28/01/2013

Evacuação de Emergência...

Após o dantesco incêndio na boate KISS na Cidade de Santa Maria Brasil, onde padeceram mais de duas centenas de pessoas queria deixar aqui algumas recomendações de segurança relativamente ao assunto.

Antes de continuar e para todos se poderem aperceber bem qual a gravidade do pânico gerado num cenário de evacuação massiva num espaço estrutural condicionado, gostaria que observassem o vídeo que se segue.

O mesmo pode mostrar de uma forma curta clara e concisa a rapidez, a aflição e o pânico gerado em torno de uma situação de luta pela sobrevivência.


Agora que já viste em breves segundos a rapidez com que um incêndio estrutural se desenvolve, podendo reparar também quais os comportamentos primários dos ocupantes, poderás equacionar a gravidade de uma situação que envolve a fuga ao fumo, fogo, calor e gases da combustão, tudo isto adicionado ao medo aflição e luta pela sobrevivência.

Assim e entre outras medidas básicas deves ter em atenção:


  • Quando frequentares espaços com muita gente procura saber onde se localizam as saídas de emergência.
  • Se por ventura as mesmas estiverem obstruídas por alguma razão informa de imediato o STAFF do evento, promove de imediato o pedido para a desobstrução das mesmas, em caso de recusa e por dever cívico e de segurança pondera a participação no livro de reclamações ou contacta as autoridades policiais com a maior brevidade possível.

Em caso de Alarme... Em caso de Evacuação Generalizada

  1. Mantem a calma
  2. Verifica através da sinalética qual a saída de emergência mais próxima da tua localização
  3. Dirige-te para lá, sem correr, mas em passo acelerado
  4. Tenta caminhar seguindo uma fila indiana tendo como ponto de referência a pessoa que está à tua frente
  5. Segue o mais possível junto à parede
  6. Em caso de fumo protege a via respiratória baixando-te a um nível inferior do teto do fumo e gases, assim conseguirás caminhar sem irritações oculares nem respiratórias
  7. Nunca voltes atrás para buscar pertences, segue sempre no sentido da fuga
  8. Se houver equipas de segurança segue as suas recomendações
  9. Se a tua condição física o permitir tenta ajudar os mais necessitados
  10. Chegando a um local seguro dirige-te sem demora ao ponto de encontro

OBSERVAÇÃO:

Será muito difícil e complicado gerir e dinamizar uma fuga, mas é muito fácil verificar as condições gerais de segurança dos espaços, as praticabilidades dos caminhos de fuga, sinalética e portas de emergência.

Cabe-nos a todos ajudar a cumprir as ações de segurança, e para que amanhã não se repita outro episódio igual, lembra-te... “CONDIÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA”...

Para que amanhã não sejas tu... mais um número...

Se te lembrares de mais algumas dicas, não hesites, deixa nos comentários a tua opinião.

FIRESHELTER52

1 comentário:

emilio disse...

Acerca desta tragedia e
importante,e muito importante mesmo, que os consumidores quando se deslocam a estes locais publicos conhecam, os riscos que correm, a quando no interior de um estabelecimento de diversao fechado, seja ele qual for.A historia mais recente, foi esta a do incendio na discoteca KISS no Sul do Brasil, onde morreram cerca de 240 jovens por falta de condicoes de seguranca.Esta tragedia, esta ja a provocar uma onda de revolta, e a pedir urgentemente um debate sobre "condicoes de seguranca em locais publicos".Ca em Portugal e apesar da associacao dizer que a maioria dos estabelecimentos cumprem com as normas(e como tudo na vida)ha os que cumprem e os que nao,o melhor mesmo, seria as autarquias porem a caminho a fiscalizao nas ruas.E urgente e de extrema necessidade mandar fazer um levantamento as condicoes de seguranca dos nossos locais ou recintos fechados,dar-lhes um prazo para fazer alteracoes e a seguir punir quem nao cumprir.Porque acima de tudo e preciso PREVENCAO,e sempre ouvi dizer,que mais vale prevenir que remediar...
Coloco aqui algumas recomendacoes preventivas basicas que acho de grau 1 que acrecento e que devem existir em todos esses locais:
PLANOS DE EMERGENCIA EM LOCAIS ACESSIVEIS AO PUBLICO

VARIAS SAIDAS DE EMERGENCIA COM ESPACOS SUFICIENTEMENTE LARGOS

CAMINHOS DE EVACUACAO OBSTRUIDOS

O AR NO INTERIOR QUE SEJA SAUDAVEL E RENOVAVEL

NA AREA EXTERIOR A UMA SAIDA DE EMERGENCIA TEM DE SER LOCAL SEGURO DE BOM ACESSO E DE FACIL FUGA

SINALIZACAO DAS SAIDAS DE EMERGENCIA

INSTALACOES ELECTRICAS EM BOAS CONDICOES

O MOBILIARIO ESTAR SEMPRE FIXO

O BAR NAO DEVE ESTAR PERTO DA PISTA E USAR COPOS DE VIDRO OU GARRAFAS

O RUIDO NAO DEVE ULTRAPASSAR OS 90db

CAPACIDADE DO RECINTO NUNCA DEVE SER ULTRAPASSADA

E pronto,como tambem nao sou tecnico, sao estas as dicas que acrescento e deixo a quem frequenta locais desta natureza,sempre pensando no perigo e para que nao se repitam cenarios tristes destes.