31/10/2021

sinais e sintomas de Enfarte Agudo do Miocárdio

- Dor apertada no peito com uma sensação de esmagamento e que não acalma quando se põe em repouso;

- Irradiação da dor para o braço, pescoço, mandíbula ou costas;
- Dificuldade em respirar;
- Pele pálida, acinzentada, pegajosa ou suada;
- Desconforto abdominal, náuseas e vómitos.


Estes são alguns dos sinais e sintomas de Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) ❤️, vulgarmente conhecido por ataque cardíaco.

Saiba como agir em caso de suspeita de EAM 👉 https://bit.ly/2MpCAVn

Já sabe, em caso de emergência, ligue 112! ☎️

João Horta - FIRESHELTER52

29/10/2021

INEM alerta para o Dia Mundial do AVC

A 29 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e para assinalar esta efeméride, o INEM partilha um conjunto de importante informação.



Relembrando que o AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

É essencial todos saibam os sinais de alerta do AVC e como ligar corretamente o Número Europeu de Emergência - 112.

João Horta - FIRESHELTER52

28/10/2021

MEDIDAS PREVENTIVAS DE OUTONO

Com a chegada do Outono e de uma forte frente ativa de Oeste, aumenta a possibilidade de ocorrência de inundações em algumas zonas da cidade. 


As primeiras chuvas são responsáveis pelo arrastamento de diversos resíduos, como folhas, lamas e pedras, que acabam por se depositar junto de sarjetas, sumidouros e ralos de drenagem, causando o seu entupimento.

De forma a minimizar os efeitos deste tipo de situações, relembra os teus pais que devem adotar as seguintes medidas:

» Limpar e desobstruir ralos e canais de drenagem de quintais, varandas, caves e garagens.
» Rever os sistemas de bombagem.
» Limpar algerozes e caleiras.
» Acautelar a reposição de coberturas de edifícios em obras.
» Alertar a junta de freguesia ou os serviços do município para a existência de buracos, sarjetas e sumidouros obstruídos, locais com acumulação de folhas ou estaleiros de obras com materiais de construção mal acondicionados.


João Horta - FIRESHELTER52

Distribuídos pelouros e responsabilidades na Câmara de Tavira

A presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, já distribuiu pelouros e responsabilidades pelos eleitos do Partido Socialista, que venceu as eleições naquele concelho.



A seu cargo ficam as áreas das Finanças; Património; Planeamento Urbanístico; Gestão Urbanística; Reabilitação Urbana; Toponímia; Alojamento Local; Cultura; Projetos e Obras Municipais; Energia e Bombeiros.

O vice-presidente, Eurico Palma, é responsável pelos seguintes pelouros e serviços: Ação Social; Educação; Voluntariado; Qualidade; Comunicação e Relações Públicas; Modernização Administrativa; Desporto; Equipamentos Municipais Desportivos; Saúde; Sanidade e Qualidade Alimentar; Juventude; Gestão dos Mercados Municipais; Proteção Civil; Turismo; Biblioteca; Património Histórico; Arqueologia e Geminações.

A vereadora Sónia Pires responde pelas seguintes áreas: Administração; Recursos Humanos; Arquivo Municipal; Ambiente e Alterações Climáticas; Bem-estar e Sanidade Animal; Florestas; Ruído; Cemitérios; Saneamento Básico; Espaços Verdes; Limpeza Urbana; Gestão das Praias e Áreas Portuárias; Contraordenações; Execuções Fiscais; Defesa do Consumidor; Fiscalização Municipal e Cidadania Ativa.

Por fim, o vereador Narciso Barradas tem a seu cargo os seguintes pelouros: Infraestruturas Municipais; Manutenção do Parque Habitacional; Ocupação do Espaço Público e Publicidade; Venda Ambulante; Ascensores; Taxas e Licenças; Atividades Económicas; Inovação e Empreendedorismo; Feiras e Mercados de Levante; Mobilidade, Trânsito, Estacionamento e Segurança Rodoviária; Transportes Escolares; Telecomunicações e Informática e Cartografia.

Aos eleitos da oposição, Dinis Faísca, Luís Beato e Maria Inês Faleiro, todos do PSD, não foram atribuídos pelouros.


João Horta - FIRESHELTER52

Não Deve Rebentar Espinhas (Bicos) no Rosto... Muito Perigoso

Toda gente sabe o quanto é difícil resistir à tentação de espremer aquelas espinhas malditas que teimam em aparecer no nosso rosto. 


E todo mundo já ouviu que devemos deixar as danadas de lado, já que espreme-las pode piorar o problema e ainda dar origem a cicatrizes. No entanto, você sabia que mexer nas espinhas da face pode ser extremamente perigoso?

De acordo com Sarah Young, do portal Independent, quem faz o alerta sobre os riscos de espremer espinhas do rosto especialmente as que aparecem em uma região conhecida como “triângulo perigoso”são os dermatologistas e, segundo eles, embora seja bastante raro, não resistir à tentação pode inclusive levar à morte.

O triângulo perigoso, caso você nunca tenha ouvido falar, é uma área do rosto que vai da ponte do nariz até os cantos da boca  conforme você pode ver na imagem abaixo, incluindo parte dos olhos e o lábio superior.

O problema é que essa região é bem vascularizada e conta com diversos vasos que se comunicam com a cavidade craniana.



Acontece que, quando esprememos espinhas que aparecem nessa região, abrimos caminho para que possíveis infecções aconteçam  e sejam transportadas diretamente até o cérebro pela corrente sanguínea.


Assim, em determinadas situações (bem raras, mas não impossíveis!), o simples ato de cutucar a pele pode resultar em tromboses do seio cavernoso  ou seja, formação de coágulos em uma das veias localizadas na base do cérebro, meningites e abscessos cerebrais.
E a gente nem precisa dizer que essas três complicações são extremamente graves e potencialmente mortais.

Portanto, quando um dia você se olhar no espelho e encontrar uma daquelas espinhas amarelonas no rosto, resista à tentação e a deixe quietinha! 
Vale mais a pena aguardar alguns dias para que ela desapareça do que correr o risco de sofrer perda de visão, paralisia temporária ou até morrer por causa de uma asneira.

.megacurioso.com.br

João Horta - FIRESHELTER52

27/10/2021

Tempestade Pode Afetar Mais Norte e Centro Segundo a Previsão

O modelo IFS\ECMWF na atualização intermédia 6Z (Apenas 90h de previsão) está a começar a igualar os outros modelos, pelo que se espera o pior a Norte do Tejo, possivelmente entre o Minho e a Bacia do Mondego... 

Prevêem-se acumulados de chuva localmente até 250-400mm (litros por metro quadrado) em 36-48h pelo que podem ocorrer cheias rápidas e potencialmente catastróficas

Em relação ao vento tudo indica que o Norte e Centro também são as zonas mais afetadas, com vento até 80\100km/h no litoral e 120km/h nas terras altas, mas há possibilidade de algum fenómeno de vento mais extremo (localizado)

Fica a imagem da última atualização do modelo ICON-Europe e o link para a previsão (atualizada) -> https://www.lusometeo.com/.../tempestade-entre-dias-29.../

Próxima atualização: Hoje à noite

Toda a informação em www.lusometeo.com

João Horta - FIRESHELTER52

TEMPESTADE "BLAS" ENTRE DIAS 29 E 31 DE OUTUBRO

Deverá ser nomeada #Blas, o IPMA emitiu avisos, ainda de cor amarela, compreensível a esta distância, extensíveis a todo o país



Mas afinal, o que está em causa? Leiam com atenção, antes da publicação do artigo de previsão especial para que ajude a perceber o mesmo quando este for publicado

1. Depressão a Oeste dos Açores a introduzir muita água precipitável na circulação
2. Anticiclone recua
3. Várias frentes afetam Açores e Continente

Onde vai chover mais?
Só mais perto se pode dizer, mas há risco no Norte, Centro, e quem sabe mesmo pontos montanhosos do Sul, especialmente... Infelizmente ainda não consigo dar dados mais concretos...
Onde me parece mais provável é no Norte, bacia do Mondego, eventualmente entre Aveiro e Viseu... mais nos pontos de montanha... Mas tudo muito incerto... 
Em Itália recentemente todos os modelos previam a chuva perto de Catanzaro e foi cair em Catania, muitos kms ao lado... Por isso prevenir é o melhor, que vai chover muito e de forma torrencial vai, só não sabemos exatamente onde, mas a prevenção é o melhor para evitar males maiores

Vento? Será forte... Onde será mais forte? Impossível dizer... 
A intensidade é também incerta, sendo ainda impossível confirmar se temos um episódio com ventos a 90km/h ou se poderá superar estes valores como alguns modelos apresentam, especialmente dado a amplificação por convecção, com rajadas até 130km/h ou superiores... Infelizmente é ainda tudo muito incerto e há que aguardar, mas o prognóstico para já é de facto de uma tempestade muito significativa
Nos Açores também vai chover muito, e mais generalizado, mas uns dias mais que outros, e a variar de grupo para grupo, também atualizarei assim que possível, especial atenção ao grupo Central, parece-me...

Fiquem atentos, assim que possível previsão em www.lusometeo.com

João Horta - FIRESHELTER52

26/10/2021

IPMA Faz Comunicado de Mudança do estado tempo em Portugal

A partir do meio da tarde de dia 28 de outubro, quinta-feira, prevê-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal Continental. O tempo seco e ameno dos últimos dias, dará lugar a tempo chuvoso e a uma descida gradual das temperaturas máximas, entre os dias 28 e 31 de outubro.



A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental, irá enfraquecer, e permitir a passagens de massas de ar tropicais e com elevado conteúdo em vapor de água, transportadas latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como "rio atmosférico". Esta situação meteorológica, deverá originar precipitação persistente na generalidade do território, e tem potencial para produzir chuvas persistentemente fortes, em especial nas regiões do Centro e Sul, onde os impactos poderão ser significativos.

A chuva deverá chegar ao Minho e Douro Litoral a partir do meio da tarde de dia 28, e estender-se gradualmente às restantes regiões Norte e Centro, e a partir de dia 29, à região Sul.

O vento do quadrante sul, deverá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas.

Salienta-se ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Este comunicado será atualizado diariamente, pelas 17:30 horas locais.

Recomenda-se o acompanhamento da previsão e avisos meteorológicos para os próximos dias consultando:

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:

http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

João Horta - FIRESHELTER52

Ajuste de Cinto de Segurança Auto para Grávidas

Quando uma mulher grávida coloca o cinto do seu automóvel para iniciar uma viajem, ajusta o mesmo para que não interfira no conforto da condução mas principalmente para em caso de paragem de emergência não venha a causar algum tipo de traumatismo na barriga.

Por norma a grávida defende-se colocando o cinto no baixo ventre mas com este dispositivo que pode ser colocado no banco do automóvel a grávida garante a sua proteção em caso de travagem de emergência protegendo integralmente a barriga pois a força do cinto é exercida sobre as suas pernas. 




João Horta - FIRESHELTER52

25/10/2021

Previsão de Tempo Muito Severo de 29 a 31 de Outubro

No seguimento da informação e, olhando aos dados de modelos que vão chegando, teremos ocorrência de precipitação FORTE a MUITO FORTE no Norte do país, com boa probabilidade de chegar ao Centro, e média probabilidade de chegar ao Sul (mais passageira, dúvidas na intensidade...)




Assim e segundo os principais modelos podemos estar perante uma situação em que passamos de um dos Outubros mais secos de sempre para um Outubro normal a chuvoso - isto porque em 2 ou 3 dias pode cair o equivalente ao normal do mês, com risco de CHEIAS RÁPIDAS

Dependendo da evolução de alguns outros fatores podemos ter ainda a evolução de algum fenómeno extremo de vento, como algum tornado, por exemplo...

Em seguimento, para já fica apenas o registo do modelo ICON (Aquele do qual dispomos dados, para já, visto que os outros ainda estão a atualizar os gráficos, e sinceramente nem coloco o GFS que está a leste da situação... prometendo mais detalhes ao longo do dia...)

Se quer saber como vai estar o tempo esta semana leia a nossa previsão semanal, clicando aqui -> https://www.lusometeo.com/.../previsao-semanal-24-a-30.../


João Horta - FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na En125 Tavira

As equipas de emergência responderam já durante a noite de ontem a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona da Calada, Tavira.




Um despiste de um veiculo ligeiro de passageiros fez um ferido que foi assistido no local e transportado ao Hospital de Faro.

A segurança da circulação auto na EN125 na zona do acidente ficou a cargo das autoridades estando a GNR presente na ocorrência.

Estiveram em operações nesta ocorrência as equipas de uma ambulância de socorro e de um veiculo de salvamento e desencarceramento dos Bombeiros de Tavira.

Foto de Arquivo
SAFEPLACE52/DR

João Horta - FIRESHELTER52

24/10/2021

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na EN125 na Zona da Alfandanga

 As equipas de emergência dos Bombeiros e do INEM estão a responder a um acidente na Estrada Nacional 125 na zona da Alfandanga.


Segundo o site da ANEPC estão empenhados vários meios de socorro no acidente.

Foto coligida n facebook : https://www.facebook.com/photo/?fbid=4441813452561146&set=gm.2096013887241056

João Horta - FIRESHELTER52

1918- Situação Epidémica de Tavira- "Que Deus nos Acuda"

Vou partilhar uma imagem que copiei da internet do jornal Tavirense "Província do Algarve" data de 3 de Novembro de 1918 onde descrevia um relato preocupante da situação da epidemia em Tavira.

" A cidade vai assistindo ao desaparecimentos dos seus filhos" e terminar o texto com a frase "e que Deus nos acuda", são duas situações associadas ao numero de mortes que ultrapassava os 200 mais a descrição do estado da cidade demonstra bem aquilo que os nosso avós tiveram de passar.


João Horta - FIRESHELTER52

Recorte de 1888 - Bombeiros de Tavira

Hoje vou partilhar com vocês um recorte da primeira página do Jornal Tavirense o Combatente de 1888 onde ficava descrito em cabeçalho o titulo "Assembleia Geral".


A criação de um corpo especializado de Bombeiros era noticia de primeira página na sociedade de então.
A importância atribuída a esta situação da criação de um corpo de bombeiros para a cidade era noticia de relevo e importância.

Nesta assembleia dos sócios da 'companhia' (22 de fevereiro de 1888) foram apresentados os "Estatutos que devem reger a companhia" e eleitos os corpos gerentes" (o jornal inclui os nomes dos sócios eleitos, por unanimidade).

Este recorte que hoje partilho é sem duvida um dos recortes informativos mais antigos referente ao corpo de Bombeiros de Tavira, criado em 1888.

Quero agradecer ao senhor Luís Cruz Fernandes pelas partilhas que faz com o blogger e a disposição e interesse demonstrado no conhecimento da história dos Bombeiros de Tavira.

Subchefe de 1ª João Horta

João Horta - FIRESHELTER52

23/10/2021

Tavira - Foi Detido pela GNR quando Roubava um Armazém

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Tavira, ontem, dia 21 de outubro, deteve em flagrante um homem de 38 anos, por furto em armazém industrial, em Tavira.


Na sequência de denúncia de uma viatura suspeita na zona industrial de Santa Margarida - Tavira, os militares da Guarda deslocaram-se para o local onde encetaram uma série de diligências policiais que permitiram constatar que estava a decorrer um furto num armazém, tendo intercetado o seu autor no momento em que este saía do seu interior na posse de diversos objetos furtados.

Da ação resultou a recuperação de 25 relógios, 2 telemóveis, 2 alianças em ouro e prata, 2 punhos de camisa, 1 pulseira em prata, 1 colar em prata e 1 par de óculos.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tavira.

O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime e tráfico de estupefacientes, está a ser presente ao Tribunal Judicial de Tavira para aplicação das medidas de coação.


João Horta - FIRESHELTER52

GNR apreende mais 1 tonelada de haxixe na ilha de Faro

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu na sexta-feira 30 fardos de haxixe, num total de 1.125 quilogramas, na praia da ilha de Faro, no concelho homónimo, indica um comunicado da instituição.


Segundo o documento, no decorrer de uma ação de vigilância da fronteira marítima nacional, com recurso ao Sistema Integrado de Vigilância Comando e Controlo (SIVICC), os operacionais detetaram uma embarcação suspeita que se aproximava da costa algarvia, em direção ao sul da Praia do Garram.

Iniciaram então o seu seguimento e monitorização permanente, através dos meios marítimos da UCC para tentar intercetar a embarcação, que rumou para a praia da ilha de Faro.

Perante a presença da GNR, os suspeitos lançaram a carga à água, na Ria Formosa, e encetaram fuga, não tendo sido, até ao momento, localizados.

A UCC, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões autónomas, gere ainda o SIVICC, que visa garantir a deteção, localização e identificação de ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia.

Noutro comunicado, o Comando Territorial de Setúbal da GNR, através do Posto Territorial de Sesimbra, indicou que deteve quinta-feira, em flagrante, um homem de 46 anos por tráfico de estupefacientes na localidade de Cotovia, no concelho de Sesimbra.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda Nacional Republicana depararam-se com o suspeito, já anteriormente referenciado por tráfico e consumo de estupefacientes, a conduzir um automóvel em local conotado com este tipo de ilícitos.

“Foi possível verificar-se ainda que o homem demonstrou um comportamento suspeito na presença da patrulha, adotando uma condução irregular. No seguimento da ação, foram realizadas diligências policiais, que permitiram apurar que o suspeito se encontrava na posse de estupefacientes, culminando na sua detenção”, lê-se no comunicado.

Segundo o documento, na operação foram apreendidas 52 doses de cocaína, dissimuladas em 19 saquetas, um taco de basebol em madeira e 225 euros em numerário.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Sesimbra.


João Horta - FIRESHELTER52

21/10/2021

Prevenção de acidentes com medicamentos nas crianças

As crianças ficam expostas aos riscos domésticos sendo um deles o acesso à medicação existente no espaço familiar.

Pensando nisto, fiz uma compilação com orientações prevenção de acidentes com medicamentos e produtos de higiene.



Mantenha os medicamentos longe do alcance das crianças

Mantenha todos os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças, mesmo os medicamentos que você toma diariamente. Crianças são naturalmente curiosas e podem facilmente agarrar remédios, se eles estiverem mantidos em locais ao seu alcance.

Evite guardar os medicamentos em bolsas ou mochilas

Muitas pessoas têm o hábito de guardar remédios nas bolsas. Mas é preciso tomar muito cuidado, pois num momento de descuido, a bolsa pode ficar acessível à criança e ela pode acabar ingerindo algum medicamento. O melhor a fazer é evitar guardá-los nesses locais. Caso seja necessário guardar na bolsa, coloque-a sempre num lugar alto como, por exemplo, num gancho na parede ou cabide.

Guarde os produtos de higiene longe do alcance das crianças

Pastas de dente, enxaguantes bucais e outros produtos de higiene podem ser muito atrativos para as crianças. Esses produtos podem ser tóxicos, caso sejam ingeridos, ou causar algum acidente se entrarem em contato com os olhos. Lembre-se sempre de guarda-los no armário longe do alcance dos pequenos.

Mude o local onde guarda os medicamentos ocasionalmente

Mantenha a segurança dos medicamentos na sua lista de verificação de cuidados com as crianças. Tenha em mente que, à medida em que elas aprendem novas habilidades, talvez você vá precisará mudar o local onde mantém os medicamentos para evitar acidentes por intoxicação.

Nunca se refira a um medicamento como doce

Isso pode levar a criança a pensar que o remédio não é perigoso ou que é agradável de comer. Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas.

O objetivo desta publicação é reforçar a guarda das nossas crianças e dar-lhes um crescimento seguro e feliz.

João Horta -FIRESHELTER52

19/10/2021

Aberto Concurso EXTERNO para Guardas Florestais da GNR

Abertura do procedimento concursal para o ingresso na carreira e categoria de guarda-florestal da Guarda Nacional Republicana

Está aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP), o procedimento concursal para preenchimento de 92 (noventa e dois) postos de trabalho da carreira e categoria de guarda-florestal, do mapa de pessoal da GNR, na modalidade de nomeação.

1 - Nível habilitacional: ter como habilitações literárias mínimas o 12.º ano de escolaridade ou equivalente.

2 - Caracterização dos postos de trabalho: nos termos do artigo 37.º do ECGF, o pessoal da carreira de guarda-florestal integra a missão da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) enquanto polícia ambiental, e no exercício das suas funções, assegura todas as ações de polícia florestal, de caça e pesca, designadamente:

a) Fiscalizar o cumprimento da legislação florestal, da caça e da pesca, investigando os respetivos ilícitos;

b) No âmbito florestal, participar na defesa da floresta contra incêndios, em especial na investigação das causas de incêndios florestais;

c) No âmbito da missão da Guarda, prestar auxílio a qualquer diligência em matéria legal.

3 - A publicação integral do presente procedimento concursal encontra-se disponível na Bolsa de Emprego Público, em https://www.bep.gov.pt.

Comando Territorial de Faro – 9 postos de trabalho, distribuídos da seguinte forma:

Ref g1) – Destacamento Territorial de Albufeira – 2 postos de trabalho;
Ref g2) – Destacamento Territorial de Faro – 4 postos de trabalho;
Ref g3) – Destacamento Territorial de Loulé – 2 postos de trabalho;
Ref g4) – Destacamento Territorial de Tavira – 1 posto de trabalho.


João Horta - FIRESHELTER52



 

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na EN125 Livramento

As equipas de emergência responderam a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona do Livramento Luz de Tavira durante a noite de ontem.

A colisão entre um veiculo ligeiro e um motociclo fez um ferido que foi prontamente assistido pela equipa da ambulância de socorro dos Bombeiros de Tavira e transportado ao Hospital de Faro.

A segurança da  circulação auto na EN125 na zona do acidente ficou a cargo das autoridades estando a GNR presente na ocorrência.

Foto de Arquivo SAFEPLACE52/DR

João Horta - FIRESHELTER52

17/10/2021

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na Serra de Tavira

 As equipas de emergência responderam durante a manhã de hoje, domingo, a um acidente na serra de Tavira.

Tratou-se de um despiste de um velocípede na estrada que liga Tavira a  Cachopo tendo resultado um ferido grave.

A vitima foi assistida prontamente pelas equipas de pré-hospitalar dos Bombeiros de Tavira acabando por ser evacuada de Helicóptero para o Hospital de Faro.

Foto de Arquivo SAFEPLACE52/DR

João Horta- FIRESHELTER52

Bombeiros de São Brás Respondem a Acidente de Viação

Os Bombeiros de São Brás de Alportel responderam durante a madrugada desta noite a um violento acidente de viação na zona de São Brás.


As equipas de emergência médica pré-hospitalar e a equipa de intervenção dos Bombeiros de São Brás assistiram no local as vitimas que foram posteriormente transportadas ao Hospital de Faro.

A intervenção teve o apoio do INEM e da GNR.



João Horta - FIRESHELTER52

16/10/2021

Calor Teima em Ficar - Semana Bem Quente a Caminho

Segundo informação de alguns apontadores meteorológicos a semana que vai entrar já na próxima segunda feira tende a ser anormalmente quente para a altura do ano que estamos a atravessar.



Tempo muito anormal para a época numa IMPRESSIONANTE massa de ar quente arrastada para a Europa devido a uma depressão a Oeste

No entanto pode-se já adiantar que entre Segunda e Quarta, podemos vir a ter temperaturas até 33\34 graus em alguns locais

A partir de Quarta as temperaturas descem mas, infelizmente, continua a não se prever chuva significativa, o que fará com que a situação de seca se continue a agravar e seja incrementado o risco de potencializar incêndios nos espaços rurais ou florestais.

Iremos acompanhando esta informação e as suas alterações caso se verifiquem.

Dados coligidos in:https://www.facebook.com/lusometeo/photos/a.566848603440796/4264510110341275/

João Horta - FIRESHELTER52

15/10/2021

A Alegria dos Tavirenses ao ler esta mensagem hà 135 anos

Imaginem a alegria e a emoção que a comunidade Tavirense recebeu em 1888 quando soube através do Jornal o Combatente de 21 de Janeiro que a COMPANHIA DE BOMBEIROS DE TAVIRA já era uma realidade.

"Companhia de bombeiros"

que está "quasi completa a sua organização", que "já está comprada a bomba, que deve chegar num dos próximos vapores" e também que "devem receber, por estes dias, a aprovação do projecto de estatutos".


A história dos bombeiros de Tavira é a nossa história.

Homens carregados de abnegação, que se fardaram de paz, deixando tudo para trás para combater e salvar a troco de uma mão cheia de nada.

135 anos de história, de amores e dissabores que se escrevem no rosto de todos aqueles que vestiram a farda de bombeiro e com um capacete de couro, chapa, fibra ou kevlar tentaram resolver problemas que não foram criados por eles.

Cada recorte de jornal, fotografia, ou recordação faz parte da força que temos hoje e daquilo que somos para a comunidade que servimos.

Mais que uma profissão é uma vocação que só está ao alcance daqueles que realmente sentem o que é ser um homem da bomba.

O gosto pela história desta corporação sempre me foi incutido desde que entrei, mas aprimorado com a partilha no blogue e ainda mais profundo com uma missão que me foi dada pelo anterior 2º Comandante Nuno Gonçalves que infelizmente não foi possível de acabar mesmo recolhendo muita informação e muitas atas, que foi  rescrever a história desta humilde casa.

João Horta - Subchefe 1ª classe

João Horta - FIRESHELTER52

13/10/2021

Dispositivo de combate a incêndios prolongado até 31 de Outubro

O Ministério da Administração Interna anunciou a prorrogação do dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais nos corpos de bombeiros até dia 31 de Outubro.


Em comunicado, o Ministério justifica a decisão com «as previsões meteorológicas, que continuam favoráveis à ocorrência e desenvolvimento de incêndios rurais», pelo que «o Ministro da Administração Interna decidiu prorrogar, até 31 de Outubro, o dispositivo terrestre de combate a incêndios rurais nos corpos de bombeiros, de modo a assegurar a manutenção de um dispositivo de resposta adequado ao risco de incêndio rural».

Este dispositivo manterá um efetivo de 3.933 bombeiros, correspondendo a 798 equipas, apoiados por 848 veículos, que complementam o dispositivo permanente terrestre, e os 41 meios aéreos que se mantêm ao serviço até ao final de Outubro, nos termos da Diretiva Operacional Nacional n.º 2.

Foto SAFEPLACE52-DR

João Horta - FIRESHELTER52

Assédio persistente é uma forma de violência

O stalking ou assédio persistente é uma forma de violência definida como um conjunto de comportamentos de assédio praticados, de forma persistente, por uma pessoa contra outra, sem que esta os deseje e/ou consinta.


Se é ou conhece alguém que esteja a ser vítima de stalking, consulte em https://apav.pt/stalking/ os conselhos da APAV | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.


João Horta - FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na 125 na zona da Luz de Tavira

As equipas de emergência responderam durante a tarde de hoje a um acidente na Estrada Nacional 125 na zona da luz de Tavira.


Uma colisão que envolveu várias viaturas ligeiras de passageiros fez alguns feridos sendo que um deles acabou por ter de ser transportado ao Hospital de Faro.

Um intervenção concertada entre meios do Sistema Integrado de Emergência Médica, autoridades e Bombeiros garantiu uma assistência rápida e eficaz aos sinistrados.

Nas nossas estradas todo o cuidado é pouco, conduza com precaução e mantenha a sua total atenção.

Foto de Arquivo: SAFEPLACE52/DR

João Horta - FIRESHELTER52


12/10/2021

112 e os Critérios do INEM para Enviar Meios de Socorro

O INEM tem por missão responder a situações de emergência médica. 

A diferença entre os conceitos de Urgência e Emergência Médica não é apenas uma questão de português: a gestão dos meios de socorro tem de ser feita de forma criteriosa para que não faltem em situações em que são realmente necessários.


Após receber a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento da ocorrência. Esta triagem é feita com base nas questões colocadas ao contactante e permite identificar se a situação é urgente ou emergente.

Através dos dados recolhidos no diálogo com o contactante, e recorrendo às aplicações informáticas disponíveis no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o INEM consegue avaliar se a situação coloca a vítima em risco de vida e envia para o local o(s) meio(s) de emergência mais apropriado(s).

Numa situação de urgência, a vítima pode ter necessidade de ser observada numa unidade hospitalar para receber o tratamento adequado, mas não corre risco de vida imediato. Nestes casos, a chamada é transferida para o Centro de Contacto SNS24, serviço do Ministério da Saúde constituído por profissionais qualificados e preparados para aconselhar os doentes sobre a melhor forma de melhorar o seu estado de saúde.

Este Centro pode aconselhar a deslocação do doente a uma unidade de saúde, sendo dadas alternativas ao contactante para que seja efetuado um outro tipo de transporte, serviço esse garantido por entidades como, por exemplo, Corporações de Bombeiros ou Cruz Vermelha Portuguesa.

Já numa situação emergente, a vítima apresenta sinais e sintomas que indicam estar-se perante uma situação de risco de vida iminente, sendo necessária a prestação de cuidados de saúde ainda no local e durante o transporte até à unidade de saúde adequada para o um tratamento eficaz.

Sempre que verificar uma situação de emergência, o INEM envia os meios de socorro adequados. Por isso, a avaliação correta da situação é fundamental!

João Horta - FIRESHELTER52

08/10/2021

Porquê Deitar para o Lado Esquerdo

A mais antiga medicina oriental (Ayurveda) recomenda deitar-se no lado esquerdo após as refeições para que se tenha uma digestão mais rápida e eficaz.

A eficiência dessa postura deve-se a fatores anatômicos e fisiológicos do corpo humano. 

O sistema linfático fica bloqueado sobre o lado esquerdo permitindo que os órgãos do sistema digestivo como o estômago, fígado, pâncreas e vesícula biliar possam produzir e eliminar suas enzimas para neutralizar os ácidos e gorduras sem que ocorra uma pressão sobre o sistema.

Basta ficar de 10 a 15 minutos, para se sentir leve e aproveitar toda a energia que seu corpo adquiriu na alimentação.

João Horta - FIRESHELTER52

Parurese: ou síndrome da bexiga tímida, conhece?

Dificuldade ema urinar em casas de banho publicas ou em frente de mais pessoas.


Pode até acontecer sem ninguém por perto, só com a ideia de que alguém pode chegar lá, tanto nas casas de banho publicas ou comunitárias, ou mesmo em casa, se houver mais pessoas por perto.

5% da população mundial sofre dessa fobia, a tensão esfincteriana torna impossível urinar e é causada por fatores psíquicos, e stresse. 

A maioria não procura ajuda.

Já conhecia este síndrome?

João Horta - FIRESHELTER52

07/10/2021

Relâmpago Destrói Marco Geodésico na Serra Algarvia

Descreve a página GeoNatural - Riscos Naturais em Portugal que no passado dia 23 de Setembro a quando de uma trovoada um relâmpago atingiu o marco geodésico de Alta Mora na Serra de Castro Marim deixando-o no estado que a foto apresenta.

Podemos então ter uma perceção da energia libertada sobre o marco para o ter deixado neste estado.

Foto: Valter Matias Matias


João Horta - FIRESHELTER52

06/10/2021

Equipas de Emergência Respondem a Acidente no IC27 - Azinhal

As equipas de emergência da Cruz Vermelha Portuguesa, INEM, GNR e Bombeiros responderam durante a manhã de hoje a um acidente de viação no IC27 na zona do Azinhal Castro Marim.


Um despiste de um veiculo fez 2 Feridos, sendo que um dos quais ficou em estado grave tendo sido helitransportado para o Hospital.

https://www.algarveprimeiro.com/d/despiste-no-azinhal-com-um-ferido-grave-e-um-leve/40863-83?fbclid=IwAR1ERYg_zNHXCc5E0Sro3WGFIiEl6VjR3mMRkE5Fm4itgrn0qieSxoSsX2Q

Foto de Arquivo 2014 DR SAFEPLACE52

João Horta - FIRESHELTER52

Registado Sismo de 3.9 Frente ao Algarve

Foi registado pelo Instituto Geográfico Nacional IGN- Espanha um sismo com a magnitude de 3.9 no mar frente à costa do Sotavento Algarvio.



O sismo foi registado hoje dia 6, por volta das 07:08 a 31 km´s de profundidade e não há registo de estragos ou vitimas a lamentar.

O IPMA - Portugal, regista este evento com uma magnitude de 3.6 à mesma hora sentido em terra com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Tavira (Faro).

O IPMA informa ainda que "a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. 

Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. 

Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de proteção civil. Toda e qualquer utilização do conteúdo deste comunicado deverá sempre fazer referência à fonte".



João Horta - FIRESHELTER52

05/10/2021

É perigoso aquecer água no micro-ondas ? - SIM É PERIGOSO

Muitos se perguntam se é perigoso aquecer água no micro-ondas, ou se são apenas mitos e especulações.


Isso porque, ao utilizar este equipamento para ferver água ou outros líquidos pode causar um fenómeno de erupção de fervura. 

Diferente da forma que acontece quando fervemos água no fogão, ao ferver a água usando o micro-ondas a água aquece por igual e não forma as bolhas características da fervura que aconteceriam num fogão. E é neste ponto que precisamos ter muito cuidado.

Mesmo sem as bolhas, a água está assim a uma temperatura de ebulição e quando se encontrar com a temperatura fora do micro-ondas ou simplesmente ao ser manuseado o recipiente a água pode respingar e queimar o utilizador.

O aparelho emite ondas eletromagnéticas que interagem com as moléculas de água e aquecem o líquido muitas vezes acima da temperatura de ebulição. Mas a água não entra em modo de fervura como estamos habituados ver, sendo que esse equilíbrio se acaba a qualquer toque ou movimento na água, bastando apenas pegar no recipiente ou encontrar uma diferença de temperatura.

Se possível, não utilize recipientes estreitos como jarros e garrafas e deixe a água repousar por 30 segundos antes de retirá-la de dentro do aparelho.

Para evitar queimaduras, aqueça por um curto período de tempo ou em pequenos ciclos.

Explicação e vídeo:


João Horta - FIRESHELTER52

O que acontece quando liga 112?

Após ligar 112 um operador devidamente treinado irá atender a sua chamada e desenrolar desde logo o processo de ajuda às suas necessidades.

É muito importante que explique aos seus filhos e à comunidade juvenil que de forma alguma se pode brincar com este número de telefone.


Dependendo do tipo de emergência o operador poderá tratar o seu pedido ou transferir para um serviço de emergência mais apropriado, por exemplo para um médico em caso de doença ou trauma.

Durante o atendimento será solicitado o seu endereço e número de contacto. É necessário identificar os utilizadores do serviço em particular para evitar o registo de ocorrências em duplicado.

Não desligue mesmo que ligue 112 por engano! Diga ao operador que está tudo bem e que foi engano. De outra forma poderão ser enviados meios de assistência para verificação de que está tudo bem.

Pode ligar para o 112 em qualquer emergência que necessite de uma ambulância, de bombeiros ou da polícia. Por exemplo, se testemunhar um acidente de viação grave, observar um prédio em chamas ou uma casa a ser arrombada.

Não ligue para o 112 para obter informações sobre o trânsito, previsões meteorológicas, informações gerais e consultas.

Chamadas desnecessárias podem sobrecarregar o sistema e colocar em risco a vida daqueles que realmente precisam de ajuda de emergência.

Chamadas falsas também podem afetar a resposta a emergências reais.

João Horta - FIRESHELTER52

03/10/2021

Regras para o isolamento de vacinados e não vacinados

As pessoas que tiverem a vacinação completa vão continuar sujeitas a um isolamento de 10 dias em casos de exposição elevada a contactos de alto risco.



A decisão foi anunciada na sexta-feira, 1 de outubro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo as novas regras da DGS, uma pessoa com um esquema vacional completo, com um nível de exposição elevado (ver infra) com um contacto considerado de alto risco (ver infra) fica sujeito a um isolamento profilático de 10 dias, com a realização de um primeiro teste até ao 5º dia, e de um segundo teste até ao 10º dia, sujeito a uma vigilância ativa pelas autoridades de saúde.

Para as pessoas sem esquema vacinal completo, com um nível de exposição elevado com um contacto de alto risco, ficam sujeitas a um isolamento profilático de 10 dias, igual ao dos vacinados: com um primeiro teste até ao 5º dia, e um segundo teste até ao 10º dia, sujeitos a uma vigilância ativa pelas autoridades.

Quais os casos em que os totalmente vacinados deixam de estar sujeitos a isolamento profilático? Isto acontece com um nível de exposição elevado com um contacto de baixo risco. Neste quadro, não há isolamento profilático, com a vigilância a ser passiva, mas sujeito à realização de um teste até ao 5º dia.

Tanto os vacinados como os não vacinados deixam de estar sujeitos a isolamento profilático nos casos de nível de exposição baixa a contactos de baixo risco. Neste cenário, basta a realização de um teste até ao 5º dia, com a vigilância a ser passiva.

“O fim do isolamento profilático é estabelecido após a obtenção de um resultado negativo num teste laboratorial TAAN para SARS-CoV-2, realizado ao 10.º dia após a data da última exposição ao caso confirmado”, de acordo com a DGS.

“Em situações em que o risco de geração de cadeias de transmissão a pessoas com condições associadas a evolução para COVID-19 grave é alta (avaliação caso a caso23), a Autoridade de Saúde pode determinar o isolamento profilático até ao 14.º dia após a exposição ao caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19”, de acordo com a entidade liderada por Graça Freitas.

O que é considerado contacto de alto risco?

São contactos de alto risco as pessoas com um nível de exposição elevado ao caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 / COVId-19 que:

a. Não apresentem esquema vacinal completo
b. Apresentem esquema vacinal completo, mas:
c. Coabitem com o caso confirmado em contexto de elevada proximidade (por exemplo, partilha do mesmo quarto);
ci. Sejam contacto de caso confirmado no contexto de um surto em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e outras respostas similares dedicadas a pessoas idosas10, Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI), instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, estabelecimentos prisionais, Centros de acolhimento de migrantes e refugiados;
cii. Residam ou trabalhem em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e outras respostas similares dedicadas a pessoas idosas

O que são considerados contactos de baixo risco?

São contactos de baixo risco as pessoas que:

a. Apresentem um nível de exposição de baixo risco;
b. Apresentem um nível de exposição de alto risco e não cumpram nenhum dos critérios do ponto anterior da presente Norma.

O que é um nível de exposição elevado?

1. Contacto cara-a-cara com um caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 a uma
distância inferior a 1 metro, independentemente do tempo de exposição
2. Contacto cara-a-cara com um caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 a uma
distância entre 1 e 2 metros e durante 15 minutos ou mais (sequenciais ou cumulativos, ao
longo de 24 horas)
3. Contacto em ambiente fechado com um caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19 (ex. coabitação, sala de reuniões, sala de espera, sala de aula) durante 15 minutos ou mais, incluindo viagem em veículo fechado com caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19
(a avaliação de risco em aeronave e navio deve ser remetida para as normas em vigor)
4. Prestação direta e desprotegida de cuidados de saúde a casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2/ COVID-19 (isto é, sem uso de EPI adequado à atividade assistencial respetiva, de acordo com a Norma n.º 007/2020 e/ou a Orientação n.º 019/2020 da DGS, ou sempre que houver indícios de utilização/remoção incorreta)
5. Contacto direto e desprotegido, em ambiente laboratorial ou locais de colheita, com produtos
biológicos infetados com SARS-CoV-2

O que é um nível de exposição baixo?

1. Contacto cara-a-cara, a uma distância entre 1 e 2 metros com um caso confirmado de infeção
por SARS-CoV-2 / COVID-19, por período inferior a 15 minutos
2. Contacto em ambiente fechado com um caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 / COVID-19
(ex. coabitação, sala de reuniões, sala de espera, sala de aula), incluindo viagem em veículo fechado com caso confirmado de infeção pelo SARSCoV-2 / COVID-19, por período inferior a 15 minutos (sequenciais ou cumulativos; ao longo de 24 horas)


João Horta - FIRESHELTER52

02/10/2021

Saiba Onde é Obrigatório o Uso de Máscara

O uso de máscaras devido à pandemia de Covid-19 mantém-se em estabelecimentos e serviços de saúde, espaços comerciais e cabeleireiros ou barbeiros, segundo normas divulgadas na sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).


«Apesar da elevada cobertura vacinal em Portugal e da atual situação epidemiológica suportarem uma estratégia de flexibilização gradual, progressiva e proporcionada das medidas de saúde pública implementadas no contexto pandémico, a utilização de máscaras continua a ser uma importante medida de contenção da infeção, sobretudo em ambientes e populações com maior risco para infeção por SARS-CoV-2», considera a DGS.

De acordo com as orientações divulgadas, o uso de máscara permanece obrigatório:

* Nas estruturas residenciais para pessoas idosas, 
* Nas unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados
* Nas salas de espetáculo, cinemas, salas de congresso e recintos de eventos de natureza corporativa ou recintos improvisados para eventos.

Em relação aos espaços e estabelecimentos comerciais, a DGS explica que está incluído o uso de máscara em centros comerciais com área superior a 400 m2.

«Espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, em que necessariamente ocorra contacto físico com o cliente, por exemplo cabeleireiros, barbeiros ou esteticistas», constam igualmente da lista da DGS.

Nos transportes coletivos de passageiros, incluindo táxis e TVDE há também a obrigação de usar máscaras, o mesmo acontecendo nas Lojas de Cidadão e nos recintos para eventos e celebrações desportivas.

«Nos termos da legislação em vigor, o uso de máscara é ainda obrigatório pelos profissionais de bares, discotecas, restaurantes e similares», refere a orientação 011/2021 da DGS.

Numa outra orientação relativa às instituições de culto e religiosas, a DGS divulgou uma série de recomendações a adotar pelos cidadãos e pelas instituições.

Promover a ventilação do local de culto, antes, durante e depois de uma celebração, se possível mantendo as janelas e portas abertas, higienizar todo o espaço, nomeadamente bancos, apoios e puxadores de portas, divulgar e incentivar medidas de proteção e distanciamento físico e disponibilizar um dispensador de solução à base de álcool para as pessoas desinfetarem as mãos são algumas das recomendações.

«As pias de água benta, junto à entrada das igrejas, deverão manter-se vazias», refere ainda a DGS.

Em relação aos cidadãos que frequentam estas instituições, a DGS recomenda, por exemplo, que cumpram as orientações de entrada e saída, o uso de «máscara facial durante a celebração» e que mantenham a distância de outras pessoas, evitando saudações com contacto físico.


João Horta - FIRESHELTER52


01/10/2021

A Associação Cultural e Artística de Tavira inaugurou o “Espaço Entre Idosos”

A Associação Cultural e Artística de Tavira inaugurou a 18 de setembro, na sua sede, o “Espaço Entre Idosos” para incentivar o convívio da comunidade sénior.


Através desta iniciativa, a associação pretende combater a exclusão social, estimular a interação e promover a integeracionalidade, além de sensibilizar para a importância da transmissão de conhecimentos e valores dos idosos às crianças e jovens.

Valorizar o idoso na sociedade, promover a sua autonomia e valorização pessoal, promover as capacidades mentais e retardar o declínio cognitivo através da estimulação da memória, raciocínio e concentração são outros dos objetivos desta ação.

Todas as terças e quintas-feiras, entre as 09:30 e as 12:30, será promovido o convívio comunitário entre idosos com jogos, dinâmicas, estimulação cognitiva e sensorial, trabalhos manuais, visionamento de filmes, histórias e contos, mesas redondas, conversas informais e partilha de saberes e emoções.

Esta iniciativa foi criada no âmbito do projeto “Tavianima – Formar Gerações – Capacitar para Des-Envolver”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 e com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.


João Horta - FIRESHELTER52

Estalar os dedos... STOP!

Por que os dedos estalam?

O estalo dos dedos acontece porque há uma interação entre o fluido sinovial, o qual tem a função de lubrificar as articulações e os ossos.

O ruído do estalo acontece quando os ossos das articulações se separam, alongando o tecido conectivo, causando uma descompressão do fluido, movimentação das articulações e dos ossos e a formação de gases que se depositam na cápsula da articulação, que no próximo estalo faz um barulho intenso entre os ossos e trazendo a tão desejada sensação de alívio.

Além dos dedos, muitas pessoas têm o hábito de estalar outras articulações do corpo como costas, cotovelos, joelhos e ombros.

E, assim como nos dedos, essas regiões também estão suscetíveis a sofrer com os problemas já citados acima, por isso, se quiser obter o relaxamento através do estalo da articulação, procure um profissional especializado para que não haja danos maiores.

Se você tem a mania de estalar os dedos e outras articulações e sente dores, procure um especialista para obter um diagnóstico mais preciso sobre o problema.

Os estalos nos dedos fazem mal sim, entretanto, não causam lesões mais sérias em indivíduos normais que não sofrem com nenhuma anomalia nos ossos ou articulações.

Mas, com o passar do tempo e o hábito frequente, os estalos influenciam em uma produção maior de líquido interno entre as articulações, o que pode causar problemas como perda de flexibilidade, lesão na cápsula da articulação, dor e perda da força nos dedos.


João Horta - FIRESHELTER52