31/07/2015

Ação de sensibilização – Prevenção do Melanoma

O Tavira Gran-Plaza, em parceria com a U.C.C Talabriga e a Well’s Saúde/Ótica, irá desenvolver uma acção no dia 07 de agosto, com o objetivo de alertar a comunidade para a prevenção do Melanoma, tal como para a importância de auto-exame de pele periódico.
Esta ação contará com a presença de técnicos de saúde credenciados que aconselharão acerca dos melhores cuidados a ter com a pele e da relevância de um diagnóstico precoce.

Esta atividade irá ocorrer mediante a seguinte programação:

Cais de Embarque para a Ilha de Tavira (Tavira) – das 09h às 13h

Centro Comercial Tavira Gran-Plaza – das 14h às 17h

Os profissionais de saúde estarão, desta forma, disponíveis para esclarecer e aconselhar no âmbito dos hábitos a ter com a pele tal como poderão encaminhar eventuais situações de risco.

avozdoalgarve.pt

FIRESHELTER52

30/07/2015

Bombeiros respondem a Acidente na EN125 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a noite de hoje a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona da Calada Tavira.

O acidente ocorreu entre um ligeiro de passageiros e uma bicicleta a pedal de onde resultou um ferido grave.

A vitima foi assistida pelas equipas de emergência no local e transportada ao Hospital de Faro em estado grave.

A circulação na EN125 sofreu atrasos na zona do acidente que se situa a poucos km´s do cemitério de Tavira.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância de emergência, o INEM com uma equipa e ambulância SIV sediada em Tavira e a Autoridade.

FIRESHELTER52 

29/07/2015

Escuteiros CNE Portimão colaboram com a Proteção Civil

A Câmara de Portimão vai assinar contratos-programa com a Delegação de Portimão da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e com o Agrupamento de Portimão do Corpo Nacional de Escutas (CNE), duas Entidades Cooperantes da Estrutura Municipal de Proteção Civil, numa cerimónia pública que terá lugar amanhã, quinta-feira, às 17 horas, frente aos Paços do Concelho.

A cerimónia será aproveitada para inaugurar o novo Veículo Tanque Tático Florestal (VTTF) dos Bombeiros de Portimão, o qual, segundo a autarquia portimonense, «além da capacidade tática que o caracteriza em intervenções de incêndio florestal, está dotado de capacidade de duplo agente extintor, contendo água e espumífero».

Ao Agrupamento de Portimão do Corpo Nacional de Escutas (CNE), é atribuído um apoio financeiro «para assegurar a capacidade logística de confeção, distribuição e controlo do fornecimento de refeições aos operacionais em teatros de operações de maior complexidade, bem como o apoio em áreas-chave da sustentação das operações de proteção e socorro e apoio direto aos Agentes de Proteção Civil».

Também amanhã, até às 24 horas, estará patente na Praça 1º de Maio, frente aos Paços do Concelho, a exposição estática «Venha Conhecer a Proteção Civil» que, além de meios dos Agentes e Serviço de Proteção Civil, dá a conhecer os equipamentos adquiridos no presente ano e contempla diversas demonstrações práticas e ações de sensibilização à população.

.sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

27/07/2015

Bombeiros Municipais com Tarde Complicada com Vários Incêndios

Os Bombeiros Municipais de Tavira viveram uma tarde muito complicada quando dois incêndios rurais eclodiram em simultâneo em zonas diferentes do concelho.

Um primeiro incêndio na zona de Vale Formoso em Tavira foi rapidamente respondido pelos Bombeiros Municipais quando receberam a informação que outro grave incêndio eclodira de forma impetuosa na zona do Almargem.

Foi necessário fazer uma dispersão de meios de combate para que de uma forma rápida e eficaz os dois incêndios pudessem ser combatidos, e assim aconteceu.

No primeiro incêndio na zona do Vale Formoso perto de uma dezena de Bombeiros Municipais apoiados por um Veículo Florestal de Combate a Incêndios, dois Auto-tanques e uma unidade de comando debelaram eficazmente e prontamente a situação.

No segundo incêndio que eclodiu na zona do Almargem os Bombeiros Municipais responderam com um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dois Auto-tanques e mais três Veículos Florestais de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Olhão, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António.

Uma tarde complicada mas com a plena confiança na capacidade de resposta dos Bombeiros Municipais e respetivas guarnições da região que acudiram prontamente...

FIRESHELTER52

23 Mortes em 2015 nas Estradas Algarvias

De 1 de Janeiro a 21 de Julho de 2015 segundo os dados recolhidos numa reportagem Correio da Manhã já padeceram nas estradas Algarvias 23 almas....

Foram 4799 acidentes, mais 500 relativamente ao mesmo período de 2014.

Em relação às mortes são 23 mais oito mortes que em igual período de 2014.



FIRESHELTER52

Salva Vidas Resgatou Tripulação de Embarcação - Olhão

A embarcação e a equipa do Salva-Vidas do ISN de Olhão resgatou com sucesso a tripulação da embarcação marítimo-turística "Sea Hunter"com quatro pessoas a bordo.

Tudo aconteceu na passada quinta feira de tarde quando os dois tripulantes e os dois passageiros que seguiam no Sea Hunter ficaram sem propulsão a duas milhas e meia a sul da Barra Olhão-Faro.

A embarcação e os tripulantes ficaram à deriva no mar, sendo que a operação de socorro salvamento decorreu de forma rápida e eficaz trazendo o Salva-Vidas as pessoas para terra.

A embarcação avariada entrou no porto de Olhão em segurança por volta das 15:00 horas desse dia.

SAFEPLACE52

26/07/2015

Bombeiros Municipais respondem a Incêndio em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um incêndio rural numa produção agricola em Tavira.

O incêndio lavrou na zona do Vale de Caranguejo perto do Centro Comercial e arderam restos de folhagem morta que outrora foram parte da produção de cultivo, havendo ainda danos a registar nas estruturas de algumas estufas.

A pronta e rápida intervenção das equipas de emergência foi determinante para as operações de combate que se iniciaram logo assim que foi detetado o incêndio onde funcionários da firma descarregaram vários extintores atrasando positivamente o processo evolutivo do incêndio.

Estiveram envolvidos 17 Bombeiros de Tavira, Olhão e Vila Real de Santo António, apoiados por 3 Veículos Florestais de Combate a Incêndios e um Auto-tanque, mais uma dezena de GNR, GIPS´s e patrulha apoiados por 2 veículos e um Helicóptero Bombardeiro de Ataque Inicial sediado no Centro de Meios Aéreos de Cachopo.

FIRESHELTER52

25/07/2015

Acidente de Moto provoca Um morto perto de Olhão

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida, na sequência de um despiste de um motociclo, ocorrido hoje na zona de Pechão, no concelho de Olhão, no distrito de Faro, disse à Lusa fonte dos bombeiros do Algarve.

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, o acidente ocorreu por volta das 06:00, na estrada municipal entre as freguesias de Pechão e de Estoi, "tendo provocado a morte de um dos ocupantes do veículo de duas rodas e ferimentos ligeiros num outro".

Nas operações de socorro estiveram envolvidos oito elementos, do Instituto Nacional de Emergência Médica, dos bombeiros e da Polícia de Segurança Pública de Olhão, apoiados por quatro viaturas.

JPC // ZO

Lusa - portocanal

FIRESHELTER52

Domingo 26 - Corte de Energia em Tavira

No dia 26 de julho, a EDP- Distribuição de Energia SA efetua um corte no fornecimento de energia, em Tavira, entre as 08h00 e as 13h00, para a realização de trabalhos na rede de distribuição.

As zonas afetadas são: Travessa das Figueiras, Largo Nossa Senhora do Livramento, Rua Emiliano da Costa, Travessa Cândido dos Reis, Rua das Figueiras, Rua Almirante Cândido dos Reis, Rua José Joaquim Jara, Largo do Carmo e Rua Feixinho de Vides.

Caso surjam situações imprevistas, os trabalhos poder-se-ão prolongar até às 15 horas.

Por motivos de segurança, e dado poder haver necessidade de proceder a ensaios ou ser feito o restabelecimento antecipado, as instalações deverão ser consideradas permanentemente em tensão.

FIRESHELTER52

23/07/2015

Bombeiros Municipais respondem a Incêndios em Mato

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a vários incêndios em mato nas últimas horas.

Ontem de madrugada os Bombeiros Municipais foram ativados para um incêndio na zona da Assêca em Tavira.

Era por volta da uma da manhã quando suou o alarme interno para um incêndio a lavrar numa zona sensível entre a Assêca e a Senhora da Saúde em Tavira.

O incêndio era visível praticamente desde a saída da cidade mas os acessos impetuosos não permitiam a chegada dos veículos ao local.

Tudo indica que uma avaria numa linha de eletricidade tenha provocado o incêndio que consumiu mato, árvores e várias colmeias que estavam no local.

A rápida e pronta intervenção de 20 operacionais dos Bombeiros Municipais de Tavira, Olhão e Vila Real de Santo António foi determinante para o sucesso das operações que decorreram até perto das 3 da madrugada.

Hoje por sua vez uma ignição na zona da fonte salgada foi rapidamente debelada pelos Bombeiros Municipais que prontamente responderam ao incêndio evitando assim a sua propagação.

Em resposta musculada de apoio deslocaram-se para esse local mais 20 operacionais apoiados por um Helicóptero Bombardeiro Médio sediado na BHSP de Loulé e dois Veículos Florestais de Combate a Incêndios dos Bombeiros Municipais de Olhão e Vila Real de Santo António.

FIRESHELTER52

22/07/2015

Bombeiros Municipais respondem a Acidente na Serra em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a noite de ontem a um acidente de viação perto da povoação do Porto Carvalhoso freguesia de Santa Catarina.

Um despiste de um ligeiro de passageiros que acabou por ficar capotado e imobilizado no fundo de um barranco fez um ferido.

Felizmente uma viatura que circulava com estrangeiros residentes na serra viu o despiste e rapidamente deu o alerta num restaurante das proximidades.

A vitima foi ainda assistida no local e transportada ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação de socorro 7 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento, uma Ambulância de Socorro, uma ambulância INEM SIV sediada em Tavira e a GNR.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Incêndios em Condutas de Águas Pluviais

Os Bombeiros Municipais de Tavira tem respondido nos últimos dias a algumas ativações de incêndios em condutas de águas pluviais.

A situação mais complicada foi nas Cabanas de Tavira onde peões que circulavam na baixa junto à ria depararam-se com fumo e cheiro a queimado saindo por várias sarjetas.

Os Bombeiros Municipais estiveram perante uma situação de incêndio dentro das condutas onde o fogo já se estendia também à constituição da própria conduta pluvial que nesta altura do ano se encontram secas.

Não foi um caso isolado a intervenção nas Cabanas de Tavira, ontem ao final do dia junto ao Centro Comercial em Tavira uma outra conduta também se encontrava com um fogo no seu interior.

A rápida e pronta intervenção dos Bombeiros Municipais acabou com a combustão e fez-se também um reconhecimento a todas as outras condutas da zona que na altura estavam em devida segurança.

As autoridades do Concelho estiveram nestas locais e estão atentas a estas situações.

Destruir o que é de todos sai-nos caro, e numa zona em que as condutas de água pluvial são determinantes para drenar e evitar inundações quando chove, ainda mais...

FIRESHELTER52

Algarve Tremeu durante a Madrugada

De acordo com o IPMA, o sismo de 3,4 na escala de Richter foi registado nas estações da Rede Sísmica do continente às 05:35, com epicentro localizado a cerca de oito quilómetros a nordeste de Monchique.

O IPMA adiantou, em comunicado, que, cerca das 06:00, ainda não havia relatos de que o sismo tivesse sido sentido.

Em comunicado, o IPMA adiantou que o sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV na escala modificada de Mercalli na região de Monchique.

FIRESHELTER52

20/07/2015

Lagoa conta com novo Veículo de Apoio Logístico Especial

Os Bombeiros de Lagoa receberam esta semana um novo veículo de Apoio Logístico Especial, «uma viatura versátil que se destina a apoiar o combate a incêndios, quer em espaços naturais quer em espaços estruturais, nas valências de urbano e industrial».

A viatura foi entregue à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa pelo presidente da Câmara de Lagoa Francisco Martins, numa cerimónia que teve lugar na passada quinta-feira.

A viatura pode transportar 17 mil litros de água, 100 litros de espumífero utilizado em incêndios urbanos e industriais e 25 Iitros de aditivo “Adblue ” para apoio a outros veículos pesados.

«O veículo está preparado para colmatar necessidades de combustíveis dos equipamentos usados no combate aos incêndios, transportando 25 litros de gasóleo, 25 litros de gasolina e 25 litros de “mistura”», descreveu a autarquia de Lagoa, numa nota de imprensa.

«Possui também uma reserva de 10 Aparelhos Respiratórios Isolantes de Circuito Aberto vulgarmente conhecidos por ARICAS, que são usados pelos operacionais para proteção das suas vias áreas, permitindo o trabalho em atmosferas contaminadas. Por último, conta também com 2 kits de reparação de mangueiras e 2 jogos de chaves storz multi usos», acrescentou.

A viatura foi adquirida ao abrigo do Protocolo de cooperação e concessão financeira que a Câmara Municipal firmou com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, que ascende aos 247,5 mil euros. Antes, já havia sido adquirida uma ambulância.

«Os valores de comparticipação da viatura agora entregue e da ambulância constam de contrato programa que, em 2014, cabimentou para a Proteção Civil 67,5 mil euros e para os Bombeiros 204 mil euros e que, em 2015 e até ao momento, já transferiu 158,9 mil euros para os dois organismos», acrescentou a Câmara de Lagoa.

avozdoalgarve.pt

FIRESHELTER52

18/07/2015

Mulher Morre Atropelada por Moto Perto do Aeroporto

Uma mulher morreu na madrugada deste sábado após ter sido atropelada por uma moto na EN 125, junto a Faro.

As duas pessoas que seguiam no motociclo ficaram feridas. O acidente ocorreu cerca da 01h30 e envolveu uma moto que se dirigia para a concentração motard.
A mulher foi atropelada quando atravessava a estrada num local pouco iluminado.

in Correio da Manhã

Fotos in www.facebook.com/photo.php?fbid=10203695393625154&set=pcb.738821569563199&type=1&theater

FIRESHELTER52

17/07/2015

Federação Bombeiros do Algarve reuniu-se com INEM

A Federação dos Bombeiros do Algarve, reuniu ontem, dia 16 de julho, em Lisboa, com a Delegação Regional do Sul do INEM, tendo apresentado um conjunto de preocupações, relacionadas com a prestação de socorro pré-hospitalar aos cidadãos.

A reunião decorreu de forma amistosa e cordial, tendo sido debatido um conjunto de problemas técnicos de articulação entre a estrutura do INEM e a dos bombeiros, com o objetivo de encontrar as melhores soluções que proporcionem um socorro mais rápido e adequado encaminhamento de cada situação de emergência.

No entanto, no que concerne ao reforço de meios humanos e técnicos do INEM para o Algarve durante as épocas altas, consideramos preocupante que até á data, esse reforço não esteja no terreno, nem seja ainda perspetivada uma data provável para que aconteça. Sendo do conhecimento geral, que o Algarve tem em vários períodos do ano, em especial no verão, um excecional aumento da população presente, com o inevitável aumento de ocorrências e sinistralidade rodoviária, a que acresce a coincidência com a fase crítica dos incêndios florestais, é por demais evidente, a necessidade de um reforço de meios do INEM na região (aliás, á semelhança do que acontece com outros meios de proteção civil e segurança).

avozdoalgarve

FIRESHELTER52

16/07/2015

Bombeiros Municipais respondem a Acidente na A22

Os Bombeiros Municipais de Tavira e os Bombeiros de Vila Real de Santo António responderam durante a tarde de hoje a um acidente de viação na A22.

O acidente ocorreu antes do nó da Pinheira (Monte Gordo), tratando-se de um despiste de um ligeiro de passageiros fazendo três feridos.

Após assistência dos feridos um deles acabou por ser transportado para o Centro de Saúde de Vila Real de Santo António.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente operacionais dos Bombeiros Municipais de Tavira, Vila Real de Santo António, INEM apoiados por 4 ambulâncias e 1 veiculo de salvamento e desencarceramento.

(imagem ilustrativa)

FIRESHELTER52

Aplicação de e para Emergências

No âmbito da nossa missão de disponibilizar ferramentas versáteis para o público em geral e profissionais da Segurança e Proteção Civil, informamos que já se encontra disponível uma App, aplicação para dispositivos Android.

Esta aplicação, com conteúdos e informações de emergência e ferramentas operacionais, é muito útil para ajudar e apoiar os técnicos e agentes da proteção civil em Teatros de Operações, bem como para garantir a segurança e geolocalização dos utilizadores e em consequência um melhor e mais rápido acesso ao socorro.

Para descarregar, aceda à playstore do Google e procure a App pelo nome: ASPROCIVIL.

Características da Aplicação:
• Tecla de pânico que envia mensagem de texto com a geolocalização da pessoa que precisa de ajuda.
• Tecla de marcação direta 122, 117 e Saúde 24.
• Teclas de geolocalização com trajeto para bombeiros e autoridades mais próximas.
• Informação in-time da localização do utilizador em coordenadas GPS e militares.
• Localização e trajetos de proximidade para:

1. Autoridade policial
2. Bombeiros
3. Hospitais
4. Centros de Saúdes
5. Farmácias
6. Bombas de Gasolina

• Acesso as fichas de intervenção de matérias perigosas.
• Localização geo-refenciada dos hidrantes/marcos de incêndio (base de dados em construção já com cerca de cem municípios).
• Geolocalização de pontos de água perenes e não perenes.
• Notificações (em pop-ups) de avisos do IPMA e DGS e alertas da autoridade da ANPC em tempo real.
• Disponibilização de documentação útil relativa a gestão de operações de proteção civil.
• Disponibilização de informações várias de âmbito de situações de risco e meteorológica.
• Acesso ao conteúdo público, através do SITO aos planos de emergência de vários tipos e níveis.
• Ponto de situação operacional da ANPC e do CODU (112).
• Disponibilização do manual de bolso SGO.
• Possibilidade de transmissão de imagens entre utilizadores, incluindo o uso de drones.

Se ainda não conhece a ASPROCIVIL (Associação Portuguesa dos Técnicos de Segurança e Proteção Civil), consulte o website e as redes sociais da ASPROCIVIL em:
www.asprocivil.pt
facebook.com/asprocivil
Twitter.com/asprocivil
• Asprocivil ( Google+)
www.linkedin.com/company/asprocivil

Associe-se ajude-nos a proteger…

Venha fazer parte desta Associação que defende os TSPC e todos os Operacionais da Proteção Civil. Associe-se e participe nesta causa.

O Presidente
Ricardo Ribeiro

coligido in facebook

FIRESHELTER52

15/07/2015

Bombeiros Municipais respondem Incêndio perto de Santa Luzia

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ontem de manhã a um incêndio em pasto na zona entre Santa Luzia e Luz de Tavira.

A pronta e rápida intervenção dos Bombeiros foi determinante para a extinção do mesmo.

Estiveram envolvidos no combate perto de 20 Bombeiros das corporações dos Municipais de Tavira e Olhão e Vila Real de Santo António apoiados por três Veiculou Florestais de Combate a Incêndios e um Auto tanque.

As operações de combate e rescaldo decorreram perto de duas horas.

FIRESHELTER52

13/07/2015

Equipas de Proteção e Socorro respondem a Desacatos na Ilha de Tavira

A madrugada de sábado para domingo foi de muito serviço para as forças de proteção e socorro de Tavira.

Desacatos que se iniciaram por volta das 3 da madrugada na Ilha de Tavira obrigaram à intervenção dos Bombeiros Municipais para socorro e das autoridades, GNR e Policia Marítima  para manutenção da ordem.

A equipas responderam prontamente a agressões sendo a primeira por volta das 3 da madrugada na Ilha e outra de igual forma grave por volta das 7 da manhã na Terra Estreita.

As vitimas foram assistidas e socorridas no local transportadas na embarcação de socorro dos Bombeiros Municipais até às ambulâncias de socorro que os transportou para Faro.

A interligação entre as diversas forças de proteção e socorro foi determinante para o sucesso das operações de assistência que estiveram envolvidas.

FIRESHELTER52


Bombeiros de Loulé Resgataram Cegonha






Imagens coligidas in facebook...

FIRESHELTER52

11/07/2015

Bombeiros Respondem a Acidente na Ilha das Cabanas

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam na passada noite de sexta feira a um acidente com um moto quatro na Ilha das Cabanas.

Do acidente resultaram dois feridos que foram assistidos e transportados para o Hospital de Faro pelas equipas de emergência que responderam ao acidente.

Estiveram envolvidos nas operações de socorro as equipas de Bombeiros Municipais apoiados por uma ambulância de emergência e uma embarcação de socorro e resgate.

Estiveram ainda envolvidos a Policia Marítima com uma embarcação de socorro e o INEM com uma ambulância SIV sediada em Tavira.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de sexta feira a um incêndio urbano na Luz de Tavira.

O incêndio deflagrou de forma violenta no interior de um apartamento sem ocupantes na altura e a rápida e pronta intervenção da equipa de combate dos Bombeiros Municipais foi determinante para a extinção do mesmo.

As manobras de ventilação tática e consolidação do rescaldo prolongaram-se durante a manhã, sendo que os trabalhos prosseguiram durante a tarde com uma inspeção ao local do incêndio pelo Comandante Operacional Municipal e engenheiros do Município de Tavira.

De momento o apartamento ficou sem condições de habitabilidade.

Responderam ao incêndio uma dezena de  Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios um Auto tanque e um outro Veiculo de Apoio.

FIRESHELTER52

10/07/2015

voluntários para jogo entre Benfica e Sporting no Estádio Algarve

Se gosta de futebol, vive ou está no Algarve e tem entre 16 e 30 anos, a Federação Portuguesa de Futebol, em colaboração com o IPDJ, promove uma ação de voluntariado de curta duração, para o jogo da Super Taça Cândido de Oliveira – Benfica vs Sporting.

Serão necessários voluntários para apoio a diversas áreas nos dias 6, 7, 8 e 9 de Agosto no Estádio Algarve.

Os voluntários irão desenvolver tarefas de apoio relacionadas com as áreas: acreditação, logística/planeamento, bilhética, media, marketing, segurança, protocolo, cerimónias.

Para inscrições o voluntário deverá preencher a ficha em anexo e enviar para o email: faro@ipdj.pt até 31 de Julho.

A Federação Portuguesa de Futebol atribui aos voluntários: certificado de participação, seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil, ressarcimento de despesas de transporte de 10€/dia e lanche box.

Para mais informações contatar a Direção Regional do Algarve do IPDJ - 289 891 820 - Isabel Frade ou Rosário Correia.

http://algarveprimeiro.com/

FIRESHELTER52

08/07/2015

Candidaturas - Escola de Hotelaria e Turismo

O Turismo de Portugal possui uma rede escolar com 12 escolas, entre as quais a de Vila Real de Santo António, que proporcionam formação profissional altamente especializada a jovens estudantes e a adultos.

Nas escolas de hotelaria e turismo, os formadores têm grande experiência na área, as infraestruturas e equipamentos são excelentes, o que se reflete no elevado padrão dos nossos cursos.

Proporcionamos aos nossos formandos a participação em atividades fora das salas de aula, nomeadamente competições, feiras, eventos, visitas a empresas do sector, estágios nacionais e internacionais em empresas de renome.

Nas escolas de hotelaria e turismo damos-te tudo o que precisas para entrares no mercado de trabalho (taxa de empregabilidade de 80%).

Não deixes escapar esta oportunidade.


FIRESHELTER52

José Tomás Valente é o novo Comandante dos Sapadores de Faro

José Tomás Valente é o novo Comandante Operacional Municipal da Proteção Civil, em Faro, por nomeação do presidente da Câmara Rogério Bacalhau.

José Tomás Valente é atualmente Bombeiro Municipal do Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros do Município de Faro, tendo já desempenhado antes funções de Comandante Interino e reúne todos os requisitos previstos na Lei, designadamente licenciatura e experiência comprovada. Esta nomeação vigora até ao provimento do cargo de Comando por concurso.

O COM da Proteção Civil tem por competências o planeamento de emergência para prevenção, mitigação e ocorrência de acidentes graves ou catástrofes na área territorial do concelho de Faro.

Respondendo diretamente ao presidente da Câmara Municipal, o COM é também o garante do apoio à decisão no domínio da área da Proteção Civil. Compete-lhe igualmente acompanhar as operações de proteção e socorro que ocorram na área do concelho, com vista à articulação de meios face a um conjunto de cenários previsíveis.

É ainda ao COM que cabe assumir a coordenação das operações de socorro de âmbito municipal, nas situações previstas no plano de emergência municipal, bem como quando a dimensão do sinistro requeira o emprego de meios de mais de um corpo de bombeiros ou diversos agentes de proteção civil.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Pego do Inferno obras não avançam este ano

O Pego do Inferno, um dos ex-libris do concelho de Tavira, foi fustigado pelas chamas nos incêndios de 2012 e, desde então, tem estado encerrado ao público. O espaço foi-se degradando com o passar dos anos. Os tavirenses – e não só – têm mostrado desagrado com a falta de intervenção pública e há uma petição a circular na internet que já reuniu mais de 1300 assinaturas desde meados de junho. O presidente da Câmara de Tavira diz que só a médio prazo haverá novidades.

Segundo Jorge Botelho, em declarações ao Sul Informação,a requalificação do Pego do Inferno não vai avançar tão em «breve como queríamos. É uma intervenção que custa à volta de 1 milhão de euros e a Câmara não tem esse dinheiro disponível. Vamos tentar encontrar no novo quadro comunitário, o Cresc 2020, uma forma de financiar parcialmente a obra para reabilitar e renaturalizar o espaço».

Jorge Botelho diz que a reabertura do Pego «não é para este ano, de certeza. Vamos ver se, no fim do ano, em outubro, fazemos a candidatura, quando estas abrirem para conservação e recuperação de património ambiental. É nisso que estamos a trabalhar para que o espaço, que é um museu vivo, reabra o mais rapidamente possível ao público».

No entanto, não é só a falta de financiamento que pode vir a atrasar a intervenção no Pego do Inferno. O autarca tavirense assume mais condicionantes. «Para além de não termos o projeto fechado, há questões de titularidade de terrenos para fazer os acessos. Temos dois privados ali e não vamos fazer infraestura pública em cima de terrenos privados. Estamos a trabalhar e temos conversado com os privados», adiantou.

«Seguramente, a médio prazo, haverá novidades para corresponder a uma preocupação que as pessoas têm, e nós também, que é a de recuperar património ambiental», concluiu.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

GNR apreende plantas de cannabis em Tavira

O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Tavira deteve ao início da noite de ontem, 6 de julho, um cidadão de 31 anos de idade indiciado pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Após ter sido detetada a existência de uma plantação de cannabis no sítio do Alvisquer, freguesia de Conceição de Tavira, os militares montaram uma ação de vigilância ao local, da qual resultou a detenção do responsável pela plantação no preciso momento em que o indivíduo se deslocou junto da mesma para proceder ao acompanhamento e tratamento das plantas.

Após identificar e deter o responsável pela plantação, os militares do NIC procederam à apreensão das trinta e uma plantas de cannabis adultas ali existentes, as quais se encontravam em vasos individualizados num considerável estado de desenvolvimento, apresentando a totalidade uma altura entre um metro e oitenta e dois metros.

Através das diligências subsequentes adotadas, nomeadamente busca domiciliária à residência do visado, foi ainda possível apreender 124 gramas de folha seca de cannabis saltiva (para além de diversas sementes), um moinho de trituração manual, sacos plásticos com fecho hermético para acondicionamento do estupefaciente e ainda diverso material relacionado com o cultivo e tratamento das plantas, nomeadamente uma mangueira de rega, garrafões de plástico, fertilizantes, um termómetro, duas tesouras, um funil e um pulverizador.

Depois da apreensão efetuada durante o último fim-de-semana em Aljezur, este é mais um dos resultados visíveis do empenhamento operacional implementado no combate a este tipo de crime na região, a qual apresenta condições climatéricas propícias e favoráveis ao desenvolvimento das referidas plantas de cannabis.

O ora detido, residente no local onde foi detetada a plantação, está a ser presente ao Departamento de Investigação e Ação Penal do Ministério Público de Tavira para aplicação das medidas de coação achadas adequadas.

Por GNR Faro

FIRESHELTER52

03/07/2015

Bombeiros Municipais respondem a Acidente na EN125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam prontamente durante a tarde de hoje a um acidente de viação na EN125 na Rotunda Vela ao Vento em Tavira.

Quando a equipa de combate a incêndios dos Bombeiros Municipais regressava de um incêndio verificou que se encontrava caída na estrada uma pessoa ao lado de um motociclo acidentado.

A equipa de Bombeiros ocorreu ao local do acidente de imediato e ainda na ausência de socorro foi ativado o Sistema Integrado de Emergência Médica, autoridades e a concessionária da estrada nacional 125 para aquele local.
Foram prestados os socorros imediatos à vitima e a proteção da mesma, sendo que seguiu posteriormente para o Hospital de Faro numa ambulância de socorro.

Estiveram envolvidos na resposta a esta situação 9 Bombeiros Municipais apoiados por duas ambulâncias de socorro e um Veiculo de Combate a Incêndios, tal como a GNR.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais contam com Desfibrilhador na Ilha de Tavira

A equipa de emergência dos Bombeiros Municipais em permanência na Ilha de Tavira passa a contar com um Desfibrilhador Automático Externo (DAE).

Este equipamento cedido pelo Instituto Nacional de Emergência Médica INEM foi entregue aos Bombeiros Municipais e está inserido no PNDAE onde será operacionalizado pelos Operacionais de DAE dos Bombeiros Municipais em serviço na Ilha.

Será um equipamento destinado aos utilizadores dos espaços defendidos e vigiados pelos operacionais em funções até ao final da época balnear, sendo que no Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira dentro das suas ambulâncias de socorro ao serviço da população possuem ainda outros dois equipamentos idênticos.

Os desfibrilhadores em uso nas ambulâncias ao serviço nos Bombeiros Municipais já reverteram paragens cárdio respiratórias em alguns casos onde o choque esteve indicado, espectando-se que este equipamento localizado estrategicamente na Ilha venha também ele a ser uma mais valia para o atendimento dos casos de emergência médica pré-hospitalar que venham a ocorrer naquele local.

A equipa de Bombeiros Municipais, a embarcação de socorro, o seu veiculo de intervenção estão ao serviço dos veraneantes na Ilha de Tavira desde 1 de Julho até ao final da época balnear.

A sua área de atuação é vasta e estende-se por mais de uma dezena de quilómetros, desde a W da Praia do Barril até à barra de Tavira, sendo na vertente de ria, mata ou praia com mar.

Em caso de necessidade e com recurso a uma embarcação de socorro, os Bombeiros Municipais podem-se deslocar também a zona da ria e mar das Cabanas de Tavira ou mesmo mais para Este.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais asseguram Emergência na Ilha de Tavira

Desde o dia 1 de Julho que a Ilha de Tavira dispões em permanência de uma equipa de bombeiros profissionais para a resposta imediata ao socorro naquele espaço.

Está em permanência 24 horas por dia todos os dias da semana sem excepção  uma equipa de Bombeiros Municipais para dar resposta a todas as situações de emergência Pré-hospitalar, Combate a Incêndios em meio natural ou instalações, transporte e evacuação por via marítima ou fluvial de sinistrados, e ainda a todas as outras acções de apoio aos veraneantes que utilizem a Ilha de Tavira.

Para o efeito dispõe de um veículo capaz de andar rapidamente sobre a areia, polivalente, de combate a incêndios com tecnologia de extinção CAF.

Na outra vertente de adaptação para resposta de emergência pré-hospitalar, capaz de transportar a equipa de emergência mais o material SBV/DAE e uma maca adaptável à estrutura com todo o material inerente à resposta de situação de trauma.





Possuem ainda um barco com material de socorro a náufragos, e equipamento de Emergência Pré-Hospitalar.



Existe ainda um posto de enfermagem em funcionamento na Ilha durante o dia.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Pequenos Incêndios nos Últimos Dias

Os Bombeiros Municipais de Tavira tem respondido pronta e eficazmente a pequenos incêndios nos últimos dois dias.

Atividade de emergência que embora não coloque em perigo pessoas ou bens tem dado que fazer às equipas de intervenção dos Bombeiros Municipais.

As ocorrências registaram-se um pouco por várias freguesias do concelho e algumas em apoio externo a outros corpos de Bombeiros.

Na passada quarta feira os Bombeiros Municipais responderam a um incêndio na zona do Livramento onde estava a arder uma árvore, logo de seguida tendo sido alertados para um outro pequeno incêndio em pasto na zona da Caiana e já de madrugada foram em apoio aos Bombeiros de Vila Real de Santo António a um outro incêndio na zona de Monte Gordo.

Na quinta feira os Bombeiros Municipais responderam prontamente a um incêndio em pasto na zona do Almargem.

Todas estas ocorrências foram acompanhadas do sistema de triangulação de resposta ao DECIF2015, algumas delas envolvendo o meio aéreo de ataque inicial com a respetiva brigada.

Nesta altura é importante relembrar que nos encontra-mos dentro do período critico com a possibilidade de ocorrências de incêndios florestais e dificil controlo pelos fatores associados á meteorologia e ao estado da vegetação, onde desde dia 1 de Julho é proibido fazer qualquer tipo de fogo dentro dos espaços rurais ou florestais, implicando como tal a PROIBIÇÃO ABSOLUTA DE EXECUÇÃO DE QUEIMAS E QUEIMADAS 

FIRESHELTER52

02/07/2015

Península Ibérica- onda de calor de longa duração

Segundo a Agência estatal de meteorologia espanhola, a partir de amanhã, sexta-feira, a Península Ibérica vai passar por uma onda de calor de longa duração.

A (AEMET) avança que que as temperaturas mais baixas que se têm registado nos últimos dias estão a acabar em virtude de uma vaga de calor que se prepara para percorrer ambos os países e durante alguns dias.

A Agência de metereologia espanhola fala de uma condição atmosférica "excecional, mais pela sua duração do que pelas temperaturas extremas.

Segundo o relatório da AEMET “o novo episódio de calor será sentido mais concretamente a partir de domingo, dia 05 de julho, e estender-se-á por boa parte da próxima semana. E as temperaturas atingidas superarão muito provavelmente os 40 graus Celsius”.

Pode ler-se ainda no documento que “também as temperaturas noturnas irão aumentar", mantendo-se geralmente "entre os 20 e os 24 graus”.

Por cá, o IPMA admite subida da temperatura, mas recusa "onda de calor".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma subida gradual da temperatura a partir desta quinta-feira, que pode atingir os 39 graus no interior a partir de domingo, mas recusa falar em "onda de calor".

Segundo os técnicos da metereologia nacionais, a partir de domingo podem registar-se valores entre os 37 e os 39 graus no interior, especialmente no Alentejo, mas não se deve, para já, falar de uma onda de calor excecional.

A partir de quinta-feira da próxima semana, as temperaturas voltarão a descer, segundo as previsões.

Para Lisboa não estão previstas temperaturas acima dos 30 graus até dia 10, o Porto atinge o máximo de 27, na próxima quarta-feira e, em Faro, as temperaturas máximas rondarão sempre os 30 graus.

http://algarveprimeiro.com/

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidentes

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam no passada Terça Feira a um acidente de viação que envolveu um motociclo e um ligeiro de passageiros.

Tratou-se de uma colisão que envolveu estes dois últimos meios de transporte na Estrada Nacional 398 perto do Nó de Olhão da A22 na zona do Pereiro.

Do acidente resultaram dois feridos ligeiros que foram assistidos no local pelas equipas de emergência sendo que um deles acabou por ser conduzido ao Hospital de Faro de ambulância.

A este acidente responderam os Bombeiros Municipais de Tavira e o INEM com uma ambulância SIV sediada em Tavira juntamente com uma patrulha da GNR.

Ao final da tarde do mesmo dia os Bombeiros Municipais de Tavira juntamente com a PSP de Tavira responderam a outro acidente de viação perto do Tavira Gran Plaza onde um despiste de um ciclomotor contra um muro fez um ferido.

A vitima foi assistida e transportada ao hospital de Faro, sendo que a circulação no local ficou temporariamente congestionada mas controlada pela PSP.

FIRESHELTER52


PSP celebra aniversário com exposição de meios no Fórum Algarve

A PSP assinala esta quinta feira o seu 148º aniversário e o Comando Distrital de Faro vai assinalar a data com uma exposição estática de meios no Fórum Algarve entre amanhã, sexta-feira, e domingo.

No Fórum vai ainda estar presente o Programa “Estou Aqui” e duas demonstrações do Grupo Operacional Cinotécnico da Unidade Especial de Policia no sábado e no domingo às 18H30.

Sul Informação

FIRESHELTER52