30/05/2010
Senhores autarcas e responsáveis da protecção civil... Um exemplo a seguir!
Em todo o país, desde o dia 20, morreu quase uma dezena de pessoas no mar.
E mais uma vez se levantou a questão da falta de segurança das praias fora da época balnear.
Matosinhos é o único concelho do país com um sistema de salvamento todo o ano nas praias.
O funcionamento do serviço custa cerca de três mil euros por mês ao Município.
Os oito nadadores-salvadores (inicialmente eram seis) vigiam seis quilómetros de costa fora da época balnear e centram-se nas praias não concessionadas quando abre a época.
Percorrem os areais numa carrinha pick-up e em duas moto-quatro.
A moto de água vai para o mar no dia 15.
Dentro de dias, vão também ser instaladas torres de vigia nas praias do concelho e será afixado um número verde de emergência.
A central, na dependência do Gabinete de Protecção Civil da Câmara, reencaminhará as chamadas para o serviço mais adequado.
"É uma forma de integrar todos os sistemas de socorro num único local, o que facilita a coordenação", explicou Salgado Rosa.
Fonte: bombeiros.pt
FIRESHELTER52
29/05/2010
Bombeiros de Santarém Não Iniciam DECIF a 1 de Junho em Protesto
Os corpos de bombeiros do distrito de Santarém decidiram não iniciar a participação no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF 2010) no próximo dia 1 de Junho, em protesto pela forma como foi adiado o seu arranque.
Numa moção aprovada na segunda-feira em reunião com os corpos de bombeiros do distrito, a federação considera “uma afronta” a forma como a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) informou os comandantes das corporações - por SMS e dois dias antes da data prevista para o início do DECIF, 15 de Maio - e condena os motivos “esfarrapados” invocados para a decisão.
O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém, Adelino Gomes, remete as explicações sobre esta tomada de decisão, e suas consequências, para uma conferência de imprensa a realizar na segunda-feira de manhã no quartel dos Bombeiros Voluntários de Santarém.
A moção “repudia veementemente” a decisão da ANPC, acusando esta entidade de ter “montado uma farsa” quanto aos motivos “esfarrapados” invocados para o adiamento do DECIF de 15 de Maio para 1 de Junho, “sem aviso prévio e em tempo oportuno”.
A federação considera que as condições atmosféricas “foram bem diferentes daquelas que foram invocadas quer pela ANPC quer pelo senhor secretário de Estado da Protecção Civil”, sublinhando que o próprio sítio da Autoridade Nacional de Protecção Civil menciona que o DECIF se encontra no nível de alerta “azul” desde 15 de Maio.
A moção afirma ser “lamentável” que os comandantes das corporações tenham sido informados da alteração, via SMS, dois dias antes da data do seu início, “sem que houvesse por parte da ANPC a preocupação de saber se existiam ou não compromissos das associações/corpos de bombeiros com os bombeiros que iriam participar no dispositivo e já com escalas afixadas”, muitos deles com as férias marcadas para poderem estar disponíveis.
“Nestas condições de desrespeito e ausência das mais elementares regras de convivência democrática e espírito de colaboração, a Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém e os corpos de bombeiros esperam ainda que a ANPC e o senhor Secretário de Estado da Protecção Civil publicamente se dirijam aos Bombeiros Portugueses e se retratem”, conclui a moção.
Em reacção, a ANPC sublinha que, em 10 de Maio, as previsões meteorológicas indicavam a continuação de chuva “e mesmo alguma queda de neve na Serra da Estrela”, o que veio a acontecer de 13 para 14 de Maio.
Em resposta à agência Lusa e sem tecer comentários à tomada de posição da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém, a ANPC adianta que “não é por estar calor que há incêndios”, pois “a floresta só arde se lhe puserem fogo”, e que o DECIF “tem meios permanentes (o ano inteiro)”, que são accionados “sempre que necessário”.
Lembra ainda que o mês de Maio se destina “prioritariamente a acções de planeamento, formação e aprontamento do DECIF” e que “nas fases Bravo e Echo os meios serão activados e desactivados de acordo com a avaliação diária do perigo de risco de incêndio efectuada no Comando Nacional de Operações de Socorro (da ANPC)”.
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27/05/2010
Liga de Bombeiros e autarquias receiam fim de corporações profissionais por falta de apoio do Governo
A Liga de Bombeiros Portugueses alertou hoje para o risco de fecho das corporações profissionais por falta de financiamento e investimento do Governo, um receio que é partilhado também pelas autarquias.
As autarquias com corpos de bombeiros sapadores e Municipais admitem que pode estar em causa o futuro das companhias profissionais.
"Nós consideramos incompreensível que esteja a ser criado um conjunto de valências nos GIPS [Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR] que, na prática, constitui uma sobreposição da missão dos corpos de bombeiros já existentes no país", disse em Setúbal Duarte Caldeira, num encontro com autarquias que possuem estruturas profissionais.
"Temos muitas dúvidas sobre a validade e a justificação para que - tendo Portugal mais de 400 corpos de bombeiros, dos quais 27 profissionais - seja necessário investir tanto dinheiro numa força de segurança, que tem dificuldades no seu dispositivo territorial, para duplicar funções que já estão ancestralmente atribuídas aos corpos de bombeiros".
O presidente da LBP falava aos jornalistas no final de um encontro em Setúbal de municípios detentores de corpos de bombeiros profissionais, em que foi reafirmada uma reivindicação antiga das autarquias: a comparticipação do governo no financiamento das companhias de bombeiros profissionais.
"Não se coloca a questão da necessidade de aumentar as verbas envolvidas: o que é necessário é racionalizar", esclareceu Duarte Caldeira, advertindo que o investimento público feito nos GIPS "quase que antevê a eliminação de todos os corpos de bombeiros (profissionais e voluntários) e a sua substituição por uma força de segurança".
As autarquias com corpos de bombeiros sapadores, municipais ou profissionais, também estão descontentes e admitem que pode estar em causa o futuro das companhias profissionais, reconheceu o vereador da Protecção Civil da Câmara de Gaia, Mário Fontemanha.
"Acho que pode estar em risco a continuidade dos bombeiros sapadores, profissionais e municipais", disse Mário Fontemanha, defendendo a necessidade de se encontrar um "novo modelo de financiamento", comparticipado pela administração central.
"Quando, em 2008, rebentou a crise do 'subprime', as autarquias foram as primeiras sofrer, porque o governo baixou as taxas do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), do IMT (Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis) e das derramas", disse o autarca, lembrando que o Orçamento de Estado para 2010 também prevê mais uma redução de 100 milhões de euros nas transferências para os municípios.
O vereador da Proteção Civil da Câmara de Gaia afirmou ainda que "o Estado tem obrigação de financiar a segurança das pessoas" e considerou que "não faz nenhum sentido que os municípios com bombeiros profissionais não possam ser subsidiados, ao contrário do que acontece com outros municípios que não têm bombeiros profissionais".
FIRESHELTER52
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Acidente na Serra Algarvia
Um acidente vitimou mortalmente uma pessoa e feriu com gravidade outra...
Uma carrinha caiu por um barranco com mais de 20 metros, ficando posteriormente capotada.
O acidente ocorreu na zona das Fornanzinhas concelho de Castro Marim, mas localizando-se o local perto da zona de Alcoutim.
O alerta do acidente foi dado por um familiar.
No local estiveram os bombeiros de Vila Real de stº António e INEM.
FIRESHELTER52
26/05/2010
Vigilância das praias
Uma coisa faz-me uma certa confusão...
Uma empresa que vende serviços balneares, ao mesmo tempo que cuida e mantém a higienização das praias, paga os impostos, taxas de utilização, e ainda os salários aos seus colaboradores, é também responsável pelo socorro e assistência a náufragos dentro e “fora”da sua área concessionada.
Neste momento, alvo especulativo associado ao elevado número de mortes verificados nos últimos dias por todo o território nacional.
Será que antecipando a abertura da época balnear é a forma de evitar estas e outras situações existentes?
No ano em que Fevereiro obter temperaturas altas e o povo acorrer á praia abre-se a época?
Ou será que as autarquias e o estado Português que são os verdadeiros beneficiados com o turismo veranil, descoram a protecção de pessoas e bens auferindo apenas os lucros das receitas de impostos e outras taxas cobradas aos que trabalham e consomem o "verão" e acabam por fazer o serviço de socorro e protecção por eles?
Quanto custa um vencimento de dois nadadores salvadores?
Quanto custa um vencimento de um vigia de praia?
Quanto custa a aquisição das fardas e equipamentos de salvamento aquático?
Tudo isto suportado pela empresa que concessiona a área...
Afinal qual o papel do estado em termos de protecção nas praias?
No verão descarta para as empresas concessionárias, no inverno morrem as dezenas por todo o pais, e espera-se horas que os meios de socorro estatuais se desloquem e cheguem aos locais dos incidentes, na maioria para recuperação de cadáveres...
Se seguirmos a lógica deste serviço, qualquer dia uma pessoa que caia e parta uma perna numa esplanada de um café, será socorrida pelos empregados do mesmo ou então só será socorrida pelos meios do estado quando o café estiver encerrado, neste caso tarde e a más horas!
Porque se desvaloriza tanto o socorro de um serviço nacional que ainda vai trazendo alguns lucros e emprego?
Não se entende...
FIRESHELTER52
Acidente de trabalho faz ferido grave em Vila Real de Santo António
Um operário de 60 anos caiu hoje de um andaime de cerca de cinco metros de altura em Vila Real de Santo António, Algarve, estando em estado crítico no Hospital Central de Faro, disse fonte oficial.
Segundo fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a vítima caiu enquanto trabalhava numa construção de um hotel e sofreu "vários traumatismos".
De acordo com a mesma fonte suspeita-se de "um traumatismo na coluna vertebral", tendo a vítima sido transportada por um helicóptero do INEM para o Hospital de Faro.
O acidente de trabalho foi registado cerca das 14:00.
FIRESHELTER52
25/05/2010
Céu nublado e chuviscos mantêm-se até quinta feira
Chuviscos no sul e trovoada no norte e centro do país é a previsão do tempo para hoje do Instituto de Meteorologia, segundo o qual só na sexta-feira o céu vai voltar a estar limpo e as temperaturas vão subir ligeiramente.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 22 graus para Lisboa e Faro e 20 para o Porto.
De acordo com as previsões dos metereologistas, as temperaturas vão manter-se constantes até sexta feira, dia em que se prevê um ligeiro aumento.
Já no domingo, o Instituto de Meteorologia prevê um aumento significativo: com uma subida de 22 para 27 graus.
De acordo com o site, nas regiões norte e centro, o céu vai estar hoje muito nublado, apresentando abertas a partir do final da manhã.
Os meteorologistas prevêm "períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada, em especial na região Norte".
Já na região sul, o céu vai estar em geral muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da manhã.
Chuva fraca ou chuvisco, em especial no Alto Alentejo e no litoral oeste até ao final da manhã.
Na quarta e quinta feira, o céu vai continuar muito nublado, estando previstos períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos.
Fonte:Barlavento
23/05/2010
ECIN2010 Previsto novo adiamento
Tecla-se já á alguns dias na Internet sobre a informação de uma fonte muita proxima da ANPC de alguem que tende a "brincar" um pouco mais com o Dispositivo Especial de Combate a Incendios Florestais 2010 (DECIF 10).
Segundo se consegue apurar, a Autoridade Nacional de Protecção Civil, prepara-se para fazer um novo corte nas Equipas de Combate a Incendios (ECIN), sendo que o mesmo nao se ira proceder na totalidade, mas apenas em alguns corpos de bombeiros, depois de avaliados os respectivos graus de risco em cada Concelho.
Aguardam-se assim, novidades para breve...
Fonte:BPS
FIRESHELTER52
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"A22 Via do Infante" com portagens até ao final de 2010
Todas as Scut terão taxas
O Governo está a criar todas as condições para introduzir até ao final do ano portagens nas restantes quatro auto-estradas sem custos para os utilizadores (Scut Interior Norte, beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve).
A decisão visa eliminar os elevados encargos para o Estado, da ordem dos 700 milhões de euros anuais.
A primeira deste segundo lote de Scut poderá ser da Beira Litoral-Beira Alta, uma vez que a minuta de alteração ao contrato já foi aprovada em Conselho de Ministros.
Para já, a partir do dia 1 de Julho a circulação passa a ser paga nas concessões anunciadas em 2006 pelo então ministro Mário Lino, ou seja, Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral.
O Governo está entretanto a ultimar as condições técnicas para a cobrança, que passam pela publicação de duas portarias.
Trata-se, por exemplo, de criar condições para a existência de um sistema de pré-pagamento, dado que o Estado não pode exigir aos cidadãos que tenham uma conta bancária (uma condição para a adesão à Via Verde).
Quanto às condições administrativas/legais, ou seja, as alterações às minutas dos contratos assinados entre o Estado e as concessionárias, o Conselho de Ministros já aprovou as alterações à Scut da Beira Litoral-Beira Alta, para além das três já anunciadas.
Nas restantes, a 'introdução de portagens será gradual, à medida que estiverem criadas as condições para a sua cobrança', de acordo com o Ministério das Obras Públicas, que tem em conta, nomeadamente, o PIB per capita e as alternativas/tempos de percurso.
O primeiro passo para a cobrança de portagens nas outras quatro Scut para além da manifestação de intenções – que remonta a 2003, a Carmona Rodrigues – foi dado no Orçamento do Estado para 2010.
'O Governo pode introduzir novas taxas de portagem em outras auto--estradas em regime Scut desde que verificados os critérios utilizados para a sua introdução."
Fonte: CM
FIRESHELTER52
20/05/2010
Braga: Câmara e oposição divididas quanto à necessidade de novos bombeiros
A Câmara de Braga e a Coligação Juntos por Braga divergiram hoje de opinião sobre a contratação de 20 novos bombeiros, com o PS a dizer que “são suficientes” e a oposição a considerar que “não chegam”.
Para o vereador, Ricardo Rio, líder da Coligação PSD/CDS/PPM “não há qualquer tipo de estratégia” na contratação, hoje anunciada, dos novos bombeiros sapadores em Braga: “face às necessidades do concelho, 20 novos sapadores não chegam”, afirmou.
O tema esteve em debate na reunião do Executivo camarário, durante a qual foi anunciado oficialmente o reforço de 20 novos recrutas para os Bombeiros Sapadores Municipais.
Na conferência de imprensa que se seguiu, Ricardo Rio frisou que dos 20 recrutas a formar, cinco vão substituir outros tantos bombeiros que se reformaram, pelo que restarão apenas 15.
Para o autarca social democrata, os 20 bombeiros agora recrutados não chegam para repor os que saíram nos últimos anos, o que faz com que Braga “continue a ter menos bombeiros do que outros concelhos de dimensão semelhante em todo o país”.
“Braga continuou a crescer nos últimos dez anos em termos de dimensão, população e áreas urbanas cobe rtas pelo que precisa de mais bombeiros”, defendeu.
Ricardo Rio frisou que há ainda outros problemas nos bombeiros municipais que continuam por resolve, nomeadamente “o novo quartel que é preciso construir”, dado que o atual não tem boas condições.
Contrariando a oposição, o presidente da Câmara, Mesquita Machado, do PS; disse aos jornalistas que a admissão a estágio de 20 bombeiros municipais “é bastante face às necessidades dos sapadores de Braga”.
“Este número cobre as necessidades até porque para os contratar é preciso uma escola de formação e um curso que vai durar um ano”, contrapôs.
Disse que os Bombeiros Sapadores até podiam admitir mais «soldados das paz», mas frisou que face aos cortes orçamentais e às dificuldades da economia “é preciso apertar o cinto e a Câmara não foge às diretivas nacionais”.
No que respeita à necessidade de um novo quartel, Mesquita Machado considera que as atuais instalações dos bombeiros municipais são suficientes, mas não descarta a construção de um novo quartel, através de uma candidatura ao QREN - Auadro Comunitário de Apoio.
Fonte: Correio do Minho
FIRESHELTER52
20 turistas intoxicados
A semana deveria ser de descanso para um grupo de cem turistas seniores que passavam férias em Quarteira, mas acabou por ficar marcada por fortes dores de barriga, acompanhadas de vómitos e diarreias para 20 deles.
Os turistas, alojados no Hotel Atismar, sofreram gastroenterites, ao que tudo indica provocadas por uma intoxicação alimentar.
Foram assistidos pelo INEM, anteontem à noite, e doze tiveram mesmo de receber tratamento hospitalar.
Segundo fonte do INEM, as vítimas, com idades entre os 68 e 85 anos, queixavam-se de "tonturas e vómitos".
Os turistas integram um grupo de Lisboa e Leiria e fazem parte de um programa do INATEL.
Um dos afectados relatou ao CM que "a má disposição começou depois de um jantar de bacalhau com natas, na segunda-feira".
O turista assegura que não consumiu "mais nada fora do hotel, além de um café".
O gerente do hotel confirmou os casos mas não atribui directamente as culpas à comida.
"Não podemos tirar conclusões porque algumas pessoas já vinham com sintomas", alega Carlos Costa.
A delegada de Saúde de Loulé recolheu amostras de alimentos para análise.
FIRESHELTER52
Circuito urbano anima margens do rio Gilão
O pelotão nacional regressa ao Algarve este fim-de-semana.
Amanhã, participa no 1.º Challenge Tavira/Circuito Urbano, de 60 quilómetros (20 voltas), com início às 19 horas.
Esta primeira edição contará somente com as cinco formações profissionais, que proporcionarão aos tavirenses um fim de tarde de grande espetáculo, pois a corrida irá desenrolar-se nas margens do rio Gilão, percorrendo as principais artérias da cidade.
No sábado, às 15 horas, corre-se a 20.ª edição do Circuito Alpendre, 5.ª e última prova da Taça de Portugal, que pode consagrar Cândido Barbosa como vencedor.
A corrida terá uma extensão de 148,5 km e ligará o Restaurante Alpendre a Vila Nova de Cacela, num traçado bastante seletivo, com chegada prevista para as 18.30.
Finalmente, no domingo (elites e Sub-23), o pelotão disputa a 5.ª clássica do Sotavento, para percorrer 138 quilómetros, que ligarão Altura a Tavira, com partida pelas 11 horas e chegada prevista para as 14.30, na Av. Mateus Teixeira de Azevedo.
FIRESHELTER52
Acidente na EN 125 faz um morto e dois feridos
A Estrada Nacional 125, entre Portimão e Alvor, foi palco de uma colisão entre um automóvel e uma moto esta quinta-feira, tendo o embate resultado num morto e dois feridos.
A vítima mortal era ocupante da moto e o acidente ocorreu por volta das 15h30.
Ao local deslocaram-se elementos da GNR, INEM e Bombeiros de Portimão.
Fonte: CM
FIRESHELTER52
19/05/2010
Atenção ao sol
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje a subida acentuada das temperaturas máximas, assim como índices ultra violeta (UV) elevados em todos os distritos, uma situação que deverá manter-se na quinta feira.
Com exceção de Angra do Heroísmo, nos Açores, todos os pontos de Portugal continental e ilhas irão atingir o nível "muito alto" nos índices UV, com Bragança, Évora, Faro, Funchal, Penhas Douradas e Sines a atingir o nível 9, enquanto que Ponta Delgada deverá chegar ao 10.
Os restantes distritos irão manter-se igualmente no mesmo nível, embora no grau 8, ao passo que Angra do Heroísmo deverá permanecer no nível 2, o mais baixo de uma escala de cinco.
Assim, o IM alerta para a necessidade de serem adotadas precauções entre as 12:00 e as 16:00, altura em que as pessoas deverão utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu e protetor solar.
No caso de Ponta Delgada, os cuidados deverão ser reforçados, devendo os cidadãos evitar ao máximo qualquer tipo de exposição solar, durante o período de maior calor.
De acordo com o IM, Portugal continental e ilhas deverão hoje apresentar céu geralmente limpo, embora temporariamente nublado por nuvens altas.
O vento soprará fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, soprando temporariamente de noroeste durante a tarde, no litoral oeste.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com um a dois metros e com a temperatura da água do mar a oscilar entre os 15 graus Celsius e os 17º, enquanto que na costa sul as ondas serão de sueste, com um a 1,5 metros, e com a água a atingir os 18º.
A temperatura máxima deverá subir em todo o país, com Ponta Delgada a chegar aos 20º, Funchal aos 23º, Porto aos 28º, Faro aos 30º e Lisboa aos 32º.
Ainda de acordo com o IM, as temperaturas elevadas deverão manter-se até sexta feira.
FIRESHELTER52
INEM desvia ambulância de Silves para Alcantarilha
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) colocou ontem uma ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV) em Alcantarilha. ´
O veículo foi transferido de Silves mediante proposta das populações das freguesias de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra, sustentada por um abaixo-assinado com quase três mil assinaturas.
Silves passa a ficar só com uma ambulância, no quartel dos bombeiros. A que estava no centro de saúde local foi transferida para a secção de bombeiros em Alcantarilha.
Servirá uma zona com cerca de 10 mil habitantes e, de acordo com o INEM, permite uma maior proximidade à Estrada Nacional 125 e à Via do Infante (A22).
FIRESHELTER52
18/05/2010
Acidente de trabalho em campo de golfe mata homem de 53 anos
Um indivíduo de 53 anos de idade morreu hoje à tarde num campo de golfe em Vila Nova de Cacela, Vila Real de Santo António,vítima de um acidente de trabalho quando uma empilhadora o esmagou, disse fonte policial.
O acidente registou-se cerca das 15:00 num campo de golfe de Vila Nova de Cacela, altura em que uma "máquina empilhadora se voltou e matou o indivíduo que a estava a operar", explicou fonte da GNR, em declarações à Lusa.
A vítima, de nacionalidade portuguesa, encontrava-se a trabalhar numa estrutura de ferro para a construção de uma moradia.
No local estiveram cinco bombeiros de Vila Real de Santo António com uma viatura, uma equipa do INEM com uma viatura e um meio aéreo e a GNR.
FIRESHELTER52
Câmara Apoia Voluntários de Alcoutim
A Câmara Municipal de Alcoutim e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais assinaram, na passada sexta-feira, dois protocolos de colaboração.
Um dos protocolos, que assegura 26.866 euros aos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, visa garantir o funcionamento do DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais) para o ano de 2010.
O segundo protocolo, onde a autarquia se compromete com 6.000 euros, garante os serviços de assistência e segurança na Praia Fluvial do Pego Fundo de Alcoutim.
No final da cerimónia de assinatura dos protocolos, José Faustino, presidente da Associação Humanitária, agradeceu ao presidente da autarquia Francisco Amaral, a ajuda que a Câmara Municipal tem garantido aos Bombeiros Voluntários, realçando a recente compra de duas ambulâncias.
Por sua vez, o autarca distinguiu o desempenho dos Bombeiros, que considerou que devem ser lembrados sempre e não apenas quando se precisa deles, salientando que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim, com cerca de uma centena de funcionários, é já um dos maiores empregadores do concelho.
Fonte: JN
FIRESHELTER52
17/05/2010
Acidente
Ocorreu hoje um acidente com uma viatura característica da prática de golf vitimando gravemente duas pessoas.
O acidente ocorreu num campo de golf do Conselho de Tavira.
Ao que tudo indica a viatura despistou-se e acabou por cair numa vala com alguns metros de altura, deixando por debaixo um dos ocupantes.
Ao local acorreram os Municipais de Tavira com duas ambulâncias que transportaram as vítimas até ao Hospital de Faro.
FIRESHELTER52
15/05/2010
Monchique é um barril de pólvora em 2010
Alerta.
A floresta na serra de Monchique "está pior do que em 2003", quando vários incêndios devastaram o concelho do Barlavento algarvio.
Se, a partir de Junho ou Julho, "houver fogos, isto não parará de arder e voltará a ser uma catástrofe".
O alerta é feito por Hélder Águas, presidente da Associação dos Agricultores de Monchique. Um problema reconhecido também pelo presidente da Federação dos Bombeiros do Algarve.
O produtor florestal diz que há terrenos onde, "devido à humidade os silvados no fundo de vales já cresceram até 2,50 metros".
Já nos cabeços dos montes, o mato e a vegetação espontânea atingem quase dois metros. "Os terrenos foram, na sua maioria, abandonados por falta de rentabilidade económica, e limpá-los custa 450 euros por hectare.
E como também tem chovido estão à mercê dos incêndios", lamentou.
Igualmente preocupado está António João, que tem terrenos com medronheiros, eucaliptos e sobreiros. "Noventa e oito por cento dos terrenos florestais no concelho não são limpos desde que arderam em 2003, porque os proprietários não têm dinheiro".
Como o Inverno foi muito rigoroso e a vegetação tem crescido significativamente, Monchique transformou-se de novo num autêntico "barril de pólvora", fazendo temer o pior.
A situação de risco atinge toda a região.
O presidente da direcção da Federação dos Bombeiros do Algarve reconhece tratar-se de problema "generalizado" o crescimento da vegetação, nomeadamente na serra do Caldeirão, o que poderá contribuir para a defla-gração de incêndios.
José Faísca admitiu que "mesmo com o esforço da câmara na limpeza de caminhos e criação de aceiros" (espaços entre propriedades para controlar o fogo), "é muito difícil" evitar a propagação de fogos.
FIRESHELTER52
14/05/2010
Obrigado Jesus!!!!
Tavira: 900 motos e 2500 pessoas na 1.ª concentração Harley-Davidson
Cerca de 900 motos e 2500 pessoas são esperadas sábado em Tavira para participarem na 1.ª Concentração Internacional de Harley-Davidson da cidade.
A expetativa inicial do Algarve Chapter, grupo de proprietários das míticas motos sediado em Tavira que organiza a concentração, era a de receberem 600 motos e 1500 pessoas, mas o número de inscrições foi subindo, superando as primeiras previsões.
"Superou as nossas expetativas de longe", afirmou Fernando Oliveira, da organização da concentração, frisando que "os hotéis do concelho recomendados aos participantes já estão acima dos 90 por cento de ocupação".
O responsável da organização do evento reconheceu que o aumento do número de participantes causou "alguma preocupação", mas garantiu que "tudo está a ser feito para assegurar a segurança e as melhores condições para receber tudo".
"Temos já a colaboração da PSP, que ajudará a nossa equipa de segurança privada a controlar o parque fechado onde ficarão as motos, e contamos também com o apoio da câmara municipal, pelo que tudo está a ser devidamente tratado".
Oliveira anunciou "que no sábado, primeiro dos dois dias da concentração, pelas 17:00, haverá um festival aéreo sobre o rio Gilão, um evento inédito que conta com o apoio do aeroclube de Tavira".
"Mas o ponto alto da concentração será o desfile noturno de sábado, às 21:00, com tochas, que só há mais três exemplos do género na Europa, em Marbelha e Barcelona (Espanha) e em Hamburgo".
Fernando Oliveira disse ainda esperar que este seja o primeiro de várias concentrações de Harley-Davidson na cidade, uma vez que o evento vai contar com observadores da marca e do principal grupo europeu de proprietários.
"Apesar de ser a primeira edição, este ano é encarado por nós como o ano zero. Se as coisas correrem bem, esperamos vir a contar com o apoio da marca e desse clube e aí asseguramos a concentração por cinco anos".
Fonte: Observatório do Algarve
FIRESHELTER52
Bombeiros pagam curso de Formação Pedagógica de Formadores para poderem aceder ao posto imediato...
Mais uma de quem faz leis...
Continua ser preciso pagar para ser BOMBEIRO
Doze bombeiros da Corporação de Castelo Branco participaram numa formação CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador, promovida pela PS Training, da My Jobs.
Esta é uma formação fundamental para poder aceder às categorias de Chefe e Sub-Chefe na carreira de bombeiros.
José Mariano, comandante dos Voluntários albicastrense afirma que este tipo cursos é indispensável por vários motivos: para subir na carreira, alargando, ainda, os horizontes das pessoas que podem apostar na carreira de formador, depois de especialização em áreas próprias”.
Para além dos 12 elementos deste curso, mais três já tinham participado num outro, sendo que este foi o primeiro só com bombeiros.
Maria Castelo Branco, da My Jobs, explica que a oportunidade surgiu porque os bombeiros necessitavam mesmo desta formação.
Estas turmas têm que ter um mínimo de 12 elementos e um máximo de 15.
Para 16 de Maio está já marcada o início de mais um curso, embora aberto ao público em geral.
No decorrer da entrega de diplomas, foi notória alguma insatisfação pelo facto de serem os próprios bombeiros a ter que financiar uma formação que lhes é imposta.
São 300 euros pagos, só para poder subir na carreira, porque a Escola Nacional de Bombeiros, como frisa o comandante, não a inclui nos seus currículos.
“Era a ANPC que deveria dar esta formação, embora agora os bombeiros possam concorrer a uma formação específica, por exemplo, na área de desencarceramento, ou outra, em que o CAP é exigido, para se tornarem formadores”, adianta José Mariano.
O curso decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco.
Fonte: JornalReconquista
FIRESHELTER52
13/05/2010
Tavira, Famila acusa INEM
A família de Gonçalo Santos, 27 anos, árbitro de andebol, acusa o INEM de recusar assistência ao jovem, em situação de emergência.
"O meu filho chegou casa cerca das 20h45, muito branco e, de repente, caiu inanimado no solo", explicou ao CM Luís Santos, pai do jovem desportista.
Apesar dos esforços dos familiares, o jovem não recuperava e tremia muito.
"Liguei para o CODU e, depois de responder a uma série de perguntas, disseram-me que não se tratava de uma emergência, pelo que devia conduzi-lo de carro ou numa ambulância dos bombeiros de Tavira ao hospital", disse Luís Santos, que afirma ter esperado uma hora por uma ambulância da Cruz Vermelha.
"Vinham dois miúdos sem qualquer formação, optei por transportar o meu filho no meu carro a uma clínica, realizou exames e está em observação", referiu.
O INEM explicou que, por decisão médica, "o doente não carecia de transporte de emergência".
FONTE: CM
FIRESHELTER52
12/05/2010
Este ano o dispositivo chama-se DÉFICE ou DECIF?
Brutal.... Respeito... Muito Respeito pelos Bombeiros Portugueses!
Enquanto um bombeiro voluntário faz um turno de ECIN de 12 horas, sendo ressarcido de 1,70 euro á hora, levando no final do turno a módica quantia de pouco mais de 20 euros.
Não esquecendo que só pode participar na equipa de ECIN após a conclusão de um curso de bombeiro.
Ter tido formação anual voluntária em regime obrigatório para no fim do ano não ser dispensado.
Ou seja para beneficiar deste abono teve de dispensar bastantes horas á causa, agora repare na disparidade.
O Instituto Português da Juventude no Programa Voluntário Jovem para as Florestas 2010, um programa para a defesa das florestas, vem requisitar jovens voluntários para desenvolver actividades que vão desde da vigilância móvel e fixa das florestas e a sensibilização das populações e limpeza dos parques de merendas, onde cada elemento recebe 12 euros por períodos de trabalho de que não podem exceder cinco horas e trinta minutos diários, recebendo 2.40 euros por hora.
Isto é justo?
Isto é igualdade?
Ou será que os ECIN´s de 2010 já vem com os cortes e subida do IVA previstos no défice deste ano?
Fonte: noticia BPS por "FENIX"
FIRESHELTER52
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11/05/2010
Querias ECIN? Então, toma...
Srs. Presidentes/Comandantes
De acordo com as previsões do IM, continuarão as condições de instabilidade no território de Portugal Continental, com chuva e mesmo com alguma queda de neve na serra da Estrela, durante esta semana.
As temperaturas até final do mês estarão dentro dos parâmetros para a época e nalguns casos até inferiores.
Assim parecendo não haver suficientes condições de agravamento do perigo de incêndios florestais, que torne necessário o inicio do DECIF em 15 de Maio de 2010, próximo Sábado, o CCON propôs, e de acordo com a DON 02/2010, no seu ponto c) (3) (b) (c) da pagina 15 que se reproduz:
(b) Sem prejuízo da actividade operacional o mês de Maio destina-se prioritariamente a acções de planeamento, formação e aprontamento do DECIF.
(c) Nas Fases BRAVO e ECHO os meios serão activados e desactivados de acordo com a avaliação diária do perigo e do risco de incêndio efectuada no CNOS.
Assim o inicio do DECIF 2010 quer na componente terrestre quer aérea, fosse adiada para 01 de Junho (Terça feira).
Esta proposta obteve despacho de concordância de S. Ex.ª o SEPC em 11 de Maio de 2010.
O Comandante Nacional Operacional
Gil Martins
in: BPS
FIRESHELTER52
09/05/2010
Atropelamento
Um ferido ligeiro foi o resultado de um atropelamento numa passadeira dentro da Cidade de Tavira.
Um homem de 75 anos que passeava o seu cão, ao atravessar uma passadeira a 30 metros do quartel dos Bombeiros Municipais em Tavira foi colhido por um automóvel.
Uma vizinha, deu o alerta directamente aos bombeiros, que acorreram ao local.
Por sua vez, a equipa da SIV- INEM sediada em Tavira também estava no quartel dos Bombeiros Municipais a proceder a higienização da sua ambulância, e acorreu também ao local do acidente.
A vítima foi encaminhada á SUB de Vila Real pela ambulância INEM sediada nos Bombeiros Municipais.
Caso este para dizer que meios de socorro não faltaram no local.
FIRESHELTER52
08/05/2010
Material das SIV´s do INEM nas lonas...
As ambulâncias de emergência do INEM têm falta de máscaras de oxigénio, soro fisiológico e paracetamol endovenoso, alertou a Associação de Emergência Médica Pré-Hospitalar (AEMPH).
Esta situação, segundo o presidente AEMPH, José Gomes, passa-se nas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) que, em muitos casos, visam assegurar um meio de emergência especialmente qualificado em zonas isoladas com pouca população.
«Nós temos ambulâncias que só têm material dentro da viatura. Já não têm em stock, nem há para repor».
Segundo o responsável, «este problema não é novo, mas tem assumido particular agravamento nas últimas semanas. Os meios só não entraram em colapso porque se têm abastecido nos hospitais».
Pontualmente, o que as tripulações têm feito em alguns sítios é, quando vão a um hospital e gastam o material, pedem emprestado ao estabelecimento de saúde para «não ficarem inoperacionais», explicou.
«O problema é a nível nacional e até tem colocado dificuldades à logística em abastecer os meios que vão estar directamente implicados no dispositivo montado para receber o Papa», sublinhou.
A mesma fonte adiantou que a organização da visita do papa a Portugal implicou um «esforço grande» por o INEM estar em sete frentes de apoio a Bento XVI e aos peregrinos, e um «consumo anormal de medicamentos», mas que não alterou em nada o socorro.
«Felizmente nós tivemos tempo de aprovisionar todos os restantes [meios operacionais]», mas houve atrasos na entrega dos laboratórios, na reposição ou na encomenda que provocaram uma quebra na logística do norte, mas que já está reposta, sustentou.
Fonte: TVI
FIRESHELTER52
Inacreditável!
Musica nas ambulâncias
Os doentes transportados nas ambulâncias dinamarquesas vão viajar ao som de música ambiente, num projecto ainda em fase experimental.
A ideia visa testar os benefícios da música junto dos doentes, nos trajectos mais longos, permitindo perceber se o nível de stress diminui.
Visto que as viagens são longas e o ruído das ambulâncias é perturbador, pretendem aliviar a tensão dos doentes com problemas cardíacos.
Caso a medida comprove resultados positivos será implementada “sem dúvida em todas as ambulâncias do país”.
Fonte: Cm
FIRESHELTER52
Santa Ignorância...
A actuação das equipas de emergência no acidente que provocou dois mortos, no domingo, na A1, junto à saída para o Cartaxo, abriu uma guerra entre a Autoridade de Saúde e os responsáveis pelo socorro. Tudo porque os bombeiros terão dado as vítimas como mortas, sem a presença de um médico.
"Pelo aparato do acidente, é provável que as vítimas estivessem sem vida.
Mas quem está habilitado para verificar o óbito é um médico.
Não são os bombeiros que vão decidir perante uma morte aparente", afirma Hélder Mendes, da Autoridade de Saúde de Santarém.
De acordo com o INEM, o alerta para o sinistro "foi dado por um cidadão, às 03h50", que "não forneceu mais dados" que justificassem o activamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
Foram accionadas três ambulâncias, duas dos Voluntários do Cartaxo e uma dos Municipais de Santarém que, pelas 04h26, reportaram a existência de um veículo capotado com duas vítimas encarceradas, "já sem vida".
Perante estes dados, "a VMER não foi accionada", adianta o INEM.
Hélder Mendes critica o procedimento.
"Não quero culpar ninguém, mas o que deviam ter feito era levá-los de imediato para o hospital."
No acidente morreu um casal, de 26 e 31 anos, residente em Lisboa.
Fonte: CM
FIRESHELTER52
"Pelo aparato do acidente, é provável que as vítimas estivessem sem vida.
Mas quem está habilitado para verificar o óbito é um médico.
Não são os bombeiros que vão decidir perante uma morte aparente", afirma Hélder Mendes, da Autoridade de Saúde de Santarém.
De acordo com o INEM, o alerta para o sinistro "foi dado por um cidadão, às 03h50", que "não forneceu mais dados" que justificassem o activamento da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
Foram accionadas três ambulâncias, duas dos Voluntários do Cartaxo e uma dos Municipais de Santarém que, pelas 04h26, reportaram a existência de um veículo capotado com duas vítimas encarceradas, "já sem vida".
Perante estes dados, "a VMER não foi accionada", adianta o INEM.
Hélder Mendes critica o procedimento.
"Não quero culpar ninguém, mas o que deviam ter feito era levá-los de imediato para o hospital."
No acidente morreu um casal, de 26 e 31 anos, residente em Lisboa.
Fonte: CM
FIRESHELTER52
07/05/2010
ECIN nos CB´s detidos por Autarquias?
Deverão os Corpos de Bombeiros Municipais beneficiar das ajudas da ANPC nomeadamente, combustíveis, materiais de combate ou Equipamentos de protecção Individual, ou deverão auto-sustentar-se?
Deverão os profissionais bombeiros ser ressarcidos dos valores de ECIN`s quando constituem as respectivas equipas, ou serem ressarcidos á hora como se de trabalho em horário de folga estivessem sujeitos, estando este serviço suportado pela autarquia?
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Ambulâncias no limite
As ambulâncias da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila do Bispo têm em média 10 anos de idade e cerca de um milhão de kms percorridos.
PCP questionou o Governo sobre este assunto.
O deputado comunista José Soeiro reuniu com dirigentes da associação e tomou conhecimento do facto, tendo já enviado ao Ministério da Administração Interna um requerimento a perguntar se o Governo conhece a situação e se pretende dotar a associação com novas ambulâncias.
No requerimento o deputado salienta que as viaturas fazem muitos kms devido ao envelhecimento da população local e pelo facto de os serviços de saúde na zona não assegurarem um horário permanente, o que obriga a constantes transportes para Lagos e Portimão.
José Soeiro escreve ainda que a associação atravessa reconhecidas dificuldades financeiras pelo que não tem condições de assegurar investimentos em novas ambulâncias.
Novidades? Só no Continente...
FIRESHELTER52
Beja fez apresentação do Dispositivo para 2010
Os meios são reforçados a partir de dia 15 de Maio, altura em que começa a Fase Bravo.
A Fase Charlie arranca a 1 de Julho prolongando-se até 30 de Setembro e coincide com o período de maior risco.
A Fase Delta arranca a 1 de Outubro e, este ano, é alargada até 31 de Outubro.
A grande novidade no distrito de Beja prende-se com a presença de 6 equipas de Sapadores Florestais que vão actuar nos concelhos de Ourique, Odemira, Almodôvar, Vidigueira, Moura e Barrancos.
A partir de 1 de Julho, no período de maior risco, vão estar no terreno 120 bombeiros das corporações do Distrito, 29 elementos da Força Especial de Bombeiros, 40 militares da GNR, efectivos da PSP, uma equipa do exército e 30 homens correspondentes às 6 equipas de Sapadores Florestais apoiadas por 6 viaturas.
Os meios aéreos vão manter-se como em 2009.
A partir de 15 de Junho estará estacionado na BA11 um helicóptero pesado KAMOV e no início de Julho mais dois helicópteros: um em Moura, outro em Ourique.
Os meios aéreos ficarão no terreno até final de Setembro.
O dispositivo de combate foi apresentado por Canudo Sena, Comandante Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.
Este ano devido à precipitação registada há “material combustível em grande quantidade”.
Canudo Sena prevê um verão “difícil” para os “soldados da paz”.
Fonte: RádioPax Beja
FIRESHELTER52
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Novo modelo de ARICA
Na tentativa de tornar mais acessível o uso e manuseamento do ARICA, uma companhia de bombeiros na América redesenhou com contornos anatómicos e físicos o ARICA.
Com o mesmo sistema e a mesma função, esta equipa na utilização deste novo modelo proporciona mais autonomia de mobilidade ao utilizador, menos cansaço, mais segurança.
Vejam o vídeo.
Fireshelter52
Com o mesmo sistema e a mesma função, esta equipa na utilização deste novo modelo proporciona mais autonomia de mobilidade ao utilizador, menos cansaço, mais segurança.
Vejam o vídeo.
Fireshelter52
06/05/2010
Ordenados em atraso nos voluntários de Santarem
Pela primeira vez na sua história, a direcção dos Bombeiros Voluntários de Santarém (BVS) chegou ao final de um mês sem ter dinheiro para pagar os salários ao pessoal.
Aconteceu no final de Abril e as responsabilidades são atribuídas à Câmara Municipal de Santarém, que não tem cumprido o protocolo de transferência de verbas em vigor e já deve à associação cerca de 93 mil euros.
O presidente da direcção, Diamantino Duarte, diz que a instituição entrou em ruptura de tesouraria – “esgotaram-se as reservas” - mas espera ter a situação resolvida no decorrer desta semana, possivelmente recorrendo à banca.
Em causa está o pagamento de cerca de 16 mil euros a 22 elementos que prestam serviço no quartel, entre telefonistas, administrativos e operacionais.
O protocolo estabelecido entre os BVS e a Câmara de Santarém define que a autarquia transfira mensalmente cerca de 6,5 mil euros para ajudar a fazer face às despesas da corporação, que rondam os 40 mil euros por mês.
Apesar dos atrasos nesse apoio, Diamantino Duarte diz que a actividade operacional não está em causa e até compreende as dificuldades financeiras que vive o município.
Mas já lhe custa mais a entender que não haja diálogo entre as duas instituições.
“Tenho uma reunião pedida ao presidente Moita Flores desde Fevereiro e até agora não obtive resposta.
Falámos com a vereadora das finanças que nos disse que não havia dinheiro.
Custa-me, sobretudo, não haver mais espírito de colaboração e entreajuda, para tentarmos encontrar uma solução”, afirmou Diamantino Duarte.
O assunto foi levado à última sessão da Assembleia Municipal de Santarém por eleitos da CDU, PS e CDS, na sequência da reunião que elementos dos vários partidos com assento nos órgãos autárquicos mantiveram na semana passada com a direcção da associação.
Um encontro onde esteve também a Governadora Civil de Santarém Sónia Sanfona. A intenção foi sensibilizá-los para a difícil situação que os BVS vivem.
Durante a assembleia municipal, o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (PSD), disse que a autarquia recebe pedidos de todos os lados e repetiu que a situação que se vive é muito complexa e que “não é só aos Bombeiros Voluntários de Santarém que custa”, exortando-os a resistir nestes momentos de dificuldade.
Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o líder da concelhia do PS lamentou a situação e manifestou a solidariedade para com a associação. “É um exemplo elucidativo da gestão horrível que há na Câmara de Santarém, com uma inversão total das prioridades”, declarou Pedro Pimenta Braz.
FIRESHELTER52
04/05/2010
Vídeo de Salvamento de mulher de 72 arrastada pelo mar em Espinho
Cá está um vídeo magnífico e comovente sobre o salvamento de uma idosa de 72 anos numa praia de Peniche.
A idosa foi arrastada pelo mar e consequentemente é arrastada para fora da rebentação pela força do mesmo.
Para variar o salvamento foi executado por um desportista amante do mar, que destemido ocorreu ao local entrou no mar, e a muito custo arrastou a idosa até á praia onde a população a resgatou até terra firme.
Os meios da PC só actuaram no SBV, e...
Este ano outros salvamento foram protagonizados por civis, pois a resposta da PC no contexto marítimo fluvial é retardada ou mesmo inexistente.
Para um pais que vende a imagem do turismo como uma marca própria cá fica mais uma situação de vanglorização. Depois, ainda veremos alguém a receber medalhas de actos heróicos, mas de certeza que tal como o pastor que salvou 8 militares na serra da Estrela este jovem será esquecido.
Assim dou aqui o meu contributo ficando registado no blog tal aventura.
FIRESHELTER52
Acidente com Bombeiro na Espanha
Um bombeiro do Aeroporto de Huesca-Pirineos ficou ferido sem gravidade após ter capotado o veículo que operava no respectivo aeroporto.
O bombeiro encontrava-se a fazer o reconhecimento á pista quando saiu da mesma e acabou por capotar o veículo.
O mesmo encontra-se livre de perigo embora o camião tenha tido perda total.
FIRESHELTER52
Quanto Custa?
Apresento-vos aqui uma tabela discriminatória com os valores da farda de trabalho para um bombeiro.
30 Euros, é o valor que um CB aplica num conjunto de fardamento para um bombeiro, excluindo o cinturão de trabalho, as divisas, a placa do nome, e o boné.
Agora repare na tabela seguinte e se tiver tempo faça as comparações:
Porque será que este grupo tem a sua farda constituída por material ignifogo, mais leve, apropriada para as situações vigentes das missões solicitadas?
E ainda querem voluntariado?
Eu só não cobro o que não puder, isto é o total desprezo dos serviços centrais pelos bombeiros deste pais incluindo os profissionais...
Um abraço
Fireshelter52
30 Euros, é o valor que um CB aplica num conjunto de fardamento para um bombeiro, excluindo o cinturão de trabalho, as divisas, a placa do nome, e o boné.
Agora repare na tabela seguinte e se tiver tempo faça as comparações:
Porque será que este grupo tem a sua farda constituída por material ignifogo, mais leve, apropriada para as situações vigentes das missões solicitadas?
E ainda querem voluntariado?
Eu só não cobro o que não puder, isto é o total desprezo dos serviços centrais pelos bombeiros deste pais incluindo os profissionais...
Um abraço
Fireshelter52
Descoordenação de meios atrasa socorro
Um homem ficou ontem ferido com gravidade depois de ter caído de uma ribanceira, com 15 metros, em Tonda, no concelho de Tondela.
Os primeiros bombeiros a chegarem ao local activaram um helicóptero de resgate mas para o local foi enviado um heli de transporte, o que obrigou a que o homem fosse transportado, a pé, durante dois quilómetros até um campo de futebol, de onde foi transferido para o hospital.
O acidente ocorreu cerca das 17.12 quando "a moto niveladora, conduzida por José Santos, de 50 anos, resvalou de uma altura de 15 metros e caiu sobre um poço", contou ao DN um dos bombeiros que acorreu ao local.
O homem "ficou debaixo da máquina e tivemos que o retirar". De imediato "foi pedido um helicóptero de resgate, para ir ao local retirar o homem mas como mandaram um heli de transporte levámos a vítima, com politraumatismos graves, cerca de dois quilómetros a pé até ao campo de futebol onde pousou o helicóptero do INEM", adiantou.
Enquanto o heli de resgate, que é operado pela Protecção Civil, "dispõe de um guincho e de uma tripulação especializada em salvamentos, o heli do INEM está apenas configurado para o transporte médico das vítimas".
Com "o guincho e um recuperador o salvamento tinha sido mais rápido e seguro mas a Protecção Civil não fala com o INEM e depois complicam o que é simples", concluiu o bombeiro que pediu o anonimato.
Os dois helis operam na mesma base, em Santa Comba Dão e inicialmente "ainda foi ponderado o envio do heli de resgate, com uma equipa de salvamento em grande ângulo", disse o Comandante da Protecção Civil de Viseu. Mas segundo César Fonseca "esta hipótese foi abandonada quando saiu o heli do INEM".
A vítima, um trabalhador envolvido na construção da Ecopista do Centro, foi estabilizada no local e enviada, duas horas depois, para os Hospitais da Universidade de Coimbra.
Fonte clínica disse que o homem "entrou consciente mas em situação grave devido a múltiplos traumatismos".
FONTE: BP
FIRESHELTER52
03/05/2010
Praias: Ameaçam greve no Verão
Os concessionários de praia de todo o País ameaçam parar no pico do Verão.
Em causa está a obrigatoriedade de que cada concessão tenha dois nadadores-salvadores e um auxiliar.
Os proprietários alegam que a solução não é economicamente viável e já pediram uma reunião ao Ministério da Defesa para pedir alteração da legislação.
Fonte: CM
FIRESHELTER52
02/05/2010
O 1º de Maio de 97: Algo mudou no CBM Tavira.
Foi devido a um desaire, que, no dia 1º de Maio de 1997, numa má coordenação do serviço de turnos existentes, um bombeiro municipal foi chamado a trabalhar na sua folga, e sem medos das consequências associadas, remeteu a respectiva folha de horas á CM Tavira, tendo sido ressarcido do seu trabalho no mês seguinte.
Na altura, representava quase um crime aos olhos de alguns elementos que velavam pelo espírito do trabalho em prol do amor á camisola.
Abriu-se a partir desse dia um precedente ao pagamento de todo o trabalho extraordinário executado pelos Municipais de Tavira.
Até esta data, tudo o que lhes era atribuído monetariamente não era considerado como trabalho efectivo, mas sim uma ajuda ou gratificação, exemplo disso o respectivo pagamento para quem desempenhava a missão em turnos de 24 horas.
Um ano e oito meses depois, no dia 4 de Janeiro de 1999, pela primeira vez e em parte movidos por esta vontade de acertar a carreira e a escalada profissional, numa luta difícil mas conseguida a pulso, entra em vigor o horário de trabalho de 8/16, 8/24 com 4 turnos e abre-se os acessos á carreira vertical parada á mais de uma dezena de anos.
À data de hoje todo o trabalho desempenhado em folga, incluindo incidentes, protecções, condução de doentes, é devidamente ressarcido monetariamente e compensatoriamente aos Bombeiros Municipais.
Pode-se então dizer que o dia 1º de Maio de 97, foi palco da mudança, ou melhor, foi a chave para a respectiva porta que se abriu na sequência da melhoria das condições de trabalho do serviço de Bombeiros da CM Tavira.
FIRESHELTER52
01/05/2010
Air-Filled Car seat
Este equipamento visa preencher o espaço em branco que encontramos nas nossas ambulâncias, quer de socorro, quer de transporte, no contexto do transporte de crianças.
Os bombeiros na maioria, sem generalizações pois também se encontram excepções, ao executarem transportes de crianças nos seus veiculo, vêem-se muitas vezes em mãos e com situações de improvisação na fixação das mesmas às cadeira disponíveis nas ambulâncias.
As cadeiras apenas possuem um cinto triangular que colocado numa criança ou num indivíduo de baixa estatura acaba por não conseguir executar a sua missão em completa segurança, projectando-se a pessoa se for caso disso.
Á poucas semanas, foi até tema de debate em alguns blog´s como seria o correcto transporte de crianças nas nossas ambulâncias, intervindo a LBP junto da entidade competente.
Neste caso com uma resposta muito desajustada para a situação, apenas sabemos que não podemos transportar crianças nos bancos da frente.
Ter uma cadeira adequada para cada tamanho era impossível visto o espaço dentro das nossas ambulâncias ser reduzido e a arrumação não seria viável.
Assim, AIR-FILLED CAR SEAT, uma cadeira de transporte de crianças insuflável, constituída num material resistente com várias bolsas de ar de ajuste anatómico, acoplada a um compressor de 12voltes, e cravada em pontos de reforço com cintos de contenção da cadeira á estrutura e da criança á cadeira, poderá ser a solução para quem se preocupa com este tipo de situação.
Poderá andar dentro do seu saco e quando se proporcionar o transporte de uma criança onde se contemple que a mesma deve ir sentada numa cadeira é então utilizado.
Fica aqui uma fotografia do material em questão.
FIRESHELTER52
Os bombeiros na maioria, sem generalizações pois também se encontram excepções, ao executarem transportes de crianças nos seus veiculo, vêem-se muitas vezes em mãos e com situações de improvisação na fixação das mesmas às cadeira disponíveis nas ambulâncias.
As cadeiras apenas possuem um cinto triangular que colocado numa criança ou num indivíduo de baixa estatura acaba por não conseguir executar a sua missão em completa segurança, projectando-se a pessoa se for caso disso.
Á poucas semanas, foi até tema de debate em alguns blog´s como seria o correcto transporte de crianças nas nossas ambulâncias, intervindo a LBP junto da entidade competente.
Neste caso com uma resposta muito desajustada para a situação, apenas sabemos que não podemos transportar crianças nos bancos da frente.
Ter uma cadeira adequada para cada tamanho era impossível visto o espaço dentro das nossas ambulâncias ser reduzido e a arrumação não seria viável.
Assim, AIR-FILLED CAR SEAT, uma cadeira de transporte de crianças insuflável, constituída num material resistente com várias bolsas de ar de ajuste anatómico, acoplada a um compressor de 12voltes, e cravada em pontos de reforço com cintos de contenção da cadeira á estrutura e da criança á cadeira, poderá ser a solução para quem se preocupa com este tipo de situação.
Poderá andar dentro do seu saco e quando se proporcionar o transporte de uma criança onde se contemple que a mesma deve ir sentada numa cadeira é então utilizado.
Fica aqui uma fotografia do material em questão.
FIRESHELTER52
Em 1996 escrevia-se assim:
“Os bombeiros do Algarve, dispõem de uma unidade de comando e transmissões e quatro autogiros que vão aumentar o efectivo existente e que entrarão já n aproxima época de fogos.
Os autogiros, destinam-se a missões de reconhecimento e vigilância, sendo esta missão considerada uma experiência com inicio na zona Algarvia.”
Revista prevenir AHBV VRSA nº49 março1996
Infelizmente quase 15 anos depois nem um autogiro cumpriu a missão que lhe estava destinada.
Para a época era um projecto pioneiro bastante aliciante.
Lembro-me do recrutamento de pilotos entre o pessoal dos CB da região, e também do pessoal da Policia Judiciaria, pois os mesmos aparelhos de igual forma serviriam para esta força.
Era necessário ser bombeiro profissional e ter alguma formação em questões de fogos florestais dando preferência a pessoal que já tinha frequentado as brigadas Helitransportadas na Serra de Monchique ou estivesse de alguma forma relacionado com a actividade aérea.
Os Municipais de Tavira enviaram 3 bombeiros aos testes, e 2 dos quais fizeram a formação na íntegra, chegando mesmo a voar com os aparelhos sem o acompanhamento do instrutor.
Com alguns incidentes de percurso mas nada de gravoso, lá chegou ao fim a formação.
Todos os intervenientes estavam desejosos de colocar estes meios no reforço dos terríveis incêndios florestais que assolavam as serras do Algarve.
Mas até hoje nunca chegaram a sair da gare...
Porque será que é frequente este tipo de desfechos nos projectos relacionados com a evolução do serviço de bombeiros?
Se em 1996 já se punham no Algarve bombeiros a pilotar um protótipo ou um primórdio do helicóptero, em 2016 e com a evolução a nosso favor qual seria o grau da nossa especialização?
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Nada melhor que esta iniciativa para esclarecer os indecisos, é de louvar:
No dia 24 de Abril, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais reuniram com todos os bombeiros profissionais das Associações de Bombeiros Voluntários do Distrito de Coimbra, na Federação dos Bombeiros do Distrito de Coimbra.
Em cima da mesa estiveram aspectos relativos ao Acordo Colectivo de Trabalho, assinado no dia 28 de Março, no 9º Congresso Nacional de Bombeiros Profissionais.
O horário de trabalho, as horas extraordinárias e as remunerações dos bombeiros também foram debatidos.
Este Acordo Colectivo de Trabalho, assinado entre a ANBP, o SNBP, a LBP e o Ministério de Trabalho vem uniformizar as remunerações, bem como regularizar a carreira e hierarquia dos bombeiros.
Fica aqui o calendário das próximas sessões de esclarecimento:
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