29/02/2012

Bombeiros Tavira respondem a acidente na EN270


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da tarde de hoje a um acidente de viação na Estrada Nacional 270 no Cruzamento das 4 Estradas do Prego.

Tratou-se de uma colisão entre duas viaturas ligeiras de passageiros e fez duas vitimas que após assistência no local pelas equipas de emergência das Ambulâncias INEM SBV sediadas nos Bombeiros Municipais de Tavira e nos Bombeiros Municipais de Olhão,foram prontamente transportadas ao Hospital de Faro.

A estrada Nacional 270 atravessa o conselho de Tavira desde a rotunda da Vela ao vento na EN125 até ao limite do conselho com São Brás de Alportel, continuando depois até Boliqueime.

A EN270 sofre agora segundo as estatísticas um aumento significativo de volume de trânsito desde a instalação das portagens na A22, pois é uma opção à EN125 na ligação a Faro ou ao Barlavento Algarvio.

FIRESHELTER52

Igreja do Carmo e Banda de Tavira assaltadas


Na noite do dia 24 de Fevereiro, a Igreja do Carmo, em Tavira, foi assaltada, segundo nos disse Rui Salve-Rainha, Presidente da Irmandade da Ordem 3ª. do Carmo.

“É um largo enorme só com dois candeeiros, velhos, quase a caírem, colocados junto à porta principal da Igreja. Já solicitei à Câmara Municipal de Tavira, a sua reparação.

Julgo que foi mais do que um elemento, por isso digo que entraram pela porta lateral, arrombaram a interior, no lado do quintal, com um ferro tipo pé-de-cabra e rebentaram a caixa das esmolas, à direita da porta, que tinha poucas moedas.

No interior da Igreja, tentaram arrombar o chaveiro que está num sítio escondido e que poucas pessoas sabem da sua localização.

Na minha opinião, foram pessoas que conhecem os cantos à casa.

A sorte foi que cerca da meia-noite, uma agência funerária veio depositar um corpo e notou que na porta exterior, faltava o cadeado e a corrente, mas pensaram que teria sido por esquecimento e não avisaram.

Provavelmente, surpreendidos, conseguiram sair sem ser notados, levando uma sineta com quatro campânulas, de um modelo pouco vulgar, que estava junto à Mesa do Altar-Mor.

O Largo frente à Igreja, como já referi, é enorme, está mal iluminada e durante a noite não tem quase movimento, por isso, julgamos ser muito urgente, iluminar melhor a zona, porque receamos que volte a acontecer o mesmo.

Vamos colocar um candeeiro por cima da porta lateral e já pedimos a ligação à rede pública”.

O caso foi entregue às entidades competentes, informou-nos o Presidente da Irmandade.

BANDA MUSICAL DE TAVIRA

- Também “recebeu” a visita dos amigos do alheio
No mesmo dia, segundo nos disse, Maria José Martins, Presidente da Direcção, a sede da Banda Musical de Tavira, também “recebeu” a visita de estranhos, com contornos estranhos, porque não danificaram nada, levaram algumas coisas do bar, nomeadamente chocolates e algum dinheiro.

A sede da Banda Musical de Tavira, situa-se no quintal do Convento do Carmo, próximo da Igreja do Carmo.

Foi apresentada queixa à entidade competente.

Geraldo de Jesus
algarvenoticias.com

FIRESHELTER52

Rally de Portugal 7 anos depois regressa a Tavira


O regresso sete anos depois da competição ao concelho de Tavira, correspondendo a um desejo da câmara municipal.

Desse modo, o programa no segundo dia da prova incluirá os seguintes troços: Tavira, com 25,01kms., totalmente novo; Alcarias, num total de 25,15 kms., com 70 por cento do percurso novo; e São Brás de Alportel, que compreenderá 16,18 kms., sendo idêntico à versão de 2010. Por outro lado, o terceiro dia do rally, a 31 de Março, que não terá qualquer alteração, incluirá as classificativas de Almodôvar, com 26,22 kms., Vascão, numa extensão de 25,29 kms., e Loulé, perfazendo 22,57 quilómetros.

Já no último dia da prova, a 1 de Abril, a derradeira novidade será a introdução de uma classificativa, que será o palco do «power stage» e que atribuirá pontos extras em termos de Mundial para os três melhores tempos.

O programa prevê duas passagens pelas classificativas de Silves, com 21,42 kms., Santana da Serra, numa distância de 31.04 kms., e Sambro, num total de 5,08 kms, utilizando a parte do troço que não foi contemplada no primeiro dia de prova.

Por outro lado, os pilotos mais importantes que tripulam os carros da WRC, num total de cerca de duas dezenas, vão participar no rally por ordem inversa da classificação, o que é considerado pelo diretor da prova, Pedro Almeida, como um "aliciante adicional". "Os mais rápidos partirão no fim, ou seja, o nível do andamento vai subindo em vez de decrescer, o que é sempre positivo para o espetáculo", acrescentou aquele responsável.

Na segurança e organização do rally, a qual se encontra a cargo do Automóvel Clube de Portugal, estarão envolvidos, no total, mais de dois mil elementos.

Só a GNR contará com 1.300 efetivos.

Além de bombeiros e outros responsáveis pela prestação de socorro, haverá 300 civis a participar na organização, estando ainda disponível um helicóptero ambulância com capacidade para voar à noite em caso de qualquer emergência.


FIRESHELTER52

Bombeiros de Olhão respondem a Incêndio Urbano perto de um Infantário


Os Bombeiros Municipais de Olhão responderam ontem de manhã a um incêndio urbano no anexo de uma habitação no Bairro 28 de Setembro em Olhão.

As proporções do incêndio e a proximidade de um infantário fizeram temer o pior, mas os Bombeiros Municipais conseguiram controlar o incêndio evitando inclusive que o mesmo se propaga-se a outras divisões da habitação.

No local estava o proprietário da habitação juntamente com outro familiar, ambos sairam ilesos do sinistro graças à rápida intervenção dos Bombeiros.



Fotos: Carlos Graça in Facebook

FIRESHELTER52

Abuso de Força numa Operação de Fiscalização em Discoteca de Tavira


O dono da Discoteca Meeting Room, em Tavira, queixa-se de abuso de força numa operação de fiscalização da PSP e ASAE.

"O Corpo de Intervenção da PSP entrou de rompante e a empurrar toda a gente e os agentes nem sequer me deixaram ligar à advogada", contou ao CM Tito Pires, dono do estabelecimento que foi alvo de fiscalização no Sábado, pelas 03:30.

Segundo Tito, a operação durou uma hora, e quando terminou ficou sem clientes.

"Tive prejuízo de cerca de seis mil euros e tenho as licenças todas em dia", disse.

Fonte do Comando da PSP afirmou ter-se tratado de uma operação de rotina.

T.G. Correio da Manhã 29/FEV

FIRESHELTER52

Seca não afeta abastecimento de água no Algarve


Esta segunda-feira as barragens de:
Odelouca estava a 65%
Bravura a 81,6%
Funcho a 34,2%
Odeleite a 78,5%
Beliche a 70,1%, pelo que “o abastecimento está garantido” mesmo que não chova durante 3 anos.


Mas na agricultura situação é “calamitosa”.

“Se por hipótese absurda não cair uma gota de água no Algarve inteiro durante três anos consecutivos, o abastecimento está garantido”, disse à Lusa o presidente da empresa, Artur Ribeiro.

Acresce que a Águas do Algarve pode captar 15,8 milhões por ano do grande aquífero subterrâneo Querença/Silves, que se encontra praticamente no máximo da sua capacidade salientou Artur Ribeiro.

Estes viriam juntar-se aos 282 milhões de metros cúbicos atualmente existentes nas cinco grandes barragens, que garantem o abastecimento público e rega para agricultura, garante o responsável da empresa.

“No total temos a possibilidade de utilizar 329 milhões de metros cúbicos nos próximos três anos”, enquanto o consumo para abastecimento público dos últimos três anos contabilizou 203 milhões, dos quais mais cerca de 100 milhões foram para a agricultura.

Segundo as contas da Águas do Algarve, em 2009, o Algarve consumiu 71 milhões de metros cúbicos, em 2010 gastou 67 milhões e no ano passado 65 milhões.

Para Artur Ribeiro só é possível a empresa fazer esta previsão de garantia do abastecimento porque, desde a última seca, no biénio 2004/2005, “a empresa fez o trabalho de casa”.

Estação elevatória reversível 'passa' 600 litros por segundo

Entre as obras realizadas está a construção de uma estação elevatória reversível, na zona central do Algarve, que permite a passagem de 600 litros de água por segundo entre o sistema composto pelas três barragens do barlavento (oeste) e o sistema Odeleite/Funcho, no sotavento (este).

As duas outras vertentes do «trabalho de casa» da empresa foram a construção de grandes captações de água para o aquífero Querença/Silves, nas povoações de Vale da Vila e de Benaciate, ambas no concelho de Silves, e a construção da grande barragem de Odelouca.

Para Artur Ribeiro, “sem Odelouca, hoje estaríamos com um problema grave”, garantindo que os atuais 102 milhões de metros cúbicos face à capacidade máxima de 157 milhões (65%) “poderiam ser mais se não tivesse sido deitada água à ribeira nas várias fases de enchimento”.

A barragem de Odelouca, cujo primeiro projeto data de 1977, começou a ser construída em 2001, mas a obra parou em 2003 devido a uma queixa de organizações ambientalistas em Bruxelas contra o Estado português e, mais tarde, devido a um contencioso entre a construtora e o Estado.

A gestão da barragem, inicialmente a cargo do INAG (Instituto da Água), foi entregue à Águas do Algarve em dezembro de 2006 e as obras recomeçaram em fevereiro de 2007, ficando concluídas em finais de 2010.

FIRESHELTER52

O Seguimento daquilo que Baden-Powell escreveu


Robert Stephenson Smyth Baden-Powell foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do Escutismo mundial.








Lord Baden-Powell of Gilwell;
Nasceu em Londres a 22 de Fevereiro de 1857 e faleceu a 8 de janeiro de 1941 com 83 anos em Nairobi Quênia.

Baden-Powell, tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas.

Foi como um herói dos adultos e das crianças que em 1901 ele regressou da Guerra da África do Sul para a Inglaterra e descobriu, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares: Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar).

O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas.

Baden-Powell viu nisto um desafio.
Compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar a juventude.

Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escutismo para Rapazes" sem sequer sonhar que este livro iria por em acção um movimento que afectaria a juventude do mundo inteiro.

Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais e já surgiram patrulhas e tropas de escuteiros não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países.

O movimento cresceu tanto que em 1910, Baden-Powell compreendeu que o Escutismo seria a obra a que dedicaria a sua vida.

Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país adestrando a nova geração para a boa cidadania do que preparando meia-dúzia de homens para uma possível futura guerra.

Pediu então demissão do Exército onde havia chegado a tenente-general e ingressou na sua "segunda vida", como costumava chamá-la, sua vida de serviço ao mundo por meio do Escutismo.

Em 1912, fez uma viagem à volta do mundo para contactar os escuteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escutismo uma fraternidade mundial.

Deixou uma carta aos Guias de Patrulha, carta essa, que hoje é o pilar daquilo que nós Bombeiros podemos apelidar de liderança ou chefia...

"Quero que vocês, guias de patrulha, entrem em acção e adestrem suas Patrulhas inteiramente sozinhos e ao seu jeito porque, para vocês, é perfeitamente possível pegar cada rapaz da Patrulha e fazer dele um bom camarada, um verdadeiro Homem.

De nada vale ter um ou dois rapazes admiráveis e o resto não prestar para nada. Vocês devem fazer deles inteiramente bons.

Para conseguir isso, a coisa mais importante é o próprio exemplo, porque, o que vocês fizerem, os seus Escuteiros farão.

Mostrem a todos eles que vocês sabem obedecer às ordens dadas, sejam elas ordens verbais, ou sejam regras que estejam escritas ou impressas; e que vocês cumpram as ordens, esteja ou não o Chefe escuteiro presente.

Mostrem que conseguem conquistar distintivos de Especialidades e, com um pouco de persuasão, os seus rapazes seguirão o seu exemplo.

Mas, lembrem-se que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los.

Baden-Powell of Gilwell."


Agora façam uma reflexão para dentro e vejam onde isto podia ser aplicado....

Foi no CNE que desde os 6 anos comecei a dar os primeiros passos na aprendizagem e na valorização do que hoje é para mim a ajuda ao próximo, o trabalho em equipa, liderança e motivação, transmissão de conhecimentos e obediência...

Quem sabe se ter sido escuteiro foi o que me abriu a porta ao gosto de ser Bombeiro...

FIRESHELTER52

28/02/2012

Inspector da PJ diz que incêndios de inverno poderão ser benéficos no Verão


O inspector da PJ António Carvalho disse esta terça-feira que os recentes incêndios começam muitas vezes em queimadas, actividade normal para a época do ano, e que até podem funcionar como prevenção contra os grandes fogos de Verão.

Em declarações à agência Lusa, o inspector chefe da Polícia Judiciária descartou a possibilidade de mão criminosa nestes incêndios fora de época, considerando-os mesmo "benéficos", caso ardam apenas matos e zonas de incultos, já que são preventivos contra os grandes fogos de Verão, dado que os locais ficam limpos.

"Os últimos incêndios devem-se sobretudo a situações que resultam de acções negligentes. As pessoas não queriam provocar incêndios, o que queriam era fazer determinadas actividades que são próprias desta época do ano", adiantou o coordenador do grupo de investigação às causas de incêndio da PJ.

António Carvalho falava à agência Lusa a propósito dos inúmeros incêndios florestais que têm deflagrado neste Inverno e que já levou o Ministério da Administração Interna a reforçar os meios operacionais de combate.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou só no mês de Fevereiro mais de quatro mil ocorrências de incêndios florestais.

O inspector chefe da PJ explicou que as queimadas são comportamentos típicos desta época do ano no mundo rural.

Porém, este ano existe uma "situação de risco" devido às condições meteorológicas, fazendo com que os combustíveis finos, aqueles que facilmente se propagam, estejam secos.

Segundo António Carvalho, há quase 60 dias que não chove e, a juntar a isso, há muito vento e sol, levando a que esses comportamentos normais se tornem de risco e ponham em perigo os materiais que estão secos e provocam incêndios.

O mesmo responsável disse ainda que os povoamentos florestais não estão a ser ameaçados com os últimos fogos, uma vez que os incêndios estão a começar em matos e só depois, por qualquer motivo, se desenvolvem para povoamentos.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

43 Anos depois do ultimo grande evento sísmico em território nacional


No dia 28 de Fevereiro de 1969, pelas 2h 40minutos, ocorreu um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, tendo o seu hipocentro sido localizado a Sudoeste do cabo de S. Vicente, na planície da Ferradura.

O evento, que neste ano de 2012 se assinala o 43º aniversário, foi aquele que causou danos mais importantes no século XX, em Portugal Continental, depois do sismo de Benavente que ocorreu no início desse século no dia 23 de Abril de 1909.

O sismo de 1969 provocou alarme e pânico entre a população, avarias nos telefones, corte no fornecimento de energia eléctrica e, de acordo com Quintino [1970], causou 13 vítimas mortais em Portugal Continental, embora apenas 2 em consequência de danos directos causados pelo sismo, sendo as restantes originadas por doenças cardíacas agravadas pela comoção.

Uma dessas vítimas mortais encontrava-se no hospital de Sines que sofreu grandes estragos em consequência do terramoto. De acordo com Marécos & Castanheta [1970], este hospital apresentava uma estruturação de cunho “pombalino” em que as paredes de alvenaria se encontram enquadradas nas características “gaiolas” de madeira.

Neste edifício, durante o sismo, parte dos panos de alvenaria desprenderam-se dos quadros envolventes, acontecendo que um tijolo, na queda, perfurou o tecto de madeira de uma das enfermarias atingindo mortalmente um dos ocupantes.

As zonas mais afectadas por este evento foram Lisboa e o Barlavento algarvio.

Em Vila do Bispo forma poucas as habitações que ficaram de pé.

Há ainda o registo de um pequeno tsunami, embora não se conheçam relatos de estragos provocados pelo mesmo.

FIRESHELTER52

Curso de Resgate com Mota de Água


As técnicas que serão ensinadas foram desenvolvidas ao longo dos últimos quinze anos, com sugestões dos melhores Tow-surfers e nadadores salvadores mundiais.

Alguns dos melhores Tow-surfers da actualidade foram treinados por, Romeu Bruno, entre eles, Carlos Burle, Sylvio Mancusi e Eraldo Gueiros.

Garret McNamara e Brian Keaulana fizeram Tow-in pela primeira vez com Romeu Bruno em 1994 em Makaha e em 1995 em Aligators.

Romeu Bruno esteve três temporadas em Portugal formando uma equipa de instrutores responsáveis pelas formações da JET RESGATE Portugal.

A JET RESGATE , começou em 2007, em Portugal e já realizou diversos cursos de Tow-In e Resgate com mota da agua em território nacional .

O curso será ministrado pelo Tow Surf , operador moto patrol e instrutor Jet Resgate Ramon Laureano, nos dias 2-3-4 e 9-10-11 DE MARÇO 2012

Mais Informações:
jetresgat-portugal.blogspot.com

FIRESHELTER52

27/02/2012

Boletim Trimestral do CDOS de Faro


Fica aqui o link para os interessados em ler o Boletim Trimestral do CDOS de Faro.
Boletim 09 Referenciado de Outubro a Dezembro de 2011




Aborda temas como:

» Visita do Secretário de Estado da Administração Interna ao CDOS de Faro
» Cerimónia de entrega dos Veículos de Comando Tático às Associações Humanitárias de Bombeiros do Algarve
» Exercício LIVEX “Algarve Fire 2011” - Incêndios Florestais
» Ações de sensibilização “Seniores em alerta”
» Workshop “Organização e Estrutura de um Posto de Comando Municipal”
» Corpo de Bombeiros de Albufeira
» Serviço Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel
» Vaga de Frio
LEGISLAÇÃO e AGENDA


O Boletim informativo do CDOS de Faro encontra-se disponível no site
da Autoridade Nacional da Proteção Civil, no espaço da “Informação por Distrito”:

http://www.prociv.pt/CDOS/Faro/Pages/Newsletter.aspx

ou em :

http://www.proteccaocivil.pt/CDOS/Faro/newsletter/Boletim%20Informativo%20do%20CDOS%20Faro%20-%20Ano%20II%20-%20n%C2%BA%209.pdf

Basta também clicar sobre o titulo desta postagem que será encaminhado para o boletim

FIRESHELTER52

16 Equipas de GIPS da GNR em prontidão para ataque a Incêndios Florestais


O Ministério da Administração Interna (MAI) decidiu hoje reforçar os meios operacionais para o combate aos incêndios florestais, devido às condições meteorológicas propícias à propagação de fogo.

Fonte do MAI disse que os meios vão ser reforçados no imediato e vigorar “enquanto as condições meteorológicas o exigirem”.

O reforço vai ser executado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Segundo o MAI, vai ser ativado o segundo helibombardeiro pesado para reforçar o dispositivo aéreo permanente, a partir da base de Santa Comba Dão, constituindo-se um dispositivo composto por quatro helicópteros Kamov para ataque ampliado.

Os meios humanos vão ser reforçados com 86 operacionais, dos quais 22 pertencem à Força Especial de Bombeiros (FEB), que vão ficar mobilizados e em pré-posicionamento, com elevado grau de prontidão, na Guarda.

Os restantes 64 pertencem ao Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GISP) da GNR, cujas 16 equipas vão ficar em elevado grau de prontidão nos distritos de Aveiro, Bragança, Coimbra, Porto, Vila Real e Viseu, adianta o MAI.

Mais de quatro mil incêndios florestais deflagraram este mês de fevereiro, segundo a ANPC, situação considerada anormal para época de Inverno.

Diário Digital com Lusa

FIRESHELTER52

Sapadores Florestais de Vila Real limpam Mata de Monte Gordo e Vila Real


O Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo António, através da sua equipa de Sapadores Florestais, a exemplo do ano passado, encontra-se a efetuar os serviços de manutenção e limpeza na mata das dunas litorais de VRSA e Monte Gordo, promovendo a sua preservação e conservação, tendo em vista o combate a incêndios e proporcionar aos vila realenses e visitantes as melhores condições para usufruírem desta beleza natural.

Desta intervenção constam a limpeza da mata, o alargamento das vias - para passagem de veículos de emergência, preservação de espécies e ainda o arranjo de vedações que se encontravam degradadas.

“Trata-se de uma intervenção necessária para defender a floresta contra incêndios e permitir que de forma mais célere as viaturas de emergência cheguem aos locais. A partir do dia 1 de Junho iniciaremos a vigilância da mata, que decorrerá ao longo de todo o verão”, afirma o coordenador do Serviço de Proteção Civil da cidade.

No total encontram-se destacados diariamente, para este serviço, cinco elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil de Vila Real de Santo António e uma viatura de apoio.

Para o vereador João Rodrigues, “esta operação é extremamente importante para nos precavermos de qualquer desastre ambiental durante o verão e preservar um dos bens mais preciosos do nosso concelho, a mata das dunas litorais.”

rostos.pt

FIRESHELTER52

43.ª VMER do INEM entra em funcionamento


Entrou hoje em funcionamento a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Beatriz Ângelo (Hospital de Loures), inaugurado no passado dia 19 de janeiro.

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar, concebido para o transporte rápido de uma equipa médica diretamente ao local onde se encontra o doente.

O seu principal objetivo consiste na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência.

A sua equipa é constituída por um médico e um enfermeiro e dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida.

Atuando na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, as VMER têm base hospitalar, funcionando como uma extensão do Serviço de Urgência à comunidade.


Esta é a 43.ª Viatura Médica do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) a entrar em funcionamento em território nacional e vem permitir uma melhoria no tratamento pré-hospitalar de situações graves e o início do tratamento médico de vítimas de acidente ou doença súbita ainda no local da ocorrência.

Assinala-se também hoje, a abertura em pleno do Hospital Beatriz Ângelo ao público, com o início de funcionamento da Urgência Geral e, por isso, da Viatura Médica do INEM.

A abertura deste Hospital aconteceu de forma faseada: no dia 19 de janeiro começaram a funcionar as consultas externas de pediatria e o serviço de internamento foi inaugurado no dia 26 de janeiro. A 1 de fevereiro, o bloco operatório e os cuidados intensivos iniciaram atividade e no dia 22 do mesmo mês, abriu ao público a urgência de pediatria.

FIRESHELTER52

26/02/2012

INEM: Acionadas mais de 730 mil viaturas de emergência em 2011


O Instituto Nacional de Emergência Médica acionou, em 2011, mais de 730 mil meios para responder a situações de urgência, representando um aumento de três por cento em relação ao ano anterior, anunciou hoje o INEM.

Dados do INEM divulgados hoje revelam que no ano passado foram acionados 730.250 meios, nomeadamente motas, ambulâncias, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

As ambulâncias de emergência médica lideraram as saídas, com 395.191 acionamentos (+0,4 por cento em relação a 2010), seguindo-se as ambulâncias de suporte básico de vida (126.137, mais 5 por cento), as ambulâncias postos reserva (115.698, mais 4 por cento), as ambulâncias de suporte imediato de vida (28.506, mais sete por cento) e as de suporte avançado de vida pediátrico (1.500, mais 7 por cento).

FIRESHELTER52

25/02/2012

Dispara sobre barriga para testar colete anti-bala


Um homem resolveu testar a resistência do material de um colete anti-bala dando um tiro em si próprio.

O indivíduo pegou na arma, já com o colete vestido sobre a roupa, apontou-a à barriga e, simplesmente, disparou.

Após o disparo nota-se uma expressão de dor no seu rosto.

O homem mostra, ainda, o buraco que a bala fez ao atravessar o colete.

O vídeo foi divulgado no Youtube.



Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Libertação de águia nas salinas de Tavira


O RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa (Quinta de Marim, Olhão) tem como principal função receber e proceder ao tratamento de animais selvagens autóctones feridos ou debilitados e, sempre que possível, devolvê-los ao seu habitat natural.

Estes momentos de libertação de animais recuperados são assim o agradável culminar de um processo de recuperação muitas vezes moroso, sendo então momentos privilegiados para contacto com as populações locais, de modo a dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de recuperação de fauna selvagem e também as espécies que ocorrem no nosso país.

Deste modo, o RIAS convida a estar presente na próxima acção de devolução à Natureza de animais recuperados neste centro:

Libertação de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) no dia 26 de fevereiro de 2012, Salinas de Tavira.

Ponto de encontro: 12h no parque de estacionamento do Hotel Vila Galé Albacora, em Tavira.


Esta águia-de-asa-redonda deu entrada no RIAS no dia 18 de janeiro de 2012 após ter sido recolhida em Mértola por se encontrar dentro de um vidrão e entregue no centro pelos vigilantes da Natureza do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Após chegar ao centro foi examinado pela equipa veterinária e verificou-se que a ave se encontrava em boa condição física sendo que foi imediatamente colocada numa câmara exterior de grandes dimensões onde os técnicos do centro puderam controlar se a ave voava e caçava naturalmente.

25 de Fevereiro de 2012
barlavento

FIRESHELTER52

24/02/2012

Olhão; atropela policia e cria o caus na Cidade mas fica em liberdade


O homem detido na quarta-feira em Olhão, após abalroar carros policiais durante uma fuga, terá de se apresentar três vezes por semana na PSP até ao julgamento, como medida de coação decretada hoje pelo tribunal da cidade, informou fonte da polícia.

O detido, de 50 anos, conhecido por “Vadinho” e sobrinho do líder do gang "Mau Mau", seguia numa carrinha com matrícula falsa e não respeitou a ordem de paragem de um agente da PSP, que detetou a infração durante uma operação stop, disse à Lusa fonte do Comando de Faro da força de segurança.

A mesma fonte disse que, em vez de acatar as ordens, o condutor acelerou a carrinha na direção do agente, ferindo-o numa perna e num braço, e abalroou a viatura policial.

O homem pôs-se em fuga e saiu de Olhão no sentido de São Brás de Alportel, com duas viaturas da PSP no seu encalce, mas ao chegar perto da localidade deparou-se com uma barreira de estrada montada pela GNR, que fora entretanto chamada para prestar apoio.

Ainda assim inverteu a marcha e chegou de novo a Olhão, onde colocou pessoas em perigo, abalroou mais viaturas e cometeu infrações de trânsito.

Já com antecedentes criminais, o homem só foi detido quando procurava chegar a casa para se barricar junto de uma padaria do tio, referenciado como cabecilha do grupo “Mau-Mau”, de Olhão.

Algarve Primeiro/Lusa

FIRESHELTER52

Tavira Marcha/Corrida do “Dia Internacional da Mulher”


No âmbito das Comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, a Associação Oncológica do Algarve, IPSS, sem fins lucrativos, de utilidade pública e com fins de saúde, organiza uma Marcha/Corrida de 5/8Km.

Dado que o Dia Internacional da Mulher (8 de Março) ocorre este ano a uma Quinta-feira, os organizadores julgaram oportuno celebrá-lo no dia 11 de Março, Domingo, na Praça da República, em Tavira, com Partida às 10H00.

Os objectivos da A.O.A com a realização desta iniciativa são:

- Alertar as pessoas para a prática de um estilo de vida saudável, como forma de prevenção do Cancro;

- Consciencializar as mulheres para a prevenção do Cancro, em particular da Mama (2ª causa de morte na mulher a nível Mundial);

- Angariar fundos para a construção da “Casa Flor das Dunas”, uma residência temporária de apoio ao doente oncológico, em tratamentos na Unidade de Radioterapia do Algarve.


A iniciativa conta com a parceria do Município de Tavira, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho e outros Patrocinadores.

A inscrição é no valor de 5,00€, o que incluí uma T-shirt, uma garrafa de água, um dorsal e artigos promocionais.

No dia do evento, o Secretariado abre às 08H00, sendo a Partida às 10H00, na Praça da República. Antes da Marcha/Corrida estão previstos exercícios de aquecimento e no final do percurso exercícios de arrefecimento.

Pelas 10H00 poderá ainda assistir à devolução à Natureza de um Peneireiro-vulgar, um pequeno falcão que foi encontrado ferido e posteriormente foi tratado no Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) em Olhão.

PARTICIPE e contribua para esta Causa de Luta Contra o Cancro!

Para mais informações:

- Associação Oncológica do Algarve
Telef.: 289 807 531
www.aoa.pt | eventos@aoa.pt

FIRESHELTER52

Escola Segura - PSP Tavira


Foi recentemente criada a página comunitária da Escola Segura da Policia de Segurança Pública de Tavira no facebook.





O Programa Escola Segura (PES)visa garantir a segurança da comunidade escolar, através de um policiamento de proximidade, com agentes dedicados e formação específica.

Informação geral.

O PES funciona através do contacto directo e via telemóvel, com as direcções das Escolas; pelo policiamento das escolas e áreas envolventes, bem como dos percursos casa/escola; engloba ainda um conjunto de acções de sensibilização para os diversos temas relacionados com a segurança e cidadania, tendo como público alvo os alunos e restante comunidade escolar.

Como iniciativa desde ontem alguns alunos da Escola D. Manuel I de Tavira obtiveram conhecimentos numa aula teórica de como é executada uma operação STOP.

Hoje pela manhã, devidamente uniformizados e apoiados pela Policia de Segurança Pública levaram a cabo perto da escola uma acção de fiscalização automóvel.

Veja as fotografias desta acção em:

http://www.facebook.com/pages/Escola-Segura-de-Tavira/332115210172586?sk=wall

O blog SAFEPLACE52 dá os parabéns a esta iniciativa, e convida a visualizarem a página.

FIRESHELTER52

FOTOWALKING ILHA DE TAVIRA

18 DE MARÇO DE 2012 PELAS 9:15 NAS 4 ÁGUAS EM TAVIRA

Tema: ILHA DE TAVIRA A MARAVILHA DE PORTUGAL

Organização: Núcleo Amigos Fotógrafos Algarvios - NAFA



FIRESHELTER52

Rx e TAC revelaram os segredos do «Vaso de Tavira»


No Núcleo Islâmico do Museu Municipal tavirense, os visitantes podem percorrer as “entranhas” do «Vaso de Tavira» e descobrir todos os seus segredos. É que, por volta de 2007, e culminando outros trabalhos que já vinha fazendo com o casal Maia, o médico radiologista Jorge Justo Pereira analisou a delicada peça recorrendo à Tomografia Axial Computadorizada (TAC), uma técnica não invasiva que permitiu descobrir alguns segredos e pormenores curiosos desta magnífica peça.

O TAC confirmou, por exemplo, que todas as peças são ocas e têm no seu interior minúsculos canais que deixam passar a água, uma brincadeira que ainda hoje pode ser encontrada em cantis da olaria tradicional portuguesa. No vaso, a água deitada na torre saía depois pela boca dos animais.

«Há mil anos que todas estas figuras têm um buraquinho para comunicar através da água», recordou o radiologista Jorge Justo Pereira na inauguração. Mas o TAC também permitiu ver as diversas fases de manufactura das peças e descobrir que uma das figuras, o camelo, «tem um erro que o artesão tapou. Mil anos depois, com estas técnicas não invasivas, pôde descobrir-se isso», acrescentou.

Em entrevista ao Sul Informação, o médico radiologista de Tavira salientou que «este é um estudo dos vários que temos feito aqui, usando técnicas radiológicas e de tomografia computadorizada», analisando peças de cerâmica, madeira, marfim.

Esta colaboração com os arqueólogos Manuel e Maria Maia, revelou, «surgiu de um gosto pessoal meu pela arqueologia e pela radiologia. Inicialmente, não sabíamos qual seria o aspeto de uma peça cerâmica numa radiografia ou num TAC. Começámos com peças mais pequenas e depois chegámos a esta».

Segundo Jorge Justo Pereira, «estas técnicas permitem estudar um pouco mais, ganhar um pouco mais de informação». Mas o objetivo era também, de alguma forma «pedagógico e de captação das gerações mais jovens para a arqueologia», através da colocação de um «suporte informático», «um vídeo» feito a partir do TAC, ao lado do «Vaso de Tavira», no novo Núcleo Museológico.

Além da análise desta peça, o médico radiologista já fez, em Tavira, o estudo de outras peças cerâmicas, mas também de artefactos de metal, estatuária, tudo «com resultados muito engraçados».

Tendo em conta que em Portugal não há, nem sequer nos grandes centros, «muitos radiologistas que tenham este gosto pela arqueologia» e que façam estes estudos pro bono, ou seja, sem cobrar nada, até de Lisboa, do Museu Nacional de Arqueologia, Jorge Justo Pereira já recebeu peças para analisar.

E o médico radiologista sublinha o aspeto inédto destes estudos: «não foi preciso ir aos grandes centros, nem ao estrangeiro para fazer um trabalho que, não sendo inédito, é de grande validade». É que, salientou na sua entrevista ao Sul Informação, estas técnicas «são já muito usadas em múmias, por exemplo, mas pouco nos artefactos, em cerâmica e estatuária», por exemplo.

Justo Pereira recorda também o trabalho que fez de análise de uma imagem medieval de Santa Ana, «a peça de estatuária mais antiga existente em Tavira», em madeira. «Foi publicado um trabalho sobre este estudo, em colaboração com os serviços da Câmara, com o Dr. Daniel Santana, na revista de história de arte “Artis”, num trabalho que se revelou de muito interesse».

Este tipo de trabalhos representa «a junção de dois saberes que estão geralmente muito desligados, mas que assim podem ser conjugados num trabalho excecional».

E o médico radiologista Jorge Justo Pereira tem um sonho: «fazer de Tavira um centro de estudo e análise sobre o património local e algarvio, através da criação de um gabinete técnico de apoio ao restauro e à arqueologia».

Com a sua colaboração entusiasta esse centro que ainda é apenas sonhado já conta!

sulinformacao.com

FIRESHELTER52

Cruz Vermelha no Algarve com serviço de Helitransporte


A Cruz Vermelha Portuguesa apresenta já neste domingo, em Silves, um novo serviço de transporte aéreo de doentes.

Após a polémica sobre o fim do transporte aéreo de doentes urgentes, por parte do Inem no Algarve, este novo serviço aparece e pretende servir os doentes com seguros de saúde e que utilizam hospitais privados.

Estão igualmente previstos o transporte aéreo em helicóptero para repatriamento de doentes e sinistrados em Espanha e norte de Marrocos.

Tal como o apoio a provas desportivas; o apoio a populações no âmbito das competências da CVP; o transporte de equipas e material de emergência.

Um passo na inovação do serviço de transporte e socorro de doentes junto da população.

FIRESHELTER52

Proteção Civil de Albufeira apresenta Plano Municipal de Emergência


No próximo dia 2 de março, a Proteção Civil de Albufeira vai apresentar o seu Plano
Municipal de Emergência, no Salão Nobre da Autarquia, das 10h00 às 12h30.

A sessão de abertura conta com as intervenções do presidente da Câmara Desidério Silva, vereador do pelouro da Proteção Civil Carlos Quintino, presidente da Assembleia Municipal Carlos Silva e Sousa, e comandante operacional distrital de Faro Abel Gomes.

O Plano Municipal de Emergência vai ser apresentado pela Proteção Civil de Albufeira, em colaboração com os diversos agentes envolvidos, entre eles o Destacamento Territorial da GNR de Albufeira, Bombeiros Voluntários de Albufeira, Capitania do Porto de Portimão, Centro de Saúde de Albufeira, Instituto de Segurança Social e Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, este último também encarregue da apresentação do estudo do risco sísmico para o Algarve, em especial para o concelho de Albufeira.

Refira-se que a iniciativa está inserida nas comemorações municipais do Dia Internacional da Proteção Civil.

FIRESHELTER52

23/02/2012

"Mau Mau" em Olhão atropelou PSP


Um condutor, de 50 anos, desobedeceu à ordem da PSP para parar, atropelou um polícia e fugiu, ontem à tarde em Olhão, no Algarve.

O agente sofreu traumatismo numa das mãos.

O condutor, da família 'Mau Mau', foi detido, uma hora mais tarde, após a GNR e PSP montarem operação de caça ao homem.

in Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Dia Internacional da Protecção Civil em Loulé


No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Protecção Civil - 1 de Março, a Câmara Municipal de Loulé através do seu Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) irá estar presente na Avenida José da Costa Mealha em Loulé com uma tenda de Informação Pública, no período das 9 às 18h.

Esta iniciativa conta também com a colaboração das as entidades protocoladas com o Municipio de Loulé do âmbito da Protecção Civil, nomeadamente a Equipa Canina de Resgate do Algarve (ECRA) e o Rádio Amador Clube de Loulé.

Atendendo ao facto de se assinalar, ao longo do ano de 2012, o “Ano Europeu para o Envelhecimento Ativo e Diálogo entre as Gerações”, foi decidido destacar, para esta efeméride, a temática “Proteção Civil: Cuidados especiais com a pessoa idosa”, que por inerência contemplará também a problemática dos acidentes domésticos.

Assim sendo, neste dia irá realizar-se um simulacro no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé por volta da 10h30m, de forma a testar e verificar a operacionalidade do plano de emergência e rotinar procedimentos das diferentes equipas participantes, o simulacro conta com a participação dos Bombeiros de Loulé, GNR, ECRA e SMPC.

No dia 9 de Março vai realizar-se uma Conferência Intermunicipal: SISMO 1755, e se fosse HOJE?, em S. Brás de Alportel, promovida pelo Municipio de Loulé e São Brás através dos seus Serviços Municipais de Protecção Civil.

Com esta Conferencia, pretende-se alertar e refletir em conjunto sobre esta temática, procurando encontrar respostas para os urgentes desafios: quais as respostas da sociedade atual? Estaremos hoje preparados? Mas o que de facto aconteceu? Como se agiu naquela época? Quais foram os danos? O que aconteceu no Algarve? E se a história se repetir?

E se o SISMO ocorrer HOJE!

A iniciativa inédita no Algarve, porquanto se constitui sob forma de uma parceria intermunicipal pretende ainda fomentar uma aproximação entre serviços municipais de proteção civil vizinhos, possibilitando o profícuo trabalho em equipa e a preparação de uma estratégia de cooperação conjunta, fundamental em caso de emergência.

Publicada por Telma Guerreiro em smpcloule

FIRESHELTER52

22/02/2012

Dia de Carnaval Com Incêndios em Tavira


A Terça Feira de Carnaval trouxe consigo uma temperatura agradável e amena com um dia solarengo e cheio de vida na região Algarvia.

Com ele, chegou também mais um dia de incêndios florestais.

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a várias activações de incêndios florestais destacando-se as intervenções na serra de Tavira perto de Cachopo no sítio do Grainho, e ainda um incêndio com uma área ardida considerável perto de 2500 metros quadrados de árvores e mato, na freguesia das Cabanas de Tavira perto do Forte.

Este último incêndio trouxe preocupações acrescidas aos Bombeiros Municipais, que estiveram no local até perto das 22 horas com um veículo de combate a incêndios florestais, um veículo ligeiro de combate a incêndios, e dois auto tanques pesados.

A situação de seca mantêm-se e com ela o flagelo dos incêndios que começam em Fevereiro a consumir as nossas florestas de Norte a Sul de Portugal.

Seja prudente, utilize o fogo com toda a segurança e em caso de incêndio ligue 112.

FIRESHELTER52

20/02/2012

Cinco bombeiros feridos em despiste


Cinco bombeiros da Cruz Branca de Vila Real ficaram feridos esta tarde na sequência do despiste de uma viatura de combate que seguia para um incêndio em Vila Seca.

O comandante Álvaro Ribeiro disse à Agência Lusa que os cinco bombeiros seguiam para o combate a um incêndio florestal, na zona de Vila Seca, quando a viatura onde seguiam se despistou ao contornar uma rotunda, na cidade transmontana.

As vítimas, que apresentavam ferimentos ligeiros, foram transportadas para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde estão a ser avaliadas.

O acidente ocorreu às 17h00. No local estiveram 19 bombeiros da Cruz Branca e Cruz Verde, que contaram com o apoio de oito viaturas.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/cinco-bombeiros-feridos-em-despiste

FIRESHELTER52

INEM D.R. Algarve "2º Encontro de Suporte Imediato de Vida"


Acidente multivítimas, trauma torácico e paragem cardiorrespiratória revertida em enfarte agudo do miocárdio são os temas do 2.º Encontro de Suporte Imediato de Vida, que vai ter lugar no próximo dia 22 de fevereiro, às 14 horas, na Delegação Regional do Algarve do INEM.

A participação é gratuita e aberta a todos os profissionais de saúde que queiram estar presentes.

Para mais informações podem entrar em contato com o nosso colega Vasco Monteiro através do endereço eletrónico vasco.monteiro@inem.pt.

http://www.facebook.com/notes/inem-instituto-nacional-de-emerg%C3%AAncia-m%C3%A9dica/2%C2%BA-encontro-de-suporte-imediato-de-vida-casos-cl%C3%ADnicos/281200071945328

FIRESHELTER52

Ilha de Tavira candidata às "7 Maravilhas - Praias de Portugal"


A ilha de Tavira é uma das candidatas às “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, um acontecimento que tem como região anfitriã a Costa Alentejana e visa promover as praias nacionais, preservando a sua beleza e unicidade.

A eleição centra-se em três eixos estratégicos: ambiente, turismo e mar. A iniciativa consiste, essencialmente, na dinamização da qualidade ambiental do país, nomeadamente, no que diz respeito a recursos hídricos. Simultaneamente fomenta-se a beleza da costa, dos rios e das albufeiras como fator decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico.

Este evento conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, da Marinha Portuguesa e da RTP na qualidade de órgão de comunicação social oficial.

Este canal televisivo prevê a realização de programas especiais sobre cada uma das 21 praias finalistas. A Declaração Oficial será transmitida em direto, no dia 8 de Setembro, com apresentação de Catarina Furtado e José Carlos Malato.

19/02/2012

Lontras avistadas novamente na Ria em Tavira


Ao longo da última década várias foram as vezes que estes mamíferos foram avistados nos rios Sécua e Gilão, por vezes até na zona das 4 Águas.

Principalmente nos anos de cheias, logo a seguir às mesmas, as lontras foram vistas e fotografadas perto da ponte Romana no centro da Cidade, na Assêca e na foz da Ria Formosa perto das 4 Águas, depois disso, andam desaparecidas há vários anos...

Na última semana, nova colónia com crias, são avistadas na Ria das Cabanas em Tavira, possivelmente provenientes da Ribeira do Almargem, e deixaram sinais da sua presença na foz do Gilão nas 4 Águas, nas traseiras dos hotéis Golden e Cabanas Park.

Alguns mariscadores e pescadores afirmam que as têm visto nestas zonas inclusive os seus ninhos, mas quando detectam presença humana escondem-se muito rapidamente o que tem sido um constrangimento para um registo fotográfico.

A lontra é um animal mamífero da sub-família Lutrinae, pertencente à ordem carnívora e à família dos mustelídeos.

Vive na Europa, Ásia,África, porção sul da América do Norte e ao longo de toda a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina. Seu habitat é no rio onde buscaalimentos como peixes, crustáceos, répteis e menos frequentemente aves e pequenos mamíferos.

Geralmente a lontra tem hábitos nocturnos, dormindo de dia na margem do rio e acordando de noite para buscar alimento.

Os grupos sociais são formados pelas fêmeas e seus filhotes, os machos não vivem em grupos e só se juntam a uma fêmea na época de acasalamento. O período de gestação da lontra é de cerca de 2 meses, produzindo de um a cinco filhotes.

A lontra adulta mede de 55 a 120 centímetros de comprimento (incluindo a cauda) e pesa até 35 quilos.

Embora sua carne não seja comercializada em larga escala a lontra faz parte da lista de animais ameaçados de extinção principalmente pelo alto valor da sua pele e pela depredação dos ecossistemas aos quais a lontra está adaptada.

Esse animal possui uma pelagem com duas camadas, uma externa e impermeável e outra interna usada para o isolamento térmico. O corpo por sua vez é hidrodinâmico, preparado para nadar em alta velocidade.

A lontra é capaz de assobiar, chiar e guinchar. Pode ficar submersa durante 6 minutos e ao nadar pode alcançar a velocidade de 12 km/h.

FIRESHELTER52

Acidente no Algarve fez 1 morto e 3 feridos


Uma pessoa morreu hoje e três ficaram feridas, uma das quais em estado grave, no despiste de uma viatura ligeira numa estrada rural próximo de Tunes, disse fonte do comando da GNR de Faro.

O acidente ocorreu às 06:00 da manhã, na estrada nacional 269-2, a cerca de dois quilómetros de Tunes, quando o veículo, em que seguiam cinco jovens, se despistou, capotou e embateu numa árvore e num poste de electricidade.

Do acidente resultou a morte de um rapaz de 21 anos, que seguia no banco de trás do carro, e ferimentos graves numa rapariga de 19, além de ferimentos ligeiros num rapaz de 22 e numa rapariga de 20.

O condutor da viatura, um jovem de 23 anos, foi o único dos cinco ocupantes do veículo que saiu ileso do acidente, adiantou a mesma fonte.

O ferido grave foi transportado para o Hospital de Faro e todos os outros para o Centro de Saúde de Albufeira.

O acidente está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação de Crimes e Acidentes de Viação do Destacamento de Trânsito da GNR de Albufeira.

FIRESHELTER52

Previsão de uma Grande Guerra até Agosto de 2012


Não é de nenhuma teoria de algum oráculo, não é uma especulação de mau gosto, é o seguimento dos acontecimentos vividos nas últimas semanas entre vários povos do Ocidente e do Médio Oriente.



Eu, desvalorizei um pouco esta informação... mas de dia para dia, é nos oferecido mais uma peça deste complexo puzzle.

Evidentemente, não seria eu capaz de explicar esta postagem, mas aos mais interessados faço o convite, percam 6 minutos...

A "coisa" está muito feia, vejam o vídeo.



MundoDesconocido.com

FIRESHELTER52

ANPC pede 44 meios aéreos para Incêndios Florestais


ANPC pede 44 meios aéreos para a Fase Charlie: Proposta contempla mais dois aviões

Numa altura em o Ministério da Administração Interna trabalha os concursos de aluguer de meios aéreos para o verão deste ano, há para já uma proposta de dispositivo aéreo em cima da mesa.

O modelo apresentado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) à tutela contempla 44 aeronaves na Fase Charlie, mais 3 três do que em 2011.

Na proposta enviada ao MAI o ano passado, e à qual o ‘BP’ teve acesso, a ANPC propõem que sejam alugados este ano quatro aviões no total, ou seja mais dois do que no ano passado, bem como, mais um helicóptero de ataque inicial.

Na opinião da ANPC os meios alugados deverão estar todos disponíveis a partir do dia 1 de junho e os quatro aviões deverão manter-se ao serviço do DECIF até ao dia 5 de outubro, ou seja na Fase Delta.

A confirmar-se este modelo, o Governo será obrigado a fazer novas contas já que a proposta em causa contempla, para além de mais meios, mais horas de voo.

Recorde-se que em 2011 o dispositivo aéreo de combate aos incêndios custou cerca de 44 milhões de euros.

Nesta altura existe apenas uma única certeza, a intenção do executivo de “poupar”. No final do mês de janeiro, ficou a saber-se que os ministérios da Administração Interna e da Saúde vão passar a alugar meios em conjunto, significando uma “redução de custos” e “mais helicópteros” de combate a incêndios.

Aos deputados da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o ministro Miguel Macedo referiu que esta estratégia é um “ganho efetivo” para o Estado.

Nesse sentido, adiantou que os dois ministérios vão lançar, até ao final de fevereiro, um concurso público internacional o que permitirá que, no próximo período crítico de combate a incêndios florestais, estejam disponíveis mais meios aéreos "por menos dinheiro".

Patrícia Cerdeira in Bombeiros de Portugal

FIRESHELTER52

Salinas Algarvias escondem erva gourmet


Um grupo de investigadores de um instituto universitário algarvio está a estudar o cultivo sustentável de uma planta anti-hipertensão, que substitui o sal e tem muita procura no mundo gourmet, mas ainda é vista na região como uma praga.

Para muitos, esta erva é uma ilustre desconhecida, considerada uma erva daninha ou praga, mas em alguns países da Europa tem o estatuto de gourmet e é utilizada por chefs em restaurantes de luxo como substituto do sal em saladas ou mesmo em pratos mais complexos, como produto fresco ou em conserva (picles).

A salicórnia, também conhecida por sal verde ou espargos do mar, é uma erva que cresce normalmente nos sapais (salinas), sendo altamente tolerante ao sal, com a particularidade de ser salgada.



Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/algarve-salinas-abandonadas-escondem-erva-gourmet=f705567#ixzz1mpBfyWUx

FIRESHELTER52

Taxa da Protecção Civil na Factura da Água


Ontem foi assinado o protocolo da taxa da Protecção Civil entre a autarquia de Vila Real de Santo António (VRSA) e os Bombeiros Voluntários.

Apesar de terem sido aprovados vários protocolos iguais, este é o primeiro município, a nível nacional, a cobrar um euro, a pagar pelos munícipes na factura da água.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

18/02/2012

Acidente na EN125 Luz de Tavira


Uma colisão entre um automóvel e uma motorizada fez um ferido na Estrada Nacional 125 dentro da Luz de Tavira esta manhã.

O acidente foi presenciado pela equipa da ambulância INEM SBV sediada nos Bombeiros Municipais de Tavira que se deslocava naquela via para o Hospital de faro com outro sinistrado.

Foi de imediato prestado assistência às vítimas e activado o socorro.

No local esteve a ambulância INEM SIV sediada em Tavira que transportou a vítima da motorizada até ao Hospital de Faro.

O trânsito ficou caótico formando-se grandes filas de vários quilómetros em ambos os sentidos, a circulação ficou cortada na totalidade durante as operações de socorro.

No local ainda estiveram a GNR e a concessionária da Estrada Nacional 125.

FIRESHELTER52

Projeto "Na escola em Segurança" regressa á escola


Serviço Municipal de Protecção Civil de Loulé, irá realizar nos dias 12, 13 e 15 de Março um conjunto de Acções de Sensibilização “ Na Escola em Segurança” na Escola D. Dinis em Quarteira, conta com a colaboração dos Bombeiros Municipais de Loulé e Guarda Nacional Republicana,

Esta ação visa a divulgação de medidas de auto-protecção, procedimentos de segurança e emergência, promovendo assim uma cultura de segurança na população escolar.

smpcloule por: Telma Guerreiro

FIRESHELTER52

Acidente de mota em Tavira fez dois feridos esta madrugada


Um acidente de mota no mato de Santo Espírito em Tavira provocou dois feridos durante a madrugada de hoje.



Eram perto das 2 e 30 da madrugada quando as equipas de emergência foram activadas para a situação.

Na resposta a este acidente estiveram no local uma ambulância INEM SBV sediada nos Bombeiros Municipais de Tavira, uma ambulância INEM SIV sediada em Vila Real de Santo António.

As vítimas foram conduzidas ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

17/02/2012

Bombeiros Recrutas terminaram estágio de adaptação nos Municipais de Tavira


O curso de formação para estagiários da carreira de bombeiros profissionais teve a duração de um ano, dos quais, seis meses foram passados a receber formação ministrada nos três centros de formação da Escola Nacional de Bombeiros.

Entre as diversas áreas temáticas desenvolvidas, destaca-se a de salvamento e desencarceramento, onde os recrutas puderam aprender técnicas avançadas (Método SAVER™) obtendo assim uma certificação internacional de Técnico Multidisciplinar de Salvamento (Especialista SAVER™), no âmbito da creditação da ENB enquanto CITO - Certified ICET Training Organization.

A recruta foi constituída por seis Bombeiros Municipais de Tavira que, no âmbito de um contrato celebrado com a Fundação CEFA -- Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, receberam a formação imprescindível ao desempenho das suas funções junto das equipas dos Bombeiros Municipais de Tavira, durante os seis meses seguintes à formação na ENB.

Iniciaram esta fase de adaptação à profissão, apoiados por um gestor de estágio formador da ENB no respectivo CBM.

Hoje procederam-se as provas de avaliação, onde os estagiários tiveram de provar os seus conhecimentos teóricos e práticos junto de um júri municipal.

No final desenvolveram um exercício na temática de combate a incêndios urbanos.

Aguardam agora o resultado das avaliações e as respectivas tomadas de posse como Bombeiros Profissionais.



FIRESHELTER52

Morreram em Portugal na última semana mais de 2800 pessoas


Morreram mais pessoas na última semana em Portugal do que em igual período de 2011.

O frio é uma das causas para o aumento das mortes, mas a gripe também é responsável pelos óbitos, segundo o último relatório da vigilância da gripe do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

De acordo com os dados do INSA, morreram na última semana cerca de 2800 pessoas. Na mesma semana de 2011, os óbitos registados foram cerca de 2600.

Mário Jorge Rêgo, presidente da Associação Portuguesa dos Médicos de Saúde Pública, afirma ao CM que "o frio é responsável por muitas mortes" em idosos e doentes crónicos e, por isso, aumentam os enfartes de coração, os acidentes vasculares cerebrais e agravam-se as doenças do fígado e do rim.

As baixas temperaturas são ainda responsáveis por mortes por intoxicação de monóxido de carbono, devido a lareiras, e aos acidentes de viação, devido ao gelo que se forma na estrada.

Quando regressar a chuva, é previsível que ocorram pneumonias e aumentem as mortes devido à infecção pelo vírus da gripe.

Por:Cristina Serra in Correio da Manhã

FIRESHELTER52

Siemens lança sistema de combate a incêndios industriais


A Siemens lançou um novo sistema de combate a incêndios em ambiente industrial, com tecnologia de nebulização de água, capaz de extinguir incêndios até 8 metros de distância.

O Sinorix H2O Jet pode ser utilizado em turbinas, linhas de pintura ou equipamentos de produção, e arrecadou recentemente o prémio de inovação na categoria de extinção de incêndios na feira industrial “Expoprotection”, em Paris.

Foi desenvolvido pela Divisão Building Technologies, do Setor Infrastructure & Cities da Siemens, para proteger bens físicos e o ambiente em que estes se encontram.

Contém tecnologia de duas fases, que utiliza uma mistura de água e nitrogénio capaz de gerar um efeito de arrefecimento muito elevado – com uma pressão inferior a 16 bar e gotículas de água de 150 a 200 micrómetros de diâmetro.

Ao planear o sistema Sinorix H2O Jet, os peritos da Siemens calcularam o tamanho adequado das gotículas segundo a propriedade ou equipamento a proteger.

O sistema funciona com dois tipos de bocal diferentes: um protege os objetos (bocal patenteado que funciona de acordo com o Princípio de Laval1 e extingue incêndios até 8 metros) e o outro protege os objetos e o meio em que estão integrados e controla o fogo.

Os bocais especiais do sistema de nebulização de água do Sinorix H2O Jet, que geram uma névoa fina de gotículas minúsculas, têm várias vantagens sobre os sprinklers, espuma ou sistemas gasosos para extinção de incêndios.

Estes evitam os danos causados pela água no mobiliário e equipamentos e não deixam resíduos de sal ou de agentes surfactantes (surface active agente) da espuma.

www.siemens.pt

FIRESHELTER52

16/02/2012

Dois Incêndios lavraram esta tarde no Conselho de Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam esta tarde a dois incêndios que provieram de queimas que se descontrolaram.

O primeiro incêndio aconteceu na serra de Tavira, em Talaeiros, ardeu uma encosta de um serro atingindo a área ardida perto de 2000 metros quadrados.

Foi combatido com recurso a um veículo de Combate a Incêndios Florestais e um Auto Tanque dos Bombeiros Municipais de Tavira.

O outro incêndio eclodiu na zona do Almargem, com inicio ao que tudo indica numa queima de restos agrícolas que se descontrolou.

Foi combatido com recurso a um Veiculo ligeiro de Combate a Incêndios, apoiado em seguida pelas equipas que regressavam do incêndio de Talaeiros com os respectivos Auto Tanque e Veiculo Florestal de Combate a Incêndios.

È o 3º dia seguido em que os Bombeiros Municipais de Tavira intervêm em situações de incêndios com áreas ardidas significativas provenientes a queimas que fogem ao controle dos agricultores.

Já foi aqui abordado no blog o tema sobre como se deve proceder no uso do fogo para queimas de sobrantes da agricultura.

Siga as regras de segurança, o vento e o pasto seco são uma contra indicação ao desenvolvimento de queimas.

Não ponha a sua vida e os seus bens pessoais em risco por uma utilização indevida do fogo...



FIRESHELTER52

Acidente EN125 entre Olhão-Faro fez 3 Feridos


Uma Colisão entre duas viaturas na EN 125 entre Olhão e Faro junto à rotunda dos Salgados fez 3 sinistrados.

No local estiveram os Bombeiros de Faro e uma equipa do INEM, onde prestaram assistência ás vitimas e as transportaram até ao Hospital de Faro.

O acidente ocorreu perto das 18:00 e condicionou moderadamente a circulação naquele local.

FIRESHELTER52