31/03/2015

Portugal em Estado de Alerta Especial nível AZUL - Risco de Incêndio Florestal

Todos os distritos de Portugal entraram ás 12 horas de hoje no Estado de Alerta Especial Nível Azul devido ao facto do aumento exponencial da probabilidade de incêndios florestais.

Tempo seco e quente, vento moderado que se fará sentir poderão influenciar o agravamento das condições de combate caso ocorram incêndios rurais florestais.

Assim das 12 horas de hoje e até 20 horas de dia 3 de Abril intensificam-se as ações preparatórias para as tarefas de redução de efeitos negativos dos efeitos previstos.

Deve também a população redobrar a vigilância e diminuir comportamentos de risco, nesta altura muito associados a queimas e as proibidas queimadas não autorizadas.

Mantenha-se alerta e em caso de incêndio ligue 112.

FIRESHELTER52

Bombeiros Voluntários de Faro com salários em falta

Há quase três meses que o efetivo dos Bombeiros Voluntários de Faro está sem receber salários. 

A corporação, ao que o CM apurou, está a passar por graves problemas financeiros e corre o risco de ter de parar as viaturas de socorro. 

As dificuldades já não são recentes, mas estão a agravar-se porque a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Faro tem dívidas às Finanças e a outras entidades. 

O quartel da corporação serve de base a uma ambulância de emergência do INEM, que já esteve inoperacional. 

O socorro não está, no entanto, comprometido, uma vez que o concelho de Faro tem um corpo de bombeiros sapadores integrado no Serviço de Proteção Civil da Câmara de Faro. 

O CM tentou falar com o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Faro, Gaspar Pedro, mas sem sucesso. 

O comandante distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil , Vítor Vaz Pinto, tem conhecimento do problema e, ao CM, disse que espera que seja "ultrapassado o mais rapidamente possível, para o bem da população". 

Numa tentativa de salvar a corporação, apurou o CM, a Câmara de Faro vai assinar um protocolo de colaboração com a Associação Humanitária até ao final de 2015.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/bombeiros_com_salarios_em_falta.html

FIRESHELTER52

30/03/2015

PSP efetua detenções em Tavira

Em Tavira, no dia 28, pelas 16H00, foi detido um cidadão estrangeiro, de 32 anos de idade, na sequência de um acidente de viação, por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.

Ainda na mesma cidade, ontem, pelas 02H00, foi detido um cidadão português, do sexo masculino, de 47 anos de idade, por desobediência. 

A detenção efetuou-se na sequência de uma fiscalização rodoviária, na qual o cidadão foi submetido ao teste de alcoolemia, tendo efetuado um primeiro sopro insuficiente e, após este, recusou-se a efetuar qualquer outro teste e/ou a submeter-se a análise ao sangue.

Pelas 02H50, foi ainda detido um cidadão português, do sexo masculino, de 22 anos de idade, por condução de veículo automóvel com uma TAS de 1,27 g/l.

http://planetalgarve.com/2015/03/30/psp-efetua-detencoes-em-tavira-e-portimao/

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais vencem Torneio InterBombeiros

Os Bombeiros Municipais de Tavira representados por uma equipa de jogadores Bombeiros venceram este fim de semana a Maratona Interbombeiros que se realizou em São Brás de Alportel.

A maratona futsal interbombeiros começou no dia 28 às 14 horas e teve como participantes algumas equipas que representaram os Corpos de Bombeiros da Região e não só.

Os Bombeiros Municipais de Tavira defrontaram-se contra as equipas dos Bombeiros de Minde, voluntários de Faro, São Brás de Alportel com uma disputa de final entre duas corporações de Bombeiros Municipais Tavira & Olhão onde os Bombeiros de Tavira venceram.

Além do merecido prémio os Bombeiros Municipais ainda arrecadaram o prémio de melhor marcador.

Parabéns à equipa dos Bombeiros Municipais de Tavira e à sua claque.



FIRESHELTER52

INEM - Apoio psicológico vai ser extinto no Algarve

INEM nega apoio de psicólogos

Serviço de apoio psicológico vai ser extinto no Algarve.

Quando o INEM foi ativado para assistir um homem que ameaçava atirar-se para a linha férrea, este domingo de manhã, em Faro, foram chamados psicólogos ao local. 

Há duas semanas, quando um motard morreu depois de ser abalroado, à entrada de Faro, aconteceu o mesmo. Em ambos os casos, a resposta do Centro de Orientação de Doentes Urgentes foi negativa. 

Isto porque a equipa do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise está em vias de ser extinta no Algarve. Quando são necessários, estes técnicos têm de viajar desde Lisboa.

Este é apenas um dos serviços que o INEM se prepara para extinguir na região, situação que está a preocupar o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

"O INEM diz que os psicólogos vêm de Lisboa, mas a população e visitantes da região têm direitos, como o resto do País", disse ao CM o dirigente sindical Carlos Baptista. O INEM alega que, em média, o serviço é acionado apenas uma vez "em 15 dias".

 Mas o CM sabe que a equipa esteve inoperacional vários meses, o que contribuiu para a redução de acionamentos.

O sindicato está a recolher assinaturas em toda a região e a promover uma petição contra as medidas do INEM.

Informação e foto: Cm

FIRESHELTER52

27/03/2015

Debate Segurança Marítima - Algarve

A APSEI – Associação Portuguesa de Segurança organiza o seu 25.º Fórum, dedicado à Segurança Marítima, no auditório municipal de Lagoa, Algarve, no dia 15 de abril a partir das 14:00. 

Segundo dados do Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Marítimos (GPIAM), deram-se, em 2013 e 2014 (até final de agosto de 2014), 311 acidentes marítimos, 45 deles muito graves. A APSEI, seguindo a sua missão de ter um papel ativo para fazer da sociedade portuguesa mais segura, organiza este Fórum para divulgar boas práticas de proteção e segurança de pessoas que possuem ou trabalham com embarcações para atividades turísticas e de pesca.

Os participantes ficarão a conhecer e legislação aplicável a este tipo de embarcações, quais as boas práticas de manutenção dos meios de primeiros socorros, qual a relevância da sinalização marítima e quais os equipamentos de segurança disponíveis aos tripulantes em caso de emergência no mar.

Entre os oradores convidados deste fórum encontram-se Rui Pereira da Autoridade Marítima, Capitania de Portimão; Mário Afonso da Orey Técnica Naval; João Janeiro da Sinalux e Francisco Duarte da Contrafogo. O evento conta, ainda, com a intervenção de Maria João Conde, secretária geral da APSEI.

Para efetuar a sua inscrição no 25.º Fórum APSEI, clique aqui.

FIRESHELTER52

Domingo - Corte de Energia na Cidade de Tavira

No dia 29 de março, a EDP- Distribuição de Energia SA efetua um corte no fornecimento de energia, em Tavira, para a realização de trabalhos na rede de distribuição.

As áreas afetadas são as abaixo indicadas, de acordo com o seguinte horário:

• 07h30 -13h00:
Rua Francisco Sá Carneiro, Praça Zacarias Guerreiro, Praceta Adelino Amaro da Costa, Avenida Dr. Mateus Teixeira de Azevedo

• 08h00 – 10h00:
Sítio de Santa Margarida

• 08h00 – 10h00:
Rua Silvestre Falcão BI, Rua Dr. Silvestre Falcão, Praceta Florbela Espanca, Rua Silvestre Falcão, Rua Isidoro Pires, Rua dos Combatentes da Grande Guerra, Rua 25 de Abril, Rua Montalvão, Praceta Eduardo Fonseca Guerreiro, Rua Silvestre Falcão Lt., Rua 25 de Abril – Urbanização Horta d’ El Rei L, Rua Poço do Bispo, Travessa Isidoro Pires, Largo Mártires da República.

• 10h00 – 13h00:
Caminho Moinho das Freiras, Sítio das Quatro Águas, Estrada das Quatro Águas, Rua Arq. Eduardo Souto Moura

Caso surjam situações imprevistas, os trabalhos poder-se-ão prolongar até às 15 horas.

Por motivos de segurança, e dado poder haver necessidade de proceder a ensaios ou ser feito o restabelecimento antecipado, as instalações deverão ser consideradas permanentemente em tensão.

in município de Tavira facebook!

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Olhão & Tavira respondem a Desabamento

Os Bombeiros Municipais de Olhão e Municipais de Tavira responderam na tarde de ontem a um desabamento de um prédio em Olhão de onde resultou um ferido grave que ficou preso nos escombros da estrutura devoluta que cedeu todos os seus piso no interior.

A vitima ficou presa nos escombros entre o primeiro e segundo piso numa zona critica prestes a desabar, mas foi rapidamente socorrida estabilizada e através de técnicas e material de resgate urbano vertical foi resgatada e descida, tendo sido colocada no chão em segurança.

A vitima recebeu a assistência necessária e foi transportada para o Hospital de Faro pelas equipas de emergência.

No local estiveram 7 Bombeiros Municipais de Olhão e Tavira apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e uma Ambulância de Socorro juntamente com a PSP de Olhão.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidente com Trator

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de ontem a um acidente com um trator agricola.

O acidente ocorreu na localidade de Bias do Sul - Moncarapacho e da situação resultou um ferido grave que foi assistido no local pelas equipas de emergência e transportado ao Hospital de Faro.

Estiveram no local 2 Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância de socorro, a GNR e o Motociclo de Emergência do INEM sediado em Faro.

FIRESHELTER52

Ação de formação /sensibilização na área da segurança e evacuação de emergência no espaço escolar

Os Bombeiros Municipais de Tavira em parceria com o Agrupamento Escolar D. Manuel I desenvolveram no passado dia 25 de Março uma ação de formação vocacionada para a sensibilização da segurança e evacuação de emergência no espaço escolar.

Dirigida aos funcionários do agrupamentos que abrange várias escolas do concelho de Tavira os Bombeiros Municipais receberam no seu quartel vários auxiliares e trocaram-se experiências formativas na área de segurança contra incêndios em edifícios e evacuação de emergência.

A ação dividiu-se me duas vertentes técnicas, uma mais teórica sobre os procedimentos de segurança contra incêndios e formas eficazes de evacuação, outra mais prática que envolveu a resolução de problemas em incidentes na rede gás, eléctrica e fontes de calor, como por exemplo incêndios nas cozinhas.

No final um fedd back muito positivo de ambas as partes de forma a tornar mais eficaz as ações de segurança das equipas de emergência e de resposta externa ao agrupamento.

As ações foram executadas pelos Bombeiros Formadores João Horta - Carlos Botelho e Luís Bonito

(Ficam aqui algumas fotos da ação, clique para aumentar)





FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira "Encontro de Gerações"

Decorreu durante o passado dia 21 de Março nas cerimónias comemorativas do 127º aniversário do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira um encontro de gerações de cidadãos que representaram as fileiras do Corpo de Bombeiros em tempos que passaram.

Os Bombeiros Municipais juntaram no seu quartel quase duas centenas de convidados entre eles "antigos" bombeiros, homens e mulheres que se fardaram de paz durante alguns anos e com a farda dos Bombeiros Municipais de Tavira defenderam e efectuaram diversas missões de operações de socorro e salvamento nas nossas matas, cidades e costa.

Bombeiros Municipais e voluntários juntaram-se assim à atual geração de Bombeiros no ativo onde foram à posteriori relembradas muitas das mais aflitivas missões que desempenharam com risco da própria vida.

A resposta dos antigos Bombeiros e familiares ao convite foi muito positiva comparecendo no quartel para que todos juntos pudessem reviver um bocado dum passado tão farto em história, dedicação e altruísmo.

Foi entregue pelos representantes do Município de Tavira comando dos Bombeiros Municipais e diversas entidades civis e militares uma lembrança deste primeiro encontro de gerações a todos os participantes.

(clique sobre as imagens para aumentar)









(Fotos Carlos Gonçalves)

FIRESHELTER52

24/03/2015

EM DEFESA DA DELEGAÇÃO REGIONAL DO SUL – ALGARVE DO INEM

Trata-se de uma petição que o STFPSSRA promove visto que o Governo quer descontinuar os serviços que esta delegação tem no Algarve, que são de extrema importância para que não comprometa o socorro às populações. 

Contra a descontinuação do CODU Algarve, contra a deslocalização do CAPIC – Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise), contra a descontinuação dos serviços administrativos e polo de formação, que é uma mais valia para a região.

Estas descontinuações e extinções de serviços são um retrocesso na vida das populações, colocando em risco de vida dos utentes no distrito.

Assim, Os abaixo-assinados manifestam o seu apoio e exigência da manutenção da Delegação Regional do Sul – Algarve, com todas as suas valências em plenitude.

Para Assinar clique em baixo:


FIRESHELTER52

Levou seis Facadas e continuou...... a Beber!

O efeito anestésico do álcool surtiu efeito num espanhol de 36 anos.

Segundo fontes policiais, Mario A.S. estava a beber num bar de Aluche quando se envolveu numa rixa.

Levou seis facadas, algumas no abdómen e tórax, mas por estar deveras embriagado nada sentiu e continuou a beber no bar.

Os amigos, que também estavam embriagados, só muitas horas mais tarde chamaram o 112.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/insolitos/detalhe/leva_seis_facadas_e_continua_a_beber.html

FIRESHELTER52

INEM abre concurso para Operadores de Telecomunicações

Encontra-se aberto um concurso para o preenchimento de 70 (setenta) postos de trabalho na categoria de assistente técnico, pertencente à carreira geral com a mesma designação, na área de assistência a doentes urgentes/emergentes, como técnico operador de telecomunicações de emergência.

Previstos no seu mapa de pessoal, sendo que:

*15 (quinze) são para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Porto
*7 (sete) para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Coimbra e
*48 (quarenta e oito) para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa

 Em exercício de funções na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Consulte o aviso de abertura no link em baixo:
Aviso do concurso

FIRESHELTER52

23/03/2015

Bombeiros de Albufeira Resgatam Homem de Casa a Arder

Passavam poucos minutos da meia noite quando os Bombeiros de Albufeira foram ativados para um incêndio urbano em Montechoro.

Ao chegarem ao local os Bombeiros procederam a uma busca dentro da habitação em chamas e encontraram um homem sem sinais de vida no seu interior.

A vitima foi resgatada da estrutura para o exterior e com o apoio das equipas de emergência pré-hospitalar foi revertido a situação da paragem cardio respiratório.

A vitima encontra-se agora nos cuidados intensivos do Hospital de Faro.

O incêndio foi posteriormente extinto por oito Bombeiros apoiados por dois veículos.

FIRESHELTER52

Portugal cede Duas Embarcações Salva-Vidas a São Tomé

“A diferença entre a vida e a morte”. É assim que Valdomiro Figueiredo, comandante e engenheiro mecânico, define a chegada das duas embarcações de busca e salvamento cedidas pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) à guarda costeira de São Tomé e Príncipe. 

“Antes fazíamos salvamentos, mas as embarcações não eram adequadas. Hoje conseguimos operar com sabedoria e fazer salvamentos em qualquer parte da ilha”, destaca.

Um pilar fundamental desta cooperação assenta na formação das capacidades de salvamento junto dos oficiais locais. “Uma equipa do ISN esteve em São Tomé a dar formação específica na operação deste tipo de meios para saber salvar e saber governar estas embarcações em condições adversas” explica o diretor do ISN, Nuno Leitão.

O projeto ligou o Ministério da Defesa e o ISN ao tecido empresarial português para permitir recuperar e viabilizar a vinda das lanchas para São Tomé e Príncipe. Contudo, este tipo de ação não é pioneira. “Existe um projeto idêntico em Moçambique e temos uma parceria muito musculada com o Brasil. Já existem também alguns contactos com Angola”, esclarece Nuno Leitão.

O ministro da defesa Aguiar Branco, presente na cerimónia de entrega dos equipamentos, vai ao encontro do sentimento de Valdomiro Figueiredo. Salvar vidas é o mais importante. “Ao fazer estas parcerias, Portugal coloca-se no patamar máximo dos rankings internacionais de salvamento de vidas humanas”, sublinha.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidente na A22

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da tarde de ontem a um acidente na A22 Via do Infante.

O acidente ocorreu no sentido Nó de Tavira - Nó de Olhão na zona da descida da Boavista, um pouco antes da área de serviço

Na altura as condições atmosféricas eram "rígidas" com chuva moderada.

Do acidente resultou um ferido que foi prontamente assistido e transportado ao Hospital de Faro pela equipa de emergência.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância de socorro a GNR e a empresa concessionária da Via do Infante.

FIRESHELTER52

22/03/2015

Assalto Violento em Tavira


Uma idosa e o filho foram na madrugada de sexta feira brutalmente agredidos por três homens, durante um assalto, dentro da habitação onde residem, numa zona isolada do concelho de Tavira. 

O marido, acamado e com Alzheimer, foi ameaçado com uma faca. 
Fugiram com três mil euros num carro conduzido por um quarto elemento. 

"A casa está toda revirada e os meus familiares estão no hospital com ferimentos graves. É uma vergonha terem feito isto", queixou-se Cidalina Gonçalves, sobrinha da idosa de 80 anos, que mora com o marido, de 88 anos, e o filho, de 52, numa quinta no sítio da Almiranta, em Tavira, onde trabalham como caseiros. 

O assalto ocorreu durante a madrugada quando estavam a dormir. Três assaltantes arrombaram a porta, entraram em casa e amarraram a idosa e o filho. 

Enquanto um dos assaltantes espancava as vítimas, os outros reviravam todas as divisões da casa à procura de dinheiro. 

O marido, doente e acamado, foi o único a escapar às agressões. 

Encontraram cerca de três mil euros em dinheiro das reformas dos idosos e fugiram. 
As vítimas tiveram de receber assistência hospitalar e o filho está em risco de perder a visão do olho direito. 

A Polícia Judiciária já recolheu vestígios na habitação e está a investigar.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/idosa_amarrada_em_roubo_violento.html

FIRESHELTER52

20/03/2015

Bombeiros Municipais respondem a Incêndio em casa devoluta

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um incêndio numa casa devoluta durante a tarde de hoje.

A rápida e pronta intervenção dos Bombeiros Municipais evitou que o fogo alastrasse a outras zonas da estrutura ladeada por um antigo armazém de adubos químicos e outros produtos.

5 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios ocorreram a esta situação que felizmente não causou feridos.
FIRESHELTER52

127º Aniversário Bombeiros Municipais de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira vão celebrar no próximo dia 21 de Março o seu 127º aniversário.

As cerimónias serão desenvolvidas no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira durante o próximo sábado.

Os Bombeiros Municipais presentearão a população com um desfile de veículos e meios ao serviço dos Bombeiros Municipais pelas principais artérias da cidade de Tavira.

Seguem-se a recepção e honras aos convidados, com formatura e alocuções.

De seguida com o tema " ENCONTRO DE GERAÇÕES" bombeiros no ativo e diversas entidades partilharão um almoço convívio com cidadãos de Tavira que em tempos passados serviram as fileiras do Corpo de Bombeiros Municipais, unindo assim diversas gerações de Bombeiros.

FIRESHELTER52

Supermarés de 2015

Hoje e próximos dias com formação de marés da maior amplitude, que se designam por supermarés!

Sem a criação de alarmismos convém preparar a população para um fenómeno de supermarés que ocorre este ano de 19 a 23 de Março, com a conjunção do ponto lunar mais perto da terra, o equinócio da primavera e o eclipse do sol, provocando marés com gradiantes fora do normal.

Dados coligidos em http://oal.ul.pt/supermare-de-marco2015/

As marés oceânicas são provocadas pela diferença de força gravítica entre a superfície e o eixo de rotação terrestre (grosso modo), tanto devido à Lua , como ao Sol. 

Esta força provoca a movimentação da massa oceânica e todos os meses há marés vivas sempre que o Sol e a Lua estão razoavelmente alinhados na Lua Cheia e na Lua Nova. 

Nesses dias surgem a maré cheia mais alta e a maré vazia mais baixa do mês. 

Pelo contrário, quando a Lua está nos Quartos Minguante e Crescente as marés (cheia e vazia) têm a menor amplitude do mês, pois a força gravítica diferencial da Lua está a 90° com a do Sol. 

Um eclipse solar corresponde ao alinhamento Sol-Lua-Terra (quase) perfeito, o que apenas acontece em duas alturas do ano, separadas em média de 173,3 dias. 

Nesta situação, os 3 astros ficam no plano da eclíptica com a Lua (Nova) a passar num dos seus nodos orbitais. 

Assim, em época de eclipses as acelerações gravíticas diferenciais do Sol e da Lua têm a mesma direcção e as marés vivas são mais fortes do que o normal. 

A figura 1 permite comparar a amplitude das marés a 21 de Março com as verificadas ao longo do mês.

esquemaMaresVivas


Para além do eclipse solar de 20/03/2015 há dois outros fenómenos astronómicos que concorrem para a formação de supermarés. 

No dia anterior ao eclipse a Lua estará no ponto orbital mais próximo da Terra, o perigeu, o que aumenta a força diferencial que exerce à superfície da Terra. 

Por outro lado, o eclipse é no dia do equinócio da Primavera, quando o Sol e a Lua estão no equador celeste e ambos aumentam, pois a distância ao eixo de rotação do planeta é máxima nas localidades no equador.

No dia 19 de março às 19h38m a Lua estará no perigeu, no dia 20 de março há máximo do eclipse às 9h01m com a Lua Nova às 9h36m e o instante do equinócio às 22h45m. 

Esta coincidência acontecerá novamente no eclipse total do Sol a 20 de Março de 2034, no equinócio e próximo do perigeu lunar.

Com esta conjunção de fatores, a amplitude das marés será a maior do ano: uma supermaré. A situação de supermarés manter-se-á durante o período de 19 a 23 de março. 

Note-se que as marés ocorrem no ciclo habitual e naturalmente a preia-mar não é simultânea em toda a Terra no instante do eclipse. 

A maré oceânica propaga-se como uma onda balizada pelas costas continentais e relevos submarinos locais. 

FIRESHELTER52

18/03/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente com Encarcerado

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um acidente de viação no qual resultou uma vitima.

O acidente ocorreu perto da uma hora da madrugada perto de Moncarapacho.

A rápida intervenção das equipas de emergência foi determinante para o socorro e assistência à vitima, que após a sua estabilização foi transportada ao Hospital de Faro.

No local estiveram 6 Bombeiros Municipais apoiados por um veiculo de Salvamento e Desencarceramento e ainda uma ambulância AEM do INEM sediada em Olhão.

Após o acidente os Bombeiros Municipais procederam à limpeza e remoção de destroços provenientes do acidente, operação que decorreu até para depois das 3 da madrugada.

FIRESHELTE52

17/03/2015

Bombeiros Profissionais Reúnem com Governo

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais vão ser recebidos amanhã, pelas 10h30, pelo Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro. 

Estarão também presentes o Secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida e o Secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins.

Esta reunião acontece três semanas depois da manifestação nacional de bombeiros profissionais em que foi criticado o procedimento da Secretaria de Estado da Administração Local por ainda não se ter pronunciado sobre um projeto de decreto-lei elaborado em conjunto pela ANBP/SNBP e a Secretaria de Estado da Administração Interna. 

Neste documento, que se encontra parado há três anos na Secretaria de Estado da Administração Local, são abordados pontos considerados por ANBP/SNBP como essenciais para a profissão.

Em causa está a definição do estatuto profissional do bombeiro, a revisão e progressão de carreiras, o financiamento das Câmaras Municipais com bombeiros profissionais e a falta de bombeiros, cada vez mais gravosa nos corpos de bombeiros sapadores e municipais, dependentes da administração local.

Assuntos para os quais os bombeiros profissionais exigem uma solução rápida por considerarem que caso não sejam atendidas as suas reivindicações, o socorro das populações pode estar em risco.

A reunião está marcada para as 10h30, na presidência do Conselho de Ministros.

Fonte ANBP in facebook

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais - Formação

Decorreu hoje no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira uma ação de formação com funcionários de uma instituição da Cidade.

Os Bombeiros Municipais transmitiram conhecimentos sobre o papel dos Bombeiros na comunidade enquanto agentes da Proteção Civil, quais os meios de socorro do CBM de Tavira e desenvolveram um interacção prática com o material de Salvamento & Desencarceramento e exercícios que envolveram gás e combustíveis líquidos, criando-se condições em que os formandos puderam utilizar meios de extinção de primeira intervenção.

Ficam aqui algumas fotos / clique para aumentar:

Conhecimentos de atuação em incêndios que envolvem a rede de gás doméstico.

Demonstração do efeito da água quando aplicada sobre um incêndio com óleos alimentares a arder numa frigideira 

Demonstração da técnica de combate a incêndios em frigideiras  

Prática de extinção de incêndios em frigideiras

Prática de extinção de incêndios em frigideiras

Prática de extinção de incêndios líquidos combustíveis em cenários de primeira intervenção com o uso de extintores

Prática de extinção de incêndios líquidos combustíveis em cenários de primeira intervenção com o uso de extintores

FIRESHELTER52

Militar da GNR de Faro morreu em acidente de viação

Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) morreu e outro sofreu ferimentos ligeiros na sequência de uma colisão entre um veículo da GNR e um pesado de mercadorias, esta terça-feira, na Autoestrada do Sul (A2), no concelho de Ferreira do Alentejo.

O acidente ocorreu ao quilómetro 129, sentido Sul-Norte, quando a viatura da GNR, que transportava dois militares, se deslocava de Faro para Lisboa. 

O veículo terá batido na retaguarda do pesado, tendo sido arrastado pelo camião até encostar. 

A Guarda Republicana está de luto, a vítima mortal é o condutor do veículo do núcleo de apoio tecnico da GNR de Faro. 

O corpo já foi transportado para a morgue do hospital de Beja.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/militar_da_gnr_de_faro_morreu_em_acidente.html


Foto coligida in BPS (site BombeirosParaSempre)

FIRESHELTER52

16/03/2015

PSP resgata do lixo cão abandonado em Vila Real de Santo António

Um agente da PSP de Vila Real de Santo António, no Algarve, resgatou um cão de um mês e meio de um contentor do lixo. Após o resgate do animal abandonado, confirmou-se que o cão está bem de saúde e foi adotado por um dos agentes da polícia



FIRESHELTER52

Chuva, granizo e trovoada marcam a previsão do tempo

A partir de amanhã, terça-feira, 17 de Março, haverá condições favoráveis à ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes e acompanhados de granizo e trovoada, nas regiões do Sul e do Centro.

Já a partir da tarde desta segunda-feira deverá começar a aumentar a nebulosidade, verificando-se também um acentuado arrefecimento noturno.

A situação de instabilidade tem início esperado a partir do meio da madrugada, devendo melhorar depois a partir do final da tarde de amanhã.

Segundo o site Meteofontes, «depois de um belo fim-de-semana cheio de sol e temperaturas agradáveis, inicia-se uma semana que será marcada pela alteração do padrão meteorológico dos últimos dias, em consequência da formação de uma depressão em altura (caracterizada por uma bolsa de ar mais frio isolado em altura), que se irá deslocar até ao SSW do Continente e estará por ali estacionada, pelo menos, até à próxima quinta-feira».

Este tipo de situação tem, «normalmente, muita instabilidade associada, com os seus efeitos a dependerem da exata posição da depressão, o que só se vai conhecer à medida que esta for evoluindo», acrescenta. Ou seja, uma pequena alteração da posição da depressão «poderá significar mais ou menos chuva em determinado local».

Em consequência, além da chuva, aguaceiros, acompanhados de granizo e trovoada, o vento estará moderado a forte de Sul. As temperaturas máximas descerão ligeiramente.

Depois, na quarta-Feira, o dia deverá iniciar com céu muito nublado, e com nova ocorrência de
aguaceiros, que poderão ser acompanhados de granizo e trovoada, especialmente durante a tarde.

FIRESHELTER52

Santa Luzia - Tavira Peixe vendido ao lado da lota

Pouco passava das 03h00 da madrugada de quarta-feira quando a Polícia Marítima (PM) de Tavira desencadeou uma ação de vigilância às atividades de pesca no porto de Santa Luzia. 

Pouco depois, os agentes da PM que se encontravam no local detetaram uma embarcação de pesca costeira a descarregar pescado diretamente para uma carrinha. 

Foram apreendidos 320 quilos de ferreiras, bicas e sargos. 

"A carrinha foi intercetada pela PM quando se preparava para arrancar, já com o pescado no interior. 

O objetivo era a fuga à lota, tendo sido instaurado o respetivo auto de notícia", revelou ontem ao CM o comandante da Capitania do Porto de Tavira, Ventura Borges. 

Uma vez que o pescado apreendido "tinha o tamanho regulamentar, foi vendido em lota e a verba fica à guarda do processo", esclareceu. 

"Estas operações visam sobretudo a prevenção e vão continuar", assegurou Ventura Borges.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/peixe_vendido_ao_lado_da_lota.html

FIRESHELTER52

Faro - Motociclista abalroado por Audi que se pôs em fuga

Um motociclista de 51 anos morreu este domingo à tarde, quando a sua moto foi abalroada por um automóvel, na EN2, no Sítio do Chelote, à entrada de Faro.

O acidente, que se deu poucos minutos antes das 15h00, segundo testemunhas, foi causado por uma manobra perigosa de inversão de marcha do veículo ligeiro, identificado com uma carrinha Audi A6 de cor preta, com uma lista cinzenta, que se pôs em fuga.

A vítima ainda foi assistida pela equipa do INEM, que efetuou manobras de reanimação, mas o óbito acabou por ser declarado no local. O corpo só foi retirado cerca de duas horas depois do acidente, embora o trânsito se tenha mantido condicionado naquela zona da estrada de São Brás até perto das 19h00.

O malogrado motociclista, de nome Vítor Silvestre, residia no Montenegro, perto de Faro, e era pessoa bem conhecida, tendo sido membro do Grupo Motard do Montenegro.

O Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação da GNR tomou conta do caso. O condutor e o automóvel responsáveis pelo sinistro estão a ser procurados pelas autoridade

Sul Informação

FIRESHELTER52