31/01/2019

30 Dias de Atividade Sísmica

Deixo aqui um mapa com 30 dias de registo de atividade sísmica registada no Instituto Geográfico Nacional, Espanha.


clique na imagem para aumentar

O mapa representa sismos de várias magnitudes com legenda lateral que pode ser consultada no Link que deixei ai mais a baixo.

Em Fevereiro farei nova Actualização

http://www.ign.es/web/resources/sismologia/tproximos/prox.html#

FIRESHELTER52

Madrugada Difícil para Tavira

Os marcadores e informadores meteorológicos fazem previsão para uma madrugada dificil para a zona Sotavento incluindo Tavira.





Vento com rajadas de mais de 65 km/h, muita chuva com valores acumulados elevados, será uma noite invernal bastante acesa.

Mais que saber o que vai acontecer é tentar perceber se estamos em segurança e preparados para o que ai vem.

Caleiras e algerozes limpos e permeareis, estruturas fixas como andaimes, antenas, toldos e suportes tudo muito bem preso.

FIRESHELTER52

Sismo de 3,5 na Serra Algarvia

Hoje às 12:24 a 11 km´s de profundidade na Serra Algarvia na zona de Silves o Instituto Geográfico Nacional regista um sismo de 3,5 Richter.



Não há informação de estragos ou que tenha sido sentido e comunicado às autoridades.

Fica aqui o registo do evento

FIRESHELTER52


Aberto Concurso para Operador de Central no Gabinete de Bombeiros e Proteção Civil de Tavira

Foi publicado hoje em Diário da Republica o procedimento concursal para abertura de vagas para operadores da central telefónica do Gabinete de Bombeiros e Proteção Civil de Tavira.


Com funções de natureza executiva, de carácter manual ou mecânico, enquadradas em diretivas definidas, na área de atuação do Gabinete de Bombeiros e Proteção Civil, executando tarefas de apoio indispensáveis, ao funcionamento dos serviços, podendo comportar esforço físico, nomeadamente, operar com a central telefónica, transmitir informações verbais ou telefónicas e registo das saídas.

O número de vagas é de 2 e são para os "quadros" da Câmara de Tavira ou seja na carreira e categoria de assistente operacional (operadores de central telefónica).

Saiba mais no Aviso do Diário da Republica que deixo o link em baixo:


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais tiveram Ação Prática de Defesa Pessoal

Os Bombeiros Municipais de Tavira tiveram na passada sexta feira uma manhã dedica à aprendizagem de algumas técnicas de defesa pessoal.


Instrutores de Ninjutsu de Tavira ao abrigo de uma cooperação e troca de experiências entre o grupo de Ninjutsu e o grupo de formação dos Bombeiros Municipais deslocaram-se ao quartel onde transmitiram informações válidas e práticas referentes à pratica de defesa pessoal aos operacionais dos Bombeiros Municipais.

Os Bombeiros e as equipas de emergência regem-se por passos padronizados no que contempla a sua atuação sendo que a garanta de condições de segurança são sempre as primeiras observações a desenvolver e colocar em prática, mas por vezes o desenrolar da operação expões os operacionais a ambientes de hostilidade inesperada sendo que estas técnicas aprendidas servem para os operacionais garantirem a sua própria segurança.

Na página do facebook da corporação há um agradecimento ao formador / Instrutor da arte marcial Hélder Nunes (Nunes Shihan) pela colaboração prestada.

FIRESHELTER52

30/01/2019

MUNICÍPIO E BOMBEIROS DE ALCOUTIM RENOVAM PROTOCOLOS

A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou recentemente, em reunião do executivo, a renovação de dois protocolos de colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim. 


Nos termos desses protocolos, o município compromete-se «a transferir para a instituição uma verba global no valor de 180 mil euros».

Este encargo financeiro com aquela associação «resulta da necessidade de salvaguarda dos interesses da população garantindo a continuidade na prestação de cuidados sociais e de socorro no concelho de Alcoutim», explica o executivo.

Para Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da Câmara Municipal da Alcoutim, os protocolos agora aprovados «constituem uma forma relevante de apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntário, estreitando relações de cooperação, ao mesmo tempo que desempenham um papel crucial na procura de garantir a qualidade e variedade dos serviços prestados pela instituição e a necessidade de salvaguarda dos interesses da população».

Um dos acordos de cooperação «garante a manutenção de diversos serviços prestados pelos bombeiros», nomeadamente no combate a incêndios, na proteção civil, no socorrismo e transporte de doentes, bem como no socorro a náufragos e apoio a outras atividades fluviais.

A Associação assegura também, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), e no período da Fase Charlie, «o pré-posicionamento de uma equipa de combate a incêndios florestais em Vaqueiros».

https://barlavento.pt/regional/municipio-e-bombeiros-de-alcoutim-renovam-protocolos-de-colaboracao

FIRESHELTER52

29/01/2019

Aberto Candidaturas ao Curso de Nadador Salvador Tavira


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Tavira Abrem Vagas para o Quadro

Foi hoje publicado no Diário da República o aviso de abertura de concurso externo de ingresso na carreira de Bombeiro Municipal, para preenchimento de 10 postos de trabalho de bombeiros recrutas previstos no mapa de pessoal da Câmara Municipal de Tavira.


Encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar da publicação do presente aviso no Diário da República, concurso externo de ingresso na carreira de Bombeiro Municipal (carreira não revista) para preenchimento de 10 postos de trabalho de Bombeiros Recrutas previstos no mapa de pessoal desta Câmara Municipal, com recurso à constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado

AVSIO DR: https://dre.pt/application/conteudo/118748559?fbclid=IwAR13npWCbyevqCsJ_nW2yGBkXIfGAKqM8qslzB79_l-CBDP9nK8VcyI2jqI

FIRESHELTER52

28/01/2019

Boate KISS 6 anos passados 242 vidas depois

Os horrores que a cidade de Santa Maria dificilmente esquecerá começaram quando, um pouco antes das 3h00 de 27 de janeiro de 2013, Marcelo de Jesus dos Santos, o vocalista da banda ‘Gurizada Fandangueira’, muito popular na região, acendeu uma espécie de tocha ou sinalizador, como costumava fazer no meio das apresentações, e ergueu o braço.



A chama da tocha ateou imediatamente fogo a um revestimento de espuma que tinha sido colocado recentemente no tecto, depois de reclamações de vizinhos por causa do som durante a noite.

No calor da festa, a multidão, muito superior à capacidade da boate, que era de 691 pessoas, não se apercebeu imediatamente do perigo e os que viram o fumo, contaram sobreviventes na altura, pensaram tratar-se de efeitos especiais.

Em questão de dois ou três minutos, uma densa camada de fumo altamente tóxico emanado da espuma do tecto tomou conta de toda a boate e o pânico generalizou-se.

As 1.000 pessoas começaram a atropelar-se, tentando chegar à saída, mas o caminho estava cheio de obstáculos colocados pelos donos da boate, Elisandro Spohr e Mauro Hoffmann, para forçar os clientes a fazerem fila e evitar que saíssem sem pagar no meio de algum tumulto.

Para piorar, os seguranças, ao verem a correria, fecharam a única porta da casa nocturna, pois nos primeiros momentos não se aperceberam da gravidade da situação e quiseram impedir que as pessoas saíssem antes de pagarem as contas, como relataram à polícia vários funcionários.

Sem conseguirem fugir por ali, muitos jovens correram para um corredor onde havia a única luz de presença acesa, imaginando que era a saída de emergência, mas o caminho levava às casas de banho, onde dezenas de corpos foram encontrados mais tarde.

A dispersão da densa fumaça, que matou a maior parte das vítimas por intoxicação, foi dificultada ainda pelo facto de os donos da boate, exatamente devido às reclamações da vizinhança, terem mandado fechar e vedar todas as janelas e até a saída de emergência.



FIRESHELTER52

O Nevão na Serra de Tavira foi há 13 anos....

Recordando um dos mais importantes eventos meteorológicos de sempre na serra de Tavira, lembrei-me de publicar o nevão de 29 para 30 de Janeiro de 2006.


Eram 7:30 da manhã, quando os Bombeiros Municipais sediados na Aldeia de Cachopo, informaram a Central em Tavira que a estrada e o campo estavam tapados de neve na sequência de um nevão que tinha caído durante a madrugada na zona mais alta da serra.

Lembro-me de contar os minutos até às 8 horas, hora que saia de serviço para me poder deslocar até lá com outro colega de turno e ver o que não se via à mais de 40 anos no Conselho de Tavira... NEVE!

No inicio do caminho, já na zona da Picota se podia vislumbrar numa manhã linda de sol, os cumes dos serros mais altos da serra bem tapados de branco.

Quando chegamos perto do cume, deslocamos-nos a um lugarejo, “Água dos Fusos”, onde vi uma das paisagens mais lindas de sempre, as habitações com os telhados cobertos de neve, e toda a zona agrícola imaculadamente branquinha...

Seguiu-se uma visita ao ponto mais alto da serra, Alcaria do Cume, onde a cor que mais imperava era o branco, lá ajuda-mos a construir um boneco gigantesco.

Seguimos ainda mais para norte em direcção a cachopo, de lá fomos até à localidade de Feiteira, onde o campo de igual forma estava coberto com neve.

Perto da hora de almoço viemos para baixo novamente e a neve, essa, já tinha desaparecido, o que se mantinham eram pequenos amontoados de gelo junto às bermas da estrada, mas pessoas e carros eram às centenas, para não dizer milhares...

Foi a conjugação de uma linda manhã de “primavera” com uma paisagem única de inverno, que seguindo os almanaques meteorológicos se repetirá daqui a quase 40 anos novamente...










Fotos Bety Silveira - Santa Catarina Tavira

FIRESHELTER52

27/01/2019

Equipas de Emergência Respondem a Barco que se Afundou em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira e a tripulação da Embarcação Salva-Vidas da Estação de Salva-Vidas do Porto de Tavira responderam durante a noite de ontem a uma emergência fluvial em Tavira.


Uma embarcação de recreio com mais de 10 metros foi vista a ir ao fundo junto ao canal de navegação das 4 Aguas para Santa Luzia.

Despoletados os meios de salvamento não havia tripulação no interior da embarcação sendo que a mesma acabou por naufragar sem nada se poder fazer.

Durante a manhã de hoje eram visíveis na Ria a movimentação da embarcação da Policia Marítima em estudos para promover a melhor forma de resolver o problema.

Estiveram envolvidos nesta operação os Bombeiros Municipais de Tavira com recursos a um meio operacional e o pessoal da estação de Salva-vidas de Tavira apoiados por uma embarcação de socorro do ISN.

FIRESHELTER52

Acidente na EN125 Olhão Fez uma Vitima Mortal

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um ciclomotor causou a morte a um homem, com cerca de 50 anos, na estrada nacional 125, na Aldeia de Marim, em Olhão. 


A vítima seguia de moto quando chocou com o carro e foi projetada para dentro do veículo, não resistindo à gravidade dos ferimentos.

Estiverem no local os bombeiros locais, o INEM e a GNR
Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/acidentes-com-motos-fazem-dois-mortos-no-algarve?fbclid=IwAR3eim2v0xP_QF-5QBlZHFC5gQ8AUea_KMt0NdLgIvwVexUzYxwWE27sYzs

FIRESHELTER52

25/01/2019

INEM acredita ARS/Algarve como entidade formadora

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) acreditou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve como entidade formadora no âmbito da formação em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE).



Com a conclusão deste processo de acreditação, levado a cabo pelo Gabinete de Certificação e Acreditação do Departamento de Formação em Emergência Médica do INEM, a ARS/Algarve torna-se na segunda ARS do país a poder dar formação certificada em SBV e SBV-DAE, de acordo com as normas e preceitos do INEM.

“Esta certificação garante que os profissionais de saúde que trabalham nos cuidados de saúde primários da região têm acesso a formação relevante na sua área de atuação”, refere o INEM, em comunicado.

A Organização Mundial de Saúde estima que em Portugal 10 mil pessoas sejam vítimas de morte súbita todos os anos. A aplicação de manobras de SBV e DAE entre três a cinco minutos após o colapso da vítima resulta em taxas de sobrevivência de 50 a 70%.

/regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

24/01/2019

Bombeiros Tavira Respondem a 2 Acidentes na EN125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde do dia de hoje a dois acidentes de viação na Estrada Nacional 125 na área de atuação própria de Tavira.


O primeiro acidente ocorrido depois das 16 horas na zona do Almargem foi um aparatoso despiste de um ligeiro de passageiro, de onde resultou duas vitimas que forma assistidas no local do acidente e transportadas ao Hospital.

Equipas dos Bombeiros Municipais de Tavira, Cruz Vermelha de Tavira e Policia de Segurança Publica responderam de forma imediata e garantiram o socorro naquele local.

Quase em simultâneo uma colisão entre um ciclomotor e um ligeiro de mercadorias na Estrada Nacional 125 na zona do Livramento fez um ferido.

A vitima foi socorrida pela equipa de uma ambulância dos Bombeiros de São Brás de Alportel que no momento ia passando no local e o socorro posteriormente complementado pela equipa da Ambulância de Socorro dos Bombeiros Municipais de Tavira.

A vitima foi transportada pelos Bombeiros de Tavira para o Hospital de Faro.

Em ambas as situações as ações de policiamento foram determinantes para as garantias de segurança no local dos acidentes que durante as operações de socorro ficaram condicionadas nas passagens dos locais envolvidos.

FIRESHELTER52

23/01/2019

Polícia Marítima de Tavira apreende mais de 100kg de Marisco

O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira apreendeu, no dia 22 de janeiro, 80 Kg de lingueirão, 25 Kg de amêijoas, quatro ganchorras de mão ilegais e um xalavar, no âmbito de uma ação de policiamento dirigida às artes de pesca, nas praias de Tavira, Barril e Barra da Fuzeta.


Os indivíduos, que se encontravam a arrastar nas praias e a realizar caça submarina na Ria sem qualquer tipo de licenciamento, colocaram-se em fuga não tendo sido possível a sua identificação.

Todos os bivalves foram devolvidos ao seu habitat natural por ainda se encontrarem vivos.

Nesta operação estiveram empenhados quatro agentes, uma embarcação e uma viatura automóvel 4x4 do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira.

As espécies alvo deste tipo de arte e caça são as amêijoas e o lingueirão.

À infração aludida corresponde uma coima que pode variar entre 748.20 euros a 49.897.57 euros.

https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=2522

FIRESHELTER52

Bombeiros de São Brás Respondem a Incêndio Urbano

Os Bombeiros de São Brás de Alportel responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio urbano de onde resultou um ferido.


O incêndio eclodiu por volta das 4 da manhã na zona do Bico Alto e foi rapidamente combatido pelos bombeiros de São Brás de Alportel

Durante as operações de combate os Bombeiros tiveram ainda de assistir uma vitima por inalação de fumos.

Os operacionais foram apoiados pelos Veículos Urbano de Combate a Incêndios, um auto tanque, uma ambulância e um veiculo de comando dos Bombeiros de São Brás.

A vitima foi transportada ao Hospital de Faro-

FIRESHELTER52

22/01/2019

Tavira - 1ª Caminhada Solidária

O Golden Club Health & Fitness, inserido no Hotel Golden Club em Cabanas-Tavira, pretende realizar a sua 1ª Caminhada Solidária, no dia 24 de Fevereiro de 2019, pelas 08h30 horas.


O custo de inscrição deste evento é apenas 1 KG de alimentos não perecíveis, que reverterão a favor da Cruz Vermelha – Delegação de Tavira.

A Caminhada vai ter início na entrada das instalações do Golden Club Health & Fitness, no Golden Club Cabanas e o percurso terá aproximadamente 10 Km, em terreno plano, com a duração de 2:30 horas.

Inscreva-se já e venha ajudar connosco!

Link para inscrições: https://goo.gl/AVUmQu

FIRESHELTER52

21/01/2019

Pescador preso no lodo da ria Formosa foi resgatado em Tavira

Um idoso com cerca de 80 anos, que foi dado como desaparecido pela esposa às 21h00 de sábado, foi encontrado pela Polícia Marítima de Tavira meia hora depois. Tinha saído de casa para ir à pesca no canal de Santa Luzia e não regressou. 

E foi neste local que foi encontrado pela Polícia Marítima, com a embarcação em seco, sobre o lodo. Os agentes prestaram apoio à embarcação, que depois acabou por conseguir sair pelos próprios meios do local.


Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/pescador-preso-no-lodo-da-ria-formosa-foi-resgatado-em-tavira

FIRESHELTER52

19/01/2019

Caís da Ilha de Tavira Está a ser Construído

Já se encontra em obras o caís da Ilha de Tavira.

Podemos observar maquinaria fluvial e também no terreno a trabalhar na construção de um novo caís na Ilha de Tavira.

Desde o verão de 2017 que está agendado a reparação da referida estrutura que dia após dia se deteriorava sendo que no decorrer do verão de 2018 bocados de lage caiam para dentro do rio expondo os ferros da estrutura.

Uma mais valia na segurança e acesso à Ilha de Tavira.




FIRESHELTER52

Equipas dos Escuteiros de Tavira Aporadas para o KIMBALL e TECOREE

Os Exploradores do Agrupamento 100 do Corpo Nacional de Escutas de Tavira ficaram apurados após prestação de provas para a atividade KIMBALL...

Já os Pioneiros do mesmo agrupamento também brilharam, sendo que a Equipa D. Paio ficou em primeiro lugar regional e a equipa D. Manuel em segundo lugar regional :)Vamos agora esperar pelos resultados nacionais para saber se foram apuradas para o Tecoree Nacional em Idanha- a- nova.


FIRESHELTER52

Sapadores de Lisboa Com Nova Embarcação de Socorro

O Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa tem agora o seu Corpo de Mergulhadores mais e melhor equipado para ações de resgate no Tejo.

Com porta lateral de resgate a náufragos e de entrada e saída de mergulhadores, a embarcação apresenta caraceristicas e equipamento que otimizam qualquer ação de resgate.







FIRESHELTER52

18/01/2019

Equipa de Bombeiros Tavira Recuperam Vitima em Paragem Cárdio Respiratória

Uma equipa da ambulância de socorro dos Bombeiros Municipais de Tavira recuperou durante a manhã de hoje uma vitima de paragem Cárdio Respiratória com recurso a manobras de suporte básico de vida e um desfibrilhador automático externo com a aplicação de um choque.



A vitima encontrada ao volante de uma viatura foi socorrida pela equipa da ambulância dos Bombeiros de Tavira que seguindo o protocolo de SBV-DAE desfibrilharam com sucesso a vitima tendo posteriormente as equipas da ambulância INEM SIV de Tavira e Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Faro prosseguido com o protocolo de estabilização em Suporte Avançado de Vida.

A ocorrência aconteceu em Tavira na via publica junto da comunidade com as condições de segurança às operações garantidas pela PSP de Tavira.

Mais uma vez o Sistema Integrado de Emergência Médica com os seus intervenientes em concertação plena com vista ao melhor, a assistência e transporte de vitimas graves.

Se um nascimento de uma criança numa ambulância é noticia a recuperação de vitimas sem sinais de vida não lhe fica a trás,

Nos últimos 3 anos em Tavira já foram recuperados em ambiente pré-hospitalar 4 vitimas de doença súbita que com recurso a desfibrilhação automática externa e suporte avançado de vida lhes permitiu chegar com vida ao Hospital.

FIRESHELTER52 

4 Freguesias de Tavira Prioritárias para limpeza de combustível

28 freguesias algarvias integram o lista de freguesias de 1.ª e 2.ª prioridade para limpeza no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (SNDFCI), divulgou hoje o governo.


Trata-se de um despacho conjunto do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, que define igualmente os prazos para a realização das ações de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.

No Algarve, há 20 freguesias consideradas de 1.ª prioridade, em oito concelhos: Giões, Martim Longo, Vaqueiros e União das Freguesias de Alcoutim e Pereiro (Alcoutim); Aljezur e Odeceixe (Aljezur); Azinhal e Odeleite (Castro Marim); Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim (Loulé); Marmelete (Monchique); São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra (Silves); Cachopo, Santa Catarina da Fonte do Bispo, União das Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira e União das Freguesias de Tavira - Santa Maria e Santiago (Tavira); e Budens (Vila do Bispo).

Na lista de 2.ª prioridade, o Algarve conta com oito freguesias: Bordeira (Aljezur); Porches (Lagoa); União das Freguesias de Bensafrim e Barão de São João (Lagos); Mexilhoeira Grande (Portimão); São Brás de Alportel (São Brás de Alportel); Barão de São Miguel e Vila do Bispo e Raposeira (Vila do Bispo); e Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António).

A classificação foi feita pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, consoante as áreas confinantes a edificações, a aglomerados populacionais, às áreas industriais, bem como às redes viária e ferroviária e às linhas de transporte e distribuição de energia elétrica.

https://regiao-sul.pt/2019/01/17/sociedade/28-freguesias-do-algarve-sao-prioritarias-para-limpeza-de-combustivel/457155#prettyPhoto/0/

FIRESHELTER52

200 bombeiros manifestaram-se junto ao Conselho de Ministros

Os bombeiros foram colocados num perímetro de segurança a cerca de 50 metros do Conselho de Ministros, separados por uma grade montada pelas forças policiais.


Os manifestantes gritam "somos bombeiros, não somos arruaceiros", "os bombeiros estão na rua, a luta continua" e "exigimos respeito, uma carreira com direitos", e levaram apitos, buzinas, algumas tochas e alguns petardos.

No local estavam, cerca das 15:30, sobretudo bombeiros do regimento dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa e grupos que representavam bombeiros de Leiria, Tavira, Coimbra, Setúbal, Viana do Castelo, Faro, Santa Cruz (Açores) e Coruche.
Os bombeiros marcaram a concentração para ontem por ser o dia de Conselho de Ministros, que aconteceu da parte da manhã.

O protesto de ontem acontece três dias depois de os Sapadores Bombeiros de Lisboa e Tavira se terem manifestado junto ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social contra a revisão da carreira.

FIRESHELTER52

Facebook Alternativo

Devido a um problema de padrões de privacidade a minha página pessoal no facebook sofreu uma restrição de utilização de 7 dias.


Como o facebook do SAFEPLACE52 está intimamente ligado à minha página pessoal durante estes 7 dias ficou ele também inibido de qualquer atividade.

Como tal tive de criar um facebook alternativo onde residualmente consigo fazer algumas publicações, esperando voltar a estar na rede a 100% Domingo por volta das 16 horas.

Até lá fica o meu perfil alternativo.

https://www.facebook.com/joaomiguelalternativo

FIRESHELTER52

Postal Do Algarve Entrevista o SAFEPLACE52

O jornal Postal do Algarve desenvolveu uma entrevista ao nosso blogue.


"Nosso", no sentido de ser de todos, um blogue na comunidade do socorro e prevenção e foi essa mensagem que foi transmitida à comunidade.

Numa amena confraternização tive o prazer de conhecer o Diretor do Jornal, o espaço e todos os seus colaboradores em serviço naquela tarde.

Numa conversa calma e bastante descontraída pode de forma livre expressar como nasceu este projeto, porquê deste nome, quando e como foi desenvolvido e quais os seus propósitos....

Transcrita a informação criaram uma agradável mensagem que me deixou lisonjeado, contente e orgulhoso.

Para quem quiser fica aqui o link e o desejo de uma agradável leitura.

http://www.postal.pt/2019/01/joao-horta-o-bombeiro-que-e-seguido-por-milhares-de-pessoas/?fbclid=IwAR1IPSDF_RBH-3EsIpdf-g8QAxo2WYM61_a91g4n1seZ8d39w3-fEXUVnpg

FIRESHELTER52