28/05/2014

Bombeiros Municipais reuniram-se com Sindicato

Decorreu esta tarde no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira uma reunião entre os operacionais e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais.

Perto de uma dezena de operacionais do CBM Tavira e os Delegados Regionais do SNBP debateram temas inerentes à profissionalização dos Bombeiros Municipais.

De uma forma orgânica geral que envolve a globalidade dos Bombeiros Profissionais  foram debatidos entre outros, temas como o ACEP, a necessidade urgente da revisão das carreiras dos Bombeiros Profissionais, fardamento e equipamentos de proteção individual.

De uma forma mais local, foram debatidos temas como a operacionalidade do CBM, funcionalidade, aspetos que englobam férias, faltas e licenças e trabalho extraordinário em RCTFP.

Foram ainda eleitos novos delegados em substituição do então anterior em funções.

Espera-se o melhor entendimento possível entre operacionais, sindicato, comando e presidência para que todos de uma forma global desenvolvam a atividade com o máximo de empenhamento servindo assim a população de forma rápida e eficaz.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais PSP e INEM junto da Comunidade Escolar em Tavira

Decorreu hoje na Escola Don Manuel I em Tavira uma ação de sensibilização e simulacro que envolveu os Bombeiros Municipais de Tavira, INEM e PSP Escola Secura de Tavira.

Com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar sobre o uso do serviço 112, dar a conhecer os pilares que fomentam a emergência médica pré-hospitalar através do Sistema Integrado de Emergência Médica em articulação com o SIOPS estas 3 unidades desenvolveram assim a atividade junto dos alunos, numa ação de esclarecimento e simulação.

A simulação foi um acidente de viação onde a comunidade pode presenciar os passos do SIEM, a intervenção dos seus intervenientes e a atuação de concertação entre os 3 ramos de resposta a esta situação.

FIRESHELTER52

26/05/2014

Bombeiros Municipais respondem a viatura a arder no acesso A22 em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um incêndio numa viatura ligeira de mercadorias que ocorreu na Estrada Nacional 270 no acesso à A22 em Tavira.

Do incêndio resultou ainda a propagação do mesmo ao mato que se encontrava na berma da estrada ardendo o mesmo em extensão.

Antes da chegada dos meios de combate entrarem na ocorrência, passou no local uma ambulância de socorro INEM sediada nos Bombeiros Municipais que regressava ao quartel depois de um serviço de emergência onde os elementos prontamente circunscreveram o incêndio no mato e retardaram a propagação do incêndio à mercadoria da viatura com uso de um extintor.

De seguida um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios, um Autotanque e um Veiculo de Desencarceramento dos Bombeiros Municipais de Tavira intervieram na ocorrência apoiados ainda por mais um Veiculo de Combate a Incêndios Florestais dos Bombeiros de São Brás de Alportel e um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios dos GIPS´s da GNR.

A circulação esteve cortada nos dois sentidos durante as operações de combate ao fogo, tendo a segurança ficado a cargo da GNR-BT.

FIRESHELTER52

Dispositivo de segurança para o verão vai ser apresentado na quarta-feira

O reforço do dispositivo de segurança para o verão algarvio vai ser apresentado na próxima quarta-feira, 28, em Faro, numa sessão presidida pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

Os pormenores sobre a operação especial de segurança no destino serão divulgados às 11:00 horas, no auditório da Região de Turismo do Algarve.

A apresentação, que conta ainda com a presença do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, está aberta à comunicação social e tem como objetivo anunciar os meios que serão destacados na época alta para a região de turismo mais importante do país.

.diariOnline RS

FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila Real dão formação de Combate a Incêndios a Caçadores

Nos passados dias 22, 23 e 24 de Maio, elementos do Corpo de Bombeiros de Vila Real de Santo António, ministraram formação aos diversos grupos de caçadores do Concelho de Castro Marim, que possuem Kit´s de Primeiras intervenção em Incêndios Florestais.

Nesta formação foram ministrados os seguintes conteúdos: primeiros socorros, agentes extintores e noções básicas de combate a incêndios florestais.

As coletividades foram equipadas pela autarquia de Castro Marim com um Kit de primeira intervenção, com um depósito de água de 1000 litros, bomba e lanços de mangueiras, para realizarem a intervenção inicial, até à chegada das equipas de combate. Esta formação, solicitada por aquela autarquia, visou dar formação nas áreas acima descritas, e que eram uma lacuna.

Estes grupos são de vital importância, pois conhecem bem o terreno e estão próximos do local das possíveis ocorrências, permitindo conter os incêndios numa fase inicial, orientar, auxiliar os operacionais do corpos de bombeiro e ajudar na tarefas de rescaldo e prevenção.



in Bombeiros de Vila Real de Santo António in facebook

FIRESHELTER52

Curso de Chefe de Equipa de Incêndios Urbanos ULF-V.R.S.António

Decorreu de 21 a 25 de Maio na Unidade Local de Formação dos Bombeiros de Vila Real de Santo António uma formação da Escola Nacional de Bombeiros de Operações Essenciais de Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais.

A ação com o objetivo de preparar e formar bombeiros com competências técnico-operacionais para chefiar uma primeira intervenção em cenários de incidentes estruturais foi frequentada por operacionais dos Bombeiros de Portimão, Monchique e Municipais de Loulé e Olhão, tendo como Formadores de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais da Escola Nacional de Bombeiros Válter Raimundo, Adjunto de Comando dos Bombeiros de Portimão e João Horta Bombeiro Municipal em Tavira.

Esta ULF, a única na região, em funcionamento desde 2012 dispões de espaços de manobra que permitem a prática de exercícios destinados a simular incêndios em estruturas, permitindo aos bombeiros formandos terem a proximidade com a realidade que iriam encontrar numa situação real.


FIRESHELTER52

25/05/2014

Mundiais de Vela impulsionam dragagem da barra de Tavira

A realização dos Campeonatos Mundiais da Juventude de Vela Ligeira, em julho, "influenciou decisivamente” o avanço da dragagem da barra de Tavira, cujo assoreamento ameaça a segurança marítima, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Botelho.

A dois meses da competição, o autarca afirmou que “a barra de Tavira continua na mesma situação” de assoreamento, mas houve “um conjunto de movimentações” das entidades responsáveis no sentido de a obra se poder “iniciar em junho”.

Desde janeiro que a comunidade piscatória e a Câmara de Tavira têm vindo a alertar o Governo para os problemas de segurança que o assoreamento da barra trás para a navegação e para a necessidade de realizar a dragagem, qualificada pelo autarca Jorge Botelho como “urgente” para repor a segurança marítima antes da prova, que juntará 400 atletas de 73 países.

Fonte da Federação Portuguesa de Vela, que é parceira da Federação Internacional da modalidade na organização dos Mundiais, disse à Lusa que a instituição “deu nota da situação da barra à Secretaria de Estado do Mar”, após os campeonatos nacionais de juniores, que se realizaram também em Tavira, em abril, e está “confiante de que os trabalhos sejam realizados a tempo”.

“Não há ainda intervenção física, a Câmara de Tavira validou o seu parecer favorável a uma proposta da Agência Portuguesa do Ambiente para fazer limpeza no canal da barra de Tavira e está prometido que essa limpeza possa acontecer no mês de junho”, afirmou Jorge Botelho.

http://www.regiaosul.pt/noticia.php?refnoticia=146304.diariOnline RS com Lusa

FIRESHELTER52

Associação Chefias dos Bombeiros do Algarve fazem passeio convívio no Guadiana

A Associação de Chefias dos Bombeiros do Algarve organizou este Domingo dia 25 um Passeio Convívio no Rio Guadiana.

O evento que contou com a presença de perto meia centena de Bombeiros e familiares teve como finalidade a confraternização entre os operacionais desta grande família.

Com paragens no porto de Alcoutim e Pomarão, com muita musica e comida desenvolveu-se assim este convívio.

FIRESHELTER52

22/05/2014

Tomada de Posse do Comandante Operacional Municipal de Portimão

Dia 22 de maio, decorrerão em Portimão um conjunto de atividades alusivas à Proteção Civil e Bombeiros, por ocasião da tomada de posse do novo Comandante Operacional Municipal de Portimão e Comandante do Corpo de Bombeiros. Assim, logo pelas 16h00, e até às 21h, no Largo 1º de Maio, decorrerá uma exposição estática de meios e recursos da Proteção Civil e Bombeiros e diversas sessões de Sensibilização e Informação Pública.

Pelas 20h15 decorrerão as cerimónias oficias alusivas à tomada de posse do Comandante Operacional e Comandante do Corpo de Bombeiros de Portimão e que serão presididas pela Presidente da Câmara Municipal de Portimão, mediante o seguinte programa:

20:15 Horas - Formatura do Corpo de Bombeiros
20:30 Horas - Receção aos convidados;
20:40 Horas- Chegada da Entidade que preside e revista à força em parada.
Largo 1º de Maio – Câmara Municipal de Portimão

20:45 Horas- Ato Oficial de Tomada de posse do Comandante Operacional e Comandante do Corpo de Bombeiros de Portimão, Richard Marques.
Salão Nobre da Câmara Municipal de Portimão
Programa
Sessões de Sensibilização e Informação Pública:
22 de Maio, das 16h00 – 21h30

Ação de Sensibilização sobre a utilização de extintores, enquanto meios de 1ª intervenção em caso de incêndio;
Entrega de folhetos e informações sobre medidas de autoproteção à adotar pela população, face a situações de risco e em caso de emergência;
Exposição estática de meios e recursos da Proteção Civil, Defesa da Floresta contra Incêndios e Bombeiros, designadamente:

Equipa de Sapadores Florestais, com veículo de intervenção e equipamento inerente às ações de silvicultura preventiva e 1ª intervenção em caso de incêndio rural;

Serviço Municipal de Proteção Civil, na vertente da Sensibilização e Informação Pública e meios de intervenção em situação de emergência (veículo de comando tático, tenda insuflável e veículo de comunicações);
Corpo de Bombeiros, com as seguintes valências:

Salvamento em Grande Ângulo;
Salvamento Aquático e Buscas subaquáticas;
Combate a Incêndios;
Salvamento e Desencarceramento;
Emergência pré-hospitalar.

22 de Maio de 2014 | 08:01
barlavento

FIRESHELTER52

RIO GILÃO - Exercício de combate à poluição

Um exercício de combate à poluição por hidrocarbonetos na foz do rio Gilão decorreu, quarta-feira, 22, das 9:00 horas às 21:00, nas Quatro Águas, em Tavira, sendo conduzido pela Autoridade Marítima Regional, através do Departamento Marítimo do Sul.

O objetivo do exercício «Gilão 2014» passou pelo treino, preparação, organização e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul, da Capitania do Porto de Tavira e da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António em resposta aos incidentes mais prováveis, bem como desenvolver sinergias com outras autoridades e entidades responsáveis pelo espaço afetado.

O cenário criado pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão entre dois navios que navegavam em direções opostas no rio Gilão.

No momento da ocorrência com a maré enchente uma das embarcações fica desgovernada, acabando por encalhar na enseada junto ao hotel Vila Galé Albacora e subsequentemente a derramar hidrocarbonetos (viscosidade média/baixa), espalhando-se em plena Ria Formosa.

Para minimizar os danos ambientais serão desenvolvidas ações de combate ao derrame em três pontos diferentes nas Quatro Águas: uma no local onde encalhou a embarcação, outra numa zona localizada mais a este, com rochas e, outra junto à estação de salva-vidas de Tavira, onde foi defletida a mancha à deriva no Rio Gilão, por forma proteger uma zona de viveiros.

.diariOnline RS
FIRESHELTER52

18/05/2014

Helicóptero em Resgate de 2 Espanholas presas em rochas no rio Guadiana

Helicóptero da Proteção Civil esteve no local para resgatar a dupla espanhola, mas as banhistas não correm perigo de vida.

Duas banhistas espanholas ficaram presas em rochedos, ao início da tarde deste domingo, perto da cascata do Pulo do Lobo, em Mértola, distrito de Beja, depois de terem sido arrastadas pela corrente do rio Guadiana.

O alerta foi dado por volta das 13h30 e às 15h30 o resgate ainda estava a decorrer, com o apoio de um helicóptero da Proteção Civil.

Apesar do aparato gerado pela presença do helicóptero, por ser um local de difícil acesso, as duas banhistas espanholas não correm perigo de vida. No local estão também os Bombeiros Voluntários de Serpa.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/duas-banhistas-presas-em-rochedos-no-rio-guadiana

FIRESHELTER52

Incêndio Dantesco Lavra no Sul de Espanha

Descrito como um inferno em fúria, este incêndio que lavra em Alicante, perto de Aeroporto de Valência já obrigou à evacuação de 50 casas de campo na zona de Barranco Fondo e 170 casas na urbanização La Presa, perto de Manises.

A Autoestrada A-7 próxima ao Aeroporto de Valência encontra-se condicionada com 3 faixas cortadas encerradas à circulação.

Segundo as informações, este incêndio eclodiu de um reacendimento de um incêndio menor que na passada sexta-feira à noite lavrou nos jardins do antigo leito do Rio Túria.

Centenas de Bombeiros, seis aviões pesados e quatro helicópteros de combate a incêndios estão lutando para conter este fugaz incêndio que á hora desta publicação está muito perto de ser dominado.

250 Residentes evacuados esta manhã já foram autorizados a regressar às suas casas, mas os restantes aguardam num campo de apoio onde estão a ser assistidos pela Cruz Vermelha.

Informações: http://hisz.rsoe.hu/alertmap/site/index.php?pageid=event_desc&edis_id=WF-20140518-43793-ESP

FIRESHELTER52

Bombeiros Portimão Resgatam 2 Náufragos

Dois tripulantes alemães que se encontravam a bordo de uma embarcação desgovernada, em Portimão, no Algarve, foram, este sábado, resgatados numa operação coordenada pela Capitania do Porto local.

De acordo com uma informação da Marinha, o alerta ao centro de Operações Marítimas foi dado cerca das 16 horas por um popular que dava conta de uma embarcação em direção às rochas, junto à praia do Barranco das Canas, conhecida como praia do alemão.

No local, elementos da Polícia Marítima e da embarcação Salva-vidas de Ferragudo confirmaram que "a embarcação se encontrava encalhada nas rochas, irrecuperável, e que dois indivíduos se encontravam no areal".

"Não sendo possível a aproximação da embarcação salva-vidas à praia, e não sendo a praia acessível por terra, foi solicitado apoio aos bombeiros de Portimão com uma equipa de resgate vertical", prossegue o comunicado da Marinha.

Os dois indivíduos - de nacionalidade alemã, com 65 e 75 anos - foram resgatados pelas 19.30 horas, tendo sido transportados para o Hospital de Portimão.


FIRESHELTER52

16/05/2014

Bombeiros do Algarve e Alentejo vão receber Rádios SIRESP no Domingo

Um total de 46 corporações de bombeiros municipais e voluntários dos distritos de Beja, Évora e Faro recebem no domingo 276 rádios do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) refere que após as entregas já feitas, desde o início da exploração da rede SIRESP, em 2007, a efetuar no domingo e previstas vão estar disponíveis para operação 6.244 rádios do SIRESP a nível nacional e no contexto do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais deste ano.

No domingo, os 276 rádios do SIRESP vão ser entregues numa cerimónia a partir das 10:00 nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja e que será presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.

A exploração da rede SIRESP pela ANPC e pelos bombeiros, que arrancou em 2007, num projeto-piloto envolvendo as corporações do distrito de Santarém, tem, atualmente, "uma expressão absolutamente nacional", frisa a ANPC.

Segundo a ANPC, o SIRESP visa "dotar as forças e serviços de segurança, emergência, proteção civil e socorro de uma rede única de comunicações, a nível nacional".

A existência da rede nacional permite também "satisfazer, de forma eficiente, os requisitos operacionais" daquelas forças e serviços, "garantindo a qualidade, a fiabilidade e a segurança das comunicações" e "a racionalidade dos meios e recursos existentes".

Através da definição de grupos de segurança, o SIRESP permite que cada força e serviço de segurança, emergência, proteção civil e socorro utilize o sistema como se fosse uma rede privativa.

O SIRESP permite também que, em caso de necessidade de coordenação, todos os grupos que participem na resolução de uma situação de emergência sejam "facilmente colocados em conversação, de acordo com regras pré-definidas ou a serem estabelecidas em cenários específicos".

As corporações de bombeiros, "enquanto primeiro pilar na condução das ações de proteção e socorro", partilham com a ANPC toda a configuração SIRESP, estando integrados no mesmo Grupo de Segurança e utilizando os mesmos grupos de conversação.

"Garante-se, desta forma, uma permanente unidade de comando, controlo e de comunicações", frisa a ANPC.

FIRESHELTER52

Pescador de Olhão Caiu do Barco ao Mar e esta Desaparecido

Um pescador de Olhão, de 57 anos, caiu esta manhã de sexta-feira ao mar, quando estava a apanhar polvos, 75 milhas a sul da Praia de Ancão.

O homem, que não usava colete salva-vidas e tinha botas de borracha, foi imediatamente ao fundo e nunca mais foi visto.

O alerta foi dado esta manhã de sexta-feira, pelas 7.49 horas da manhã.

"Caiu ao mar enquanto trabalhava com arco de pesca e ficou enredado nas artes. Não voltou a ser visto", explicou ao Malaquias Domingues, capitão do Porto de Faro, ao JN.

Um companheiro que trabalhava com o pescador desaparecido ainda saltou para a água para o resgatar, mas nem sequer o viu.

No local do acidente apenas foi recuperado o boné que o pescador usava.

A lancha da capitania de Faro e um helicóptero da Proteção Civil participam nas buscas.

in JN
http://www.destakes.com/redir/aa646dce3e77e1d367412397b1396eb2

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a última noite a um incêndio urbano nas Cabanas de Tavira.

A determinação dos habitantes no acesso precoce à emergência e à prestação de informação às equipas foram determinantes para o sucesso das operações de socorro.

Quando os Bombeiros chegaram ao local o residente já tinha evacuado o piso superior avisando dois habitantes que se encontravam deitados, saindo estes do edifício sobe fumo intenso apenas com a roupa que tinham no corpo, chegando mesmo à posteriori a ter de vestir alguns dos nossos equipamentos para se reconfortarem.

Um dado de bastante interesse operacional, um dos residentes tinha um “croqui” da planta da casa desenhada num caderno que ajudou a equipa de manobra a chegar ao local exato do incêndio em poucos segundos mesmo sob o fumo que já tinha dominado toda a habitação térrea e superior.

A situação foi rápida e eficazmente dominada pelos Bombeiros, garantindo a segurança no local, tendo os trabalhos de ventilação tática decorrido durante algum tempo, pois foi necessário desenfumar o piso onde decorreu o incêndio e ainda outra habitação no piso superior.

Os habitantes foram convidados por amigos a pernoitar nas suas habitações, sem que tenham sido registados ferimentos em qualquer um dos intervenientes.

No local estiveram 4 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios.

FIRESHELTER52

Barra de Tavira Leva Valente Sova de Mar de Levante

Deixo-vos aqui uma galeria de imagens não editadas, coligidas in facebook pelo meu amigo João Severino onde partilho a dantesca força do mar a açoitar os pontões Nascente e Poente da Barra de Tavira, já muito fragilizada pelo assoreamento e bela avançada degradação do estado fisico da mesma.

Não me lembra em tempo de "verão" de tal força igual...

Datado de 15 de Maio de 2014 para a posterioridade by João Severino in Facebook






FIRESHELTER52

15/05/2014

15 MAIO - International Water Safety Day

Hoje dia Internacional da Segurança na Água, o SAFEPLACE52 não quer deixar passar ao lado a importância da reflexão necessária sobre este tema.

Bastavam apenas 10 minutos numa amena conversa durante as refeições em família, na sala de aula ou mesmo no clube de atividade de tempos livres para relembrar onde residem os perigos que envolvem este meio físico tão apetecível na região.

Falar sobre este tema ilustrando o sentido crítico não é estragar a diversão ou o gozo de uns belos mergulhos, antes pelo contrário, abordar este tema é fazer os possíveis para reduzir a dor que tantas famílias passam quando os seus entes queridos se tornam vítimas de pré-afogamento ou de acidentes em desportos náuticos e de lazer.

Assim, rádios locais, Juntas de Freguesia, professores e cuidadores, páginas nas redes sociais, deveriam de uma forma rápida dar uma vista de olhos nas regras de segurança e difundi-las com o objetivo de chegar a todos estas informações para que o sentimento de dor, revolta e mágoa não caia sobre o sentimento da desculpa que morreu porque não sabia...

A morte no mar é uma realidade, o cartão-de-visita da nossa região com um sol muito amarelo e água azul é lindo, mas estendem-se quilómetros de praia sem uma única forma de assistência possível a quem dela precisa em tempo útil.

Por isso, cabe-nos a nós cidadãos “saber-ser”, para poder-mos viver em segurança...

Clique para aumentar... Partilhe!




FIRESHELTER52

SALVA-VIDAS de Ferragudo Resgata 3 Náufragos na Costa perto de Lagoa

Três turistas Britânicos, um casal e um filho já maior de idade acabaram por ficar em perigo quando efectuavam um passeio junto à costa em dois caiaques, foram resgatados com vida pelo Salva-Vidas do ISN estacionado em Ferragudo.

O episódio ocorreu ontem de manhã a meia milha a sul da praia dos Caneiros em Lagoa.

As condições adversas do mar fizeram com que um dos caiaques se vira-se, sendo que a embarcação de assistência que se encontrava perto do local se tinha avariado impedindo assim o auxilio.

No final das operações o relato informativo descreve-se como vitimas que saíram ilesas sem necessidade de assistência.

mais uma pronta, rápida e eficaz atuação destas equipas de salvamento marítimo.

FIRESHELTER52

Força-Aérea Resgata Tripulante de Navio a Sul de Faro

Um Helicóptero da Força Aérea Portuguesa resgatou durante a tarde de ontem um tripulante de um navio mercante que navegava a 60km a sul da costa do Algarve frente a Faro.

A vítima, um homem com 55 anos de nacionalidade Russa ficou inconsciente e com dificuldades respiratórias o que levou à rápida intervenção dos meios de emergência.

Após o resgate aéreo a vitima foi transportada até ao Hospital de Santa Maria em Lisboa.

FIRESHELTER52

13/05/2014

4 helicópteros de Combate a Incêndios para o Algarve

A região do Algarve será reforçada com mais um helicóptero de ataque inicial a incêndios, a partir de 15 de junho e até ao final de setembro, que ficará estacionado em Loulé, disse hoje o comandante operacional distrital.

Com este reforço, eleva-se para quatro o número de meios aéreos disponíveis na região durante o período operacional mais crítico - a fase Charlie, de 01 de julho a 30 de setembro -, incluíndo um helicóptero sediado em Beja, cujo raio de atuação abrange também o distrito de Faro.

Segundo disse Vítor Vaz Pinto aos jornalistas, à margem da apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2014, o reforço de um meio aéreo permitirá uma intervenção "mais musculada", já que as freguesias de maior risco poderão contar com dois helicópteros de ataque inicial.

"Com base no histórico e na previsibilidade de ocorrências, temos um dispositivo que achamos adequado à região e que nos permite enfrentar a próxima campanha com alguma confiança", afirmou, sublinhando, contudo, que os meios são "finitos" e que "nunca são os ideais".

Durante a fase Bravo, que se estende de 15 de maio a 30 de junho, o DECIF empenhará 362 elementos e 82 veículos, na fase Charlie (de 01 de julho a 30 de setembro), 489 elementos e 114 veículos e na fase Delta (01 a 31 de outubro), 271 elementos e 25 veículos.

Haverá ainda um ligeiro reforço de 17 bombeiros e 38 militares na região, durante a fase Charlie, mas um decréscimo de duas equipas de sapadores florestais.


O DECIF é um dispositivo dedicado exclusivamente aos incêndios florestais, tendo o protocolo de colaboração para a sua constituição sido hoje assinado entre as câmaras municipais da região, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Federação dos Bombeiros do Algarve (FBA) e as entidades detentoras dos corpos de bombeiros.

http://www.noticiasaominuto.com/pais/217629/algarve-vai-ter-mais-um-helicoptero-de-combate-a-fogos?utm_source=rss-pais&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed

FIRESHELTER52

Algarve Reforço de Verbas de compensação do DECIF aos Bombeiros

As autarquias algarvias e os bombeiros da região celebram hoje, em Faro, um protocolo para a constituição do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2014, que visa reforçar a comparticipação paga pelo Estado aos bombeiros daquele dispositivo.

Em comunicado, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) adianta que os municípios assumirão um valor diário de 15 euros a 716 Bombeiros, num valor total de 317.760 euros, o que permitirá aos bombeiros da região que integrem o DECIF usufruir de uma compensação correspondente a 60 euros euros por dia e por homem, em vez dos 45 euros pagos pelo Governo.

A AMAL sublinha que a medida pretende combater a dificuldade no recrutamento de bombeiros para o DECIF, uma vez que o Algarve "oferece oportunidades de emprego sazonais no sector turístico com condições remuneratórias mais aliciantes", razão pela qual foi decidido, em reunião realizada há um mês, reforçar o pagamento àqueles profissionais.

A criação deste dispositivo dedicado exclusivamente aos incêndios florestais justifica-se pelo facto de o aumento sazonal da população algarvia, durante o verão, coincidir com "um aumento exponencial de ocorrências no âmbito da proteção e socorro" e com o período "habitualmente mais fustigado pelos incêndios rurais", lê-se no comunicado.

O protocolo de colaboração para a constituição do DECIF 2014 na região do Algarve resulta de uma parceria entre as câmaras municipais da região, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a Federação dos Bombeiros do Algarve (FBA) e as entidades detentoras dos corpos de bombeiros.

.diariOnline RS com Lusa

FIRESHELTER52

12/05/2014

Força Aérea resgata tripulante ao largo de Sagres

A Força Aérea resgatou no dia 12 de maio um tripulante do navio cargueiro Namai.

A embarcação, de pavilhão holandês e 112 metros de comprimento, navegava a cerca de 56 quilómetros a Oeste de Sagres. O doente é um homem de nacionalidade indonésia com 48 anos.

A missão aeromédica foi levada a cabo pela Esquadra 751 -"Pumas", com o helicóptero EH-101 Merlin. A aeronave descolou às 10h06 da Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, e alcançou a zona de operações às 10h50. O paciente foi extraído com sucesso e transportado para o Aeródromo de Trânsito N.º 1, em Figo Maduro, onde o esperava uma ambulância do INEM.

A aeronave regressou à BA6 pelas 12h42, com a missão a ter uma duração total de 02h50.

Por: MM

ASPOF/RHL

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidente com máquina na serra de Tavira

As equipas de emergência de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um acidente na serra de Tavira na Freguesia de Santa Catarina Tavira.

Um septuagenário que operava uma máquina de rasto embateu numa árvore tendo a mesma caindo-lhe em cima deixando-o ferido com alguma gravidade.

A pronta e rápida intervenção das equipas de emergência foi determinante para a prestação do socorro e transporte da vítima ao Hospital.

No local estiveram 7 Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por uma Ambulância de Socorro e um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e ainda uma Ambulância INEM-SIV sediada em Tavira e a GNR.

A vítima após ser tratada no local foi transportada ao Hospital.

FIRESHELTER52

GNR de Tavira apreendeu mais de 2 toneladas de haxixe

A GNR de Tavira apreendeu mais de duas toneladas de haxixe, que dariam para mais de 10 milhões de doses individuais, e deteve sete homens por suspeita de tráfico de droga, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana.

O haxixe estava dividido em cerca de quarenta fardos escondidos em duas embarcações, na Ria de Santa Luzia, em Tavira, adianta a GNR em comunicado.

A detenção e a apreensão de haxixe ocorreram no domingo, depois de uma patrulha da GNR ter detetado, ao início da noite, “a presença de diversos indivíduos desconhecidos junto a um aldeamento turístico próximo de Santa Luzia”.

Depois da abordagem e identificação de uma dessas pessoas, a patrulha veio a localizar na proximidade do local “mais três indivíduos, os quais também não apresentaram razão plausível para se encontrarem naquele lugar, sendo a sua postura e comportamento suspeitos”, conta a GNR.

“Após constatação da situação, foi possível apurar que tinham sido contatados para efetuar o transporte para terra de artigos provenientes de embarcações, desconhecendo-se a [sua] natureza”, adianta.

No local, a GNR verificou que quatro homens, que acabaram por ser detidos, estavam molhados até aos joelhos.

Um deles tinha a chave de uma embarcação, “o que veio a confirmar a suspeita da patrulha às ocorrências presente no local”.

A GNR acabou por localizar, na Ria de Santa Luzia, duas embarcações “presumivelmente envolvidas nesta ação ilícita”, às quais fez uma busca, tendo detetado no interior de cada uma delas cerca de quarenta fardos de droga.

Segundo a GNR, a droga encontrava-se dissimulada “nos diversos compartimentos existentes, totalizando 2.044 quilos de haxixe”.

Além dos quatros indivíduos, os militares detiveram mais três, também relacionados com o ilícito, que foram intercetados após terem tentado ir ao encontro dos detidos.

Além do haxixe, foram ainda apreendidas as duas embarcações de fibra (comprimento de cerca de sete metros), com cabine e motores de 225cv e 150cv, uma viatura ligeira de passageiros e sete telemóveis.

Foram ainda identificados outros dois homens e apreendida uma viatura ligeira de mercadorias, que se suspeita estaria destinada ao transporte da droga, adianta a GNR.

.diariOnline RS com Lusa

FIRESHELTER52

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais Apresentado esta Terça-feira em Faro

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, apresenta amanhã, dia 13 de maio, pelas 15h30, no Auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro, em sessão pública, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais para a região do Algarve.

A sessão, conduzida pelo Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Algarve, Vítor Vaz Pinto, contará com a presença das Autoridades Municipais de Proteção Civil, dos Agentes de Proteção Civil entre ouras entidades que concorrem para a Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Nesta sessão será dada a conhecer os meios operacionais e o conceito de operação para o período mais vulnerável à ocorrência de incêndios florestais.

Ainda na agenda do dia, após esta apresentação, realizar-se-á, no mesmo local, a assinatura de um Protocolo de Colaboração, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, a celebrar entre as Câmaras Municipais do Algarve, a ANPC, a Federação dos Bombeiros do Algarve (FBA) e as Associações Humanitárias de Bombeiros, o qual visa garantir um complemento à compensação financeira atribuída pela ANPC aos Bombeiros que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, cujo apoio financeiro será equitativamente assumido pelos 16 Municípios da região.

Fonte: Algarve Primeiro // BPS

FIRESHELTER52

Explosão de gás faz dois feridos em Loulé

Duas pessoas ficaram ontem de manhã feridas na sequência da explosão de uma botija de gás na cozinha de uma habitação, que ficou destruída quase por completo, em Loulé.

O alerta para a explosão na habitação, na rua Humberto Pacheco, perto do cemitério de Loulé, foi dado às 11h17. Segundo um dos vizinhos, que vive a cerca de 50 metros do local do acidente, "houve um grande estrondo".

"Estava no jardim e assustei-me, porque pensei que era um acidente ou algo aqui em casa", relatou ao CM. Segundo o homem, que deu o alerta ao 112, a explosão na cozinha provocou também muito fumo na rua.

A explosão da botija de gás - que destruiu quase totalmente o recheio da cozinha da habitação, para além da sua cobertura, no 1º andar - não provocou nenhum incêndio.

Uma janela da cozinha acabou por se partir como resultado da explosão, tendo caído do primeiro andar para o chão e espalhado estilhaços pelo terraço no rés-do-chão.

Os dois habitantes, um homem de 55 anos e uma mulher de 25 anos, acabaram por sofrer queimaduras ligeiras. Em resultado da explosão de gás, o homem apresentava várias escoriações na face e nos braços.

As vítimas, segundo o CM apurou, tinham-se mudado recentemente para aquela casa. No local da explosão estiveram elementos da GNR, Bombeiros Municipais de Loulé e o INEM, que prestou a primeira assistência às duas vítimas, que foram depois transportadas para o Hospital de Faro.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/explosao-de-gas-faz-dois-feridos-em-loule

FIRESHELTER52

Dragagens na barra de Tavira em cima do verão

O excesso de areia na barra de Tavira e nos canais de acesso ao porto da cidade e aos de Cabanas e de Santa Luzia é um perigo para a navegação.

Em fevereiro deste ano, um pescador desportivo perdeu mesmo a vida depois de o barco em que seguia ter embatido num banco de areia na entrada da barra.

Três meses depois, o Ministério da Agricultura e do Mar promete avançar com intervenções para melhorar a segurança marítima naquela zona, ainda antes do verão. No entanto, não há ainda uma data oficial para começarem as obras.

"Já foi efetuado um levantamento hidrográfico para determinar o montante de areia a retirar e há a intenção de se fazerem dragagens antes de julho, altura em que vai decorrer uma regata mundial no local", confirmou ao CM o comandante da Capitania do Porto de Tavira, Ventura Borges.

No entanto, o mesmo responsável refere que "não há ainda uma data oficial para o início das operações".

O problema da barra de Tavira levou o deputado socialista algarvio Miguel Freitas a questionar o Ministério da Agricultura e do Mar, que prometeu uma intervenção urgente.

"A dragagem na barra de Tavira tem um valor estimado de 100 mil euros, estando prevista a sua realização pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos nos próximos dois meses", assegurou o ministério liderado por Assunção Cristas.

No que se refere às restantes intervenções nos canais de navegação, o Governo diz que "têm vindo a ser preparadas com a Sociedade Polis Ria Formosa, no âmbito do Programa de Valorização da Ria Formosa".

Em relação ao molhe – o nascente corre o risco de ruir e de obstruir a barra –, o Governo diz que está dependente de "disponibilidades orçamentais".

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/dragagens-em-barra-em-cima-do-verao---104357283

FIRESHELTER52

11/05/2014

Olhão- Simulacro de Acidente na Doca envolve Meio Aéreo KAMOV

O FOR-MAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar realizou ontem à tarde, nas instalações do Porto de Pesca de Olhão, junto ao Cais da Guarda/ lota antiga um Simulacro de Acidente Marítimo. O simulacro mobilizou um helicóptero Kamov e meios do Instituto de Socorros a Náufragos.


Obrigado ao Flávio Simão e à sua empresa de filmagens aéreas pela partilha destas imagens.
Apontamentos coligidos em https://www.facebook.com/pages/Algarve-123/127295512522

FIRESHELTER52

10/05/2014

Baleia de 9 metros dá à costa em Cabanas de Tavira

Uma baleia de nove metros deu à costa esta noite em Cabanas de Tavira, no Algarve.

O alerta foi dado pelos pescadores, que avistaram o animal já morto pela manhã.

Segundo Lídia Nicolau, bióloga da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem chamada ao local pela Polícia Marítima, a baleia terá morrido há mais de 24 horas, e já está em decomposição.

"Uma vez que as baleias têm o corpo coberto com uma grande quantidade de gordura, a decomposição com o calor é muito rápida", explica.

Ainda não tinha sido possível identificar a espécie em questão. "As mais comuns nesta zona são a Baleia Anã ou a Baleia Comum, mas pelas características não é certo que se trate de uma destas espécies", afirma a bióloga.

Este acostamento é relativamente raro, menos de 10 por ano segundo a estimativa de Lídia Nicolau, sendo mais comum golfinhos darem à costa.

Ainda esta tarde o animal será rebocado para a praia e enterrado no areal. Levá-lo para terra é tarefa mais difícil, uma vez que se trata de uma ilha na Ria Formosa.


FIRESHELTER52


09/05/2014

Como Fabricar um Extintor de CO2 “Caseiro”

O fabrico de um modelo de extintor com o agente CO2 com materiais caseiros.

Vamos precisar:

Uma garrafa de plástico (totalmente seca), com tampa.
1 Palhinha.
1 Guardanapo de papel (preferencialmente usados em cafés).
1 Fio de costura (linha).
Vinagre
Bicarbonato



Como Fazer:

1 -No guardanapo de papel totalmente aberto deitar 4 colheres de chá de bicarbonato.

Fechar o guardanapo tipo “bolsa” e atar a parte superior com a linha.

2 – Pegar na rolha da garrafa e fazer um furo por onde a palhinha irá passar e ficar colocada, toda a zona deve ser reforçada para que o gás sai apenas pela palhinha e não pelo buraco criado.

3 – Na garrafa deitar 5 colheres de vinagre.

Finalizar a construção:

1- Pegar no saco de papel com o bicarbonato colocar dentro da garrafa sem tocar no vinagre.

2- Tapar a garrafa com a tampa, o fio do saco de papel serve para deixar o saco suspenso no interior da garrafa sem tocar no vinagre.

3- A garrafa deve ficar bem selada e as matérias não se devem tocar.



Experiência da Reação:

1- Acender uma vela em local seguro

2- Tapar com os dedos a ponta da palhinha

3- Misturar o vinagre com o saco do bicarbonato, o saco vai desfazer-se e as duas soluções vão se misturar criando CO2

4- Ao sentir uma ligeira pressão, aponte a palhinha à chama da vela deixando de seguida sair o gás em direção da mesma.

5- A chama irá apagar-se.

Lembre-se estas experiências devem ser feitas em total segurança e sempre na presença de adultos responsáveis.

Em caso de necessidade deve ligar 112.

Diga-nos como correu...

FIRESHELTER52

Detetores Térmicos... O que são, como Funcionam!

Detetor Térmico

O detetor térmico é um dispositivo que permite identificar situações de incêndio através de um sensor que mede a temperatura das áreas que protege, sendo parte constituinte de um Sistema Automático de Deteção de Incêndios (SADI). Quando o sensor identifica uma subida de temperatura no espaço em questão, envia um sinal para a Central de Incêndio do SADI. A Central faz então disparar um alarme sonoro, avisando assim os ocupantes da necessidade de se evacuar o edifício.

Este tipo de detetor é um mecanismo de segurança preventivo, sendo, por isso, utilizado para alertar os ocupantes que estes devem dar início aos procedimentos de evacuação dos edifícios.

Como funcionam?

Existem dois tipos principais de detetores: os detetores de temperatura fixa e os detetores termovelocimétricos. Ambos funcionam com base na avaliação da temperatura ambiente, mas fazem-no de formas diferentes.

Detetores de temperatura fixa: Este tipo de detetores funciona através da avaliação da temperatura das áreas que protege. Quando a temperatura ambiente das áreas onde estão instalados atinge um valor pré-definido, é enviado um sinal para a Central de Incêndio e o alarme dispara, alertando os ocupantes para a situação de incêndio.

Detetor termovelocimétrico: São acionados quando nas áreas que protegem se verifica um aumento repentino da temperatura.

Ao funcionar através da variação da temperatura, estes detetores podem originar alarmes a temperaturas inferiores àquelas identificadas pelos detetores de temperatura fixa como sendo temperaturas de incêndio. No entanto, estes dispositivos comportam-se como os detetores de temperatura fixa quando não se verificam variações rápidas na temperatura das áreas protegidas.

Instalação de detetores térmicos

Os Sistemas Automáticos de Deteção de Incêndio e, portanto, os detetores devem ser instalados por empresas com técnicos qualificados e devidamente registadas na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Os detetores térmicos são uma boa solução para divisões como caves, garagens, cozinhas ou outras, onde o pó acumulado limita a eficácia dos detetores de fumo.

Manutenção

Os Sistemas Automáticos de Deteção de Incêndios devem ser submetidos a procedimentos de manutenção regulares, por empresas com técnicos qualificados e devidamente registadas na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).


Sabia que…

Os detetores térmicos começaram a ser produzidos de forma massificada na década de 1950.

FIRESHELTER52

08/05/2014

Formação de Utilização de Agentes Extintores – CBM Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveram em parceria com as Pedras D´el Rei em Santa Luzia uma ação de formação sobre a utilização de extintores portáteis.

Colaboradores da Empresa puderam desenvolver de perto e em cenário de fogo real as manobras de aplicabilidade na utilização destes equipamentos de primeira intervenção.

A ação decorreu durante o dia de hoje e foi ministrada pelos Bombeiros Municipais e Formadores João Horta e Luís Bonito do CBM Tavira.

No final o feedback por parte do grupo de formação foi bastante foi bastante positivo.

Um agradecimento especial às Pedras D´el Rei pela forma como fomos recebidos e tratados durante o percurso da formação.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidente Mortal na EN125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um acidente de viação na EN125 na zona da Luz de Tavira.

Um despiste de um veículo ligeiro de passageiros acabou por levar ao falecimento de um jovem residente na freguesia.
No local estiveram 5 Bombeiros Municipais apoiados por uma ambulância de socorro, um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM, e a autoridade.

A Estrada Nacional 125 esteve cortada à circulação automóvel nos dois sentidos na Luz de Tavira desde as 2 da manhã até às 5 horas.

Nota: no Blog SAFEPLACE52 não se partilham fotos dos acidentes de viação, de vitimas, ou quaisquer dados referentes aos intervenientes nas ações.
Com este tipo de informação pretende-se criar uma forma crítica de ver onde residem os problemas, chamar a atenção a fim de evitar que se repitam...


FIRESHELTER52