24/06/2017

Calor e perigo de incêndios florestais no Algarve para este fim-de-semana

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera realizado hoje, o Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, diz que prevê-se, para as próximas 48 horas, um risco muito elevado a máximo de incêndio nas regiões do interior Norte e Centro e na região Sul, em particular no Algarve.


Segundo informou esta tarde o CDOS de Faro, Comando Distrital de Operações de Socorro, em nota enviada à imprensa, está prevista um ligeira subida da temperatura máxima na região Sul (30ºC – 35ºC) até sábado, 24 de junho.

A humidade relativa do ar apresenta valores inferiores a 30% nas regiões do interior do Continente e de 20% no interior do Alentejo e no Algarve, com recuperação para valores mais elevados durante a noite, exceto no sotavento algarvio.
Pevê-se, no entanto, alguma instabilidade com probabilidade muito baixa de aguaceiros fracos e dispersos, trovoadas e rajadas convectivas.

Em função desta previsão a Autoridade Nacional de Proteção Civil diz ser expectável, que se mantenha o tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente com Encarcerado em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da noite de hoje, sexta 23, a um aparatoso acidente de viação na cidade de Tavira.


Uma violenta colisão entre dois ligeiros de passageiros num cruzamento da Joaquim Jara fez um ferido que ficou encarcerado mecanicamente.

A pronta e rápida intervenção das equipas de emergência foi determinante para uma rápida e eficaz assistência à vitima.

Em poucos minutos muitas dezenas de pessoas acederam ao local, um ponto de trânsito e passagem da comunidade que assistia à festa de São João 300 metros mais a baixo.

Estiveram envolvidos nesta operação uma dezena de Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma ambulância, o INEM com uma ambulância INEM-SIV sediada em Tavira e a PSP de Tavira com diversos agentes e vários veículos, incluindo o novo BMW que entrou recentemente ao serviço da comunidade Tavirense.

A circulação auto e apeada ficou completamente cortada nos acessos e locais das operações de socorro.

FIRESHELTER52

22/06/2017

Meios de Combate Espanhóis Que estiveram em Portugal

FIRESHELTER52

Período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios Começa Hoje

No ano de 2017, o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, vigora de 22 de junho a 30 de setembro, e nele devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais.



https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/107549784/details/maximized

FIRESHELTER52

Saiba como vai ser o Fim de Semana

Para sábado teremos nova subida das temperaturas aqui no Sul, principalmente a Sotavento, com o céu geralmente pouco nublado a Sul e com condições para alguns aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro. 


O modelo GFS coloca, no entanto, alguma chuva aqui no Algarve também, mas veremos se as próximas actualizações mantêm esse panorama.

Domingo será um dia com máximas a rondar os 31ºC no Algarve, e com condições generalizadas para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas no interior, dada a presença de uma depressão térmica sobre Espanha. 

Mas veremos o que as próximas actualizações dirão.

FIRESHELTER52

Algarvios regressam a casa após terem comandado o ataque às chamas

Uma equipa de Posto de Comando do Algarve, chefiada pelo responsável distrital da Protecção Civil, Vítor Vaz Pinto, esteve a dirigir as operações de combate ao grande incêndio de Pedrógão Grande desde a manhã de Segunda-feira, dia 19, até às 18 horas desta Quarta-feira.


Esta equipa está de regresso ao Algarve após ter contribuído para que, durante a tarde desta Quarta-feira, tivesse sido possível anunciar que o fogo foi dominado. Aliás, foi o próprio Vaz Pinto que, na sua última intervenção perante os jornalistas, deu a boa nova.

No terreno ficaram ainda 32 bombeiros algarvios que integram o Grupo de Reforços para Incêndios Florestais (GRIF) e que estão a combater o incêndio que, actualmente, merece a maior atenção, o de Góis. Mas também esses elementos vão ser rendidos por outros tantos bombeiros algarvios que arrancam esta madrugada para o centro do país.

algarvemarafado.com

FIRESHELTER52

Sismo de 2.6 registado a 25 km de Faro

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que foi registado esta manhã pelas 06h31, nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 2.6 da escala de Richter, cujo epicentro se localizou a cerca de 25 km a Sul-Sudoeste de Faro.


Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

21/06/2017

Hospital de Faro dá formação gratuita de Suporte Básico de Vida Pediátrico

O Centro Hospitalar do Algarve (CHA) vai promover, nos meses de Verão, mais uma edição do Curso de Suporte Básico de Vida Pediátrico. Sob o mote «Gestos que Salvam Vidas», o curso, vai realizar-se nos dias 8 de Julho, 12 de Agosto e 2 de Setembro, nas salas de formação do Hospital de Faro.


Segundo o CHA, a iniciativa é especialmente direcionada para pais, educadores, professores ou outros interessados na temática.

O curso vai ser ministrado por enfermeiros especialistas na área da Pediatria, durante um dia completo, e «assenta essencialmente numa componente muito prática, ensinando as principais manobras de suporte básico de vida que podem ser utilizadas em caso de afogamento ou engasgamento de uma criança», acrescenta o CHA.

O curso gratuito «tem como objetivo estratégico promover a literacia em saúde e garantir uma maior proximidade entre os cuidados de saúde e a comunidade, ensinado os participantes a agir em situações de afogamento ou engasgamento», conclui o centro hospitalar.

Os interessados devem fazer a sua inscrição aqui

FIRESHELTER52

19/06/2017

Homem Perdeu a Vida na Praia do Farol

Um homem de 48 anos de idade, perdeu a vida ontem à tarde por volta das 17h00 na praia do Farol.


Ao "Correio da Manhã", o comandante da Capitania de Olhão, Nunes Ferreira, declarou que o homem que perdeu a vida depois de "entrar no mar para ir buscar uma barco insuflável numa zona não vigiada e com forte ondulação".

Enquanto nadava, desapareceu da vista das pessoas que estavam na praia e deu à costa pouco depois, já sem vida.

O CM refere que ainda foram feitas manobras de reanimação durante cerca de uma hora, sem sucesso.

No local esteve uma lancha do ISN, que teve dificuldades em manobrar perto da costa devido à ondulação.

Recorde-se que no passado fim de semana a Autoridade Marítima, alertava para os cuidados a ter com as correntes e aguaeiros na hora de ir a banhos, mesmo em praias vigiadas.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

Incêndio em restaurante obriga a corte EN 125

Um incêndio no restaurante ‘O Pangaio’ , nas Cevadeiras, em Vila Nova de Cacela, obrigou ao corte da EN 125 por perigo de explosão.



O alerta foi dado às 19.20 horas de hoje, 19 de Junho, e estão no terreno nove operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e da GNR, apoiados por quatro viaturas.

De acordo com os dados fornecidos pelo Comando Distrital de Operações (CDOS) de Faro, o incêndio teve origem num fritadeira mas não há feridos a registar.

http://www.postal.pt/2017/06/incendio-restaurante-obriga-corte-en-125/

FIRESHELTER52

42 bombeiros do Algarve estão a combater o incêndio de Pedrógão Grande

42 bombeiros voluntários do Algarve estão a combater o incêndio de Pedrógão Grande, de acordo com informação avançada  por fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.


Deste número, 32 bombeiros pertencem ao Grupo de Reforço de Incêndios Florestais (GRIF), ao passo que os outros 10 fazem parte da equipa de posto de comando.

Os operacionais partiram por volta das 00h05 para o teatro de operações.

No combate a este incêndio de grandes dimensões estão bombeiros de Lagoa, Portimão, Lagos, Albufeira, da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Faro/Cruz Lusa, mas também de Silves, Monchique e Vila Real de Santo António.

Segundo fonte do CDOS, por agora «não está prevista a ida de mais operacionais» para o teatro de operações.

FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Acidente na 125 Santa Rita

As equipas de emergência dos Bombeiros de Vila Real de Santo António, Municipais de Tavira, Cruz Vermelha Tavira, INEM e GNR responderam durante a tarde de hoje a um violento acidente de viação na EN125 na zona de Santa Rita.


Uma colisão entre dois ligeiros de passageiros fez 3 feridos dois dos quais em estado grave e alguns encarcerados.

A pronta e rápida intervenção das equipas de emergência permitiu uma rápida e eficaz resposta aos sinistrados.

As vitimas depois de assistidas no local acabaram por ser transportadas ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente no Brejo

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um violento acidente de viação na zona do Brejo.


Uma colisão entre um ligeiro de mercadorias e um pesado de mercadorias fez um ferido grave que foi assistido e transportado pelas equipas de emergência médica pré-hospitalar ao Hospital de faro.

A vitima teve de ser desencarcerada dos destroços da viatura acidentada.

Estiveram na resposta a este acidente de viação 10 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento, uma ambulância e um Veiculo de transporte de Pessoal.

O INEM envolveu na resposta a este acidente os meios de Suporte Avançado de Vida empenhando 5 operacionais apoiados pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação e a Ambulância INEM-SIV sediada em Tavira.

A autoridade controlou a circulação rodoviária e protegeu o local.

FIRESHELTER52

16/06/2017

Bombeiros Respondem a Incêndio em Mato - Brejo Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um incêndio em mato na zona do Brejo - Santo Estêvão Tavira.


O incêndio de causas desconhecidas lavrava rapidamente em pasto e mato numa zona de origem agrícola e foi rapidamente circunscrito pelas equipas de socorro no local sem que tenham havido riscos de maior para a população residente tendo ardido mais de um hectare de mato e pasto.

Estiveram envolvidos no combate a este incêndio duas dezenas de Bombeiros dos Municipais de Tavira - Olhão e São Brás de Alportel apoiados por três Veículos Florestais de Combate a Incêndios, um Auto-Tanque e a GNR.

FIRESHELTER52


Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam na manhã de hoje, sexta feira a um incêndio urbano no centro da Cidade de Tavira.


A pronta e rápida intervenção dos Bombeiros foi determinante para o sucesso das operações de socorro que logo no alerta tinham como informação um idoso no interior da estrutura a arder.

A equipa de manobra do veiculo de intervenção após rápida ação de busca e salvamento com recurso a imagem termo-gráfica constatou que no interior da estrutura não se encontrava ninguém sendo o incêndio  detectado e rapidamente extinto.

Após a intervenção dos Bombeiros Municipais ainda houve a intervenção de assistentes sociais do Município de Tavira na avaliação das condições e apoio ao residente.

O transito no centro da cidade sofreu alguns congestionamentos mas as autoridades controlaram a situação.

Estiveram envolvidos nesta operação uma dezena de operacionais dos Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e um  Auto-tanque.

FIRESHELTER52

15/06/2017

Bombeiros de Vila Real Resgatam Cobra

Imagens de uma operação de recuperação de uma cobra fora do espaço natural.

Animal capturado pelos Bombeiros de Vila Real de Santo António, sem ferimentos são e salvo, entregue as autoridades competentes.


Fotos Coligidas in facebook.

FIRESHELTER52

AVISO - CALOR E PERIGO INCÊNDIO FLORESTAL

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se para os próximos dias a existência de um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais: 


Devido a uma massa de ar muito quente transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado a noroeste da Galiza e de um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, prevêem-se temperaturas elevadas, em especial a máxima, pelo menos até domingo.

 Os valores da temperatura máxima irão variar, na generalidade do território, entre 30 e 36ºC, com exceção de alguns locais do interior, onde se poderão atingir valores entre 37 e 40ºC, e da faixa costeira a norte do Cabo Raso, onde as temperaturas não deverão ultrapassar 26ºC,aproximadamente.

Entre os dias 16 e 18, a temperatura máxima poderá atingir valores entre 40 e 43ºC nas regiões do interior e entre 35 e 39ºC nas regiões do litoral.

A temperatura mínima irá subir gradualmente esperando-se, a partir do dia 17, valores da ordem de 20 a 22ºC em quase todo o território, podendo mesmo atingir 23 a 25ºC em muitos locais, em especial do interior.

O vento será moderado, sobretudo nas terras altas, e as humidades relativas serão inferiores a 30%, na generalidade do território continental.

Para mais informações: https://www.dgs.pt/saude-ambiental-calor/recomendacoes.aspx

FIRESHELTER52

13/06/2017

Câmara de Monchique "PAGA" Parte do VFCI que Ardeu na Serra

Rui André com Richard Marques.

Os incêndios representam na maior parte das vezes uma brutal destruição do nosso património individual e coletivo, de vida e de vidas e também, não poucas vezes, de ação e capacidade de trabalho. 


No incêndio de ontem, a Corporação dos Bombeiros de Portimão respondeu à chamada e vejo ajudar-nos. 

Lamentavelmente perdeu a melhor e mais recente das suas viaturas de combate a incêndios florestais. Espera-se agora que a Autoridade Nacional de Proteção Civil comparticipe com os habituais 80% do custo de uma nova viatura.

Decidi por isso, hoje mesmo, em nome da população de Monchique e solidários com a situação ocorrida no nosso concelho, atribuir à Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão o valor financeiro correspondente aos restantes 20% para que possam o mais rapidamente possível adquirir uma nova viatura e repor a sua capacidade de resposta e operacionalidade, uma vez que agora só dispõe esta Corporação de mais duas viaturas semelhantes e já com muitos anos.

Acima de tudo, prevalece a solidariedade e entreajuda, sempre visando um melhor apoio e resposta à segurança das pessoas e dos seus bens.

Obrigado Presidente Álvaro Bila e Comandante Richard Marques.

https://www.facebook.com/rui.andre.75/posts/10209668379688753

FIRESHELTER52

Veiculo de Portimão que Ardeu em Monchique Custa 160.000 Euros

A participação no combate a um incêndio que deflagrou ontem à tarde no concelho de Monchique, na zona de Marmelete, saiu cara aos Bombeiros de Portimão.



Isto porque as chamas consumiram por completo um dos seu carros de combate a incêndios florestais. 

O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão, Álvaro Bila, diz que “felizmente, e isso é o mais importante, não houve qualquer tipo de consequências no que aos bombeiros diz respeito”, mas, em termos financeiros, este é um grande rombo, uma vez que uma nova viatura “custa cerca de 160 mil euros”.

O azar, a este nível, foi ainda maior por dos três carros que a corporação possui, ter sido o mais novo, que tinha sido comprado há pouco mais de um ano, a arder.

Isto coloca também problemas operacionais aos Bombeiros de Portimão, que ficam algo limitados, caso a época de incêndio se revele complicada, uma vez que passam a ter à sua disposição apenas duas viaturas de combate às chamas, sendo que, pelo menos, uma delas já tem muitos anos e muitas ‘batalhas’ em cima.



http://oalgarve.pt

FIRESHELTER52

Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais Espanhol

O dispositivo de meios aéreos e apoio para extinção de incêndios florestais que o Ministério da Agricultura e Pescas, Alimentação e Ambiente implementou para apoiar as regiões espanholas varia ao longo do ano, ajustado às necessidades sazonais. 

A distribuição dos meios de MAPAMA é apresentado na Comissão de Combate à Incêndios Florestais no início da campanha. MAPAMA implantado para todo o território nacional os seguintes meios:









http://www.mapama.gob.es/es/desarrollo-rural/temas/politica-forestal/incendios-forestales/extincion/medios_aereos.aspx

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um incêndio rural na interface urbana da Cidade de Tavira.



Um incêndio eclodiu numa sensível zona rural perto do Sapal do Rio Gilão consumindo uma área considerável de pasto e mato.

A eclosão seu-se ontem por volta das 12:30 e valeu a rápida e pronta intervenção dos Bombeiros Municipais e equipas Policiais.

O incêndio foi rapidamente debelado e não houve feridos a registar, sendo que não é a primeira vez que neste local se registam incêndios deste tipo.

Foto coligida in facebook....

FIRESHELTER52


12/06/2017

Veiculo de Combate dos Bombeiros de Portimão - Perda Total

Coligi na rede uma foto do que resultou do Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Portimão que hoje por desígnio do fogo ardeu totalmente numa mata em Monchique.


Bravos Bombeiros que se prontificam a responder a problemas que não são criados por eles muitas vezes com o sacrifício das suas vidas e de bens patrimoniais adquiridos a muito custo pelas entidades detentoras.

Aos Soldados da Paz uma rápida integração, ao Veiculo Florestal uma rápida reposição deste meio que tanta falta faz às florestas e matas da região.

https://www.bps.pt/2017/06/12/carro-dos-bombeiros-de-portimao-ardeu-no-incendio-em-monchique/

FIRESHELTER52

Incêndio de Monchique Controlado - Outro Grande Incêndio Lavra em Odemira


Incêndios Dominados na noite e madrugada de dia 12-06-2017 


O incêndio que deflagrou esta tarde na Portela do Vale, perto de Marmelete, no concelho de Monchique, foi dominado pelos bombeiros às 19h47.

No local mantêm-se 138 bombeiros, de todo o Algarve, apoiados por 48 veículos e um helicóptero ligeiro. Durante a tarde, também um heli pesado esteve no combate às chamas.

Apesar de, na zona onde o incêndio consumiu mato, existirem algumas habitações dispersas, de acordo com a mesma fonte do CDOS, não foi necessário evacuar habitações.

Durante a tarde, um veículo de combate a incêndios florestais dos Bombeiros de Portimão foi consumido pelas chamas.

Em Odemira - Beja no lugar de Moimentos Santa Clara a Velha lavra desde as 17:30 um outro grande incêndio florestal que já envolve mais de 130 Bombeiros e meia centena de veiculos operacionais.

A particularidade deste último é que se encontra perto da fronteira Alentejo Algarve...


Seguindo as Informações vamos partilhando....

FIRESHELTER52

Carro de Bombeiros Ardeu no Incêndio de Monchique

Um veículo de combate a incêndios florestais dos Bombeiros Voluntários de Portimão ardeu, esta tarde, no incêndio que está ativo no concelho de Monchique.


Álvaro Bila, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão, confirmou ao Sul Informação que «perdemos o carro, foi todo, mas o pessoal ficou bem, foi apenas a viatura».

O incêndio que deflagrou hoje ao início da tarde está a ser combatido por 78 homens, 27 veículos e dois helicópteros.

http://www.sulinformacao.pt/2017/06/carro-dos-bombeiros-de-portimao-ardeu-no-incendio-em-monchique/

FIRESHELTER52

Grande Incêndio Sul de Espanha perto da Fronteira com Vila Real St António

Os Bombeiros do Consórcio Provincial dos Bombeiros de Huelva combate desde esta tarde um grande incêndio florestal na zona de Vila Blanca. (Norte de Ayamonte)


O alerta foi recebido às 14:15 e o plano de combate a incêndios florestais espanhol foi de imediato colocado em prática. (INFOCA).

Segundo informações o incêndio lavra em pasto, mato e floresta numa antiga fazenda de onde se criavam Porcos.

O incêndio continua ativo e a coluna de fumo é vista em todo o sotavento Algarvio incluindo terras da serra do interior.

Bombeiros Combate Grande Incêndio na Serra de Monchique

19:00 - Atualização //  130 operacionais 46 Meios terrestres 2 Meios Aéreos Incêndio Ativo...





Mais de 70 operacionais apoiados por mais de duas dezenas de meios terrestres e dois meios aéreos combate um incêndio de grandes proporções na Serra de Monchique.

Segundo a ANPC no seu site o incêndio eclodiu na zona de Portela do Vale Marmelete Monchique.

Segui-mos o desenrolar das operações.



FIRESHELTER52

Algarve - Curso Chefe de Equipa de Combate a Incêndios Florestais

Decorreu na Unidade Local de Formação -ULF nos Bombeiros de Vila Real de Santo António um curso de Combate a Incêndios Florestais Nível II - equivalente ao Curso de Chefe de Equipa da Escola Nacional de Bombeiros.


A formação foi ministrada em horário pós laboral de 7 a 11 de Junho e contou com a presença de operacionais vindos dos Corpos de Bombeiros de Vila Real de Santo António, Albufeira, Alcoutim, Sapadores de Faro e Municipais de Tavira.

A formação foi ministrada e conduzida pelos Formadores da Escola Nacional de Bombeiros na área de Combate a Incêndios Florestais pelos Formadores  Oficial Bombeiro 2.ª, Alexandre Cardigos, e o subchefe, José Lourenço.

Este curso visa dotar os bombeiros de competências para chefiar equipas de combate a incêndios florestais, de forma a gerir meios de ataque inicial, gerir o esforço da equipa e garantir as condições de segurança dos seus elementos.





FIRESHELTER52

Previsões (a escaldar) para esta Semana

A semana inicia-se com mais um dia que será muito quente, com máximas previstas de 35ºC no Algarve, 42ºC no interior Alentejano e 32ºC no litoral Norte. 


O céu estará geralmente pouco nublado e, durante a tarde, haverão condições para alguma instabilidade no interior Norte e Centro, com possibilidade para trovoadas pontuais, que poderão manter-se durante parte da madrugada de 3.ª Feira. 

No mar teremos ondulação de Sueste até 1,5m na costa Sul e de NW até aos 2,5m na costa Ocidental.

Para amanhã poderemos ter algumas nuvens aqui no Algarve durante a manhã e ocorrência de aguaceiros e trovoada pontual no interior Norte e Centro durante a tarde. As temperaturas irão descer um pouco, para máximas de 28ºC no Algarve e 38ºC no interior Alentejano e zonas do Vale do Tejo.

A partir de 4.ª Feira teremos novo aumento das temperaturas máximas, a subir para os 32ºC/33ºC no Algarve e 34ºC no Alentejo, continuando com algumas possibilidade de trovoadas localizadas e pontuais no interior Norte e Centro.

Boa semana!

FIRESHELTER52

Emergências no Mar - Praia de Monte Gordo

A conjugação de esforços das equipas de emergência do concelho, foram determinantes para recuperar uma vítima inconsciente na Praia de Monte Gordo.



Os Bombeiros de Vila Real de Santo António foram accionados para o local, por volta das 12:00, para auxiliar a equipa de nadadores salvadores do concessionário, onde se deu a ocorrência.

Graças ao esforço de todos os intervenientes, conseguiu-se recuperar a vítima para um estado mais favorável, tendo esta sido evacuada para o Hospital de Faro, pela equipa do INEM.

No local esteve o nosso Corpo de Bombeiros, com uma ambulância de socorro, o INEM, com uma ambulância de suporte imediato de vida, uma equipa de nadadores salvadores e o veículo "SEAMASTER" do ISN e uma patrulha da Polícia Marítima.

Mais uma vez ficou provado, que a formação das equipas de emergência interna, neste caso dos nadadores salvadores, são determinantes para aumentar as hipóteses de recuperação de uma vítima, até à chegada das equipas de apoio diferenciado.



Tema coligido na página dos
Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António

FIRESHELTER52

11/06/2017

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na En125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um violento acidente que envolveu uma mota na En125 na divisão do Concelho com Olhão.


Do acidente que envolveu uma mota e um ligeiro de passageiros resultou um ferido.

A vitima foi assistida no local e transportada ao Hospital de Faro em estado grave.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente os Bombeiros Municipais de Tavira e Olhão com uma Ambulância de Socorro e um Veiculo de Transporte de Pessoal tal como o INEM com a equipa de uma Ambulância SIV sediada em Tavira.

Houve forte congestionamento de circulação na zona da Murteira no decorrer das operações de socorro e assistência.

As autoridades policiais tomaram conta da ocorrência.

No decorrer da última semana a EN125 entre Tavira e Olhão tem sido fustigada com violentos e graves acidentes de viação envolvendo motociclos.

Todo cuidado é pouco, circule com precaução, não faça parte das estatísticas.

FIRESHELTER52

119 atuns apanhados ao largo de Tavira

Um total de 119 atuns apanhados ao largo de Tavira foi vendido, com destino à lota de Tóquio, no Japão, para ser transformado em sushi e sashimi nos restaurantes locais. 


É esperado que sejam exportadas mais de 100 toneladas do peixe até julho.

Foi desde as 04h00 até perto das 11h00 de ontem que, na armação de atum do Barril, sete embarcações estiveram a trabalhar numa operação que envolveu 350 atuns, apanhados nas redes de pesca da companhia Real Atunara enquanto viajavam em direção ao Mediterrâneo para desovar.

"Vão ficar uns dias a ser alimentados e depois vão ser sacrificados e vendidos, tal como aconteceu na semana passada a 119 atuns", disse ao CM Miguel Socorro, um dos administradores da empresa Real Atunara.

O destino destes peixes é, para já, um navio de um proprietário japonês, onde são desmanchados e congelados. Depois seguem para a lota de Tóquio, para nova venda.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/atum-de-tavira-vai-para-o-japao?ref=Bloco_CMAoMinuto

FIRESHELTER52

09/06/2017

Mais Calor para os Próximos Dias

Continuamos com uma situação com anticiclone a Oeste e com uma depressão centrada no SE de Espanha. A conjugação desta sinóptica irá trazer mais calor para os próximos dias.



Assim, para hoje espera-se um dia com algumas nuvens altas, especialmente no Norte e Centro, sem chuva e com as temperaturas máximas a subirem aos 32ºC no interior Algarvio e Alentejano e aos 24ºC no litoral Norte.

O vento sopra moderado de NW. No mar temos ondulação de SE inferior a 1m na costa Sul e rodando para SW ao longo da tarde. Na costa Ocidental a ondulação será de NW até aos 2m.

Para o fim-de-semana teremos dias com céu pouco nublado, vento moderado do quadrante Norte e subida das máximas, principalmente no Domingo, em que poderão chegar aos 35ºC no interior Algarvio e Alentejano e aos 30ºC no Litoral Norte.

Um fim-de-semana quente em perspectiva!

Bom fim-de-semana!

Meteofontes

FIRESHELTER52