31/05/2018

Bombeiros Combate 2 Incêndios na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados pelos Bombeiros de São Brás de Alportel, Alcoutim e GIPS da GNR combateram durante a tarde de hoje 2 incêndios na serra de Tavira.


O Primeiro Incêndio eclodiu na zona da Medrunheira Cachopo.

Equipas terrestres dos Bombeiros de Tavira, São Brás e Alcoutim dominaram rapidamente o incêndio com o apoio do ataque aéreo de um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial com a equipa dos GIPS´s da GNR:

6 equipas no terreno apoiadas por 4 Veículos Florestais de Combate a Incêndios, 1 auto tanque e 1 Helicóptero.

O segundo incêndio na zona da Carrasqueira Santa Catarina foi combatido por populares e por mais uma equipa de Bombeiros Municipais apoiada por um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Municipais de Tavira.

FIRESHELTER52

Escuteiros de Tavira Visitam Heicopteros do INEM e ANPC

Os Pioneiros do Corpo Nacional de Escutas do Agrupamento de Tavira visitaram hoje a BHSP de Loulé onde se encontram os meios aéreos do INEM e ANPC da região Algarvia.


Tiveram a oportunidade de saber como funciona o sistema dos Serviços de Helicópteros de Emergência Médica e dos Helicópteros afetos ao DECIR no Algarve.



FIRESHELTER52

30/05/2018

APRENDA A SOCORRER UMA CRIANÇA

Sábado - 23 JUNHO! - INSCRIÇÕES ABERTAS!


http://www.formacaoalgarve.pt/inscricao.php
formalgarvecertificada@gmail.com
Horário: Das 10h às 13h e das 14h às 18h
Duração: 7h
Emissão de Certificado
Valor: 45€
Formador: Fábio Isaías

Objetivos Gerais: dotar os formandos com a capacidade de prestar os primeiros socorros perante uma emergência médica pediátrica, nomeadamente saber identificar, alertar e socorrer.

1º Módulo Suporte Básico de vida pediátrico (3,5 horas)
- SBV para vítimas de afogamento
- Sistema Integrado de Emergência Médica - SIEM
- Condições de segurança para a vítima e reanimador
- Desobstrução da via aérea e posição lateral de segurança - PLS
- Paragem cardiorrespiratória em idade pediátrica – PCR
- Suporte Básico de Vida – SBV - formação prática
- Avaliação de conteúdos
2º Módulo Emergências em idade pediátrica, como atuar (3,5 horas)
- Anatomofisiologia pediátrica
- Febre e diarreia
- Obstrução da via aérea - anatómica, patológica e mecânica
- Feridas, hemorragias e queimaduras
- Alterações do estado de consciência - glicémia, intoxicações e convulsões
- Avaliação dos conteúdos

Metodologias expositiva, demonstrativa, interrogativa e ativa,
www.formalgarve.com
914121733 | 926025196
Av. Dr. Júlio Filipe Almeida Carrapato, Lote 9 - Rotunda do Hospital (Ao lado da Vodafone)

FIRESHELTER52

Casa de Acolhimento “A Gaivota - Mais Segura

Pegadas de Emergência na Casa de Acolhimento.



E chegaram novas cores à Casa de Acolhimento do Centro de Apoio Integrado a Crianças- “A Gaivota”. 

Com ajuda das nossas crianças e jovens colocamos novas pegadas ao longo dos corredores da Casa de Acolhimento como forma de sinalização do percurso até às saídas de emergência. Assim, caso haja um incendio ou sismo, sabemos sempre por onde seguir. 

Com várias cores alegres, a nossa casa fica ainda mais colorida e divertida.

Visite a página 

Carro Ardeu na A22 -Olhão

O alerta foi dado por volta das 08.38 horas na manhã desta quarta-feira, dia 30 de Maio. 


O veículo ligeiro de passageiros, encontrava-se a circular na A22, quando ao quilómetro 86, sentido Olhão – Faro, começou a arder. Apesar do trânsito não ter sido cortado, causou bastante congestionamento.

Segundo o que a Protecção Civil comunicou ao POSTAL, o incidente não teve gravidade. Contudo, ao local deslocaram-se Bombeiros e GNR, num total de oito operacionais e três veículos.

O condutor não sofreu ferimentos.

http://www.postal.pt

FIRESHELTER52

18. aniversário Associação de Chefias dos Bombeiros do Algarve

A Direcção da Associação de Chefias dos Bombeiros do Algarve, vem por este meio tornar Público e agradecer a todos os convidados, Sócios e familiares que estiveram presentes no almoço do 18. aniversário desta Associação.


Agradecer também ao excelente músico Ricardo Glória, que nos presenteou com umas musicas ambientes e para dançar.

Comemoramos o 18. aniversário, somos de maior, estamos a crescer em numero de sócios, em numero de eventos, somos mais conhecidos, somos cada vez uma maior família, a única Associação de Chefes de Bombeiros do País, estamos Felizes por existir e tornar estes momentos únicos entre AMIGOS e seus familiares.

Para os Associados, que dizer!!!! Foram espectaculares, espero que este Bom ambiente nunca acabe entre nós, passamos este ano e pela primeira vez dos 100 elementos, sinto-me ORGULHOSO e espero que vocês também....


FIRESHELTER52

28/05/2018

Concurso para Junta de Cabanas Tavira Fica Deserto

FIRESHELTER52

EXERCÍCIO DISTRITAL DISPOSITIVO ESPECIAL DE COMBATE A INCÊNDIOS

EXERCÍCIO DISTRITAL DE APRONTAMENTO DE MEIOS DO DISPOSITIVO ESPECIAL DE COMBATE A INCÊNDIOS RURAIS TERÁ LUGAR EM SILVES NA MADRUGADA E MANHÃ DE 29 DE MAIO


A Câmara Municipal de Silves informa que terá lugar na madrugada e manhã do dia 29 de maio um exercício distrital de aprontamento de meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR). A atividade implicará a circulação acentuada de meios de socorro quer na cidade de Silves, quer na sua envolvente.

Este exercício, da responsabilidade do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro (CDOS Faro), conta com o apoio do Município de Silves.

De referir que, adicionalmente, na tarde do dia 29, será realizado na aldeia da Cumeada, um exercício de evacuação da população no âmbito do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”.

FIRESHELTER52

27/05/2018

Projécteis de plástico disparados perto de escola em Tavira atingiram 8 alunos

Segundo o Correio da Manhã, uma arma de ar comprimido foi disparada perto das imediações da escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia, em Tavira, na tarde da passada sexta-feira, dia 25 de Maio.


Apesar dos disparos terem ocorrido fora do estabelecimento, oito alunos, que se encontravam no exterior do mesmo, foram atingidos.

A PSP, que tomou conta do sucedido, informou que os disparos foram feitos de uma varanda ou de um terraço, de um prédio que se localiza perto da escola. Contudo, até ao momento, não foi possível ainda identificar o autor dos mesmos.

Sete dos alunos atingidos pelos projécteis de plástico não sofreram quaisquer ferimentos. Todavia, um dos jovens, foi atingido na cabeça o que lhe provocou ferimentos ligeiros. Consoante a mesma fonte, a PSP recolheu os oito projécteis disparados pela airsoft e encontra-se a investigar o caso.

postal.pt

FIRESHELTER52

3 vagas de Emprego para a Câmara de Tavira

Procedimento concursal comum para constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para ocupação de três postos de trabalho previstos e não ocupados no mapa de pessoal desta Câmara Municipal, na carreira e categoria de Assistente Operacional, para o exercício de funções na Divisão de Cultura, Património e Museus.


O local de trabalho situa -se na área do Município de Tavira. 5 — Posicionamento remuneratório: Em conformidade com o n.º 1 do artigo 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, o posicionamento remuneratório será objeto de negociação. A posição remuneratória de referência respeitando as regras previstas no n.º 7 do referido artigo 38.º, em conjugação com o artigo 20.º da Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro (LOE/2018), corresponde à 1.ª posição nível 1 — 580,00€ (quinhentos e oitenta euros).

Consulte o Regulamento e Aviso do Diário da Republica 


FIRESHELTER52


26/05/2018

Nova Ambulância INEM da Cruz Vermelha de Tavira

Tirei estas fotos hoje na Algarsafe´18 em Portimão onde podemos verificar mais um meio de resposta à emergência médica pré-hospitalar para Tavira.

Será entregue à Cruz Vermelha de Tavira parceiro do Sistema Integrado de Emergência Médica.




FIRESHELTER52

Aluno dispara arma de airsoft na escola em Tavira

Um aluno de 13 anos da escola EB 2,3 D. Paio Peres Correia, na cidade de Tavira, teve de ser assistido pelo INEM depois de ter sido atingido, na cabeça, com um disparo de uma arma de airsoft (ar comprimido), ontem, ao início da tarde. 


Apesar de não ter tido lesões graves, ficou com a munição, uma pequena esfera de plástico, alojada na cabeça. Segundo o CM apurou, a PSP esteve no local pouco depois do sucedido e tomou conta da ocorrência.

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/aluno-dispara-arma-de-airsoft-na-escola

FIRESHELTER52

Tavira Gran-Plaza assinala o 'Dia Mundial da Criança'

Está a aproximar-se o dia 1 de junho, que é o Dia Mundial da Criança. Tratando-se de uma data tão especial, o Centro Comercial Tavira Gran-Plaza irá dedicar o fim de semana seguinte (dias 2 e 3 de junho), aos seus visitantes mais pequenos.


Assim, irá assinalar esta data com a realização de diversas atividades, especialmente direcionadas para as crianças, de acordo com o seguinte programa:

Dia 02 de junho: Das 15h00 às 18h00 – Pinturas Faciais e Modelagem de Balões.

Dia 03 de junho: Das 15h00 às 18h00 – Modelagem de Balões.

Fonte: Tavira Gran Plaza

maisalgarve.pt

FIRESHELTER52

25/05/2018

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio urbano na zona do Livramento.


O incêndio eclodiu numa habitação devoluta na zona do Livramento, Luz de Tavira e foi prontamente combatido pelos Bombeiros Municipais.

Felizmente não houve vitimas a registar e o combate decorreu em plena segurança para todos os operacionais envolvidos.

Uma equipa de Bombeiros Municipais apoiada por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e a Autoridade responderam à situação extinguindo o incêndio e finalizando os trabalhos até depois das três da manhã.

FIRESHELTER52

“Resiliência” às catástrofes dos 16 municípios do Algarve certificada pela ONU

Os 16 municípios algarvios já são, oficialmente, “cidades resilientes”. 

O certificado que atesta isso mesmo em relação a cada um deles, bem como à própria Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), foi entregue ontem à tarde, por Milos Gubic, representante da ONU, na inauguração oficial da AlgarSafe – Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro, que está a decorrer até manhã, sábado, no Portimão Arena, com entrada gratuita.



Na cerimónia presidida por Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, foi salientado que o Algarve é «a única região do país que obteve já, na sua totalidade» este certificado da ONU de adesão à campanha “Cidades Resilientes”.

«Em Portugal, há 25 cidades envolvidas, das quais 16 são no Algarve», anunciou José Oliveira, que falou sobre a Estratégia Internacional para Redução de Catástrofes, promovida pela Organização das Nações Unidas.

Em bom rigor, no Algarve não se trata de cidades, mas antes de municípios “resilientes”. Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira e da AMAL, sublinhou que o que está a ser certificado são as «práticas que já estamos a ter e o compromisso para as reforçar no futuro», com o apoio do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro.

A AMAL assume um papel pioneiro a nível nacional, já que é a única entidade de cariz regional a aderir à iniciativa, contribuindo «assim para dar maior visibilidade a atividades relacionadas com a prevenção e preparação de respostas a dar a situações de catástrofe e de acidentes graves».

Por seu lado, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão e vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, com o pelouro da Proteção Civil e dos Bombeiros, fez questão de salientar que a cobertura total do Algarve é «um grande orgulho para a nossa região». «Sem ser no Algarve, em todo o país só há mais nove “cidades resilientes”», frisou.

A campanha “Cidades Resilientes” é promovida pelo Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes (UNISDR) e tem como objetivo reconhecer boas práticas que contribuam para a promoção da resiliência a catástrofes, a nível local

.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Risco Cardiovascular e a sua Prevenção’ em Tavira

O Salão da União das Freguesias de Tavira recebe na próxima quinta-feira, 30 de Maio, a partir das 15 horas, uma sessão de esclarecimento sobre “Risco Cardiovascular e a sua Prevenção”.


A sessão vai ser conduzida pelo farmacêutico Filipe Trindade, numa parceria entre a Farmácia Sousa e o Projecto Lado a Lado, criado pela União de Freguesias de Tavira.

De salientar que as doenças cardiovasculares, segundo os últimos dados do INE, são a principal causa de morte em Portugal, representando cerca de 30% dos óbitos. Estas doenças não apresentam sintomas físicos imediatos e estão maioritariamente ligadas a factores de risco modificáveis, como a hipertensão arterial, as dislipidémias, o tabagismo e à alimentação e actividade física.

A prevenção deve ser feita através da detecção precoce da população em maior risco, da modificação dos factores de risco associados à doença e ainda na revisão e optimização da terapêutica instituída aos doentes já diagnosticados.

FIRESHELTER52

Combate a Fogos no Algarve reforçado e com novidades

Mais operacionais, mais e mais modernos veículos, três helicópteros em permanência, mais postos de vigia fixos, um novo grupo de ataque ampliado do GIPS da GNR, mais duas equipas de vigilantes do ICNF, mais três equipas de intervenção permanente, reforço da Equipa de Análise e Uso do Fogo da força especial de bombeiros, mais três equipas de Sapadores Florestais, uma nova equipa tática de empenhamento de máquinas de rasto e ainda um novo grupo de combate a incêndios florestais.


Estas são, em resumo, algumas das novidades do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para o Algarve, que ontem foi apresentado pelo comandante operacional regional da Proteção Civil, durante a inauguração oficial da feira AlgarSafe, em Portimão, e na presença do ministro da Administração Interna.

Para a região do Algarve, estão mobilizados 623 operacionais dos bombeiros, do exército e forças de segurança, com 161 veículos e três helicópteros, na fase considerada mais crítica, entre 1 de Julho e 30 de Setembro.

O comandante Vaz Pinto anunciou ainda que, este ano, o DECIR Algarve terá mais três equipas de intervenção permanente, distribuídas por Alcoutim, Monchique e Portimão, bem como um aumento das equipas de logística, de apoio e de combate aos incêndios florestais.

O Algarve passa a contar também em permanência, durante todo o ano, com um grupo de ataque ampliado do Grupo de Intervenção, Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), constituído por 30 militares e sete veículos.

O ministro Eduardo Cabrita, responsável pela pasta da Administração Interna, presente na apresentação do DECIR, salientou, depois, a importância de ter «pela primeira vez, uma estrutura de ataque ampliado da GNR no Algarve, uma das quatro existentes no continente».

www.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Proteção de Dados no Blog

Bom dia a todos os visitantes e seguidores.

Na sequência da politica de proteção de dados que entrou em vigor sou a informar que na página SAFEPLACE52 por norma não são partilhados informações pessoais de intervenientes em qualquer tipo de ocorrência por aqui noticiados.

No entanto como a lei é vasta peço por favor a qualquer leitor interveniente que se sinta alcançado por alguma publicação feita no blog que entre em contacto comigo a fim de resolver de imediato a situação.

O objetivo do SAFEPLACE52 é garantir que cada vez mais a comunidade se encontra junto dos serviços de proteção e socorro, garantindo conhecimento, informação e formação.

Várias pessoas, entidades e jornalistas, contactam o administrador do blog com questões sobre a entidade que representa, quem é e como se desenvolve este serviço.

Caso pretenda mais informações por favor não exite em contactar-nos.

bloghomme52@gmail.com

João Horta

(FIRESHELTER52)

23/05/2018

Junta de Freguesia de Cachopo Reforça a Sua Frota

As fotos da Bênção da nova viatura, adquirida pela Junta de Freguesia de Cachopo Tavira



FIRESHELTER52

Dispositivo Especial de Combate a incêndios apresentado amanhã

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) apresenta, na próxima quinta-feira, dia 24 de maio, pelas 17:00 horas, no auditório do pavilhão “Portimão Arena”, no município de Portimão, em sessão pública, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), para o ano de 2018, que vai ser instalado na Região do Algarve, ao longo dos níveis de empenhamento operacional reforçado.


A sessão, conduzida pelo Comandante Operacional Distrital, Vítor Vaz Pinto, contará com a presença de Sua Excelência o Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, bem como das Autoridades Municipais de Proteção Civil, dos Agentes de Proteção Civil e demais Entidades que concorrem para a Defesa da Floresta Contra Incêndios e dará a conhecer os meios e recursos, bem como o conceito de operação que, no período mais vulnerável à ocorrência de incêndios florestais, materializam o dispositivo integrado de resposta a este desígnio nacional.

regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

Jornadas de Turismo em Segurança

As «Jornadas de Turismo em Segurança» vão decorrer na próxima semana, em 1 de junho, no auditório do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve, no campus da Penha, em Faro.


Trata-se de uma organização da Associação de Hoteleiros e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

A sessão de abertura, a partir das 9:00 horas, contará com a participação de responsáveis regionais da GNR, da PSP e da PJ, além dos presidentes da AHETA e da Região de Turismo do Algarve.

Seguem-se as preleções de José Braz, ex-diretor nacional adjunto da PJ, subordinada ao tema «Turismo, Segurança e Cooperação Policial»; David Thomas, presidente da Safe Communities Portugal, sobre «Safe Tourism – Communication, Awareness and Prevention»; e Vaz Pinto, comandante distrital da Proteção Civil, sobre o tema «A Interação do Socorro Regional com o Turista».

Depois do almoço, o superintendente Jorge Maurício (Comando Metropolitano da PSP) abordará o tema «Turismo em Lisboa: um Desafio (exponencial) para a PSP» e o especialista espanhol Diego Toubes (Universidade de Vigo) falará sobre «Gestão de Crise em Destinos Turísticos: Estratégias de Prevenção».

Ricardo Valadas, presidente da ASFIC e inspetor da PJ, terá a seu a última comunicação, sobre «A Utilização (in)Segura das Novas Tecnologias no Turismo».

O resumo e conclusões estarão a cargo de Maria Brás, docente da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve.

As inscrições para o evento podem ser feitas até dia 30 de maio, através do sítio https://goo.gl/forms/zuQfoyWKCDNxFxUJ3.

regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

22/05/2018

Recolha de lixo marinho em Cabanas de Tavira

Uma iniciativa de recolha de lixo marinho, no âmbito da ação «Run Algarve Coast Sem Lixo» vai decorrer em Cabanas de Tavira no próximo domingo, 27, a partir das 9:30 horas.


O evento, organizado por um grupo de voluntários da localidade, visa envolver a população algarvia numa caminhada e ação global de limpeza costeira, espalhada por vários pontos da região, de sotavento a barlavento.

“O lixo marinho é um fenómeno a nível global e é uma das principais ameaças à saúde dos oceanos, alastra-se à cadeia alimentar das espécies marinhas contaminando-as com compostos tóxicos. O oceano é fonte de alimento, oxigénio e é responsável por regular a temperatura do planeta azul. Debilitá-lo trará consequências graves à vida na Terra. É imperativo agir!”, refere o grupo de voluntários.

O ponto de encontro para a ação de domingo será em frente ao mercado de Cabanas. A participação nesta iniciativa é gratuita, recomendando-se o uso de calçado confortável, chapéu e protector solar e levando água e algo para petiscar.

O material necessário para a limpeza, como sacos e luvas, será disponibilizado no local mas se possível os participantes devem trazer luvas recicláveis. A organização não se responsabiliza por quaisquer danos ou acidentes pessoais que ocorram no decorrer na acção.

Para mais informações, está disponível o endereço eletrónico lp.cabanastavira@gmail.com.

Esta iniciativa conta com o apoio da União das Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira, Câmara Municipal de Tavira, Centro Ciência Viva de Tavira, Tavira Verde e Em Sintonia.

regiao-sul.pt/

FIRESHELTER52

Sotavento Algarve - Chuva & Pó do Deserto - Atenção

Na primeira imagem (PREVISÃO) podemos constatar que talvez o sotavento algarvio não se veja a braços com precipitação que se espera muito forte onde valores acumulados possam atingir os 45mm.

No entanto de Ayamonte à zona de Huelva a situação poderá ser gravosa.


Fica aqui as previsões para quinta 



Como o temporal chegará de sul as poeiras do deserto irão entrar pelo sul da península.

Atenção especial aos Alérgicos e/ou problemas Respiratórios.

Esperam-se concentrações de pó na atmosfera, provenientes do Norte de Africa, numa parcela considerável da península ibérica, onde se inclui o território nacional.

FIRESHELTER52

Equipas de Emergência respondem a violento acidente na 125

Equipas da Unidade de Socorro de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa e do INEM responderam a um acidente de viação ao inicio da tarde de hoje na EN125 na zona da Conceição de Tavira.



Uma colisão entre um veiculo pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros nas imediações de um cruzamento na Nacional na Conceição de Tavira 125 provocaram um ferido.

A vitima foi assistida no local pelas equipas de emergência e posteriormente transportada ao Hospital.

No local estiveram a Cruz Vermelha de Tavira com a equipa de uma ambulância de socorro e o INEM com a equipa de uma ambulância de suporte imediato de vida sediada em Tavira.

A GNR e a equipa de uma ambulância de transporte de doentes privada participaram no apoio à intervenção desta situação.

FIRESHELTER52

bote com 60 fardos de haxixe ao largo de Tavira

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul, com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, da Unidade de Controlo Costeiro da GNR e da Polícia Marítima, intercetou ontem de madrugada, ao largo de Tavira, um bote contendo 60 fardos de haxixe e uma lancha semirrígida.


Segundo refere a PJ em comunicado, "o bote tinha efetuado o transbordo do produto estupefaciente a partir de uma lancha, proveniente de Marrocos".

Durante a operação foram detidos os dois ocupantes do bote, de 36 e 62 anos de idade, e um terceiro homem, de 48 anos de idade, que pilotava a lancha.

Para além do haxixe, com o peso total de 1800 Kg, foi apreendido o bote, a lancha “voadora” e ainda uma viatura ligeira de passageiros.

As duas embarcações encontram-se no cais da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António.

Os detidos serão presentes à autoridade judiciária competente para aplicação das medidas de coação tidas por convenientes.
/www.algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

GNR faz exercício de Busca e Resgate em estruturas colapsadas

Está em curso o #Colapso3


Trata-se de um exercício de Busca e Resgate em estruturas colapsadas com duração de 48 horas consecutivas e que visa testar as capacidades apreendidas durante a formação.

A base de Operações está montada no Fogueteiro, conta com um Posto Médico Avançado guarnecido pelo Servico de saude da GNR e 3 binómios de detecção de odores.

A fase de mobilização iniciou ontem às 10 da manhã e culmina com um cenário de multivitimas no centro de capacitação da GNR no Fogueteiro no dia 23.






Visite a página dos GIPS da GNR no facebook : 
GNR GIPS


FIRESHELTER52

21/05/2018

Cerejas dos Currais - Cachopo Tavira

Sendo um fruto particularmente do norte, de um ambiente muito frio venho partilhar com todos os seguidores e leitores uma publicação de Orlando Agostinho onde algumas cerejeiras na zona de cachopo deram estes lindos frutos e hoje partilhou o resultado desta linda cultura.





Não há duvida que a serra de Tavira é uma caixa de surpresas.

FIRESHELTER52

Mau Tempo Vai Instalar-se nos Próximos Dias

Não há dúvida de que nos dias de hoje as tempestades estão desempenhando um papel de liderança em várias partes da geografia espanhola com particular intensidade, causando numerosos danos materiais e até inundações e algumas inundações locais.



No entanto, a má notícia é que essas tempestades não terão nada que invejar aqueles que poderiam estar em progresso pelos próximos dias em muitas outras áreas do país.

E é que, embora nestes primeiros dias da semana continuemos com rajadas tempestuosas como a instabilidade atual tende a diminuir, a partir de quarta-feira, teremos de estar muito conscientes do início de um novo episódio importante de tempestades generalizadas na península.

Esta nova ração de tempestades virá das mãos de uma pequena perturbação que no momento já se está a posicionar ao largo das costas de Portugal (como mostra a mais recente imagem de satélite, acima), e parece que nos acompanhará durante grande parte do tempo. semana atual.

Neste tipo de situação, as tempestades são geralmente organizadas como um comboio convectivo , isto é: linhas de tempestade que atravessam certas partes da península com chuvas muito fortes e equipamentos elétricos abundantes.

Tempestades bem organizadas que, além disso, não só reforçam durante o dia devido ao calor e podem ser acompanhadas por fenómenos severos como lama de dimensões importantes ou possibilidade ocasional de tornados, mas também podem permanecer vivos durante a madrugada devido a a forte instabilidade atmosférica associada.

Em adição, a uma quinta-feira e sexta-feira iria levar queda significativa nas temperaturas de 8-10 graus , com a chegada da perturbação (especialmente no oeste e Península), deixando o máximo na 18-22 ° C, após um poucos valores mais de 27 e até quase 30ºC nos dias anteriores a essa nova mudança de horário.

Portanto, estaríamos falando de um evento significativo de tempestade, embora a alta incerteza em relação à posição final da tempestade ainda nos impeça de saber quais áreas seriam mais afetadas pelas fortes tempestades.



Traduzido para Português

Fonte : https://meteoiberia.es/nuevo-episodio-fuertes-tormentas-llega-la-peninsula-los-proximos-dias-2/

FIRESHELTER52

Abertas as inscrições para o “Tavira – Férias Ativas”

Entre 01 e 08 de junho, os interessados em participar no “Tavira – Férias Ativas” deverão efetuar a sua pré-inscrição, no site do Município.




Este programa municipal, que decorre entre 02 de julho e 29 de agosto, visa o aproveitamento dos tempos livres dos jovens, orienta-os para o desempenho de atividades socialmente úteis.

Com esta iniciativa pretende-se dar resposta às necessidades dos jovens e das famílias do concelho. O programa irá fomentar o contacto direto dos mais novos com a vida ativa, incutindo-lhes valores cívicos e responsabilidades, bem como melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente, nas vertentes histórica, cultural e social. O aproveitamento dos tempos livres constitui um contributo importante para a formação e o desenvolvimento dos jovens, assumindo-se também como uma medida eficaz na prevenção de comportamentos de risco.

O “Tavira – Férias Ativas” dispõe de duas modalidades: curta-duração (jovens, entre os 12 e os 25 anos; três horas diárias distribuídas por dez dias úteis) e longa-duração (jovens entre os 16 e os 25 anos; seis horas diárias durante vinte e um dias úteis).

A modalidade de curta duração possibilitará aos jovens uma experiência laboral num serviço da autarquia, enquanto que a de longa duração tem como finalidade a abertura das igrejas. Os participantes em ambas as vertentes terão direito a bolsa, seguro e certificado de participação.

+ info
Divisão de Assuntos Sociais
Edifício Irene Rolo, Rua da Liberdade, n.º 62
Segunda a sexta-feira, entre as 9h00-16h00
Tel.: 281 320 500
E-mail: juventude@cm-tavira.pt

Ficha de inscrição:
http://www.cm-tavira.pt/…/camara-…/servi%C3%A7o-de-juventude

FIRESHELTER52

Guerra simulada trava-se entre Alentejo e Algarve

Uma guerra a fingir que se trava no sul de Portugal com helicópteros e forças especiais é o assunto mais sério por estes dias para a Força Aérea, que acolhe pela quarta vez o exercício internacional Hot Blade.



Com aeronaves de seis países, cerca de 1.200 militares estão mobilizados para montar e pôr a mexer uma verdadeira força multinacional que vai ter de saber falar entre si para salvar vidas de refugiados e abater terroristas.

Para o coordenador do exercício, o tenente-coronel João Rosa, o helicóptero tornou-se mais atual com as "guerras 'ombro a ombro'" que se travam em locais como Afeganistão, Líbia ou Síria, em que não há linhas da frente perfeitamente definidas e onde combatentes podem estar completamente rodeados por forças hostis.

É aí que entra "uma arma imprescindível" que permite movimentar tropas a curta distância "com alguma segurança, rapidez e poder de fogo" que é mais difícil de abater do que, por exemplo, um carro de combate.

Nos céus por cima da base aérea de Beja ouve-se periodicamente o troar dos rotores que levantam a caminho de missões em que se treina com fogo real, se faz inserção de tropas dos Comandos em território supostamente hostil, se levam mantimentos e assistência médica a campos de refugiados imaginados, ao mesmo tempo que se mantêm os agressores à distância.

algarvenoticias.com

FIRESHELTER52