30/06/2010

CMA Cachopo-Tavira

Entra hoje em funcionamento o Centro de Meios Aéreos de Cachopo na Serra de Tavira.

Irá dispor de um helicóptero ligeiro para ataque inicial e transporte da respectiva brigada.

A brigada será constituída pelos elementos dos GIPS´s da GNR.

FIRESHELTER52































Bandeira Azul


Teve lugar, no passado dia 29 de Junho, a cerimónia de hastear da Bandeira Azul nas praias de Cabanas, Ilha de Tavira, Terra Estreita e Barril, na presença de representantes do Município de Tavira, da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, do Parque Natural da Ria Formosa, da Capitania do Porto de Tavira, da Polícia Marítima e Entidade Regional de Turismo do Algarve.

A par desta distinção, a praia do Barril foi galardoada como "Praia Acessível - Praia para Todos", um galardão que reconhece o esforço do município e concessionário em melhorar as infra-estruturas e serviços de apoio, eliminando as barreiras arquitectónicas nos equipamentos colectivos e na via pública.

A Bandeira Azul é um símbolo de excelência atribuído, anualmente, às praias que se candidatam e reúnem um conjunto de 29 critérios respeitantes à informação e educação ambiental, qualidade da água de banho e do ambiente costeiro, à informação, segurança, equipamentos e serviços.

No concelho de Tavira, são distinguidas com o galardão Bandeira Azul, desde 1987, a praia do Barril e Ilha de Tavira, desde 1989, a praia de Cabanas e, mais recentemente, desde 2008, a praia da Terra Estreita.

FIRESHELTER52

29/06/2010

Gestão Privada


Está a acontecer...

Era inevitável, depois do andamento da situação económica que se vive, alguns países ainda que de forma pioneira e em experiência, estão a entregar o socorro do serviço de combate a incêndios URBANOS, a empresas de gestão privada.

Com isto estes governos prevêem uma diminuição de custos e de gestão dos recursos humanos.

Uma das zonas em actividade nestas experiências é a zona da Galiza na Espanha.

Os bombeiros dos restantes ajuntamentos de Espanha estão possessos com estas medidas, que, se realmente mostrarem benéficas no melhoramento da situação económica do pais colocarão milhares de postos de trabalho em risco.

Com toda a certeza que qualquer Município Português com actividade profissional do serviço de Bombeiros, brevemente verá esta situação com bons olhos.

Uma das vertentes de agrado aos municípios será na conta do financiamento, actualmente uma pedra no sapato das autarquias que ao entregarem este serviço a gestão privada podem contornar este obstáculo que de certa forma e entre outros é o que mais incomoda as secções financeiras.

Vamos esperar para ver, e para dar continuidade a esta noticia.


http://www.elpais.com/articulo/sociedad/Bomberos/privados/fuego/publico/elpepisoc/20100402elpepisoc_2/Tes

FIRESHELTER52

Eu nem acredito...



Deve ser Brincadeira...
Axo eu!

FIRESHELTER52

Incêndio em navio ao largo de Sagres


Um incêndio no navio "Rapallo" deflagrou, na segunda feira, a cerca de 20 milhas a sul do Cabo de S. Vicente, com 16 pessoas a bordo.

As chamas foram extintas pelos operacionais a bordo do navio e ninguém ficou ferido.

A Autoridade Marítima do Sul explicou que o incêndio começou cerca das 14h00 e para o local foram enviadas duas lanchas, uma salva vidas e outra de fiscalização, tendo o incêndio ficado extinto ao final da tarde.

O navio que se dirigia para Sines foi rebocado para seguir para o estaleiro de Setúbal.

FIRESHELTER52

28/06/2010

Pai e filhos resgatados do Guadiana


Um homem e dois filhos menores foram ontem resgatados numa das margens do rio Guadiana, junto à ponte entre Baleizão e Serpa, depois de terem sido dados como desaparecidos.

Os três encontravam-se a fazer a descida do rio numa pequena embarcação.

O alerta às autoridades foi dado por alguém que os aguardava no final do percurso cerca das 21h30. Por momentos, temeu-se o pior, visto ter caído a noite e não haver sinal dos familiares.

Segundo fonte da GNR, quando os meios de socorro se aproximavam do local onde se terão refugiado, foi identificada uma das crianças na margem a pedir auxílio, mas nenhum dos náufragos chegou a necessitar de ajuda.

"Quando os bombeiros chegaram ao local, as três pessoas já tinham sido transportadas, supõe-se que por familiares que os encontraram.

Os mesmos disseram que estavam todos bem de saúde e que não passou de um susto", acrescentou ao CM fonte do CDOS de Beja, que mobilizou para o local várias ambulâncias e uma embarcação.

FIRESHELTER52

Que marca fumas? Vai busca-la á GNR de Olhão!


Mais de 2 milhões de cigarros apreendidos na Via Infante.

Mais de dois milhões de cigarros das marcas Fortuna, Nobel, Pall Mall e Chestersfield, num valor equivalente a 339 mil euros, foram apreendidos na Via Infante perto de Olhão, durante uma operação de fiscalização de mercadoria.

Uma fonte da GNR explicou que no âmbito de uma ação de fiscalização de mercadorias levada a cabo no domingo na Via Infante, a GNR detetou no espaço de meia hora três carrinhas carregadas com cerca de 100 mil maços de tabaco, o equivalente a mais de dois milhões de cigarros.

As marcas Fortuna, Nobel, Pall Mall, entre outras, indiciam que aquele tabaco teria como destino o mercado espanhol, pois em Portugal não têm uma circulação significativa, explicou a GNR, referindo que o valor da mercadoria apreendida cifra-se em "339 mil euros" e que se fosse vendido em Portugal, o estado arrecadaria "284 mil euros em impostos sobre aquele tabaco".

Na operação, a GNR além de apreender o tabaco e três carrinhas, deteve três indivíduos pelo crime de contrabando de circulação, cuja moldura penal prevê uma pena de prisão até três anos.

Os homens foram notificados para serem ouvidos hoje no tribunal de Olhão e conhecerem as medidas de coação.

Observatoriodoalgarve

FIRESHELTER52

Nem só de portagens vive o Ministério das Obras Públicas.


O MOPTC lança hoje uma emissão de selos alusiva ao tema «Bustos da República».

Ah!...

Sim... já me ia esquecendo da outra, alusiva aos «Queijos Portugueses».

http://31daarmada.blogs.sapo.pt/4243648.html

FIRESHELTER52

CVP Em Breve Com Ambulâncias do INEM


Sabe-se através de fonte muito próxima da sede da Cruz Vermelha Portuguesa, que esta instituição, se prepara para em breve ficar dotada dos primeiros Postos de Emergência Medica (PEM) do INEM.

A CVP conseguiu a homologação por parte do INEM (depois de verificadas as condições técnicas) de quatro de delegações/unidades, que assim receberão ambulâncias daquele organismo.

Serão as primeiras em Portugal.

Para já, e sem adiantar muito mais, uma outra fonte também ligada aquela instituição confirma que neste leque de unidades se incluem Pereira e Aveiras de Cima.

Deixamos aqui o documento, que emite um parecer favorável do INEM á contratualização de PEM´s com a Cruz Vermelha Portuguesa:

(verificar o documento na barra abaixo, é um exclusivo BPS, deverá ser visto no próprio blog)

Fonte:Exclusivo BPS

"http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2010/06/cvp-em-breve-com-ambulancias-do-inem.html"

FIRESHELTER52

ANBP/SNBP reúne com Fernando Negrão


A ANBP e o SNBP reuniram-se com o Grupo Parlamentar do PSD, na pessoa do Dr. Fernando Negrão.

A reunião decorreu no dia 25 de Junho, na Assembleia da República.


Esta reunião surge na sequência das deliberações tomadas em Conselho Geral da ANBP/SNBP, no dia 9 de Junho.

O órgão máximo entre Congressos deliberou convocar uma greve geral de bombeiros, caso as reivindicações não sejam ouvidas e avaliadas.

Assim, foi decidido solicitar audiências com carácter de urgência ao Ministro da Administração Interna, Secretários de Estado da Protecção Civil, Administração Local e Administração Pública, a todos os Partidos com representação parlamentar na Assembleia da República e à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

As medidas de austeridade impostas pelo PEC estão a afectar o sector dos bombeiros, nomeadamente em relação à integração de novos efectivos – a falta destes está a colocar em causa a segurança das populações.

O financiamento das autarquias com os bombeiros profissionais e a falta de legislação para o sector – que impede a progressão de carreira - bem como a uniformização da carreira, estão entre os assuntos que a ANBP/SNBP pretendem levar à análise dos responsáveis pelo sector.

Fernando Negrão referiu que todas as questões apresentadas vão ser analisadas. O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata está empenhado em solucioná-las, e consideraram a reunião muito pertinente e importante para terem conhecimento da actual situação - visto que já tinham detectado que algo não estaria a funcionar correctamente.

Fonte:ANBP

FIRESHELTER52

Bebés nascem em ambulâncias


Os partos – um deles de gémeas – foram assistidos por três bombeiros socorristas

Lágrimas de emoção subiram, irreprimíveis, aos olhos do bombeiro dos Voluntários de Albufeira (BVA) quando recebeu nos braços o bebé, acabado de nascer na ambulância.

Mas o que Miguel Serra, de 21 anos, não podia saber é que aquela seria a primeira de três crianças que ajudaria a nascer durante a madrugada de ontem.

A primeira chamada ocorreu às 23h30, quando os BVA foram chamados a Purgatório, a fim de levar uma parturiente de 31 anos ao Hospital de Faro.

'A mãe já estava em trabalho de parto e o menino nasceu um quarto de hora depois.

Com ele estava outro socorrista, Marco Saraiva, que há um ano passou por experiência idêntica, quando uma mulher deu à luz noutra ambulância da corporação, na A22.

Às 05h45, novo alerta, para outra parturiente, de 33 anos, grávida de gémeas, nos Salgados. Na ambulância seguia, além de Miguel Serra, Rosa Guerra.

'A primeira menina nasceu às 06h20 e a segunda às 06h47.

O Marco teve de nos levar mais um kit de partos, mas correu tudo bem.

Foi uma grande alegria', disse Rosa, uma ‘veterana’ que já ajudou mais cinco bebés a nascer.

Nos últimos três anos nasceram sete bebés em ambulâncias dos Voluntários de Albufeira.

FONTE:CM

FIRESHELTER52

Sul do país vai aquecer


A Direcção-Geral da Saúde (DGS) colocou hoje em alerta amarelo os distritos de Santarém, Évora e Beja devido aos riscos que o calor pode representar para a saúde da população.

O alerta amarelo da DGS, o segundo numa escala de três, indica que “devido às temperaturas elevadas, pode haver efeitos na saúde”.

No "site" da DGS, a informação disponível indica uma previsão de temperatura máxima de 32 graus Celsius para o distrito de Santarém e de 34º para os distritos de Évora e Beja.

Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), prevê-se para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade durante a tarde no interior, com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O vento vai soprar em geral fraco e o IM prevê uma temperatura máxima de 23º graus para o Porto, 29º para Lisboa, 27º para Faro e de 23º para Ponta Delgada e Funchal.

FONTE:observatoriodoalgarve

FIRESHELTER52

Formação Conjunta


Mais uma vez várias corporações de bombeiros do Sotavento Algarvio se juntaram, desta feita na nova casa de fogo do CB de Vila Real de Santo António.

Uma nova instalação de substituição e aperfeiçoamento em relação á antes edificada, promove cenários reais no contexto de incêndios em espaços fechados simulando a componente urbana, onde pode ser colocado em prática qualquer trabalho inerente ao serviço, e ainda o estudo dos fenómenos passíveis de acontecer no caso de um incêndio num espaço habitacional.

Edificada em tijolo, mas com os interiores amovíveis, o que capacita o espaço para a criação de inúmeros cenários, sem que para isso se crie habituações no espaço ou vícios de trabalho no seu interior.

Uma turma composta por vários formandos dos Bombeiros de São Brás e dos Bombeiros de Faro, com o auxílio de dois formadores de CIUI de São Brás e Tavira, deram azo ao desenvolvimento de acções.

Práticas de habituação aos ARICA`s em espaço fechado com fumo simulado, que após superadas as dificuldades se procedeu a vários exercícios com fogo real, com aumento de intensidade de calor e de exigência de exercício para exercício.

Este tipo de formação conjunta já se tem vindo a verificar ao longo dos últimos anos, entre corporações de bombeiros vizinhos, sendo que cada vez mais se verifica que a junção de vários CB´s é benéfico na actuação em cenário real.

Este projecto apoiado pelos comandos envolvidos continuará durante o próximo ano lectivo.

Neste momento a região algarvia dispõe de 4 formadores de Incêndios Urbanos e Industriais, em Faro, São Brás de Alportel, Lagos e Tavira, e de três formadores de combate a incêndios florestais em Albufeira, Monchique e Aljezur.

Está previsto a arranque da construção de uma ULF no Algarve, estrutura que melhorará a resposta dos espaços de formação carenciados nesta região.

FIRESHELTER52

27/06/2010

Bombeiros Municipais


É curioso que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz venha, numa reportagem feita pelo Diário de Notícias da Madeira, referir a sua preocupação com a corporação de bombeiros do seu concelho, numa altura em que está em discussão na Assembleia Legislativa Regional da Madeira a adaptação dos decretos-lei n.º 241 e n.º 247, junto dos vários órgãos partidários, onde, e refira-se, o PSD Madeira tem a maioria absoluta.

Isto porque, e segundo consta junto dos Bombeiros da Região, em impressos entregues por delegados sindicais, a adaptação dos decretos-lei referidos em cima não vai ao encontro do que os sindicatos pretendem nem reivindicam, sobretudo nas remunerações; de uma maneira geral a situação dos bombeiros regionais fica pior, comparada aos bombeiros continentais, caso a adaptação que pretendem seja aprovada pela maioria PSD.

Indo ao encontro de uma das possíveis soluções que o Sr. Presidente da CMSC propõe, a criação de uma corporação de Bombeiros Voluntários no concelho, provavelmente poderá vir a acontecer o que acontece com o concelho vizinho (Machico), que tem uma corporação de bombeiros mista, ou seja, tem bombeiros profissionais que fazem os turnos de dia e voluntários para o turno da noite e fins-de-semana, onde é aprovado um orçamento para os bombeiros, mas, no entanto, os bombeiros profissionais têm horas extra para receber em atraso, mas os voluntários têm as suas remunerações em dia.

Voluntários esses que têm o seu trabalho diário e que vão apenas fazer turnos de 3 em 3 dias.

Caro Sr. Presidente, pondere bem no que pretende fazer, repare que a profissionalização nesta área é importante, pois é com estes homens que temos de contar em horas de grande aflição.


http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/cartasdoleitor/edicao-2010-06-26/215929-bombeiros-municipais

26/06/2010

Mato de 3 Metros Complica Combate a Incendios em Monchique


Há zonas na serra de Monchique onde o mato "já ultrapassa os três metros de altura", aumentando o risco de provocar incêndios de maiores proporções do que aqueles que deflagram naquela zona em 2003.

Bombeiros e Associação dos Agricultores de Monchique juntam as suas preocupações à da governadora civil de Faro, que reforça alertas perante o facto de se verificar o pior cenário para a ocorrência de fogos na serra algarvia.

"Tivemos um Inverno muito chuvoso e temos neste momento material combustível na floresta, que pode ser um autêntico rastilho.

Continuo muito preocupada porque, de facto, tudo leva a crer que possamos vir a ter um ano complicado em termos de incêndios", afirmou Isilda Gomes, garantindo, porém, que os meios operacionais no Algarve "estão todos preparados". Apesar disso, "faltam ainda as cinco viaturas para corporações de bombeiros, em que o próprio Governo Civil comparticipou por concurso público nacional e que não sabemos quando estarão" no terreno.

A situação na serra de Monchique está a causar um sentimento de angústia e alerta permanente por parte dos bombeiros perante o primeiro vestígio de fumo.

"Temos vigias e elementos em progressão diariamente no terreno com o objectivo de atacar um fogo à nascença.
A ordem é avançar perante qualquer alarme de fumo.

Já houve duas situações, mas felizmente eram queimadas.

Há muita erva seca, que é autêntica pólvora", disse ao DN o presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Monchique, José Nobre Furtado.

No dia 1 de Julho, é esperado em Monchique um helicóptero da Protecção Civil, tal como outro na zona de Cachopo, no concelho de Tavira, que se juntarão ao do heliporto de Loulé.

A situação na serra de Monchique chega ao ponto de, em certas zonas, o mato ser da altura de uma pessoa.

"Isto é um barril de pólvora.

Ninguém limpa a floresta e muitos terrenos, particulares, foram abandonados pelos seus proprietários por não terem rendimentos depois dos prejuízos sofridos nos incêndios em 2003 e da falta de apoios.

Nunca aconteceram situações deste tipo.

Nos vales, os silvados já atingem mais de três metros de altura, noutras zonas é superior a dois metros e no topo dos montes ultrapassa um metro.

Onde, por exemplo, havia um rosmaninho, agora existem 20 ou 30.

Mas o problema é geral, desde os concelhos de Monchique a Odemira e Silves até à serra do Caldeirão", explica Hélder Águas, presidente da Associação dos Agricultores de Monchique.

Fonte: DN//BPS

25/06/2010

Sete distritos do interior em alerta devido à chuva


O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sete distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido às previsões de precipitação e, em alguns casos, de ocorrência de trovoadas.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje sete distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido às previsões de precipitação e, em alguns casos, de ocorrência de trovoadas.

Bragança, Guarda, Vila Real, Portalegre, Castelo Branco, Viseu e Braga são os distritos que estão sob aviso amarelo, que significa situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação metorológica.

O IM prevê para hoje períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo no litoral, até meio da manhã.

Os aguaceiros e trovoadas irão fazer-se sentir, em especial durante a tarde e nas regiões do interior, podendo ser por vezes fortes e de granizo.

O vento soprará fraco (inferior a 15 Km/h), predominando do quadrante oeste, e a temperatura máxima tenderá a descer ligeiramente nessas regiões.

No sul, o céu estará pouco nublado ou limpo, ainda que se apresente temporariamente muito nublado e com nevoeiro até ao final da manhã.

A nebulosidade tenderá a aumentar durante a tarde, no interior, havendo ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas.

O vento será fraco (inferior a 15 Km/h).

Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental as ondas de noroeste terão um a 1,5 metros e a temperatura da água do mar oscilará entre os 15 graus Celsius e os 17º.

Na costa sul, as ondas serão inferiores a um metro e com a temperatura a chegar aos 20º.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 22º em Ponta Delgada, 23º no Porto e no Funchal, 26º em Faro e 30º em Lisboa.

FIRESHELTER52

INEM dá onze ambulâncias a bombeiros do Alentejo


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai entregar onze ambulâncias de socorro a igual número de associações e corpos de bombeiros do Alentejo, anunciou esta sexta-feira a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), escreve a Lusa.

A LBP não especifica as associações e corpos de bombeiros que vão ser contemplados com as viaturas, mas sublinha que a «intenção» foi comunicada pelo INEM durante uma reunião entre as duas partes.

De acordo com um comunicado da LBP, com a atribuição das onze ambulâncias de socorro, o INEM vai também avançar com protocolos para a «instalação de um Posto de Emergência (PEM) em cada uma das associações e corpos de bombeiros abrangidos».

Durante a reunião, a LBP mostrou-se «satisfeita» com a medida e recordou aos responsáveis do INEM a necessidade de continuar a efectuar a cobertura do país com mais PEM instalados em corpos de bombeiros.

A LBP explicou ainda que a aquisição das onze viaturas foi possível através de uma candidatura ao programa «Modernização da Rede de Emergência Médica do Alentejo», inserida no Programa Operacional Regional do Alentejo (QREN), Eixo III - Conectividade e articulação territorial/Saúde.

O atraso nos pagamentos dos serviços prestados pelos vários corpos de bombeiros ao INEM, no âmbito dos serviços pré-hospitalares, foi outro dos assuntos abordados na reunião entre a LBP e o INEM.

Fonte:IOL

FIRESHELTER52

TAVIRA: Cabanas já caminha sobre a Ria


Uma vista privilegiada sobre a Ria Formosa, com bancos e toldos para um descanso à sombra, é a nova imagem da Marginal de Cabanas de Tavira.

A obra de requalificação da Marginal de Cabanas de Tavira está concluída e foi inaugurada na quinta-feira, a propósito das comemorações do Dia da Cidade, com a presença da secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, entre outras personalidades.

“Esta obra para nós, apesar de o litoral ser extenso e ter muitas intervenções, tem um carácter simbólico porque é a primeira obra a ser concluída no âmbito das acções da Sociedade Polis, uma sociedade que foi criada essencialmente para concretizar, neste caso, as obras e as intervenções que estão previstas para o litoral da Ria Formosa”, afirmou Fernanda do Carmo durante o discurso de inauguração.

A secretária de Estado assumiu que é “gratificante” começar a ver os projectos saírem do papel e passarem a obra física.

No caso particular da Marginal de Cabanas, a governante destacou “uma sinergia positiva”, entre a Sociedade Polis e autarquia local, uma vez que esta última já havia identificado o local a intervir.

O facto da obra ter ficado concluída a tempo do início da época balnear 2010 foi destacado por Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, que relembrou que o projecto teve início no anterior executivo.

“Esta obra teve algumas condicionantes e teve momentos de decisão muitíssimo importantes, onde o bom senso acabou por vencer”, disse Jorge Botelho.

Recorde-se que a intervenção chegou a provocar a inquietação dos comerciantes locais, que temiam a realização de obras durante o Verão, o que poderia prejudicar os negócios.

Fonte:observatoriodoalgarve

FIRESHELTER52

Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena demite-se por “falta de diálogo” com a autarquia


O comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Alberto Ribeiro Moiteiro, pediu a passagem ao quadro de honra da corporação, demitindo-se do cargo após 17 anos como comandante por considerar que o actual executivo não confia na sua pessoa e existir falta de diálogo com o mesmo.

Uma decisão que causou “estranheza” à actual presidente da autarquia, Fernanda Asseiceira (PS). A Câmara Municipal de Alcanena já deferiu o pedido, sendo actualmente o comando da corporação assumido pelo segundo comandante, Jorge Frazão.

Alberto Moiteiro explica que efectuou três ou quatro tentativas, através da secretária da presidente, para marcar uma reunião com Fernanda Asseiceira mas nunca foi bem sucedido.

Decidiu expor as suas preocupações por carta uma vez que o Verão estava a chegar e era necessário garantir o apoio camarário que todos os anos é dado ao Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GPIS). “Nunca obtive resposta para marcarmos a reunião.

A minha terceira carta foi a da saída”, sublinha.

Fernanda Asseiceira refere que a atribuição desse subsídio nunca foi posta em causa e que era só uma questão de tempo até ser deliberado em reunião de câmara, à semelhança do que acontece com os Bombeiros Voluntários de Minde. “Fiquei surpreendida com essa carta e não percebo o contexto desta saída porque, numa reunião que tive com todos os bombeiros, assumiu que nunca me tinha ligado para o telemóvel, quando lhe dei toda a liberdade para o fazer”, disse a O MIRANTE.

A autarca refere que, em seis meses de mandato, esteve por diversas vezes com o comandante da corporação e nunca sentiu que este tivesse essa urgência em falar sobre o assunto. “Transmitiu-me um conjunto de situações relacionadas com o quartel que já estavam sinalizadas e voltou a fazê-lo por carta”, refere Fernanda Asseiceira.

Já Alberto Moiteiro considera que “há certas questões que devem ser faladas nos locais próprios” e só por essa razão não falou do assunto nas ocasiões em que esteve com a autarca.

“Havia falta de confiança na minha pessoa”

Fernanda Asseiceira considera que a atitude de Alberto Moiteiro foi “uma posição extremada”, assumindo que a única falha que poderá ter existido foi não ter o real conhecimento da insistência do ex-comandante junto da sua secretária em ser recebido.

O MIRANTE sabe ainda que as relações entre o ex-comandante dos Bombeiros de Alcanena e o vereador socialista Luís Pires, que actualmente assume a pasta da Protecção Civil, pautaram-se por alguns desentendimentos, na altura em que este último chegou a ser comandante dos Bombeiros Voluntários de Minde.

O que também pode ter pesado na decisão de Alberto Moiteiro em deixar o cargo.

Alberto Moiteiro considera que existe “falta de confiança” na sua pessoa e que só isto justifica a ausência de reuniões sobre uma matéria onde o que está em causa é a segurança das populações.

“Reconheço que esta saída me entristece, pois toda a minha vida foi pautada pela dedicação e entrega a este corpo de bombeiros”, disse.

Lamentando o sucedido, Fernanda Asseiceira refere que esta é uma oportunidade para renovar o comando e organizar a corporação dos bombeiros municipais.

“Precisamos serenar e dar organização a esta casa.

Estamos a trabalhar para a dotar de boas instalações e até de todas as condições legais, porque existiam situações menos claras, do ponto de vista legal, que têm que ser corrigidas”, atestou.

Bombeiros sem receber desde Outubro

O ex-comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena alerta ainda para a falta de efectivos no quartel e para o facto de estes, a grande maioria a trabalhar em regime de voluntariado, não receberem desde Outubro de 2009, o subsídio que estava convencionado com o anterior executivo camarário.

“Como não pertencem ao quadro, esta situação não era legal”, explica a presidente da autarquia que quer, até final de Julho, encontrar uma solução que permita um enquadramento legal que possibilite a transferência destas verbas, por exemplo, no âmbito da criação de uma associação humanitária.

Fonte: o Mirante

FIRESHELTER52

Cabo Verde adapta sistema de protecção civil Português


Cabo Verde pode vir a criar planos especiais de emergência para determinados riscos com a ajuda de Portugal, avançou hoje em Proença-a-Nova, o ministro da Administração Interna daquele país.

Lívio Lopes, numa visita pessoal aquele concelho da zona do Pinhal, participou na inauguração da Unidade Local de Formação da Escola Nacional de Bombeiros em Proença-a-Nova, onde também lhe foi feita uma apresentação da Força Especial de Bombeiros e oferecido um simulacro de incêndio florestal para poder ver em acção os "canarinhos" em articulação com os meios aéreos.

O ministro cabo verdiano destacou que "é importante colher bons exemplos e depois adaptá-los à realidade e necessidade do país".

Fonte:DN

23/06/2010

E se a SIV de Tavira não estivesse disponível?


A SIV de Tavira recuperou uma vítima que sofreu uma fibrilhação ventricular, com recurso ao cada vez mais vulgar DAE. (desfibrilhador)

Outras manobras de SAV apoiadas pela VMER de Faro, deram continuidade á recuperação da vitima.

Mas a manobra crucial deveu-se á aplicação do choque em tempo util.

Após alguns catetrismos e outras intervenções cardíacas, hoje recupera em casa quase sem sequelas.

Uma pergunta.

Se a SIV de Tavira estivesse ocupada o desfecho desta situação teria sido de igual forma tão positivo?

Porque tem um CB com bombeiros profissionais vários operacionais DAE formados pelo INEM e ao mesmo não lhe foi distribuído equipamento que permita a estes TAS´s/DAE poderem salvar de igual forma uma vida?

Se uma viatura INEM sediada num Corpo de bombeiros se tivesse deslocado ao local e procedesse a uma actuação gémea a esta situação numa forma exemplar e exímia, até a chegada da VMER (+-25 minutos), o desfecho era este?

Uma VMER a 25 minutos do local, um hospital a 30 km, ou uma SUB a 25km, substitui um DAE?

“Se tivermos salvo uma vida, então já valeu a pena...”

Parece que este dizer não serve em todo lado!

... Não se esqueçam, agora fechem a SIV de Tavira...

FIRESHELTER52

Maluco do Catano


Um homem em Espanha sofreu um acidente no mínimo caricato.

Enquanto se encontrava sentado a ver o mar numas rochas de um pontão, deixou cair o cigarro para o chão.

O mesmo rolou entre as suas pernas ficando alojado numa cavidade entre rochas no pontão.

Como se tratava do único cigarro, o homem tentou apanhar o cigarro e ficou preso entre as mesmas.

Após muito sufoco e com a maré a subir rapidamente gritou até chamar a atenção de umas pessoas que se deslocavam para a pesca.

Chamaram de imediato os bombeiros pois com o nível da maré o homem corria perigo de submersão.

Os bombeiros tiveram de recorrer a material de desencarceramento para poderem rapidamente afastar duas das pedras que o prendiam.

Uma boa ajuda para esta vitima deixar de fumar.

Denominada terapia de choque.







FIRESHELTER52

OLX


A maior comunidade online de classificados gratuitos, acabou de nomear Rodrigo Ribeirão, director de operações da OLX Brasil, para o cargo de director nacional da OLX Portugal.

Devido ao OLX.pt ser o site nº 1 de classificados em Portugal (e no mundo), a OLX está a considerar abrir um escritório em Lisboa.
Uma boa nova para o mercado de classificados a nível nacional.

FIRESHELTER52

22/06/2010

Funcionários de Faro não podem pisar o risco!


Pausas longas para café podem levar a processo disciplinar!

Faltas injustificadas, processos disciplinares e quebra no vencimento é o que pode acontecer aos funcionários da Câmara de Faro que fazem pausas para café demasiados prolongadas.

O presidente da Câmara de Faro assinou recentemente um despacho interno alertando os funcionários para que se fossem detectadas pausas para café demasiado longas o facto seria tratado como uma «falta injustificada», uma sanção com consequências disciplinares que pode levar à quebra de vencimento.

«Estou a fazer um alerta para puxar pelo brio e dever profissional de que as horas de serviço são para trabalhar (...). Temos de respeitar os cidadãos que às vezes estão ali em fila à espera e há alguém que está no café em vez de estar a trabalhar», disse o autarca Macário Correia, em entrevista à Lusa.

Já o responsável pelo Sindicato dos trabalhadores da Administração Local (STAL), Hélio Encarnação, explicou que o sindicato quer falar com os funcionários para «perceber se há justificação» para as medidas tomadas pelo autarca.

O que o presidente Macário Correia fez foi «um acto administrativo» e se houver casos de exagero ou abuso na duração das pausas «devem ser corrigidos», mas temos de perceber com os funcionários se há justificação para os actos, explicou o sindicalista, afirmando que de momento não serão tomadas nenhumas medidas.

Macário Correia afirmou que dos 1030 funcionários da Câmara de Faro «a grande maioria das pessoas cumprem os seus deveres, mas há umas dezenas que não o fazem» e é para esses trabalhadores que o autarca assinou um despacho interno proibindo as pausas de café mais longas.

O presidente na Câmara de Faro recordou que havia constatado «há muito» que alguns profissionais da autarquia «passavam muito tempo num pequeno bar camarário ou no café das redondezas, atrasando os processos».

Depois do primeiro alerta, Macário Correia decidiu mesmo proibir as idas demoradas ao café no horário de expediente e ordenou o encerramento do bar da Câmara de durante a parte da tarde, limitando o horário matinal entre as 7h00 e as 10h00.

Quando Macário Correia foi presidente na autarquia de Tavira, já havia implementado um sistema de controlo de assiduidade dos funcionários, tecnologicamente avançado, onde os funcionários colocavam as suas impressões e o seu tempo de trabalho era assim controlado.

Na Câmara de Faro o sistema ainda não está instituído e é «muito atrasado», tendo Macário Correia optado «um cuidado acrescido», como o próprio assim definiu a ordem.


http://www.tvi24.iol.pt/portal-iol/faro-macario-correia-cafe-camara-tvi24/1172032-5281.html

FIRESHELTER52

Tavira atribui medalha de mérito a Macário Correia


Macário Correia será um dos distinguidos com Medalha de Mérito, grau ouro, durante as comemorações do Dia da Cidade de Tavira, a 24 de Junho.

O ex-edil Tavirense (PSD) é um dos homenageados pelo executivo municipal (PS), que venceu as últimas eleições.

O actual presidente da Câmara Municipal de Faro irá receber a Medalha de Mérito, grau ouro, durante uma cerimónia na Biblioteca Álvaro de Campos, dia 24 de Junho, às 10h00.

Na ocasião serão ainda distinguidos o Agrupamento 100 de Tavira do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (grau prata), João Luís da Conceição Rodrigues (Grau Prata), Ricardo Filipe Ramos Martins Dias (Grau Cobre) e Rui João Baptista Soares (Grau Cobre).

Na cerimónia serão também homenageados nove funcionários da autarquia tavirense, seis com a medalha de mérito municipal de bons serviços e dedicação, grau cobre, pelos 20 anos de empenho, e aos restantes é-lhes atribuída a medalha municipal de bons serviços e dedicação, grau prata, pelos 30 anos de trabalho exemplar.


FIRESHELTER52

INEM: enfermeiros não fazem mais turnos de horas extras


Os enfermeiros tornam público, na quarta-feira, que não estão dispostos a fazer mais turnos de horas extraordinárias para assegurar que as ambulâncias do INEM funcionem sem rupturas.

Os horários das delegações regionais do INEM para o mês de Julho, a que a TVI teve acesso, já anunciam a inoperacionalidade das ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV), que só funcionam com um enfermeiro na tripulação.

São as ambulâncias mais sofisticadas do INEM, lançadas pelo Governo para compensar o encerramento de urgências. Na região Norte há 15 SIV, duas só funcionam à noite, mas a maioria obriga a dois turnos de 12 horas dos enfermeiros.

Desses turnos, 182 não têm enfermeiro previsto no mês de Julho e o meio ficará parado 20 por cento do tempo.

No Alentejo, há quatro SIV em actividade e vão estar paradas em 91 turnos de 12 horas. No Algarve a situação é semelhante, existem quatro ambulâncias, que vão estar parada, por falta de enfermeiro em 90 dos 240 turnos necessários.

O problema do INEM é a falta de enfermeiros. Deviam ter 168 enfermeiros, mas só têm105. Como faltam 63 para que os meios funcionem, os enfermeiros existentes fazem 90 mil horas extras por ano.

O INEM gastou três milhões de euros em horas extraordinárias no ano passado.


Fonte:iol

FIRESHELTER52

21/06/2010

Reunião ENB


Decorreu neste último Sábado dia 19 uma reunião com os formadores da Escola Nacional de Bombeiros, das áreas de Combate a incêndios Urbanos e Industriais e combate a incêndios florestais.

Joaquim Marinho e os coordenadores técnicos de cada área de formação debruçaram-se sobre o enquadramento institucional, referências técnico pedagógico para cada área, e no fim responderam às questões colocadas pelos formadores, que desde a área técnica e formativa passando pela área administrativa viram esclarecidas as suas dúvidas e a promessa de aperfeiçoamento de outras tantas por parte da ENB após o respectivo estudo.

FIRESHELTER52

Portugal...Estradas seguras...


Metade dos postos SOS encerrados nos IC e nos IP

O instituto que gere as estradas portuguesas encerrou metade dos Postos SOS nos Itinerários Principais e Complementares (IC e IP), uma decisão que desagrada a bombeiros e a automobilistas, que consideram ficar mais difícil a assistência nestas vias.

De acordo com informação da Estradas de Portugal (EP, existem cerca de 300 postos SOS nos IP e IC de todo o país, instalados no início da década de 90, “quando os telemóveis eram praticamente inexistentes”, e que atualmente estão tecnologicamente obsoletos.

O instituto tem em curso um processo de remodelação destes sistemas “para tecnologias mais avançadas”, mantendo-se em funcionamento apenas 153 dos 300 postos SOS, “nomeadamente em zonas de maior sinistralidade e, consequente, maior procura”.

O instituto que faz a gestão das estradas realça “a utilização dos postos SOS tem vindo a decrescer substancialmente”.

“Em 2009, registou-se um total de 41 chamadas dos postos SOS relacionadas com acidentes, ou seja, pouco mais de três chamadas por mês, em Portugal continental”, refere a EP, salientando que a empresa tem dezenas de Unidades Móveis de Inspecção e Apoio (UMIA) a percorrer diariamente o país, “com o objetivo de prestar apoio aos automobilistas e de controlar o estado de conservação das estradas”.

Por seu lado, Rui Rama da Silva, vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros, considera que o encerramento de postos “é o descrédito, num sistema que as pessoas, apesar de tudo, acreditavam que funcionava”.

“Acreditávamos num sistema que afinal não funcionava ou funcionava mal, embora nunca ninguém o tenha assumido até agora”, disse este dirigente dos bombeiros.

“Tínhamos essa suspeita, porque temos sido alertados pontualmente por associações de bombeiros para esta matéria, mas nunca obtivemos uma resposta cabal das EP sobre esta questão”, acrescentou.

Rama da Silva destacou que não se pode confiar nos telemóveis, porque “há zonas negras nestes IC e nos IP onde os telemóveis não têm rede”.

Apesar de não ser obrigatório ter telefones SOS nos IC e IP – mas apenas nas autoestradas - “quando se atinge um determinado patamar, que neste caso era um patamar importante, não deve existir uma regressão na prestação do socorro”, disse.

“Não podemos voltar atrás. Temos é de evoluir e reforçar o sistema que está instalado”, concluiu.

No mesmo sentido, o presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, destaca que não faz sentido nenhum acabar com o funcionamento de postos SOS nos IC e IP.

“Eu acho muito bem que os substituam, mas deveriam ir comprando novos e ir substituindo. Não deveriam ser desligados”, disse Carlos Barbosa, realçando que “a falta de postos SOS pode complicar o socorro”.

Fonte:Observatóriodoalgarve

FIRESHELTER52

Simulacro... Alvor!


Simulacro dos bombeiros coloca comércio versus segurança em Alvor

Um simulacro de incêndio no centro de Alvor, efetuado a um sábado, colocou a descoberto problemas de acessibilidade e não só, que podem ser catastróficos numa situação real.

O «incêndio» deflagrou nas águas furtadas da antiga Junta de Freguesia. Neste edifício, funciona o pólo da biblioteca municipal no rés-do-chão e um ATL no primeiro piso.

Acorreram quatro carros de fogo e três ambulâncias, com um efetivo total de 26 homens.

A GNR colocou um dispositivo de segurança e controlo do trânsito e os escuteiros locais fizeram a segurança do perímetro da zona crítica.

O primeiro carro a chegar foi o veículo ligeiro de combate a fogos urbanos, que experimentou dificuldades para passar em algumas zonas da rua Marquês de Pombal, uma vez que os lojistas espalham os seus quadros publicitários até quase ao meio da rua.

Quando chegou uma viatura pesada, foi o caos, sendo necessário fechar toldos, arredar mobiliário e fazer manobras difíceis, que atrasaram em muitos minutos o trabalho dos bombeiros.

O mesmo aconteceu com a auto-escada, que teve grande dificuldade em atuar.

Numa malha urbana antiga, com casas velhas e mal cuidadas, alguns minutos podem fazer a diferença entre a contenção do fogo e a sua propagação, entre salvar vidas ou não.

Logo, as autoridades deverão ter atenção à ocupação das vias, tanto nas licenças que emitem, como na fiscalização do seu cumprimento.

Se não tivesse servido para mais nada, este simulacro teria sempre o mérito de mostrar os problemas de Alvor, que são comuns a muitos outros no concelho e na região.

Jornal Barlavento

FIRESHELTER52

Estudo sobre a EN 125


Foi executado um estudo sobre a EN125 na sequência da implementação de portagens na A22 Via do Infante.

Mais meia hora de viagem, com passagem por 20 rotundas, sete localidades e 12 semáforos, é o que espera os automobilistas que se deslocarem entre Vila Real de Santo António e Faro pela Estrada Nacional 125 (EN125).

A EN125 atravessa todo o Algarve e é a única via alternativa à auto-estrada 22 (A22), conhecida como Via do Infante, mas o seu traçado é problemático, com muitas localidades e habitações à beira da estrada, centenas de cruzamentos e entroncamentos e uma via em cada sentido em grande parte da sua distância, entre outro problemas.

Esta configuração tornou-a numa das estradas mais mortíferas do país, levando as autoridades policiais a aplicar uma política de "tolerância zero" para reduzir a sinistralidade.

Uma deslocação de cerca de 50 quilómetros é morosa devido ao trânsito, aos limites de velocidade, às passagens por localidades, aos veículos pesados, aos peões que circulam e atravessam a via, entre outros problemas.

Se o governo estender a aplicação de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUTS) à Via do Infante, uma pessoa de Faro que trabalhe em Vila Real de Santo António, ou vice versa, e não quiser pagar terá de utilizar a EN125, gastando mais uma hora diária nas deslocações de ida e volta, se não for hora de ponta.

FIRESHELTER52

Uma Observação...


Os Bombeiros Voluntários de Foz-Côa, entenderam que para alem da decoração exigida pelas actuais normas de decoração e tipificação de veículos de bombeiros, poderiam adicionar á estrutura símbolos referentes á localidade onde pertencem.

Assim, adicionaram e muito bem, as pinturas rupestres na lateral do seu veiculo, dando a percepção imediata de onde pertence.

Não vejo nenhum mal, até acho bastante engraçado e adequado.

Os Municipais de Tavira também poderiam fazer de igual forma uma pintura bastante interessante, Ponte Romana, castelo, igrejas...

Lisboa, também não se sairia mal, com todos os carros dos sapadores desenhados com imagens da ponte 25 de Abril ou Torre de Belém.

O Batalhão do Porto, poria a Torre dos Clérigos ou o Estádio do Dragão.

Isto tudo símbolos que identificariam as localidades de onde pertencem os veículos de bombeiros, teria a população a percepção imediata de onde são originários os meios.

Mas...

E os Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha?

Qual era o desenho que colocariam na lateral dos seus veículos?

Há pois...

Será por isso que a Autoridade só quer na lateral dos veículos o código do CB, a tipificação do veículo e o respectivo número.

Porque é que neste Pais se inventa tanto?

Poderíamos nós em Portugal viver sem estas confusões e ideias iluminadas?

Poder podíamos...

Mas não era a mesma coisa

Um Abraço

FIRESHELTER52

18/06/2010

Fim de Tarde Quente no Concelho de Tavira


Um incêndio lavrou com intensidade no sítio do Curral da Pedra, na Freguesia de Santa Catarina.

Localizando-se mais ou menos a 12 km noroeste de Tavira foi proveniente de uma queima descontrolada.

Neste momento o incêndio apresenta-se dominado com as equipas a trabalhar no local.

Arde mato e pasto.

No local estão:

3 VFCI´s dos CB´s de M.Tavira, M.Olhão, e V.São Brás de Alportel.

1 VTTU BM Tavira

1 VCOT BM Tavira

1 Heli (HEBP) da BHP Loulé com uma brigada dos GIPS´s

Vários veículos dos GIPS´s

Os dados serão actualizados

FIRESHELTER52

Praias estão equipadas para o Verão


Desde as pranchas e as bóias de salvamento, às carrinhas Seamaster, moto quatro e motas de água, tudo está a postos para garantir a segurança das praias portuguesas.

A novidade deste ano são os veículos GOES. Três vão ficar no Algarve.

A nível nacional vão estar a operar sete veículos 4x4 GOES.

No Algarve, a praia de Monte Gordo, em Vila Real de Santo António, a praia da Rocha, em Portimão, e as ilhas do concelho de Tavira vão receber este novo equipamento.

Os GOES irão permitir agir com maior eficácia em “zonas sensíveis de evacuação de acidentados”, explicou aos jornalistas Nuno Leitão, porta-voz do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), durante a apresentação dos equipamentos, quinta-feira, em Tavira.

“São meios que vão permitir de uma forma mais eficaz toda a assistência a banhistas que estejam principalmente em áreas adjacentes às zonas vigiadas”, acrescentou.

Os equipamentos, doados pela Fundação Vodafone, irão permitir transportar um acidentado até um ponto de evacuação para terra, no caso das ilhas, e são ecologicamente mais sustentáveis.

“Nós temos tido vários problemas com o projecto Seamaster, pela dimensão das carrinhas e pelo factor custo/eficácia, em termos ecológicos, das carrinhas andarem nos próprios areais”, comentou Nuno Leitão que sublinhou as vantagens dos GOES: “estas viaturas pequeninas são menos agressivas para o meio ambiente, têm maior versatilidade em termos de operação de praias, maior segurança e menor poluição”.

O comandante da Marinha Portuguesa acredita que Portugal é “o primeiro país a avançar com um projecto deste tipo de GOES, que tem ainda a particularidade de poder rebocar uma mota de água para certo tipo de pontos da costa portuguesa, em zonas contínuas de areal”.

Além dos sete GOES, a costa portuguesa será ainda dotada este ano de mais 14 motos quatro, 14 motos de salvamento marítimo (motas de água) e 20 Seamaster.

Fonte:Observatóriodoalgarve

FIRESHELTER52

17/06/2010

RUMBLER


Este dispositivo electrónico utiliza-se como apoio ao sistema principal de sirene de um veículo de emergência.

O Rumbler cria um som de baixa frequência que tem como principal característica a criação de uma sensação de vibração no interior dos automóveis proximais ao veículo de emergência.

Pode-se inclusive afirmar-se que será o filho aperfeiçoado do horn, som presente nas actuais sirenes que cria a sensação de uma buzina de um camião.

Está desenhado para ser utilizado em cruzamentos ou semáforos onde os veículos, cada vez mais capacitados para proporcionar conforto aos utilizadores se tornam insonoros, fazendo assim que os seus condutores não se apercebam das aproximações destes.

Este equipamento é temporizado, após ser accionado a sua emissão está limitada a 10 segundos.

Para voltar a ser accionado tem um tempo curto de recobro, a sua função é momentânea á utilização.

È bastante eficaz e não provoca grande poluição sonora, pois trabalha de forma efectivamente diferente.

Quem não vai gostar muito da ideia serão os transeuntes pedonais com pace-maker´s e CDI´s, pois é possível que a emissão das ondas provoque alterações arrítmicas nos aparelhos.

FIRESHELTER52

Sistema Lança Míssil Chaparral para ver em Tavira


Em Tavira, hoje é o último dia para ver um Sistema Lança Míssil Chaparral, exposto na baixa da cidade, no Jardim das Palmeiras.

A iniciativa é do Regimento de Infantaria n.º 1 de Tavira e surge no seguimento das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, na cidade de Faro.

O Sistema Chaparral, que chegou a Portugal há praticamente vinte anos, é um sistema, montado num chassis do tipo M-113, e tem como principal função acompanhar unidades militares mecanizadas de forma a garantir a defesa de grandes unidades, ou pontos estratégicos, de ataques aéreos de curto alcance efectuados por aeronaves especializadas, sejam helicópteros ou aviões de ataque ao solo, equipados com bombas, foguetes ou mísseis anti-tanque.

FIRESHELTER52

16/06/2010

Duas pessoas mortas perto de quartel dos bombeiros de Quarteira


Duas pessoas foram encontradas mortas esta quarta-feira junto ao quartel dos bombeiros de Quarteira, num possível caso de homicídio seguido de suicídio, disse à Lusa fonte da GNR.

«Suspeitamos desse cenário, mas é um assunto da exclusiva competência da Polícia Judiciária (PJ) e pedimos imediatamente a sua presença no local. Trata-se de uma viatura que está junto aos bombeiros e apenas a isolámos a área até à chegada da PJ», afirmou a fonte.

A Lusa contactou a PJ de Faro e fonte da directoria confirmou já ter tomado conta da ocorrência, mas recusou adiantar mais pormenores sobre o caso por se encontrar em investigação.

fonte:IOL

FIRESHELTER52

14/06/2010

Acidente A22


Ao final da tarde de hoje, por volta das 20:00 ocorreu um acidente na Via do Infante, A22 ,após o Nó de Tavira sentido Espanha.

As vítimas envolvidas no acidente não quiseram ser transportadas ao hospital.

Para o local foi accionado a ambulância de socorro (INEM) e um VUCI dos Municipais de Tavira.

A SIV Tavira e VMER Faro.

Um VSAE dos Municipais de Olhão, a GNR e a empresa concessionária da Via do Infante.

Os meios complementares e específicos foram desactivados antes das chegadas ao local do acidente, pelo COS no local.

FIRESHELTER52

Dia Agitado




Um incêndio florestal lavrou esta tarde com alguma intensidade na serra de Tavira na zona da Malhada de Álvaro Vaz, perto de Alcaria do Cume, a cerca de 25 km de Tavira.

No local estiveram 3 VFCI´s e um VTTU dos bombeiros de Tavira, Vila Real de Santo António e Olhão juntamente com a GNR.

No decorrer da manhã, na EN125 na zona de Marim em Olhão, ocorreu tambem um acidente de viação que vitimou gravemente 2 pessoas.

No local estiveram o CBM Olhão com o VSAE e uma ABSC, e a ambulância SBV do INEM sediada em Olhão.

FIRESHELTER52

13/06/2010

Bombeiros com T.O.M.A.T.E.S.


Bombeiros de Madrid em protesto tomam de assalto a bolsa de Madrid.

Os bombeiros de Madrid fizeram ouvir os seus protestos mais uma vez.

Desta feita de uma forma deliberada invadiram a bolsa de Madrid em Espanha.

Mostraram as suas exigências de uma forma bastante expressiva e original.

Será que seria-mos capaz disto e muito mais cá em Portugal?

Por favor vejam o vídeo comentem e divulguem o mais que poderem, é a razão do nosso futuro temos de nos fazer ouvir, e sentir!

Nós fazemos falta á população, não nos podemos deixar ir por politicas economicistas.




FIRESHELTER52

Crise bate a porta do INEM


Dezenas de medidas referentes a poupança de milhares de euros serão colocadas no efectivo.

O conselho directivo do INEM, prepara-se para fazer cortes orçamentais brutais, tanto de pessoal como de meios técnicos.

A nível nacional 2 meios aéreos do INEM serão suspensos, neste caso um no Porto outro em Lisboa.

Dezenas de ambulâncias SBV tripuladas por elementos do INEM sairão da actividade normal, outras porem reduzirão as horas de trabalho, nomeadamente as nocturnas.

As ambulâncias de Suporte Imediato de Vida verão o seu projecto nacional ser reciclado e atingirão uma inoperacionalidade marcante.

No Algarve, encerrou uma VMER e esta prevista a desactivação de 2 ambulâncias, uma SBV-INEM outra SIV.

Parece que ainda não é desta que os bombeiros se vêm livres dos serviços de emergência médica.

FIRESHELTER52

Roubo de Ambulância


Foi roubada ontem por volta das 12:00 no Hospital de Santo António no Porto uma ambulância do BSB do Porto.

De cor branca e marca FORD, matricula 75-79-SP.

O caso aconteceu no momento que um dos tripulantes levava para um contentor do lixo os resíduos resultantes do transporte mais recente.

Foi um intervalo de poucos segundos que bastou para que uma pessoa - que ninguém viu, nem o bombeiro nem pessoas que se encontravam ali perto - entrasse e levasse a viatura do parque de estacionamento daquele hospital central portuense, destinado apenas a ambulâncias.

Viatura por encontrar

Foi a primeira vez que uma viatura foi furtada aos Sapadores do Porto, que prontamente apresentaram queixa na esquadra da PSP de Cedofeita. Aquela polícia difundiu de imediato um alerta geral pelas suas unidades mas, até à hora do fecho desta edição, a ambulância não tinha sido encontrada.

Fonte: Bombeiros.pt

FIRESHELTER52

Incêndio na Ilha de Tavira


Os Bombeiros Municipais de Tavira receberam esta madrugada uma chamada que dava conta de um incêndio na Ilha de Tavira.

Fizeram-se deslocar até ao sítio das 4 Aguas no VFCI tendo sido depois transportados numa embarcação da Autoridade Marítima até á Ilha, deslocando-se a pé até ao local do incêndio.

No local, uns pinheiros que tinham sido cortados encontravam-se a arder, com o uso de material sapador os bombeiros debelaram e extinguiram o incêndio.

FIRESHELTER52

12/06/2010

Ora cá está outro ponto de vista...


Na sequência das notícias emitidas pela Comunicação Social sobre a falta de vigilância nas praias de mar do concelho de Silves, nomeadamente a de Armação de Pêra, O comandante da Capitania de Portimão, garantiu que a vigilância está a ser assegurada pelos nadadores salvadores das concessões vizinhas e em breve a situação deve ser normalizada.

Então uma empresa que emprega obrigatoriamente duas pessoas com uma formação específica, paga e mantida por elas sem apoios estatuais, que não recebe um cêntimo de apoio do estado pois os socorros a náufragos estão sobe a alçada das concessões que são obrigadas se quiserem laborar a possuírem tais funcionários.

Tem de pagar para obter fardamento obrigatório e essencial sobe pena de coimas.

Material de socorro a náufragos caríssimos e de carácter obrigatório, entre outras dezenas de impostos, taxas e licenças...

São agora o seguro e sustento do socorro da linha litoral?

A autoridade que mede a palmo e metro as concessões para se certificar que não possuem mais um metro quadrado de areia daquilo que pagam, pede agora a colaboração dos seus funcionários para vigiarem áreas que não lhes pertencem?

Porque não coloca a autoridade marítima um posto próprio de vigilância e socorro a náufragos no local, isto sim, o socorro e vigilância a náufragos cabe-lhes a eles.

E se por ventura, enquanto o nadador-salvador se desloca uns metros para a área não vigiada para acudir alguém e durante este tempo de socorro fora da sua área de actuação um banhista na sua concessão entra em afogamento, sem ninguém para o acudir?

A Autoridade Marítima responsabiliza-se por esta morte, ou o desgraçado do empresário que tem a concessão esta feito ao bife por falta de meios humanos de vigilância e socorro disponíveis na altura?

Mais uma vergonha do socorro em Portugal.

Isto claro, sobe o meu ponto de vista, admite-se outras elações.

Um abraço
FIRESHELTE52

11/06/2010

ULF-Proença-a-Nova Começa a Formar Dia 19


São 16 os elementos que vão integrar a primeira turma que vai fazer a formação em Incêndios Urbanos e Industriais, na Unidade Local de Formação (ULF) de Proença-a-Nova.


Estes elementos são provenientes de todas as corporações de bombeiros do distrito de Castelo Branco e inauguram assim o plano de formação a ministrar por aquela Unidade, na dependência da Escola Nacional de Bombeiros, uma estrutura que o ministro da Administração Interna já ficou a conhecer, na última semana.


Rui Pereira, acompanhado do secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, da governadora civil do distrito de Castelo Branco, Maria Alzira Serrasqueiro, do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Arnaldo Cruz, do comandante operacional distrital da ANPC, Rui Esteves, e do presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, visitou o Centro de Meios Aéreos das Moitas, onde pode constatar como funciona a Base Permanente da Força Especial de Bombeiros, mas também que está prestes a arrancar esta ULF, cuja formação se vai dividir entre o Centro de Ciência Viva, os contentores instalados no exterior e um terreno destinado ao exercício do combate aos incêndios florestais.


Neste momento, para as formações que vão iniciar, o distrito possui já quatro formadores, respectivamente dos corpos de bombeiros de Castelo Branco, Proença-a-Nova, Sertã e Fundão.

Fonte:BPS

FIRESHELTER52

10/06/2010

VTTU-2


Chegou da oficina vindo de uma remodelação física o veiculo tanque táctico urbano nº 2.

Possuidor de um tanque redondo construido em ferro com capacidade para 10000 litros, agora substituído por outro, adaptado á nova carroçaria.

Foi-lhe adaptada ainda uma bomba acopolada.

Acrescentado algum material de combate e criado um acondicionamento capaz e funcional, o novo veículo já se encontra operacional, tendo como aparência física um veículo de combate a incêndios urbano, capaz e criado, para actuação em algumas ruas específicas da Cidade de Tavira.



Fireshelter52