversário do Comandante Dionísio Viegas, que também a 21 de Março fazia anos.

FIRESHELTER52

18/03/2011

Alerta de subida das águas no Rio Gilão em Tavira



Nos próximos dias 19, 20, 21 e 22 de Março, está prevista uma subida excepcional do nível das marés, recomendando-se a todos os residentes e proprietários nas zonas ribeirinhas a adopção de medidas especiais de prevenção.

Nestes termos, as marés de preia-mar dos dias 19 (01h57 e 14h20), 20 (02h42 e 15h03), 21 (03h45 e 15h46) e 22 de Março (04h09 e 16h28) ultrapassam os 3,5 metros de altura, pelo que apelamos à colaboração de todos para uma adequada protecção das portas dos edifícios, localizados nas zonas mais baixas, de forma a evitar a provável entrada de águas.

De forma a minimizar eventuais danos de carácter pessoal ou nas residências e estabelecimentos comerciais, o Serviço Municipal de Protecção Civil destacará para o terreno uma equipa com os meios indispensáveis para fazer face a uma eventual necessidade de intervenção.

CMT
FIRESHELTER52

Automóvel despista-se e cai à Ria Formosa junto à ponte da praia de Faro


Um automóvel despistou-se esta quinta-feira e caiu à Ria Formosa, junto à ponte da Praia de Faro, mas o acidente não provocou feridos.

O condutor disse que se despistou antes de chegar à ponte, num local onde, segundo os bombeiros, este tipo de acidentes é frequente, tendo perdido o controlo do veículo e caído à água, na Ria Formosa.

As operações para retirar o veículo, que ficou quase totalmente submerso, foram conduzidas pelos bombeiros e levaram ao condicionamento do trânsito de acesso à Praia de Faro.




barlavento.pt Fotos: Jaime Martins

FIRESHELTER52

“Super Lua” na noite de sábado



A lua cheia vai estar mais perto do planeta Terra no próximo sábado, um fenómeno que não é observado há 18 anos.

Segundo o site CiênciaHoje, a lua irá iluminar o céu a uma distância de apenas 356 574 quilómetros, o que significa que estará 6530 quilómetros mais perto do que é habitual. Esta aproximação foi observada pela última vez há 18 anos atrás.

Classificado por alguns como “Super Lua”, este fenómeno acontece quando a lua está mais perto do que é normal, dentro da sua órbita, e quando ao mesmo tempo é lua cheia.

A lua estará mais próxima da Terra quando atingir o ‘Perigeu Lunar’, que significa o ponto máximo de um ciclo.

De acordo com o site CiênciaHoje, investigadores, sismólogos e vulcanologistas, negam que o fenómeno possa ter consequências no balanço interno da Terra e ainda, segundo o Centro de Investigação Geológica (CIG) dos Estados Unidos, não teve qualquer relação com o terramoto que devastou o Japão.

“No entanto, existe uma relação entre as fases da lua cheia e nova e as atividades sísmicas, já que a força da maré vai para além do normal, sob a influência do alinhamento da lua com o sol, e consequentemente aumentando a pressão sobre as placas tectónicas”, explica a mesma fonte.

17/03/2011

Acidente com vários veículos no Acesso a A22 em Tavira



Várias viaturas ligeiras de passageiros colidiram numa zona de obras na Estrada Nacional 270 a poucos quilómetros da Cidade de Tavira.

A Estrada Nacional 270 é o acesso viário entre a EN125 e a A22. Encontra-se em obras já algumas semanas o que tem congestionado o trânsito no local.

Este fim de tarde na zona das obras pelo menos 3 viaturas colidiram entre elas, ao que tudo indica sem provocar feridos, apenas avultados danos em alguns dos carros acidentados.

O local deste acidente foi palco em 2004 de um outro acidente com uma vítima mortal e dois feridos grave após colisão com uma carrinha de transporte de marisco de uma empresa local.

No local estiveram vários reboques, a GNR e ainda a concessionária do espaço.

FIRESHELTER52

Fusão Nuclear... Explicação!


Pessoal, gostaria de deixar o meu contributo nas questões referentes às situações problemáticas que podem ocorrer na produção de energia nuclear.

O vídeo que se segue, dobrado em espanhol, demonstra o funcionamento no interior de um reactor nuclear.

Explica também que fenómeno é a “Fusão” e porque os medos da sua ocorrência.

Pode-se perder alguns segundos a ver, é muito interessante.


FIRESHELTER52

Um morto em colisão de carro com autocarro na EN 125 em Lagos


Uma pessoa morreu ontem na sequência de uma colisão entre o carro em que seguia e um autocarro de passageiros que só tinha o motorista a bordo na EN 125, na zona de Odiáxere, em Lagos.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o acidente ocorreu às 16:30 no Sítio da Cruz e envolveu um autocarro da empresa algarvia Frota Azul e um veículo de ligeiros, cujo condutor teve que ser desencarcerado.

O acidente provocou ainda um corte no trânsito em ambos os sentidos que se prolongou até cerca das 18:00, disse ainda à Lusa fonte da GNR-BT de Albufeira.

No local estavam ainda às 18:30 elementos do Núcleo de Investigação Criminal do destacamento de trânsito da GNR de Faro para averiguar as prováveis causas do acidente.

FIRESHELTER52

16/03/2011

Nova série de «Morangos com Açúcar» vai ser gravada em Tavira


A nova série dos «Morangos com Açúcar de Verão», da TVI, vai ser gravada, em Tavira, anunciou a autarquia, que revela serem necessárias pessoas, entre os 5 e os 40 anos, com disponibilidade e vontade de participar nas gravações.

Neste sentido, decorrerá, nos dias 19 e 20 de março, entre as 10:00 horas e as 17:00, na Escola D. Paio Peres Correia, a seleção dos candidatos.

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão apresentar apenas o bilhete de identidade e o cartão de contribuinte. No caso de ser menor de idade, deverá o candidato fazer-se acompanhar, obrigatoriamente, pela autorização do encarregado de educação.

Mais informações através do número 213515890.

FIRESHELTER52

Coisas…. Inacreditáveis…



A vida está difícil… eu sei…

Mas na minha terra quando o INEM deixa algum material esquecido na casa das vítimas o bom senso leva a que as mesmas liguem para o irem buscar…
Já no Porto… Vende-se em Leilões…

Link:
http://porto.coisas.com/para_venda/saude_spa_e_beleza/medidor-do-inem/1916677/

“Vendo medidor de tensão arterial e pulsação, novo, com estojo com fecho, esquecido em minha casa pelo INEM”….

Coisas da Vida...

FIRESHELTER52

Contributos da Investigação Científica para a Segurança Contra Incêndios em Edifícios


As Universidades de Coimbra e de Aveiro irão dar a conhecer as principais actividades de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) por si desenvolvidas, e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil fará uma exposição sobre desenfumagem de edificações.

Este evento contará com a presença de especialistas de referência na SCIE, o Professor João Paulo Rodrigues da Universidade de Coimbra, o Professor Paulo Vila Real da Universidade Aveiro, e o Engenheiro João Carlos Viegas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Do Programa consta também a realização de um debate alargado ao público subordinado ao tema “O Regime jurídico de SCIE”. São convidados a participar nesta mesa redonda as Ordens dos Arquitectos e dos Engenheiros e a Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos.

Organizador:
Autoridade Nacional de Protecção Civil

Tipo de Evento:
Conferências/Congressos/Seminários

Datas/Horários:
18-03-2011 » 14:30 - 17:15

Local:
Auditório Segurex - Pavilhão 4

Destinatários:
Associados das Ordens dos Arquitectos e dos Engenheiros, da Associação Nac. dos Engenheiros Técnicos, Câmara Municipais, técnicos responsáveis por projectos e planos de SCIE, empresas do sector e os seus técnicos responsáveis, estudantes e investigadores universitários e entidades formadoras.

FIRESHELTER52

Portugal e Espanha têm planos de emergência em caso de acidente na central nuclear de Almaraz


O secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, garantiu hoje que Portugal e Espanha possuem sistemas de informação permanente e planos de emergência para um eventual acidente na central nuclear de Almaraz, perto da fronteira entre os dois países.

"Temos sistemas de informação permanente e planos de emergência e de salvaguarda preparados com os espanhóis", afirmou o governante, questionado pela agência Lusa sobre a proximidade da central espanhola de Almaraz, a pouco mais de 100 quilómetros da fronteira com Portugal.

A central nuclear situa-se na província de Cáceres (Espanha), junto ao Rio Tejo, fazendo fronteira com os distritos portugueses de Castelo Branco e Portalegre.

FIRESHELTER52

Baja Carmim traz melhores pilotos de todo-o-terreno a Tavira


Baja Carmim, integrada no Campeonato de Portugal Todo-o-Terreno, decorre de 18 a 20 de março no interior do concelho de Tavira.

Aguarda-se mais de uma centena de participantes, entre os quais os pilotos Carlos Sousa, Miguel Barbosa, Nicolas Misslin, o francês proprietário da JMB Stradale e o romeno Casuneanu Costel.

Os três primeiros correm no Mitsubishi Racing Lancer e o romeno no MPR 13.

Os BMW X3 de Campos e Moniz da Maia, assim como as Nissan de Grancha, Graça e Gameiro marcarão, igualmente, presença neste campeonato.

Nas motos, destaque para Mário Patrão numa Suzuki, António Maio em Yamaha, Ruben Faria numa KTM e Paulo Gonçalves numa Husqvarna.

Nos quads alinham “Bertinho”, João Lopes e Roberto Borrego.

No cada vez mais competitivo campeonato buggy, este ano com novas classes, é difícil apontar candidatos à vitória nesta primeira prova.

A estes nomes outros se poderão associar, uma vez que as inscrições fecham esta terça-feira, dia 15 de março.

Os participantes terão à sua disposição parques de assistência e reabastecimento localizados aos 107 e 337 km.

A Baja conta com o patrocínio da Carmim, das Câmaras Municipais de Tavira e Alcoutim, bem como com a colaboração da Xesequipa e das autarquias de Vila Real de Santo António e Castro Marim.

14/03/2011

Regimento de Infantaria nº1 de Tavira realiza exercícios militares na Serra de Monchique



O Regimento de Infantaria nº 1 (RI1) de Tavira vai realizar, entre dia 15 e 17 de março – de terça a quinta-feira da próxima semana –, um exercício de campo na zona de Casais, no concelho de Monchique.

No exercício, serão treinadas as tarefas associadas a Operações de Resposta a Crises, em particular no âmbito da Evacuação de Não-Combatentes, coincidindo a atividade com trabalhos de limpeza na área contígua ao estacionamento.

Apesar de a principal atividade dos militares ser o treino operacional, o Regimento de Infantaria nº 1 realça em nota de imprensa que também serão realizados trabalhos de desmatação, com a limpeza de setores e campos de tiro das armas individuais e coletivas, prevenindo assim a ocorrência de incêndios florestais durante o verão.

No dia 17 de março, a partir das 10h30, os militares da Companhia de Comando e Serviços do RI1 participam ainda no Exercício Municipal da Proteção Civil de Portimão «Intempéries11», onde serão treinados os procedimentos de ligação ao Posto de Comando da Proteção Civil Municipal e serão materializados apoios reais em transporte e socorro de pessoas.

No total estarão envolvidos nestas atividades 108 militares com oito viaturas pesadas e quatro viaturas ligeiras.

Bombeiros Municipais Respondem a Despiste na A22


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um acidente na A22 a alguns Quilómetros do Nó de Tavira, no sentido Tavira-Espanha.

Tratou-se de um despiste de uma viatura ligeira, com um ocupante de Nacionalidade Espanhola.

O veículo colidiu com o separador, embora não tenha causado ferimentos ao ocupante, que recusou o transporte ao Hospital.

Os Bombeiros Municipais responderam ao pedido, com um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento.

No local estiveram ainda a concessionária da Via do Infante e a Autoridade.

FIRESHELTER52

Aviso e Alerta de tsunamis na Costa Portuguesa


A cidade de Setúbal vai ter instalado a partir de dia 18 deste mês um equipamento de "aviso e alerta de tsunamis na costa portuguesa", conforme adiantou à agência Lusa o coordenador da Protecção Civil Municipal, José Luís Bucho.

"No dia 18 de março, uma equipa constituída por técnicos portugueses, franceses e italianos vai instalar um equipamento provisório de alerta de tsunamis, para que as pessoas que se encontrem na zona ribeirinha de Setúbal sejam avisadas a tempo de se afastarem", confirmou.

O equipamento de alerta estará ligado ao Instituto de Meteorologia e é constituído por várias torres a partir das quais são emitidos sinais sonoros de alerta à população em caso de perigo iminente de tsunami.

"Temos cerca de meia hora entre o início da onda e a chegada dessa mesma onda à costa de Setúbal".

"Após a instalação do equipamento de alerta será necessário realizar alguns exercícios, para que, em caso de uma catástrofe deste género, as pessoas saibam reagir da melhor forma que o fizeram os japoneses", concluiu.

José Luís Bucho salientou a importância das acções de prevenção, como esta sexta-feira ficou demonstrado pelo comportamento da população do Japão perante um sismo com uma magnitude de 8,9 graus seguido de um violento tsunami.

Segundo o coordenador da Protecção Civil Municipal, a Câmara de Setúbal tem vindo a trabalhar na prevenção deste tipo de fenómenos naturais a nível local, mas também no âmbito de um plano mais vasto que abrange toda a Área Metropolitana de Lisboa.

De acordo com simulações em computador feitas pela empresa portuguesa Hidromod, parceira de um projeto europeu de alerta de tsunamis, sabe-se que a zona ribeirinha de Setúbal poderia ser muito afectada por um eventual tsunami, com origem num sismo com epicentro no mesmo local onde se verificou o terramoto de 1755, que destruiu grande parte das zonas ribeirinhas de Setúbal e Lisboa.

:Backlink no título da postagem:

FIRESHELTER52

Como fugir ás Portagens... Eficaz...

13/03/2011

Somos da Geração "Bombeiros Profissionais à Rasca"...



Não é só aqui que os Bombeiros Profissionais se vão vendo à Rasca.
Também na casa ao lado, Espanha, os colegas estão a passar tempos conturbados.
A fotografia foi copiada de um manifesto.
Também tem a sua grassa.
FIRESHELTER52

12/03/2011

Bombeiros de Vila Real Stº António resgatam vítima numa ribeira


Um automobilista foi ontem resgatado, cerca das 16h30, pela Protecção Civil Municipal e Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, da sua viatura, que ficou atolada no ribeiro do Álamo, na divisória dos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O homem, com cerca de 50 anos, conduzia uma carrinha, que transitava na estrada nacional (EN) 125, junto a Vila Nova de Cacela.

A chuva intensa, que fez transbordar algumas ribeiras, condicionou o trânsito na EN125, entre as 16h00 e as 17h30, tendo, inclusivamente, obrigado ao corte total da via durante cerca de meia hora.

O condutor, para escapar ao corte da via, arriscou a passagem da ribeira num sítio com menor caudal. A viatura ficou atolada, tendo o homem sido retirado, são e salvo, através de um vidro da carrinha, pelos Bombeiros.

O mau tempo obrigou ainda ao encerramento da EN125/6, entre a Quinta do Sobral e a Rotunda da Vista Real, em Castro Marim, e causou inundações na Manta Rota, sem causar prejuízos materiais.

CM

FIRESHELTER52

11/03/2011

Sismo Japão registado na Rede Sísmica Nacional


UTC (às 14h46 hora local) ocorreu a 130 km E da principal ilha do Japão, Honshu, um sismo de magnitude 8.9 a 24 km de profundidade, registado em todas as estações da Rede Sísmica Nacional operada pelo IM.

Este sismo foi gerado num regime compressivo, em zona de subducção, situação em que a placa do Pacífico mergulha sob a placa Norte Americana.

Sendo o sismo superficial, com epicentro no mar e uma magnitude elevada, deu origem a um Tsunami cuja primeira vaga atingiu a costa do Japão (KATSUURA) pelas 06:35.

O sismo teve uma série de percursores, que tiveram início há dois dias com um sismo de magnitude 7.2 e pelo menos três sismos de magnitude superior a 6.

Este tipo de ambientes tectónicos, em regime compressivo, são os que têm maior capacidade de gerar os chamados grandes sismos.

O Instituto de Meteorologia continua a acompanhar este episódio sísmico, recolhendo informação sobre as naturais réplicas que têm vindo a ocorrer e sobre a evolução do Tsunami na região, para o qual se mantém o alerta

FIRESHELTER52

10/03/2011

Helicóptero do INEM activado para Doença Súbita em Cachopo


Uma situação de doença súbita que evoluiu para uma paragem cardio respiratória na freguesia de cachopo a 50 km de Tavira obrigou a rápida intervenção da equipa de Bombeiros Municipais em permanência na Aldeia e de um Helicóptero do INEM sediado em Loulé.

As manobras de reanimação foram infrutíferas, a vítima acabou por falecer ainda no local.

A chegada do Suporte Avançado de Vida pela via aérea a estas aldeias do interior Algarvio, permite um socorro mais rápido e eficaz complementando o trabalho das equipas de emergência no terreno.

A Aldeia de Cachopo está equipada com um heliporto que funciona como Centro de Meios Aéreos (CMA) no verão ao serviço do combate a incêndios florestais.

Pertencente ao Município de Tavira, o espaço foi alvo de concurso para melhoramentos e criação de uma base de apoio logistico da protecção Civil em caso de sinistro de larga envergadura na região.

No inverno o heliporto já foi várias vezes utilizado para o serviço de emergência médica.

FIRESHELTER52

Ilha de Tavira recebe na Páscoa 4 mil pessoas para evento desportivo


Cerca de quatro mil pessoas de vários países deverão participar num evento desportivo que vai decorrer entre 20 e 23 de abril na Ilha de Tavira, estimou hoje a organização em comunicado.

Os participantes na iniciativa “Sport Zone Island” terão durante quatro dias ao seu dispor cerca de 40 actividades desportivas e 52 “workshops”, demonstrações e torneios.

Este é o 11.º ano em que decorre o evento que se prevê que mobilize uma equipa de 300 pessoas, conclui a organização.

FIRESHELTER52

Elevada actividade sísmica no Sul e Sudoeste do Algarve


Durante o mês de Janeiro a actividade sísmica no território nacional e área adjacente foi caracterizada pela ocorrência de mais 200 sismos locais e regionais sem que, contudo, algum deles tenha sido sentido pela população.

Na região Continental e adjacente constatou-se que a maior parte da sismicidade ocorreu a Sul e Sudoeste do Algarve.

Relativamente ao arquipélago dos Açores há a referir o baixo nível de sismicidade registada, tal como no arquipélago da Madeira onde se verificou apenas a ocorrência de um microsismo.

Em termos de sismicidade mundial, há a assinalar a ocorrência de um sismo de magnitude 7.2 no Paquistão (18 de Janeiro), o qual, e apesar de não ter tido origem muito superficial, provocou alguns danos ligeiros e 2 vitimas mortais.

O Instituto de Meteorologia vai dar início de forma regular, à publicação de relatórios mensais, Relatório de Actividade Sísmica, sobre a sismicidade registada na Rede Sísmica Nacional operada pelo IM.

FIRESHELTER52

3 milhões de euros de prejuízos na serra de Tavira


Chuva abundante levou ponte e vias de acesso. Falta de vegetação, que ardeu há dois anos, agravou deslizamentos. Autarca reclama solução duradoura

A forte chuvada que se fez sentir no Algarve, nos dias de Carnaval, provocou o deslizamento de terras em larga escala, no concelho de Tavira, e duas povoações ficaram isoladas. Os prejuízos calculados pela autarquia ultrapassam os três milhões de euros.

O presidente da autarquia de Tavira, Jorge Botelho, defende uma "solução duradoura" para a estrada que liga Santa Catarina da Fonte de Bispo à Alcaria do Cume, com uma extensão de cerca de 20 quilómetros.

Segundo um estudo geotécnico, mandado executar pela câmara, a correcção da via na povoação de Alcaria Fria - a mais atingida pela chuvada - terá um custo superior a três milhões de euros.

"Trata-se de uma zona de risco, e temos de encontrar um alternativa duradoura", diz o autarca, alegando que o deslizamento das terras xistosas para a ribeira acontece "em todos invernos chuvosos".

No acesso à povoação de Alcorvel, onde vivem seis casais - quatro portugueses e dois estrangeiros - metade da ponte de betão que atravessa a ribeira, foi arrastada pela força das águas.

Ontem, as vias já se encontravam todas transitáveis, embora os pavimentos de alcatrão permaneçam danificados. Um facto a que "não será alheia a circulação dos veículos pesados" que há cerca de um ano usam estas estradas na serra, transportando os postes da Rede Eléctrica Nacional (REN) para construir a "auto-estrada" da energia que irá ligar Portugal e Espanha.

A serra de Tavira sofreu nestes dias as consequências dos incêndios de há dois anos, que deixaram o solo sem coberto vegetal. O prometido plano de reflorestação não foi aplicado e a chuva abundante acelerou o deslocamento das terras para as linhas de água.

O cenário, constituído por montanhas agrestes, é frequentemente usado como pistas e campos de experimentação de automóveis e ralis. A rede de telemóvel não chega a todo o lado, e o isolamento, em noite de temporal - como sucedeu nanteontem à noite potencia o perigo e risco de quem ali mora.

Para melhorar as acessibilidades, a Câmara de Tavira prevê ter concluído no final de Junho os últimos sete quilómetros de estrada alcatroada, que liga Santa Catarina da Fonte de Bispo a Alcaria do Cume - a via principal que une o coração da serra à sede do concelho.

FFIRESHELTER52

09/03/2011

Deslizamentos de Terra e Cheias em Tavira

As chuvas que se fizeram sentir nos últimos dias provocaram ontem alguns deslizamentos de terras e obstruções de vias de comunicação no Concelho de Tavira.

Algumas povoações ficaram isoladas pois as estradas sofreram danos por abatimentos do piso ou deslocamentos de encostas.

A Freguesia mais afectada foi a de Santa Catarina.

Por outro lado, a Ribeira da Assêca subiu para níveis elevados levando ao corte de algumas estradas paralelas ao Rio, impedindo o trânsito.

Os Bombeiros Municipais de Tavira e a Protecção Civil Municipal tiveram de intervir junto das populações para resolução de problemas relacionados com as situações descritas.

Ficam aqui os registos de imagens e informação.



SIC-NOTICIAS


FIRESHELTER52

Loulé recebe jornadas de busca e salvamento


Loulé recebe as I Jornadas Internacionais de Busca e Salvamento de Loulé, de 11 a 13 de março. Certame inclui uma demonstração do do Simulador de Risco Sísmico e Tsunamis no Algarve.

As Jornadas arrancam no dia 11 às 21h00, na Biblioteca Municipal de Loulé, com a sessão de abertura e uma palestra subordinada ao tema “Importância dos Cães de Busca e Salvamento em Catástrofes”.

Nesta sessão haverá uma demonstração do Simulador de Risco Sísmico e Tsunamis no Algarve, pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, contando também com a presença do Major Pinto, da Guarda Nacional Republicana, Sérgio Romera Sanz, Presidente da Unidad de Rescate y Salvamento Canino de Aragon, e António Del Puerto, Rosas da Equipo Cinológico de Resgate Canino Guardiã Civil de Aragón Espanha.

Na mesma noite será ainda assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Loulé / Serviço Municipal de Protecção Civil e a Equipa Canina de Resgate do Algarve.

No dia 12, os trabalhos decorrem das 8h00 às 24h00, na freguesia de Alte, na Rocha Amarela, aldeia que se encontra abandonada, e onde serão realizadas atividades em grandes áreas e escombros.

As Jornadas terminam no dia 13, às 11h00, com um simulacro na Pedreira BETADOT, nos Matos da Picota, seguido de sessão de encerramento e almoço.

Estas jornadas vão ser maioritariamente de trabalhos de buscas em grandes áreas com simulações de situações de pessoas desaparecidas.

A organização é da Câmara Municipal de Loulé, do Serviço Municipal de Protecção Civil e da Equipa Canina de Resgate do Algarve.

FIRESHELTER52

Acidente Rotunda do Alto do Cano Tavira

Registou-se um aparatoso acidente de viação na Rotunda do Alto do Cano em Tavira perto do Quartel dos Bombeiros Municipais por volta das 6:00 da manhã de hoje.

Tratou-se de uma colisão entre dois ligeiros, não houve feridos a registar.

A violência do embate foi sentida pelos moradores que referem o facto de parecer um estrondo tipo “trovão”.

As marcas do acidente ficaram bem registadas no local com a destruição de alguns sinais e o painel informativo dos eventos na Cidade.



FIRESHELTER52

06/03/2011

Relâmpago atinge habitação na Serra de Tavira

Uma Descarga Eléctrica Atmosférica “DEA”, atingiu um poste que ladeava uma habitação no sítio dos Palheirinhos na Serra de Tavira.

A energia foi transmitida à instalação eléctrica da habitação danificando-a como comprovam as imagens em baixo.

Os meus agradecimentos ao Sr. Jorge Pereira que facultou as imagens na sua página do Facebook autorizando a publicação no SAFEPLACE52







:Clicar nas imagens para aumentar:

FIRESHELTER52