30/01/2013

Candidaturas para Prémio Bombeiro de Mérito 2012

Desde 2001 que a Liga dos Bombeiros Portugueses promove anualmente a atribuição do Prémio Bombeiro de Mérito.

Para além da escolha do Bombeiro de Mérito, o presente regulamento também inclui as seguintes Menções Honrosas:
- Câmara Municipal;
- Dirigente Associativo;
- Elemento do Quadro de Comando;
- Personalidade Empresarial ou Empresa;
- Personalidade da Sociedade Portuguesa.

Neste sentido, informa-se aos responsáveis das Associações Humanitárias de Bombeiros, Comandantes dos Corpos de Bombeiros de qualquer natureza e Presidentes de Federações Distritais que apresentem candidaturas referente ao ano de 2012, para análise da Comissão de Nomeação na LBP, até dia 8 de março de 2013.

As candidaturas deverão justificar os motivos que fundamentem a respectiva apresentação, quer seja ao Prémio Bombeiro de Mérito, quer seja às Menções Honrosas, mencionando os actos protagonizados pelos propostos e a respectiva identificação.

http://cbbraganca.blogspot.pt

FIRESHELTER52

Possibilidade das autarquias com bombeiros poderem abrir concursos para promoções

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais reuniram-se hoje, dia 30 de janeiro, com o Secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino.

Nesta reunião foi garantido pelo responsável do governo que o Orçamento de Estado para 2013 prevê a possibilidade das autarquias com bombeiros sapadores e municipais poderem abrir concursos para promoções.

No que diz respeito aos ingressos a anterior legislação já previa a possibilidade das autarquias procederem à abertura de concursos de novas recrutas.

ANBP/SNBP congratulam-se com a posição assumida pela Secretaria de Estado da Administração Pública e consideram que estão criadas as condições para que as Câmaras e os respectivos corpos de bombeiros comecem a preparar aberturas dos concursos de promoção para os seus bombeiros.

FIRESHELTER52

28/01/2013

Hospital de Faro Doente com pistola e gás na Psiquiatria

Quase terminava em tragédia a manhã de ontem no serviço de Psiquiatria do Hospital de Faro.

Um utente, que terá recusado ser internado, atacou um médico com gás pimenta e ameaçou vários funcionários. O pior foi evitado a tempo por dois seguranças, que o controlaram. E a seguir, quando as autoridades chegaram, descobriram que o homem escondia uma pistola calibre .22.

O caso ocorreu pelas 11h00, quando o utente, com cerca de 40 anos, estava na Urgência da Psiquiatria.

Segundo fonte da PSP, o homem não terá reagido bem às indicações do médico, que o queria internar, e "descontrolou-se". Pegou num spray de gás pimenta que levava e lançou-o. A situação acabou por ser controlada pelos seguranças, que agarraram o homem e chamaram as autoridades.

Ao chegarem, os polícias encontraram munições, que o utente tinha atirado pela janela – e, após revista, descobriram a pistola. "Todos os funcionários correram grave risco de vida e isso está relacionado com a falta de segurança no HdF e, em particular, na Psiquiatria", disse ao CM Francisco Ferreira, o médico que estava de serviço durante o ataque. O clínico não quis especificar a doença do agressor, que acabou por ser internado.

O administrador do HdF, Pedro Nunes, assegura que "o serviço cumpre todas as regras de segurança e conta com o número adequado de funcionários para agir em situações com esta, de contenção de doentes"

Por:Marco Maurício in Correio da Manhã
FIRESHELTER52

Evacuação de Emergência...

Após o dantesco incêndio na boate KISS na Cidade de Santa Maria Brasil, onde padeceram mais de duas centenas de pessoas queria deixar aqui algumas recomendações de segurança relativamente ao assunto.

Antes de continuar e para todos se poderem aperceber bem qual a gravidade do pânico gerado num cenário de evacuação massiva num espaço estrutural condicionado, gostaria que observassem o vídeo que se segue.

O mesmo pode mostrar de uma forma curta clara e concisa a rapidez, a aflição e o pânico gerado em torno de uma situação de luta pela sobrevivência.


Agora que já viste em breves segundos a rapidez com que um incêndio estrutural se desenvolve, podendo reparar também quais os comportamentos primários dos ocupantes, poderás equacionar a gravidade de uma situação que envolve a fuga ao fumo, fogo, calor e gases da combustão, tudo isto adicionado ao medo aflição e luta pela sobrevivência.

Assim e entre outras medidas básicas deves ter em atenção:


  • Quando frequentares espaços com muita gente procura saber onde se localizam as saídas de emergência.
  • Se por ventura as mesmas estiverem obstruídas por alguma razão informa de imediato o STAFF do evento, promove de imediato o pedido para a desobstrução das mesmas, em caso de recusa e por dever cívico e de segurança pondera a participação no livro de reclamações ou contacta as autoridades policiais com a maior brevidade possível.

Em caso de Alarme... Em caso de Evacuação Generalizada

  1. Mantem a calma
  2. Verifica através da sinalética qual a saída de emergência mais próxima da tua localização
  3. Dirige-te para lá, sem correr, mas em passo acelerado
  4. Tenta caminhar seguindo uma fila indiana tendo como ponto de referência a pessoa que está à tua frente
  5. Segue o mais possível junto à parede
  6. Em caso de fumo protege a via respiratória baixando-te a um nível inferior do teto do fumo e gases, assim conseguirás caminhar sem irritações oculares nem respiratórias
  7. Nunca voltes atrás para buscar pertences, segue sempre no sentido da fuga
  8. Se houver equipas de segurança segue as suas recomendações
  9. Se a tua condição física o permitir tenta ajudar os mais necessitados
  10. Chegando a um local seguro dirige-te sem demora ao ponto de encontro

OBSERVAÇÃO:

Será muito difícil e complicado gerir e dinamizar uma fuga, mas é muito fácil verificar as condições gerais de segurança dos espaços, as praticabilidades dos caminhos de fuga, sinalética e portas de emergência.

Cabe-nos a todos ajudar a cumprir as ações de segurança, e para que amanhã não se repita outro episódio igual, lembra-te... “CONDIÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA”...

Para que amanhã não sejas tu... mais um número...

Se te lembrares de mais algumas dicas, não hesites, deixa nos comentários a tua opinião.

FIRESHELTER52

27/01/2013

Reflorestação da Freguesia de Cachopo

Domingo 10 de Fevereiro pelas 09:30 na aldeia de Cachopo, serra de Tavira irá realizar-se o evento de Reflorestação da Freguesia de Cachopo.

O local do encontro dos voluntários para a plantação de árvores nos locais públicos da Freguesia irá realizar-se no Largo dos Bombeiros pelas 09:00 em Cachopo e contará com a presença de todos aquelas pessoas que gostariam de ver a serra e o interior algarvio verde e reflorestado.

Por volta das 13:00 horas decorrerá um almoço convívio.

Ás 17:00 horas terá lugar o baile e variedades com Sandrine e um concurso de disfarces de Carnaval com o tema: Meio Ambiente.

Se quiser ajudar na reflorestação deve contactar a Associação do Grupo de Cantares de Cachopo.

Convide os seus amigos e ajude a Serra do Caldeirão a voltar a sorrir.
Vista-se a rigor e venha participar no nosso concurso de Carnaval.
Seja original, seja solidário!


As pessoas que ficaram mais pobres com o incêndio de Julho de 2012, ficarão mais ricas com a sua presença.

Faça a diferença, ajude quem precisa!

A aldeia de Cachopo e a Serra esperam por si.

A Associação do Grupo de Cantares de Cachopo agradece a sua colaboração e a sua presença.

Mais informações atempadamente...

FIRESHELTER52

23/01/2013

Bombeiros Profissionais do Algarve em Formação na escola do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa

8 Bombeiros algarvios das corporações de Bombeiros Sapadores de Faro, Municipais de Loulé, Olhão e Tavira, juntamente com mais alguns colegas profissionais de Tomar Abrantes estão em formação na Escola do Regimento Sapadores Bombeiros em Lisboa.

A formação "Curso de Controlo de Flashouver Nível I" visa promover o aumento da saber e da experiência na profissão de Bombeiros no controlo da evolução de incêndios em espaços confinados dentro de estruturas.

A formação tem uma componente teórica mas é na prática simulada que os operacionais estão em contacto em ambientes estruturais com incêndios e fenómenos da combustão envolvendo temperaturas muito elevadas.

FIRESHELTER52

Forças Armadas disponibilizam geradores de emergência à EDP

As Forças Armadas vão disponibilizar geradores de emergência à EDP para permitir o retorno à normalidade do abastecimento eléctrico em algumas zonas do País afectadas pelo mau tempo, indicou esta quarta-feira a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Na ANPC, o Centro de Coordenação Operacional Nacional decidiu mobilizar a capacidade disponível das Forças Armadas em geradores eléctricos para permitir "o rápido retorno à normalidade do abastecimento eléctrico" em algumas zonas do País, nomeadamente na região do Pombal.

Segundo a ANPC, a EDP manifestou, na reunião daquela estrutura de coordenação institucional, a necessidade de obter reforço em meios autónomos de geradores eléctricos com vista "a poder repor, dentro do mais curto espaço de tempo, a normalidade do abastecimento eléctrico" nas zonas do pais que ainda se encontram afectadas devido ao temporal do fim-de-semana.

A Protecção Civil adianta que desde hoje as Forças Armadas têm no terreno e ao dispor da EDP os geradores eléctricos, que se destinam a suprir as necessidades sentidas no terreno, sobretudo na região do Pombal, onde algumas populações ainda estão sem luz eléctrica.

O temporal de sexta-feira e de sábado originou a queda de centenas de postes de baixa e média tensão em várias regiões do País, provocando a falta de abastecimento eléctrico às populações.

As zonas mais afectadas pela intempérie estão nos municípios que integram as regiões do Pinhal Interior, Pinhal Litoral, Baixo Mondego e Baixo Vouga.

http://www.noticiasaominuto.com

FIRESHELTER52

21/01/2013

Fotos e testemunhos do local do Acidente Ferroviário

Dois comboios chocaram de frente esta segunda-feira à noite na estação de Alfarelos, freguesia de Granja do Ulmeiro, em Coimbra.

Há 11 feridos ligeiros confirmados, disse à Renascença fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, que foram transportados para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

Este acidente na Linha do Norte envolveu um comboio Intercidades e um comboio regional, avança a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

No local estão 163 bombeiros e elementos dos serviços de emergência, apoiados por mais de 40 viaturas.

De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Soure, o alerta foi dado pouco antes das 22h00 e as equipas chegaram ao local poucos minutos depois.

Os Hospitais da Universidade de Coimbra já estão de prevenção para a possibilidade terem de receber feridos.

"Foi tudo a voar pelo ar"
“O que eu vi foi tudo a voar pelo ar e foi um comboio suburbano que colidiu com o Intercidades, que vinha de Lisboa”, afirma Catarina Pinto, que trabalha no bar do comboio Intercidades.

“Feridos ligeiros e graves com certeza que há, porque está imensa gente a sair nas ambulâncias, agora, se há vítimas isso não posso responder porque não faço ideia, só sei que houve colisão entre o suburbano e o Intercidades aqui mesmo na estação”, afirma esta testemunha em declarações à Renascença.

Também ouvido pela Renascença, Rui Ferraz, morador na freguesia de Granja do Ulmeiro, conta que o comboio Intercidades terá embatido por trás no comboio regional.
“Uma das carruagens do regional, não sei se será a primeira, passou por cima da máquina do Intercidades e está por cima. Deus queira que não esteja ninguém dentro dessa carruagem, porque a carruagem está completamente desfeita em cima do outro comboio”, refere Rui Ferraz.

Bombeiros fazem nova busca
O comandante Carlos Luís, dos Bombeiros Voluntários de Soure, confirma 11 feridos e adianta que está a ser realizada uma nova busca para detectar se há mais alguma vítima nos escombros.

“Uma cabine de comboio ficou muito danificada”, adiantou a mesma fonte em declarações à em RTP Informação.

As causas do acidente serão apuradas pela REFER, afirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Soure.

Fonte RR.sapo.pt

FIRESHELTER52

Colisão ferroviária entre Alfa-Pendular, Inter-cidades com comboio Regional na Estação de Alfarelos

146 operacionais estão neste momento em operações de socorro e salvamento no distrito de Coimbra após colisão e descarrilamento entre comboios, ainda há vitimas encarceradas.

Segundo o site da ANPC estão neste momento 146 operacionais no terreno, apoiados por 45 veículos.

Já foi acionado um helicóptero de socorro e assistência para o local.
A circulação ferroviária encontra-se impedida.
Até ao momento registam-se 11 feridos.
No comando das operações de socorro está o Comandante do Corpo de Bombeiros de Soure.

No local estão Bombeiros das Corporações de Soure, Brasfemes, Condeixa, Sapadores de Coimbra, equipas do INEM e GNR...

FIRESHELTER52

Ondas na costa Portuguesa chegaram a atingir 19 metros

O Instituto Hidrográfico registou no sábado ondas de 19 metros de altura e ventos de 107 quilómetros por hora ao largo da Nazaré, valores característicos de tempestades severas, informou esta segunda-feira a Marinha Portuguesa.

Segundo a página da internet da Marinha Portuguesa, o agravamento do estado do mar, no sábado, originou uma intensificação da agitação marítima da costa de Portugal continental.

Os equipamentos do Instituto Hidrográfico registaram ainda ondas de 17,5 metros de altura na boia ondográfica de Sines, o que corresponde ao maior valor registado na zona nos últimos 25 anos.

Segundo a Marinha Portuguesa, estes valores são característicos de tempestades severas.

Foram ainda registadas ondas de 15,6 metros de altura em Leixões e de 9,1 em Faro.

FIRESHELTER52

20/01/2013

Tentou assassinar polÍtico em Direto

Um político búlgaro foi alvo de uma alegada tentativa de homicídio em directo.

Um homem dirigiu-se ao palanque onde Ahmed Dogan, líder histórico do partido da minoria turca da Bulgária, discursava e apontou-lhe uma arma à cabeça.

Sem ter conseguido disparar, o atacante foi detido de imediato.

Veja aqui o vídeo...



FIRESHELTER52

Evacuado de Helicóptero após acidente de BTT em Cachopo Tavira

As equipas de emergência da cidade de Tavira responderam ao início da tarde de hoje a um acidente com desportistas de BTT no local da Navalha na freguesia de Cachopo.

Dois desportistas da modalidade de BTT sofreram uma queda numa descida sendo que foram socorridos pelas equipas das ambulâncias de emergências afetas aos Bombeiros Municipais e INEM.

Um dos desportistas acabou por ser evacuado de helicóptero para o Hospital de Faro, o outro acidentado após o socorro assistido seguiu em ambulância para a mesma unidade Hospitalar.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância de socorro, uma outra ambulância INEM SIV sediada em Tavira e o Helicóptero Kamov KA32 sediado na BHSP de Loulé com a respetiva equipa médica do INEM.

FIRESHELTER52

Aparelhos Respiratórios Circuito Fechado Década 60

Uma imagem por vezes vale mais que mil palavras e nesta foto os mais observadores poderão conformar isso mesmo.


Gostei principalmente da adaptação do ”cabresto” às vias respiratórias e a mola que força o fecho das narinas, complementando também com o que deve de ser o Alarme Pessoal de Segurança APS, uma diminuta buzina na alça...

E assim se faz história e constrói aquilo que hoje sãos os sofisticados Aparelhos Respiratórios de Circuito Fechado, aparelhos esses que ainda hoje não fazem parte do espólio da maior parte das corporações de bombeiros em Portugal.

FIRESHELTER52

19/01/2013

Algarve voltou a tremer hoje 3.8 (Escala Richter)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que hoje dia 19-01-2013 pelas 17:53 foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.8 (Richter)e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Este-Nordeste de Aljezur.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Monchique, tendo também sido sentido em várias localidades do barlavento algarvio e costa alentejana.

Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a dezenas de pedidos de ajuda durante a madrugada e manhã

Os Bombeiros Municipais de Tavira face as condições criadas pelo temporal que se instalou na região ao principio da noite de hoje deram resposta a quase vinte pedidos de socorro nas freguesias do Concelho de Tavira.

A maioria dos pedidos tratou-se de cortes de árvores e de desimpedimentos de vias de comunicação, embora queda de sinalização nas estradas nacionais e problemas relacionados com eletricidade tenham feito também parte do rol do trabalho desenvolvido por estes operacionais.

Ainda há a registar dois casos de dois idosos caídos em domicílios que foram encontrados no final da madrugada e outro durante a manhã pelos seus familiares, com histórias concertadas em deslocações à casa de banho no período que faltou a eletricidade por causa do temporal ambos com situações de queda de escadas.

Estas duas vítimas foram assistidas e transportados ao Hospital de Faro em estado grave pelas equipas de emergência pré-hospitalar dos Bombeiros Municipais de Tavira.

A hora desta postagem continuavam os pedidos de reconhecimentos de viabilidade das vias de comunicação e estradas do concelho como ainda alguns cortes de árvores.

FIRESHELTER52

17/01/2013

Alterações que vieram com o Orçamento do Estado de 2013

LEI Nº. 66-B/2012, de 31 DE DEZEMBRO

Faltas por doença aos trabalhadores abrangidos pelo Regime de Proteção Social Convergente (RPSC):

De acordo com o art.º 76.º da LOE que altera o artº. 29º. do Decreto-Lei nº. 100/99, de 31/03, alteram-se as regras de desconto das faltas por motivo de doença devidamente comprovada a partir de janeiro de 2013.

Assim:
- Há lugar a perda total de remuneração – sempre que o trabalhador faltar por motivo de doença, nos primeiros 3 dias (1, 2 ou 3 dias seguidos ou interpolados);

- Para além disso, sempre que haja uma sucessão de faltas por doença com duração superior a três dias haverá perda da remuneração base diária nos 3 primeiros dias de incapacidade temporária e 10% da remuneração base diária nos 27 dias restantes até ao máximo de 30 dias de incapacidade temporária;

- O trabalhador passa a receber a remuneração base por inteiro quando o período de ausência se prolongar sem interrupção para além dos 30 dias, a partir do 31º dia;

- A contagem dos períodos de 3 e 27 dias é interrompida sempre que se verifique a retoma da prestação de trabalho, ou seja, a retoma da prestação de trabalho tem como consequência o início da contagem dos períodos de 3 e 27 dias na próxima situação de falta por doença;

- Quanto às faltas por assistência a outros familiares não enquadradas na assistência a filhos, tem os mesmos efeitos das faltas por doença do próprio;

- Estas novas regras não se aplicam às faltas por doença dadas por pessoas com deficiência, quando decorrentes da própria incapacidade.

- Com a nova redação do nº. 6 do artº. 29º. do Decreto-Lei nº. 100/99, de 31/03, deixou de ser possível a recuperação do vencimento de exercício (1/6 do vencimento).

Proibição de valorizações remuneratório

De acordo com o artº. 35º. da LOE, mantém-se em vigor a proibição da prática de quaisquer atos que consubstanciem valorizações remuneratórias.

Trabalho extraordinário e trabalho em dias de feriado ou descanso complementar

De acordo com o artº. 45º. da LOE os acréscimos ao valor da retribuição horária referentes a pagamento de trabalho extraordinário prestado em dia normal de trabalho, são alterados para os seguintes valores:

a)12,5 % da remuneração na primeira hora;
b)18,75% da remuneração nas horas ou frações subsquentes;
c)O trabalho extraordinário prestado em dia de descanso semanal, obrigatório ou complementar e em dia feriado confere o direito a um acréscimo de 25% da remuneração por cada hora de trabalho efetuado.

Abono de Ajudas de Custo

Só há direito ao abono de ajudas de custo nas deslocações diárias que se realizem para além dos 20 km do domicílio necessário e nas deslocações por dias sucessivos que se realizem para além de 50 km do mesmo domicílio.

Sobretaxa de IRS (artigo 187º. da LOE)

Todos os montantes pagos no decurso do ano de 2013 estarão sujeitos à retenção da sobretaxa. A base de incidência da taxa de retenção (3,5%) é sempre a mesma, ou seja, a parte do valor do rendimento que, depois de deduzidas as retenções de IRS e as contribuições obrigatórias para regimes de proteção social e para subsistemas legais de saúde, exceda o valor da retribuição mínima mensal garantida (€ 485).

SIADAP 3

O subsistema de avaliação dos trabalhadores (SIADAP 3) passa a ser bienal.

Pagamento do subsidio de Natal artº. 28º. da LOE

O pagamento do subsidio de Natal, é pago mensalmente, por duodécimos.

LEI Nº. 66/2012, DE 31 DE DEZEMBRO

Com a nova redação dada ao nº. 8 do artº. 176º. da Lei 59/2008 de 11/09, os dias de férias passam a poder ser gozados em meios dias, no máximo de quatro meios dias seguidos ou interpolados, por exclusiva iniciativa do trabalhador....

FIRESHELTER52

16/01/2013

Assustador... Simulador de Vencimentos após novas tabelas de IRS2013

Não é uma brincadeira... Antes pelo contrário... É um assunto muito sério principalmente porque mesmo diluindo um dos subsídio por 12 meses vão à vida mais de 60 euros por mês... no meu caso.

Faça a sua simulação na página da TVI num simulador real.
Fácil, direto... os resultados... esses... é que são desprezíveis!

http://www.tvi24.iol.pt/economia/simuladores/salario

Carregue no link em cima e preencha os dados no simulador.

FIRESHELTER52

15/01/2013

Bombeiros Municipais respondem a Acidente na EN125 Livramento

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam hoje ao inicio da tarde a um acidente de viação na EN125 perto da zona do Livramento.

Um ligeiro de passageiros despistou-se embatendo violentamente contra uma barreira que ladeia a estrada Nacional.

Do acidente resultou um ferido que foi transportado ao Hospital de Faro.

No local estiveram dois Bombeiros Municipais apoiados por uma ambulância de Socorro, autoridade e empresa concessionária da EN125.

FIRESHELTER52

Ação de Formação sobre segurança juntou comunidade estrangeira do concelho

A empresa IMERGENCIE com a colaboração dos Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveram hoje a primeira de duas ações de formação sobre segurança junto dos habitantes da Freguesia de Santa Catarina e da comunidade estrangeira que habita no interior da serra Algarvia.

A distância, isolamento, vias de comunicação, barreira linguística, entre outros aspetos foram hoje preponderantes para a realização do evento que primou pela aproximação da comunidade dos serviços de atendimento e socorro juntamente com o desenvolvimento do projeto levado a cabo pela IMERGENCIE que assegura um atendimento de excelência na ajuda e apoio aos estrangeiros em Portugal, principalmente na região Algarvia.

Foram desenvolvidos temas como a prevenção de incêndios em espaços rurais através da correta utilização do fogo na execução das queimas de sobrantes da agricultura, tal como uma nota explicativa do Sistema Integrado de Emergência Médica seguido da apresentação do projeto ECDE “ Em Caso de Emergência” da IMERGENCIE.

A população e comunidade estrangeira puderam questionar alguns aspetos relacionados com os temas abordados ficando mais esclarecida e confiante na sua estadia sazonal ou permanente.

A segunda ação de formação será desenvolvida na Freguesia de Santo Estevão Tavira e contará também com a apresentação em dois painéis, um de manhã em Português e outro da parte da tarde em Inglês.

FIRESHELTER52

14/01/2013

Bombeiros Municipais responderam a Incêndio Urbano

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam esta manhã a um incêndio numa habitação na periferia da Cidade de Tavira.

O incêndio desenvolveu-se num quarto numa habitação com vários pisos,foi prontamente e eficazmente combatido pela equipas de Bombeiros Municipais no local.

No Teatro de Operações estiveram 7 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo de Combate a Incêndios Urbanos e um Auto Tanque.

FIRESHELTER52

Novas Tabelas de Retenção na Fonte IRS 2013

Diário da República, 2.ª série — N.º 9 — 14 de janeiro de 2013

As tabelas agora aprovadas refletem as alterações introduzidas pela Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro (Lei do Orçamento do Estado para 2013), em cumprimento dos compromissos assumidos no programa de assistência económica e financeira a Portugal, designadamente a revisão a tabela das taxas gerais do IRS e da taxa adicional de solidariedade,tendo sido igualmente tidas em conta as alterações efetuadas nas dedu- ções previstas nos artigos 79.º e 85.º do Código do IRS.

Para aceder ao documento clique no link em baixo indicado:

http://dre.pt/pdfdia2s/00902.pdf

FIRESHELTER52

VI passeio TT " A ROTA DO CALDEIRÃO"

FIRESHELTER52

Estradas no Algarve fizeram 43 mortos em 2012

Num ano marcado pela queda a pique de trânsito na Via do Infante, devido à introdução de portagens, e pelo aumento de tráfego na EN125, o número de vítimas mortais em acidentes nas estradas na região manteve-se ao mesmo nível de 2011.

Pelo contrário, a nível nacional houve uma diminuição de mais de 15% no número de mortos.

Segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), 43 pessoas perderam a vida em desastres no Algarve, desde o início do ano até ao dia 21 de Dezembro de 2012.
O número é exactamente igual ao registado em igual período do ano de 2011.

Em relação a feridos graves, a ANSR contabilizou 155, ou seja, menos 18 vítimas do que em período homólogo de 2011.

Desde a introdução de portagens na A22, os automobilistas têm vindo a optar pela EN125.

Os dados da Estradas de Portugal (EP) revelam que há mais três mil carros a circular diariamente naquelas estradas do que no ano transacto.

Segundo a EP, o tráfego médio na principal estrada da região – cujas obras de requalificação se encontram paradas há vários meses – ultrapassa os 22 mil veículos.

Destaque para o aumento de camiões em circulação: nos primeiros dez meses deste ano, foram contabilizados, no total, mais 12 238 pesados na EN125.

Em relação à Via do Infante, o trânsito diminuiu quase para metade, em comparação com 2011. Só nos três meses de Verão, foram contabilizados menos 9809 viaturas por dia a circular na única auto-estrada algarvia.

30 Dezembro 2012 Por:José Carlos Eusébio in Correio da Manhã

FIRESHELTER52

13/01/2013

Despiste em Loulé faz um morto e um ferido grave

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida, este domingo, na sequência de um despiste na Ponte da Tôr, em Loulé.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, o acidente aconteceu pelas 5.17 horas e estiveram no local os bombeiros de Loulé, a GNR e o INEM.

Estiveram envolvidos nas operações de socorro 17 homens, apoiados por sete viaturas, acrescentou.
DN

FIRESHELTER52

Alcoutim Cardíaco evacuado de Helicóptero para Faro

Um idoso foi ontem à tarde levado pelo helicóptero do INEM para o Hospital de Faro, devido a dificuldades cardiovasculares, em Laranjeiras, Alcoutim, mas encontra-se livre de perigo.
Pela mesma hora, uma outra idosa foi assistida em Pereiro pelos bombeiros locais, também com problemas no coração.

Correio da Manhã

Com Equipa da Ambulância SIV sediada em Vila Real de Santo António

imagens coligidas na página da Empresa de Meios Aéreos EMA no Facebook

FIRESHELTER52

12/01/2013

Terra tremeu no Algarve esta tarde

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou na sua página dois eventos de atividade sísmica no Algarve durante o dia de hoje.

O primeiro evento com uma magnitude de 1.1 foi registado a NE de Monchique Algarve às 12:57, seguindo-se um abalo ligeiramente mais forte de magnitude 2.0 às 13:02 localizado aE de Monchique.

O abalo foi sentido mas não houve qualquer tipo de danos a registar.

Por sua vez, mas no mar por volta das 11:55 de hoje a SW do Cabo de são Vicente foi registado um abalo com a magnitude de 1.8.

Não houve qualquer tipo de alerta ou comunicação adicional aos eventos.

FIRESHELTER52

Chefe de missão portuguesa recorda "cenário caótico"

Em 2010 o comandante Elísio Oliveira, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, liderou a equipa de 29 pessoas que partiu de Lisboa três dias depois do sismo, para montar um campo de desalojados em Port-au-Prince.

A 12 de janeiro de 2010, um sismo de magnitude 7,0 arrasou Port-au-Prince, causando 250 mil mortos e deixando 1,5 milhões de desalojados. Portugal respondeu ao apelo de ajuda dos haitianos e enviou uma missão.

"Era um cenário caótico, mas temos noção que o sismo foi apenas mais um evento na vida dos haitianos", contou ao DN o comandante. "A memória que se guarda para além de todos os aspetos nefastos do próprio sismo, os mortos, os desalojados, a fome, a falta de condições sanitárias, as dificuldades em termos de emergência médica, foi a forma como foi feito o agradecimento do povo haitiano à nossa colaboração." Elisio Oliveira destacou o reconhecimento que a missão teve, "com cânticos das próprias crianças numa demonstração de afecto extraordinária que marcou sem dúvida os elementos da missão".

A equipa portuguesa - composta por 24 membros da Autoridade Nacional da Proteção Civil, do INEM, do Instituto Nacional de Medicina Legal e dos Bombeiros, além de cinco elementos da AMI-Assistência Médica Internacional - partiu a dia 15 de janeiro para o Haiti. A sua missão era prestar apoio médico, sanitário, montar e gerir um campo de desalojados e fornecer bens não alimentares de primeira necessidade, como purificadores de água.

Elísio Oliveira destacou o trabalho de todos os elementos, em colaboração com o hospital universitário da Universidade de Miami. "Era um pouco mais além da medicina de catástrofe. Arrisco-me a dizer que era medicina de guerra, porque o que se fazia era proceder a amputações", contou ao DN.

"Os portugueses fizeram um trabalho brilhante, não apenas na organização e na colaboração com os responsáveis do hospital, mas também no apoio humano. Imagens como um bombeiro português a alimentar uma criança com um braço partido, ou um enfermeiro do INEM que tinha tempo para se sentar ao lado de uma criança, ajudando-a a fazer um desenho... São momentos que nos marcam."

Veja mais em: http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2989256&seccao=EUA

FIRESHELTER52

Meteorologia Sete distritos sob aviso laranja

O aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro avisos do IMPA, alerta para uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

Sob este aviso estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa.

Vila Real, Bragança e Guarda estão em alerta amarelo devido à previsão de queda de neve, enquanto Setúbal, Beja e Faro também estão em alerta amarelo, mas devido à agitação marítima e ao vento.

O IPMA prevê para as regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da manhã.

A partir da tarde, previsão de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, e de granizo no litoral a norte do cabo Carvoeiro.

O IMPA prevê ainda queda de neve acima dos 1200/1400 metros, descendo gradualmente a cota para os 600/800 metros, e vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas e no litoral a norte do cabo Carvoeiro a partir da tarde.

Para a região Sul, o instituto prevê céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca ou chuvisco, que poderá ser de neve para o final do dia na serra de São Mamede.

Vento em geral fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado de noroeste no litoral a partir da tarde e moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 14 graus centígrados em Lisboa, 13ºC no Porto e 17ºC em Faro.

12 de Janeiro de 2013 | Por Lusa

FIRESHELTER52

11/01/2013

FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS INTERNACIONAIS / INTERVENÇÃO EM EMERGÊNCIA

Estão abertas as inscrições para a formação de voluntários internacionais na área da emergência.

O curso de formação visa preparar os voluntários internacionais que integrem missões de emergência da AMI, aumentando os seus conhecimentos sobre a ação humanitária; gestão de ciclo de projetos de emergência e respetivos financiamentos; questões logísticas e outros desafios.

Mais informações em www.ami.org.pt

FIRESHELTER52

10/01/2013

Aproximando a População dos Serviços de Emergência

A empresa IMERGENCIES com a colaboração dos Bombeiros Municipais de Tavira irão levar a cabo ações de formação sobre procedimentos que visam agilizar e aumentar o conhecimento técnico sobre alguns aspetos do socorro junto da comunidade portuguesa e estrangeira que habita no interior do concelho.

Temas como a correta execução de queimas de sobrantes da agricultura, proteção das habitações face a incêndios e outros riscos estruturais, pedidos de auxílio e suporte básico de vida, preencherão os painéis formativos.

A primeira ação será dia 15 na Junta de Freguesia de Santa Catarina em Tavira seguindo-se dia 24 de Janeiro na Junta de Freguesia de Santo Estêvão .

Na parte da manhã os temas serão apresentados em Português na parte da tarde os temas serão apresentados em Inglês visando chegar a informação à comunidade estrangeira residente nas freguesias interiores do Concelho.

Responsáveis pela IMERGENCIES prestarão todas as informações e apoio técnico sobre o projeto de resposta à emergência e as suas excelentes valências técnicas desenvolvidas pela empresa.

A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade

FIRESHELTER52

09/01/2013

1912 Aparecimento do extintor de Tetracloreto de carbono CTC

Na “máquina do tempo” dos equipamentos que fizeram história na utilização e trabalho à causa dos Bombeiros por todo o mundo, hoje relembramos uma agente extintor usado nos primórdios da 1ª década.

O extintor de Tetracloreto de Carbono mais conhecido por CTC.

Foi inventado e patenteado em 1912 pela empresa Pireno.

O Agente extintor estava originalmente contido dentro de um recipiente em ferro, sendo que através de uma bomba de mão era-lhe atribuída a propulsão necessária para a atuação do mesmo junto do fogo. Não obstante, o mesmo CTC foi também colocado em frascos de vidro, servindo posteriormente de “granada” que era lançada sobre as chamas.

A vaporização do agente extintor atuava sob a atmosfera envolvente ao incêndio limitando o acesso ao oxigénio, extinguindo assim as chamas por abafamento.

Visto ser praticamente um agente “limpo”, tornou-se muito popular a sua utilização junto das empresas e fábricas automóveis e industria elétrica.

Os subprodutos dos processos da extinção foram alvos de estudo e veio a verificar-se que o mesmo produzia gazes extremamente tóxicos na utilização com consequências muito graves para a saúde dos utilizadores e das pessoas envolventes.

Quando aquecido ou junto de altas temperaturas o CTC formava FOSGÉNIO.

Foi mais tarde substituído desaparecendo totalmente do mercado como agente extintor anos depois.

Entretanto ainda continuou até à década de 70 a ser comercializado como pesticida destinado à eliminação de insetos em locais de armazenamento de cereais, como líquido refrigerante e como solvente utilizado hoje em dia em lavandarias nas limpezas a seco.

FIRESHELTER52

GNR detém jovem por furto em residência na Luz Tavira

A GNR anunciou hoje que deteve no domingo um jovem por furto no interior de uma residência da Luz de Tavira e apreendeu material furtado numa busca posterior à residência do suspeito.

O jovem, com 18 anos, foi detido “no seguimento de uma denúncia” por militares do Posto Territorial de Tavira da GNR que o identificaram nas imediações da residência “com comportamento suspeito em hora aproximadamente coincidente com a do furto”, precisou o comando de Faro da força de segurança num comunicado.

“Tais diligências, com auxílio do lesado e de populares, levaram a que pouco tempo depois o suspeito fosse abordado pelos referidos militares, tendo admitido a autoria do furto, seguindo-se uma busca à residência do visado”, acrescentou.

Na busca à residência a GNR recuperou “a totalidade do material furtado na referida residência, bem como outro material que se veio a apurar ser parte do produto do furto perpetrado em outras duas residências, os quais ocorreram recentemente na mesma zona”.

Entre o material recuperado, “com o valor aproximado de 4.000 euros”, estava “um LCD, um computador portátil, várias consolas de jogos, relógios, objetos em prata, armas e ferramentas”, precisou o comando de Faro da GNR, frisando que o suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

.diariOnline RS com Lusa

FIRESHELTER52

Temperaturas vão descer 4 a 6 graus a partir de sábado

Os termómetros vão registar temperaturas mínimas 4 a 6 graus abaixo da média da época a partir de sábado devido a uma massa de ar frio que vai atingir Portugal Continental, adiantou hoje à Lusa o meteorologista Bruno Café.

"Neste momento, existe uma tendência para que, a partir de dia 12 [sábado], se estabeleça um anticiclone no Atlântico ao largo das ilhas britânicas que vai originar um fluxo de nordeste, que transportará uma massa de ar frio em direção a Portugal Continental e também à Madeira, mas mais na direção de Portugal Continental, com as temperaturas a registar valores que poderão situar-se entre 4 a 6 graus abaixo da média para esta época do ano", disse à agência Lusa Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o meteorologista, nesta época do ano é normal que a média das temperaturas mínimas seja de zero graus no interior Norte e Centro, de 4 graus no Litoral Norte, de 7 no Litoral Centro, entre 8 a 9 graus na Região Sul e entre 4 e 5 graus no Interior Sul.

Fonte: Destak/Lusa /bombeirosmacedo

FIRESHELTER52

07/01/2013

Crise faz disparar tentativas de suicídio em Portugal

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu em 2012 mais 489 pedidos de ajuda relacionados com tentativas de suicídio, do que no ano anterior, que perfizeram um total de 1.672.

Na origem do incremento observado, está a crise económica, adianta o Diário de Notícias, acrescentando que a tendência é paralela à que se verifica lá fora, sendo a Grécia o seu expoente máximo: registou um aumento de 40% de tentativas de suicídio nos últimos dois anos.

Voltando a território nacional, saliente-se que na década de 90 o número de suicídios não ultrapassava os 500 por ano, quando em 2011 se fixou em mais de 1.200, tratando-se já da principal causa de morte auto-infligida, à frente, inclusive, dos acidentes de viação.

As mulheres são quem mais tenta o suicídio, recorrendo a procedimentos menos letais. Em sentido contrário, os homens tentam menos mas fazem uso de métodos mais eficazes.

TOME ATENÇÃO AOS SEGUINTES SINAIS ABAIXO ASSINALADOS...

FIRESHELTER52

06/01/2013

Conhecer um pouco mais os Sistemas de alarme de intrusão

Os alarmes de intrusão são uma solução eficaz para evitar e para dissuadir visitantes indesejados nas habitações, comércio ou em armazéns.

Estes sistemas alertam para situações em que se verificam movimentos suspeitos ou tentativas de intrusão nos espaços a proteger. Atualmente existem diferentes tecnologias capazes de detetar os vários tipos de intrusão possíveis:

»»Sensores de interior: destinam-se a analisar as alterações de ambiente interior, usando tecnologias como infravermelhos, microondas, ultra-sónicos, células fotoelétricas;

»»Sensores de periferia: são uma primeira linha de defesa à entrada, com sensores como contactos magnéticos, células lineares, de fratura de vidro, de vibração;

»»Sensores de exterior adequados para espaços circundantes ou periferia: são, normalmente, barreiras de infravermelhos ou de microondas;

»»Sensores de acção imediata: como os botões/pedais de pânico ou de emergência médica.
Os sistemas de alarme de intrusão reduzem os riscos de intrusão e assaltos a armazéns e lojas porque:
Desencorajam possíveis prevaricadores; · Alertam rapidamente as autoridades e os responsáveis pela segurança;

Em caso de assalto, limitam o tempo de acção dos intrusos, contribuindo para a redução de danos e prejuízos.

Os sistemas de intrusão são úteis para proteger contra ameaças exteriores, como assaltos durante as horas em que os estabelecimentos estão fechados ou as familias fora do seu espaço habitacional.

FIRESHELTER52

Os radares da NASA estão, direccionados sobre o ‘Apophis’, que passará, a 9 de Janeiro, a cerca de 14,5 milhões de km da terra

A partir da próxima semana, é o asteróide ‘99942 Apophis’ – assim baptizado em homenagem ao deus egípcio do mal e da escuridão - que visitará a Terra.

Esta rocha cósmica, com cerca de 270 metros de diâmetro, merece o seu nome já que tem uma massa capaz de liberar tanta energia quanto 25 mil bombas de Hiroshima, caso atingisse a Terra.

Em 2004, quando foi avistado pela primeira vez, o ‘Apophis’ causou suores frios aos especialistas que vigiam o céu à procura das ameaças que podem surgir das profundezas do espaço. Cálculos preliminares indicaram existir uma probabilidade de 2,7% de atingir a Terra em 2029.

O risco de uma catástrofe foi depois descartado por cálculos mais precisos, mas "ainda há um pequeno risco de impacto" a 13 de Abril de 2036, com uma probabilidade de menos de um para 250 mil, segundo a NASA.

Os radares da NASA estão, portanto, direccionados sobre o ‘Apophis’, que passará, a 9 de Janeiro, a cerca de 14,5 milhões de quilómetros da terra.

Com a ajuda destas observações, os especialistas acreditam que podem reduzir ainda mais a margem de erro nos seus cálculos e talvez excluir definitivamente qualquer risco de impacto.

O asteróide “2012 DA14” (com 57 metros de diâmetro) é menor do que o ‘Apophis’, mas vai mover-se muito mais perto da Terra a 15 de Fevereiro: 34.500 km de altitude, o que significa que vai passar na órbita dos satélites geoestacionários.

"Vai ser o voo rasante de um asteróide mais próximo que alguma vez foi previsto", disse Mark Bailey, director do Observatório Armagh, na Irlanda do Norte.

"Vai passar tão perto que até mesmo os astrónomos amadores podem observá-lo, talvez até mesmo com binóculos simples", acrescentou.

Se os asteróides são essencialmente compostos por rocha e por metal, os cometas são compostos por gelo e por poeira. Estes viajantes solitários formaram-se quando o sistema solar nasceu e giram à volta do Sol com frequências que variam muito, desde alguns anos a vários milhões.

Quando se aproximam da nossa estrela, o calor é tal que liberam gases e um rasto de poeira que se reflecte na luz do sol. É a este fenómeno que chamamos a ‘cauda’ dos cometas.

O primeiro que vem visitar o planeta azul este ano chama-se ‘2011 L4’, apelidado de ‘Panstarrs’, o nome do telescópio instalado na Universidade do Havai, que o detectou em 2011.

O ‘Panstarrs’ deve atingir o seu ponto mais brilhante entre 8 e 12 de Março, de acordo com o especialista norte-americano em cometas Gary Kronk.

Porém, é o cometa ‘ISON’ (International Scientific Optical Network) que deve obter maior sucesso junto do público.

De acordo com alguns cálculos, o ‘ISON’ pode ser visível a olho nu, logo depois do pôr-do-sol, no final de Novembro, um fenómeno raro que deve prolongar-se por vários meses.

O ‘ISON’ é tão raro, que a sua última viagem à volta do planeta ocorreu há pelo menos 10 milhões de anos, disse Mark Bailey.

"Este é um 'novo cometa', que provém da região do sistema solar a que nós chamamos de 'nuvem de Oort'", que se estende muito além das órbitas dos planetas e que marca a fronteira do sistema solar”, acrescentou.

FIRESHELTER52

Charola Visita Presépio dos Bombeiros Municipais de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira foram esta manhã visitados pelo grupo de Charolas da casa do Povo da Conceição de Tavira.

Junto ao presépio aos visitantes e alguns Bombeiros Municipais,o grupo tocou e cantou algumas músicas ao Menino Jesus e os tradicionais cânticos ao ano novo.

Os Charoleiros da Casa do Povo da Conceição de Tavira pretendem manter a tradição no concelho, bem como incentivar a participação popular neste tipo de iniciativas mantendo o gosto pela música.
FIRESHELTER52

05/01/2013

Estatísticas nacionais e internacionais sobre incêndios urbanos

O incêndio urbano padrão tem origem no comportamento negligente durante atividades tão banais como cozinhar ou fumar.

Afetando principalmente as divisões da sala de estar, cozinha ou quarto, o incêndio urbano acontece com mais incidência durante o fim-de-semana e nas divisões onde há maior concentração de têxteis e mobília.

As vítimas são na maioria dos casos crianças e idosos, sendo que o género masculino é o mais afetado. O condicionamento físico, como as dificuldades motoras, ou a diminuição das capacidades cognitivas verificadas aquando do consumo de bebidas alcoólicas, são um dos fatores que mais contribui para a existência de vítimas mortais.



Dificuldades de Comparação

As comparações entre os diferentes países apresentados nas estatísticas devem ser realizadas com precaução. A inexistência de uma forma universalizada para recolher, analisar e publicar as estatísticas dos incêndios limita as conclusões que se podem retirar dos resultados analisados.
Outro fator que ainda deve ser tido em conta reside na realidade de que nem todos os incêndios são relatados às autoridades responsáveis pela realização das estatísticas. Desta forma, os resultados apresentados não representam todos os dados, pecando estes por defeito.


Incêndios Habitacionais e Industriais
Os incêndios urbanos estão divididos entre incêndios em habitações, os mais frequentes em Portugal, e os incêndios industriais:

Estes dados referentes à realidade nacional encontram paralelo na realidade da cidade do Porto, segundo o estudo realizado por Vítor Primo, onde a maioria dos incêndios com feridos e vítimas mortais acontecem em habitações: 73% e 86% respetivamente. O mesmo estudo não registou mortos nas zonas industriais, mas apresentou nestas áreas 3% dos feridos.
Causas dos Incêndios
Apesar dos dados referentes a Portugal serem limitados, os dados de outros países da União Europeia abordados no estudo Consumer fire safety: European statistics and potential fire safety measures permitem concluir que estes se devem mais à ação humana (ignorância, imprudência, negligência, uso incorreto de eletrodomésticos) do que a falhas nos equipamentos utilizados nas habitações:



Apesar de nos países apresentados as causas de incêndio estarem mais relacionadas com o ato de fumar, os horários do fogo permitem concluir que o ato de cozinhar é também muito perigoso.

Na Austrália e na região do Porto a maioria dos incêndios, valores superiores a 50%, acontecem durante as horas das refeições. O paralelo com os outros países verifica-se no facto de os incêndios incidirem maioritariamente nos dias do fim-de-semana.

Os incêndios mortais tendem a acontecer durante as horas da madrugada.

Nos EUA e Canadá, mais de 50% das vítimas mortais em incêndios foram causadas por fogos que se iniciaram entre as 23h00 e as 07h00, altura em que os habitantes dormiam. Na região do Porto, 50% das vítimas verificadas entre 1996 e 2006 ocorreram em incêndios entre as 00h00 e as 09h00.

Os dados existentes relativos à identidade das vítimas mortais permitem concluir que os grupos de maior risco são as crianças e os idosos.

Na Nova Zelândia, 32,1% das vítimas mortais são crianças entre os 0-15 anos e 25,9% são pessoas mais idosas com mais de 60 anos.

No entanto, no estudo sobre o Porto, os valores são mais equilibrados. Os grupos das crianças e dos idosos contribuíram para 50% das vítimas mortais.

Na Nova Zelândia 44,6% das vítimas mortais estavam na divisória onde o fogo teve início. No entanto, 53,8% das vítimas mortais não se encontravam na divisória de origem do incêndio. Em 1,5% dos incêndios fatais, as vítimas encontravam-se no exterior das habitações.

A causa de morte mais comum é a inalação de fumos. Entre 1996 e 2000, em Londres, 48% das vítimas morreram devido à inalação de gases e 19% devido a queimaduras. Estes dados são também verificados na cidade do Porto onde entre 1996 e 2006, 50% das pessoas morreram devido à inalação de gases, enquanto 35% tiveram como causa de morte queimaduras.

Equipamentos de Proteção Contra Incêndios
Os custos relacionados com proteção contra incêndio em casas particulares apresentam uma relação relativamente ao número de vítimas mortais.
Na Escócia entre 1994 e 2003, dois terços dos fogos que causaram vítimas mortais ocorreram em casas onde não existiam detetores de fumos, ou detetores de fumo operacionais. Números semelhantes foram registados na Holanda e na Nova Zelândia.

Na Holanda, 45% dos incêndios em habitações com vítimas mortais não tinham um detetor de fumos, enquanto em 6,8% dos casos em que havia um detetor, este estava desligado ou em condições deficientes. Apenas em 4,5% dos incêndios mortais havia um detetor de fumos operante.

Na Nova Zelândia, em 60,6% dos incêndios com vítimas mortais não existia na habitação um detetor de fumo. Em 8,3% dos incêndios mortais os alarmes estavam em condições deficientes. Em 16,5% dos incêndios mortais existia um aparelho em boas condições.




Meios de Combate a Incêndios
A ausência de extintores em casa é uma constante nos países analisados. 65% dos Australianos não tem um extintor em casa para utilizar no caso de um fogo doméstico.
Na Austrália, 78% das pessoas não possuem uma manta anti-fogo e estima-se que entre 5% e 11% da população não tenha qualquer tipo de equipamento de proteção contra incêndios em casa.

Segurança online

FIRESHELTER52