29/02/2020

Proteção Contra Incêndios - O seu Prédio Está Seguro?

Conheça as medidas adequadas para edifícios de 1ª e 2ª categoria (até ao 9º andar).


FIRESHELTER52

Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil

O Primeiro-Ministro, António Costa, preside as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil no Algarve neste sábado, dia 29 de fevereiro, acompanhado pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, onde se destaca a inauguração de duas importantes infraestruturas nevrálgicas, nomeadamente o primeiro Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do país, edificado em Loulé, e uma das cinco Bases de Apoio Logístico (BAL) de nível nacional, em Quarteira.


Numa cerimónia conduzida pela Câmara Municipal de Loulé e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o programa arranca pelas 10:30 horas com a inauguração e apresentação do moderno Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, implantado junto à zona industrial de Loulé, num edifício que contempla uma inovadora área para gestão de emergências para funcionar 24 horas por dia, com capacidade para acolher o nível de decisão e de processamento de informação dos diversos agentes de proteção civil, em situação ou iminência de acidente grave ou catástrofe, proporcionando um efetivo apoio à decisão, suportado na tecnologia de ponta dos mais atuais recursos tecnológicos.

Pelas 11:30 horas será inaugurada a Base de Apoio Logístico do Algarve, construída em Quarteira, dotando agora a região de uma infraestrutura estratégica que depende do Comandante Regional e vai sustentar as operações de proteção e socorro, em especial os meios de reforço nacionais ou internacionais, desde o alojamento à alimentação, antecipando a resposta a acidentes graves ou catástrofes, através de pré-posicionamentos preventivos face à avaliação do risco. Esta base permitirá albergar, em permanência, uma unidade operacional da Força Especial de Proteção Civil, ficando ainda disponível para acolher forças de intervenção dos demais Agentes de Proteção Civil, de acordo com as necessidades operacionais.

O Dia da Proteção Civil, instituído em 1990 pela Organização Internacional de Proteção Civil, terá ainda como ponto alto a homenagem àqueles que, tendo demonstrado elevado sentido cívico e genuína entrega à causa do bem comum, perderam a vida ao serviço da Proteção Civil, em consequência de operações de proteção e socorro.

Tratando-se de uma cerimónia pública, será postada uma exposição estática de meios e recursos dos diversos Agentes de Proteção Civil, na área contígua à BAL do Algarve, em Quarteira, aberta à população no período das 10:00 às 17:00 horas.


FIRESHELTER52

25/02/2020

São 22 As Igrejas - Capelas ou Ermidas de Tavira

O desfoque é propositado....Consegue identifica-las a todas?

Um Bom desafio de inicio de Quaresma na Cidade das Igrejas


CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR


FIRESHELTER52

23/02/2020

Igreja de Tavira promove mesa redonda sobre Eutanásia

Uma mesa redonda para debater o tema da Eutanásia terá lugar no próximo dia 14 de março, pelas 21h00, na Igreja de Santiago em Tavira.


A iniciativa dinamizada pela Vigararia de Tavira, conta com a participação de vários especialistas da área da medicina e de um dos sacerdotes da Vigararia.

O painel será composto por:Luciana Gomes Henriques, Médica especialista em Medicina Geral e Familiar e que irá moderar o debate; Miguel Oliveira da Silva, Professor de Ética Médica na Faculdade de Medicina de Lisboa; José Gonçalves, Advogado e pelo Pe. Fernando Rafael Rocha, Pároco da Luz de Tavira, St. Estevão e Conceição de Tavira.

De acordo com nota da Vigararia de Tavira, o debate será aberto a todos e irá procurar esclarecer os participantes sobre este tema que recentemente mereceu a aprovação dos deputados da Assembleia da República e aguarda ser regulamentado para início da sua aplicação.


FIRESHELTER52

Tradição & Carnaval Tavira

O CARNAVAL que muitos dizem em Tavira não ter tradição , não ter expressão estão muito equivocados.Faço-vos lembrar umas passagens de um depoimento de Damião de Vasconcelos , historiador que relata:


"No Carnaval havia cortejo de mascarados, danças e musicas; monos ou espantalhos de palha e farrapagens, chocalhos, cascas de laranja,nabos ,queimas de bonecos e seus testamentos,palhaçadas,estalos,buzinas em solo e em grupos filarmónicas infernais, roncas,escaramuças de farinhas .....etc."

Acrescentava:
"Barcaças subiam o rio cheias de mascarados simulando moiros que desembarcavam á Fonte e travavam combate com cristãos na Praça , sob um chuveiro de laranjas ,águas sujas e outros arremessos,terminando pela vitória dos cristãos.

No fim , na terça-feira de Entrudo á noite , fazia-se o enterro , mascarada funerária que por vezes se convertia em profanação da liturgia católica.

Durante todo o período carnavalesco muito se comia,e em especial o arroz doce,fatias de ovos etc.

Repetiam-se estes festejos todos os anos, com mais ou menos variantes,além de outras mascaradas publicas menos aparatosas, e das casas que á noite recebiam máscaras de confiança e onde se dançava e foliava com arreganho.

Para assistir vinham muitas famílias das aldeias concelhias e aqui se demoravam em toda a temporada carnavalesca."


FIRESHELTER52

Polícia Marítima recolhe três cães e colabora na devolução aos seus donos em Olhão

Durante uma ação de fiscalização na zona da Fuseta, no dia 20 de fevereiro, dois agentes da Polícia Marítima depararam-se com três cães no meio da Estrada Nacional 125, em risco de serem atropelados e que provocavam elevado risco para o trânsito no local.


Embora não fosse competência específica desta polícia, movidos pelo dever cívico e de forma a evitar um acidente no local, os três animais foram recolhidos pelos agentes e resguardados no interior do veículo da Polícia Marítima.

Posteriormente, foi contactado o veterinário municipal de Olhão que identificou os animais, permitindo o contacto com seus proprietários.

Os animais foram depois devolvidos aos respetivos proprietários, que relataram que os mesmos teriam escapado das residências.

20/02/2020

Pego do Inferno - Hoje dia 20/02

Uma pessoa do meu circulo de amigos partilhou hoje dia 20 no facebook umas fotos do Pego do Inferno na Assêca em Tavira.


Desoladoras imagens do estado de degradação deste postal natural, talvez o mais bonito do Concelho de Tavira.

Agravando o seu estado de conservação e acesso publico um violento incêndio no passado verão contribuiu para a sua incrementação destrutiva, a seca severa na Ribeira do Alportel aumentou a imagem dantesca em que hoje se apresenta.

Não se aconselham visitas, deslocações locais e muito menos banhos na sua bacia.

Espera-se que um dia este local seja reavivado e acessível à comunidade como já o foi, valorizando a sua importancia estratégica para o turismo do concelho e da região.

Obrigado  Bernardete Silva

FIRESHELTER52


Domingo Será Anormalmente Quente Para Altura do Ano

Os próximos dias serão quentes e no Domingo será o dia mais quente, com possibilidade de em alguns locais se poderem registar entre 25 a 27 graus de temperatura, não muito longe dos valores mais altos já registados em Fevereiro



Tempo "anormal" para a época

FIRESHELTER52

15/02/2020

Há 79 anos um Ciclone Destruía Tavira

Se a II Guerra Mundial ocupava até então, e consecutivamente, as primeiras páginas dos diários nacionais, um raro fenómeno meteorológico remeteu as notícias dos combates para as páginas centrais.




Um terrível ciclone extra-tropical atingiu e devastou Portugal, a 15 de Fevereiro de 1941.

Naquele dia, teve lugar a maior tempestade até então registada pelo Observatório Meteorológico de Lisboa, criado em 1854

Em todo um cenário dantesco, o Algarve não foi exceção. A imprensa da época, como «O Século» e o «Diário de Notícias», divulgou amplamente os efeitos na região.

O vento terá soprado a uma velocidade de 140 km/h no Algarve e, nas palavras do correspondente do «Diário de Notícias», «tudo foi varrido, esfacelado, aniquilado».

Na velhíssima cidade de Tavira, «contam-se às dezenas os prédios que sofreram prejuízos.

Na fábrica de moagem de J. A. Pacheco, o vento levou grande parte da cobertura, o mesmo sucedendo no armazém contíguo à moagem da firma Araújo Ribeiro & Dias.
Na fábrica de conservas Balsense e na casa do salva vidas também abateram os telhados».

Também em Tavira, «o Bairro Jara habitado por gente pobre foi atingido gravemente, havendo moradias que ficaram destelhadas e em ruínas.

Na bacia das Quatro Águas uma barca da Companhia de Pescarias Algarve, denominada Moagem, foi ao fundo, carregada de sal.

Os batelões da mesma companhia que estavam junto do rio, que corre paralelo à costa foram atingidos pelas vagas, afundando-se.

Na ilha de Tavira a água do mar juntou-se à do rio, pondo em sério risco o arraial da armação daquela empresa.

A maioria das cabanas existentes na ilha foi levada pela corrente.

No campo, milhares de árvores foram destruídas [No sítio das Cabanas, um olival, de que é proprietário o Sr. José Chagas, de cerca de trezentas árvores, só oito ficaram de pé].

Não há comunicações. A camioneta que faz a carreira diária entre a cidade e a vila de Alportel foi atingida por uma árvore».

«No sítio da Fortaleza, junto da armação do atum, o mar abriu nova barra de grande extensão» Na freguesia da Luz, «até a erva foi queimada pelo vento».

Bibliografia: Jornais «O Século» e «Diário de Notícias» de fevereiro de 1941 e Conta de Gerência do Município de Portimão de 1942 (gentilmente cedida pelo Centro de Documentação do Museu de Portimão)


FIRESHELTER52

12/02/2020

PSP Faz Grande Intervenção em Vários Pontos de Tavira Contra o Tráfico

A policia de Segurança Publica interveio em diversos pontos da cidade de Tavira com a finalidade de combater o tráfico de droga.


Não consigo adiantar dados da operação mas que com toda a certeza estes profissionais da segurança conseguiram os seus objetivos e garantir uma cidade mais limpa uma cidade mais segura.

Foto da Rua Guilherme Gomes Fernandes... Pombal em Tavira. 

Foto SAFEPLACE52/ DR

FIRESHELTER52

10/02/2020

Luz de Tavira - Detido Por Tráfico de Droga

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Tavira, no dia 9 de fevereiro, deteve em flagrante delito um homem de 46 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade da Luz de Tavira.


A detenção ocorreu durante uma operação rodoviária, depois do condutor, após ter sido mandado parar, mostrou algum nervosismo que o denunciou. 

Durante a abordagem os militares sentiram um forte odor a droga vindo do interior do veículo, tendo os militares detetado e apreendido 179 doses de haxixe e 210 euros em numerário.

O detido esta a ser presente no Tribunal Judicial de Tavira para aplicação de medidas de coação.


FIRESHETER52

Barragem do Beliche - Sotavento Algarvio

Nelson Patarata (amigo e seguidor), partilhou ontem no SAFEPLACE via facebook algumas fotos do estado atual da Barragem do Beliche após consequente seca severa por falta de chuva.

Sites com apontares meteo referem que o problema de falta de chuva tenderá a continuar até pelo menos Março segundo as previsões, agravando-se ainda um pouco mais pela evaporação da restante agua visto estarem previstos temperaturas ainda mais altas para a segunda quinzena de Fevereiro.





Veja as fotos, clique em cima para aumentarem.

FIRESHELTER52

Bombeiros de Olhão Abrem Vaga para Adjunto de Comando

Encontra-se aberto o concurso interno geral para provimento do cargo de Adjunto Técnico do Comandante do Corpo de Bombeiros Municipais, a afetar ao Gabinete de Bombeiros Municipais e Proteção Civil, previsto e não ocupado no mapa de pessoal do Município, são providos em comissão de serviço, pelo período de cinco anos renovável por igual período, mediante despacho do Presidente da Câmara Municipal, trabalhadores com vínculo de emprego público, por tempo indeterminado, podendo candidatar-se nos termos do n.º 4 do artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 106/2002, na redação atual.

09/02/2020

Seca no Sul agravou em Janeiro

Tal como vos tinha dito este Fevereiro será um mês MUITO seco, com pouca ou nenhuma chuva a sul do país, e apenas com alguma precipitação fraca ocasional mais a Norte


Aliás a partir do meio do mês reforça-se a presença anticiclónica e por consequência o tempo fica seco também a Norte e novamente bem quente para a época

Infelizmente a seca no Sul agravou em Janeiro, e em Fevereiro muitos locais do Centro que tinham saído da situação de seca irão regressar a essa situação


FIRESHELTER52

Os Números de Tavira Segundo o Portal da Transparência Municipal

Hoje partilho aqui alguns dados "curiosos" sobre o Município de Tavira.

Clicando na imagem a mesma irá aumentar e vão conseguir compreender os diversos parâmetros apresentados como por exemplo:
* Envelhecimento
*Idade média dos edifícios
*Encargos médios na habitação
*Ganho médio mensal
*Desemprego e ainda a taxa de beneficiários do RSI da segurança social...

Um dos dados informativos prende-se com o número de habitantes e a sua superfície.



Um dos fatores mais "engraçados" prende-se com um ganho médio mensal em Tavira superior a 830 euros/mês, mas 23% da população de Tavira em idade ativa recebe o RSI da Segurança Social. 

Os dados são oficiais do Portal da Transparência Municipal em: https://www.portalmunicipal.gov.pt/municipio?locale=pt&param_municipio=814

FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira Respondem a Acidente de Mota

Os Bombeiros de Tavira responderam a um acidente de mota em Tavira.
O acidente ocorreu durante a manhã de sábado em Tavira e fez 2 feridos, tratando-se de uma colisão entre um ligeiro de passageiros e uma mota.

As vitimas foram assistidas no local e transportadas ao Hospital de Faro.

Durante as operações de assistência e socorro foi necessário proceder ao condicionamento da circulação automóvel no local pela PSP de Tavira.

Estiveram envolvidos os Bombeiros de Tavira com 2 equipas de ambulância, apoiados por outros profissionais de saúde que passaram no local do acidente e cidadãos que prontamente apoiaram as operações de socorro.

FIRESHELTER52

06/02/2020

Bombeiros Respondem a Acidente na Assêca em Tavira

Os Bombeiros de Tavira responderam ao final da manhã de hoje a um acidente de viação na Assêca em Tavira.


O acidente decorreu de um despiste e resultou num ferido.

A vitima foi assistida no local pelos Bombeiros de Tavira que se deslocaram ao local com uma equipa de ambulância e outra de Salvamento e Desencarceramento.

Foto SAFEPLACE52 D.R.

FIRESHELTER52

05/02/2020

concelhos do Algarve e Alentejo para onde se pode mudar e receber 4827 euros

Monchique, Aljezur, Vila do Bispo, Alcoutim e Castro Marim serão os concelhos do Algarve abrangidos pelo programa +CO3SO e pela medida “Trabalhar no Interior”, que prevê um apoio de até 4827 euros para quem quiser mudar-se para os concelhos do interior do país. Além destes cinco concelhos, também as freguesias de São Marcos da Serra (Silves), Ameixial, Alte, Salir, Querença, Tôr e Benafim (Loulé), Santa Catarina da Fonte do Bispo e Cachopo (Tavira) vão beneficiar destes apoios.


Segundo o Notícias ao Minuto, que cita fonte Ministério do Trabalho e da Segurança Social, os municípios e freguesias abrangidos são os mesmos que integram o Programa Nacional para a Coesão Territorial e a medida poderá entrar em vigor já no primeiro trimestre do ano.

O Governo, em nota publicada na sua página oficial, explica que o programa “Trabalhar no Interior” «tem como objetivo apoiar e incentivar a mobilidade geográfica de trabalhadores para os territórios do Interior. Através de um conjunto de incentivos e de apoios financeiros, o Governo pretende incentivar a fixação de pessoas nestes territórios».

Um dos incentivos será a medida Emprego Interior MAIS, que dará um apoio inicial de até 4.827 euros para os trabalhadores que decidam mudar-se para o interior.

Além desta medida, os estágios profissionais que se realizem no interior terão uma majoração de 10 pontos percentuais na comparticipação da bolsa pelo IEFP, bem como a majoração em 20% do prémio-emprego (conversão do contrato de estágio em contrato sem termo).

Ao nível da Formação Profissional, vão ser flexibilizadas as regras relativas ao número mínimo de alunos por curso e vão abrir 13 Centros Qualifica no Interior.

Em nota publicada no seu portal, o Governo acrescenta que o programa “Trabalhar no Interior” «beneficia igualmente da medida de apoio ao regresso de emigrantes, prevista no âmbito do Programa “Regressar”, que passará a contemplar uma majoração de 25% para os emigrantes que regressem a Portugal e que vão trabalhar para territórios do interior».

Para facilitar a mudança, «será também lançado o programa “Habitar no Interior”, para o desenvolvimento de redes de apoio locais e regionais para a divulgação e implementação do “Chave na Mão”, que vai incentivar projetos-piloto municipais destinados ao arrendamento a custos mais acessíveis. Para tal, vai ser criada uma rede que integra as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e os Municípios».

Esta medida terá ainda uma Bolsa de Emprego dedicada, com divulgação de ofertas de emprego, para facilitar a identificação de necessidades de trabalhadores e serão organizadas ações de promoção.

As empresas também terão incentivos para a contratação com majorações especiais (de 25% no âmbito do Contrato-Emprego). Por outro lado, será complementado pelo Programa +CO3SO Emprego, que «visa apoiar o emprego e o empreendedorismo, incluindo o empreendedorismo social, através do apoio à criação de postos de trabalho em pequenas e médias empresas (PME) e entidades da economia social».

Este instrumento vai mobilizar 240 milhões de euros de fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais do continente, mais de metade dos quais para territórios do interior, e criar mais de 3.800 novos postos de trabalho.


FIRESHELTER52

Tavira: GNR detém homem por tráfico de droga e apreende 340 doses de heroína

O Núcleo de Investigação Criminal de Tavira e o Destacamento de Intervenção da GNR detiveram hoje, quarta-feira, um homem de 54 anos, por tráfico de estupefacientes, em Tavira.


A ação foi efetuada no âmbito de uma investigação, a decorrer há quatro meses, em que foram cumpridos dois mandados de busca domiciliárias que permitiram, para além da detenção, identificar um outro homem, de 53 anos.

Durante a operação, a GNR apreendeu 340 doses de heroína, uma arma de fogo, uma arma branca; 117 euros em numerário; uma pistola de CO2; e um spray de gás pimenta.

Os dois suspeitos “dedicavam-se à venda de estupefacientes na modalidade de venda direta ao consumidor, por toda a cidade de Tavira”, informou o Comando Territorial de Faro da GNR.

O detido será presente, amanhã, quinta-feira, 6, ao Tribunal Judicial de Faro para primeiro interrogatório judicial.

04/02/2020

Temperaturas Acima da Média Até Março

Estaremos perante um Fevereiro histórico?


Os mapas disponibilizados pela AEMET para as próximas 3 semanas, ou seja até dia 1 de março apontam num só sentido!

Temperaturas acima da média!

Poderemos estar perante um fevereiro histórico, com anomalias positivas de temperatura durante todo o mês!

Se tal acontecer, não haverá uma única entrada polar marítima significativa a afetar Portugal Continental em todo o inverno meteorológico, que começou dia 1 de dezembro e terminará a 29 de fevereiro! 

Mudança climática?

GNR de Lagoa salvam mulher com hemorragia no Pescoço

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lagoa, ontem, dia 3 de fevereiro, socorreu uma mulher de 79 anos, que sofreu uma hemorragia no pescoço na localidade de Alporcinhos, no concelho de Lagoa.


No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares detetaram uma senhora caída no passeio, com um corte no pescoço e de imediato colocaram-na em posição de decúbito dorsal, por forma a estabilizar-lhe a coluna e o pescoço. Com um peça de roupa, tentaram estancar a hemorragia e em simultâneo foram contactados os Bombeiros Voluntários de Lagoa, que se deslocaram ao local, juntamente com a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Instituo Nacional de Emergência Médica.

Durante o tempo de espera, os militares mantiveram a pressão no local da hemorragia, que, de acordo com o médico, foi determinante para a estabilização da vítima.

Após o socorro foi possível apurar que o corte no pescoço foi provocado pela porta lateral de uma caravana, que bateu contra a vítima quando esta seguia no passeio.

A vítima foi transportada para o Hospital de Portimão para receber cuidados médicos especializados.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Portimão.


FIRESHELTER52