28/06/2019

Perigo de Incêndio - Serra Algarvia no "Red Line"

Índice Perigo de Incêndio



Este índice de perigo de incêndio rural integra seis índices que quantificam os efeitos da humidade do combustível e do vento no comportamento do fogo. Os três primeiros índices caracterizam o teor médio de humidade do combustível no solo. A estes adicionam-se os efeitos de vento permitindo caracterizar a taxa de propagação do fogo. Os dois restantes índices representam o combustível disponível para a combustão e a intensidade do fogo frontal.

O aumento de cada um destes componentes corresponde a um aumento de perigo de incêndio. As classes de perigo de incêndio são finalmente definidas para uma determinada região, pela aplicação de uma abordagem estatística que permite calibrar o sistema FWI utilizando o número registado de fogos ativos e de pixels de fogo num determinado período de tempo.

Para calcular os seis índices do FWI foram utilizados os parâmetros meteorológicos (nomeadamente temperatura a 2 m, humidade relativa, velocidade do vento a 10m e precipitação acumulada em 24 h) das previsões de 24 h, 48 h e 72 dos modelos de previsão numérica do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas a médio prazo (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts, ECMWF). Este índice é calculado no âmbito do Projeto Land Surface Analysis Satellite Applications Facility (LSA SAF) .

Probabilidade de Extremos define-se como a probabilidade de um incêndio já detetado, com origem num de determinado local, atingir 2000 GJ de energia libertada (energia característica de um fogo severo e de difícil combate). A probabilidade de ocorrência permite fazer uma avaliação física do perigo de incêndio.

Os valores de probabilidade são representados por 10 classes de probabilidade que variam entre 0 e 1, respetivamente 0% e 100% de probabilidade de um incêndio detetado se transformar num fogo de grandes dimensões. Para calcular a probabilidade de ocorrência para as 24, 48, 72, 96 e 120H foram utilizados dos valores das previsões de FWI mencionados acima.

A energia diária libertada pelos eventos de fogo observados é calculada com base em dados de potência radiativa dos fogos observados a partir do sensor SEVIRI a bordo dos satélites METEOSAT, disseminados no âmbito do projeto LSA-SAF.
ver mais em: http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/fwi/


FIRESHELTER52

GIPS Pré-Posicionados na Serra Algarvia Preparados para o Pior

Já se encontram pré-posicionados na serra Algarvia os elementos do Grupo Intervenção Proteção e Socorro da GNR em antecipação de resposta em caso de incêndio rural florestal.


Este grupo que garante a operacionalização dos meios aéreos de ataque inicial dos centros de meios aéreos de Monchique, Loulé e Cachopo estão também mecanizados em brigadas terrestres moveis apoiadas por Veículos Florestais de Combate a Incêndios e outros meios.

As suas operações de manobra inserem-se na prevenção, vigilância, dissuasão e combate a incêndios.




Praias de Tavira contam com Bandeira Azul

Tavira volta a ser distinguida com o galardão da Associação da Bandeira Azul da Europa. A cerimónia do hastear da bandeira teve lugar, no passado dia 26 de junho, na Ilha de Tavira, Cabanas, Terra Estreita e Barril (Santa Luzia) e contou com a presença de representantes de diversas entidades com competência jurídica em gestão costeira.


A campanha da Bandeira Azul iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE), com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo,
elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.

A atribuição é efetuada, anualmente, às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utentes, de informação e sensibilização ambiental.

As praias do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas são detentoras da Bandeira Azul, desde 1987. Quanto à Terra Estreita, esta recebe o galardão desde 2008


FIRESHELTER52

droga e armas apreendidas a traficantes em VRSA

103 doses de cocaína, 122 de heroína, 5.376 euros e ainda duas catanas. 


Este foi algum do material apreendido a dois homens, de 47 e 59 anos, de nacionalidade estrangeira, que foram detidos pela PSP na tarde desta quarta-feira, 26 de Junho, em Vila Real de Santo António.

Também foram identificados 16 suspeitos.

No âmbito de uma investigação em curso na Esquadra de Investigação Criminal daquela cidade, desenvolvida ao longo dos últimos meses, sobre a venda de produtos estupefacientes, foi dado cumprimento a um Mandado de Busca, que resultou na detenção destes dois homens.

Também foram apreendidos três telemóveis, três balanças de precisão, duas catanas, um spray gás pimenta, duas armas de airsoft, uma munição calibre 7,62 mm e uma viatura ligeira.

Foi ainda recuperado o seguinte material furtado: dois computadores, três LCD, uma Playstation, um tablet e duas estátuas.

/www.sulinformacao.pt/

FIRESHELTER52

27/06/2019

Vamos ser Afectados por Poeiras de Africa nos Próximos Dias

Durante os próximos dias um fluxo muito intenso de sul nas camada médias e altas da troposfera vão carregar uma pluma de poeiras Africanas para a Península, algo que é normal no Verão…


No entanto o que é anormal é que esse transporte de poeiras vai chegar ao Reino Unido e Países nórdicos, um evento extraordinário e menos comum.

Alem das poeiras, teremos uma subida da temperatura.
Em Portugal esta subida da temperatura vai prolongar-se por alguns dias entre esta quinta feira e meados da próxima semana, enquanto que no Reino Unido e Escandinávia esperamos dias mais quentes mas apenas na Sexta e Sábado.

De notar que a presença de vento do quadrante norte na baixa troposfera em Portugal deverá impedir que haja um agravamento muito notório da qualidade do ar em especial no litoral oeste…. é de notar que geralmente estas poeiras Africanas tendem a concentrar-se entre os 2 e os 3km de altitude.

GNR apreende artigos contrafeitos em Monte Gordo

A GNR apreendeu na passada terça-feira, 25, 112 artigos contrafeitos, na localidade de Monte Gordo, no concelho de Vila Real Santo António, no âmbito de uma fiscalização efetuada a vários estabelecimentos comerciais.


Na operação, que visou o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos, os militares detetaram diversos artigos contrafeitos expostos para a venda, de diversas marcas registadas.

Foram apreendidas 91 t-shirts, 14 bonés e sete toalhas de praia.

Nesta ação foi identificado um homem de 37 anos, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Real Santo António.

regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

INEM Vai Contratar Técnicos de Emergência Pré-hospitalar em Julho

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou hoje que vai contratar em julho 20 profissionais e vai abrir em breve um concurso para mais 130 técnicos de emergência pré-hospitalar.


O INEM adianta, em comunicado, que o Governo autorizou a contratação imediata de 20 novos técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) através de "recurso à bolsa de recrutamento remanescente do concurso anterior, situação que será concretizada já no próximo mês de julho".

Será ainda aberto um novo concurso que prevê o preenchimento de mais 130 lugares desta categoria profissional no mapa de pessoal do INEM.

Com estes novos 150 profissionais, o INEM vai passar a contar com um total de 1.093 trabalhadores da carreira especial de técnicos de emergência pré-hospitalar, refere o comunicado.

O INEM adianta que estes profissionais, que atuam no âmbito da emergência Médica, nomeadamente em ambiente pré-hospitalar, são "fundamentais para a rede de emergência médica do país porque asseguram a primeira resposta às situações de emergência médica pré-hospitalar".

"A sua ação pode ser determinante para a sobrevivência de pessoas vítimas de doença súbita ou de trauma", sublinha, adiantando que a atividade dos TEPH inclui o exercício de funções nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e o transporte assistido de doentes urgentes e/ou emergentes.

O INEM recorda que foi publicado em abril de 2016 o decreto-lei que procedeu à revisão da carreira de técnico de ambulância de emergência do INEM e criou e definiu o regime da Carreira Especial de Técnico de Emergência Pré-Hospitalar.

Fonte: Noticias ao Minuto

Bombeiros Tavira Respondem a Acidente

As equipas de emergência de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um acidente de viação na zona rural das Solteiras Conceição de Tavira.


O despiste de uma viatura ligeira de passageiros fez um ferido ligeiro.

A vitima foi assistida no local da ocorrência e transportada ao Hospital de Faro, aparentemente tratando-se de um ferido ligeiro.

A esta ocorrência responderam os Bombeiros Municipais de Tavira, apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma ambulância de socorro.

O INEM enviou também para o local uma ambulância diferenciada, a SIV sediada em Tavira.

As autoridades territoriais estiveram na ocorrência.

FIRESHELTER52

26/06/2019

Tempo Altera Amanhã e já cheira a Verão



FIRESHELTER52

Cachalote dá à costa na Praia da Altura

Um cachalote, com sinais de estar em estado de decomposição, deu hoje, no final da tarde, à costa na Praia de Altura, concelho de Castro Marim.


As fotos foram partilhadas por Carmo Viegas Rosa que assegura ser um cachalote e partilhadas no Jornal Postal do Algarve onde foram coligidas.


FIRESHELTER52

GNR apanha barco com 2 Toneladas de haxixe no Guadiana

A Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR) intercetou uma embarcação com duas toneladas de haxixe no Rio Guadiana (Algarve), após um pedido de colaboração da policia espanhola.


Em comunicado, a GNR informou que a embarcação de recreio, com cerca de sete metros de comprimento, transportava 65 fardos de haxixe, com um peso de cerca de duas toneladas.

A interceção da embarcação foi feita já em território espanhol, junto à ponte internacional do Rio Guadiana, perto da fronteira com Vila Real de Santo António, indicou a GNR.

A intervenção da Unidade de Controlo Costeiro ocorreu depois de a Guardia Civil espanhola ter pedido a colaboração de um meio marítimo dos militares portugueses "para interceção de uma embarcação suspeita que navegava a alta velocidade no rio Guadiana", frisou a GNR.

"De imediato, foi ativada uma equipa marítima, com uma embarcação de alta velocidade, tendo ainda sido possível intercetar e recuperar a embarcação já em território espanhol, junto à ponte internacional do Guadiana, contendo ainda, no seu interior, o produto estupefaciente", sublinhou a Guarda.

Segundo a GNR, os tripulantes da embarcação conseguiram fugir e estão a ser procurados em território espanhol, acrescentando que a embarcação e o produto estupefaciente foi entregue à Guardia Civil, autoridade territorialmente competente e que efetivou a apreensão dos fardos de haxixe.

www.tsf.pt

FIRESHELTER52

22/06/2019

Bombeiros Respondem a Incêndio no Pego do Inferno

Os meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais responderam durante a tarde de hoje a um incêndio na zona Pego do Inferno em Tavira.


Ao final da tarde o alerta foi dado aos Bombeiros que de imediato avançaram para o local de forma musculada.

Um combate duro apoiado pelo meios aéreo de ataque inicial foi o cenário que os operacionais encontraram quando chegaram ao local.

A estratégia utilizada funcionou e foi eficaz tendo os Bombeiros na primeira hora o incêndio dominado.

Mais de 40 operacionais dos Bombeiros de Tavira, Olhão, Vila Real, Loulé, GIPS e FEB estiveram envolvidos no combate onde ainda prosseguem à hora desta postagem as operações de rescaldo.

Ficam aqui algumas fotos do local.



FIRESHELTER52

Costas da andaluzia e do Algarve estão a encontrar um "ser" estranho

Nas costas da andaluzia e do Algarve, estão a encontrar um "ser" estranho. 


Não é plástico, nem medusas, nem peixes. 

É um tunicado chamado salpa fusiformis (Maggiore salpa).

Não são urticantes nem perigosos, formam colónias e são hermafroditas. 

Alimentam-se de fitoplâncton, proporcionado neste caso por algas. 

As suas colónias com capazes de capturar 4000 TN DE Co2 todas as noites e assim evitar que chegue à atmosfera e à camada superior dos oceanos. 

Quero dizer, eles estão limpando nosso ar.
Não lhes façam mal. 

Eles são inofensivos.


FIRESHELTER52

Reforço de Proteção Civil no Algarve

O Dispositivo da Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil, destaca-se para as quatro novas Equipas de Intervenção Permanente, dos corpos de bombeiros de Alcoutim, Monchique e Portimão, que aumentam para nove o número destas equipas profissionais existentes no Algarve.

Também estará estacionado em permanência na região um Grupo de Ataque Ampliado, constituído por 35 militares e sete veículos.
Entretanto, estão já a operar no Algarve quatro meios aéreos, todos eles helicópteros ligeiros. A partir de 1 de Julho, o heliporto de Loulé passará a ser a casa temporária de um heli de ataque pesado.
Este é o reforço com o qual a região poderá contar, neste Verão, embora seja aberta a possibilidade de um reforço adicional, caso a situação o exija.
www.sulinformacao.pt/2019/06/governo-prepara-verao-seguro-no-algarve-com-reforco-das-policias-e-protecao-civil/
FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Incêndio Urbano em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio numa habitação em Tavira.



A pronta e rápida intervenção das equipas dos Bombeiros Municipais de Tavira permitiu garantir a segurança da estrutura, uma extinção rápida e a assistência a uma vitima na habitação.

Segundo informações dos media o incêndio deflagrou na cozinha do apartamento e rapidamente o fumo se espalhou pela habitação e zonas comuns do edifício.

Numa estratégia ofensiva apoiada por ações de busca, combate e ventilação tática os Bombeiros Municipais conseguiram resolver o problema.

A vitima foi assista no local e transportada ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação os Bombeiros Municipais de Tavira com um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e uma Ambulância de Socorro.

A autoridade policial esteve no local.

Foto e informação: Correio da Manhã

FIRESHELTE52

21/06/2019

Promulgado Diploma - Bombeiros Municipais são agora Sapadores

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que permite a aplicação das categorias e remunerações dos bombeiros sapadores aos bombeiros municipais porque os efeitos positivos são "superiores às objeções suscitadas".


Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República destacou ainda que "as regiões Autónomas dispõem de competência legislativa nesta matéria, o que lhes permite tomar em consideração as respetivas situações específicas".

Uma vez que "os efeitos positivos do novo regime legal são superiores às objeções suscitadas, o Presidente da República promulgou o diploma que procede à aplicação aos bombeiros municipais das categorias e das remunerações previstas para os bombeiros sapadores", pode ainda ler-se.

Este decreto-lei fora aprovado em 09 de maio em Conselho de Ministros.

"O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que procede à aplicação das categorias e das remunerações previstas para os bombeiros sapadores aos bombeiros municipais, bem como à Força Especial de Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e à Força de Sapadores Bombeiros Florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com as devidas adaptações", anunciou então, com conferência de imprensa, a ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.

No comunicado divulgado então, o Governo indicou que "prossegue, assim, o esforço de dotar o país de um sistema de proteção civil mais eficaz, servido por profissionais qualificados e motivados para o apoio aos cidadãos, para o esforço de modernização do sistema e para a cooperação entre instituições".

Na mesma reunião do Governo de maio foi aprovado o diploma que "regula as condições e as regras de atribuição e de cálculo das pensões de aposentação ou reforma dos trabalhadores integrados nas carreiras de bombeiro sapador e de bombeiro municipal".

Depois de várias ações de luta, em 23 de abril, a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP/SNBP) terminaram as negociações com o Governo sobre o estatuto profissional e o novo regime de aposentação.

No final, o presidente do sindicato, Sérgio Carvalho, disse à Lusa que 17 anos depois os bombeiros profissionais vão ter um novo estatuto profissional.

Contudo, os bombeiros ANPB/SNBP contestaram a proposta governamental para que a idade de reforma seja aos 60 anos e para que sejam colocados em trabalhos administrativos nas corporações aos 55 anos.


FIRESHELTER52

20/06/2019

Campo de férias pretende ensinar jovens “a salvar vidas"

As cidades de Faro e Olhão vão receber nos meses de junho e julho jovens entre os 8 e os 17 anos, num campo de férias, “para desenvolver as capacidades de como saber salvar vida humanas”.


As inscrições para a Academia Blue Seagull – Nadadores-Salvadores Juniores estão abertas e custam entre 80 a 100 euros.

As atividades no Campo de Férias “Tribo do Mar” têm lugar entre os dias 24 e 28 de Junho.

“O objectivo é que desenvolvam capacidades de salvar vidas humanas em meios aquáticos”, anuncia esta quinta-feira a Red Seagull, Associação Desportiva, Recreativa e de Salvamento Aquático, que organiza a iniciativa em conjunto com os seus parceiros.

O projeto consta na aprendizagem teórica e prática de primeiros socorros, técnicas de salvamento aquático, natação de salvamento, entre outras atividades nas instalações das entidades colaboradoras.

A Tribo do Mar “assenta num conjunto de actividades em equipa, limpeza da ria formosa e praia, visita ao Parque Natural da Ria Formosa e RIAS, desafios individuais e de grupo, pensados numa ótica de desenvolvimento de capacidades de uma cultura de prevenção em meio aquático no sentido de salvar vidas humanas em jovens entre os 8 e os 17 anos”.

“Durante a semana os participantes irão abordar temáticas como cidadania, meio ambiente, liderança pessoal, motivação, gestão de equipas e design thinking (conjunto de ideias para abordar problemas e propostas de soluções) e preparação para estarem em segurança em meio aquático”.

Neste programa de Verão, “os jovens serão desafiados a viver uma experiência memorável de desenvolvimento das suas capacidades de sobrevivência, através de desafios práticos e divertidos”, conforme refere nota de imprensa.

Os interessados devem realizar a pré-inscrição através deste link

O preço de inscrição varia entre os 80 e os 100 euros e inclui seguro, refeições, diploma, deslocações entre os locais a visitar durante o programa e algumas surpresas.

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um incêndio urbano na zona da Luz de Tavira.


A pronta e rápida intervenção das equipas dos Bombeiros foi determinante para um rápido combate e proteção dos bens da habitação.

Felizmente não houve vitimas a registar embora o incêndio tenha eclodido de madrugada no interior da habitação.

A este evento responderam os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um Veiculo de Combate a Incêndios Urbanos e uma Auto-Tanque.

As autoridades também estiveram no local.

O flagelo dos incêndios urbanos tende a aumentar e o risco de para a vida de pessoas e dos bens é grande, a melhor forma de combater o incêndio urbano é apostar na sua prevenção e no conhecimento.

Foto de arquivo/ SAFEPLACE52

FIRESHELTER52

19/06/2019

Bombeiros de Albufeira com nova viatura de combate a incêndios

A Câmara de Albufeira entregou, esta manhã, aos Bombeiros locais, uma nova viatura de combate a incêndios urbanos e rurais. Com uma capacidade de 18 mil litros de água, custou à autarquia 206.170 euros.


O presidente da Câmara, José Carlos Rolo, justificou o investimento por se tratar de uma das principais carências que a corporação tinha.

Apesar de ficar melhor apetrechado, aquele corpo de bombeiros ainda fica com algumas lacunas, nomeadamente, “um autotanque e a escada Magirus que estão com uma idade um pouco avançada”, pelo que o autarca admite, daqui a algum tempo, voltar a abrir os cordões à bolsa e a comprar novos equipamentos que os substituam.

O comandante da corporação, António Zua Coelho, diz que o carro agora recebido “tem características únicas, no que diz respeito à capacidade de bombagem de água, uma vez que a sua bomba debita 6 a 7.500 mil litros por minuto.” Trata-se, por isso, “claramente de uma mais-valia, considerando aquilo que são os riscos urbanos e rurais do concelho de Albufeira.”

www.algarvemarafado.com

FIRESHELTER52

Elementos da Estação Salva-vidas de Ferragudo condecorados

A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, presidiu à cerimónia de condecoração de seis elementos da Estação Salva-vidas de Ferragudo, que receberam a medalha de coragem, abnegação e humanidade devido às arriscadas ações de salvamento efetuadas.


Em comunicado, a Autoridade Marítima justifica a entrega da condecoração ao agente de 1.ª Classe da Polícia Marítima (PM) António Lopes devido às várias intervenções de alto risco realizadas ao longo dos últimos anos, tendo evitado o afundamento de um veleiro, salvando várias pessoas, das quais se destaca o resgate de dois adultos e nove crianças de uma gruta, e ainda tendo-se lançado ao rio Arade para salvar uma pessoa que se encontrava em dificuldades.

Foram igualmente condecorados os agentes de 1.ª classe da PM Carlos Barreto e Paulo Fernandes, o Sota-Patrão Salva-vidas José Jeremias, o Marinheiro Salva-vidas Osvaldo Pinto e o elemento civil Adriano Espírito Santo, por terem realizado uma ação de salvamento na praia do Carvoeiro, resultando no resgate de cinco pessoas que haviam sido arrastadas para as águas revoltas do mar, provocadas pela tempestade Leslie

www.algarvemarafado.com

FIRESHELTER52

Vai Ser Inaugurado Novo Posto Territorial da GNR em Quarteira

É inaugurado no próximo sábado, 22 de junho, pelas 14h00, o novo Posto Territorial da GNR na cidade de Quarteira. 



A cerimónia será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Este equipamento, que faz parte de um conjunto de intervenções integradas no protocolo celebrado entre a Autarquia de Loulé e a Guarda Nacional Republicana/Ministério da Administração Interna, resulta da obra de alteração do antigo quartel dos Bombeiros, cujo investimento rondou os 950 mil euros.

Localizado junto ao Calçadão, numa zona central da cidade de Quarteira, este edifício foi alvo de trabalhos de ampliação e convertido num espaço com excelentes condições para servir Quarteira, cuja população triplica nos meses de verão.

A melhoria da segurança dos residentes, visitantes e dos seus bens, é o principal objetivo daquele que é mais um equipamento moderno e adaptado às atuais funções desta força de segurança e dos seus militares.

Ademar Dias

www.algarvenoticias.com

FIRESHELTER52

18/06/2019

Domingo com subida das temperaturas

Este Domingo será um dia marcado por uma subida bastante razoável das temperaturas máximas, apesar da noite continuar a ser bem fresca, com temperaturas abaixo da média.

Assim espera-se que as mínimas se mantenham em valores entre 5 a 12 graus, no entanto as máximas já irão aproximar-se dos 30 graus em praticamente todo o Interior, e mesmo no litoral poderão chegar a valores de 23\24 graus

Em alguns pontos do Interior Sul irão já atingir 31 a 32 graus

Apesar das temperaturas subirem as nuvens continuarão a marcar presença e haverá períodos de maior nebulosidade um pouco por todo o país (Nebulosidade média\alta)

Em relação ao vento, regresso da nortada mais intensa, pontualmente com rajadas até 50\60km\h durante a tarde, no litoral

O mar estará em geral calmo, com a água bem fresca, e para quem gosta de praia será um dia razoável, no entanto a nortada poderá acabar por estragar em alguns locais.

http://lusometeo.com

FIRESHELTER52

Escola de Tavira Recebe Embarcação para a Prática de Vela Adaptada

O Agrupamento de Escolas D.Manuel I de Tavira recebeu uma embarcação da classe Laser Bahia e uma outra da classe Acess destinada a pessoas com deficiência para a prática de Vela adaptada.


As embarcações chegaram ontem á noite a Tavira e já estão nas instalações do Clube Náutico de Tavira onde decorrem as aulas práticas de vela do Desporto Escolar graças a um Protocolo de entendimento entre a Escola D.Manuel I, a Câmara de Tavira e o Clube Náutico. 

Para nós uma alegria imensa que vem aumentar as condições de trabalho para a nossa juventude.
De realçar que no Mês passado no encontro nacional de Escolas de Vela do Desporto Escolar que se realizou em Viana do Castelo a Equipe Tavira sagrou-se Campeã Nacional.

O nosso agradecimento á Professora Elizabeth Santos Cavaco Ely(Coordenadora responsável do projecto) assim como o agradecimento á Câmara Municipal de Tavira.


FIRESHELTER52

17/06/2019

Maré vermelha interdita banhos em praias do Algarve

As praias algarvias entre a Ilha do Farol (Olhão) e a Vilamoura (Loulé) foram interditas a banhos após o surgimento de uma mancha vermelha na água, confirmou o Observador junto da Autoridade Marítima Nacional. 


Altas concentrações de um tipo de algas na costa do Algarve levou as autoridades a interditar banhos no mar entre Olhão e Vilamoura. Podem causar gastroenterites e problemas respiratórios.

A mancha está a ser provocada de um tipo específico de algas, os dinoflagelados, que pertencem ao plâncton marinho e que podem viver também em água doce. 

Segundo a Autoridade Marítima Nacional, foi a Agência Portuguesa do Ambiente que avisou que a mancha é “potencialmente perigosa para a saúde pública”.

Tiago Duro partilhou no Twitter a mancha vermelha na praia de Quarteira. Este era o cenário às 18h naquela freguesia do concelho de Loulé.

Bombeiros Algarvios a Caminho de Incêndio no Alentejo

Meios humanos e materiais da região do algarve estão em trânsito para combater incêndio que lavra na zona de Almodôvar distrito de Beja.

Segundo o site da ANEPC mais de 200 operacionais apoiados por 6 meios aéreos estão na luta contra as chamas onde o fumo já é visível desde o sul do Algarve.



FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Acidente em Santa Catarina Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira e de São Brás de Alportel responderam durante a manhã de hoje a um acidente de viação na Estrada Nacional 270 na zona de Santa Catarina.


Uma colisão entre dois ligeiros de passageiros fez dois feridos.

As vitimas foram assistidas no local da ocorrência e transportadas ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos na resposta a esta situação os Bombeiros de São Brás e Tavira com duas ambulâncias de socorro e as autoridades territoirais.

Segundo informações que chegaram ao SAFEPLACE52 as vitimas eram consideradas vitimas ligeiras.

Foto Editorial.

FIRESHELTER52

Alentejo com Incêndios Perto da Fronteira Algarvia

Segundo informação na página da ANEPC lavram no Alentejo distrito de Beja 2 Incêndios rurais em mato.



O incêndio com mais meios envolvidos é em Castro Verde São Marcos da Ataboeira e quase uma centena de operacionais apoiados por 4 meios aéreos estão em combate desde as 12:15.

O outro incêndio lavras desde as 15:28 na zona de Almodôvar, Monte das Mestras e quase duas dezenas de operacionais estão apoiados por um meio aéreo.




Seguindo a informação da ANEPC

Atualização às 19:00

Bombeiros do Algarve a caminho do Alentejo

Foto do incêndio que a coluna de fumo já é visível desde o Algarve:


Atualização 20:20

Na página da ANEPC incêndios estão controlados
FIRESHELTER52

Cruz Vermelha Recruta Enfermeiros para as Praias

O Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa encontra-se a recrutar Enfermeiros/as, durante a época balnear, para os Postos de Enfermagem de Praia:
em Tavira na Praia do Barril, na Ilha de Tavira e na Praia de Cabanas; em Castro Marim na Praia de Altura, na Praia Verde e na Praia do Cabeço; em Vila Real de Santo António na Praia da Manta Rota e Praia de Monte Gordo. 


Os interessados deverão manifestar o seu interesse e os seus dados pessoais o mais rápido possível para: chtavira.us@cruzvermelha.org.pt; 

Mais informações através do telefone 281323473

FIRESHELTER52

16/06/2019

Ilha de Tavira Conta Com Bombeiros Municipais

Desde este fim de semana que se encontra em permanência na Ilha de Tavira uma equipa de Bombeiros Municipais.


O objetivo é a agilização de meios de assistência ao Sistema Integrado de Emergência Médica e Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.

A permanência desta equipa permite garantir à comunidade uma rápida resposta em caso de emergência  prestando da maneira mais rápida e favorável às vitimas o socorro adequado.

Esta equipa está operacionalizada em turnos rotativos por elementos Bombeiros Municipais com formação em Emergência Médica Pré-Hospitalar, com a valência de Desfibrilhação Automática Externa e condução de Embarcações de Socorro.

A equipa articula ainda uma resposta de vigilância e garantia de segurança do espaço natural, verificação dos sistemas de intervenção e combate a incêndios tal como na resposta a emergências.


FIRESHELTER52

Sapadores florestais algarvios certificados para combater incêndios

30 sapadores florestais de diversos concelhos receberam esta quarta-feira Certificados de Formação em diferentes áreas ligadas à prevenção e combate a incêndios.


Os elementos das Equipas de Sapadores Florestais de São Brás de Alportel, Portimão, Silves, Vila Real de Santo António, Equipa do Serviço de Proteção Civil de Loulé, Equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais de Monte Gordo – ICNF e da ASPAFLOBAL receberam formação do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Em 2019, o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro acolheu as ações de formação modular certificada “Operações de extinção de incêndios”, “Equipamentos e veículos de Sapadores Florestais” e “Manutenção de espaços florestais e silvicultura preventiva”, que envolveram um total de 30 formandos.

Esta oferta formativa surgiu no âmbito de um protocolo assinado a 4 de Novembro de 2009, entre o IEFP e a Autoridade Nacional das Florestas – atual Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) -, «com o objetivo de implementar a formação necessária ao desenvolvimento da atividade de Sapador Florestal», segundo o instituto.

Segundo Fátima Cortes, a diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, o IEFP, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o ICNF vão formalizar «um protocolo com vista ao desenvolvimento de um leque ainda mais abrangente de ações de formação na área da prevenção e combate aos incêndios».

www.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

11 praias ZERO poluição no Algarve

A ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável anuncia 11 praias ZERO poluição no Algarve (http://bit.ly/2wUT6mv), o que significa que não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares. Vila do Bispo (5) e Tavira (3) estão entre os concelhos com mais praias galardoadas


FIRESHELTER52

14/06/2019

Tribunal foi ver onde começou fogo na serra em Tavira 2012

Juiz, oficiais de justiça, advogados e testemunhas estiveram esta quarta-feira na serra do Caldeirão, na zona da Catraia, em Tavira, numa inspeção judicial para verem o local onde terá começado o grande fogo de 2012. 


Esta diligência vem na sequência de um processo cível contra a EDP, no Tribunal de Tavira, no qual 205 residentes estão a pedir uma indemnização para compensar a destruição de 26 mil hectares de terrenos.

Juiz, oficiais de justiça, advogados e testemunhas estiveram esta quarta-feira na serra do Caldeirão, na zona da Catraia, em Tavira, numa inspeção judicial para verem o local onde terá começado o grande fogo de 2012.

Esta diligência vem na sequência de um processo cível contra a EDP, no Tribunal de Tavira, no qual 205 residentes estão a pedir uma indemnização para compensar a destruição de 26 mil hectares de terrenos.

"Estamos aqui para demonstrar que o incêndio começou no âmbito dos trabalhos de construção do poste de eletricidade nº 6 e onde estavam 12 trabalhadores da CME [empresa subcontratada pela EDP]. Todos os relatórios, incluindo o da Polícia Judiciária, apontam para isso mesmo", assume ao CM Paulo Martins, advogado dos lesados.

O processo criminal deste caso já se tinha realizado, também no Tribunal de Tavira e, na altura, não foram encontrados culpados.

PORMENORES 

Linhas tocaram

Carlos Vieira, umas das testemunhas inquiridas, foi o primeiro a chegar ao local quando começou o incêndio e disse que um dos trabalhadores da CME afirmou que "o incêndio começou quando uma linha de eletricidade tocou noutra".

Prejuízos de milhões

Segundo as contas das autarquias dos concelhos afetados, Tavira e São Brás de Alportel, este incêndio provocou mais de 24 milhões de euros em prejuízos. No terreno chegaram a estar mais de 1100 operacionais, apoiados por 13 meios aéreos.





FIRESHELTER52