31/01/2011

Tavira vai ter quartel do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR


A pequena aldeia de Cachopo, no interior do concelho de Tavira, vai ter um quartel do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e uma plataforma para helicóptero da Proteção Civil.

O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, disse à agência Lusa que se trata de "um centro coordenador de proteção e socorro", acrescentando que só irá vai haver dois no Algarve, um em Tavira e o outro em Monchique.

"Vai dar obviamente alguma proteção às zonas da serra, sendo nós aqui o pólo aglutinador de todo o sotavento do Algarve", considerou o autarca.

Jorge Botelho frisou que o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) já está atualmente na freguesia de Cachopo, "mas tem estado instalado em contentores".

Nesse sentido, o presidente da câmara adiantou que o quartel será construído no âmbito de uma candidatura conjunta dos 16 municípios da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e permitirá que "Tavira tenha uma plataforma da proteção civil com helicóptero e um quartel para pôr os GIPS em Cachopo com alguma estabilidade".

O esforço financeiro da autarquia para a construção do quartel será, segundo o autarca, de meio milhão de euros.

"O projeto já existe, a candidatura está feita (.) e esperamos que até ao fim do ano esteja aprovada", disse.

A previsão de Jorge Botelho é que "o projeto se desenrole durante o ano de 2012 e que o concurso seja lançado este ano".

:BAcklink no titulo da postagem:

FIRESHELTER52

Estrada de Santa Luzia Tavira

Bom, sem comentários, à conta desta obra de santa Engrácia...

O mais importante é que ninguém ficou ferido.

Como o carro acidentado era pequeno, os trabalhadores da obra, pegaram-no em peso retiraram-no do buraco e seguiu viagem...



Também já fui vítima destas obras, para fugir às covas na estrada de Santa Luzia, acelerei no Caminho de Fundo...

Agora tenho o Vitara internado nos cuidados intensivos com prognóstico reservado, segundo o Doutor bate-chapas...

Enfim... Os turistas irão ficar todos contentes quando chegarem no verão, com a nova e iluminada estrada...

...Já os utilizadores frequentes...

FIRESHELTER52

Nova Recruta CBM Tavira 2011


Inicia Amanhã dia 1 de Fevereiro, a nova recruta profissional do CBM Tavira.

6 Novos bombeiros estagiários, alguns deles vindo de várias partes do País, iniciam amanhã a sua nova etapa de vida profissional.

No dia 7 de Fevereiro seguem para a Escola Nacional de Bombeiros em Sintra, onde durante seis meses irão desenvolver a sua formação profissional em todas as áreas de Protecção e socorro.

Na ENB desenvolverão todas as disciplinas inerentes ao processo de adaptação e recruta de um bombeiro profissional, sendo que a formação inicial e específica será toda ela executada durante este tempo na Escola, passando os estagiários pelos diversos Pólos espalhados pelo País.

Após conclusão da recruta, os estagiários regressam ao CBM Tavira para fazerem a adaptação ao serviço diário.

De referir que nenhum destes elementos é ou foi bombeiro voluntário no CBM Tavira, e que pela primeira vez, o CBM Tavira no seu quadro de bombeiros terá um elemento do sexo feminino.

FIRESHELTER52

CBM Tavira Recruta Profissional de 2008 chega ao Final

Chega amanhã dia 1 de Fevereiro ao final, o processo de recruta, a que 4 elementos do CBM de Tavira efectuaram ao longo de 2 anos.

Todos eles vinham do corpo voluntário do CBM, já possuíam formação nos campos de socorrismo, salvamento e desencarceramento e combate a incêndios.

Fizeram adaptação no Corpo de Bombeiros durante alguns meses onde posteriormente desenvolveram a sua formação profissional na Escola do Regimento Sapadores de Bombeiros em Lisboa durante seis meses.

Seguidamente, regressaram ao CBM onde foram inseridos no serviço diário, ainda que, dois dos quais complementaram a sua formação profissional com o curso de Tripulantes de Ambulâncias de Socorro e Curso de Desfibrilhação automática Externa na delegação Regional do INEM em Faro.

Inseridos nas equipas ao serviço do CBM, assinam amanhã o termo de posse que lhes confere a entrada para os mapas de pessoal do Município de Tavira na carreira de Bombeiro Municipal.

FIRESHELTER52

Como o Mediterrâneo entra Atlântico Adentro...


Clima e Tempo no Algarve motiva conferência na Biblioteca de Tavira

Clima e Tempo no Algarve: Como o Mediterrâneo entra Atlântico Adentro” é o tema da conferência do investigador Afonso do Ó, marcada para dia 8 de fevereiro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.

Esta ação integra um ciclo de três conferências acerca da vincada matriz mediterrânica do Algarve: o clima e as suas implicações ecológicas e culturais, com destaque para a gestão da água.

A 16 de março (18h00), a Biblioteca acolhe uma conferência sobre “As relações ibéricas e a gestão partilhada da água no actual Al- Andaluz”, enquanto no dia 5 de maio (18h00) será a vez do tema “As secas, a água e a sua gestão no Algarve e no Guadiana”.

Afonso do Ó é doutorado em Geografia – Ambiente e Recursos Naturais e investigador na área da gestão transfronteiriça da água no Mediterrâneo.

Trabalha, atualmente, na Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Sevilha. Reside, desde 2004, na freguesia de Cabanas de Tavira

FIRESHELTER52

Lá do Fundo do Baú... ENB/TAS nº07 DEZ1998


Remexendo nos dvd’s, que são às paletes por aqui por cima da minha secretária, venho a encontrar um com fotografias do meu curso de Tripulante de Ambulância de Socorro, tirado na Escola Nacional de Bombeiros no ano de 1998.

Na reflexão que faço interiormente ao ver e relembrar cada fotografia, cada momento, sinto saudade, nostalgia, mas também alegria...

Os tempos eram de adaptação, não havia CODU no Algarve nem viaturas médicas, enfermeiros fugiam das ambulâncias e do pré-hospitalar como o diabo foge da cruz, e sim, sem dúvida, nós bombeiros socorristas, era-mos os meios mais diferenciados no terreno, e de nós muitas vezes dependeu a escolha da vida ou morte.

Muitas das coisas que aprendi em 98, ainda não eram adaptáveis à minha realidade profissional, como por exemplo passar dados, ou pedir ajuda diferênciada... Não havia CODU nem VMER´s... só apareceu no Algarve em 2001

Situações de PCR´s ou trauma mais grave, era via rádio Banda baixa Canal 4, pedir ao CCO-Faro que avisasse o Hospital da situação, pois no verão o HDF estava sempre à pinha.

O mais difícil, mas superado com sucesso, foi trazer o saber e o saber fazer, para a “aldeia”...

Fazer com que outros através da nossa ideia e prática adaptassem o sistema de socorro, ás realidades e necessidades do dia a dia.

Superar os desafios que apareciam diariamente, no quartel com os TAEM mais velhos, nos Centros de Saúde, nas formações internas... No terreno, onde não havia médicos nem drogas, por de trás de nós, ou entre as nossas vítimas e a morte...

E foi assim, crescendo, aprendendo, e adaptando o saber, e principalmente... O querer saber sempre mais.

Mas digo uma coisa... Consegui!

Hoje a realidade é outra...

...Por isso... Adaptei-me novamente!







Abraços a todos os meus formadores e colegas do TAS/7 1998 da ENB em Sintra

FIRESHELTER52

29/01/2011

Protótipo ARICA de baixo perfil


Mais uma novidade sobre Equipamento de Protecção Individual, desta feita na segurança, autonomia e perfil de um modelo de ARICA em estudo de mercado.

Várias empresas estão trabalhando no protótipo referido, e as primeiras unidades são esperadas para serem expostas na Conferência de instrutores de bombeiros (FDIC),em Março deste ano, de acordo com Stan Sanders, o inventor do ARICA de baixo perfil.

Stan Sanders disse que está confiante em que este produto irá ser certificado e ficar disponível para os bombeiros a nível internacional em menos dois anos.

Sanders é o fundador e Presidente da Vulcore Industrial LLC.A sua empresa está sediada em Fort Wayne, Indiana EUA, onde ele e outros têm trabalhado com bombeiros para definir o ARICA de baixo perfil.

Este Equipamento é referênciado devido ao facto de, com a mesma autonomia de trabalho pesar menos 30% de um ARICA em material compósito, sendo ainda que se encontra adaptado a uma mochila perfeitamente maleável e adaptável ao utilizador, ao invés de uma estrutura fixa e rija como um apoio dorsal.

Espera-se para ver qual o resultado desta invenção, prevendo-se desde já que seja efectivamente uma mais-valia como equipamento de protecção individual para bombeiros.

:Clicar nas fotos para aumentar:



FIRESHELTER52

28/01/2011

Associação de Bombeiros Profissionais concorda com sapadores à escala metropolitana

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) saudou hoje a sugestão da Junta Metropolitana do Porto para se acabar com os sapadores municipais e criar um batalhão à escala metropolitana.

A ANBP "considera importante a discussão na Área Metropolitana do Porto, e também de Lisboa, no que respeita a criação de bombeiros profissionais sapadores metropolitanos", afirma um comunicado da estrutura dirigida por Fernando Curto.

A criação de batalhões metropolitanos profissionais seria, segundo a ANBP, uma decisão "vantajosa no que respeita aos meios humanos e materiais, bem como quanto à uniformização das viaturas.

FIRESHELTER52

Desempregados vão ocupar-se da prevenção contra fogos florestais


No âmbito da reunião no Governo Cívil de Faro, foram discutidos propostas e projectos a integrar no programa de defesa da floresta contra incêndios para 2011, entre os quais os Contratos Emprego-Inserção e Emprego Inserção+, resultantes de um protocolo entre o Ministério da Administração Interna, Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social.

As candidaturas a este projecto estarão disponíveis no site do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) já a partir de Fevereiro, permitindo integrar, a nível nacional, um total de mil desempregados que usufruem do subsídio de desemprego ou do subsídio social de desemprego, bem como beneficiários do rendimento social de inserção.

A prevenção dos incêndios florestais e a minimização dos seus efeitos, nomeadamente através da concretização de acções de silvicultura preventiva, bem como de manutenção e beneficiação de infra-estruturas e equipamentos, no âmbito da defesa da floresta e da vigilância, constitui um dos objectivos principais do protocolo.

Será desenvolvido na região Algarvia, no âmbito desta iniciativa, um plano de acção pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Autoridade Florestal Nacional (AFN), em articulação com o IEFP, podendo candidatar-se como promotoras dos referidos contratos as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, de que são exemplo as Câmaras Municipais ou as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.

Para a Governadora Civil do Distrito de Faro, o referido protocolo constitui uma mais-valia que o Algarve não pode dispensar e manifestou a sua confiança no empenho das entidades da região, no sentido de aderirem à iniciativa através de candidaturas que permitam abranger todo o território florestal.

Por determinação do protocolo foi já constituída a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos projectos a desenvolver no Algarve, com coordenação directa da Governadora Civil.

Noticia completa em:http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=112394

FIRESHELTER52

27/01/2011

Recrutamento de formadores para o Núcleo de Formação da ANBP-Algarve

Caro associado,
Serve o presente comunicado para o informar do recrutamento de formadores para o Núcleo de Formação da ANBP-Algarve.

Pré-requisitos:

- Certificado de Aptidão Pedagógica (CAP);
- 12º Ano (preferencialmente);
- Experiência de formação (preferencialmente);
- Experiência relevante na área de protecção e socorro;
- Capacidade de expressão oral diante de vários públicos;
- Apresentação cuidada.


Caso cumpra os pré-requisitos e pretenda candidatar-se, por favor, envie o curriculum vitae com fotografia (modelo europass) para o e-mail:

anbpalgarve.formacao@gmail.com com a referência REC_FOR_11, até ao dia 14 de Fevereiro do corrente ano.

Com os melhores cumprimentos

O Coordenador do Núcleo de Formação do Algarve
Pedro Neves

in: http://anbpalgarve.blogspot.com/2011/01/comunicado-nucleo-de-formacao-anbp.html

FIRESHELTER52

Comunidade escolar recebe formação nos Bombeiros Municipais de Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira receberam nos dias 26 e 27 de Janeiro no seu quartel duas turmas da Escola EB. Dom Manuel I de Tavira.

Após a recepção das turmas foi desenvolvida uma acção de informação e sensibilização com a duração de duas horas no âmbito da prevenção e socorro no contexto de incidentes domésticos e espaços escolares.

Foram abordados temas como:

- Conhecimento, prevenção e protecção passiva das redes de gás e electricidade.

- Conhecimento, prevenção e protecção de acidentes em cozinhas e materiais produtores de calor no ambiente domestico e escolar.

- Regras gerais de segurança na prevenção de acidentes domésticos relacionados aos incêndios.

- Procedimentos a adoptar em caso de incêndio no contexto doméstico e escolar.

- Procedimentos de combate a um foco de incêndio na sua fase de eclosão.

- Chamada de emergência usando o sistema 112.

- Conhecimento do projecto nacional 112.pt.

- Meios técnicos de socorro disponíveis no Corpo de Bombeiros de Tavira.


Após esta sessão os alunos visitaram os espaços comuns do Corpo de Bombeiros, onde interagiram com o material de protecção individual usado pelos bombeiros para as diversas áreas de actuação, visitaram as instalações, acederam à sala de telecomunicações e gestão operacional, visitaram o parque de viaturas e meios de apoio, interagindo fisicamente com os veículos de salvamento e desencarceramento e o veículo de combate a incêndios urbanos.

Este é o segundo ano consecutivo que esta área específica do ensino interage com os bombeiros Municipais, vincando os aspectos relacionados com uma “cultura de prevenção de incidentes”.

Assume-se ainda a capacidade para Acções de Informação e Sensibilização nas áreas de: prevenção de incêndios urbanos e florestais, 112-Sistema Integrado de Emergência Médica, Suporte Básico de Vida, conhecimento e utilização dos diversos agentes extintores de combate a incêndios.

Para tal, os interessados devem contactar o Comando do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, através do número: 281322122

Fireshelter52

Investigação da PJ a Incêndio em antigo matadouro de loulé


Em noite de chuva, o antigo matadouro do Algarve, em Loulé, pegou fogo.

O incêndio foi combatido anteontem pelos bombeiros Municipais de Loulé, Faro e Olhão. A GNR tomou conta da ocorrência, mas as fortes suspeitas de fogo posto levaram ontem investigadores da PJ de Faro ao local.

O espaço, em Vale da Venda, foi encerrado em 2007 por falta de condições de higiene pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Hoje, é um espaço vizinho da futura megaloja comercial sueca IKEA, que tem previsão de abertura durante 2015.

Pouco passava das 22h00 quando foi dado o alerta de incêndio. Estava uma noite chuvosa, e o espaço não tem activa qualquer ligação eléctrica, o que coloca de parte um curto-circuito. "É claro que é estranho isto acontecer durante a noite, porque um fogo não acontece por acaso".

Os 5,5 hectares de terreno, junto ao Parque das Cidades, poderão vir a ser convertidos com o novo Plano de Urbanização, que "está em execução", explicou Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé. "Essa zona integra o plano que abrange os terrenos do IKEA, porque é uma área sem aproveitamento e abandonada".

:Backlink no titlo da postgem:

FIRESHELTER52

Bombeiro de Mérito 2010: Candidaturas até fim de Fevereiro


As candidaturas ao Prémio Bombeiro de Mérito 2010 deverão ser dirigidas à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) até 28 de Fevereiro próximo. Até final de Março, a Comissão de Nomeação reúne para propor os candidatos. Durante o mês de Abril, o Júri do Prémio escolhe os galardoados entre os propostos pela Comissão.

Além do Prémio Bombeiro de Mérito 2010 serão também atribuídas menções honrosas em cinco categorias: câmara municipal, dirigente associativo, elemento do quadro de comando, personalidade empresarial ou empresa e personalidade da sociedade portuguesa.

FIRESHELTER52

25/01/2011

CBM Loulé... Comandante Faísca passa à Reforma

José Faísca Domingues da Fonseca, comandante dos Bombeiros Municipais de Loulé e da Federação dos Bombeiros do Algarve, vai passar à reforma no final do mês de Janeiro.

Irá ser substituído interinamente pelo actual 2ª comandante, até que, após concurso interno camarário, seja nomeado o seu substituto.

José Faísca tem-se distinguido pelo trabalho em prol da segurança no concelho de Loulé, comandando cerca de uma centena de bombeiros, entre voluntários e Municipais, apoiados por cerca de trinta veículos.
Em 2004 realizou um dos seus sonhos: a construção de um novo e moderno quartel, que actualmente, alberga um heliporto, no qual estão sediados o helicóptero da Protecção Civil e o helicóptero do INEM.

FonteCM 23.01.11

FIRESHELTER52

Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique apresenta demissão

A direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique apresentou a demissão dez meses depois de ter sido eleita.

A falta de solidariedade entre as entidades oficiais e a Associação é a razão apresentada em comunicado pelo presidente demissionário José Manuel Nobre Furtado.

No documento enviado às redações, a direção dos Bombeiros Voluntários de Monchique diz-se «obrigada» a apresentar o pedido de demissão, por não considerar «possível continuar a realizar uma administração correta e eficiente» e afirma ser «inviável gerir uma Associação contra a corrente no aspeto financeiro, uma vez que as entidades superiores e representantes da Proteção Civil se afastaram completamente da realidade existente».

A direção dos bombeiros queixa-se ainda de falta de colaboração por parte da Câmara Municipal de Monchique e de um «silêncio quase absoluto em relação aos apelos verbais e relatórios escritos» enviados à autarquia.

Segundo a direção demissionária, «os Bombeiros de Monchique não têm outras fontes de rendimento que não sejam os organismos oficiais e, só com a sua colaboração, se poderá manter em pleno uma assistência efetiva aos cidadãos deste concelho».

O comunicado acrescenta que «se as entidades oficiais responsáveis não conseguem ter uma abertura efetiva ao trabalho exercido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique, esta só terá um caminho a seguir, que é voltar quase exclusivamente ao voluntariado, pois os encargos com o pessoal efetivo são incomportáveis para as capacidades desta ou de outra direção».

A atual direção tomou posse em março do ano passado, depois de a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique ter passado quase um ano em gestão corrente.

FIRESHELTER52

A estupidez humana... Até ao ponto que chegamos!


Este vídeo que vos apresento aqui, é o relato do Absurdo, da imoralidade, da ignorância que absorveu o cérebro da nossa juventude...

È com estes pensamentos futuristas e gestos irreflectidos que as famílias destroçam os seus corações e vidas, vendo partir entes queridos por MERDAS sem sentido...

O filme demonstra uma escalda ao Castelo de Sines por um Brasileiro acompanhado por mais dois amigos Portugueses...

A certa altura alguém perde forças e pede ajuda, os amigos mandam-no para o ....

... e ele... Vai...

Sem mais reflexões!



FIRESHELTER52

24/01/2011

Tavira 2 Incêndios Urbanos em circuitos de produção de calor


Deflagraram esta tarde dois incêndios urbanos na Cidade de Tavira iniciados em sistemas de produção de calor.

Uma salamandra e uma chaminé foram os motivos pelos quais os Bombeiros Municipais de Tavira formam activados por duas vezes.

No inverno o uso negligente do fogo associado ao estado de adaptação dos equipamentos de escape dos gases da combustão converge em problemas acrescidos para os seus utilizadores.

As chaminés com detritos e obstruções algumas provocadas por animais, não permitem a saída do fumo e do calor, que por consequência aquece esses objectos inflamando-os pouco tempo depois.

As intoxicações aos utilizadores do fogo como agente de aquecimento interior, também são mote para activações de meios de socorro de emergência médica pré-hospitalar um pouco por todo o pais.

Ainda presente nas noticias diárias as mortes por intoxicação e incêndios urbanos nesta altura do ano, motivadas pelo uso de lareiras e braseiros.

Recomenda-se redobrada atenção no uso destes meios de aquecimento.

FIRESHELTER52

Câmara de Aljezur inicia trabalhos de limpeza das matas para prevenir fogos


A Câmara Municipal de Aljezur iniciou os trabalhos de limpeza das suas matas, numa iniciativa que engloba 1015 hectares e custa perto de 330 mil euros, de forma a diminuir a probabilidade de ocorrência de fogos florestais.

A limpeza decorre ao longo de todo o concelho, em faixas com 120 metros de largura.

Para a intervenção, foram apresentadas quatro candidaturas, da Câmara Municipal de Aljezur e Juntas de Freguesia da Bordeira, de Aljezur e de Odeceixe, ao Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER 2.3.1.) que comparticipou com 80% do valor.

Esta iniciativa refere-se à manutenção da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível, que começou a ser criada no concelho de Aljezur em 2007 e 2008, e implica a limpeza das matas dos três concelhos que integram a Associação Intermunicipal Terras do Infante, composta pelos municípios de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur, num total de 1850,5 hectares.

FIRESHELTER52

23/01/2011

Curso de “Pára-Médico”... online...



1 - Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

2 - Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

3 - Apertou a barriga e fez 'ahhnnn', dá BUSCOPAN;

4 - Caiu e passou mal, dá MELHORAL;

5 - Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

6 - Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

7 - Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

8 - Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

9 - Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

10 - Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

E mais: Arritmia dá AMIODARONA.

Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

E se nada dá certo e não tem NEUROSE... ...DIGA QUE:

É SÓ MAIS UMA... VIROSE...Volte outro dia...!!!

Parabens... Já é PÁRA-MÉDICO...

Manda ai 2000euros para eu te enviar o diploma....

FIRESHELER52

22/01/2011

Frio polar vai manter-se nos próximos nove dias


A massa de ar frio que se instalou nos últimos dias em território continental vai permanecer no mínimo por mais nove dias, com especial incidência nas regiões Norte e Centro do país, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia.

À excepção do Algarve e das regiões autónomas dos Açores e Madeira, onde as temperaturas mínimas rondam os 10ºC, todo o restante território nacional mantém as mínimas abaixo dos 5ºC.

Estes valores irão manter-se ao longo de toda a semana e pelo menos até segunda-feira, dia 31, indica a previsão a dez dias disponível no site do IM. Em 11 distritos — Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu —, os termómetros vão mesmo atingir valores abaixo dos zero graus.

( A imagem que acompanha a postagem... é só pra relembrar... que no algarve... daqui a 2 meses... já é verão...)

FIRESHELTER52

2010 foi o ano com menos mortes da última década em passagens de nível


O ano de 2010 foi o que registou o menor número de mortes e acidentes em passagens de nível na última década, marcada pela redução gradual da sinistralidade, mas com uma tendência variável no registo de vítimas mortais.

De acordo com dados fornecidos pela REFER, morreram em 2010 onze pessoas nas passagens de nível das linhas férreas portuguesas, menos seis que as 17 de 2009.

O ano de 2010 foi também o que registou menos acidentes, contabilizando 38, menos 11 que no ano anterior, e confirmando a tendência de diminuição da sinistralidade desde 1999, que não é, no entanto acompanhada pela estatística de vítimas mortais, em que os números de ano para ano são mais variáveis.

FIRESHELTER52

Sondagem SAFEPLACE52 “O Esmiuçar do Sufrágio”...


No dia 14 de Janeiro foi publicado uma postagem no SAFEPLACE52 tendo por base uma fotografia e uma enquete de votação.

Na imagem podia-se ver um incêndio num motor de uma carrinha, na enquete de votação a questão de qual o melhor agente extintor a utilizar tendo por base a espuma, a água, o Pó Químico e o CO2.

51% dos votantes (23), escolhia como agente extintor a espuma.

28% dos votantes (13), escolhia o pó Químico.

24% dos votantes (11), escolhia o Co2.

Nenhum votante escolheu o agente extintor água.

Participaram 47 votantes.


Em relação à questão do melhor agente extintor, a escolha de tal carece de uma recolha de informação precisa que não se pode basear unicamente numa fotografia que não sabemos à partida em que contexto foi tirada, deixando à vontade de cada qual fazer o seu juízo de valor e escolha mediante aquilo que vê e qual a realidade de trabalho onde está inserido,e ainda à disponibilidade imediata do agente extintor escolhido...

Por eleição o agente primordial para esta situação, vincando ser um incêndio em fase inicial, contido num espaço físico reduzido e já por si limitado por escassez do comburente seria o CO2.

O co2 reduziria substancialmente o teor de comburente naquele espaço “asfixiando” o incêndio, ainda que sendo favorecido por algum poder de arrefecimento o que ajudaria a debelar a combustão.

Se bem, que a utilização de agentes de pó químico A-B-C- (polivalente) tendo por base o fosfato de amónio, ou um extintor tendo por base espuma não está de modo algum errado.

Se por ventura, pensou na actuação através de um veículo de bombeiros, o uso de água atomizada com adição de espumifero sob pressão era sem dúvida uma escolha adequadíssima para a situação.

Se pensou como um transeunte na via publica que se deparava perante esta situação e quis ajudar, sem dúvida que em maior numero, e mais disponibilidade se encontram os extintores de pó químico.

Como é uma situação de reverte a várias sentenças devido ao ajuizamento do valor da questão, deixe o seu comentário, de forma profissional e educada para que todos possamos compreender o seu ponto de vista a fim de tirar o máximo partido do saber.

Um forte abraço a todos os colaboradores e visitantes...

FIRESHELTER52

21/01/2011

Bombeiros de Tavira respondem a acidente com encarcerado

Os Bombeiros Municipais de Tavira foram activados ao inicio da noite desta Sexta-feira para responder ao socorro de um acidente na estrada do Butoque para Estiramantens na Freguesia de Santo Estêvão em Tavira.

Um veículo ligeiro todo o terreno despistou-se, ferindo com gravidade o seu único ocupante que acabou por ficar encarcerado.

A viatura ficou tombada lateralmente encostada a uma árvore tendo os bombeiros necessariamente recorrido a manobras de salvamento e desencarceramento.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância INEM SBV e um Veiculo de Salvamento e desencarceramento, apoiados por uma ambulância INEM SIV sediada em Tavira.

A vítima foi assistida no local e posteriormente transportada ao Hospital de Faro.





FIRESHELTER52

TAVIRA...Dia de Luto Municipal


Perante a tragédia que se abateu sobre o povo e as instituições brasileiras e considerando o peso da comunidade brasileira, o Município de Tavira determinou um dia de luto municipal no dia 21 de Janeiro e aprovou uma moção de pesar por unanimidade na Câmara Municipal.

Chocada com as imagens de destruição, impotente perante a natureza e solidária com a perda de centenas de vidas no Brasil, Tavira associa-se ao apelo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e manifesta o sentimento de comunhão com o povo irmão e reforça a necessidade da prevenção dos riscos ambientais.

Embora fisicamente distante, o Município de Tavira expressa a proximidade de sentimentos e a presença solidária e activa, representada no luto municipal que se irá respeitar em todo o País, concretizado através do hastear da bandeira municipal a meia haste nesta Sexta-feira.

FIRESHELTER52

20/01/2011

Temperaturas baixam a partir de hoje


O frio vai acentuar-se a partir de hoje em Portugal continental, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia (IM), que apontam para uma diminuição gradual da temperatura, especialmente dos valores mínimos.

O arrefecimento deve-se, segundo os técnicos da Meteorologia, a uma massa de ar frio com trajeto continental.

Para os próximos dias, prevê-se uma diminuição na temperatura mínima de cerca de sete graus Celsius, em média, nas regiões do interior Norte e Centro, e de quatro graus, em média, no litoral Oeste e região Sul.

O IM realça que, a partir de sexta-feira, prevê condições para a formação de geada, em particular nas regiões do interior, e para o aumento na intensidade do vento, que pode ser forte nas terras altas.

Para hoje, esperam-se temperaturas máximas de 16º em Lisboa, 17º no Porto, em Faro e Évora e 10º em Bragança.

A previsão para sexta-feira indica temperaturas de um grau negativo (-1º) a 6º em Bragança, 1º a 7º em Vila Real, 4º a 12º no Porto, em Coimbra e em Évora, 7º a 12º em Lisboa e 10º a 15º em Faro.

No sábado, as previsões apontam para -4º a 3º em Bragança, 1º a 9º em Viana do Castelo, 4º a 8º no Porto, -3º a 3º em Vila Real, 2º a 9º em Coimbra, -1º a 6º em Portalegre, 6º a 10º em Lisboa, 3º a 8º em Évora e 10º a 12º em Faro.

FIRESHELTER52

Helicóptero procura homem que caiu ao mar junto ao farol de Alfanzina


Um helicóptero está a procurar o sexagenário que caiu esta quarta-feira ao mar, de uma arriba com cerca de 30 metros de altura, na zona do Farol de Alfanzina, no concelho de Lagoa, onde estava a pescar sozinho.

O alerta foi dado à Autoridade Marítima pelas 17h40, tendo sido de imediato iniciadas buscas por terra e pelo mar.

Nas buscas, enquanto houve luz, participou a embarcação salva-vidas da Estação de Ferragudo do Instituto de Socorros a Náufragos.

Segundo uma testemunha citada pelo comandante da Autoridade Marítima Cruz Martins, o homem «escorregou e caiu para dentro de água», tendo o corpo sido visto a «afundar-se».

FIRESHELTER52

19/01/2011

Unidade de Formação de Bombeiros

Enquanto na região Algarvia os bombeiros profissionais e voluntários se encontram limitados na aquisição da formação profissional para o desempenho das suas missões, e progressão na carreira por falta de unidades físicas que disponham as condições necessárias para que se proceda ao processo formativo, toma-se conhecimento que em outras partes do mundo o serviço inerente aos aspectos da protecção e socorro são levados com seriedade e empenhamento pelos seus líderes e governantes.

Saragoça tem quase tudo pronto para começar o projecto mais ambicioso dos últimos anos relacionados com o serviço de Bombeiros:

A criação de uma escola de formação dos profissionais que se tornaria uma referência internacional.

Sua importância reside no fato de que abriria um dos campos de exercício mais modernos da Europa para a educação na prevenção e combate a incêndios, mas também na resolução de situações de emergência, a partir de um acidente de avião ou o resgates após um terramoto,situações de resolução de incidentes em túneis ferroviários e também em composto de matérias perigosas.
A vertente de salvamento no meio aquático também não é aqui descorada.

Está tudo pronto para adjudicação da obra, especialmente a concepção e localização no lote 88 do polígono Empresarium de La Cartuja, mas falta o mais importante: resolver o financiamento e o Governo decide dar um impulso definitivo.

Fazer este centro custaria 14.430.000 € e tem um prazo de execução de 24 meses.
Mas até agora só foram destinados 267,152.42 euros Com base nos trabalhos iniciados em Novembro passado, consistindo de urbanização parcial desta área de 19.101 metros quadrados, a esgrima, a criação da rede de abastecimento de água e eliminação e as bases de futuros testes planta industrial.

Fica aqui a maquete do projecto:



FIRESHELTER52

Centro de Recursos Protecção Civil de Cachopo


No âmbito do Programa Operacional Regional do Algarve (PO Algarve 21), instrumento de política que assume prioridades de investimento na região para o período de 2007-2013, inserido no QREN (Quadro de Referência Nacional), o Município de Tavira já viu aprovados diversos investimentos, inseridos em vários eixos e medidas, entre os quais na área da protecção e Socorro a candidatura “Centro de Recursos Protecção Civil de Cachopo”, com um investimento elegível de 500mil euros e uma comparticipação do FEDER de 300 mil euros.

Ainda incluída neste eixo surgiu a candidatura “Reequipamento Estratégico da Protecção Civil do Algarve”: investimento elegível €218.888,00 e comparticipação FEDER €131.933,00.

FIRESHELTER52

18/01/2011

Criador da Escala de Coma de Glasgow profere palestra na Universidade do Algarve


Sir Graham Teasdale, professor, neurocirurgião e um dos criadores da Glasgow Coma Scale (GCS), vai estar na Universidade do Algarve, na próxima sexta-feira, dia 21, para falar sobre a GCS e sobre a Qualidade e Segurança nos Cuidados da Saúde - a Estratégia de Escócia.

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e incluirá duas sessões, que decorrerão às 11h00 e às 14h00, no Anfiteatro Verde (edifício 8), no Campus de Gambelas.

Sir Graham Teasdale é professor Honorário da Universidade de Glasgow na secção de Medicina Psicológica.

Previamente exerceu funções como professor de Neurocirurgia, director do Departamento de Neurocirurgia e vice-reitor para a Investigação Médica na mesma Universidade.

Em conjunto com Brian Jennett, inventou a Glasgow Coma Scale (GCS), utilizada mundialmente nos hospitais, na avaliação objetiva do estado de consciência dos pacientes.

Foi presidente do Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow entre 2003 e 2006.

Recentemente, Sir Graham terminou um mandato como diretor do NHS - Quality Improvement Scotland, um organismo que zela pela qualidade e segurança dos pacientes no Serviço Nacional de Saúde da Escócia.

Foi condecorado como Cavaleiro (Sir) da Rainha de Inglaterra, em 2006, pelos seus serviços à Neurocirurgia.

Esta palestra é dirigida aos estudantes do Curso de Medicina da UAlg e a toda a Comunidade Académica e Médica.

FIRESHELTER52

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE IMPEDIU A MILITARIZAÇÃO DOS BOMBEIROS EM PORTUGAL


Marechal Óscar Carmona

Em plena recta final da campanha eleitoral para as Eleições Presidenciais 2011, recordamos o Presidente da República que, segundo é-nos dado concluir, por via da análise a vários factos, manteve maior relação com os bombeiros portugueses: o marechal Óscar Carmona (1869-1951).

Na verdade, são muitas as referências noticiosas, e não só, que documentam a presença daquele antigo Chefe de Estado em eventos promovidos por associações e corpos de bombeiros, de Norte a Sul do país.

Todavia, uma das situações mais marcantes envolvendo o marechal reporta-se a 1930, num momento de alguma desorganização dos bombeiros voluntários, motivada pela falta de uma associação que, a nível nacional, congregasse, representasse e desse novo impulso às instituições então existentes.

Pensava-se, na altura, que a militarização dos bombeiros em geral fosse o melhor caminho a seguir.

Deveu-se, contudo, a Óscar Carmona, um dos mais prestigiados militares portugueses, o afastamento de tal ideia.

Quando da sua morte, em 1951, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), cuja fundação a 18 de Agosto de 1930 veio, progressivamente, colocar um fim na citada desorganização, recordou:

"Os Bombeiros de Portugal, e nomeadamente os Voluntários, nunca poderão esquecer-se de que foi ele quem se impôs para que não fosse por diante a ideia de os militarizar, quando, por altura do Congresso do Estoril, se pensou nessa modalidade que lhes retiraria todas as características ideológicas."

Antes, porém, o jornal O Fogo, relatando os acontecimentos daquela reunião magna, onde cerca de 650 bombeiros e 18 veículos desfilaram perante o ainda general, dá conta:

"Sua Ex.ª o sr. Presidente da República, ao ver o garboso desfilar das forças representativas do esforço da iniciativa particular, teve palavras de justiça e apreço, declarando que dentro da sua esfera e acção poderiam contar com o seu apoio. Orgulha-nos as apreciações de Sua Ex.ª´porque sendo ditadas sem nenhuma das formas protocolares elas foram do coração e como tal nós os bombeiros Portugueses as devemos receber."

"Dotes de carácter e virtudes cívicas"

Foi, portanto, o Presidente da República, um autêntico "aliado" da LBP, reconhecendo nos bombeiros portugueses uma "demonstração de força, altruísmo e patriotismo", conforme sublinhado aos seus dirigentes na II Grande Parada dos Bombeiros Portugueses, realizada em Lisboa, a 16 de Junho de 1935, por iniciativa do Diário de Notícias.

Em meados dos anos 30, ao venerar o mais alto magistrado da nação - aspecto de que não há memória, pelo menos de modo tão vincado, no que tem a ver com o presidente do Conselho, Oliveira Salazar, que manteve sempre uma postura distante dos bombeiros e das suas estruturas - a co-denominada Confederação de Associações e Corporações de Bombeiros dedicou-lhe a primeira página de um dos números do seu boletim, figurando, para além da fotografia oficial, o seguinte texto:

"A Liga dos Bombeiros Portugueses rende as suas homenagens mais calorosas ao prestigioso Chefe de Estado, cujos dotes de carácter e virtudes cívicas são garantia de que as aspirações dos Bombeiros Portugueses encontrarão em Sua Excelência o merecido carinho e segura protecção."

A história regista que o mais duradouro dos presidentes da República Portuguesa (esteve no poder durante cerca de 25 anos), "afirmou-se, sobretudo, pela sua habilidade política, facilidade de relacionamento, prestígio da família e competência técnica".

Refira-se que à data do seu contributo em prol dos bombeiros portugueses ainda não havia sido institucionalizado o regime do Estado Novo e aprovada a nova Constituição de 1933. Depois disto, destaca a história, "a intervenção activa de Carmona nos assuntos políticos passou a ser escassa e praticamente nula, principalmente devido à concentração das pastas-chave em Salazar, que controlava todo o Governo".

Como iconografia, publicamos seis curiosas imagens, propriedade da Direcção Geral de Arquivos, a primeira das quais datada de 13 de Abril de 1937, referente, segundo o respectivo título, a uma "manifestação ao Chefe do Estado, promovida pelos Bombeiros Voluntários de Cascais". Seguem-se cerimónias no Batalhão de Sapadores Bombeiros de Lisboa, a 28 de Maio de 1937; e nos Bombeiros Voluntários da Parede, ao tempo também conhecidos por Associação de Beneficência "Amadeu Duarte", em 10 de Outubro de 1937.

in: Fogo e História

FIRESHELTER52

17/01/2011

Arrastão 'Jorge Miguel' encalhou na barra Faro-Olhão


O arrastão 'Jorge Miguel' com 17 metros de comprimento encalhou hoje de madrugada na barra marítima Faro-Olhão quando a tripulação ia para a faina, segundo a Autoridade Marítima.

Após recebido o alerta a Capitania do Porto de Olhão ativou o plano de salvamento, deslocando para o local o salva-vidas da estação de Santa Maria – Olhão e uma lancha da Polícia Marítima de Faro, verificando-se que apesar da embarcação ter um rombo no porão do pescado não se verificou qualquer vestígio de poluição.

Segundo o capitão do Porto de Olhão, Ricardo Arrabaça, devido a causas ainda desconhecidas, a embarcação encalhou no molhe Leste e ficou preso no paredão, o que provocou um rombo no casco.

O incidente, que aconteceu cerca das 00h00, não causou feridos e não está a afetar a saída e entrada de embarcações na barra.

Segundo a mesma fonte, o arrastão terá que ser removido pois a reparação do casco não pode ser feita naquele local.

O armador, em conjunto com as autoridades e a seguradora, irá agora tentar delinear um plano de salvamento para a embarcação, sediada em Olhão, e que muito dificilmente será retirada hoje.

A tripulação era composta por três pessoas, o mínimo necessário para a navegação de uma embarcação daquela envergadura.

FIRESELTER52

15/01/2011

Marinha resgata a 17 milhas da Ponta de Sagres veleiro à deriva

A Marinha Portuguesa encontrou, na sexta-feira, a 17 milhas a Sudoeste da Ponta de Sagres, um veleiro de bandeira francesa que se encontrava à deriva desde 13 de Julho, após ter sido abandonado em águas inglesas.

O alerta foi ontem enviado, pelas 13h50, ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa).

Após o contacto, o MRCC Lisboa desencadeou de imediato os procedimentos de busca e salvamento, tendo enviado para o local a lancha N.R.P. Dragão, que confirmou a existência de um veleiro à deriva.

«Após a operação de devolver à embarcação a sua posição natural, para a necessária identificação, verificou-se que se tratava de um veleiro de bandeira francesa. Na sequência dos contactos estabelecidos com o Centro de Busca e Salvamento de Gris-Nez, em França, confirmou-se que o registo pertence a uma embarcação que tinha sido abandonada no dia 13 de Julho de 2010, com o mastro partido, depois de os tripulantes terem feito um pedido socorro e sido resgatados em águas inglesas», avança a Marinha em comunicado.

Dado que o veleiro se encontrava nos Esquemas de Separação de Tráfego de São Vicente, constituindo perigo para a navegação, o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa emitiu avisos à Navegação, no sentido de alertar todos os navios que efectuavam trânsito na área.

Foi deslocada para a área a corveta N.R.P. António Enes, que está a proceder ao reboque do veleiro para local seguro.



FIRESHELTER52

EN125 Albufeira despiste faz três mortos e dois feridos graves


Um despiste de um automóvel ligeiro na Estrada Nacional (EN) 125, em Vale Verde, Albufeira, provocou este sábado três mortos e dois feridos graves, informa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

O acidente ocorreu por volta das 06h37, quando “o veículo foi embater num semirreboque que estava estacionado do outro lado da estrada, provocando a morte a três pessoas e ferimentos graves em duas”.

As vítimas eram todas jovens e ocupantes do automóvel que se despistou.

No local, a prestar socorro ao acidente, estiveram os Bombeiros de Albufeira, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a GNR e a concecionária da via, a Rotas do Algarve.

FIRESHELTER52

14/01/2011

... Enquete de Votação...

Sabes a resposta?
Então na barra lateral está a enquete à espera da tua cruzinha...



È anónimo... Não tenhas medo de errar.

Um Abraço

FIRESHELTER52

Bombeiros...Presépios Internacionais...


Fazendo jus ao trabalho desenvolvido pelos bombeiros municipais de Tavira na sequência da construção de mais de 7 presépios natalícios, começa-se a verificar a sua presença em afamadas páginas temáticas que dinamizam e divulgam internacionalmente este tipo de cultura.

Os nossos irmãos Espanhóis denominam os presépios por “BELÉNS”...

Correm-se países e regiões em excursões e visitas familiares para se poder deslumbrar estas magníficas obras, que cada vez mais e de ano para ano são apreciadas e ficam vinculadas às realidades e vivências natalícias.

A página que vos apresento é temática à época do natal, retrata quase todo o tipo de cultura implícita que se vive nessa quadra.

Tem um subtema de “BELÉN”, com um espólio fotográfico bastante enriquecedor.

Deixo referência ao presépio dos Bombeiros de Tavira e Faro e ainda ao da associação Cultural da Fuzeta.



:PARA ACEDER À PÁGINA CLICAR NO TÍTULO DESTA POSTAGEM:

Um forte abraço a todos

FIRESHELTER52

13/01/2011

Faro: Explosão em escola fere professora

Uma pequena explosão numa bateria, que recebe energia dos painéis solares da Escola E B 2,3 Santo António do Alto, provocou esta quinta-feira ferimentos ligeiros numa professora, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro.

O incidente ocorreu cerca das 17h00, numa arrecadação da escola, quando a professora, de 33 anos, estava a verificar o nível de água da bateria, informou à agência Lusa Valdemar Santos, da direcção do estabelecimento de ensino.

Segundo o professor terá sido um foco de ignição, que não soube especificar, conjugado com a acumulação de gases no local o motivo da explosão da bateria, semelhante à de um automóvel.

De acordo com fonte da Força Operacional Conjunta (FOCON), a pequena explosão pode ser sido espoletada por um isqueiro.

A professora deu entrada no Hospital Central de Faro para observação, mas às18h20 já tinha recebido alta.

A escola manteve-se a funcionar normalmente, acrescentou Valdemar Santos.
No local estiveram os Bombeiros de Faro, a PSP e o INEM.

:Baclink no titulo da postagem:

FIRESHELTER52

Site 112.pt

O site 112.pt já se encontra novamente em actividade online.

De alguns dias a esta parte as ocorrências activas e outros links encontravam-se em baixo.

Neste caso, as ocorrências activas em algumas situações vêm com georreferenciação tão apurada que informam inclusive o Distrito, a localidade, a ocorrência a localização com nome de rua e número de porta.



Clique no título desta postagem será encaminhado

FIRESHELTER52

Corpo três dias debaixo do carro em Olhão


O jovem que desde a madrugada de domingo estava desaparecido foi ontem encontrado morto debaixo da viatura que conduzia.

Foi vítima de um despiste, na via rápida de acesso de Olhão à Via do Infante (A22). Nuno Dores, 33 anos, trabalhador da construção civil, terá morrido em consequência do acidente.

O automóvel, um Peugeot 106, cor verde, atravessou a faixa de rodagem sem efectuar qualquer travagem galgou o separador de um viaduto, onde ficaram marcas dos pneus, e percorreu cerca de 50 metros por entre o arvoredo, ficando imobilizado, de lado, praticamente tapado pelo mato.

"Um ciclista que, por volta das 17h00, passou no local, ao olhar por acaso para baixo, pareceu ver uma viatura, foi verificar e descobriu o corpo, sem vida, debaixo do carro",Nuno Filipe, amigo da vítima.

Ficou desfeito o mistério que pairava desde domingo, altura em que Nuno Dores foi visto pela última vez.

"Nessa noite esteve com um irmão até cerca das 04h00, foi levá-lo a casa, em Olhão, meteu-se no carro e dirigiu-se para o sítio de Estiramantens [Tavira], onde morava com a mulher e duas filhas gémeas de dez anos. Habitualmente utilizava aquela estrada", explicou ainda o amigo.

Tudo indica que o sono poderá ter sido a causa do acidente, que está a ser investigado pela GNR.

:Backlink no titulo da postagem:

FIRESHELTER52

Acidente faz um morto na zona de Olhão


:Noticia completa na postagem seguinte:

O despiste de um veículo ligeiro causou ontem um morto, em Olhão, adiantou ao CM fonte do Comando Nacional da GNR.

O acidente aconteceu ao início da tarde, na Estrada Nacional 398, ao quilómetro 5,6. O excesso de velocidade poderá estar na origem do despiste.

CM
FIRESHELTER52

12/01/2011

Sem cheiro a fumo, e unhas de gel...

Passará o futuro da formação empresarial no contexto de combate a incêndios por este patamar?

Bullex digital safety

Este é o simulador de extintor de incêndio da Bullex.

Totalmente digital, O extintor emite raios laser e seu painel apresenta um fogo virtual que, como na realidade, ao apontar o feixe de laser para a base, ele se extinguirá.

Há a possibilidade também de se usar extintor com carga de água.

Ecologicamente correcto não polui, não emite fumo, não suja, salvaguarda os perigos ao seu inexperiente utilizador.

Uma solução à vista para a formação em segurança, baseada no contexto da simulação, para quem não quer ficar com cheiro a fumo,quem tiver medo do fogo ou não quiser estragar o penteado...



FIRESHELTER52

11/01/2011

INEM divulga resultados da candidatura ao concurso para Tripulantes de Ambulância


250 Pessoas concorreram para as 17 vagas de tripulantes de ambulância do INEM na região Algarvia.

O Instituto libertou agora a informação da situação das candidaturas dos concorrentes.

A primeira fase para todos os admitidos, avaliação de conhecimentos, será executada no dia 29 de Janeiro ainda em local a definir.

Todos os candidatos que foram excluídos têm o prazo de 10 dias para pedir explicações concretas sobre as suas situações.

Pode aceder online à lista de resultados clicando sobre o título desta postagem.

FIRESHELTER52

Rally de Portugal... CDOS de Faro confirma regularizado o pagamento aos bombeiros no distrito


O Comandante Distrital de Operações de Socorro de Faro reconheceu hoje que o Automóvel Clube de Portugal tem pago "tardiamente" os serviços prestado pelos bombeiros no Rali de Portugal, mas sublinhou que os relativos à última edição "já foram regularizados".

"Pelo que sei, essa situação já está regularizada. O Automóvel Clube de Portugal (ACP) pagou ontem (segunda feira) a todos os bombeiros do Algarve", afirmou Vaz Pinto, acrescentando que a situação dos colegas do Alentejo também deve estar resolvida.

O Comandante informou que recebeu na segunda feira um e-mail do ACP a dar conta da realização da transferência com as verbas que ainda se encontravam em dívida pelo trabalho prestado pelos bombeiros do Algarve no Rali de Portugal de 2010, prova que pontuou para o campeonato do mundo (WRC).

Questionado sobre se estava excluída a possibilidade de os bombeiros algarvios não prestarem serviço na próxima edição da prova, Vaz Pinto respondeu que essa hipótese não foi equacionada.

"Garantidamente nunca esteve em causa a comparência na próxima edição. Isso foi apenas falado por uma corporação", acrescentou.

No domingo, um elemento dos voluntários de Castro Verde disse à Lusa que os bombeiros poderiam "não ir ao Rali de Portugal" de 2011 se não recebessem os pagamentos pelo serviço prestado na última edição.

Segundo Filipe Susana, a situação afetava entre 20 a 30 bombeiros no distrito de Beja, estando na mesma posição os colegas do Algarve.

Em causa estavam entre 120 a 130 euros por cada bombeiro, correspondentes ao pagamento de 10 euros por hora, que devia ter sido efetuado ao fim de sete dias úteis pelo ACP, segundo a mesma fonte, frisando que também a GNR estaria na mesma situação e só o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) teria sido pago.

FIRESHELTER52

Hospital de Faro... Via Verde Coronária


É um trabalho de equipa que faz com que o Algarve seja uma região de referência no tratamento de enfarte agudo do miocárdio. A Via Verde Coronária ultrapassa a burocracia dos Serviços de Urgência e atua com maior rapidez para salvar vidas.

O Hospital de Faro tem a funcionar a única Unidade de Cuidados Intensivos Coronários do Algarve, que recebe diretamente os doentes identificados com enfarte agudo do miocárdio, via INEM 112.

“Quando a pessoa sente uma dor no peito, uma dor no braço, uma pessoa que desmaia, com muita falta de ar e que se prolonga por mais de 15 ou 20 minutos, aquilo que tem de fazer é ligar o 112, porque nós temos um sistema no Algarve, com o INEM, bem implementado, que vai ao local onde o doente está, consegue fazer o eletrocardiograma rapidamente e identifica logo se tem um enfarte ou não”, explica Jorge Mimoso, médico cardiologista, responsável pela Unidade de Cuidados Intensivos Coronários (UCIC) do Hospital de Faro.

“O identificar se tem um enfarte, ou não, é extremamente importante, porque permite ativar a Via Verde, que é: está o enfarte identificado e é transportado rapidamente pelo INEM aqui para a nossa unidade e para a sala de Hemodinâmica”, acrescenta o clínico.

Rapidez é vital no tratamento de situações de enfarte

“Quanto mais cedo tratarmos o enfarte do miocárdio, melhor e mais cedo conseguimos abrir as artérias relacionadas com o enfarte e conseguimos melhorar o prognóstico do doente. Sabemos que é uma patologia com alta taxa de mortalidade, em que se for tratada precocemente permite reduzir a mortalidade e conseguimos melhorar o prognóstico, reduzindo as sequelas que o próprio enfarte possa provocar”, salienta Jorge Mimoso.

“Nós implementámos essa via nos últimos 10 anos e progressivamente conseguimos que cada vez mais doentes com enfarte tivessem entrado no nosso serviço sem passar pela urgência, reduzindo os tais tempos, que são importantes e que melhoram a sobrevida, e tendo uma particularidade que é: o Algarve é considerado atualmente a nível nacional exemplar, visto que em nenhuma zona do país isso foi conseguido”, diz orgulhoso.

Mimoso sublinha, todavia, que o sucesso dos números da região está intimamente ligado ao trabalho de equipa, que é desenvolvido tanto a nível interno, no Hospital de Faro, como com o INEM, os Centros de Saúde e a própria Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, que coloca em marcha campanhas de sensibilização para a importância de estabelecer um contacto telefónico imediato com a linha 112 perante os sintomas de enfarte.

“É uma Via Verde que funciona sem qualquer tempo de espera para os doentes. O tempo de espera para cirurgia cardíaca é apenas o tempo de preparar os doentes, organizar o transporte e transportar os doentes em segurança e esta cooperação tem funcionado de uma forma extraordinária. Não há tempos de espera para a cirurgia cardíaca, é espantoso”.

O Algarve dispõe ainda de Vias Verdes AVC, no Hospital de Faro e no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.

FIRESHELTER52

10/01/2011

Novo sistema ‘vigia’ costa portuguesa

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, sublinhou esta, em Odemira, a importância do novo Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa Portuguesa, num investimento de 25,5 milhões de euros.

“É um sistema nuclear na actividade do MAI e representa um salto qualitativo na segurança contra todo o tipo de crimes ilícitos que possam utilizar o mar como veículo”, referiu Rui Pereira destacando a “prevenção contra os fenómenos terroristas”.

O governante falava durante a cerimónia de lançamento da 1ª fase do SIVCC que decorreu no Cabo Sardão, seis meses após o previsto.

“Trata-se de um processo que deve ser percorrido com passos seguros e sólidos”, frisou Rui Pereira para justificar os atrasos em relação à calendarização inicial.

O novo sistema que está a funcionar com dois postos de observação móvel e fixo, no Cabo Sardão, Odemira, permite a identificação antecipada de uma ameaça seja ela terrorista, ilícita ou ambiental.

Os postos estão equipados com tecnologia avançada e câmaras digitais portáteis de observação nocturna, em “vigilância permanente entre a linha de costa e as 24 milhas náuticas”.

De acordo com o tenente-coronel, Carlos Alberto Costa Pinto, chefe do Centro de Comando e Controlo Operacional da UCC da GNR “nos últimos meses foi dada formação a 24 militares que estão preparados para operar este sistema”, estando previsto, até à sua implementação, a realização de quatro cursos num total de 200 militares.

Numa primeira fase, estarão em funcionamento dois postos de observação fixos, em modo local, no Cabo Sardão e na praia do Ancão, três postos de observação móveis e 20 câmaras digitais portáteis de observação nocturna.

A implementação do SIVCC teve início em Novembro de 2009 estando prevista a sua operacionalidade em todo o território até Agosto de 2011.

CM

FIRESHELTER52

Corpo de homem que apareceu a boiar no Rio Gilão em Tavira já foi autopsiado


As autoridades informaram na comunicação social, que o homem que apareceu a boiar no Rio Gilão em Tavira não sofreu qualquer tipo de homicídio ou violação.

O homem foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral – AVC, e a sua proximidade do Rio a quando deste evento, produziu a queda do homem associando o quadro de afogamento.

FIRESHELTER52

Tavira já tem Associação de Amigos de Animais


3AT é a sigla da Associação Amigos dos Animais de Tavira, fundada no passado sábado, dia 8 de Janeiro, por um grupo de sete pessoas de Tavira.

A Associação tem como principais objetivos proteger e promover o bem-estar dos animais abandonados, apostar na esterilização de animais de rua, para além de organizar vários eventos de sensibilização para a causa animal, entre a sociedade tavirense.

Cristina Rodrigues, Maria Correia, Sylvia Machado, Ana Margarida Néné, Maria Stone, Maria Clara Nascimento e Blandina Nascimento são as fundadoras da nova coletividade que tem como principal objetivo a criação de um abrigo de acolhimento de animais abandonados, a ser construído com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

FIRESHELTER52

Quatro pessoas intoxicadas devido a esquentador


Quatro pessoas sofreram intoxicação por monóxido de carbono, domingo à noite, em Casais de Areia, no concelho do Cartaxo, disse fonte da protecção civil.

Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, a intoxicação teve origem num esquentador.

Os quatro habitantes da habitação, classificados como feridos ligeiros, foram transportados para o hospital de Santarém com sinais de intoxicação.

No local estiveram duas ambulâncias dos bombeiros do Cartaxo, tendo o alerta sido dado cerca das 23.15 horas de domingo.

FIRESHELTER52

09/01/2011

20 novas equipas de sapadores florestais


O Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas vai investir, em 2011, através do Fundo Florestal Permanente, 1,1 milhões de euros na constituição de 20 novas equipas de Sapadores Florestais.

De acordo com as metas previstas no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o reforço no dispositivo de prevenção de incêndios constitui um objectivo primordial do MADRP, tendo em conta a importância estratégica do desempenho das equipas de sapadores florestais na protecção da floresta portuguesa, nomeadamente na prevenção e apoio ao combate aos incêndios florestais.

As novas equipas localizam-se em territórios classificados de muito elevado e elevado risco de incêndio florestal, em 15 distritos: Braga, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Viseu, Aveiro, Portalegre, Vila Real e Guarda.

As equipas de sapadores florestais são constituídas por 5 trabalhadores especializados no exercício de actividades de silvicultura preventiva, nomeadamente sensibilização, roça de matos e limpeza de povoamentos, realização de fogos controlados, manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas quebra-fogo e outras estruturas e na vigilância e apoio ao combate e subsequentes acções de rescaldo. No final de 2010 estavam em funcionamento 294 equipas de sapadores florestais.

FIRESHELTER52

Bombeiros e agentes da Proteção Civil entre profissionais que podem votar antecipadamente


O voto antecipado foi alargado em dezembro aos profissionais impedidos de votar nas presidenciais a 23 de janeiro, aplicando-se, entre outros, a bombeiros e agentes da Protecção Civil, que podem votar entre 13 e 18 de janeiro.

Na lei orgânica de 15 de dezembro de 2010 prevê-se também voto antecipado na câmara municipal para militares, agentes de forças e serviços de segurança interna, trabalhadores dos setores marítimo, aeronáutico, ferroviário e rodoviário de longo curso "presumivelmente deslocados no dia das eleições".

Responsáveis de seleções nacionais desportivas que não estejam em Portugal a 23 de janeiro, assim como quem nesse dia esteja a representar empresas ou organizações de trabalhadores e outras razões profissionais justificam igualmente um voto numa autarquia

"Conhece-te a ti mesmo... Torna-te consciente de tua ignorância "

“A Sexualidade no Idoso” é tema de formação em Tavira


“A Sexualidade no Idoso” é o tema de uma ação de formação marcada para 11 de janeiro, na Associação Âncora, em Santa Luzia (Tavira).

A formação será orientada por Bruno Rocha, enfermeiro, e é dirigida a profissionais das áreas de saúde, terapêutica e social que intervêm com idosos; dirigentes e diretores técnicos de entidades que trabalham com idosos.

A ação irá decorrer entre as 16h00 e as 20h00 e as inscrições têm o valor de 8 euros para sócios da Âncora e 12 euros para não sócios.

Para mais informações ou inscrições, os interessados devem contactar a Associação Âncora através do telefone 281381978, telemóvel 917626608 ou email dooutrolado.projecto@gmail.com.

A formação está integrada no projeto “Do outro lado: a saúde mental dos mais velhos”.

FIRESHELTER52