31/10/2014

Não ao encerramento do quartel militar de Tavira

Os deputados do PSD Mendes Bota e Elsa Cordeiro manifestaram junto do Governo a sua preocupação com as notícias vindas a público que apontam, numa primeira fase, para a “desgraduação” do efectivo militar presente no Quartel da Atalaia, em Tavira, passando de Regimento a simples Destacamento e, numa segunda fase, levando mesmo ao seu encerramento, o que desguarneceria todo o Sul do País, em matéria de presença do Exército Português.

Veja no seguinte link a carta dirigida a Exma. Sra. Presidente da Assembleia da República.


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidente na A22

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um violento acidente de viação na A22 entre o Nó de Tavira e de Monte Gordo.

Um despiste de um ligeiro de passageiros nessa Via provocou um ferido que ficou encarcerado no interior da viatura acidentada.

As equipas de emergência responderam pronta e eficazmente ao acidente que foi alvo de manobras de estabilização e desencarceramento na viatura acidentada e tratamento e transporte ao hospital da vitima.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma Ambulância de Socorro apoiados por uma outra ambulância INEM-SIV sediada em Tavira, GNR, concessionária da Via do Infante e Reboque.

O trânsito no local não sofreu alterações nem condicionamentos de maior.

FIRESHELTER52

29/10/2014

Como deve Transportar uma Criança no seu Automóvel

FIRESHELTER52

Turista Morre Afogado numa Praia Algarvia


Um homem de 65 anos morreu hoje afogado na praia do Carvoeiro, concelho de Lagoa, disse à Lusa o comandante do Porto de Portimão, Santos Pereira.

O alerta foi dado às autoridades às 10:06 por um elemento do grupo de turistas a que pertencia a vítima.

A praia do Carvoeiro não tinha vigilante e a concessão não estava aberta, explicou o comandante, acrescentando que o mar estava agitado.

O homem foi retirado do mar pela lancha salva-vidas de Ferragudo, cujos tripulantes ainda tentaram fazer a reanimação, e o óbito foi declarado em terra pela equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), explicou a mesma fonte.

Ao local dirigiram-se uma viatura médica, a ambulância de suporte básico de vida do INEM de Portimão, as ambulâncias dos bombeiros de Lagoa e Portimão, a GNR e a Polícia Marítima.

FIRESHELTER52

Oferta Trabalho - Agrupamento Escolas Drº Jorge Correia Tavira

Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira - Aviso n.º 12087/2014: 

Procedimento concursal para ocupação de 2 postos de trabalho em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, a tempo parcial, para a carreira e categoria de assistente operacional.


FIRESHELTER52

28/10/2014

Interrompida recuperação de embarcação que naufragou em Olhão

O pescador sobrevivente está em situação clínica estável e a ser assistido no Hospital de Faro

As autoridades decidiram hoje à tarde interromper a operação de recuperação de uma embarcação que naufragou ao início da manhã na barra da Armona, Olhão, disse à agência Lusa o comandante da Capitania do porto local, Nunes Ferreira.

Durante a manhã, a Autoridade Marítima tentou por duas vezes, sem sucesso, recuperar a embarcação, trabalho que era para ter sido retomado à tarde, mas a agitação marítima e o facto de agora escurecer mais cedo obrigaram ao adiamento do plano para quarta-feira, acrescentou aquele responsável.

De acordo com o comandante Nunes Ferreira, quando a equipa se preparava para iniciar uma terceira tentativa de resgate da embarcação, apercebeu-se de que não conseguiria terminar a operação antes do final do dia de hoje, tendo optado por adiar os trabalhos para quarta-feira.

Os dois tripulantes da embarcação, com sete metros, preparavam-se para ir para a apanha de bivalves com ganchorra quando se deu o naufrágio, que causou a morte a um dos pescadores.

O pescador sobrevivente está em situação clínica estável e a ser assistido no Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

Golpe de mar vira embarcação e mata pescador em Olhão

De acordo com o comandante, a embarcação de sete metros naufragou ao sair da barra da Armona para a faina, com dois tripulantes, às 6.40 horas da manhã desta terça-feira.

"Há uma alerta amarelo de mau tempo. O vento está a soprar de sudeste e a maré a vazar, com ondulação entre dois a três metros. Creio que um golpe de mar terá virado a embarcação", disse ao JN o comandante da Capitania do Porto de Olhão, Nunes Ferreira.

Os dois tripulantes foram ajudados por duas embarcações de pesca que se encontravam no local, mas um dos homens foi já recolhido sem vida da água, acrescentou.

"O INEM ainda tentou a reanimação, mas já não conseguiu salvar um dos tripulantes", explicou Nunes Ferreira. O ferido foi transportado para o Hospital de Faro "e está livre de perigo", acrescentou.

A vítima tem cerca de 50 anos e era o mestre da embarcação. Tanto os tripulantes, como a embarcação são da da zona de Olhão e dedicavam-se à pesca de bivalves através da ganchorra, um tipo de pesca de arrasto, feita junta à costa.

"Ambos os tripulantes tinham colete envergado, estando a cumprir as regras de segurança impostas", acrescentou Nunes Ferreira.

www.jn.pt

FIRESHELTER52

27/10/2014

Curso de Chefe de Equipas de Incêndios Urbanos - Algarve

Decorreu de 22 a 26 de Outubro na Unidade Local de Formação dos Bombeiros de Vila Real de Santo António uma formação da Escola Nacional de Bombeiros de Operações Essenciais de Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais NII ( antiga designação Curso Chefe de Equipa).

A ação com o objetivo de preparar e formar bombeiros com competências técnico-operacionais para chefiar uma primeira intervenção em cenários de incidentes estruturais foi frequentada por operacionais dos Bombeiros de Portimão,Albufeira, Faro e Lagoa, tendo como Formadores de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais da Escola Nacional de Bombeiros Válter Raimundo, Adjunto de Comando dos Bombeiros de Portimão e João Horta Bombeiro Municipal em Tavira.

Esta ULF, a única na região, em funcionamento desde 2012 dispões de espaços de manobra que permitem a prática de exercícios destinados a simular incêndios em estruturas, permitindo aos bombeiros formandos terem a proximidade com a realidade que iriam encontrar numa situação real, tanto na execução em exercícios a nível da manobra como tácitos e de comando.


FIRESHELTER52

Algarve - Encontrado Morto com faca espetada no peito.

O cadáver de um homem de 40 anos foi este domingo descoberto na via pública em Montechoro, no Algarve.

O homem tinha uma faca espetada no peito.Familiares encontraram o corpo perto da casa onde vivia.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso.

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/encontrado_cadaver_na_via_publica_no_algarve.html

FIRESHELTER52

26/10/2014

Cinco mil bombeiros emigraram em três anos

Todos os dias, há quatro bombeiros a fazer as malas para emigrar. 

Nos últimos três anos, cerca de cinco mil voluntários e profissionais abandonaram o país à procura de uma vida melhor, segundo as estimativas das associações de bombeiros profissionais e voluntários.

A conta é fácil de fazer: quatro mil voluntários e mil profissionais vivem agora no estrangeiro, revelaram ao JN os presidentes da Associação dos Bombeiros Voluntários, Moreira da Silva, e da Associação dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto. 

Os voluntários saem principalmente porque perderam o emprego e os profissionais porque não ganhavam o suficiente para sustentar a família, resumem os dois responsáveis.

http://m.jn.pt/

FIRESHELTER52

Ministro confirma aumento dos apoios aos bombeiros em 2015

Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, confirmou este domingo, em Coimbra, que o Governo vai aumentar “significativamente” os apoios na futura lei de financiamento dos corpos de bombeiros, mas não se comprometeu com valores em percentagens.

O presidente reeleito da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, tinha revelado no sábado, durante o 42.º congresso, realizado em Coimbra, que o Governo ia aumentar o seu apoio aos bombeiros em 12 por cento na futura legislação.

“Não sei exatamente qual é o montante final a que vamos chegar, não quero, portanto, ficar preso a uma meta dessas, mas será evidentemente, no conjunto, um aumento de significado para os bombeiros”, disse o governante, momentos antes da cerimónia de encerramento do congresso da LBP.

Miguel Macedo lembrou, no entanto, que há dois anos houve “um aumento importante na ordem dos 11% para o conjunto das corporações de bombeiros”.

O ministro da Administração Interna adiantou ainda que, até final do ano, deverá estar concluída a lei, embora ainda falte discutir a comparticipação das autarquias locais, de modo a que no início de 2015 o novo mecanismo de financiamento esteja em vigor.

Segundo o governante, a futura lei está próxima de encontrar uma solução que reúna “dois requisitos essenciais: que o Estado está disponível para fazer esse esforço de financiamento, mas também o de fazer interessar neste esforço as entidades privadas que beneficiam do trabalho dos bombeiros e as autarquias locais, que têm responsabilidades ao nível da proteção civil”.

Com a nova lei, acrescentou Miguel Macedo, as corporações de bombeiros vão ter melhores condições de financiamento e, sobretudo, “um financiamento previsível, estável, com sustentação no tempo”, que permita um planeamento atempado.

De acordo com o ministro, nos últimos anos foram “dados passos muito positivos em matérias cruciais para a proteção civil, como a formação, que está ser desenvolvida pela Escola Nacional de Bombeiros, reequipamento dos bombeiros, atualização dos seguros e das indemnizações dos bombeiros no caso de acidentes, como infelizmente já aconteceram”.

O titular da pasta da Administração Interna referiu ainda que está em fase de conclusão a regulamentação do transporte de doentes pelos bombeiros, que aguarda apenas a posição da LBP.
http://observador.pt/2014/10/26/ministro-da-administracao-interna-confirma-aumento-dos-apoios-aos-bombeiros-partir-de-2015/

FIRESHELTER52

Tavira: suspensão temporária do estacionamento tarifado

Desde 2000 que esta atividade era explorada por uma empresa concessionária, mas, devido a incumprimento da mesma, a autarquia avançou com a rescisão do contrato.

Os serviços municipais encontram-se, nesta fase, a diligenciar a abertura de um novo concurso público para a concessão do fornecimento, instalação e exploração de parquímetros nas zonas de estacionamento tarifado. Até à celebração do novo contrato o serviço estará suspenso.

Através da presente comunicação a autarquia vem reforçar e complementar a informação já disponibilizada em todos os parquímetros da cidade.

algarvenoticias.com

FIRESHELTER52

24/10/2014

Bombeiros Municipais respondem a Grande Incêndio em Tavira

Duas dezenas de Bombeiros Municipais apoiados por sete veículos de combate, apoio e comando combateram desde as 19 horas da noite até ao inicio da madrugada um incêndio florestal na zona do Beliche - Tavira.

O incêndio lavrou com intensidade mas foi prontamente combatido pelas equipas de bombeiros.

Os Bombeiros Municipais de Tavira foram apoiados por mais 15 Bombeiros das corporações de Vila Real de Santo António, Alcoutim e São Brás de Alportel.

Neste incêndio ardeu apenas mato.

No incêndio estiveram presente entre outras entidades o Presidente da Câmara Municipal de Tavira e elementos da vereação.

FIRESHELTER52

23/10/2014

Nadador-Salvador Resgata Holandesa do mar

Uma turista de 60 anos Holandesa que estava na praia do Lourenço em Albufeira foi ontem à tarde resgatada com sucesso do mar por um Nadador-Salvador com ajuda dum popular.

A situação ocorreu perto das 17:00 horas onde a banhista a cerca de 50 metros da praia entrou em dificuldades.

No final do resgate foi assistida pelos Bombeiros de Albufeira.

FIRESHELTER52

Sismo magnitude 3.9 ao largo do Cabo São Vicente



Informação Sismológica Aviso de Sismo Sentido no Continente

 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 23-10-2014 pelas 03:05 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.9
(Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 70 km a Oeste-Sudoeste do Cabo S.Vicente.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade II/III (escala de Mercalli modificada) na região de Odemira.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).

FIRESHELTER52

Reconhecimento Profissionais do Ano da Cidade de Tavira


Muitos Parabéns Ana Cristina


FIRESHELTER52

22/10/2014

Organização, Gestão e Resposta à Emergência na Ferrovia

No âmbito do plano de atividades do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, e numa pareceria com o Núcleo de Emergência da Direção de Segurança da Rede Ferroviária Nacional – REFER, EPE e a Comboios de Portugal (CP), terá lugar no próximo dia 31 de outubro, pelas 14:30 horas, nas instalações do Corpo de Bombeiros de Portimão, um seminário técnico subordinado ao tema “Organização, Gestão e Resposta à Emergência na Ferrovia", com os seguintes conteúdos:

(REFER): ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EMERGÊNCIA
Duração prevista: 30 minutos

(CP): ORGANIZAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIA
Duração prevista: 45 minutos

(REFER): RISCOS ASSOCIADOS À CIRCULAÇÃO FERROVIÁRIA
Duração prevista: 30 a 45 minutos

(CP): APONTAMENTOS TÉCNICOS SOBRE O MATERIAL CIRCULANTE
Duração prevista: 45 minutos

Esta iniciativa tem como objetivo a preparação dos operacionais dos diversos Agentes de Proteção Civil (APC) e Entidades Cooperantes (EC) para a intervenção num cenário de acidente/incidente envolvendo a infraestrutura ferroviária, bem como dar a conhecer os perigos a todos quantos convivem com este risco na sua atividade diária, pelo que se destina, além dos APC locais e SMPC, às Juntas de Freguesia e diversas unidades orgânicas da Câmara Municipal de Portimão, sendo as temáticas abordadas por técnicos da REFER e Comboios de Portugal (CP).

Coligido in facebook

FIRESHELTER52

Bombeiros abrem recruta em Vila Real de stº António

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António está a desenvolver uma campanha de recrutamento de voluntários, para a Escola de Estagiários, carreira de bombeiro voluntário, e para a Escola de Infantes e Cadetes.

Quem tiver entre 18 e 45 anos frequentará o denominado Curso de Formação Inicial de Bombeiros, composto por duas fases.

A primeira corresponde à formação de 250 horas, onde serão ministradas as matérias relativas à formação de bombeiro. A segunda fase será de estágio em serviço, com uma duração de seis meses, após aprovação de um teste teórico e prático, perante um júri da Escola Nacional de Bombeiros.

Durante esta segunda fase, os estagiários já poderão fazer serviço operacional, acompanhados pelo respetivo tutor.

Por seu turno, a Escola de Cadetes e Infantes visa promover, junto dos mais novos, o gosto pela área de proteção e socorro, de forma a que estes adquiram conceitos de segurança para a sociedade através da família e da escola.

FIRESHELTER52

Workshop “Atmosferas Potencialmente Explosivas”

Os Serviços Socias do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa vão iniciar um conjunto de sessões mensais designadas “Tardes Temáticas”, onde serão abordados temas técnicos e da problemática das intervenções de emergência.

A primeira sessão subordinada ao tema “ATEX Atmosferas Potencialmente Explosivas”, que terá como orador, Armando Pereira, está agendada para o próximo dia 31 de Outubro, no Auditório da Sede dos Serviços Sociais do RSB, à Estrada de Benfica, 549/551 em Lisboa.

As inscrições previas podem ser efetuadas pelo telefone 213 965 839, no final é entregue o respetivo diploma de participação.

FIRESHELTER52

21/10/2014

Aplicação para smartphone com informação de sismos

Uma nova aplicação para smartphones, com informação sobre os eventos sísmicos ocorridos no território Português e na área adjacente, foi lançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A aplicação usa dados da base de dados da rede sísmica nacional, daquela instituição, complementados com dados de estações sísmicas pertencentes a outras instituições nacionais e internacionais, com quem o IPMA colabora.

Estes novos aplicativos são resultado de um projeto de desenvolvimento e foram concebidos, tendo em conta, o crescente acesso à informação através deste tipo de dispositivos. A aplicação é gratuita e pode ser obtida através do google play e apple store. O utilizador deverá pesquisar pelo nome, sismo@ipma.

O programa proporciona: «localização, com recurso a mapa, dos eventos sísmicos; sete dias de informação; comunicados sismológicos; notícias institucionais; medidas em caso de sismo; e lista de material de emergência».

Ao mesmo tempo que lança este novo aplicativo, o IPMA atualizou o programa já existente para a meteorologia.

FIRESHELTER52

20/10/2014

SAFEPLACE52 - UM MILHÃO DE VISITAS

Construindo um dia melhor na base do respeito,na base da tolerância,na base do conhecimento.


Com certeza as pessoas vão retribuir da mesma forma, e a egrégora do mundo ficará mais leve. 

Egrégora é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas, porque esta página é de todos e para todos...

Obrigado por termos hoje alcançado este simbólico degrau, a ti que visitas, a ti que partilhas, a ti de outros blogues que foste a fonte de inspiração, a ti que segues, enfim... a todos que ajudam a construir este projeto.

Obrigado FIRESHELTER52


Regulamentação da carreira de Bombeiro Municipal - INFORMAÇÃO

INFORMAÇÃO (coligida in Anbp Snbp facebook)

Regulamentação da carreira

ANBP/SNBP informam todos os bombeiros que já solicitaram à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Secretaria de Estado da Administração Local o envio oficial da proposta ou das propostas de regulamentação da carreira dos bombeiros profissionais (sapadores e municipais). 

Até ao momento não foi enviado para nós qualquer proposta. Tendo em conta que um suposto documento oficial já estará na posse de algumas instituições, ANBP/SNBP reforçaram o pedido para que o mesmo nos seja enviado.

Tal como nos foi garantido em reunião no dia 11 de junho com os secretários de estado da Administração Interna, Administração Local e Associação Nacional de Municípios, continuamos a aguardar a marcação da reunião para discussão das propostas, ficando esta dependente da proposta que a Associação Nacional de Municípios Portugueses fizesse chegar ao governo. 

A nossa proposta é pública e foi discutida pelos bombeiros e entregue aos secretariados regionais de ANBP/SNBP para realizarem nos últimos meses reuniões com todos os bombeiros afim de a apresentarem e esclarecerem os associados.

Tal como é nosso apanágio, ANBP/SNBP, Associação e Sindicato da classe, estão atentos ao desenrolar da situação e tudo farão na defesa da classe. 

ANBP/SNBP vão informar todos os bombeiros quando receberem dos responsáveis políticos a proposta ou as propostas referentes ao estatuto profissional. 

Só assim podemos saber, e com certezas, quem as subescreveu, quem reuniu para a sua realização e qual a posição das câmaras.

Dada a importância do referido documento, é óbvio que vamos estar atentos e questionar os responsáveis pelas propostas, caso as mesmas sejam contra os bombeiros que nós representamos.
A nossa posição é pública e pode ser testemunhada no editorial do jornal Alto Risco do presidente da ANBP (consultar jornal de maio/junho 2014, p.2 emhttp://www.anbp.pt/ficheiros/uploads/3cd29b6faec41cc0b337b3b7026101a3.pdf), e pelo artigo do presidente do SNBP no jornal Alto Risco do mês de agosto 2014 (consultar a página 3 emhttp://www.anbp.pt/ficheiros/uploads/c371df7740e5436e2f44a67dc95e610a.pdf)


Sempre em defesa da classe,
A Direcção Nacional

FIRESHELTER52

Curso Financiado de Língua Inglesa

O INSTITUTO TÉCNICO DE INOVAÇÃO informa que estão abertas as inscrições
para o Curso Financiado de Língua Inglesa - área do turismo a iniciar no dia 30/10/2014 em Faro.



Mais informações/Inscrições em:

FIRESHELTER52

TEMPERATURAS ALTAS PODE TRAZER MORTES ÀS PRAIAS PORTUGUESAS

Devido às elevadas temperaturas previstas para esta semana, a Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS), alerta os utilizadores das praias portuguesas que não existindo vigilância realizada por Nadadores Salvadores neste momento, é necessário adotar comportamentos extraordinários de segurança.

Além das temperaturas, julga-se que a afluência às praias será elevada, pois os concessionários de praia, segundo o decreto lei nº 121/2014, podem manter a sua concessão aberta, sem Obrigatoriedade da presença de nadador salvador, criando condições favoráveis à utilização da praia.

Assim a FEPONS recomenda as seguintes regras de segurança:

- Não passeie à beira-mar junto à ondulação.
- Evite tomar banho no mar;
- Caso o faça, evite correntes de retorno.


Mantemos a opinião de que a legislação que permite os concessionários de praia abrirem sem a obrigatoriedade da presença de nadador salvador não é adequada, podendo trazer mortes às praias portuguesas e que a contratação dos nadadores salvadores deveria ser uma competência do estado, através das autarquias.

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores deixa aqui novamente um alerta à classe política e aos portugueses.

FIRESHELTER52

16/10/2014

Dia 27 30 Graus para Faro

Domingo poderá dizer adeus à chuva, pelo menos durante alguns dias. 

Segundo a informação disponível no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas altas e o sol estão de regresso e em grande força na próxima semana.

Em Faro, as temperaturas altas começam já no próximo domingo: 27 graus. Quinta-feira será o dia mais quente, no qual se registará uma máxima de 30 graus. A partir de sexta-feira, as temperaturas amenas regressam.

De notar que, apesar das temperaturas mais quentes, o vento e as nuvens altas manter-se-ão, sendo que a partir de sábado, dia 25, poderão registar-se períodos de chuva.

noticiasaominuto.com

FIRESHELTER52

Bombeiros do Algarve com kit Cartográfico Digital

As corporações de bombeiros e Protecção Civil de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur receberam um “kit” cartográfico digital, disponibilizado pela associação daqueles municípios, que permite ter uma base de dados sobre o território actualizada com regularidade.

“Este ‘kit’ permite, de uma maneira muito prática e adaptada às novas tecnologias, que os bombeiros e a protecção civil estejam muito mais prontos para responder a qualquer situação, nomeadamente a incêndios florestais”, explicou à Lusa o vice-presidente da Câmara de Aljezur.

O novo sistema vem substituir a versão em formato papel elaborada em 2009, que tinha tido por base as cartas topográficas militares e fotografias aéreas de 2005, que, por não permitir actualizações, criava dificuldades aos agentes de protecção civil em situação de ocorrências.

Em comunicado, a Câmara de Aljezur explicou que o novo sistema permitirá actualizar dados, como os referentes à rede viária, pontos de água, faixas de gestão de combustível e outros dados que as entidades intervenientes considerem pertinente introduzir.

O sistema foi adoptado pelos três municípios que formam a associação “Terras do Infante”, entidade que adquiriu para o efeito um conjunto de 15 equipamentos informáticos carregados com os dados base e que foram distribuídos por cada um dos serviços municipais de Protecção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

O vice-presidente da Câmara de Aljezur, José Gonçalves disse que o comandante distrital da Protecção Civil já foi apresentado ao sistema mas que ainda não havia contactos no sentido do alargamento do sistema a outros concelhos algarvios.

FIRESHELTER52

15/10/2014

Equipas de Emergência Salvam Vida em Obstrução de Via Aérea

Mais um relato de uma intervenção cheia de sucesso, uma vida salva, em Vila Real de Santo António onde a equipa da Ambulância de Suporte Imediato de Vida SIV-Vila Real Stº António e a Equipa da
Ambulância de Socorro dos Bombeiros de Vila Real de Santo António resolveram uma obstrução de via aérea num adulto.

(situação de obstrução na "garganta"  com bocado de carne, que não deixava a vitima respirar, potencialmente fatal quando não resolvida rapidamente).


Ficam aqui os relatos da situação pela "teclas" de Luís Tenreiro, o Tecnico de Ambulância de Emergência.

"Ocorrência SIVRSA - 14-10-2014

Masculino 65 anos. Obstrução Grave da Via Aérea. Tosse Ineficaz. Não Resolvido. Manobras de Desobstrução, aconselhadas pelo CODU. Não resolvido. Inconsciente?!. À chegada da SIV, consciente. Muito prostrado, incapaz de emitir sons, sensação de agonia extrema, pupilas em midríase. Efectuadas várias manobras de desobstrução. Não resolvido. Os segundos passam. Minutos que parecem uma eternidade. A situação não evolui...

Perda de consciência momentânea. Relaxamento muscular. Equipas, preparavam-se para efectuar SBV. Posicionado na maca da SIV. Efectuada pesquisa de corpos estranhos. Encontrado. Pedaço ENORME de um "prego" retirado. Obstrução da Via Aérea Resolvida. Como que de magia se trata-se, a vítima começa a reagir. Subitamente, segura com a sua mão direita, a mão que o salvou, que o recuperou para a vida. Aperta-a com gratidão!!


"Salvaram-me!! Estive quase a ir para o lado de lá... Se não fossem vocês..." Exclama emocionado...

Estava a comer um prego e a beber uma mini, enquanto ia vendo o jogo Dinamarca-Portugal. Quase foi o último que viu. Agradece inúmeras vezes. A alegria das equipas de Emergência é imensa. E no meio desta alegria, uma outra! Portugal, acabou de marcar. Também no limiar do tempo. Também mesmo quase ao acabar-se a "vida" naquele jogo. Ouvem-se gritos e festejos de alegria na rua.

Hoje todos estamos felizes!!!"

(objecto que provocou a obstrução mecânica na via aérea... carne)


Dados coligidos in facebook, com um especial abraço para o Tenreiro, enfermeira Patricia, Sub-chefe Ruas e André Sarapico, muitos parabéns...

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Carro a Arder em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam na passada noite de Segunda Feira a um incêndio numa viatura em Tavira.

A noite já ia alta, e uma valente tempestade de chuva e vento fazia-se sentir na cidade quando subitamente num parque de estacionamento de um super-mercado em Tavira uma viatura ligeira de passageiros começou a arder.

Felizmente, e sem feridos a registar, a pronta e eficaz intervenção de um segurança que estava no espaço comercial, apoiado por um extintor conseguiu debelar parte da combustão e dominar o incêndio até à chegada dos Bombeiros Municipais que concluíram o processo de extinção e rescaldo.

Reforça-se aqui o grau de atenção e prontidão do segurança tal como o conhecimento do uso deste equipamento de combate que foram determinantes para evitar um acidente de maior envergadura.

Estiveram empenhados neste incidente 5 Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um Veiculo de Socorro e Assistência Táctico e a GNR de Tavira.

FIRESHELTER52

Entrevista com SAFEPLACE52 na Rádio Gilão

Não podíamos deixar passar esta marca de mais uma página de vida do blog sem fazer referência a este convite da Rádio Gilão.

Numa amena cavaqueira, mas apelando ao sentido cívico e à partilha de informação associada aos fatores de risco que poderão vir a influenciar o modo de estar na sociedade, foram trocadas impressões com a mulher que tem o dom da palavra a locutora Ana Cristina apoiada pelo Sérgio Baptista sendo o assunto o blog SAFEPLACE52.

O que é o SAFEPLACE52, como cresceu, quais os rumos a tomar, as fontes as partilhas as aceitações e seguidores...

O que procuram os leitores, as vertentes informativas. formativas, e o modo como é seguido.

Deu-se assim a conhecer esta página que de uma forma amadora, sem patrocínios, forças politicas, públicas, ou outro tipo publicitário vai fazendo chegar à comunidade aquilo que de melhor as forças de segurança do concelho e também da nossa região vão fazendo e desenvolvendo em prol da segurança sobre o lema "Quando se salva alguém... Da-se mais valor à vida"... sendo que policias, bombeiros, INEM, GNR, ISN, e restantes forças o fazem no dia a dia.

Um agradecimento especial à Rádio Gilão, e esperamos que se consiga desenvolver este projeto de visitas com temas de interesse público inerentes à proteção e socorro levando este tipo de informação a antena aberta, onde de uma forma diferente de partilhar se possa absorver aquilo que se faz no blog.
OBRIGADO

FIRESHELTER52

13/10/2014

Tavira propõe passeio pela história do “Arraial Ferreira Neto”

O passeio “O Arraial Ferreira Neto”, sob a orientação do historiador Marco Lopes, está marcado para dia 18 de outubro, pelas 10h30, dando continuação ao ciclo “Passeios na história de Tavira”.

Esta atividade tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

A pesca do atum, em Tavira, tem presença antiga e as almadravas que lançavam ferro nestas bandas eram sinónimo de negócio lucrativo para empresários e para o cofre régio.

Entre maio e setembro, de cada ano, vários pescadores e as suas respetivas famílias esperavam pela chegada do atum. Nesses meses instalavam-se nos arraiais e faziam vida em comunidade. Assim aconteceu com a Armação do Medo das Cascas e com o Arraial Ferreira Neto.

Depois da destruição das habitações e dos armazéns que ficavam na ilha, culpa de vendavais e marés inclementes, a Companhia das Pescarias do Algarve decide construir um moderno e imponente bairro piscatório, em abril de 1945. Nada falta: casas, cantina, balneários, armazéns, lavadouros, escola e igreja. Tudo na linha da arquitetura modernista e na ótica do discurso corporativista.

A inscrição no passeio é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 35 participantes).

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2308).

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Portimão - Bombeiros com «elevado nível de prontidão» depende de Taxa de Proteção Civil

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão garante, em comunicado assinado pela sua direção, que «o atual executivo da Câmara Municipal» sempre «honrou os compromissos assumidos com esta Instituição de Utilidade Pública», e que a «solução de financiamento» (Taxa de Proteção Civil) adotada, surge «à semelhança dos demais concelhos que adotaram» essa taxa e «optam por ter um corpo de bombeiros com um elevado nível de prontidão, permanente e transversal às 24 horas do dia».

Face à contestação à Taxa de Proteção Civil, que motivou mesmo uma manifestação na semana passada, vários abaixo-assinados, um movimento de contestação judicial popular e nova manifestação marcada para amanhã, a direção da AHBVP resolveu emitir um «esclarecimento» de «dúvidas que a população, pelas mais diversas vias, tem veiculado aos diversos serviços e dirigentes da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, bem como junto da estrutura operacional do Corpo de Bombeiros que esta mantem».

No seu comunicado, a AHBVP sublinha que o «elevado nível de prontidão» só acontece «quando se consegue alinhar o financiamento aos requisitos económicos de um corpo de bombeiros misto, integrando pessoal profissional e dedicado em exclusivo a ações de proteção e socorro, viabilizando uma resposta além de eficaz, cada vez mais eficiente».

Os bombeiros acrescentam que «apenas 3% do orçamento anual desta Associação é coberto pela receita de quotas dos sócios».

Assim, frisam, «para a sustentabilidade de uma estrutura “à altura” das exigências que os riscos presentes no concelho proporcionam, é fundamental recorrer a outras fontes de financiamento, porquanto é imprescindível manter uma capacidade de resposta, com elevado grau de prontidão, sem a qual não seria possível oferecer um serviço público eficaz».

A direção da AHBVP acrescenta que «o quadro de financiamento assumido pela Câmara Municipal de Portimão com esta Associação Humanitária, enquanto entidade detentora de um Corpo de Bombeiros, assenta num contrato-programa assinado no passado dia 5 de Setembro, no qual se vinculam obrigações, exclusivamente no âmbito da proteção e socorro, por forma a responder prontamente a situações de emergência».

Para isso, «o Corpo de Bombeiros (CB) de Portimão mantem um dispositivo permanente, 24 horas por dia, o qual combina a componente profissional com o regime de voluntariado, assegurando que existe uma capacidade de resposta sustentada e adequada a uma cidade como Portimão, pelo que mantem um quadro de pessoal de 80 Bombeiros, 50% dos quais em regime de permanência (com relação laboral)».

Desde o início deste ano, foram registadas na Sala de Operações e Comunicações do Corpo de Bombeiros 9.566 solicitações, das quais o comunicado destaca «52 incêndios no perímetro urbano, 17 incêndios em transportes, 112 acidentes rodoviários, 1 acidente ferroviário, 12 fugas de gás, 89 incêndios rurais, 32 incêndios em detritos, 7 quedas de árvores, 19 desabamentos/queda de estruturas, 20 inundações, 2.513 emergências pré-hospitalares, 5.747 transporte de doentes, 51 remoções de cadáver, 251 dispositivos de prevenção e assistência, 19 desobstruções de via, 55 abastecimentos de água, 207 aberturas de porta/elevador, 6 resgates de pessoas e 26 resgates de animais».

Toda esta atividade motivou «10.622 saídas de veículos, 22.414 operacionais, o que representa 16 mil e 800 horas de trabalho».

Graças ao protocolo com a Câmara Municipal de Portimão, dizem os Bombeiros, foi possível dar início à «recuperação do parque de veículos operacionais, o qual atingiu uma média superior a 20 anos de idade, ultrapassando claramente o tempo de vida útil, pelo que urge adaptar urgentemente estes meios técnicos às necessidades operacionais decorrentes dos riscos atuais,conferindo maior capacidade técnica e proteção aos nossos Bombeiros, o que não seria possível sem um modelo de financiamento alternativo».

O comunicado diz ainda que «os sócios da AHBV de Portimão usufruem de um pacote de benefícios, onde se incluem descontos significativos em serviços de cariz “não urgente”, tais como o transporte para consultas programadas, aberturas de porta sem socorro, transporte de água, entre outros serviços particulares».

«Portimão é hoje uma opção para milhares de visitantes e ninguém opta por um destino turístico em que a segurança esteja comprometida pela escassez de meios e recursos disponíveis», conclui o comunicado da direção dos bombeiros.

http://www.sulinformacao.pt/

FIRESHELTER52

Bombeiros de Lagos promovem corrida/caminhada

A Associação da Bombeiros Voluntários de Lagos organiza, no próximo dia 26 de Outubro, a 2º Corrida/Caminhada Intermaché Vida por Vida BVLagos, pela cidade.

A corrida destina-se a angariar fundos para comprar equipamento de proteção individual e de socorro, entre outro material diverso, para os Bombeiros Voluntários de Lagos.

A corrida terá a distância de cerca de 12 quilómetros e a caminhada de 6 quilómetros, tendo um valor inicial previsto de inscrição de 5 euros.

Esta iniciativa já conta com a colaboração do Rancho Folclórico e Etnográfico de Odiáxere,que vai participar.

FIRESHELTER52

10/10/2014

O Triângulo da Vida Teoria desenvolvida por Doug Copp, especialista em sobrevivência


Ouvimos e foi divulgado desde sempre, que em caso de desabamento devemos-nos abrigar debaixo de um local sólido como uma mesa ou uma ombreira de uma porta.

Esta nova teoria, desenvolvida por Doug Copp, um especialista em sobrevivência em tremores de terra refuta esta ideia classificando-a até como muito perigosa.

Como tal Doug desenvolveu uma teoria em que se baseia no Triângulo da Vida...

O que é ”O Triângulo de Vida”?

Quando um edifício desaba, o peso do teto cai sobre os objetos ou móveis esmagando-os sob o peso dos escombros, mas, ao lado desses objetos ou móveis, fica um espaço vazio. Esse é o espaço que se chama de “O Triângulo de Vida”.

Quanto maior o objeto, quanto mais pesado e forte, menos ele se compactará. Quanto menos o objeto se compacte pelo peso, maior será o espaço vazio ou “buraco” ao lado do mesmo; portanto, maior será a possibilidade de que a pessoa que esteja usando esse espaço vazio não sofra ferimentos sérios.

Quando você assistir a um filme com um edifício desabando, conte os “triângulos” (ou seja: espaços vazios), que se formam. Estão em todas as partes do edifício!



1- Quanto menos o objeto se compacte, maior será o espaço vazio junto ao mesmo - Tais espaços vazios (ou espaços vitais) criam cápsulas de sobrevivência;

2 – O ideal é se colocar em posição fetal - Na verdade, este é um instinto natural de sobrevivência. Qualquer pessoa pode sobreviver em um espaço pequeno, como perto de um sofá ou próximo de qualquer objeto grande, que será atingido, mas sempre deixará um espaço vazio em ambos os lados do mesmo.

3 – O Triângulo da Vida (Teoria desenvolvida por Doug Copp, especialista em sobrevivência) – Basicamente, tal teoria relata que as vítimas de desabamentos devem se posicionar junto aos móveis, nunca embaixo deles. Isto porque, quando caem os edifícios, normalmente resta um vazio triangular junto a eles, que não são afetados, conforme ilustra a imagem abaixo:



FIRESHELTER52

Bombeiros Sapadores Cessam Funções no Aeroporto de Lisboa em Dezembro

O destacamento de bombeiros sapadores colocado no Aeroporto de Lisboa vai cessar funções a 31 de dezembro deste ano, dia em que termina o protocolo entre a ANA e a câmara de Lisboa, que não foi renovado.

O Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa, que presta serviço no aeroporto da capital há vários anos, ao abrigo de um contrato entre a ANA-Aeroportos de Portugal e o município, vai ser substituído por uma empresa privada que venceu um concurso público, a partir de janeiro de 2015.

A câmara explicou hoje à agência Lusa que a decisão de pôr fim à parceria partiu da ANA, a qual comunicou, através de um ofício de junho de 2013, "a revogação do protocolo celebrado entre as partes, remetendo para a cláusula décima segunda do mesmo, que lhe permitia a revogação unilateral sem evocar qualquer razão para o efeito".

A autarquia refere que a ANA pagava anualmente pelos serviços dos sapadores 1.903.603 euros, dizendo ainda "que respeita a decisão" da empresa que gere os aeroportos nacionais.

Numa resposta escrita enviada hoje à Lusa, a ANA, comprada no ano passado pelo grupo francês Vinci, informou ter lançado um concurso público, "como faz para todos os serviços prestados por terceiros", sublinhando que a câmara de Lisboa "não apresentou oferta".

Denominado de "Procedimento por negociação - Prestação de Serviços de Socorro e Emergência de Aeródromo no Aeroporto de Lisboa", o concurso foi colocado na plataforma eletrónica a 15 novembro de 2013, sem valor base, tendo como critério de adjudicação "o mais baixo valor".

A ANA escusou-se a revelar o nome da empresa vencedora do concurso e o valor do mesmo, que terá validade de oito anos.

A empresa que gere os aeroportos nacionais diz que ronda os 65 o número de efetivos que vão substituir a atual meia centena de elementos do RSB que se encontra no aeroporto.

O arranque das operações da nova empresa está previsto para o "início de janeiro de 2015", tendo a ANA assegurado que a preparação técnica e profissional dos futuros operacionais "será de acordo com todos os requisitos legais/regulatórios".

Após estes esclarecimentos da ANA, a Lusa questionou hoje a câmara de Lisboa sobre a razão de não ter apresentado uma proposta a concurso, mas não obteve resposta até às 17:40.

Fonte: Lusa

FIRESHELTER52

Acidente fez 2 Mortos na A2 Santana da Serra

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida no despiste de um automóvel ocorrido esta sexta-feira, 10, de madrugada na Auto-estrada do Sul (A2), na zona de Ourique.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à Agência Lusa que o acidente, cujo alerta foi dado às 4h30, ocorreu ao quilómetro 202 da A2, no sentido sul/ norte, na zona de Santana da Serra, no concelho de Ourique.

Segundo a fonte, o ferido foi transportado para as urgências do hospital de Faro, enquanto os cadáveres das vítimas mortais foram levadas para a morgue da unidade hospitalar de Portimão.

Todas as vítimas do despiste do veículo ligeiro de passageiros são do sexo masculino, indicou fonte da GNR, que disse desconhecer, por enquanto, as idades.

As operações de socorro mobilizaram 21 operacionais e dez viaturas dos bombeiros de Almodôvar e de São Bartolomeu de Messines, além de um veículo de Suporte Imediato de Vida (SIV), de Castro Verde, e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Faro.

correioalentejo.com

FIRESHELTER52

Jornadas de cardiologia e hipertensãodo Algarve

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Algarve promove nos dias 7 e 8 de novembro, em Olhão, a sétima edição das Jornadas de Cardiologia e Hipertensão do Algarve

No primeiro dia vão estar em cima da mesa temas como a «Insuficiência Cardíaca na Prática Clínica» e as «Técnicas não invasivas da cardiologia em medicina familiar», havendo ainda espaço reservado para a mesa de enfermagem, onde, numa vertente mais prática, os enfermeiros convidados vão explicar como se processa o «Ensino ao doente hipocoagulado», bem como falar sobre o «Controlo de fatores de risco»; o papel do «Enfermeiro em cardiologia de intervenção» e sobre «Cateterismo cardíaco».

«Pacing e eletrofisiologia»; o «Porquê dos reinternamentos»; «A via verde coronária. perspetiva da enfermagem» e «Servoventilação: uma nova abordagem ao doente cardíaco» são outros dos temas práticos que vão ser abordados nesta mesa.
Para o segundo dia estão reservados espaços de debate sobre os «Problemas práticos na doença coronária» e «Abordagens dos doentes com arritmias».

Paralelamente decorre ainda uma mesa de Cardiopneumologia, onde os técnicos vão abordar aspetos ligados a: «Eco de stress farmacológico: experiência de um serviço»; «Doppler transcraniano no diagnóstico do foramen ovale patente»; «Seguimento de doentes com monitorização remota»; «Fatores de risco vascular: atualização de conceitos» e «Reabilitação cardíaca fase II - A perspectiva do cardiopneumologista».

Em ambos os dias haverá ainda espaço reservado para questões mais específicas da responsabilidade da indústria farmacêutica, nomeadamente a realização de simpósios sobre
«O que há de novo na Diabetes em Portugal»; «A Hipocoagulação do séc. XXI - o que mudou com rivaroxabano» e «Risco cardiovascular global».

10 de Outubro de 2014 | 07:12
barlavento

FIRESHELTER52

09/10/2014

Ambulância despistou-se no Algarve - 2 feridos

Ambulância de transporte de doentes capotou.

O piso estava escorregadio e a condutora perdeu o controlo da ambulância, que capotou à saída de uma rotunda, ontem, em Lagos. 

As duas tripulantes ficaram feridas. O despiste em Lagos ocorreu por volta das 13h30.

A ambulância pertencia a uma empresa privada. As duas tripulantes, de 22 e 30 anos, sofreram ferimentos ligeiros.

Segundo explicou ao CM fonte da empresa Medy, "a ambulância regressava à base, em Lagos, e não transportava doentes". A chuva e o piso escorregadio poderão ter estado na origem do despiste.

As vítimas foram transportadas pelos Bombeiros de Lagos ao hospital do Barlavento, em Portimão.

CM

FIRESHELTER52

08/10/2014

Formação Segurança Contra Incêndios em Edifícios

Decorreu no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira uma ação de formação que envolveu o Departamento de Engenharia e Obras Municipais e os Bombeiros Municipais de Tavira.

Os objetivos foram transmitir informações sobre medidas de auto Protecção no âmbito de segurança contra incêndios em edifícios aos assistentes operacionais da secção de desporto do município de Tavira.

Planos de prevenção, procedimentos em caso de emergência, registos de segurança e equipamentos de combate a incêndios foram alguns dos temas abordados em sala junto dos operacionais.

Numa segunda fase em contexto de prática demonstrativa e simulada com exercícios de fogo real os assistentes puderam por em prática a aprendizagem na utilização dos agentes extintores, carreteis, progressão e combate de incêndios na sua fase de eclosão.

O término da formação foi antecedido na aplicação prática de simulações de resposta a eventos de incêndios com fogo real já com a formatação das equipas de segurança e aplicação dos respetivos algoritmos de actuação, que visaram não só a extinção dos fogos mas também, por em prática as regras de segurança e a interação com outros agentes do sistema de protecção e socorro.

Ficam aqui algumas imagens... (CLIQUE PARA AUMENTAR)








FIRESHELTER52