28/05/2017

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano

Os Bombeiros Municipais de Tavira foram ativados na manhã deste sábado para um incêndio estrutural que decorria numa unidade de serviço de um lar em Tavira.



A pronta e rápida intervenção das funcionárias da instituição permitiu uma rápida e eficaz extinção do incêndio sem que haja feridos ou danos materiais de maior a registar.

Os Bombeiros Municipais garantiram as condições de segurança confirmaram a eficaz extinção e procederam a manobras de ventilação tática no local.

Responderam a este incêndio os Bombeiros Municipais de Tavira com um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios sendo que a Autoridade Nacional de Proteção Civil através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro despachou para este local um outro Veiculo Urbano de Combate a Incêndios dos Bombeiros de São Brás de Alportel e um Auto-Tanque dos Bombeiros de Vila Real de Santo António.

Os meios de fora não chegaram ao local da ocorrência pois foram desativados por não haver necessidade tendo em conta o rápido domínio do incêndio.

FIRESHELTER52

27/05/2017

Socorro testado no aeroporto de Faro

A Autoridade Marítima do Sul realizou quinta-feira um treino conjunto com elementos do Aeroporto Internacional de Faro, com o objetivo de testar material e equipamento que será usado em potenciais casos de emergência com aeronaves, na zona lagunar da ria Formosa, em Faro. 


Segundo o comandante da Autoridade Marítima do Sul, Nuno Cortes Lopes, o objetivo do treino, que nunca tinha sido feito, "foi testar numa zona de sapal o material recentemente adquirido pelo aeroporto, incluindo passadeiras, macas flutuantes ou uma embarcação insuflável".

Ao todo, participaram no treino 20 operacionais e cinco embarcações da Autoridade Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos e uma equipa de intervenção em sinistros com aeronaves do aeroporto.

Fotos coligidas in Correio da Manhã "Direitos Reservados"





Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/socorro-testado-no-aeroporto-de-faro?utm_medium=Social

FIRESHELTER52

26/05/2017

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na A22

Equipas de Emergência de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um acidente de viação na Auto-Estrada Via do Infante A22.


Um despiste de um ligeiro de passageiros perto das portagens de Olhão-Faro fez 3 feridos que foram assistidos e transportados ao Hospital de Faro pelas equipas de emergência.

Durante as operações de socorro houve supressão de uma das faixas de rodagem e berma para garantia de condições de segurança no local das operações que associado à curiosidade provocou abrandamentos na passagem pelo local.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente de viação os Bombeiros Municipais de Tavira com duas ambulâncias, o INEM com uma ambulância INEM-SIV e uma Mota de Emergência, a Cruz Vermelha Portuguesa de Tavira com a equipa de uma ambulância, a GNR-BT e a Concessionária da Via do Infante, tudo numa resposta concertada e musculada para dar às vitimas a melhor assistência possível. 

FIRESHELTER52

Tavira - Formação SCIE Destinada a Bombeiros

Decorreu hoje no auditório da Escola Drº Jorge Correia em Tavira uma ação de informação e esclarecimento sobre Segurança Contra Incêndios em Edifícios destinada a Bombeiros.


A ação foi desenhada pelos Bombeiros Municipais de Tavira e teve a colaboração da Autoridade Nacional de Proteção Civil através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro na pessoa do Srº Eng. António Varela que moderou e dirigiu a sessão de trabalhos.

O objetivo desta sessão foi aproximar os Bombeiros da região à realidade do SCIE aumentando os seus conhecimentos e saber nesta área, para que na atuação possam desempenhar cada vez mais e melhor as suas missões enquanto agentes de proteção e socorro junto da nossa comunidade.

Os trabalhos decorreram aproximadamente por 3 horas, e foram abordados temas como os regulamentos, medidas de auto proteção, organização de segurança, sinalização, redes de incêndios, sistemas automáticos de deteção e extinção, entre outros com espaço para questões pertinentes.

Estiveram envolvidos nesta ação 12 elementos dos Bombeiros Municipais de Tavira, 5 dos Sapadores de Faro, 2 da Cruz Lusa de Faro, e 1 dos Bombeiros de Alcoutim.

Espera-se poder desenvolver outras ações neste campo de saber de forma a apróximar os Bombeiros da atual realidade em SCIE.

FIRESHELTER52

Bombeiros do Algarve em Exercício dia 1 de Junho

Após o início da fase Bravo do DECIF (15 maio a 30 junho) assinalada na Região pela apresentação do Plano de Operações Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil no passado dia 15 de maio, em Faro, será agora destacado o reforço de meios no Algarve através de um exercício que envolverá o expoente máximo do mecanismo instalado para responder aos incêndios florestais, numa área que representa um elevado interesse económico-social no País, nomeadamente pela sua afirmação enquanto destino turístico internacional.


O exercício regional designado DECIFALG´17 com início marcado para as 06:00 horas do próximo dia 01 de junho, terá como cenário um incêndio florestal no concelho de Loulé e o Posto de Comando Operacional será instalado em Salir, naquele concelho da Serra Algarvia.

Este exercício conduzirá ao despacho de meios de resposta, para “pôr à prova” todos os procedimentos operacionais instituídos. 

Todo o conceito de operação doutrinado será testado, desde a primeira intervenção, ao ataque inicial, passando gradualmente pelas várias fases do Sistema de Gestão de Operações no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro na evolução desfavorável de uma ocorrência que justificará uma ação integrada de ataque ampliado e um comando e controlo efetivo, a todo o momento.

Os Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes responderão com os meios e recursos em Livex (com movimentação real) e o desenrolar da linha de tempo ocorrerá como se de uma situação real se tratasse, aferindo os tempos de reação e eventuais limitações do momento. 

O objetivo é identificar, nesta fase final do aprontamento das forças de resposta, se o dispositivo consolidado na região responde de acordo com o planeado, e se existem procedimentos a ajustar ou constrangimentos a suprir antes de entrar na fase de maior perigo – Charlie (01 julho a 30 setembro).

Recorde-se que, a região vai dispor este ano, na Fase Charlie do DECIF (1 julho a 30 setembro), em dedicação exclusiva a esta vertente de intervenção, 553 operacionais e 133 meios técnicos, num dispositivo integrado que conta com 115 entidades que concorrem para a Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Ademar Dias

FIRESHELTER52

25/05/2017

Salva-Vidas de Sagres resgata barco à deriva

Um veleiro que sofreu uma avaria no motor teve de ser rebocado pela embarcação “Diligente”, da Estação Salva-vidas de Sagres.


O alerta foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa ao princípio da noite desta Segunda-feira. O “skipper” da embarcação informou que, devido à avaria, se encontrava a navegar à vela e estava a ficar sem carga nas baterias, o que poderia fazer que, com o aproximar da noite pudesse ficar à deriva, constituindo perigo para a navegação, pelo que solicitava assistência para fundear ou entrar num porto.

Foi então decidido enviar a embarcação “Diligente” ao encontro do veleiro de 10 metros de comprimento, com três tripulantes espanhóis a bordo e que navegava a cerca de 5 milhas a Oeste da Praia da Arrifana.

Após avaliação da situação foi decidido efectuar o reboque da embarcação para o porto da Baleeira, em Sagres, tendo aí atracado em segurança e sem problemas cerca da 1 hora da madrugada de Terça-feira

algarvemarafado

FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila do Bispo salvam bebé que deixou de respirar

Uma bebé de 11 meses, chamada Vivian, engasgou-se a comer papa no último domingo, tendo sido salva por dois bombeiros dos Voluntários de Vila do Bispo.


Segundo avança o "Correio da Manhã" desta quinta-feira, tudo aconteceu quando a bebé estava a comer papa e engasgou-se, altura em que o pai a levou sem demoras até ao Quartel dos Bombeiros, onde foi assistida num primeiro momento.

O "CM" revela ainda que o pai da menina fez respiração boca a boca no trajeto até aos bombeiros, mas quando chegou ao Quartel já estava em paragem ventilatória, pelo que a situação foi na altura revertida.

Sandra Mateus de 39 anos, e Roberto Diogo de 31, dos Bombeiros de Vila do Bispo assistiram a bebé e já na ambulância a caminho do Hospital de Portimão, ela teve mais duas paragens, que também conseguiram reverter com o apoio da equipa do INEM.

Para Sandra Mateus este "foi o primeiro caso do género com um bebé", no caso de Roberto Diogo foi uma situação "emocionante, pelo que os nervos são muitos porque também somos pais".

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

23/05/2017

Inscrições para : Tavira – "Férias Ativas"

Entre 1 e 8 de junho, os interessados em participar, no “Tavira – Férias Ativas”, deverão formalizar a sua inscrição junto da Divisão de Assuntos Sociais (Secção de Educação e Juventude).


Com esta iniciativa a autarquia pretende dar resposta às necessidades dos jovens e das famílias do concelho, com um programa que visa "fomentar o contacto direto dos mais novos com a vida ativa, bem como melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente, nas vertentes histórica, cultural e social, num contributo importante para a formação e desenvolvimento dos jovens, assumindo-se também como uma medida eficaz na prevenção de comportamentos de risco".

O “Tavira – Férias Ativas” dispõe de duas modalidades: curta-duração (jovens, entre os 12 e os 25 anos; três horas diárias distribuídas por dez dias úteis) e longa-duração (jovens entre os 16 e os 25 anos; seis horas diárias durante vinte e um dias úteis).

A modalidade de curta duração possibilitará uma experiência laboral num serviço da autarquia, enquanto que a de longa duração tem como finalidade a abertura das igrejas. 

Os participantes em ambas as vertentes terão direito a bolsa, seguro e certificado de participação. 

A bolsa destinada ao período de curta duração é de €75, sendo a de longa duração de €400, pelo que se prevê um investimento da autarquia acima dos 20 mil euros.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

21/05/2017

Previsão para esta Semana

O calor vai ganhar força ao longo dos próximos dias, em grande parte da península com temperaturas máximas superiores a 35º c em estremadura, interior de Portugal e Andaluzia, e até mesmo a rondar os 37/38º C! 



O mapa que vos mostramos abaixo são as máximas previstas para terça-feira, mas ao longo da semana esses títulos provisórios até pode nascer algo mais, inclusive também atingindo os 37º c em algumas zonas da estremadura.

Por isso, olho esta próxima semana às primeiras temperaturas elevadas da época, mesmo que no final de semana o tempo voltaria a nos surpreender com uma mudança drástica no fim de semana para temperaturas mais frescas e o regresso da chuva desde o ocidente. 
Vamos segui-lo.

MeteoBadajoz

FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Respondem a Atropelamento na EN125 em Tavira

As equipas de emergência de Tavira responderam durante a manhã deste sábado a um violento atropelamento na EN125 em Tavira.


O incidente ocorreu na zona do Vale de Caranguejo Tavira e fez uma vitima em estado grave.

As equipas de emergência assistiram e transportaram a vitima ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos na resposta a este incidente grave os Bombeiros Municipais de Tavira com a equipa de uma Ambulância de Socorro as Autoridades Policiais e o INEM com uma Ambulância INEM-SIV sediada em Tavira e uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação que chegou de Faro.

A circulação automóvel ficou congestionada na passagem pelo local da ocorrência.

(imagem ilustrativa)

FIRESHELTER52

Forte Levante Obriga a Intervenções na Praia Monte Gordo

Ontem, dia 20 de Maio, os Bombeiros de Vila Real de Santo António foram ativados para socorrer três situações de pré-afogamento na Praia de Monte Gordo.


O primeiro alerta, foi por volta das 16:42, para um casal que tinha sido arrastado por uma "gola", enquanto se encontrava a nadar. 

Estes foram prontamente socorridos pelas equipas da autoridade marítima, mas recusaram transporte a uma unidade de saúde, após terem sido assistidos pelas equipas de emergência no local.

A segunda situação, foi dado quando as equipas das ambulâncias se preparavam para desmobilizar, e foram informados pela Policia Marítima, que uma terceira vítima, tinha sido arrastada, quando encontrava a boiar na água, e não conseguia voltar a terra. 

Após o resgate da mesma, pelos nadadores salvadores, esta foi assistida e encaminhada para a SUB de Vila Real de Santo António.

No local estiveram os Bombeiros de Vila Real de Santo António com duas ambulâncias e vários meios a autoridade marítima.


FIRESHELTER52

15/05/2017

Dispositivo de combate a incêndios no Algarve com novidades

A criação de uma Equipa de Análise e Uso do Fogo (EUAF) e a ampliação do kit de alimentação, não só para os Bombeiros como para todas as forças a atuar no terreno, são as principais novidades do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para 2017, apresentado esta segunda-feira, dia 15 de Maio, em Faro.


Esta nova equipa vai permitir «alguma manobra para o combate ao incêndio florestal», explicou Vítor Vaz Pinto, comandante operacional distrital. De acordo com este responsável «depois do processo de lições aprendidos há sempre melhorias, mas o dispositivo está consolidado».

Também aumenta o número de equipas de militares do Exército a executar ações de vigilância, com os municípios de Castro Marim e Tavira a juntarem-se a Loulé, Monchique, São Brás e Silves, que já haviam celebrado protocolos de cooperação para a realização de ações de vigilância nas áreas rurais.

É que, segundo, Vítor Vaz Pinto, «os incêndios rurais são mesmo um problema regional», que deve ser combatido «em rede» para «minorar as consequências na imagem que provocam».

Quanto ao kit de alimentação, Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, que esteve presente nesta sessão, revelou que a Direção Geral de Saúde está a elaborar um estudo para que este tenha em conta «o ambiente, de altas temperaturas, que é vivido pelos operacionais». Ainda assim, por agora, há uma certeza: os operacionais terão, neste kit, comida e bebida para 24 horas.

O DECIF deste ano prevê, ainda, a constituição de mais um Grupo de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), com bombeiros não integrantes do DECIF, quando for declarado para a região o alerta especial de nível laranja ou superior, assim como o aumento de duas Equipas Municipais de Intervenção Florestal (EMIF), uma em Monchique e outra em Silves.

No que diz respeito aos helicópteros haverá quatro de ataque inicial (em Loulé, Monchique, Cachopo e Ourique) e um, em ataque ampliado, estacionado em Loulé, a ser utilizado se necessário, segundo explicou Vaz Pinto.

Para a fase Bravo, que tem início hoje, dia 15 de Maio, e dura até 30 de Junho, haverá, no total, 413 elementos e 92 veículos disponíveis no Algarve. Já de 1 de Julho a 30 de Setembro (a fase Charlie) em que há maior risco de incêndio os números aumentam para 553 operacionais e 133 veículos.

Em declarações aos jornalistas, Jorge Gomes disse ter «confiança nas nossas forças de combate ao incêndio, nos autarcas e nas forças de segurança» partindo para este Verão «confiante, motivado e com energia».

«Os cidadãos têm de acreditar que temos forças prontas para os proteger. O Algarve é uma zona que nos preocupa pela sua dimensão em termos de turismo, mas o dispositivo tem estado sempre a responder às necessidades», acrescentou. Até agora, desde o início do ano, ardeu, no Algarve, apenas um hectare: o equivalente a um campo de futebol.

O ataque inicial célere mantém-se como um dos principais objetivos, como salientaram Jorge Gomes e Vítor Vaz Pinto. Em 2016, o tempo médio de espera entre o alerta e a chegada ao teatro de operações foi de 12 minutos e 29 segundos.

Já Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, disse que é preciso «continuar a investir nos equipamentos de combate e proteção pessoal».

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

14/05/2017

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Perto da Mata de Santa Rita

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da tarde de ontem a um incêndio rural perto da Mata de Santa Rita.


O incêndio deflagrou junto a uma berma da estrada perto da localidade de Castelos na Conceição de Tavira.

A pronta e rápida intervenção da equipa de combate dos Bombeiros Municipais de Tavira permitiu controlar e extinguir o incêndio rapidamente.

Estiveram envolvidos nesta operação seis bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios e um Auto-Tanque ainda apoiados pela autoridade GNR.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Resgatam Animal numa Nora

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um salvamento de um cão dentro de uma nora.


O acidente ocorreu perto da Luz de Tavira onde um cão caiu para dentro de uma nora com cerca de seis metros.

À chegada da equipa de resgate o animal encontrava-se vivo dentro de agua, sendo que uma rápida e concertada ação permitiu retirar o animal do interior em segurança e com vida.

Estiveram envolvidos os Bombeiros Municipais de Tavira com uma equipa apoiados por um veiculo de combate a Incêndios e a GNR de Tavira.

FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira e Vila Real em Formação de Desencarceramento

Os recrutas da carreira de Bombeiros Voluntários dos Bombeiros de Tavira e Vila Real de Santo António inscritos na Formação Inicial de Bombeiro Voluntário encontram-se neste momento a frequentar o módulo de Salvamento e Desencarceramento.


A formação decorre nos Bombeiros de Vila Real de Santo António e tem como objetivos dotar os formandos e candidatos a bombeiros com competências na área do socorro e salvamento.

Este é o último módulo de formação inicial, após terem frequentado a escola e formação de socorrismo os aprovados neste módulo serão propostos a exame da Escola Nacional de Bombeiros.

FIRESHELTER52

13/05/2017

Casting para Crinaças no Tavira Gran-Plaza

Com o intuito de gerar interesse e satisfação junto do público infanto-juvenil, o Tavira Gran-Plaza receberá uma Sessão de Casting com o seu parceiro ABC Models, no dia 13 de maio, no período compreendido entre as 10h e as 23h.


Com o intuito de gerar interesse e satisfação junto do público infanto-juvenil, o Tavira Gran-Plaza receberá uma Sessão de Casting com o seu parceiro ABC Models, no dia 13 de maio, no período compreendido entre as 10h e as 23h.

Será instalado um miniestúdio fotográfico para realização de inscrições e castings, a todas as crianças e jovens, entre os 05 e os 14 anos de idade, que queiram participar.

O Tavira Gran-Plaza apoia, assim, esta iniciativa, considerando-a uma excelente oportunidade para todas as crianças e jovens que tenham o objetivo de ingressar pelo mundo da moda e iniciar uma carreira de modelo.

algarvenoticias.com

FIRESHELTER52

11/05/2017

INEM Procura 10 Psicólogos

Torna-se público que o Instituto Nacional de Emergência Médica, I. P. pretende recrutar dez (10) Técnicos Superiores (m/f), com relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado previamente constituída, para o exercício de funções no Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise (CAPIC) das Delegações Regionais do Sul, Centro e Norte do mesmo Instituto, em regime de mobilidade na categoria ou intercarreiras, nos termos do disposto no artigo 92.º e seguintes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, na sua redação atual, de acordo com os requisitos, caracterização e perfil a seguir discriminados.



Intervenção psicológica por teleassistência com os contactantes do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), nomeadamente, em situações de crise psicológica, comportamentos suicidários e vítimas de abuso/violência física ou sexual; 

Intervenção psicológica, no âmbito da Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE), junto das vítimas no local da ocorrência, designadamente, em situações de acidente de viação, mortes inesperadas e/ou traumáticas, emergências psicológicas, abuso/violação física ou sexual e ocorrências com menores; 

Intervenção psicológica em situações de exceção/catástrofe, nomeadamente, incêndios, inundações, explosões e catástrofes naturais e humanas; 

Apoio psicológico aos trabalhadores que integram as equipas de emergência do INEM, I. P. em situações potencialmente traumáticas; 

Formação em competências psicológicas aos profissionais do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM); 

Acompanhamento e orientação de estágios curriculares e de observação na área da psicologia; Investigação científica nas áreas de intervenção psicológica em crise, stress nos profissionais de emergência médica pré-hospitalar, coping, papel do psicólogo no SIEM.

Saiba mais e veja o aviso de abertura no link:


FIRESHELTER52

BALSA, UMA HERANÇA COMUM DOS EUROPEUS

Na sequência da APROVAÇÃO POR UNANIMIDADE em 26 de novembro de 2016 da moção "BALSA, UMA HERANÇA COMUM DOS EUROPEUS.", apresentada pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Tavira, foi aberto pela Direção-Geral do Património Cultural procedimento de ampliação da delimitação da classificação e de revisão da categoria, dando seguimento ao anúncio oportunamente efetuado pelo Senhor Ministro da Cultura.


O anúncio foi publicado no Diário da República n.º 89/2017, 2ª série, de 9 de maio, e é relativo à abertura do procedimento de ampliação da delimitação da classificação e de revisão da categoria, para sítio de interesse público (SIP), e fixação da zona especial de proteção provisória (ZEPP), da Estação Arqueológica Romana da Luz / Cidade Romana de BALSA, na Luz, União das Freguesias da Luz de Tavira e Santo Estêvão, concelho de Tavira, distrito de Faro.

Apelando à participação pública neste processo de elevada importância para a valorização socioeconómica do património arqueológico do concelho de Tavira e da região do Algarve, sublinhamos os prazos para apresentação de reclamação – 31 de maio - e de recurso – 23 de junho.

(IMAGEM: "Descobrir Balsa. Uma das maiores cidades romanas do seu tempo", artigo publicado na revista SUPER-INTERESSANTE, número 148 de Agosto de 2010)

Mais INFO em https://dre.pt/application/conteudo/106988894


FIRESHELTER52

DECIF para o Algarve apresentado em Faro

Um momento que contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.


O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, da Autoridade Nacional de Proteção Civil apresenta, na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, pelas 10h00, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-Alg), em Faro, em sessão pública, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), para o ano de 2017, que vai ser instalado no Algarve, ao longo das fases de maior perigo.

A sessão, conduzida pelo Comandante Operacional Distrital, Vítor Vaz Pinto, contará com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, bem como das Autoridades Municipais e Agentes de Proteção Civil que concorrem para a Defesa da Floresta Contra Incêndios e dará a conhecer os meios e recursos, bem como o conceito de operação que, no período mais vulnerável à ocorrência de incêndios florestais, materializam o dispositivo integrado de resposta a este desígnio nacional.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

09/05/2017

SEF Abre 18 Vagas na Carreira de Assistente Técnico

Torna -se público que, por despacho de 05/04/2017, da Sra. Diretora Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, se encontra aberto, pelo prazo de 10 (dez) dias úteis, a contar da data de publicação do presente aviso no Diário da República, procedimento concursal comum tendo em vista a ocupação de dezoito postos de trabalho da carreira/ categoria de assistente técnico, do mapa de pessoal Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na modalidade de vínculo de emprego público, titulada por contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.


Diário da República, 2.ª série — N.º 89 — 9 de maio de 2017

LINK: Diário da República nº89 de 9 de Maio de 2017

FIRESHELTER52

08/05/2017

Salva-vidas de Olhão resgata tripulante ferido ao largo da Fuzeta

A equipa da Estação Salva-vidas de Olhão resgatou na passada sexta-feira, dia 5 de maio, ao final da tarde, o tripulante do veleiro português "A outra", após ter tido um acidente com a retranca da vela grande, ao largo da Barra da Fuzeta.

O tripulante foi transportado para as instalações da estação salva-vidas, onde se encontrava uma equipa do INEM que o transportou para o Hospital de Faro.

O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão tomou conta da ocorrência.​





FIRESHELTER52

Colisão de Comboio e Carro no Algarve Faz 2 Feridos

Uma colisão entre um comboio e uma viatura na passagem de nível de Poço Barreto, em Silves, causou dois feridos ligeiros, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro. 


O acidente deu-se às 13h33 e obrigou à interrupção da circulação na linha do Algarve até às 14h52.

Os feridos são dois homens idosos, com 81 e 82 anos, que circulavam na carrinha de caixa aberta que foi abalroada pelo comboio. Ambos foram encaminhados para o Hospital de Faro.

Para o local do acidente, foram enviados meios dos Bombeiros de Silves e de Messines, a viatura VMER do INEM, da GNR e da CP, num total de 18 operacionais e sete veículos.

FIRESHELTER52

Os primeiros "38 graus" do ano... Chegam Bravos....

Com muita expectativa espera-se as previsões para a próxima semana! 

Um panorama de verão em grande parte da península com valores provisórios de 35º C de máxima, embora alguns modelos até nos estariam indicando os primeiros 38º C do ano para os vales do guadiana e guadalquivir em meados de maio!

Sinal muito forte e unânime nos principais modelos para uma tendência muito estável e com um grande e importante aumento das temperaturas após as chuvas que esperamos na segunda metade da semana. 

Devemos estar muito atentos sobre a forma de evolução destas previsões.

Cuidados com o mar e com os Incêndios Florestais começam desde já a ser uma grande preocupação.


FIRESHELTER52

06/05/2017

Questionário “Tavira 2020 Jovem”

A autarquia tavirense promove, em colaboração com a Cooperativa ECOS, o projeto “Tavira 2020 Jovem”, o qual visa a criação do 1.º Plano de Ação de Juventude de Tavira.


A autarquia tavirense promove, em colaboração com a Cooperativa ECOS, o projeto “Tavira 2020 Jovem”, o qual visa a criação do 1.º Plano de Ação de Juventude de Tavira.

Trata-se de um processo dinâmico e participativo que pretende efetuar o levantamento das necessidades e propostas de intervenção em diferentes áreas de atuação. Este incluiu a realização de sessões destinadas à consulta de opinião das camadas jovens.

Tendo por base os desafios propostos, foi criado um grupo de trabalho temático composto por jovens, técnicos da Câmara Municipal, elementos de organizações da sociedade civil e outros stakeholders que irão desenvolver o 1.º Plano de Ação de Juventude.

É importante saber qual a sua opinião sobre a prioridade e a pertinência das ações propostas, pelo que fica o convite a participar, até dia 15 de maio, no preenchimento de um questionário que pode ser consultado em https://goo.gl/forms/FsLIjFerP0yaFkQA2

FIRESHELTER52

Edição nº 4 da Newsletter LIFESAVING

Revelamos assim mais uma "criação" da Equipa das VMER de Faro e Albufeira, que esboça bem o envolvimento crescente dos seus profissionais neste projeto inovador, sem precedentes a nível nacional, iniciado a 5 de Agosto de 2016.


A qualidade e rigor que fomentamos em cada edição, resulta do empenho inexcedível da nossa Equipa Editorial e de todos os nossos ilustres Colaboradores.

É um dado adquirido que a cada número que publicamos crescemos em:
- nº de Editores,
- nº de Colaboradores,
- nº de rubricas,
- nº de páginas,
- nº de visualizações na Plataforma Internacional ISSUU,
- nº de subscritores a partir do site oficial do CHAlgarve,
- mas também nas redes sociais: no FaceBook da VMER e FaceBook da LIFESAVING, Twitter e Instagram,
-..., 

Pela relevância indiscutível dos conteúdos da LIFESAVING, julgamos ser essencial a sua partilha e divulgação, motivo pelo qual reiteramos o agradecimento pela divulgação da Newsletter no site oficial do CHalgarve, bem como todo o apoio futuro que nos possa ser facultado para poderemos fazer crescer ainda mais este projeto...

Clique no LINK em baixo para aceder à 4ª publicação


FIRESHELTER52

Treino Operacional de Maquinas de Rastos na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira apoiaram o Treino Operacional de Maquinas de Rastos, promovido pelo CDOS de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil que decorreu na Serra de Tavira. 

Este treino contou com a presença de elementos de Corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e algumas entidades privadas que colaboram com o dispositivo de combate a incêndios florestais no Sotavento Algarvio. 

Esta ação no terreno veio complementar a formação em sala efetuada anteriormente, e resulta num enorme avanço quer para a segurança e proteção dos operadores quer na eficácia esperada das missões através da introdução das comunicações SIRESP e a utilização de EPI-Equipamento de Proteção Individual.











FIRESHELTER52

05/05/2017

3.ª edição da Algarve Nature Week - 4 Águas - Tavira

Até 14 de maio, a Região de Turismo do Algarve, com o apoio do CRESC Algarve 2020, e em parceria com o Turismo de Portugal, Município de Tavira, CCDR-Algarve e outras entidades, promove a 3.ª edição da Algarve Nature Week.


Durante este fim de semana, de 5 a 7 de maio, decorre a Mostra de Natureza, no Sítio das Quatro Águas, em Tavira, cuja inauguração teve lugar, hoje, na presença das entidades oficiais.

Mais INFO em http://www.algarvenatureweek.pt/pt/




FIRESHELTER52

2º Duatlo Cross Cidade de Tavira

No próximo dia 7 de Maio de 2017 está de regresso a festa do Duatlo Cross à cidade de Tavira. 



Com o objetivo traçado de superar os 150 atletas da passada edição e uma moldura humana ainda maior, o clube Vela de Tavira prepara-se para mais um evento que irá marcar a Agenda Desportiva da Cidade de Tavira.

O Duatlo de Tavira contará para o Circuito do Algarve de Triatlo, organizado pela Federação de Triatlo de Portugal sendo que, no entanto, será uma prova aberta e onde os participantes poderão voltar a participar em equipa de 2, na vertente de estafeta.

Este evento faz ainda parte integrante da Algarve Nature Week, promovida pela Região de Turismo do Algarve, que decorre entre os dias 5 a 14 de maio, nas Quatro Águas, onde estarão vários expositores com diversas propostas de atividades ao ar livre.



Visita a página no facebook: https://www.facebook.com/events/412370059094953/permalink/469975423334416/?action_history=[%7B%22surface%22%3A%22timeline%22%2C%22mechanism%22%3A%22surface%22%2C%22extra_data%22%3A[]%7D]&pnref=story

FIRESHELTER52

Salva-vidas de Ferragudo Resgata Barco à Deriva a sul de Portimão

Uma embarcação de recreio, que estava à deriva a sul de Portimão e próxima, devido ao vento, de uma zona costeira rochosa, foi salva esta quarta-feira, dia 3 de Maio, pela embarcação salva-vidas de Ferragudo


A chamada de emergência foi recebida, às 19h30, no Comando-local da Polícia Marítima de Portimão e, de imediato, foi ativada a embarcação da Estação Salva-Vidas.

Ao chegar ao local «verificou-se estarem 10 pessoas a bordo: seis crianças e quatro adultos, não havendo feridos», conta a Autoridade Marítima Nacional (AMN)

«Face à deriva da embarcação desgovernada para zona perigosa, e de modo a evitar-se o perigo para os passageiros bem como risco de poluição, foi feito o reboque para o porto de Portimão», conclui a AMN.

FIRESHELTER52

Nova discoteca “Echo” abre em Tavira

A discoteca “Echo” abre portas no dia 1 de Julho, na cidade de Tavira, com o concerto de “Meninos da Vadiagem”, mas o objetivo é «dinamizar a noite do Sotavento algarvio» durante todo o Verão. 


Um Open Air, com efeitos especiais e espetáculos de luz, ou uma hamburgueria, estilo anos 50, são algumas das atrações do espaço.

Este projeto, que emprega alguns jovens da região, quer marcar pela diferença numa «área em que o turismo sazonal bate recordes todos os anos» e que, portante, não pode ter uma «oferta de diversão noturna e lazer escassa», considera a “Echo”.

O espaço Open Air será mesmo o «mais atrativo» da discoteca, já que até terá um palco outdoor «em forma de pirâmide com quatros metros de altura e oito de comprimento»: o maior de um clube em Portugal.

Já a “The Cave” terá a hamburgueria, mas também uma pista de dança criativa e chamativa.

Durante o Verão haverá, ainda, na parte exterior, um restaurante/pizzaria, com espaço lounge, e uma «esplanada elevada proporcionando uma vista incrível sob a ria Formosa, tudo isto inserido num ambiente rústico algarvio», explica a Echo.

«No Inverno, passa para a zona imediatamente ao lado, mantendo a decoração original, tornando assim o espaço num local acolhedor, com lareira e um bom ambiente para um jantar de família ou amigos», acrescenta.

Esta nova discoteca tem como público alvo pessoas entre os 18 e os 35 anos, vindas de localidades como Vila Real de Santo António, Olhão, Faro, Tavira, ou até da região vizinha Andaluzia, em Espanha.

http://www.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52