31/12/2021

Período de Isolamento Reduzido para 7 dias

O período de isolamento para pessoas infetadas com Covid-19, que estejam assintomáticas, e para os contactos de alto risco vai passar de 10 para 7 dias, acaba de anunciar a Direção-Geral da Saúde (DGS).




Numa nota enviada às redações, a DGS diz que já informou o Ministério da Saúde desta nova medida.

«Esta decisão está alinhada com orientações de outros países e resulta de uma reflexão técnica e ponderada, face ao período de incubação da variante agora predominante, a Ómicron», explica a Direção-Geral da Saúde.

«A operacionalização desta decisão técnica, pela necessidade de atualização de normas e de reparametrização do sistema de informação, estará concluída o mais brevemente possível, no decurso da próxima semana», conclui o comunicado.


João Horta - FIRESHELTER52


30/12/2021

Reforço das Medidas de Controlo da pandemia para Ano Novo

As restrições para conter a pandemia de covid-19 no período de Ano Novo entraram em vigor às 00h00 desta quinta-feira, 30 de Dezembro, e vão manter-se até sábado, devido ao agravamento da situação epidemiológica e recente aumento de casos.


Para o período de Natal e Ano Novo (24 e 25, 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro):

*teste negativo obrigatório para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano;
*proibição de ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas na passagem de ano;
*proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

Para mais informação: https://covid19estamoson.gov.pt/reforco-medidas-controlo-pandemia-covid19/

João Horta - FIRESHELTER52

GNR - Regras Para Transporte de Crianças na Sua Viatura


 João Horta -FIRESHELTER52

27/12/2021

IGN Regista Sismo Frente ao Algarve - 3.5

O Instituto Geográfico Nacional registou e partilhou na sua página um sismo no mar frente ao algarve.

Localizado a SW do Cabo de São Vicente com a magnitude de 3,5 às 04:03 da madrugada do dia de hoje, 27 de Dezembro.

A uma profundidade relativamente baixa, (IGN refere 1km, IPMA refere 12KM´s e magnitude de 3,2 Richter), o sismo não foi sentido em terra ou registado algum tipo de estragos provocados pelo mesmo.

Fica aqui a imagem da página e em baixo o link para consulta:



http://www.ign.es/web/ign/portal/ultimos-terremotos/-/ultimos-terremotos/getDetails?evid=es2021zicvv&zona=1

João Horta - FIRESHELTER52

26/12/2021

Atenção ao que Queima na sua Lareira

Venho lembrar que não é apenas inadequado, mas altamente inseguro e perigoso queimar resíduos como caixas de embrulhos, enfeites, prendas em lareiras domésticas ou recuperadores de calor.



A maioria dos recuperadores são projetados para usar gás natural ou lenha seca a fim de criar um pequeno fogo decorativo que reforça a atmosfera.

Queimar objectos impróprios, tais como madeira serrada da construção civil ou paletes, bocados de vegetação ou mesmo de uma árvore podem criar um fogo muito grande e quente, que prejudicará a lareira e a chaminé, onde ainda repentinamente, se pode tornar um incêndio incontrolável.

Pouco se fala deste pormenor, mas muitos dos objectos impróprios queimados nas lareiras, ao formarem cinzas ou brasas podem ser arrastados pela ventilação da mesma e na saída para o exterior podem voltar a incendiar-se.

Devido a algumas propriedades de resistência que lhes foram aplicadas em tempo de vida, mantêm-se a arder e podem ficar alojados em telhados, beirais, varandas ou mesmo sótãos, colocando em risco a habitação em caso de propagação aos combustíveis adjacentes.

É comum ainda, dezenas de emergências médicas no pré-hospitalar com sintomas associados a distúrbios do mecanismo respiratório, ataxias e sinais de intoxicações.


Ao queimar tábuas, paletes, madeiras, pode acontecer a libertação de gases altamente tóxicos, que embora encaminhados para as chaminés saturam as atmosferas das casas de uma forma muito violenta e rápida.

Aconselho, muito cuidado com o uso do fogo, respeite as regras de segurança dos equipamentos que está a usar.

Se notar cheiros estranhos, calor em demasia, atmosferas saturadas de fumo ou gases, ventile o espaço sempre no sentido interno para o externo.

Se notar que um familiar que está à algum tempo ao lado de um braseiro se encontra, apático, diminuição da reação psicológica e motora, falta de força, movimentos fracos e descoordenados, ou ficou repentinamente com comportamentos bizarros, deve de desconfiar de intoxicação por monóxido de carbono, a vida dele está em perigo.

Ventile o espaço, peça ajuda através do 112.

Siga as minhas recomendações, estou cá deste lado para o ajudar e avisar de determinados riscos que pode estar sujeito nestas e outras situações.

Siga a minha página no facebook e no blog, alguma duvida entre em contacto através dos comentários do blog.

João Horta- Blogger

FIRESHELTER52

24/12/2021

2 Novos Meios do INEM no Algarve

O dispositivo de emergência médica nacional do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) será reforçado com nove novos meios, dois deles no Algarve, durante os próximos meses.


O objetivo passa por “acautelar e garantir uma resposta eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita”.

O INEM desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que se traduz no acréscimo de nove meios, a operar desde 15 de dezembro e até 30 de março de 2022, consoante as áreas geográficas e previsões de aumento de procura da população.

O plano tem em conta fatores como o aumento da incidência de algumas doenças, “com relevo para a atividade gripal e de outros agentes virais e bacterianos”, bem como a época de Natal e fim de ano, “que tradicionalmente é acompanhada de um aumento dos movimentos sazonais e numa maior afluência de população a determinadas regiões”.

No Algarve, os novos meios serão instalados nas delegações da Cruz Vermelha Portuguesa de Silves/Albufeira (Ferreiras) e de Faro/Loulé (Faro).


Foto: SAFEPLACE52/DR Arquivo 

João Horta - FIRESHELTER52

23/12/2021

Bombeiros Respondem a Acidente na EN125 - Calçadinha

As equipas de emergência responderam durante a manhã de hoje a um acidente de viação na EN125 na Zona da Calçadinha, Conceição de Tavira.


Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros fez um ferido leve que foi assistido e transportado ao Hospital de Faro.

A circulação auto fez de forma condicionada na passagem do local do acidente, mas devidamente segura pelas autoridades de transito.

Estiveram envolvidos no socorro desta operação uma equipa de uma ambulância de socorro e uma equipa e o veiculo de salvamento e desencarceramento dos Bombeiros de Tavira, apoiados por uma equipa de uma ambulância de socorro dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e a equipa de uma ambulância de transporte de doentes não urgentes da Cruz Vermelha de Tavira que no momento passavam pelo local. 

Foto de Arquivo - Blog SAFEPLACE52 DR

João Horta - FIRESHELTER52


Testagem Gratuita em Tavira

Entra em funcionamento, no dia 24 de dezembro, no Parque de Feiras e Exposições, o Centro de Testagem à COVID-19, cuja realização dos testes é da responsabilidade do Algarve Biomedical Center (ABC) em colaboração com o Município.

Os interessados podem, a partir de hoje, efetuar o seu agendamento através do site:https://abc.masterinsoft.com/...


João Horta - FIRESHELTER52

21/12/2021

Faz Hoje anos o Acidente no Aeroporto de Faro - 29

O voo Martinair MP495 foi um DC-10 da companhia aérea dos Países Baixos que se despenhou na pista 28 do Aeroporto de Faro, Portugal, em condições atmosféricas bastante severas, a 21 de Dezembro de 1992, às 07h33m UTC.
O avião transportava 327 passageiros e 13 tripulantes a bordo, principalmente turistas neerlandeses/holandeses.

Morreram 54 passageiros, 2 tripulantes e 106 pessoas ficaram gravemente feridas.

Depois de uma primeira tentativa de aterragem falhada, a tripulação executava os procedimentos de aterragem VOR/DME à pista 28 e quando já sobrevoava a pista, a poucos metros do chão, atravessou um túnel de vento com um fluxo vertical de cima para baixo, semelhante a um pequeno tornado invertido, provocado pela tempestade que se fazia sentir, que era acompanhada de chuva e ventos bastante fortes e nuvens baixas.

A visibilidade era quase nula.
A Torre informou a tripulação da ocorrência de tempestade próxima do aeroporto e da existência de água na pista.
O avião aterrou com uma velocidade vertical excessiva, que excedeu as configurações do fabricante.
A seguir à violenta aterragem, o trem principal de estibordo partiu-se e o tanque de combustível da asa direita explodiu. O DC-10 partiu-se em dois e acabaria por se imobilizar ficando a secção frontal de lado.
A causa do acidente foi atribuída às más condições atmosféricas e ao grande erro da tripulação que falhou ao interpretar as condições da pista e as condições na aproximação final.



João Horta - FIRESHELTER52

Novas Medidas Para a COVID - Natal2021

 





João Horta - FIRESHETER52

18/12/2021

Bombeiros Respondem a Incêndio em Associação de Cabanas de Tavira

Refere na página do Movimento solidário e Associação amigos unidos do Bairro Saal de cabanas a sua presidente que por volta das duas da madruga os Bombeiros se encontravam a combater um incêndio na área envolvente à sede da Associação.

Como se pode ver pelas fotos o incêndio decorreu no espaço exterior à Associação junto da sede num espaço coberto onde habitualmente são deixados no local bens de necessidade onde quem precisa os vai buscar.

A Associação e o respetivo movimento são um motor importante na ajuda de famílias onde através de coletas e doações mais todo o trabalho associativo promovem a entrega de bens e material de primeira necessidade estando na linha da frente da ajuda durante a fase mais critica da pandemia e não só.

A recuperação e a continuação do trabalho após esta situação será ainda com mais garra mais determinação e vontade, assim define a presidente do movimento.

Parar não é opção, o trabalho é importante e faz falta.

Apelo aqui para quem possa ajudar na recuperação, principalmente nesta quadra que o faça, ou entrando em contacto comigo, ou com a Associação.

João Horta - FIRESHELTER52

17/12/2021

Novos Procedimentos para Fazer uma Queima - Tavira

As queimas de sobrantes (uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração cortados e amontoados) carecem de registo na plataforma eletrónica QUEIMAS E QUEIMADAS, onde deixo o link de acesso direto:  (https://fogos.icnf.pt:8443/queimasqueimadas/login.asp)

Clique na imagem para aumentar

Após o registo obrigatório, o utilizador deverá fazer a comunicação prévia, que pode ser efetuada no próprio dia ou até 3 dias antes de realizar a sua queima.

A resposta é imediata e recebida através de mensagem de texto no telemóvel, e/ou por e-mail, que deverá ter consigo no local e momento em que realiza a queima.

O registo da queima é obrigatório e sem o mesmo o uso do fogo é proibido e incorre em auto de contraordenação, puníveis com coima, de € 140 a € 5000, no caso de pessoa singular, e de € 800 a € 60000, no caso de pessoas coletivas.

Em caso de dúvida contacte os Bombeiros de Tavira através do número 281322122


João Horta - FIRESHELTER52

INEM Lança Concurso de Fotografia

O 40.º aniversário do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) serve de mote para o Concurso de Fotografia que o Instituto promove habitualmente nesta quadra festiva.




“INEM | 40 anos de vida(s)” é o tema do Concurso de Fotografia que o INEM acaba de lançar, dirigido a todos os seus profissionais e colaboradores, parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e todos quantos queiram participar.

As fotografias a concurso devem obedecer ao tema, “INEM | 40 anos de vida(s)” e deverão ser enviadas por correio eletrónico para comunicacao@inem.pt, até às 23h59m do dia 30 de dezembro de 2021.

As fotografias e o seu envio devem cumprir uma série de critérios definidos pelo INEM em regulamento, entre eles:

  • O título do e-mail de participação deverá ser “INEM | 40 anos de vida(s)” e no corpo do e-mail deverá constar o nome, o contacto telefónico e o endereço de email do(a) autor(a).
  • Os ficheiros devem ser nomeados com o primeiro e último nome do participante (exemplo: anaferreira.jpg, anaferreira2.jpg).
  • Cada participante pode concorrer com até cinco fotografias originais e sobre as quais detenha os respetivos direitos de autor, bem como autorização de utilização e publicação de todos os intervenientes.
  • Os participantes poderão recorrer a programas de edição de imagem, mas não serão aceites montagens/compilações/colagens ou assinaturas.
As fotografias elegíveis serão partilhadas no Facebook do INEM no início de 2022 e estarão em votação até ao dia 13 de janeiro.

https://www.inem.pt/2021/12/16/inem-quer-contar-40-anos-de-vidas-em-fotografias/

João Horta - FIRESHELTER52

Diferença entre Frio e Sensação Térmica

 Inacreditavelmente hoje os termómetros marcam uma máxima de 15 graus, no entanto, não se consegue andar na rua com o frio que se faz sentir... Como e porque se dá esta situação?


Em dias frios, é comum ouvirmos falar que a temperatura está baixa e que a sensação térmica é de uma temperatura ainda menor. O que é sensação térmica? Como ela é calculada?

Nos termómetros, a temperatura marcada depende apenas da medição feita no ar.

A sensação térmica, por outro lado, é a temperatura que realmente sentimos, tendo seu valor influenciado principalmente pela velocidade do vento, mas também pela humidade e densidade do ar, entre outros fatores climáticos.

Geralmente os valores de sensação térmica são tabelados para velocidades comuns do vento, porém, existe uma fórmula empírica para calcular esses valores.

Onde T é a temperatura em graus Celsius e v é a velocidade do vento em quilómetros por hora.

Assim, em um local onde a temperatura é 5 °C e o vento sopra a 40 km/h a sensação térmica é de aproximadamente -9,5 °C.

A tabela traz o valor de sensação térmica correspondente a algumas temperaturas em relação à velocidade do vento.

A resposta para os dias mais frios que se vão fazer sentir ...

João Horta - FIRESHELTER52

Embarcação salva-vidas totalmente construída na Arsenal do Alfeite entregue à Marinha

A Arsenal do Alfeite, SA entregou à Marinha esta quinta-feira, 16 de dezembro, uma embarcação salva-vidas, totalmente construída naquele estaleiro, com vista ao reforço do dispositivo do salvamento em Portugal.


O ato protocolar ocorreu em cerimónia realizada nas instalações da Arsenal do Alfeite, SA, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante António Mendes Calado, com o Presidente do Conselho de Administração da Arsenal do Alfeite SA, Dr. José Luís Serra, o Presidente do Conselho de Administração da IdD Portugal Defence, Dr. Mário Capitão Ferreira, entre outras entidades.

A construção desta embarcação, de 15 metros de comprimento e 4,30 metros de boca, envolveu recursos da indústria nacional, assim como todo o projeto foi desenvolvido pela engenharia do estaleiro.
Das principais características inerentes a este projeto, destacam-se que a embarcação é autoendireitante, opera com uma autonomia mínima de 150 milhas náuticas, a uma velocidade máxima contínua de 28 nós e à velocidade de cruzeiro de 15 nós e tem capacidade para albergar 12 pessoas para além da guarnição.
Esta embarcação salva-vidas, será agora submetida a uma série de testes, a uma fase de treino, sendo posteriormente cedida em reforço dos meios da Direção-Geral da Autoridade Marítima, no âmbito da sua missão de salvamento, vigilância e reconhecimento em condições de mar tempestuoso e em zonas de rebentação

João Horta - FIRESHELTER52

Chuva Chega Em Força Pelo Natal

A chuva chega em força na semana do natal, deveremos passar por um período de tempo revolto até, pelo menos, ao início de Janeiro.


João Horta - FIRESHELTER52

16/12/2021

O que Fazer em Caso de Emergência

O Número Europeu de Emergência – 112 é atendido em primeira linha por uma Central de Emergência, que encaminha para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito. 


Após receber a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento.

O que fazer?

Informe, de forma simples e clara:
  1. A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência. Esta localização é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível;
  2. O número de telefone do qual está a ligar;
  3. O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  4. O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
  5. As queixas principais e as alterações que observa.
Só assim é possível o INEM enviar os meios de socorro adequados à condição clínica das vítimas, ajuda que pode passar pelo acionamento de Ambulâncias de Emergência ou Socorro, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Motociclos de Emergência Médica, Helicópteros de Emergência Médica, entre outros.

O que não fazer?

Nunca desligar a chamada de emergência até que lhe digam que o pode fazer;
Não fazer chamadas falsas para o 112. Use este número apenas em caso de emergência.

Para ajudar, basta manter a calma e responder às questões colocadas pelos operadores, seguindo todas as indicações.

João Horta - FIRESHELTER52

15/12/2021

Super Barco e Camião Apreendidos na Ria Formosa

Os militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR detetaram, esta terça-feira, "um veículo pesado junto à Ria Formosa, na zona de Olhão". A "situação suspeita e o material apreendido" indiciam "a prática de ilícitos criminais", revela a autoridade. Uma pessoa foi identificada no decurso desta ação de vigilância.



Com recurso ao Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), que deteta, localiza, e identifica "ameaças no mar territorial, orla costeira e fronteira externa marítima da União Europeia", foram ontem detetados "movimentos suspeitos junto à Ria Formosa, na zona de Olhão", que resultaram na apreensão de uma embarcação de alta velocidade e não só.

Também apreendido foi "um veículo pesado". Durante a ação de fiscalização verificou-se que esse veículo "transportava uma embarcação de alta velocidade, sem registo, equipada com quatro motores de elevada potência e diversos equipamentos de navegação (que permitem a navegação em alto mar)".

"A situação suspeita e o material apreendido indicia a prática de ilícitos criminais, atendendo às características do mesmo, nomeadamente o facto da embarcação não se encontrar documentada, sem registo (proprietário e matrícula) e com adulteração dos carateres identificativos dos motores", admite a UCC.

Um indivíduo foi identificado e elaborado o auto de notícia, tendo os factos sido remetidos ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca de Faro.

Noticia do nosso parceiro de comunicação: POSTAL DO ALGARVE

João Horta - FIRESHELTER52

Previsão de Forte Agravamento do Estado do Tempo

Natal e fim de ano com tempestades em Portugal? Tudo indica que sim!


As atuais previsões meteorológicas dão conta de um forte agravamento do estado do tempo em Portugal a partir de dia 19 (Domingo) e durante toda a semana natalícia.

Os modelos meteorológicos apontam para um afastamento do anticiclone para Norte, o que permitirá a chegada de várias tempestades (depressões) vindas de Oeste/Sudoeste.

As previsões apontam para chuva em abundância durante a próxima semana conjugada com ventos fortes sem uma acentuada descida das temperaturas.

SITUAÇÃO A ACOMPANHAR

Página: André do Tempo


João Horta - FIRESHELTER52

09/12/2021

Parafuso fez descarrilar comboio em Marim - Olhão

O descarrilamento de um comboio regional na segunda-feira entre Olhão e a Fuseta, no Algarve, sem provocar feridos, terá sido alegadamente provocado por um parafuso colocado sobre o carril, disse esta quinta-feira à Lusa uma fonte policial.


Uma fonte da PJ de Faro acrescentou que estão a ser investigadas as circunstâncias do descarrilamento.

O comboio, que “descarrilou em plena via”, imobilizou-se “cerca de 200 metros depois do local de início do descarrilamento”, segundo um comunicado disponível no site do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Segundo a mesma nota, “na sequência da receção da notificação do gestor da infraestrutura poucos minutos depois da ocorrência, o GPIAAF mobilizou imediatamente o investigador de prevenção para o local do descarrilamento, conforme os procedimentos deste gabinete”.

No entanto, após ter reunido a informação necessária, o GPIAAF “decidiu não haver lugar à abertura de investigação no quadro das suas competências legais, por se ter constatado que o descarrilamento resultou diretamente de intervenção externa ao sistema ferroviário”, prossegue a nota.

Segundo o GPIAAF, o assunto foi “entregue às autoridades judiciárias competentes”.

O descarrilamento obrigou à interrupção da circulação ferroviária na Linha do Algarve, entre Olhão e a Fuseta, entre as 15:27 de segunda-feira e as 08:22 de terça-feira, segundo adiantou na altura a Infraestruturas de Portugal (IP).

O comboio fazia a ligação entre Faro e Vila Real de Santo António, tendo sido registados “apenas danos materiais”, de acordo com a IP.

Foto e noticia do nosso parceiro on line: POSTAL DO ALGARVE

João Horta - FIRESHELTER52

Sismo de 3.9 a SW do Cabo São Vicente

O Instituto Geográfico Nacional registou e partilhou na sua página um evento sísmico no mar a Sudoeste de Sagres.



O evento ficou registado com uma magnitude de 3,9 e ocorreu hoje dia 9/12 às 07:02 da manhã a 32km´s de profundidade.

Não há registo que o evento tenha sido sentido ou que tenha provocado estragos.

Pode consultar a informação na página do IGN (é o mesmo serviço que o IPMA, mas em Espanha, é uma página do estado).


João Horta - FIRESHELTER52

Tavira com 4 Grandes Presépios para Visitar este Natal

Se visitar Tavira, ou morar nesta linda terra saiba que pode visitar 4 grandes e bonitos presépios de Natal.

Pode visitar o presépio no quartel dos Bombeiros de Tavira, é o maior em termos de extensão e com maior área horizontal.

Está aberto para visitas desde as 10 da manhã até ao final da noite, é gratuito está coberto de medidas que apoiam a segurança e etiqueta no que concerne às medidas de auto proteção para a pandemia, com corredor de circulação, disponibilidade de alcoolgel e vigilância permanente.

Pode visitar também o presépio do Corpo Nacional de Escutas, está patente na Igreja das Ondas em Tavira.

Pode visitar o presépio gigante que está debaixo das arcadas da câmara Municipal de Tavira, junto à arvore de Natal.

Pode visitar um novo mas muito bonito presépio na praça da Ribeira, antigo mercado de Tavira, o qual deixo aqui a fotografia.

Pode visitar ainda o presépio que está patente em Cachopo, e também um majestoso presépio no quartel dos Bombeiros de São Brás de Alportel.

Apelo para que nas visitas e confraternização nos espaços públicos a comunidade respeite as recomendações para controle da pandemia e a etiqueta respiratória. 

Alguma duvida ou algum presépio exposto que mereça a melhor atenção e visita deixe nos comentários que também partilharei aqui.

João Horta - FIRESHELTER52

07/12/2021

Registado Sismo de 5,2 Frente à Costa Portuguesa

O Instituto Geográfico Nacional registou e informou um evento sísmico de 5,2 frente à costa Portuguesa hoje dia 7/12/2021.



Segundo o IGM o sismo ocorreu frente à costa Portuguesa a 57 km´s de profundidade com a magnitude de 5.2 às 16 horas e 06 minutos de hoje.

Segundo o IGM não há relatos que o sismo tenha sido sentido ou que tenha provocado estragos.

O IPMA regista o evento na mesma localização, mas a 44 km´s de profundidade com uma magnitude de 4.4


O jornal huelvainformacion informa que o sismo foi classificado como de alta magnitude pelo Instituto Nacional Geográfico.

A profundidade do epicentro e estar no meio do oceano a 1.053 quilômetros de distância da costa Portuguesa mitigou o impacto na península.



João Horta - FIRESHELTER52

Presépio Bombeiros de Tavira 2021

 Foi esta tarde inaugurado o presépio dos Bombeiros de Tavira.


O presépio está patente para visita ao publico desde a tarde de hoje e até ao próximo dia de reis.


João Horta - FIRESHELTER52

06/12/2021

Fotos do Comboio Descarrilado - Marim Olhão

 Partilho algumas fotos que coligi no facebook do incidente com o comboio na tarde de hoje na zona de Olhão.




Fotos coligidas em: https://www.facebook.com/MSEM74

João Horta - FIRESHELTER52

Comboio Descarrilou em Marim Olhão

 Regista-se o descarrilamento de um comboio na linha do algarve em Marim- Olhão.

Segundo informações nos órgãos de comunicação, o meio ferroviário transportava cerca de 30 passageiros e felizmente não houve feridos a registar.

No local estão as autoridades e as equipas técnicas.

Segundo a página da ANEPC a ocorrência registou-se às 15:32 e no momento desta publicação estão no local 18 operacionais com 8 meios.

Foto do descarrilamento coligida no jornal Correio da Manhã

João Horta - FIRESHELTER52

05/12/2021

IPMA Emite Comunicado Sobre Depressão

 

Pode aceder ao comunicado na página do IPMA: https://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

João Horta - FIRESHELTER52


Tavira Regista 4 Mortes por covid em 3 dias

Segundo os mapas da situação epidemiológica do COVID19 no concelho de Tavira publicados pelo município na sua página da internet reparamos que no dia 2 de Dezembro a situação de óbitos era um registo de 30.



No seguimento da observação no dia seguinte, 3 de Dezembro registam-se 2 óbitos, no dia 4 regista-se 1 óbito e no dia 5 regista-se 1óbito, totalizando assim desde dia 34 óbitos.

Primeiramente tal como referido na página do município endereça o blog os sentidos sentimentos às famílias enlutadas.

Secundariamente, apela-se à comunidade uma maior atenção as medidas de prevenção para que todos nós possamos ter um natal diferente, seguro e calmo na companhia de quem mais gostamos.

João Horta - FIRESHELTER52

04/12/2021

A segurança da sua casa passa pela sua chaminé

Sempre que se acende uma lareira, os gases e fumos extraídos acumulam-se nas paredes e formam uma substância altamente inflamável – creosoto.

Com a passagem do tempo e a constante utilização aliada à falta de limpeza, o ambiente perfeito para a ocorrência de um incêndio é criado.






Aconselha-se, pois, a adoção de uma atitude de prevenção, fazendo manutenção periódica que permita a limpeza da referida substância, assim como a de outros detritos que se possam acumular nas chaminés.

A periodicidade aconselhada é de 2 em 2 anos para chaminés de lareiras e de 5 em 5 para chaminés de cozinhas, sendo a intervenção realizada por empresas especializadas.


Após o serviço, deverá ser passada uma declaração de limpeza que, em caso de sinistro, poderá vir a servir de garantia e ilibar de responsabilidades os proprietários.

Com a manutenção em dia, se houver a fatalidade de um incêndio grave no prédio ou frações contíguas, é mais fácil isentar de responsabilidade civil o condomínio ou condómino, nos termos do Código Civil, e atribuir às seguradoras o pagamento dos danos.

A legislação aplicável nestes casos é a do Regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios.

Conselhos
  • Se for um acérrimo utilizador da sua lareira da sala, deverá limpá-la ao fim de cada duas toneladas de lenha consumida
  • No que diz respeito às chaminés da cozinha, dependendo da existência ou não de exaustor e também da intensidade da utilização, podem precisar de limpeza mais frequente;
  • Para obter a máxima eficácia na extração de fumo e evitar a entrada de vento, poeiras e outros obstáculos à ventilação, devem ser montadas girândolas na saída das chaminés;
  • Fale com os seus vizinhos, alerte-os para os problemas que possam advir da desvalorização da questão e tente agilizar o processo, juntando a limpeza de todas as chaminés do edifício. 

Desta forma, poderá obter um orçamento mais acessível a todos os condóminos;
Não se esqueça de pedir diversos orçamentos, para que possa comparar valores e serviços;

João Horta - FIRESHELTER52

03/12/2021

As Emergências Fluviais dos últimos anos em Tavira

Fica marcado na memória a noite de 3 de Dezembro de 1989 onde uma impetuosa parede de água e lama desceram o Séqua levando tudo pela frente...

No entanto, outras situações de emergência na ribeira da Asseca e rio Gilão tem colocado vidas, bens e estruturas em perigo.

Felizmente, desde 1989 que não se vive uma situação tão difícil quanto a grande cheia, mas anualmente os serviços de proteção e socorro tem dezenas de intervenções de proteção e resgate nos locais que ladeiam os principais cursos de água.

Fiz uma pequena compilação de algumas fotos que retratam bem a atividade do município e dos seus Bombeiros Municipais na resposta musculada às intervenções que tem ocorrido, e, se calhar até mesmo passado ao lado de muitos Tavirenses...

As fotos das ações que se seguiram à fatídica noite de 3-12-89 já foram aqui publicadas e partilhadas vezes sem conta.

Vou deixar-vos com outras tantas dos anos de 2009 2010 e 2011

2009


 Resgate de 2 pessoas que ficaram bloqueadas na estrada da Assêca após subida repentina do caudal da ribeira. Ficaram numa situação aflitiva dentro do veiculo até à chegada da equipa dos Bombeiros Municipais que os resgatou para dentro do veiculo de Bombeiros e retirou os bens de dentro do automóvel.





Ponte de São Domingos na Assêca, temporal destruiu acesso, um veiculo ligeiro de passageiros caiu dentro do buraco, todos os ocupantes resgatados com sucesso. A ponte viria a sofrer obras de reparação de imediato.

Vaca que veio numa cheia, foi recolhida pelos Bombeiros Municipais de Tavira nas 4 Águas, já cadáver.

2010

 Toneladas de canas provenientes das ribeiras desceram o Séqua vindo a ficar bloqueadas na Ponte das Forças Armadas. A pressão efetuada sobre os pilares da ponte puseram em risco a sua estabilidade. Durante vários dias os Bombeiros Municipais juntamente com o Município conseguiram retirar as canas

 Moinhos da Rocha, enxurrada vindo do lado de Santa Catarina




Inundações nas artérias ribeirinhas da Cidade, Rua 1º Maio completamente tapada de água, bloqueada à circulação, Rua Almirante Reis junto ao Ginásio onde vários veiculos ficaram presos com pessoas no interior e na zona mais perto do rio onde este tinha uma corrente com grande intensidade.
2011


 Milhares de canas provenientes das ribeiras na serra vieram com a enxurrada ficando presas na Ponte de São Domingos, a situação obrigou à intervenção de maquinaria pesada do município para a remoção e transporte.




Baixa da cidade completamente submersa de água numa madrugada de Outubro, todas as ruas ficaram intransitáveis, não houve vitimas a registar...

Estas são apenas algumas das centenas de ocorrências relacionadas com cheias rápidas em meio urbano que aconteceram nos últimos anos na zona de Tavira.
Centenas de outras ocorrências ficam aqui por registar, no entanto é importante referir que a prevenção destes fenómenos é uma constante preocupação das entidades de segurança proteção e socorro.

João Horta - FIRESHELTER52