Hoje à tarde, em Vale do Lobo, parece que ocorreu uma tromba de água (tornado sobre o mar).
As condições estavam propícias a este tipo de eventos, com células convectivas com grande desenvolvimento, a nascerem no mar.
1.ª Foto de Karin Hoffman e partilhada por Filipa Ferreira com o Meteofontes, a 2.ª foto autor não identificado. parece ser a mesma situação.
FIRESHELTER52
31/03/2014
30/03/2014
Algarve com meio de Emergência Médica destinado a idade Pediátrica
Uma nova Ambulância de Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico (TIP) entra em atividade no país, mais concretamente na região algarvia, a partir das 08 horas de dia 31 de março.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro Hospitalar do Algarve (CHA) concretizam assim esforços para reforçar o apoio inter-hospitalar pediátrico na região do Algarve.
A entrada em funcionamento desta nova ambulância de TIP tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta na área do doente crítico pediátrico e neonatal. Esta ambulância tem como objetivo o transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre Unidades de Saúde.
A nova ambulância TIP do INEM vai funcionar com equipas médicas do CHA, sendo o seu acionamento efetuado pelos Médicos das Unidades Hospitalares que necessitem deste serviço ou pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Trata-se de um meio altamente diferenciado, com capacidade de prestação de cuidados na área do Suporte Avançado de Vida.
Existem atualmente três ambulâncias TIP, uma sediada em Lisboa, em Coimbra e no Porto. A partir do próximo dia 31 de março este serviço terá também um meio específico sedeado na região do Algarve, mais concretamente em Faro.
No ano de 2013 as ambulâncias do TIP foram acionadas 1.289 vezes. A ambulância com o maior número de acionamentos em 2013 foi a TIP de Lisboa com 587 acionamentos, seguindo-se a do Porto com 507 acionamentos e a de Coimbra com 195 missões.
As TIP estão equipadas com todo o material necessário à estabilização de doentes críticos dos 0 aos 18 anos de idade, permitindo o seu transporte para hospitais onde existam unidades diferenciadas com capacidade para o seu tratamento. As ambulâncias que asseguram este serviço dispõem de uma tripulação constituída por um Médico, um Enfermeiro e um Técnico de Ambulância de Emergência.
O Médico e o Enfermeiro pertencem às unidades de saúde a que estas ambulâncias estão afetas, enquanto que o Técnico de Ambulância de Emergência do INEM tem a responsabilidade de garantir a operacionalidade da viatura e do respetivo equipamento. O serviço tem uma cobertura nacional, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
O TIP é um dos serviços mais antigos a vigorar no INEM, funcionando desde 1987, então com o nome de Subsistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto Risco. Com este serviço o INEM veio colmatar a necessidade da existência de um transporte inter-hospitalar para doentes críticos neonatais e pediátricos.
FIRESHELTER52
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro Hospitalar do Algarve (CHA) concretizam assim esforços para reforçar o apoio inter-hospitalar pediátrico na região do Algarve.
A entrada em funcionamento desta nova ambulância de TIP tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta na área do doente crítico pediátrico e neonatal. Esta ambulância tem como objetivo o transporte de recém-nascidos e doentes pediátricos em estado crítico entre Unidades de Saúde.
A nova ambulância TIP do INEM vai funcionar com equipas médicas do CHA, sendo o seu acionamento efetuado pelos Médicos das Unidades Hospitalares que necessitem deste serviço ou pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Trata-se de um meio altamente diferenciado, com capacidade de prestação de cuidados na área do Suporte Avançado de Vida.
Existem atualmente três ambulâncias TIP, uma sediada em Lisboa, em Coimbra e no Porto. A partir do próximo dia 31 de março este serviço terá também um meio específico sedeado na região do Algarve, mais concretamente em Faro.
No ano de 2013 as ambulâncias do TIP foram acionadas 1.289 vezes. A ambulância com o maior número de acionamentos em 2013 foi a TIP de Lisboa com 587 acionamentos, seguindo-se a do Porto com 507 acionamentos e a de Coimbra com 195 missões.
As TIP estão equipadas com todo o material necessário à estabilização de doentes críticos dos 0 aos 18 anos de idade, permitindo o seu transporte para hospitais onde existam unidades diferenciadas com capacidade para o seu tratamento. As ambulâncias que asseguram este serviço dispõem de uma tripulação constituída por um Médico, um Enfermeiro e um Técnico de Ambulância de Emergência.
O Médico e o Enfermeiro pertencem às unidades de saúde a que estas ambulâncias estão afetas, enquanto que o Técnico de Ambulância de Emergência do INEM tem a responsabilidade de garantir a operacionalidade da viatura e do respetivo equipamento. O serviço tem uma cobertura nacional, 24 horas por dia, todos os dias do ano.
O TIP é um dos serviços mais antigos a vigorar no INEM, funcionando desde 1987, então com o nome de Subsistema de Transporte de Recém-Nascidos de Alto Risco. Com este serviço o INEM veio colmatar a necessidade da existência de um transporte inter-hospitalar para doentes críticos neonatais e pediátricos.
FIRESHELTER52
28/03/2014
Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano na Luz de Tavira
Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio urbano na freguesia da Luz de Tavira.
Felizmente, foram registados danos materiais num anexo superior da habitação afetada pelo incêndio, tendo sido salvaguardado todas as vidas humanas, registando-se apenas a morte de alguns animais que lá se encontravam.
Ao incêndio responderam mais de uma dezena de Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios, Um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios, Um Autotanque e ainda uma ambUlância INEM-SBV, todos estes meios sediados no CBM Tavira.
FIRESHELTER52
Felizmente, foram registados danos materiais num anexo superior da habitação afetada pelo incêndio, tendo sido salvaguardado todas as vidas humanas, registando-se apenas a morte de alguns animais que lá se encontravam.
Ao incêndio responderam mais de uma dezena de Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios, Um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios, Um Autotanque e ainda uma ambUlância INEM-SBV, todos estes meios sediados no CBM Tavira.
FIRESHELTER52
Treino Técnico de Operações de Fase Inicial de Incêndios Florestais
Decorreu hoje no Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira uma sessão de esclarecimento informação sobre a atividade de gestão inicial de um teatro de operações em contexto florestal.
Inserida no Sistema de Gestão de Operações (SGO), nível inicial, foram transmitidas aos presentes diretrizes operacionais que visam prepara-los para um melhor e mais efetivo desempenho nas missões do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais deste verão.
Uma visão de planeamento, estratégia, sentido crítico e de trabalho por antecipação foram alguns conceitos transmitidos pelo Formador, 2º Comandante dos Bombeiros de Albufeira.
A interação com as diversas entidades do DECIF, redes de comunicação onde se insere o SIRESP e a interligação com os meios aéreos de ataque inicial foram alguns temas abordados durante a sessão de hoje.
Como não podia deixar de referir, a segurança dos operacionais, a visão estratégica da gestão das equipas visando as mais diversas observações de segurança, desde a preparação física e psíquica do operacional, o conhecimento e os equipamentos de proteção individual fizeram também parte da palestra que decorreu de uma forma muito dinâmica e participativa.
FIRESHELTER52
Inserida no Sistema de Gestão de Operações (SGO), nível inicial, foram transmitidas aos presentes diretrizes operacionais que visam prepara-los para um melhor e mais efetivo desempenho nas missões do Dispositivo de Combate a Incêndios Florestais deste verão.
Uma visão de planeamento, estratégia, sentido crítico e de trabalho por antecipação foram alguns conceitos transmitidos pelo Formador, 2º Comandante dos Bombeiros de Albufeira.
A interação com as diversas entidades do DECIF, redes de comunicação onde se insere o SIRESP e a interligação com os meios aéreos de ataque inicial foram alguns temas abordados durante a sessão de hoje.
Como não podia deixar de referir, a segurança dos operacionais, a visão estratégica da gestão das equipas visando as mais diversas observações de segurança, desde a preparação física e psíquica do operacional, o conhecimento e os equipamentos de proteção individual fizeram também parte da palestra que decorreu de uma forma muito dinâmica e participativa.
FIRESHELTER52
27/03/2014
Barlavento Algarvio reforço de 15 Sapadores Florestais
Quinze sapadores florestais assinaram recentemente contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para reforçar os quadros das três câmaras da Associação de Municípios Terras do Infante – Aljezur, Lagos e Vila do Bispo.
A cerimónia decorreu na passada segunda-feira, 24, no auditório dos paços do concelho séc. XXI e foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, na qualidade de presidente do conselho diretivo da associação de municípios.
O presidente da Câmara Municipal de Aljezur e vogal do conselho diretivo da associação, José Manuel Amarelinho, e o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo e também vogal do conselho diretivo da associação, Adelino Soares, também estiveram presentes.
A iniciativa teve lugar na sequência do procedimento concursal comum para a contratação em funções públicas de quinze assistentes operacionais, para exercerem funções de sapadores florestais nos concelhos de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo.
Os sapadores irão executar funções de gestão florestal e defesa da floresta, designadamente através de ações de silvicultura preventiva, primeira intervenção, apoio ao combate, rescaldo e pós vigilância em incêndios florestais, acompanhamento de queimadas e funções de sensibilização do público para as normas de conduta respeitantes a esta matéria.
Depois de assinados todos os contratos seguiram-se breves intervenções de cada um dos presidentes de câmara.
Os autarcas sublinharam a satisfação pela “continuidade do que se tem vindo a fazer em anos anteriores”, mas com contornos diferentes, uma vez que o passo dado – entrar na função pública – “é hoje quase impossível de acontecer”.
Este é um sinal claro de que “a missão destes homens como agentes de proteção das nossas florestas é indispensável na nossa sociedade”, reforçou José Amarelinho.
Já para Adelino Soares, “o facto de existirem três municípios que estão, em determinadas áreas, a funcionar em conjunto em prol das suas comunidades, deverá ser um exemplo a nível nacional”.
Maria Joaquina Matos deixou bem vincado o significado “bastante especial” da cerimónia, tanto pelo facto de poder proporcionar alguma estabilidade na vida profissional destes 15 novos colaboradores, como pela importância “do papel e missão meritória que desempenham todos os dias na proteção das nossas florestas”.
Recordando a propósito o “ano negro de incêndios” de 2003, a autarca de Lagos lembrou que, nessa altura, “foi tomado o compromisso de não voltar a deixar que essas situações voltassem a acontecer – e é para isso que temos estado a trabalhar”.
.diariOnline RS
FIRESHELTER52
A cerimónia decorreu na passada segunda-feira, 24, no auditório dos paços do concelho séc. XXI e foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, na qualidade de presidente do conselho diretivo da associação de municípios.
O presidente da Câmara Municipal de Aljezur e vogal do conselho diretivo da associação, José Manuel Amarelinho, e o presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo e também vogal do conselho diretivo da associação, Adelino Soares, também estiveram presentes.
A iniciativa teve lugar na sequência do procedimento concursal comum para a contratação em funções públicas de quinze assistentes operacionais, para exercerem funções de sapadores florestais nos concelhos de Aljezur, Lagos e Vila do Bispo.
Os sapadores irão executar funções de gestão florestal e defesa da floresta, designadamente através de ações de silvicultura preventiva, primeira intervenção, apoio ao combate, rescaldo e pós vigilância em incêndios florestais, acompanhamento de queimadas e funções de sensibilização do público para as normas de conduta respeitantes a esta matéria.
Depois de assinados todos os contratos seguiram-se breves intervenções de cada um dos presidentes de câmara.
Os autarcas sublinharam a satisfação pela “continuidade do que se tem vindo a fazer em anos anteriores”, mas com contornos diferentes, uma vez que o passo dado – entrar na função pública – “é hoje quase impossível de acontecer”.
Este é um sinal claro de que “a missão destes homens como agentes de proteção das nossas florestas é indispensável na nossa sociedade”, reforçou José Amarelinho.
Já para Adelino Soares, “o facto de existirem três municípios que estão, em determinadas áreas, a funcionar em conjunto em prol das suas comunidades, deverá ser um exemplo a nível nacional”.
Maria Joaquina Matos deixou bem vincado o significado “bastante especial” da cerimónia, tanto pelo facto de poder proporcionar alguma estabilidade na vida profissional destes 15 novos colaboradores, como pela importância “do papel e missão meritória que desempenham todos os dias na proteção das nossas florestas”.
Recordando a propósito o “ano negro de incêndios” de 2003, a autarca de Lagos lembrou que, nessa altura, “foi tomado o compromisso de não voltar a deixar que essas situações voltassem a acontecer – e é para isso que temos estado a trabalhar”.
.diariOnline RS
FIRESHELTER52
26/03/2014
ANPC apresenta hoje o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2014
Ministro da Administração Interna vai estar na apresentação do dispositivo para este ano.
No fim-de-semana, Miguel Macedo garantiu reforço de meios durante o Verão. No ano passado, o fogo consumiu mais de 145 mil hectares e tirou a vida a várias pessoas.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) apresenta esta quarta-feira o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para este ano, que contará com um reforço de meios.
O comandante operacional nacional, José Manuel Moura, está a cargo da apresentação, que vai ser feita numa conferência de imprensa, em que também vai estar presente o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
Numa sessão realizada no sábado em Santarém, com cerca de 700 representantes das associações e corporações de bombeiros de todo o país, o ministro garantiu que vai haver mais meios de combate aos incêndios florestais durante o Verão.
Miguel Macedo assegurou ainda que está a ser feita uma "aposta num dispositivo reforçado", que compreenda as questões e problemas colocados pelas corporações de bombeiros, e que crie condições para que as "exigências operacionais não fiquem condicionadas por constrangimentos financeiros das corporações".
Antes da conferência de imprensa, a Autoridade Nacional de Protecção Civil realiza em Carnaxide uma reunião para apreciação e aprovação da Directiva Operacional Nacional, documento de planeamento e de organização operacional do DECIF.
Em 2013, os incêndios florestais provocaram nove mortos, oito bombeiros e um autarca, e consumiram mais de 145 mil hectares, a maior área ardida dos últimos oito anos.
in BPS
FIRESHELTER52
No fim-de-semana, Miguel Macedo garantiu reforço de meios durante o Verão. No ano passado, o fogo consumiu mais de 145 mil hectares e tirou a vida a várias pessoas.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) apresenta esta quarta-feira o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) para este ano, que contará com um reforço de meios.
O comandante operacional nacional, José Manuel Moura, está a cargo da apresentação, que vai ser feita numa conferência de imprensa, em que também vai estar presente o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
Numa sessão realizada no sábado em Santarém, com cerca de 700 representantes das associações e corporações de bombeiros de todo o país, o ministro garantiu que vai haver mais meios de combate aos incêndios florestais durante o Verão.
Miguel Macedo assegurou ainda que está a ser feita uma "aposta num dispositivo reforçado", que compreenda as questões e problemas colocados pelas corporações de bombeiros, e que crie condições para que as "exigências operacionais não fiquem condicionadas por constrangimentos financeiros das corporações".
Antes da conferência de imprensa, a Autoridade Nacional de Protecção Civil realiza em Carnaxide uma reunião para apreciação e aprovação da Directiva Operacional Nacional, documento de planeamento e de organização operacional do DECIF.
Em 2013, os incêndios florestais provocaram nove mortos, oito bombeiros e um autarca, e consumiram mais de 145 mil hectares, a maior área ardida dos últimos oito anos.
in BPS
FIRESHELTER52
25/03/2014
Feira solidária em Alcoutim para aquisição de desfibrilhador
As escolas básicas integradas de Alcoutim e Martim longo vão ser palco, nos próximos dias 28 de março e 4 de abril, respetivamente, de uma feira solidária que visa angariar fundos para equipar mais uma ambulância dos bombeiros voluntários de Alcoutim com um desfibrilhador automático externo (DAE).
O DAE consiste num aparelho eletrónico portátil que diagnostica automaticamente as, potencialmente letais, arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular num paciente, sendo também capaz de tratá-las, através da desfibrilhação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.
A iniciativa prende-se com a necessidade de equipar outra ambulância desta corporação de bombeiros com um equipamento destes e com o facto de a instituição não ter recursos financeiros que permita fazê-lo, dado o seu custo elevado, na ordem dos 2500 euros.
Organizadas pelo Agrupamento de Escolas de Alcoutim, com o apoio logístico do município, as duas feiras arrancam pelas 9:00 horas e contarão com os mais variados produtos cedidos pelos pais e alunos das escolas.
.diariOnline RS
FIRESHELTER52
O DAE consiste num aparelho eletrónico portátil que diagnostica automaticamente as, potencialmente letais, arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular num paciente, sendo também capaz de tratá-las, através da desfibrilhação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.
A iniciativa prende-se com a necessidade de equipar outra ambulância desta corporação de bombeiros com um equipamento destes e com o facto de a instituição não ter recursos financeiros que permita fazê-lo, dado o seu custo elevado, na ordem dos 2500 euros.
Organizadas pelo Agrupamento de Escolas de Alcoutim, com o apoio logístico do município, as duas feiras arrancam pelas 9:00 horas e contarão com os mais variados produtos cedidos pelos pais e alunos das escolas.
.diariOnline RS
FIRESHELTER52
21/03/2014
Bombeiros Municipais de Tavira 126 anos de História
Resumo Histórico da Vida da Corporação
O flagelo dos incêndios foi sempre uma forte preocupação das populações. Quando se verificava algumas dessas calamidades, o povo era avisado pelo repique dos sinos das igrejas e, rapidamente, acorria ao local ajudando a combate-lo.
Em Tavira, assim acontecia, com a vantagem de que a tropa, que sempre aqui existiu, logo se disponibilizava com homens e material para debelar o sinistro.
Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira (1884-1897)
Em 1884, a Câmara Municipal propõe a compra de uma Bomba Americana e um tavirense de grande iniciativa, Daniel Gil Pessoa, conjuntamente com um grupo de outros tavirenses, organizou um Corpo de Bombeiros, facto que só se veio a concretizar em 22 de fevereiro de 1888, com a aprovação dos estatutos pelo Governo Civil de Faro.
Foi, assim, criada a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira que tinha ainda a colaboração de ilustres cidadãos tavirenses, cabendo o comando a Manuel Ferreira Pessoa Aboim e a presidência a Roque Féria.
No ano de 1889, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira entrou em crise, tendo o comando passado para o então Subchefe Luís José Villa Lobos Arnedo, o qual coordenou o combate ao grande incêndio registado na Fábrica de moagem de Tavira, em 25 de fevereiro de 1891.
Desde essa altura a associação sofreu alterações na constituição das muitas direções que por lá passaram, sem que houvesse grande evolução nos Bombeiros de Tavira.
Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira – Corpo de Salvação Pública de Tavira
Face às dificuldades que a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira passavam, agravando-se a situação com o avançar do tempo, o Presidente da Associação de então comunicou à Câmara Municipal de Tavira a sua pretensão para entregar a Bomba e os respetivos acessórios, encerrando a atividade.
Face a este pedido, a edilidade tomou a iniciativa de nomear uma comissão para a reorganização da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira, dirigida por Sebastião José Teixeira Neves de Aragão.
Com uma restruturação inovadora e com uma nova direção, após sessão datada de 7 de dezembro de 1902, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira foi dotada de material e homens e, no ano seguinte, os novos estatutos denominaram a atual ABVT por “Salvação Pública de Tavira”, sob o comando de João José de Matos Parreira, impondo-se instrução periódica aos bombeiros.
Em 1907, os Bombeiros adquiriram o edifício da antiga Igreja de São João da Corredoura e nele se fixaram até ao ano de 1973, ano em que transitaram para as atuais instalações no Alto do Cano.
Mas os problemas continuaram e, em 1911, os Bombeiros de Tavira atravessaram um novo período de desorganização ao ponto de serem considerados um “elemento decorativo ou representativo” em atos solenes.
Na sua restruturação e revitalização foi nomeado o novo comandante, o Tenente do Exército Luís Gama Pinto, o 2.º comandante, o alferes Jaime Pires Cansado, e como ajudante, o 2.º Sargento Henrique Xavier Monteiro. Em 1913, tomou o comando dos Bombeiros Tavira o alferes Jaime Pires Cansado, mantendo-se esta estrutura até 1921, no entanto, foi-se novamente desestruturando, acabando mesmo por ser dissolvida.
Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira
Por sessão de 5 de julho de 1922, a Câmara Municipal de Tavira deliberou criar o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, transitando todo o património da extinta associação para a Câmara Municipal de Tavira, continuando no comando Jaime Pires Cansado.
Em 1934, foi nomeado como 2.º comandante o cidadão Isidro José Leiria que, em 1937, assumiu o comando, cargo que manteve até 1949, tendo-o sucedido o tenente José Inácio da Conceição, até 1954.
Em 30 de novembro de 1954, tomou posse como comandante José Filipe Amorim Pessoa Ribeiro, que se manteve no cargo até à sua substituição pelo então ajudante Dionisio Casanova Viegas.
O crescimento no saber e na ajuda à população foi crescendo desde então, tornando-se o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira uma referência no socorro da Região Algarvia. Refira-se que, em 15 de julho de 1972, aquando do início do Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA), Tavira foi comtemplada com uma viatura.
Com uma dinâmica ativa nas respostas ao combate aos incêndios, emergência médica, transporte de doentes, salvamento e desencarceramento, socorros a náufragos, entre outras valências, Dionisio Casanova Viegas foi alvo das mais variadas condecorações, destacando-se a de Membro Honorário da Ordem de Mérito, o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e a Medalha de Ouro da Cidade de Tavira.
Desde 2005, o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira é comandado por Miguel Eduardo da Conceição Silva, coadjuvado pelo seu 2º. comandante Jorge Manuel Gonçalves Domingues.
Mais palavras não chegariam para deixar registado o trabalho dos Bombeiros Municipais na comunidade. Fica assim em aberto, e para a prosperidade, a continuação da história deste Corpo de Bombeiros centenário pelas gerações vindouras.
Autor: Bombeiro 2ª Classe Municipal João Horta
FIRESHELTER52
O flagelo dos incêndios foi sempre uma forte preocupação das populações. Quando se verificava algumas dessas calamidades, o povo era avisado pelo repique dos sinos das igrejas e, rapidamente, acorria ao local ajudando a combate-lo.
Em Tavira, assim acontecia, com a vantagem de que a tropa, que sempre aqui existiu, logo se disponibilizava com homens e material para debelar o sinistro.
Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira (1884-1897)
Em 1884, a Câmara Municipal propõe a compra de uma Bomba Americana e um tavirense de grande iniciativa, Daniel Gil Pessoa, conjuntamente com um grupo de outros tavirenses, organizou um Corpo de Bombeiros, facto que só se veio a concretizar em 22 de fevereiro de 1888, com a aprovação dos estatutos pelo Governo Civil de Faro.
Foi, assim, criada a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira que tinha ainda a colaboração de ilustres cidadãos tavirenses, cabendo o comando a Manuel Ferreira Pessoa Aboim e a presidência a Roque Féria.
No ano de 1889, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira entrou em crise, tendo o comando passado para o então Subchefe Luís José Villa Lobos Arnedo, o qual coordenou o combate ao grande incêndio registado na Fábrica de moagem de Tavira, em 25 de fevereiro de 1891.
Desde essa altura a associação sofreu alterações na constituição das muitas direções que por lá passaram, sem que houvesse grande evolução nos Bombeiros de Tavira.
Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira – Corpo de Salvação Pública de Tavira
Face às dificuldades que a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira passavam, agravando-se a situação com o avançar do tempo, o Presidente da Associação de então comunicou à Câmara Municipal de Tavira a sua pretensão para entregar a Bomba e os respetivos acessórios, encerrando a atividade.
Face a este pedido, a edilidade tomou a iniciativa de nomear uma comissão para a reorganização da Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira, dirigida por Sebastião José Teixeira Neves de Aragão.
Com uma restruturação inovadora e com uma nova direção, após sessão datada de 7 de dezembro de 1902, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Tavira foi dotada de material e homens e, no ano seguinte, os novos estatutos denominaram a atual ABVT por “Salvação Pública de Tavira”, sob o comando de João José de Matos Parreira, impondo-se instrução periódica aos bombeiros.
Em 1907, os Bombeiros adquiriram o edifício da antiga Igreja de São João da Corredoura e nele se fixaram até ao ano de 1973, ano em que transitaram para as atuais instalações no Alto do Cano.
Mas os problemas continuaram e, em 1911, os Bombeiros de Tavira atravessaram um novo período de desorganização ao ponto de serem considerados um “elemento decorativo ou representativo” em atos solenes.
Na sua restruturação e revitalização foi nomeado o novo comandante, o Tenente do Exército Luís Gama Pinto, o 2.º comandante, o alferes Jaime Pires Cansado, e como ajudante, o 2.º Sargento Henrique Xavier Monteiro. Em 1913, tomou o comando dos Bombeiros Tavira o alferes Jaime Pires Cansado, mantendo-se esta estrutura até 1921, no entanto, foi-se novamente desestruturando, acabando mesmo por ser dissolvida.
Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira
Por sessão de 5 de julho de 1922, a Câmara Municipal de Tavira deliberou criar o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, transitando todo o património da extinta associação para a Câmara Municipal de Tavira, continuando no comando Jaime Pires Cansado.
Em 1934, foi nomeado como 2.º comandante o cidadão Isidro José Leiria que, em 1937, assumiu o comando, cargo que manteve até 1949, tendo-o sucedido o tenente José Inácio da Conceição, até 1954.
Em 30 de novembro de 1954, tomou posse como comandante José Filipe Amorim Pessoa Ribeiro, que se manteve no cargo até à sua substituição pelo então ajudante Dionisio Casanova Viegas.
O crescimento no saber e na ajuda à população foi crescendo desde então, tornando-se o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira uma referência no socorro da Região Algarvia. Refira-se que, em 15 de julho de 1972, aquando do início do Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA), Tavira foi comtemplada com uma viatura.
Com uma dinâmica ativa nas respostas ao combate aos incêndios, emergência médica, transporte de doentes, salvamento e desencarceramento, socorros a náufragos, entre outras valências, Dionisio Casanova Viegas foi alvo das mais variadas condecorações, destacando-se a de Membro Honorário da Ordem de Mérito, o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses e a Medalha de Ouro da Cidade de Tavira.
Desde 2005, o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira é comandado por Miguel Eduardo da Conceição Silva, coadjuvado pelo seu 2º. comandante Jorge Manuel Gonçalves Domingues.
Mais palavras não chegariam para deixar registado o trabalho dos Bombeiros Municipais na comunidade. Fica assim em aberto, e para a prosperidade, a continuação da história deste Corpo de Bombeiros centenário pelas gerações vindouras.
Autor: Bombeiro 2ª Classe Municipal João Horta
FIRESHELTER52
20/03/2014
Congresso - Bombeiros profissionais unidos pela mudança no sector
O 13º Congresso Nacional dos Bombeiros Profissionais vai realizar-se a 12 e 13 de Abril, em Faro no Hotel Eva.
Este ano o Congresso tem como mote "Bombeiros profissionais unidos pela mudança no sector" e vai contar com a presença de bombeiros profissionais de todo o país.
in ANBP/SNBP
FIRESHELTER52
Este ano o Congresso tem como mote "Bombeiros profissionais unidos pela mudança no sector" e vai contar com a presença de bombeiros profissionais de todo o país.
in ANBP/SNBP
FIRESHELTER52
Tavira - Julgamento por Burlas em Cartas de Condução
Oito arguidos vão começar a ser julgados, em Tavira, no final do mês, num caso onde um ex funcionário do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMTT) é acusado de ter burlado pelo menos 30 pessoas com guias de condução falsas.
O caso remonta a 2008. Segundo a acusação, a que o CM teve acesso, I.A., de 30 anos, aproveitou o facto de ser, na altura, funcionário do IMTT (então com o nome de Direção-Geral de Viação), para vender guias de condução falsas a pessoas que não tinham passado nos exames de código ou condução que queriam outra categoria que não aquela que estavam legalmente habilitadas ou quando tinham cartas que não são válidas em território nacional.
Os clientes eram angariados por outro arguido, P.G., 29 anos, que recebia o dinheiro e os documentos e passava-os a I.A. Este usava a informação das pessoas para fazer as guias falsas. Era prometido que mais tarde chegariam as cartas de condução, mas isso nunca chegava a acontecer.
Enquanto alguns clientes sabiam a ilegalidade que estava a ser cometida, outros, nomeadamente os cidadãos estrangeiros, pensavam que todo o processo era legítimo, devido à profissão de I.A., refere a acusação. Estima-se que tenham sido burladas, pelo menos, 30 pessoas - portugueses e naturais de países africanos - em Tavira e ainda na zona de Grande Lisboa.
O esquema foi descoberto em 2009, quando, numa ação de fiscalização de trânsito da PSP, um dos agentes suspeitou de uma guia apresentada, dando início à investigação.
O julgamento começa no dia 31 de março em Tavira.
Por Tiago griff - Correio da Manhã
FIRESHELTER52
O caso remonta a 2008. Segundo a acusação, a que o CM teve acesso, I.A., de 30 anos, aproveitou o facto de ser, na altura, funcionário do IMTT (então com o nome de Direção-Geral de Viação), para vender guias de condução falsas a pessoas que não tinham passado nos exames de código ou condução que queriam outra categoria que não aquela que estavam legalmente habilitadas ou quando tinham cartas que não são válidas em território nacional.
Os clientes eram angariados por outro arguido, P.G., 29 anos, que recebia o dinheiro e os documentos e passava-os a I.A. Este usava a informação das pessoas para fazer as guias falsas. Era prometido que mais tarde chegariam as cartas de condução, mas isso nunca chegava a acontecer.
Enquanto alguns clientes sabiam a ilegalidade que estava a ser cometida, outros, nomeadamente os cidadãos estrangeiros, pensavam que todo o processo era legítimo, devido à profissão de I.A., refere a acusação. Estima-se que tenham sido burladas, pelo menos, 30 pessoas - portugueses e naturais de países africanos - em Tavira e ainda na zona de Grande Lisboa.
O esquema foi descoberto em 2009, quando, numa ação de fiscalização de trânsito da PSP, um dos agentes suspeitou de uma guia apresentada, dando início à investigação.
O julgamento começa no dia 31 de março em Tavira.
Por Tiago griff - Correio da Manhã
FIRESHELTER52
19/03/2014
Mais de 40 Bombeiros Combatem Incêndio na Serra Algarvia
Mais de 40 Bombeiros combatem um incêndio em mato, que deflagrou perto das 13:45 na Zona do Ameixial Concelho de Loulé.
O incêndio, na zona de Corte João Marques, Ameixial, a Norte de Cachopo chegou a ter duas frentes ativas, sendo combatido por 41 operacionais, de cinco corporações de bombeiros: Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Alcoutim e Almodôvar (Beja)
Às 18:30 apresentava apenas uma frente ativa e às 18:49 foi dado como dominado, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet.
FIRESHELTER52
O incêndio, na zona de Corte João Marques, Ameixial, a Norte de Cachopo chegou a ter duas frentes ativas, sendo combatido por 41 operacionais, de cinco corporações de bombeiros: Loulé, São Brás de Alportel, Faro, Alcoutim e Almodôvar (Beja)
Às 18:30 apresentava apenas uma frente ativa e às 18:49 foi dado como dominado, informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil na Internet.
FIRESHELTER52
18/03/2014
Algarve Tremeu ao Final da manhã... (3.1) Richter
Informação Sismológica Aviso de Sismo no Continente 18-03-2014 12:16
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 18-03-2014 pelas 12:16 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Sul de Faro.
Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendáveis junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt). Ter, 18 Mar 2014 12:19:55
FIRESHELTER52
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 18-03-2014 pelas 12:16 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 30 km a Sul de Faro.
Até à elaboração deste comunicado não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IPMA na Internet (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendáveis junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt). Ter, 18 Mar 2014 12:19:55
FIRESHELTER52
Distrito de Faro recebe rastreio gratuito ao cancro do intestino
De 15 a 31 de Março, a EUROPACOLON e as Farmácias
Holon convidam a população do Distrito de Faro para um rastreio
gratuito ao cancro colo-rectal.
O rastreio tem como principal
objectivo fazer a detecção precoce desta doença que mata 11 portugueses por
dia.
Mecânica do rastreio:
. Levantamento do kit na farmácia
. Entrega na farmácia para análise laboratorial
e pesquisa de sangue oculto nas fezes
. Encaminhamento para o médico de família em caso de
suspeita
Farmácias no Distrito de Faro
Farmácia Algarve, São Bartolomeu de Messines
Farmácia Godinho Belo, Albufeira
Farmácia Helena, Faro
Farmácia Lagoa, Lagoa
Farmácia Paula Santos, Pêra
Farmácia Sousa, Tavira
Farmácia Miguel Calçada, Quarteira
Farmácia Silva, Quarteira
FIRESHELTER52
14/03/2014
Surfistas com Formação em Salvamento
O Instituto de Socorros a náufragos (ISN) vai avançar no Domingo com ações de formação para surfistas sobre salvamento e suporte Básico de Vida a banhistas ao longo da costa, para reduzir os acidentes nas praias.
O projeto “Surf Salva” realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Surf pretende dotar os surfistas e praticantes de bodyboard que fazem a modalidade em praias não vigiadas, de conhecimentos de salvamentos na água, suporte Básico de Vida, reboque de vítimas ou os primeiros socorros a prestar a vítimas quando estas chegam ou são resgatadas do mar.
A taxa de salvamentos no mar por surfistas no ano de 2013 atingiu os 80...
FIRESHELTER52
O projeto “Surf Salva” realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Surf pretende dotar os surfistas e praticantes de bodyboard que fazem a modalidade em praias não vigiadas, de conhecimentos de salvamentos na água, suporte Básico de Vida, reboque de vítimas ou os primeiros socorros a prestar a vítimas quando estas chegam ou são resgatadas do mar.
A taxa de salvamentos no mar por surfistas no ano de 2013 atingiu os 80...
FIRESHELTER52
12/03/2014
ACEEP com AMAL abrange 4 municípios do Algarve com bombeiros profissionais
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais vão assinar, no dia 18 de Março, o Acordo Colectivo de Entidade Empregadora Pública com a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
A assinatura está marcada para as 11h30, nas instalações da AMAL.
O documento fixa a manutenção das 35 horas semanais nas quatro autarquias com bombeiros profissionais- bombeiros Sapadores de Faro, e Municipais de Loulé, Olhão e Tavira.
in Facebook ABP/SNBP
FIRESHELTER52
A assinatura está marcada para as 11h30, nas instalações da AMAL.
O documento fixa a manutenção das 35 horas semanais nas quatro autarquias com bombeiros profissionais- bombeiros Sapadores de Faro, e Municipais de Loulé, Olhão e Tavira.
in Facebook ABP/SNBP
FIRESHELTER52
11/03/2014
Algarve prejudicado por INEM gerir meios a 300 km de distância
O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Sul considerou hoje que a população algarvia está a ser prejudicada por o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) gerir os meios para a região a 300 quilómetros de distância.
“O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Algarve foi descontinuado após a extinção da Delegação Regional do INEM Algarve em 2012, por questões meramente economicistas. Estas medidas levaram à centralização da gestão dos pedidos de emergência, aumentando o tempo de chegada e também a má referenciação dos locais, agravando o estado de quem precisa de assistência imediata”, critica, em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónoma (STFPSSRA).
A Delegação Distrital de Faro do sindicato considera que “existe um manifesto prejuízo para a população algarvia e para todos os que visitam” a região, quando toda a gestão da logística e dos meios materiais (viaturas) e humanos se processa a 300 quilómetros de distância e completamente desarreigada das reais necessidades”.
A estrutura sindical refere que o “INEM decidiu, com indubitável precipitação, desguarnecer a região do Algarve do CODU” e acrescenta ser “indispensável reforçar a sua importância e operacionalidade” na principal região turística do país.
Contactada pela Lusa, a Federação dos Bombeiros do Algarve, através do seu presidente Teodósio Carrilho, também reconheceu que o distanciamento dos centros de triagem da região está a causar atrasos nos tempos de respostas e nas localizações exatas do socorro a prestar, mas apelou a uma solução negociada que permita o regresso desse atendimento à região.
Teodósio Carrilho apontou como exemplo a localidade Sesmarias, "que existe em vários concelho do Algarve e, com o afastamento, pode provocar enganos" na resposta.
"Por isso é que se está a tentar que o CODU volte para o Algarve, mas para isso é preciso sensibilizar todos, a sociedade civil, para quem de direito tomar a decisão", afirmou ainda o presidente dos bombeiros algarvios.
Ainda segundo o sindicato, o CODU foi "criado para responder com prontidão e eficácia a quem necessita de Suporte Avançado de Vida" e, "para cumprir [essa missão], torna-se necessário que os elementos que fazem parte do CODU conheçam bem a região, facilitando, assim, a ativação e orientação dos meios de socorro para o local exato e, mais importante, sem perda de tempo".
O sindicato referiu ainda que este cenário está a fazer o INEM do Algarve “perder operacionalidade, capacidade de desempenhar eficazmente as suas funções” e a “colocar desnecessariamente em risco a rapidez de atuação e a sua eficiência funcional”.
Perante as críticas do sindicato, a agência Lusa tentou ouvir o INEM, mas fonte do instituto recusou prestar esclarecimentos.
.diariOnline RS com Lusa
16:46 terça-feira, 11 março 2014
FIRESHELTER52
“O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Algarve foi descontinuado após a extinção da Delegação Regional do INEM Algarve em 2012, por questões meramente economicistas. Estas medidas levaram à centralização da gestão dos pedidos de emergência, aumentando o tempo de chegada e também a má referenciação dos locais, agravando o estado de quem precisa de assistência imediata”, critica, em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónoma (STFPSSRA).
A Delegação Distrital de Faro do sindicato considera que “existe um manifesto prejuízo para a população algarvia e para todos os que visitam” a região, quando toda a gestão da logística e dos meios materiais (viaturas) e humanos se processa a 300 quilómetros de distância e completamente desarreigada das reais necessidades”.
A estrutura sindical refere que o “INEM decidiu, com indubitável precipitação, desguarnecer a região do Algarve do CODU” e acrescenta ser “indispensável reforçar a sua importância e operacionalidade” na principal região turística do país.
Contactada pela Lusa, a Federação dos Bombeiros do Algarve, através do seu presidente Teodósio Carrilho, também reconheceu que o distanciamento dos centros de triagem da região está a causar atrasos nos tempos de respostas e nas localizações exatas do socorro a prestar, mas apelou a uma solução negociada que permita o regresso desse atendimento à região.
Teodósio Carrilho apontou como exemplo a localidade Sesmarias, "que existe em vários concelho do Algarve e, com o afastamento, pode provocar enganos" na resposta.
"Por isso é que se está a tentar que o CODU volte para o Algarve, mas para isso é preciso sensibilizar todos, a sociedade civil, para quem de direito tomar a decisão", afirmou ainda o presidente dos bombeiros algarvios.
Ainda segundo o sindicato, o CODU foi "criado para responder com prontidão e eficácia a quem necessita de Suporte Avançado de Vida" e, "para cumprir [essa missão], torna-se necessário que os elementos que fazem parte do CODU conheçam bem a região, facilitando, assim, a ativação e orientação dos meios de socorro para o local exato e, mais importante, sem perda de tempo".
O sindicato referiu ainda que este cenário está a fazer o INEM do Algarve “perder operacionalidade, capacidade de desempenhar eficazmente as suas funções” e a “colocar desnecessariamente em risco a rapidez de atuação e a sua eficiência funcional”.
Perante as críticas do sindicato, a agência Lusa tentou ouvir o INEM, mas fonte do instituto recusou prestar esclarecimentos.
.diariOnline RS com Lusa
16:46 terça-feira, 11 março 2014
FIRESHELTER52
09/03/2014
Bombeiros Municipais Respondem a capotamento perto de Santa Luzia
Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um acidente de viação entre Santa Luzia e as Pedras D´el Rei.
Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros com consequente capotamento, ficando a mesma imobilizada na zona do sapal obrigou a intervenção das equipas de emergência.
Felizmente, dos ocupantes da viatura acidentada após receberem socorro apenas um foi conduzido ao Hospital em Faro com ferimentos ligeiros.
No local o trânsito ficou ligeiramente condicionado mas de imediato controlado pela Autoridade.
Os Bombeiros Municipais de Tavira estiveram no local com uma ambulância de Emergência INEM-SBV .
FIRESHELTER52
Um despiste de uma viatura ligeira de passageiros com consequente capotamento, ficando a mesma imobilizada na zona do sapal obrigou a intervenção das equipas de emergência.
Felizmente, dos ocupantes da viatura acidentada após receberem socorro apenas um foi conduzido ao Hospital em Faro com ferimentos ligeiros.
No local o trânsito ficou ligeiramente condicionado mas de imediato controlado pela Autoridade.
Os Bombeiros Municipais de Tavira estiveram no local com uma ambulância de Emergência INEM-SBV .
FIRESHELTER52
9 Março de 1977 Morriam 2 pescadores na Barra de Tavira
Uma coincidência desagradável mas que é relembrada no seio da família das pessoas que passam por estes tipos de mágoa, os meses de Fevereiro e Março foram fatídicos para os pescadores de Tavira na malograda Barra na década de 70, 80 e 90.
Em 9 de Março de 1977 um barco de pesca saiu para o mar no final da tarde, quando regressaram da faina após um acidente que se não estou em erro, com aquilo que me foi descrito por um familiar, afundaram-se na barra de Tavira num hediondo dia de levante .
Os corpos dos pescadores felizmente foram recuperados, um logo na manhã seguinte outro três dias depois...
37 anos depois as mágoas ainda se fazem sentir nos seio familiar dos envolvidos, ainda mais vivo este ano pelo último acidente ocorrido à semanas atrás...
Hoje ao escrever este texto, olhando pela janela do meu quarto, olho e vejo ao fundo uma barra agitada, com um mar alteroso fazendo relembrar este trágico dia que não quis deixar em branco, com um grande abraço aos familiares destas 2 vítimas...
FIRESHELTER52
Em 9 de Março de 1977 um barco de pesca saiu para o mar no final da tarde, quando regressaram da faina após um acidente que se não estou em erro, com aquilo que me foi descrito por um familiar, afundaram-se na barra de Tavira num hediondo dia de levante .
Os corpos dos pescadores felizmente foram recuperados, um logo na manhã seguinte outro três dias depois...
37 anos depois as mágoas ainda se fazem sentir nos seio familiar dos envolvidos, ainda mais vivo este ano pelo último acidente ocorrido à semanas atrás...
Hoje ao escrever este texto, olhando pela janela do meu quarto, olho e vejo ao fundo uma barra agitada, com um mar alteroso fazendo relembrar este trágico dia que não quis deixar em branco, com um grande abraço aos familiares destas 2 vítimas...
FIRESHELTER52
Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na EN125 em Tavira
Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a última noite a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona da Calçadinha perto da Conceição de Tavira.
Uma aparatosa colisão entre dois ligeiros de passageiros provocou um ferido ligeiro que após assistido não foi necessário transportar ao Hospital.
A circulação automóvel ficou ligeiramente condicionada no local durante as operações de socorro e remoção de destroços, sendo garantida a segurança do local do acidente pela GNR.
No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância INEM-SBV sediada no CBM Tavira e a Autoridade.
FIRESHELTER52
Uma aparatosa colisão entre dois ligeiros de passageiros provocou um ferido ligeiro que após assistido não foi necessário transportar ao Hospital.
A circulação automóvel ficou ligeiramente condicionada no local durante as operações de socorro e remoção de destroços, sendo garantida a segurança do local do acidente pela GNR.
No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância INEM-SBV sediada no CBM Tavira e a Autoridade.
FIRESHELTER52
08/03/2014
Barra de Tavira está encerrada à Navegação
Devido às condições meteorológicas adversas que se fazem sentir ao nível do mar foi encerrada a todo o tipo de embarcações a Barra do Porto de Tavira.
Atenções redobradas ao nível do mar, passeios na orla costeira e praias da zona a fim evitar situações que possam potencialmente criar acidentes.
O dia apresenta-se razoavelmente bom para passeios nas praias mas não arrisque...
Em caso de emergência ligue 112
FIRESHELTER52
Atenções redobradas ao nível do mar, passeios na orla costeira e praias da zona a fim evitar situações que possam potencialmente criar acidentes.
O dia apresenta-se razoavelmente bom para passeios nas praias mas não arrisque...
Em caso de emergência ligue 112
FIRESHELTER52
Incêndio Urbano em Tavira fez 4 Desalojados
Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um incêndio urbano na Cidade de Tavira.
O fogo alastrou rapidamente na habitação mas a pronta e rápida intervenção dos Bombeiros Municipais foi determinante para o sucesso do combate e resolução do problema.
A zona onde decorreu o incêndio é caracterizada por ser uma zona muito complicada, pois a permeabilidade da via pública é muito reduzida e as habitações de construção antiga e muito junta.
Deste incêndio resultaram 4 desalojados que já se encontram encaminhados para realojamento pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Tavira.
Nesta operação estiveram envolvidos os Bombeiros Municipais de Tavira, o Comandante Operacional Municipal, o Serviço Municipal de Proteção Civil e ainda a PSP de Tavira.
FIRESHELTER52
O fogo alastrou rapidamente na habitação mas a pronta e rápida intervenção dos Bombeiros Municipais foi determinante para o sucesso do combate e resolução do problema.
A zona onde decorreu o incêndio é caracterizada por ser uma zona muito complicada, pois a permeabilidade da via pública é muito reduzida e as habitações de construção antiga e muito junta.
Deste incêndio resultaram 4 desalojados que já se encontram encaminhados para realojamento pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Tavira.
Nesta operação estiveram envolvidos os Bombeiros Municipais de Tavira, o Comandante Operacional Municipal, o Serviço Municipal de Proteção Civil e ainda a PSP de Tavira.
FIRESHELTER52
07/03/2014
Bombeiros Municipais respondem a Simulacro na Escola D. Manuel I em Tavira
Os Bombeiros Municipais de Tavira participaram durante a manhã de hoje num exercício de Evacuação de Segurança LIVEX na Escola D. Manuel I em Tavira.
A simulação foi desenvolvida no processo de resposta a um evento sísmico e pretendeu sensibilizar a comunidade escolar para o conhecimento e prática dos procedimentos de autoproteção na situação descrita.
O exercício proporcionou ainda a toda comunidade escolar a hipótese de uma preparação geral necessária permitindo uma eficaz resposta de segurança, limitando ao máximo as consequências que poderiam advir deste sinistro.
OS Bombeiros Municipais estiveram no local com 11 operacionais apoiados por um Veiculo de Comando, um Veiculo de Combate a Incêndios Urbanos e duas Ambulâncias de Emergência pré-Hospitalar.
O Exercício teve ainda a participação de outras entidades de segurança entre elas a PSP de Tavira.
FIRESHELTER52
A simulação foi desenvolvida no processo de resposta a um evento sísmico e pretendeu sensibilizar a comunidade escolar para o conhecimento e prática dos procedimentos de autoproteção na situação descrita.
O exercício proporcionou ainda a toda comunidade escolar a hipótese de uma preparação geral necessária permitindo uma eficaz resposta de segurança, limitando ao máximo as consequências que poderiam advir deste sinistro.
OS Bombeiros Municipais estiveram no local com 11 operacionais apoiados por um Veiculo de Comando, um Veiculo de Combate a Incêndios Urbanos e duas Ambulâncias de Emergência pré-Hospitalar.
O Exercício teve ainda a participação de outras entidades de segurança entre elas a PSP de Tavira.
FIRESHELTER52
Brochura infoVítimas
Deixo-vos aqui hoje um livro informativo de autoria da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vitima intitulado “INFOVÍTIMAS: Conheça os seus direitos enquanto vítima de crime”.
Editado em Setembro de 2013, dirigido às necessidades das descrições das diversas fases do processo-crime.
Ilustrativo, muito chamativo e fácil de ler. As informações foram deliberadamente simplificadas de modo a serem mais facilmente compreendidas pelo público-alvo.
Os conteúdos foram criados pela APAV no âmbito do projeto INFOVICTIMS, cofinanciado pelo programa Justiça Criminal da Comissão Europeia.
Deixo-vos aqui algumas imagens e os contactos para mais informações...
INFOVITIMAS.PT
707200077
FIRESHELTER52
Editado em Setembro de 2013, dirigido às necessidades das descrições das diversas fases do processo-crime.
Ilustrativo, muito chamativo e fácil de ler. As informações foram deliberadamente simplificadas de modo a serem mais facilmente compreendidas pelo público-alvo.
Os conteúdos foram criados pela APAV no âmbito do projeto INFOVICTIMS, cofinanciado pelo programa Justiça Criminal da Comissão Europeia.
Deixo-vos aqui algumas imagens e os contactos para mais informações...
INFOVITIMAS.PT
707200077
FIRESHELTER52
06/03/2014
Bombeiros Alcoutim & PC Municipal sensibilizam comunidade escolar
Para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, que se comemorou no passado dia 1 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Alcoutim e o Agrupamento de Escolas do Concelho vão efetuar hoje 6 de março, na Escola Básica e Integrada Professor Joaquim Moreira, em Martim Longo, diversas ações de sensibilização e exercícios de simulação que terão início pelas 14h00.
Através desta iniciativa, pretende-se preparar, tanto quanto possível, a comunidade escolar para a prevenção e formas de atuar em caso de incêndios florestais, sismos, cheias, acidentes graves e outras catástrofes.
A Acão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, do comandante operacional municipal, Eurico Vicente, e elementos do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
FIRESHELTER52
Através desta iniciativa, pretende-se preparar, tanto quanto possível, a comunidade escolar para a prevenção e formas de atuar em caso de incêndios florestais, sismos, cheias, acidentes graves e outras catástrofes.
A Acão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, do comandante operacional municipal, Eurico Vicente, e elementos do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
FIRESHELTER52
05/03/2014
Bombeiros de Vila do Bispo em salvamento de 2 pessoas numa Perigosa Falésia
Dois turistas de nacionalidade francesa, um deles de 66 anos, encontram-se numa falésia a uma altura de cerca de 30 metros do mar em zona perigosa, entre as praias da Cordoama e do Castelejo, no concelho de Vila do Bispo.
No socorro às vítimas está envolvida a equipa de salvamento em grande ângulo dos Bombeiros Voluntários daquela área da costa vicentina.
No local, encontram-se também uma patrulha da Polícia Marítima e várias viaturas de apoio médico.
"Recebemos um telefonema por volta das 12.00 horas de alguém, que ao avistar destroços numa falésia nos alertou para a queda de uma viatura numa falésia, o que, afinal, não se confirmou.
Em seguida, apurámos que se tratava de dois turistas franceses, os quais ao descerem na zona com um grupo de caminhantes, não conseguiram, depois, subir até ao cimo da falésia, tendo ficado retidos a uma altura de cerca de trinta metros da linha de água quando um deles foi tentar ajudar o outro.
Ambos estão conscientes e tranquilos, pelas informações que entretanto nos vão chegando", disse ao DN o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, Joel Ramos.
A equipa de salvamento em grande ângulo daquela corporação, com um total de oito elementos, está a efetuar uma descida numa falésia a uma altura de 120 metros entre as zonas das praias da Cordoama e do Castelo, para conseguir chegar até junto dos dois turistas.
Posteriormente, é que será tomada uma decisão quanto à forma de resgate.
"Em princípio, iremos fazê-los descer até junto do mar para ficarem mais perto das praias. Só se verificarmos que não existem condições de segurança nesse sentido é que faremos o resgate para o cimo da falésia", acrescentou o comandante.
in DN
FIRESHELTER52
No socorro às vítimas está envolvida a equipa de salvamento em grande ângulo dos Bombeiros Voluntários daquela área da costa vicentina.
No local, encontram-se também uma patrulha da Polícia Marítima e várias viaturas de apoio médico.
"Recebemos um telefonema por volta das 12.00 horas de alguém, que ao avistar destroços numa falésia nos alertou para a queda de uma viatura numa falésia, o que, afinal, não se confirmou.
Em seguida, apurámos que se tratava de dois turistas franceses, os quais ao descerem na zona com um grupo de caminhantes, não conseguiram, depois, subir até ao cimo da falésia, tendo ficado retidos a uma altura de cerca de trinta metros da linha de água quando um deles foi tentar ajudar o outro.
Ambos estão conscientes e tranquilos, pelas informações que entretanto nos vão chegando", disse ao DN o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, Joel Ramos.
A equipa de salvamento em grande ângulo daquela corporação, com um total de oito elementos, está a efetuar uma descida numa falésia a uma altura de 120 metros entre as zonas das praias da Cordoama e do Castelo, para conseguir chegar até junto dos dois turistas.
Posteriormente, é que será tomada uma decisão quanto à forma de resgate.
"Em princípio, iremos fazê-los descer até junto do mar para ficarem mais perto das praias. Só se verificarmos que não existem condições de segurança nesse sentido é que faremos o resgate para o cimo da falésia", acrescentou o comandante.
in DN
FIRESHELTER52
03/03/2014
Carta de Baden-Powell aos Guias de Patrulha
Em 1912, Baden-Powell fez uma viagem à volta do mundo para contactar os escuteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escutismo uma fraternidade mundial.
Deixou uma carta aos Guias de Patrulha, carta essa, que hoje é o pilar daquilo que nós Bombeiros podemos apelidar de liderança ou chefia...
"Quero que vocês, guias de patrulha, entrem em acção e adestrem suas Patrulhas inteiramente sozinhos e ao seu jeito porque, para vocês, é perfeitamente possível pegar cada rapaz da Patrulha e fazer dele um bom camarada, um verdadeiro Homem.
De nada vale ter um ou dois rapazes admiráveis e o resto não prestar para nada. Vocês devem fazer deles inteiramente bons.
Para conseguir isso, a coisa mais importante é o próprio exemplo, porque, o que vocês fizerem, os seus Escuteiros farão.
Mostrem a todos eles que vocês sabem obedecer às ordens dadas, sejam elas ordens verbais, ou sejam regras que estejam escritas ou impressas; e que vocês cumpram as ordens, esteja ou não o Chefe escuteiro presente.
Mostrem que conseguem conquistar distintivos de Especialidades e, com um pouco de persuasão, os seus rapazes seguirão o seu exemplo.
Mas, lembrem-se que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los.
Baden-Powell of Gilwell."
Agora façam uma reflexão para dentro e vejam onde isto podia ser aplicado....
FIRESHELTER52
Deixou uma carta aos Guias de Patrulha, carta essa, que hoje é o pilar daquilo que nós Bombeiros podemos apelidar de liderança ou chefia...
"Quero que vocês, guias de patrulha, entrem em acção e adestrem suas Patrulhas inteiramente sozinhos e ao seu jeito porque, para vocês, é perfeitamente possível pegar cada rapaz da Patrulha e fazer dele um bom camarada, um verdadeiro Homem.
De nada vale ter um ou dois rapazes admiráveis e o resto não prestar para nada. Vocês devem fazer deles inteiramente bons.
Para conseguir isso, a coisa mais importante é o próprio exemplo, porque, o que vocês fizerem, os seus Escuteiros farão.
Mostrem a todos eles que vocês sabem obedecer às ordens dadas, sejam elas ordens verbais, ou sejam regras que estejam escritas ou impressas; e que vocês cumpram as ordens, esteja ou não o Chefe escuteiro presente.
Mostrem que conseguem conquistar distintivos de Especialidades e, com um pouco de persuasão, os seus rapazes seguirão o seu exemplo.
Mas, lembrem-se que vocês devem guiá-los, e não empurrá-los.
Baden-Powell of Gilwell."
Agora façam uma reflexão para dentro e vejam onde isto podia ser aplicado....
FIRESHELTER52
DECIF 2014: Liga Defende Aumentos
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) apelou ao ministro da Administração Interna para que aumente o valor pago aos bombeiros que integram o DECIF, nomeadamente, as Equipas de Combate a Incêndios Florestais (ECIN).
Numa altura em que o setor ainda aguarda a tão reclamada Lei de Financiamento, e perante o “esforço financeiro exigido” às associações e corpos de bombeiros no verão passado, Jaime Marta Soares defendeu junto da tutela, numa reunião realizada no passado dia 28 de fevereiro, que não seria “razoável” manter os valores pagos em 2013, apelando por isso a um aumento das verbas.
Em declarações ao ‘BP’, Jaime Marta Soares afirmou que o ministro Miguel Macedo se mostrou “sensível” aos argumentos, sem avançar contudo quaisquer valores.
Em 2013, o valor pago às ECIN subiu de 41 euros para 45 euros, por 24 horsa de serviço.
O DECIF 2014 e a correspondente Circular Financeira serão aprovados e tornados público no final do mês.
in BPS
FIRESHELTER52
Numa altura em que o setor ainda aguarda a tão reclamada Lei de Financiamento, e perante o “esforço financeiro exigido” às associações e corpos de bombeiros no verão passado, Jaime Marta Soares defendeu junto da tutela, numa reunião realizada no passado dia 28 de fevereiro, que não seria “razoável” manter os valores pagos em 2013, apelando por isso a um aumento das verbas.
Em declarações ao ‘BP’, Jaime Marta Soares afirmou que o ministro Miguel Macedo se mostrou “sensível” aos argumentos, sem avançar contudo quaisquer valores.
Em 2013, o valor pago às ECIN subiu de 41 euros para 45 euros, por 24 horsa de serviço.
O DECIF 2014 e a correspondente Circular Financeira serão aprovados e tornados público no final do mês.
in BPS
FIRESHELTER52
02/03/2014
Acidente com carroça descontrolada puxada por um cavalo sem condutor em Faro
Uma carroça puxada por um cavalo e estranhamente sem condutor colidiu com um carro estacionado na rua do Alportel, à entrada da cidade de Faro, após ter percorrido de forma desgovernada cerca de dois quilómetros desde a zona de Chelote, na Estrada Nacional 2.
O acidente ocorreu no sábado cerca das 15.20, provocando danos materiais na viatura ligeira, que acabou por ser arrastada pela carroça, depois de esta ter atingido quintais de várias residências.
Pelo caminho foi deixando cair feno e só parou perto de um cruzamento com semáforos, à entrada da cidade de Faro, onde embateu no veículo.
"Só por sorte não aconteceu uma tragédia nesta zona, já que havia pouco movimento de pessoas e viaturas. Mas não é a primeira vez que surgem cavalos à solta na estrada", observou ao DN um popular.
Fonte do Comando Distrital de Faro da Polícia de Segurança Pública disse ao DN que o dono do cavalo e da carroça "não está identificado".
"O animal seguia sozinho com a carroça sem condutor, sendo estranha a forma como apareceu nesta zona", referiu.
Depois do acidente, o animal foi encaminhado para os serviços de proteção civil municipal e recebeu assistência de um veterinário.
"O cavalo estava calmo, sem ferimentos, encontrando-se agora ao cuidado dos serviços da Câmara Municipal de Faro. Quanto ao dono, ninguém sabe quem é", contou ao DN um bombeiro.
http://www.dn.pt/
FIRESHELTER52
O acidente ocorreu no sábado cerca das 15.20, provocando danos materiais na viatura ligeira, que acabou por ser arrastada pela carroça, depois de esta ter atingido quintais de várias residências.
Pelo caminho foi deixando cair feno e só parou perto de um cruzamento com semáforos, à entrada da cidade de Faro, onde embateu no veículo.
"Só por sorte não aconteceu uma tragédia nesta zona, já que havia pouco movimento de pessoas e viaturas. Mas não é a primeira vez que surgem cavalos à solta na estrada", observou ao DN um popular.
Fonte do Comando Distrital de Faro da Polícia de Segurança Pública disse ao DN que o dono do cavalo e da carroça "não está identificado".
"O animal seguia sozinho com a carroça sem condutor, sendo estranha a forma como apareceu nesta zona", referiu.
Depois do acidente, o animal foi encaminhado para os serviços de proteção civil municipal e recebeu assistência de um veterinário.
"O cavalo estava calmo, sem ferimentos, encontrando-se agora ao cuidado dos serviços da Câmara Municipal de Faro. Quanto ao dono, ninguém sabe quem é", contou ao DN um bombeiro.
http://www.dn.pt/
FIRESHELTER52
01/03/2014
Sindicato defende reposição dos meios de coordenação regionais do CODU
A delegação distrital de Faro do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) defende que deve ser reposta a coordenação regional do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).
De acordo com os sindicalistas, o CODU no Algarve foi descontinuado, após a extinção da delegação regional do INEM/Algarve em 2012, “por questões meramente economicistas”, o que levou à centralização do sistema.
“Existe um manifesto prejuízo para a população algarvia e para todos os que nos visitam, quando toda a gestão da logística e dos meios materiais (viaturas) e humanos se processa a 300 km de distância e completamente desarreigada das reais necessidades”, assinala o sindicato, em comunicado.
A gestão dos pedidos de emergência fora da região aumentou o tempo de chegada e também a má referenciação dos locais, agravando o estado de quem precisa de assistência imediata, alerta o STFPSSRA.
“O CODU foi criado para responder com prontidão e eficácia a quem necessita de Suporte Avançado de Vida. Para cumprir, torna-se necessário que os elementos que fazem parte do CODU conheçam bem a região, facilitando, assim, a ativação e orientação dos meios de socorro para o local exato e, mais importante, sem perda de tempo”, defende o sindicato.
Os sindicalistas consideram “indispensável” e “fundamental” que a região “esteja preparada para dar uma resposta rápida e eficaz de emergência, urgência e socorro”, exigindo que o INEM “assuma as suas responsabilidades e volte a dar ao Algarve a importância que merece no quadro das ações desempenhadas por este Instituto”.
.diariOnline RS
FIRESHELTER52
De acordo com os sindicalistas, o CODU no Algarve foi descontinuado, após a extinção da delegação regional do INEM/Algarve em 2012, “por questões meramente economicistas”, o que levou à centralização do sistema.
“Existe um manifesto prejuízo para a população algarvia e para todos os que nos visitam, quando toda a gestão da logística e dos meios materiais (viaturas) e humanos se processa a 300 km de distância e completamente desarreigada das reais necessidades”, assinala o sindicato, em comunicado.
A gestão dos pedidos de emergência fora da região aumentou o tempo de chegada e também a má referenciação dos locais, agravando o estado de quem precisa de assistência imediata, alerta o STFPSSRA.
“O CODU foi criado para responder com prontidão e eficácia a quem necessita de Suporte Avançado de Vida. Para cumprir, torna-se necessário que os elementos que fazem parte do CODU conheçam bem a região, facilitando, assim, a ativação e orientação dos meios de socorro para o local exato e, mais importante, sem perda de tempo”, defende o sindicato.
Os sindicalistas consideram “indispensável” e “fundamental” que a região “esteja preparada para dar uma resposta rápida e eficaz de emergência, urgência e socorro”, exigindo que o INEM “assuma as suas responsabilidades e volte a dar ao Algarve a importância que merece no quadro das ações desempenhadas por este Instituto”.
.diariOnline RS
FIRESHELTER52
Maluquice... descarregar 20 extintores de co2 em simultâneo
A concentração de dióxido de carbono na atmosfera é de 0.03%Os animais e as plantas produzem co2 como resultado da respiração celular.
O dióxido de carbono actua como regulador da respiração do ser humano, se aumentarmos a concentração deste gás no sangue, a respiração acelera.
Esta aceleração vai-se manter até que a concentração atinja os 16% de dióxido de carbono no ar.
Quando a concentração supera estas percentagens, a respiração começa a fazer-se mais lentamente até ao ponto de parar por completo, neste caso quando atinge concentrações no ar perto dos 30%.
A concentração máxima de dióxido de carbono numa atmosfera em que um ser humano possa suportar sem sortir efeitos prejudiciais é de perto de 6%, quando a percentagem de dióxido de carbono se aproxima dos 9% a pessoa pode ficar inconsciente em pouco tempo.
Se utilizar-mos este raciocínio no uso e estudo do desenvolvimento do fogo poderemos comparar o método de extinção por limitação do oxigénio, da mesma forma que acontece ao humano exposto a este gás.
FIRESHELTER52
O dióxido de carbono actua como regulador da respiração do ser humano, se aumentarmos a concentração deste gás no sangue, a respiração acelera.
Esta aceleração vai-se manter até que a concentração atinja os 16% de dióxido de carbono no ar.
Quando a concentração supera estas percentagens, a respiração começa a fazer-se mais lentamente até ao ponto de parar por completo, neste caso quando atinge concentrações no ar perto dos 30%.
A concentração máxima de dióxido de carbono numa atmosfera em que um ser humano possa suportar sem sortir efeitos prejudiciais é de perto de 6%, quando a percentagem de dióxido de carbono se aproxima dos 9% a pessoa pode ficar inconsciente em pouco tempo.
Se utilizar-mos este raciocínio no uso e estudo do desenvolvimento do fogo poderemos comparar o método de extinção por limitação do oxigénio, da mesma forma que acontece ao humano exposto a este gás.
FIRESHELTER52
Subscrever:
Mensagens (Atom)