31/08/2018

Condições para recorrer ao programa de apoio ao alojamento urgente

Entrou recentemente em vigor o decreto-lei que define as novas regras para apoiar o alojamento urgente. 


O programa destina-se às pessoas que sejam privadas, de forma temporária ou definitiva, da casa onde viviam. 

Pode ser solicitado por quem necessite de ajuda devido a um acontecimento imprevisível e inevitável, como acontece com os incêndios, ou se encontre em risco imediato de ficar sem casa. 

O apoio pode também ser concedido aos que não têm uma alternativa com condições adequadas para viver ou não tenham condições de pagar uma casa.

Os apoios são concedidos de acordo com as necessidades e recursos disponíveis, e podem consistir:

· na atribuição de uma casa;

· na oferta de materiais para a reconstrução;

· em auxílio com os documentos e procedimentos necessários para o arrendamento de uma casa ou para mandar realizar obras numa casa que tenha sido destruída;

· na comparticipação de um alojamento temporário em casa ou alojamento turístico;

· na comparticipação ou pagamento total da renda de habitação permanente;

· na comparticipação da reconstrução ou reabilitação da casa destruída;

· na comparticipação na compra, construção ou reabilitação de uma nova casa.

Os apoios são prestados pelo Estado através do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), a quem compete gerir o programa e decidir sobre a concessão dos apoios e acompanhar a sua execução.

As candidaturas deverão ser apresentadas junto do município ou Região Autónoma e serão posteriormente avaliadas pelo IHRU, a quem compete verificar aquelas que são aptas a receber os apoios.

Em caso de não existirem fundos de apoio suficientes, será dada prioridade aos casos mais urgentes, como por exemplo:

· quem tenha necessidade de alojamento urgente ou temporário;

· pessoas ou famílias;

· com menores rendimentos;

· com mais de 65 anos;

· com mais pessoas a cargo;

· com pessoas com deficiência ou doença ou doença crónica ou menores de idade a seu cargo.

regiao-sul.pt

FIRESHELTER52

Barco Afundou-se Frente a Vila Real de Santo António

Foram resgatados de dois tripulantes espanhóis que se encontravam a bordo de uma embarcação a operar com arte da ganchorra quanto esta naufragou, a cerca de 100 metros da praia de Santo António, no espaço de jurisdição da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, informa comunicado da Autoridade Marítima.


Recebido o alerta de que a embarcação se tinha virado, com dois tripulantes a necessitar de auxílio, foram de imediato mobilizadas para o local algumas embarcações de pesca que se encontravam nas proximidades, bem como uma lancha da Polícia Marítima e uma embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos.

Numa primeira fase os dois homens foram resgatados, tendo-se verificado que ambos se encontravam bem de saúde e sem necessidade de assistência médica. Seguidamente, procedeu-se ao reboque da embarcação para terra com o objetivo de a recolocar na posição correta.

Do acidente apenas há a registar danos materiais.

A embarcação espanhola que estava autorizada a operar em Portugal, ao abrigo do acordo fronteiriço entre Portugal e Espanha, será agora alvo de uma vistoria técnica para apurar as causas do acidente.

algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Bombeiros de Portimão agradecem a quem combateu em Monchique

Os Bombeiros de Portimão agradeceram e prestaram «o mais profundo reconhecimento» a todos os que deram o seu contributo para apagar o incêndio de Monchique e ajudar as vítimas que este causou.


A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão (AHBVP) veio a público «agradecer e prestar o mais profundo reconhecimento a todos os que de uma forma ou de outra contribuíram para debelar a trágica situação, se empenharam e aliaram numa missão difícil e exigente no combate ao incêndio rural que deflagrou na Perna da Negra, Monchique, no passado dia 3 de Agosto e que se alastrou ao concelho de Odemira, Portimão e Silves».

O agradecimento é dirigido aos bombeiros e demais agentes de proteção civil, mas também «a todos e todas que de forma generosa e solidária, num gesto de grande nobreza e solidariedade, se prontificaram para nos ajudar das mais variadas formas».

A corporação portimonense enalteceu, desde logo, «todo o trabalho, disponibilidade, abnegação e altruísmo dos nossos bombeiros envolvidos no Teatro de Operações», que responderam «de forma heróica e abnegada, nunca descurando o nosso concelho e dando resposta adequada a todas as ocorrências para as quais foram solicitados».

Os elementos dos Corpos de Bombeiros e demais agentes de Proteção Civil, «que corajosamente se empenharam com determinação e competência na proteção e socorro da população das áreas atingidas, evidenciando um elevado grau de abnegação e de entrega, demonstrando todos eles sem exceção um grau de profissionalismo irreparável», também não forma esquecidos.

Os Bombeiros Voluntários de Portimão também mencionam «estagiários, cadetes e infantes da Escola, pessoal da logística, agrupamentos de escutas, guias de Portimão, população em geral, agentes económicos de Portimão e todas as demais entidades que colaboraram e se envolveram em tarefas de apoio e sustentação das operações proporcionando aos Operacionais no terreno as melhores condições possíveis».

«Também queremos agradecer a todos os cidadãos anónimos que de forma voluntária ajudaram no teatro das operações os nossos bombeiros a debelar o fogo e a todos os outros que se disponibilizaram a fornecer alimentos e outros consumíveis para serem entregues aos soldados da paz», acrescenta a AHBVP.

Os Bombeiros de Portimão concluem a nota pública com um «especial reconhecimento à Escola Júdice Fialho que, generosa e solidariamente, disponibilizou as suas instalações, onde foi criado um dispositivo de apoio logístico e alimentar aos operacionais no terreno».

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Previsão Fim de Semana - 32 de Agosto

Para este último dia de Agosto, teremos um dia com céu com neblinas ou nevoeiros matinais, principalmente junto ao litoral e resto do dia com céu pouco nublado. 


As temperaturas máximas rondarão os 34ºC no interior do Algarve, 38ºC no interior Alentejano, 40ºC em alguns pontos do Vale do Tejo e 34ºC no Norte. 

O vento sopra fraco a moderado do quadrante Norte. No mar teremos ondulação de SW com 1m a rodar para SE durante a tarde na costa Sul e de NW com 1,5m na costa Ocidental.

Para amanhã, Sábado, teremos novo dia com céu geralmente pouco nublado, vento a soprar moderado de Leste e rodando para Norte a partir da tarde, com temperaturas máximas a rondar os 34ºC no Algarve, 38ºC no Alentejo, 40ºC no Vale do Tejo e 37ºC no Norte.

No Domingo teremos novo dia de céu geralmente pouco nublado, com possibilidade de algumas nuvens matinais no litoral Sul, e depois com possibilidade de algumas trovoadas e aguaceiros pontuais no interior Norte e Centro durante a tarde. 

Aqui no Sul também teremos alguma instabilidade no ar, mas limitada pela pouca humidade em altura, pelo que as trovoadas não deverão conseguir formar-se por cá. Mas acompanharemos atentamente a situação.


FIRESHELTER52

Concurso para recrutamento para o Curso de Formação de Guardas -GNR

Está aberto o concurso para constituição de reserva de recrutamento para o Curso de Formação de Guardas


Consulta as condições de acesso em:https://goo.gl/6BhyEV

FIRESHELTER52

30/08/2018

“Obrigado, bombeiros” angaria dinheiro em Lagoa

O evento de angariação de fundos “Obrigado, Bombeiros” realiza-se a 22 de Setembro, entre as 13h00 e as 19h00, na Casa Algarve, situada na EN125, em Porches (Lagoa). O objetivo é recolher mais de 4.500 euros. 


Este evento, de entrada grátis, contará com shows musicais, um leilão ao vivo de produtos, uma tômbola, um sorteio de rifas, bem como pinturas faciais.

Também serão vendidos produtos em segunda mão e haverá uma bancada de plantas, além de comida. Os Bombeiros de Silves e de Lagoa estarão presentes para participar numa sessão de perguntas e respostas.

Entre os artistas, estará a banda New Wave The Shakespeareos, o violinista português João Pedro Cunha, os músicos João e Verónica, Lillian de Jong, da Holanda, e Meadowsweet, para cantar sucessos que se popularizaram ao longo de décadas.

Quanto ao leiloeiro convidado, será Owen Gee, apresentador da rádio Kiss FM. Segundo a organização, «este Verão os incêndios no Algarve afetaram muitos residentes e visitantes da região».

«Apoiar este evento será uma excelente oportunidade de expressar o nosso agradecimento aos Bombeiros que lutaram incansavelmente contra os violentos fogos para manter as comunidades ilesas e minimizar os prejuízos».

O estacionamento automóvel será gratuito e a organização aconselha a reserva de mesa que pode ser feita, ligando para o 964 877 032.

SULINFORMAÇÃO

FIRESHELTER52

29/08/2018

Espanhóis Apontam Levante para Fim de Semana

O site de meteorologia Espanhol AEMET aponta para o final de semana  uma situação de Levante que irá chegar às praias do Algarve.



Vento leste ou sul, aumento da temperatura máxima e mínima do ar, aumento da temperatura da água do mar e algumas ondas serão os efeitos expectantes desta forma de tempo.

Deixo aqui os quadros de previsão para os 31 de Agosto 1 e 2 de Setembro





FIRESHELTER52

UNISA 08 em Buscas na Barragen de Santa Clara

A Brigada de Salvamento Aquático de Portimão, integrada no dispositivo UNISA 08 (Unidade de Intervenção em Salvamento Aquático do Distrito de Faro), foi, a pedido do CDOS Beja, empenhada numa operação de Busca e Resgate de pessoa desaparecida, ocorrida no passado dia 20 de Agosto, na Albufeira da Barragem de Santa Clara, Concelho de Ourique.


Nesta missão estiveram presentes 10 elementos desta Brigada, que em conjunto com os restantes mergulhadores de VRSA, Albufeira e Lagoa, operacionalizaram os esforços de busca desta missão com os seus congéneres dos Distritos de Leiria (UNISA 10), Portalegre (UNISA 12) Setúbal (UNISA 15), FEB e GIPS UEOS, apoiada ainda pela unidade K9 da GNR.


Numa operação de elevada complexidade, causada pela grande profundidade do local de buscas, agravada pela visibilidade nula, muita vegetação submersa e grandes desníveis existentes no fundo daquela área da albufeira de Santa Clara, esta brigada e os seus operacionais cumpriram todas as missões atribuídas com profissionalismo e elevado sentido de missão, contribuindo no esforço das buscas com o varrimento exaustivo de 8100 metros quadrados de área num fundo entre os 14 e os 32 metros de profundidade.








Visite a página dos 
Bombeiros de Portimão

FIRESHELTER52

Asteroide vai passar de raspão pela Terra

Tem o tamanho da Grande Pirâmide de Gizé e já foi classificado pela NASA como "potencialmente perigoso", mas a sua passagem de raspão pela Terra não envolverá riscos.

 
O asteroide de que falamos, a rocha 2016NF23, passará durante a madruga de quarta-feira a uma distância mínima de pelo menos oito milhões de quilómetros, mas nada será alterado no curso da vida terrestre.

Segundo refere o jornal espanhol ABC, o tamanho e a distância a que vai passar do nosso planeta levaram a agência espacial a considerá-lo um objeto próximo da Terra e "potencialmente perigoso", mas isso não significa que seja uma ameaça real para a Terra.

Estima-se que o asteroide possa medir entre 70 e 160 metros de diâmetro, o que, no mínimo, equivale ao comprimento de um Boeing 747 e, no máximo, à Grande Pirâmide de Gizé (146 metros). Voa a 32 400 quilómetros por hora, uma velocidade cerca de 16 vezes maior que a de uma bala. Ou seja, refere ainda o ABC, que este asteroide levaria apenas dez minutos para cobrir a distância entre Londres e Nova York.

O ABC explica ainda que a Terra é constantemente visitado por asteroides, a ponto de receber 100 toneladas de material desses corpos todos os dias. Por exemplo, a 28 de dezembro de 2017, um asteroide, designado como 2017 YZ4, com cerca de 15 metros de comprimento, mais ao menos o tamanho de um autocarro, poderia ter pregado um bom susto aos terrenos, ao passar pelo nosso Planeta apenas a 224 000 quilómetros, mais perto do que a Lua, e se tivesse caído numa zona povoada. O jornal espanhol salienta mesmo que poderia ter provocado danos semelhantes aos causados ​​pelo meteorito Chelyabinsk, que em fevereiro de 2013 explodiu logo acima da cidade russa e fez mais de mil feridos.

Poucas horas depois do voo do asteroide 2016NF23, um outro designado como 1998SD9, com 38 a 86 metros, passará por nós a uma distância menor do que o primeiro, mas com segurança, quase sem darmos por isso.

www.dn.pt

FIRESHELTER52

Tavira e Portimão vão realizar o “Passeio da Memória” Dia Mundial da Doença de Alzheimer.

Tavira e Portimão são duas das cidades em que se vai realizar o “Passeio da Memória”, nos dias 28 e 30 de Setembro, respetivamente, para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. 



Em Portimão, a iniciativa começa às 9h30 e, em Tavira, às 21h00.

Na edição deste ano, em que se comemora o 30º aniversário da Alzheimer Portugal, a iniciativa vai estar presente em 66 locais de Norte a Sul de Portugal, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, tendo início no dia 8 de Setembro em Torres Novas e término a 30 de Setembro

Em algumas localidades, o evento terá ainda a vertente de corrida ou de peddy-papper.

Metade do valor angariado em cada local irá reverter para o desenvolvimento de ações que, com o apoio dos municípios, contribuam para aumentar os conhecimentos sobre a demência, nomeadamente ações de informação ou atividades formativas a realizar ao longo do ano.

«Desde 2011, data do primeiro “Passeio da Memória”, que se realizou em Oeiras, este evento tem crescido em dimensão e em propósito, dado que é cada vez mais marcante para nós enquanto associação informar e consciencializar, através destas ações, para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado», refere José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal.

As inscrições podem ser efetuadas no site da iniciativa, ou presencialmente na sede, delegações ou gabinetes da Alzheimer Portugal, bem como no próprio dia no local da ação.

Cada donativo deve ser no mínimo de 5 euros por participante.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Jovem de 16 anos organiza evento solidário em Tavira

Manuel Machado de 16 anos tinha a ideia de organizar uma festa diferente para divertir os amigos. Segundo o mesmo, “queria uma festa que valesse a pena”.



Ao conhecer a história de Afonso Castanho, a criança com 11 anos, de Vila Real de Santo António, que lutava contra um cancro, o jovem tavirense não pensou duas vezes. Todos os lucros da sua festa reverteriam para os tratamentos da criança.

Infelizmente, no dia em que Manuel ia enviar os convites, Afonso perde a batalha contra a doença.

Manuel continuou focado na sua ideia de organizar a festa de cariz solidário. Ao deparar-se com os incêndios na serra de Monchique, o novo objectivo surgiu-lhe naturalmente: angariar dinheiro para comprar árvores, de maneira a “reflorestar a área ardida”.
- Pub -

Qualquer festa necessita de investimento e Manuel começou por ir trabalhar para o café “Tavira Antiga”, de maneira a juntar dinheiro para o evento. “Eu fui trabalhar para conseguir fazer a festa, porque sem o ordenado nada disto era possível”, afirma o jovem ao POSTAL.

Depois de receber o salário, Manuel Machado enviou convites a diversas personalidades da cidade de Tavira, de maneira a conseguir juntar o maior número de pessoas. “Estão esperadas diversas pessoas influentes daqui, como donos de grandes empresas. Todos os contactos fui eu que fiz”, explica Manuel.A festa decorreu no Club de Tavira (Foto: D.R.)

Foi então no passado dia 24 de Agosto, sexta-feira, que Manuel viu a sua ideia ser posta em prática no Club de Tavira. A animação ficou a cargo do Dj Serginho, de Cabanas de Tavira e, o equipamento de som foi cedido pelo Colégio Bernardette Romeira. Contactos que, mais uma vez, foram todos realizados pelo jovem.

No final da noite: “angariamos cerca de 650€, tirando os 400€ da despesa, fica por volta dos 250€”, esclarece o adolescente.

Apesar dos seus 16 anos, Manuel é um jovem ambicioso e por isso, enaltece ao POSTAL que “para acrescentar mais dinheiro ao valor angariado, irei vender rifas e sortear um prémio”.

Depois de todos os fundos recolhidos, Manuel vai com a Quercus comprar e plantar as árvores em Silves e em Monchique.

Clara Várzea, mãe de Manuel, não podia estar mais orgulhosa. “Não há palavras para descrever. Ele fez tudo sozinho. A ideia de ele trabalhar também foi dele. O Manuel foi o mentor e nós apoiamos. Espero que estas iniciativas se venham a repetir e que seja um mote para outras acções solidárias”.

(Maria Simiris / Henrique Dias Freire)

http://www.postal.pt/2018/08/jovem-16-anos-organiza-evento-solidario-tavira/

FIRESHELTER52

28/08/2018

Militar da GNR Ferido no Incêndio está clinicamente estável

O militar da GNR que ficou ferido na segunda-feira no incêndio em Mourão, Évora, e que se encontra internado em Coimbra está clinicamente estável e com prognóstico reservado, disse o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). 


De acordo com a mesma fonte, "o GNR proveniente do incêndio de Mourão, de 39 anos, entrou no Serviço de Urgência do CHUC e encontra-se internado na Unidade de Queimados. 

"Tem queimaduras de 2.º e 3.º grau em cerca de 60% da superfície corporal. 

Está entubado e ventilado, clinicamente estável e com prognóstico reservado", explicou. 

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) revelou na segunda-feira que três dos militares da GNR queimados no incêndio no concelho de Mourão são "feridos graves". 

Um foi levado inicialmente para o Hospital de Évora e depois para o Hospital de São José, em Lisboa, e os outros dois foram transportados para Coimbra e Porto. 

O CHUC informou também a agência Lusa de que o bombeiro da Nazaré proveniente do incêndio de Seia, de 46 anos, entrou no Serviço de Urgência no dia 25 de agosto e está internado na Unidade de Queimados do CHUC. 

"Tem 19% da superfície corporal queimada com queimaduras de 1.º e 2.º grau. Está clinicamente estável e tem prognóstico favorável", referiu o centro hospitalar. 


FIRESHELTER52

26/08/2018

Listagem Dos PEM Que Receberão Novas Ambulâncias

Conforme anunciado pelo BPS às 13h, deixamos aqui, a listagem dos Postos de Emergência Médica que receberão novas viaturas (setenta e quatro para os bombeiros e uma para a CVP):


BV Évora
BV Queluz
BV Soure
CVP Faro
BV Chamusca
BV Cacilhas (Costa)
BV Amadora 2 (a aguardar confirmação)
BV Estoril
BV Braga 2
BV Alcochete
BV Vila Flor
BV Esposende
BV Cabeceiras de Basto
BV Vila Velha de Rodão
BV Carrezeda de Ansiães
BV Alfândega da Fé
BV Figueira de Castelo Rodrigo
BV Oleiros
BV Peso da Régua
BV Estarreja
BV Albufeira 1
BM Tomar
BV Valadares
BV Amadora 1 (a aguardar confirmação)
BV Portuenses
BV Ermesinde
BV Lagoa
BV Areosa
BV Lagos
CBS Coimbra (a aguardar confirmação)
BV Gondomar
BV Odivelas
BV Sacavém
BV Abrantes
BV Portimão 1
BV Castelo Branco
BV Cacilhas
BV Torres Vedras
BV Braga 1
BV Penafiel
BV Marinha Grande
BV Figueira da Foz
BV Sesimbra
BV Seixal
BV Almeirim
BV Nazaré
BV Palmela
BV Pombal
BV Vila Verde
BM Santarém
BV Carnaxide
BV Lixa
BV Carvalhos
BV Mangualde
BV Póvoa do Varzim
BV Viseu
BV Aguda
BV Vila Real de Santo António
BV Moita
BV Alcabideche
BV Valongo
BV Loures
BV Coimbrões
BM Cartaxo
BV Vila do Conde
BV Fafe
BV Salvaterra de Magos
BV Arcos de Valdevez
BV Leiria 1
BV Messines
BV Covilhã 1
BV Faro
BV Vila Real – Cruz Branca
BV Vila Real – Cruz Verde
BV Dafundo

Os protocolos serão assinados amanhã, às 11h30, no Quartel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo, em Linda-a-Velha. É presidida pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

www.bps.pt/2018/08/26/inem-listagem-dos-pem-que-receberao-novas-ambulancias/

FIRESHELTER52

24/08/2018

Sismo 2,8 frente aos cabos de S. Vicente e de Sagres

Um sismo de magnitude 2.8 (Richter), cujo epicentro se localizou no mar, cerca de 10 quilómetros a Sudeste do Cabo de S.Vicente, foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, às 10h48 desta sexta-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.


Tanto quanto o IPMA sabe, o sismo não terá sido sentido em terra.

Se por acaso sentiu este sismo, colabore com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, acedendo ao site deste organismo e preenchendo o formulário disponível, clicando aqui, de forma a ajudar a caracterizar melhor os sismos.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

23/08/2018

DECIR - Bombeiros Algarve com mais 18 Euros por Dia

Um protocolo de cooperação para a constituição do dispositivo especial de combate a incêndios rurais – DECIR/2018, para a região algarvia atribui mais 18 euros por dia a cada Bombeiro.


O protocolo foi aprovado em sede da AMAL, no dia 15 de Junho, e visa estabelecer, no período mais vulnerável à ocorrência de incêndios rurais (15 de Maio a 15 de Outubro), todos os critérios e procedimentos relativos ao financiamento às entidades detentoras dos Corpos de Bombeiros. Isto, de maneira a assegurar a constituição do DECIR Algarve. 

Constituição essa que irá permitir abordar as fases de maior empenhamento com elevado grau de segurança e eficácia, tendo por base o histórico e a previsibilidade de ocorrências.

O Algarve, a exemplo de anos anteriores, de maneira a fazer face aos riscos dos incêndios rurais, estabelece um Dispositivo Especial e transversal a todo o distrito, que envolve um conjunto de entidades: Autoridade Nacional de Protecção Civil, Federação dos Bombeiros do Algarve, Municípios do Algarve (AMAL) e detentores dos vários Corpos de Bombeiros. 

Dispositivo que tem vindo a demonstrar o elevado grau de eficiência e resolução de ocorrências, através de um ataque inicial reforçado.

Deste modo, e segundo o documento, todos os municípios do Algarve comprometem-se a atribuir um complemento diário de 18 euros a 885 bombeiros integrantes do DECIR.

Cada um dos 16 municípios terá um encargo financeiro total de cerca de 29 mil euros, a serem transferidos à Federação de Bombeiros do Algarve. 

Dinheiro que será destinado a comparticipar o pagamento dos serviços efectuados pelos bombeiros.

Exerto da Noticia do Postal do Algarve
http://www.postal.pt/2018/08/alcoutim-integra-dispositivo-combate-incendios-no-algarve/

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na EN125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um violento acidente de viação na EN125 na zona da Conceição de Tavira.


Um colisão que envolveu algumas viaturas fez seis feridos no entroncamento para a Cumeada em plena Nacional 125 na Conceição de Tavira.

Após assistência entre eles algumas crianças foi necessário transportar ao Hospital três das vitimas.

Os Bombeiros Municipais de Tavira envolveram na resposta a este acidente duas ambulâncias e um veiculo de salvamento e desencarceramento.

A circulação na zona tornou-se ainda mais dificil que o habitual para esta altura do ano.

FIRESHELTER52

22/08/2018

Municípios do Algarve lançam concurso para contratar 15 sapadores florestais

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) vai lançar concurso para integrar nos seus quadros uma brigada de 15 sapadores florestais, ao abrigo de uma candidatura a fundos comunitários, disse o presidente da associação de municípios algarvia.


O concurso vai ser lançado até ao final do mês de agosto e a brigada de sapadores florestais “será composta por três equipas de cinco sapadores cada”, precisou o presidente da AMAL, Jorge Botelho, em declarações à agência Lusa.

“A candidatura foi feita, foi aprovada e o que a AMAL decidiu agora foi incorporar nos seus quadros de pessoal os 15 homens ou mulheres que vão ser alvo de concurso para a brigada de sapadores florestais”, explicou o também presidente da Câmara de Tavira, que espera ter o processo concluído e os operacionais integrados em outubro ou novembro.

Jorge Botelho destacou as “várias deliberações” tomadas na AMAL para encaixar estes profissionais, como o “aumento do quadro de pessoal” da Comunidade Intermunicipal ou a forma de garantir a dotação financeira para assegurar os salários para permitir a integração destas equipas na estratégia multimunicipal de prevenção a fogos florestais.

“Na última reunião da AMAL decidimos como repartíamos a comparticipação nacional de forma igualitária pelas Câmaras todas do Algarve. Nos próximos cinco anos, as câmaras vão pagar a parcela da comparticipação nacional”, afirmou o autarca algarvio, sublinhando que a AMAL receberá o montante dos fundos comunitários e a comparticipação de cada município para pagar depois os salários dos sapadores que constituam a equipa.

Jorge Botelho disse ainda que a brigada vai estar sediada em São Marcos da Serra, no concelho de Silves, ao abrigo de uma decisão tomada ainda antes de o incêndio que deflagrou em 03 de agosto em Monchique e que também afetou esse concelho do distrito de Faro.

“A brigada vai ficar em São Marcos da Serra e esperamos ter resultados aí no mês de outubro e novembro, já com as contratações feitas”, previu o autarca, frisando que as três equipas de cinco homens “vão ter lá a sua sede”, porque a autarquia de Silves disponibilizou um quartel desativado para esse efeito, mas “vão fazer trabalhos no Algarve todo”, porque se trata de “uma brigada regional”.

O presidente da AMAL considerou que o trabalho desta brigada vai ser “muito relevante” porque permitirá à região do Algarve “ter mais 15 homens para completar, numa lógica regional, aquilo que já são as equipas de sapadores florestais dos municípios”.

A contratação vai juntar-se a outra que a Comunidade Intermunicipal do Algarve fez para admitir um “engenheiro florestal para o gabinete técnico florestal intermunicipal da AMAL”, também através de uma candidatura a fundos comunitários entretanto aprovada.

Este engenheiro florestal vai “coordenar uma estratégia regional da AMAL de prevenção aos fogos florestais”, em colaboração direta com os gabinetes técnico-florestais municipais, permitindo aos 16 municípios que integram a AMAL realizar também trabalho preventivo de fogos florestais e minimizar o mais possível o risco de incêndio.

Por: Lusa

FIRESHELTER52

Levante na Costa Dá Trabalho às Equipas de Emergência

O SAFEPLACE52 falou hoje com alguns nadadores Salvadores das concessões balneares da Ilha de Tavira onde se percebeu que nestes últimos dias o estado de "Levante" deu algum trabalho às equipas de nadadores salvadores e Bombeiros.


Desde Sábado que o tempo de levante se instalou na costa com o aparecimento de algumas ondas mais fortes, correntes laterais e os agueiros tornaram-se ativos.

O trabalho dos Nadadores Salvadores das concessões balneares das praias da Ilha de Tavira e Terra Estreita  ficou assim mais assente numa cultura de prevenção e vigilância mas com situações que mereceram a intervenção destas equipas.

O SAFEPLACE52 sabe que um jovem retirado do mar neste fim de semana após ter sido arrastado num agueiro (gola) careceu da intervenção da equipa de nadadores salvadores culminando com a assistência pré-hospitalar da equipa de Bombeiros Municipais de serviço na Ilha de Tavira, a vitima acabou por ser evacuada para o Hospital de Faro.

Uma situação de trauma junto à borda de água neste dias de levante acabou também por ferir uma pessoa que após assistência no local por Nadadores Salvadores e Bombeiros Municipais teve a necessidade de ser evacuada ao Hospital de Faro.

O estado do mar agora é mais calmo, mas carece de uma observação mais cuidada e atenta.

Não seja você também vitima das estatísticas e respeite o mar.

FIRESHELTER52

17/08/2018

Nova Vaga de Calor e Levante - Vários Dias

Vamos entrar de novo no inicio de uma vaga de calor, não será tão forte como a ultima mas irá durar mais dias! 


Devido aos vários dias quentes as casas voltarão a aquecer, o risco de incêndio vai aumentar de novo para risco extremo e a radiação UV vai ser muito alta ou extrema.

As temperaturas máximas vão superar os 30ºC em todo o Continente, grande parte do Continente vai ter valores entre os 35ºC e os 40ºC, podendo no Alentejo e sobretudo no vale do Tejo e Sado superar os 40ºC e chegar aos 42ºC/43ºC.

As noites vão voltar a ser quentes com mínimas tropicais acima dos 20ºC em grande parte do Continente.

Esta previsão vai se manter ao longo de toda a próxima semana com a mesma ordem de temperaturas, mas com o risco de aguaceiros e trovoadas em alguns locais, em especial do Interior, mas mais detalhes no próximo aviso, fiquem atentos.




FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Socorrem Pescador em Dificuldades

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a uma situação de doença a bordo de uma embarcação de pesca.


Em articulação com o Sistema Integrado de Emergência Médica após um pescador ter sofrido um quadro de doença súbita no mar os Bombeiros Municipais e a Policia Marítima responderam ao evento de imediato prestando toda assistência necessária ao pescador.

Os trabalhos culminaram com o transporte assistido do pescador ao hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta ocorrência os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por uma ambulância e por uma Embarcação de Socorro, juntamente com a Policia Marítima de Tavira.


FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Acidentes de Viação

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da manhã de hoje a um violento acidente de viação na Estrada do Meio na periferia de Tavira.



Uma violenta colisão entre três viaturas ligeiras fez 3 feridos ligeiros que após assistência pelas equipas de emergência no local.

Das vitimas e envolvidos assistido ainda houve a necessidade de evacuar um dos feridos ao Hospital de Faro.

Duas ambulâncias dos Bombeiros de Tavira apoiadas por outra equipa da Cruz Vermelha de Tavira e uma outra do INEM garantiram a assistência às vitimas.

Uma equipa de Salvamento e Desencarceramento dos Bombeiros Municipais também foi enviada ao local.

A vitima foi evacuada para o Hospital de Faro.

Já a meio da manhã um aparatosos acidente de viação na zona de Santa Catarina da Fonte do Bispo fez também um ferido.

Após assistência no local a vitima foi transportada ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos na assistência a este acidente uma equipa de uma ambulância dos Bombeiros Municipais e a Autoridade.

FIRESHELTER52

15/08/2018

Vaivém Oceanário vai estar em Tavira

O Vaivém Oceanário vai estar em Tavira, na Feira da Dieta Mediterrânica, junto à Casa André Pilarte, de 4 a 9 de setembro.


O projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa pretende, através de atividades lúdico-pedagógicas gratuitas, dar a conhecer a forma como o oceano nos influencia, o nosso impacto no oceano e qual e o nosso papel na sua conservação.

O Vaivém tem como objetivo envolver de forma ativa todos os que o visitam, para que se tornem agentes de mudança e que contribuam para a conservação do oceano e da biodiversidade marinha.

Famílias, veraneantes, grupos de atividades dos tempos livres, colónias de férias, grupos séniores, CERCIs e público em geral, estão convidados a «juntar-se ao movimento» e a descobrir como podem contribuir para a conservação do oceano, através da alteração dos seus comportamentos. Reconhecendo o plástico como uma das maiores ameaças ao oceano, todos vão aprender como podem agir ativamente, através de conselhos práticos para redesenharem a sua relação com o plástico no dia a dia.

O Vaivém Oceanário viaja por Portugal desde 2005 e já visitou mais de 211 municípios de todos os distritos do país, incluindo regiões autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 254 mil participantes.

FIRESHELTER52

14/08/2018

Levante para Fim de Semana Cada Vez mais Provável

Como temos vindo a publicar, a partir do final desta semana e, pelo menos, nos 4-5 dias seguintes, teremos um padrão caracterizado pela entrada de massas de ar mais quentes, sobre Portugal Continental, vindas do Norte de África e passando pelo Interior da Península Ibérica.


As regiões do Alentejo, Ribatejo, Beira Baixa e Interior Algarvio, serão as mais quentes, com temperaturas máximas entre os 35ºC e os 42ºC, sendo que, nas zonas mais a Norte e junto ao Litoral, os dias mais quentes irão alternar com outros mais ventosos e frescos.

São prováveis poeiras em suspensão na atmosfera, em especial, nas regiões do Sul e do Centro, mas as concentrações serão mais baixas, do que no episódio do início do mês.



BestWeather

FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Vários Incêndios Durante a Noite

Bombeiros Respondem a várias eclosões de incêndio em mato na freguesia de Castro Marim durante a noite de ontem. 


Uma preocupante ignição na zona da Mata da Ordem na zona de Odeleite despoletou um ataque inicial musculado para este local por parte dos Bombeiros de Vila Real Alcoutim e Tavira.

No decorrer deste combate uma patrulha militar em vigilância neste local detetou outra ignição na mesma zona valendo o empenhamento dos meios de combate a caminho.

Após o rescaldo e já durante as acções de vigilância dois novos incêndios são despoletados e alertados na zona de Odeleite e Montinho da Aroeira.

Os Bombeiros de Vila Real Tavira e Alcoutim responderam prontamente a todas estas solicitações e garantiram a extinção e segurança dos focos de incêndio.

FIRESHELTER52

13/08/2018

Sismo de 3.3 no mar ao largo de Olhão

Um sismo de magnitude 3.3 (Richter), cujo epicentro se localizou no mar, cerca de 60 quilómetros a Sul de Olhão, foi registado nas estações da Rede Símica do Continente, esta segunda-feira, 13 de Agosto, às 17h30.


Segundo o IPMA, não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido.

Se por acaso sentiu este sismo, colabore com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, acedendo ao site deste organismo e preenchendo o formulário disponível, clicando aqui, de forma a ajudar a caracterizar melhor os sismos.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Falta de equipa médica trava reforço do INEM em Tavira

Foi anunciada como um reforço de emergência para os meses de verão, mas nunca chegou a funcionar. 


A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), que estava previsto ser colocada em Tavira, está inoperacional por falta de médicos e enfermeiros. 

Este novo meio de emergência, ao que o CM apurou, iria reforçar a capacidade de resposta a situações de acidente ou mau- -estar súbito, na zona do Sotavento. 

Segundo revelou o INEM durante a apresentação do reforço, em maio, este meio de emergência e mais outros 13, entre ambulâncias e motociclos, eram essenciais para melhorar a prestação do socorro "numa região que vê a sua população crescer de forma considerável no verão". 

A nova viatura médica ficaria entregue ao Centro Hospital e Universitário do Algarve (CHUA), que iria assegurar o seu funcionamento com a colocação de médicos e enfermeiros. 

O problema é que o CHUA tem falta de profissionais e não consegue garantir a operacionalidade da VMER. 

FIRESHELTER52

Levante Pode Chegar já no Final de Semana

Para o final desta semana e seguinte, teremos um padrão caracterizado pela entrada de massas de ar mais quentes, sobre a Península Ibérica, enquanto que, a oeste e sobre o Atlântico, tenderemos a observar a passagem de massas de ar mais frias. 


Com esta configuração, esperamos diversos dias de temperaturas, em geral, altas no Interior e Algarve, com máximas da ordem dos 40ºC e poucos, enquanto que, na faixa costeira ocidental, irão alternar-se, dias de tempo mais quente, com dias um pouco mais frescos e ventosos.

Estaremos a aguardar mais informações.

FIRESHELTER52

10/08/2018

Serra de Tavira e Alcoutim Reforçada com Bombeiros de Fora

Bombeiros de Vila de Rei, Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Proença-a-Nova constituem uma Brigada de Combate a Incêndios e que vai estar estacionada no Concelho de Alcoutim em reforço ao dispositivo de combate a incêndios no Sotavento algarvio.


FIRESHELTER52

Dominado o incendio monchique

O incêndio de Monchique foi dado como dominado há instantes. 



A última atualização do site da Proteção Civil, feita há minutos, deu conta de que o incêndio está dominado e em resolução, quando se estava a entrar no oitavo dia de chamas a lavrar.

No terreno, continuam muitos meios – 1371 operacionais, apoiados por 442 veículos -, bem como máquinas de rastos. 

Os meios aéreos também já estão a atuar e deverão continuar a dar uma ajuda às forças no terreno na consolidação deste incêndio que, segundo os últimos dados, queimou mais de 27 mil hectares de serra nos concelhos de Monchique, Silves, Portimão e Odemira.

FIRESHELTER52

03/08/2018

Equipas Combatem Novo Incêndio em Monchique

Mais de 120 Bombeiros, apoiados por 9 meios aéreos estão a combater um violento incêndio em mato a norte de Monchique.



Segundo o site da ANPC o incêndio eclodiu na zona da Perna da Negra as 13:30, e fotos desde Messines já mostram dinâmica e alta coluna de fumo a preencher o céu na serra de Monchique.

O SAFEPLACE52 continuará a informar o ponto de situação, sabendo que Bombeiros de toda a região Algarvia estão a caminho do local.

14:45: - 200 Operacionais // 54 meios terrestres // 9 Meios aéreos // 

17:00:- 415 Operacionais // 128 Meios Terrestres // Incêndio Ativo a lavrar descontrolado 
2 Grupos de Reforço de Incêndios Florestais de Lisboa a caminho do local

Foto do local:




FIRESHELTER52

02/08/2018

Panorama às 18 Horas de Hoje - dia 2

Estamos já quase os 34º perto do mar neste dia de levante.


Durante o dia o céu se ofusca devido à presença de algumas nuvens, o que pode travar a subida dos termómetros no que subtrai de tarde, mas fazer 'efeito cobertor'.
Esta noite com mínimas especialmente quentes.

FIRESHELTER52

120 Bombeiros Combatem Incêndio na Serra de Monchique

O fogo continua com uma frente ativa e está a ser combatido por 113 operacionais, apoiados por 36 veículos, um helicóptero Kamov, 3 helis ligeiros e dois aviões Fireboss.



Segundo a mesma fonte, apesar de esta ser uma zona com habitações dispersas, «não há informação de casas em risco».

FIRESHELTER52

LIFESAVING 9 - Edição Especial 2º Aniversário

A revista «Lifesaving», produzida pela equipa da VMER de Faro e de Albufeira, assinala esta sexta-feira 3 de agosto, pelas 18h30 o seu segundo aniversário de publicações consecutivas.


A celebração dos dois anos de atividade coincide com a apresentação pública da 9ª edição da revista, num evento que decorre na Fnac de Faro, e com a inauguração de uma exposição sobre «AVC», a qual pode ser vista no Fórum Algarve nos dias 3 e 4 de Agosto.

Dedicada à temática da «Via Verde do AVC», a edição de aniversário da «Lifesaving» contará com a participação de profissionais da VMER, do Serviço de Urgência e da Unidade de AVC do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Para além das diversas rubricas da revista, esta edição conta ainda com um caderno especial sobre «Ética e Catástrofe», a qual vai apresentar os resumos das apresentações efetuadas no seminário que decorreu no passado mês de maio no âmbito da Feira da Proteção Civil de Portimão «Algarsafe 2018».

Com o objetivo de sensibilizar para a problemática daquela que é uma das principais causas de morte em Portugal – o acidente vascular cerebral – esta exposição poderá ser vista nos dias 3 e 4 de agosto na área coberta no rés-do-chão do Fórum Algarve. “Pretende-se com esta iniciativa partilhar noções fundamentais de prevenção da doença, o seu reconhecimento precoce e abordagem terapêutica, bem como dar a conhecer o tipo de intervenção que é feita pela VMER no pré-hospitalar e pelas equipas da Via Verde AVC em contexto hospitalar” explica Bruno Santos, editor-chefe da «Lifesaving» e coordenador médico das VMER de Faro e de Albufeira.

É uma publicação técnico-científica na área da emergência médica, produzida por médicos e enfermeiros das Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação de Faro e Albufeira (VMER) pertencentes ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve. Com uma periodicidade trimestral e num formato digital, a revista aborda diversos temas na área da emergência médica, destacando-se pelo seu caráter inovador em Portugal e contando já com milhares de subscritores do formato e seguidores nas redes sociais.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio em Bias do Sul

Os Bombeiros Municipais de Olhão, Municipais de Tavira e São Brás e Alportel responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio na zona de Bias do Sul. 


Pasto, canas e detritos a arder junto a diversas habitações perto do Parque Natural deram trabalho durante toda a madrugada as equipas de Bombeiros.

Uma pronta e rápida intervenção foi determinante para colocar em segurança a zona envolvida pelo incêndio sendo que em pasto fino e detritos a propagação fazia-se de forma muito rápida.

O combate foi apoiado por equipas de três veículos florestais de combate a incêndios um auto tanque e um veiculo ligeiro de apoio.

A autoridade territorial esteve no local.

FIRESHELTER52