28/02/2019

GNR - Módulo de Intervenção em Sismos - Capacidade Europeia de Resposta de Emergência

GIPS da GNR dão a conhecer hoje que estão preparados e equipados com o Módulo de Intervenção em Sismos que integra a Capacidade Europeia de Resposta de Emergência, para atuar em qualquer parte do Território Nacional e Estrangeiro.

GNR apanha falsos veterinários e cães em Tavira

Casal sexagenário geria clínica veterinária clandestina e fazia criação de várias raças sem os devidos boletins. Foram constituídos arguidos por suspeita de burla qualificada, usurpação de funções e falsificação de documentos.


Os suspeitos, um homem e uma mulher, de 62 e 66 anos, faziam-se passar por médicos veterinários e geriam uma clínica clandestina na sua residência, em Tavira. Segundo um comunicado da GNR de Faro, o casal falsificava boletins de vacinação de animais com um carimbo inexistente e desconhecido na Ordem dos Médicos Veterinários em Portugal e Espanha.

No mesmo espaço, criavam e vendiam cães de diversas raças, desde pastor alemão, labrador, yorkshire e pinscher, sempre com boletins de vacinação com carimbo e assinatura falsificados, acrescenta o o Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, que investigava os factos desde julho de 2018.

Esta terça-feira, após a realização de quatro buscas, uma domiciliária e três em veículos, foram apreendidas 132 ampolas para vacinação animal, 61 seringas e 192 agulhas, três frascos com solução injetável para canídeos, medicamentos para canídeos, cartões de visita com a indicação da atividade e localização dos visados, dois computadores portáteis, três telemóveis, diversos documentos relacionados com a atividade veterinária e um carimbo falso com inscrições de médico veterinário.

"O espaço foi ainda fiscalizado, tendo sido detetados 48 canídeos de criação, sem registo e licença dos animais na junta de freguesia, com falta de licença de canil (necessária para um espaço que tenha mais do que sete animais) e inobservância dos requisitos de venda de animais de companhia, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, acrescenta o comunicado da GNR.

Na ação foram empenhados 23 militares do Comando Territorial de Faro, auxiliados por uma Médica Veterinária do Serviço de Alimentação e Veterinária da Região do Algarve e uma Médica Veterinária do Município de Tavira.

https://www.jn.pt/justica/interior/gnr-apanha-falsos-veterinarios-e-48-caes-de-criacao-em-tavira-10630383.html?fbclid=IwAR2-sJS1fsNw7eTkGp7X0Q4HUbt5bs5MWiRVUj1I9bla8s0itAZDMe-A2lY

FIRESHELTER52

Vigilantes da Natureza apreendem artes de pesca na Ria Formosa - Flagrante

Vigilantes da Natureza apreendem artes de pesca na Ria Formosa e identificaram dois infratores em flagrante


Os Vigilantes da Natureza do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve efetuaram uma ação de vigilância e fiscalização no dia 22 de fevereiro, com o objetivo de reprimir as práticas de pesca ilegal no Parque Natural da Ria Formosa.

Nesta ação foram apreendidas 31 armadilhas de gaiola, vulgarmente conhecidas por covos. Estes covos continham alguns exemplares de caranguejos no seu interior que por se encontrarem vivos foram devolvidos ao seu habitat.

Apreenderam ainda duas artes de arrasto, ganchorras de mão (arrasto de cintura) que estavam a ser utilizadas na pesca de berbigão e amêijoa, tendo sido identificados os dois infratores e levantados os autos de notícia, seguindo-se o respetivo processo de contraordenação.

Estas artes são proibidas pelo regulamento de pesca da Ria Formosa, Portaria nº 560/90, de 19 de julho.

Foi à 50 anos o Último Grande Sismo em Portugal

No dia 28 de Fevereiro de 1969, pelas 2h 40minutos, ocorreu um sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter, tendo o seu hipocentro sido localizado a Sudoeste do cabo de S. Vicente, na planície da Ferradura.



Ano de 2019 onde marquei e relembro o seu 50º aniversário,sendo o sismo que causou danos mais importantes no século XX, em Portugal Continental, depois do sismo de Benavente que ocorreu no início desse século no dia 23 de Abril de 1909.

O sismo de 1969 provocou alarme e pânico entre a população, avarias nos telefones, corte no fornecimento de energia eléctrica e, de acordo com Quintino [1970], causou 13 vítimas mortais em Portugal Continental, embora apenas 2 em consequência de danos directos causados pelo sismo, sendo as restantes originadas por doenças cardíacas agravadas pela comoção.

Uma dessas vítimas mortais encontrava-se no hospital de Sines que sofreu grandes estragos em consequência do terramoto. De acordo com Marécos & Castanheta [1970], este hospital apresentava uma estruturação de cunho “pombalino” em que as paredes de alvenaria se encontram enquadradas nas características “gaiolas” de madeira.

Neste edifício, durante o sismo, parte dos panos de alvenaria desprenderam-se dos quadros envolventes, acontecendo que um tijolo, na queda, perfurou o tecto de madeira de uma das enfermarias atingindo mortalmente um dos ocupantes.

As zonas mais afectadas por este evento foram Lisboa e o Barlavento algarvio.

Em Vila do Bispo forma poucas as habitações que ficaram de pé.

Há ainda o registo de um pequeno tsunami, embora não se conheçam relatos de estragos provocados pelo mesmo.


FIRESHELTER52

25/02/2019

Agrupamento 1395 CNE Santa Catarina da Fonte do Bispo Abriu Portas

O agrupamento do CNE 1395 de Santa Catarina da Fonte do Bispo, abriu portas pela primeira vez em 28 de Maio de 2017. 


Após algumas dificuldades encerrou a 13 de Outubro de 2018 . 

Após muita insistência dos elementos mais jovens , os verdadeiros heróis deste agrupamento, e reunião de dirigentes e candidatos a dirigente o agrupamento voltou a reabrir com o apoio da Junta Regional do Algarve. 

Hoje 24 de Fevereiro o agrupamento reabriu, com o padre Paulinus como assistente e chefe de agrupamento,o Chefe Vítor como adjunto , com 7 candidatos a dirigente e um pai auxiliar ,todos eles mais empenhados neste projecto e no bem estar destes jovens.

Também nesta cerimónia foi a promessa da Candidata a Dirigente Verónica passando assim a Chefe investida. 

O agrupamento conta com 28 elementos jovens distribuídos pelas três secções existentes neste momento, lobitos, exploradores e pioneiros.

Estando previsto para breve a abertura da quarta secção.





As melhores felicidades e continuidade nestes projeto tão importante para os jovens da nossa comunidade.

FIRESHELTER52

1ª caminhada solidária do Golden Club Health & Fitness

A foto do grupo que tornou possível a 1ª caminhada solidária do Golden Club Health & Fitness no dia de ontem. 


O Centro Humanitário de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa deixa um "agradecimento especial à direção do Golden Club e ao staff" que tornou possível esta iniciativa social. Um muito obrigado a todos.


FIRESHELTER52

Levante continua a trazer tempo quente

Amanhã será o dia mais quente do ano, até agora, e a noite será ela também quente


Espera-se a primeira noite em que as temperaturas vão estar em muitos locais perto ou acima de 15º pelo menos até às 2\3h da madrugada, devido à "lestada"

O dia nas regões Centro\Sul será quente, mas sem grandes alterações de temperatura, enquanto que na região Norte a temperatura sobe

São prováveis máximas a chegarem aos 25\26º no Porto e em Braga

Na Quarta-Feira a temperatura desce e pode chuviscar no litoral a Norte de Lisboa, mas pelo menos até dia 3 não se espera chuva "a sério"

Tal como já referido anteriormente, no período do Carnaval (3-5 de Março) poderá haver alguma chuva, não sendo para já possível dizer onde e qual o dia em que haverá mais precipitação, se ocorrer


FIRESHELTER52

Sismo no Mar Frente a Tavira

O Instituto Geográfico Nacional registou hoje de madrugada por volta das 5:18 um sismo no Golfo de Cádiz com uma magnitude de 3.0 Escala de Richter a uma profundidade de 54 km´s.




Não há noticia que o mesmo tenha sido sentido ou provocado estragos.

FIRESHELTER52

22/02/2019

Freguesia de Tavira sensíveis a causa ambiental

Por sermos sensíveis a causa ambiental e no cumprimento de uma promessa do nosso programa eleitoral, o Executivo da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago) iniciou o ciclo de substituição dos equipamentos (moto-roçadeiras, sopradores e corta-sebes) mecânicos por elétricos. 


Porque o investimento é considerável para já são duas as roçadeiras substituídas mas o intuito é que até ao fim deste mandato, o seja na totalidade.

A obra continua!


FIRESHELTER52

Poeiras em suspensão Alteram Qualidade do Ar

Nos próximos dias teremos uma situação de forte bloqueio anticiclónico na Europa, a sua circulação trará temperaturas acima da média para Fevereiro mas também poeiras em suspensão transportadas do deserto do Sahara, do norte de África, o céu deixará de ter a tonalidade azul para permanecer esbranquiçado.


A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;

Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, se possível, permanecer no interior dos edifícios com as janelas fechadas:


Crianças;
Idosos;
Doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma;
Doentes do foro cardiovascular.
Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;


Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou procurar uma unidade de saúde.


https://www.dgs.pt/pagina.aspx?f=1&lws=1&mcna=0&lnc&mid=5005&codigoms=0&codigono=683368347857AAAAAAAAAAAA


Partilhe esta informação.


FIRESHELTER52

21/02/2019

Temperaturas vão estar MUITO acima do que é normal para a época

Entre esta Sexta, dia 22, e Segunda, dia 25, as temperaturas vão estar MUITO acima do que é normal para a época, apresentando valores acima de 20º em praticamente todo o território, alcançando entre 23 a 25º em grande parte do litoral e possivelmente 26\27º em alguns pontos mais quentes, nas zonas de Vale do Tejo, Sado, Alentejo…


Mesmo Trás os Montes terá temperaturas acima de 20 graus

Durante este período espera-se ainda transporte de poeiras, pelo que o céu estará esbranquiçado
Depois de dia 26\27 existe alguma possibilidade de chuva, mas neste momento é inferior a 50%

FIRESHELTER52

Reforço das estruturas da Proteção Civil no Algarve

Uma antiga suinicultura, localizada na encosta sul da Picota, vai ser transformada no novo centro de meios aéreos de Monchique. 


A obra custa cerca de 1,4 milhões de euros e é suportada a 75% por fundos comunitários, através do programa transfronteiriço Interreg - que vai comparticipar três outras intervenções para reforço das estruturas da Proteção Civil no Algarve.

"O projeto já está feito e estamos apenas à espera que seja assinado o protocolo para lançar o concurso", afirma ao CM Rui André, presidente da autarquia, adiantando que, desta forma, será "retirado o heliporto do centro da vila" - será aí criado um centro rodoviário. 

O centro de meios aéreos e Proteção Civil vai ocupar o espaço de uma antiga suinicultura, que foi adquirida pela autarquia. Além do novo heliporto, serão criadas estruturas para acolher a equipa que opera com o meio aéreo e os militares do GIPS da GNR. 

O espaço deverá ainda vir a dispor de um centro de formação da Escola Nacional de Bombeiros. 

Este é um dos quatro projetos financiados pelo Interreg no Algarve, representando, no total, um investimento superior a 5 milhões de euros, apurou o CM junto de Jorge Botelho, presidente da Amal e da Câmara de Tavira.

Neste concelho, será construído um quartel de apoio no centro de meios aéreos de Cachopo , permitindo albergar mais de uma dezena de operacionais. 

Os outros dois projetos com comparticipação comunitária dizem respeito a obras de melhoria da Base de Helicópteros em Serviço Permanente de Loulé e à criação de um espaço de formação da Proteção Civil em Castro Marim.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/centro-de-meios-aereos-em-antiga-suinicultura-de-monchique

FIRESHELTER52

20/02/2019

Tavira - seminário “Um mundo ‘novo’ – Portugal e o Algarve nos séculos XV e XVI”.

No dia 16 de março, a Igreja da Misericórdia de Tavira acolhe o seminário “Um mundo ‘novo’ – Portugal e o Algarve nos séculos XV e XVI”.


A ação surge no seguimento dos 500 anos da elevação a cidade por carta outorgada por D. Manuel I datada a 16 de março de 1520.

O seminário visa contextualizar os movimentos sociais, os acontecimentos e as obras relevantes, assim como promover a compreensão de dois séculos no decorrer dos quais Portugal assumiu importância central para o conhecimento dos continentes e das relações entre os povos.

Tavira foi, nesse período, a principal urbe do Algarve, importante porto mercantil, lugar estratégico na expansão portuguesa para o Norte de África, terra de navegadores oceânicos como os Corte Real. Nesta cidade residiu D. João II com a sua corte e invernava a Esquadra do Estreito.

As marcas dessas épocas, na cidade, são, ainda, visíveis no urbanismo, perfil ribeirinho, conventos e igrejas, telhados de tesouro e inúmeros pormenores renascentistas.

Especialistas convidados analisarão de forma multidisciplinar os aspetos referidos:
• Luís Filipe Oliveira/UAlg. (Transição da Idade Média para a Idade Moderna)
• Comandante José António Rodrigues Pereira/Academia de Marinha (História da Expansão Marítima Portuguesa)
• Maria da Graça Ventura/Centro de História da Univ. Lisboa (Algarvios na carreira das Índias)
• Coronel Luís Albuquerque/Museu Militar de Lisboa (História Militar Portuguesa)
• Fabrizzio Boscaglia/Univ. Lusófona (Movimentos e conflitos religiosos)
• Adriana Nogueira/UAlg (Filosofia e Literatura)
• Catarina Marado/Univ. Coimbra e UAlg (Urbanismo e arquitetura)
• Carla Varela Fernandes/ Univ. de Lisboa (História da Arte Portuguesa)

Entrada gratuita e mediante inscrição.
Lotação limitada.
Programa a divulgar brevemente.

FIRESHELTER52

19/02/2019

Lagos reflete sobre o risco sísmico na evocação dos 50 anos do terramoto de 1969

Lagos vai refletir sobre o risco sísmico em Portugal, na evocação dos 50 anos do sismo de 28 de Fevereiro de 1969. Esta sessão pública está marcada para o dia 28, às 14h30, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI.



Segundo a Câmara de Lagos, a iniciativa tem o objetivo de «sensibilizar a população para a existência de risco sísmico, envolvendo quem tem responsabilidades no estudo, definição e implementação de medidas que garantam a minimização deste risco».

A sessão decorre no âmbito do programa de Evocação dos 50 anos do Sismo de 28 de Fevereiro de 1969, sendo organizada pela Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES), pela Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) e pela Câmara Municipal de Lagos.

«Precisamente 50 anos depois da ocorrência do sismo que, no século passado, a seguir ao sismo de Benavente de 1909, causou danos mais importantes no território continental, várias entidades com responsabilidades no estudo e na minimização do impacto destes fenómenos, juntam-se para partilhar o conhecimento científico e para promover uma tomada de consciência coletiva sobre esta matéria», explica a autarquia.

A Câmara de Lagos adianta que «seis estudiosos da matéria irão apresentar – através das suas comunicações – as diferentes perspetivas sobre o assunto, refletindo sobre a vulnerabilidade e a perigosidade sísmica em Portugal, sobre o contributo da Geofísica e da Engenharia para a minimização do risco sísmico, recordando o Sismo de 1969 no caso particular do Algarve e a forma como o mesmo foi tratado pela imprensa regional e nacional, e divulgando as medidas que localmente, no concelho de Lagos, têm sido implementadas para minimizar o risco sísmico».

Segundo a organização, «o sismo de 28 de Fevereiro de 1969 teve epicentro na zona do banco de Goringe (a sudoeste do cabo de S. Vicente), uma magnitude estimada em 7.9, uma intensidade máxima entre 7 e 8 e sentiu-se em todo o país com maiores danos no barlavento algarvio, causando um número não determinado de mortos (referências apontam para treze mortes, embora apenas duas devido aos efeitos diretos do sismo)».

Este «foi o último sismo a provocar danos importantes e vítimas em Portugal continental, causando o pânico entre a população, o colapso de algumas estruturas, cortes nas redes elétrica e telefónica, tendo portanto ficado gravado na memória de todos os que o sentiram, embora a consciência coletiva sobre o risco sísmico se dilua com o tempo, pelo que o assinalar desta efeméride é importante para recuperar essa perceção», concluem os promotores da sessão pública.

https://www.sulinformacao.pt/2019/02/lagos-reflete-sobre-o-risco-sismico-na-evocacao-dos-50-anos-do-terramoto-de-1969/

FIRESHELTER52

Escoteiros de Olhão inaugura nova sede

O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, preside este sábado, dia 23 de fevereiro, pelas 10h00, à inauguração da nova sede do Grupo 6 de Escoteiros de Olhão, localizada na Rua Gil Eanes.


“É com orgulho que estarei presente na inauguração”, refere o líder da autarquia, que lembra que “estas novas instalações resultam de um sonho antigo que se começou a realizar com a cedência do imóvel pela Câmara Municipal de Olhão, em regime de comodato vitalício, e com o apoio financeiro para as obras”.

A nova sede dos Escoteiros de Olhão surge das dificuldades manifestadas à autarquia pelos seus responsáveis em relação à antiga “casa” que, para além de uma manifesta degradação, já não apresentava capacidade para albergar as atividades e o número de elementos do Grupo 6.

Assim, o apoio do Município materializou-se na compra do imóvel, pelo valor de 115.000€, e na atribuição de um subsídio de 5.000€, destinado à sua requalificação.

O contrato de comodato foi assinado em janeiro de 2018, aquando da celebração do 93º aniversário do Grupo 6 de Escoteiros.

Na ocasião, o Chefe Rui de Brito, agradeceu “publicamente ao senhor presidente da Câmara, bem como ao restante executivo, a forma como se empenharam neste desígnio que era encontrarmos uma nova sede”.

FIRESHELTER52

18/02/2019

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente de Viação na EN270

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da tarde de hoje a um violento acidente de viação na Estrada Nacional 270 perto de Santa Catarina da Fonte do Bispo, Tavira.


A colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros fez dois feridos.

As vitimas foram assistidas no local pelas equipas de emergência sendo que uma acabou por ser transportada à Urgência do Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação de assistência e socorro os Bombeiros Municipais de Tavira com uma Ambulância de Socorro e o INEM com a equipa da Ambulância SIV sediada em Tavira.

FIRESHELTER52

Bombeiros sapadores de Lisboa em greve durante 15 dias

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) anunciou uma nova greve de 15 dias do Regimento do Sapadores Bombeiros de Lisboa, a iniciar hoje às 20:00, por ainda não haver “nenhuma resposta do Governo” sobre as carreiras.


“Até hoje, não sabemos nada sobre qual é a produção final do estatuto da carreira, dos dois diplomas, do da carreira e da aposentação”, disse Vítor Reis, presidente do STML, em declarações à agência Lusa.

Esta greve, que deverá durar até 05 de março, vem na sequência de outras duas marcadas anteriormente pelos bombeiros sapadores e pelo sindicato, que reivindicam a “progressão e a construção de uma carreira de bombeiros profissionais”.

O novo protesto acontece após vários plenários nas duas últimas semanas, onde o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa decidiu fazer outro pré-aviso de greve, uma vez que não houve nenhuma concretização depois da reunião com o secretário de Estado da Proteção Civil, em janeiro.

“Na última reunião que se sucedeu com o secretário de Estado [da Proteção Civil] houve alguma evolução”, sustentou Vítor Reis, recordando que, até à data, ainda não houve mais informações por parte do Governo.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/bombeiros-sapadores-de-lisboa-em-greve-durante-15-dias

FIRESHELTER52

Previsões Meteorológicas

Clica sobre a imagem para aumentar

https://www.windguru.cz/39601

FIRESHELTER52

17/02/2019

Bombeiros Vila Real Combateram Incêndio na Corte António Martins

Segundo o site da ANPC os Bombeiros de Vila Real de Santo António combateram durante a tarde de hoje um incêndio em edifício devoluto ou degradado na zona da Corte António Martins.


Nove operacionais apoiados por três meios terrestres extinguiram de forma rápida e eficaz o incêndio.

Um seguidor do blog partilhou algumas fotos do local da ocorrência, obrigado.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Olhão Combateram Incêndio em Marím

Os Bombeiros Municipais de Olhão combateram durante a manhã de ontem um incêndio em mato na zona de Marim Olhão.

10 Operacionais apoiados por 3 veículos combateram as chamas garantindo uma extinção rápida e eficaz.


FIRESHELTER52

2 Toneladas de haxixe Apanhadas na playa ayamontina de Punta del Moral

A Polícia Nacional está investigando a origem das duas toneladas de haxixe que foram localizadas no início da manhã desta sexta-feira na praia Ayamonte de Punta del Moral.


A operação não resultou em preso, porque as pessoas relacionadas com a droga no mar fugiram numa narcolancha assim que detectaram a presença policial na praia, deixando os fardos de haxixe abandonadas na costa.

Esta é a terceira operação contra o narcotráfico realizada esta semana na costa de Huelva, depois das realizadas na madrugada de 13 de fevereiro. 

Na primeira, a droga e os traficantes conseguiram escapar para o mar num barco  o segundo terminou com seis pessoas presas e apreendidos cerca de 800 quilos de haxixe na praia de Caño de la Culata, em Nuevo Portil (Cartaya).

https://huelvacosta.com/hallan-dos-toneladas-de-hachis-en-la-playa-ayamontina-de-punta-del-moral/?fbclid=IwAR1T4YYwdMSVlh-yaTKAHjXA404TE5YwciMEh0zmst4kOlEyV8U3eeymTM8

FIRESHELTER52

16/02/2019

Abertos concursos para formadores externos da ENB

A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) abriu procedimentos concursais para formadores externos.


As áreas em questão são de Tripulante de Ambulância de Transporte, Salvamento e Desencarceramento, Incêndios Rurais, Incêndios Urbanos, Condução Fora de Estrada, Liderança e Motivação Humana e Operador de Telecomunicações.

Na página da Escola Nacional de Bombeiros  estão disponíveis os avisos de abertura e as respetivas fichas de inscrição bem como o Regulamento Interno de Recrutamento, Seleção e Afetação de Formadores Externos da ENB.

FIRESHELTER52

Espanhóis Registam Sismo na Serra a NW de Tavira

O Instituto Geográfico Nacional regista e informa a ocorrência de um pequeno abalo de terra na NE de São Brás de Alportel.



Com uma magnitude de 1,6 Escala de Richter a 12km de profundidade, não há noticia do sismo ter sido sentido.

http://www.ign.es/web/ign/portal/ultimos-terremotos/-/ultimos-terremotos/getDetails?evid=es2019cadba&zona=1

FIRESHELTER52

SEMANA AGRADÁVEL, MAS COM ALGUMA CHUVA

Domingo e 2ª feira, uma perturbação irá deixar chuva localmente abundante a todo o território continental, com possibilidade de trovoadas.


O tempo ficará mais frio e nevará nas terras altas.

No entanto, a partir de 3ª/4ª, teremos uma mudança para um padrão diferente, com fluxo do quadrante sul, e forte presença de sistemas ciclónicos na zona dos Açores.

Com esta configuração esperamos uma semana de mau tempo nas ilhas, principalmente nos Açores, e com fluxo de ar tropical sobre o território continental.

As temperaturas vão subir de novo, com as máximas a superar os 20ºC em especial no Sul, e acima dos 15ºC em praticamente todo o lado.

BestWeather

FIRESHELTER52


15/02/2019

13/02/2019

Temperatura Sempre a Subir até dia 18

Sol e temperaturas acima da média mantêm-se até dia 18, sendo que vão subir gradualmente ao longo da semana, atingindo valores máximos acima de 20 graus na generalidade do território e próximos de 25 graus no final da semana em alguns locais do Centro\Sul


Existe uma probabilidade razoável (+ de 50%) da chuva poder chegar novamente no Domingo ao CONTINENTE, mas poderá não ser para ficar.

Poderá no entanto chegar à região Sul.

Luso Meteo

FIRESHELTER52

Bombeiros Olhão recebem formação sobre alimentação saudável

A Câmara Municipal de Olhão promoveu, durante o mês de janeiro, a formação “Alimentação e estilo de vida saudáveis”, destinada aos elementos do seu Corpo de Bombeiros e desenvolvida por Nutricionistas que se encontram a estagiar na Divisão de Educação e Desporto.


Esta formação contemplou todos os profissionais do Corpo de Bombeiros Municipais de Olhão e pretendeu dar a conhecer os comportamentos a adotar para uma alimentação saudável, que responda às exigências nutricionais e físicas inerentes à sua atividade, avança comunicado da autarquia.

As técnicas deram a conhecer as necessidades energéticas para um adulto, diferenciando-se homens de mulheres, ensinaram a confecionar um prato saudável e referiram-se aos comportamentos alimentares que deverão ser assumidos antes, durante e após uma ocorrência.

Outro dos aspetos a considerar, relaciona-se com a importância da hidratação, assim como quais os sintomas em caso de desidratação. Foram ainda dados a conhecer diversos alimentos ricos em água e que, por isso, que devem ser consumidos para prevenir a desidratação, refere o mesmo comunicado.

Os bombeiros municipais interessados em adquirir hábitos de alimentação saudável podem ainda frequentar consultas gratuitas, individuais e personalizadas, com as profissionais de nutrição que agora realizam o seu estágio no Município de Olhão com o intuito de ingressarem na Ordem dos Nutricionistas.

FIRESHELTER52

12/02/2019

2 Vagas de Trabalho para Freguesia da Conceição e Cabanas

Procedimento concursal comum na modalidade de relação de emprego público por tempo indeterminado, para recrutamento excecional e necessário à ocupação de dois postos de trabalho na carreira de Assistente Operacional, previstos e não ocupados no mapa de pessoal desta União das Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira.



Para saber mais consulte o link em baixo:

https://dre.pt/application/file/a/119420512?fbclid=IwAR3ks7y8LClOAmzugYYcXAzyG802nHA2VbWgr-M6wYKcs3xkIiQ2ukRjYnk

FIRESHELTER52

Escola Secundária de Tavira com 3 Incêndios em Árvores Hoje

Fonte escolar afirmou ao jornal POSTAL terem sido três os incêndios na Escola Secundária de Tavira e cuja Polícia Judiciária (PJ) suspeita de fogo posto.


Os incêndios deflagraram hoje na Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, em Tavira.

O alerta foi dado por estudantes da escola ao POSTAL que conseguiu recolher um vídeo das chamas. 

Nas imagens pode-se ver a presença dos Bombeiros Municipais de Tavira a controlarem o incêndio que atingiu várias árvores, em locais diferentes, dentro do recinto escolar.

Segundo o POSTAL apurou ainda ninguém sabe o que aconteceu mas fonte escolar revelou ao POSTAL que de manhã também houve um incêndio. “Foram três sítios diferentes da escola” onde registaram-se hoje incêndios, apurou ainda o POSTAL.





http://www.postal.pt/2019/02/pj-suspeita-de-fogo-posto-terao-sido-tres-os-incendios-na-escola-actualizacao/

FIRESHELTER52

Tavira Ações de sensibilização: Defesa da Floresta contra Incêndios

Informa-se que a Guarda Nacional Republicana (GNR) promove um conjunto de ações de sensibilização acerca da Defesa da Floresta contra Incêndios, de acordo com a seguinte calendarização:


Fevereiro

Dia 15
, 09h30, escola de Santa Catarina da Fonte do Bispo
Dia 19, 14h30, Portela da Corcha
Dia 24, 07h00-13h00, Mercado de Santa Catarina da Fonte do Bispo
11h00, Junta de Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo

Março

Dia 24
, 07h00-13h00, Mercado de Santa Catarina da Fonte do Bispo

FIRESHELTER52

11/02/2019

Município Investe 90 Mil Euros em Equipamentos nos Bombeiros Municipais

O Município de Tavira continua a apostar na melhoria da qualidade do serviço dos Bombeiros Municipais, desta vez a aposta passa pela aquisição de uma nova central de comunicações, assim como de equipamentos de proteção individual, o qual foi abençoado pelo reverendo Padre Rafael.


A aquisição da nova central resulta num investimento de cerca de 21 mil euros e contribui para beneficiar o auxílio prestado à população, conferindo-lhe uma maior adequação às atuais necessidades, nomeadamente, no que se refere ao atendimento telefónico, às comunicações via rádio e às aplicações informáticas.

Também a disponibilização de novos equipamentos de proteção individual de combate a incêndios urbanos e industriais, designadamente, capacetes, fatos e luvas conferem uma maior segurança e comodidade neste tipo de ocorrências. A compra teve um custo de 69 mil euros.

Ao avançar com estes investimentos, no valor global de €90 mil euros, a edilidade beneficia não só a atuação e proteção do Corpo de Bombeiros Municipais, como também a segurança da população.


FIRESHELTER52

SECA METEOROLÓGICA AGRAVOU-SE EM JANEIRO

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Iniciam Curso de Tripulantes de Ambulância de Socorro

8 Bombeiros Municipais do mapa de pessoal do Município de Tavira iniciaram hoje a formação de Tripulante de Ambulância de Socorro.


A formação tem como objetivos dotar os bombeiros de competências necessárias em ambiente de Emergência Médica Pré-Hospitalar no âmbito do saber da avaliação da vítima, realização de manobras de suporte básico de vida, imobilização e transporte de vítimas de doença súbita e/ou trauma entre outras técnicas.

A formação vai decorre em horário laboral nas próximas 5 semanas nas instalações dos Bombeiros Municipais de Tavira sendo a entidade formadora a Cruz Vermelha Portuguesa.

A turma foi complementada ainda com um formando dos Bombeiros de São Brás de Alportel.

FIRESHELTER52

09/02/2019

Bombeiros Tavira Treinam Incêndios Estruturais

As quatro equipas de Bombeiros Municipais desenvolveram durante a passada semana ações de treino técnico operacional de controle e combate a incêndios estruturais.


Com o desenvolvimento em sala de ações vocacionadas ao saber desta área técnica posteriormente os Bombeiros desenvolveram laboratórios de tecnologia base e fenomenologia da combustão culminado com exercícios em estratégia ofensiva.

Protocolo de entrada, Busca e Salvamento, Combate ao incêndio e ventilação tática preencheram as operações de cerca de 40 Bombeiros Municipais que em 4 dias desenvolveram estes temas.

As operações decorreram na Unidade Local de Formação nos Bombeiros de Vila Real de Santo António, onde uma estrutura que simula um habitação foi caracterizada para acolher os treinos.

A mesma Unidade dispos aos Bombeiros de balneários e outras áreas de trabalho e equipamentos que permitiram um desenrolar de operações muito eficaz e funcional, sendo sem dúvida um espaço que merece toda admiração e respeito pelos Bombeiros e ANPC, pois permite aos bombeiros e outras entidades treinar cenários de fogo real em segurança.

No final o desenvolvimento foi positivo, sendo que os bombeiros puderam colocar em prática aquilo que ao longo do tempo tem vindo a ser treinado.

Outras ações de treino técnico estão a ser preparadas para que os Bombeiros Municipais possam no dia a dia desempenhar as suas missões mais preparados, mais rapidamente e com mais segurança.


FIRESHELTER52

Semana Primaveril mas Agravamento de Seca

94% do país estava em seca meteorológica no fim de Janeiro, com mais de 30% em seca moderada


Esta semana irá contribuir para agravar a situação pois será uma semana a fazer lembrar... o Verão

As temperaturas máximas serão, no geral próximas dos 20 graus, no entanto espero máximas que em alguns locais do litoral e do Centro\Sul podem atingir 23\24 graus

Isto entre Segunda e Sábado, pelo menos

Não se espera chuva até dia 18, pelo menos, tirando claro está a pouca chuva a Norte\Centro, amanhã, a esperança de mudança de padrão vista pelo modelo Europeu é agora mais remota, sendo mais provável que possa haver apenas um ou outro episódio de chuva, mas a manutenção deste padrão mais seco

Se não chover até fim do mês acredito que partes do Sul do país entrarão em seca severa

O Inverno meteorológico termina em menos de 20 dias, e, em boa verdade, ainda não chegou

O ano passado tivemos uma mudança repentina depois de um período quente precisamente na segunda quinzena de Fevereiro, e era ótimo que isso se repetisse, mas parece-me neste momento pouco provável

Irei atualizar a informação quando achar necessário

IMAGEM: Temperaturas, modelo GFS


FIRESHELTER52

Unidade de Saúde Móvel de Proximidade de Tavira

Foi hoje sábado, 09/02/2018 pelas 11h, apresentada pela Câmara Municipal de Tavira, junto ao mercado municipal, a nova Unidade de Saúde Móvel de Proximidade de Tavira.


A nova unidade vai servir a população dispersa e isolada do concelho levando cuidados médicos ao domicílio de quem é mais vulnerável e frágil.

Segundo informações que o SAFEPLACE52 obteve, a nova unidade móvel de saúde está equipada com meios do século XXI avançando com a ideia de que a unidade é como se fosse um “centro de saúde em 4 rodas.



FIRESHELTER52