22/01/2022

Covid em casa- Saiba como limpar utensílios domésticos

Testou positivo à covid-19 ou coabita com um positivo? 
Saiba como higienizar utensílios domésticos para ficar descansado de que não existe risco de contaminação ou de permanência do vírus nas superfícies.


As diretrizes são da própria Direção-Geral da Saúde (DGS) e são bem claras. Referem-se aos cuidados a ter numa casa onde se encontre alguma pessoa infetada com o vírus, ou não – afinal, podemos estar a conviver com a doença ainda de forma silenciosa.

Cuidados da roupa

No que toca a higienização da roupa, deve seguir as recomendações para garantir máxima segurança.
  • Têxteis, roupa de cama, roupa pessoal e toalhas devem ser lavadas na máquina, na maior temperatura possível (acima de 60º, desde que não danifique as peças, claro) e com detergente regular de máquina.

  • No caso de possuir uma máquina de secar a roupa deve utilizá-la para finalizar o processo. 
  • Se não, use o ferro de engomar depois de seca. 
  • Lave as mãos após tratamento de roupas sujas, com água quente e bastante sabão.
Limpeza e desinfeção de superfícies

Antes de começar a limpar as superfícies lá de casa, deve utilizar equipamento adequado: luvas, roupa protetora (como um avental de plástico) e, se possível, máscara – a máscara protege dos gases tóxicos e dos cheiros, potenciais alergénios.

Lave muito bem as mãos, antes e depois da colocação das luvas. 
Para a desinfeção comum das superfícies (especial atenção para zonas de contacto frequente como maçanetas das portas, interruptores de luz ou outros objetos), faça o seguinte procedimento:
  • lave primeiro com água e detergente;
  • aplique uma medida de lixívia diluída em 49 medidas de água;
  • deixe atuar a mistura durante 10 minutos;
  • enxague com água quente e deixe secar ao ar.
Mobiliário e equipamentos eletrónicos

No caso do mobiliário e de alguns equipamentos domésticos (como comandos de televisão ou telemóveis), faça a sua higienização regular com uma limpeza através de toalhetes humedecidos em desinfetante ou em álcool a 70º, se não houver qualquer indicação contrária nas instruções do fabricante.

Utensílios de cozinha

Comece por abrir as janelas, para que toda a divisão possa ser devidamente ventilada. 
Além disso, se nos utensílios houver presença de sangue, secreções respiratórias ou outros líquidos orgânicos, deve absorver os líquidos com papel absorvente.

Para a higienização dos equipamentos e acessórios de cozinha, deve ter em conta a seguinte ordem:
  • lave as loiças na máquina ou à mão com água bem quente e o detergente habitual;
  • limpe e desinfete armários, bancadas, mesa e cadeiras, e não se esqueça de desinfetar os puxadores dos armários e das portas;
  • termine a limpar e desinfetar a torneira, o lavatório e o ralo (e as mãos claro).
Casa de banho

As casas de banho devem ser lavadas e desinfetadas com um produto de limpeza misto que contenha detergente e desinfetante na composição, visto este tipo de produto ser de aplicação simples e rápida e com a devida eficácia.
  • Depois, deve começar por limpar as torneiras, lavatórios e respetivos ralos. 
  • Depois, avance para a limpeza do mobiliário existente, seguindo-se a banheira ou chuveiro e terminando com a limpeza do bidé e da sanita
Cuidados a ter com os resíduos

O lixo produzido por uma pessoa que esteja, principalmente, em quarentena obrigatória deve ser alvo de cuidados especiais, visto que pode conter vários materiais passíveis de contaminação, como, por exemplo, lenços.

Atente aos cuidados a ter:

  • A pessoa infetada deve usar um caixote de lixo, com o respetivo saco, só para si e não pode partilhar com mais ninguém e é aí que deve colocar todo o lixo por si produzido;
  • Os resíduos não podem ser calcados, nem o saco apertado para o ar sair;
  • Para fechar o saco, que apenas deve ser utilizado até 2/3 da sua capacidade, deve usar luvas e, depois, fechar com dois nós bem apertados;
  • Esse saco do lixo deve ser colocado dentro de um novo saco, também fechado com dois nós ou atilho ou fita cola;
  • O lixo pode ser colocado no exterior por outra pessoa, tendo o máximo cuidado para prevenção de contaminação, sem nunca encostar o saco à roupa ou ao corpo;
  • Tanto a pessoa que fecha o saco, como a que leva o saco para o lixo, devem lavar muito bem as mãos quando o processo está terminado;
  • O balde do lixo deve ser devidamente lavado e desinfetado de acordo com as indicações já referidas.

https://www.e-konomista.pt/

João Horta - FIRESHELTER52

21/01/2022

BOMBEIROS TAVIRA -PLANO DE RECRUTAMENTO PARA O ANO DE 2022

Mapa anual global consolidado de recrutamentos autorizados para 2022

Para o ano de 2022 estão aprovados a abertura das seguintes vagas no gabinete de Bombeiros em Tavira, sendo apresentadas no quadro em baixo, onde destaco a abertura de 15 vagas para bombeiros na categoria de Bombeiro Sapador.


Para consulta de todas as vagas previstas abrir no município de Tavira consulte o link em baixo.

https://cm-tavira.pt/site/wp-content/uploads/2022/01/mapa-anual-global-consolidado-de-recrutamentos-autorizados-2022.pdf?fbclid=IwAR1jGy-XZ8vXvjsRYBmtsegftx63FZV2yFyXDu8b8wJHFPvuS7rvEA71dBE

João Horta - FIRESHELTER52

15/01/2022

Protocolo de Dor Torácica em 1.506 ocorrências de emergência médica

Os Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) aplicaram o Protocolo de Dor Torácica em 1.506 ocorrências de emergência médica durante novembro e dezembro de 2021, os primeiros dois meses de utilização dos novos monitores de sinais vitais colocados nas 56 Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) do Instituto.



Desde 1 de novembro de 2021 que as equipas das AEM, constituídas por TEPH, podem utilizar monitores de sinais vitais que, entre outras funções, permitem realizar no local da ocorrência um eletrocardiograma de 12 derivações (ECG12D) e enviar o resultado para os Médicos Reguladores presentes nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo assim a assistência e encaminhamento mais adequados dos doentes com dor torácica, nomeadamente daqueles com suspeita de enfarte agudo do miocárdio.

Os novos monitores permitem ainda outras funcionalidades essenciais para a prestação de socorro, como a desfibrilhação automática externa (DAE), e representaram um investimento do INEM superior a 600 mil euros.

A atuação dos TEPH no terreno é realizada de acordo com Protocolos Médicos de Atuação, de que é exemplo o Protocolo de Dor Torácica, cuja aplicação depende da validação do Médico Regulador do CODU, caso a caso, funcionando como uma garantia de segurança para o doente na prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalares. Desta forma, o INEM, através dos TEPH, oferece uma resposta de maior qualidade, essencial para melhor salvaguardar a vida das pessoas e diminuir atempadamente o seu sofrimento.

Concretamente, o Protocolo de Dor Torácica prevê o reconhecimento de sinais de instabilidade fisiológica cardíaca e o pedido de apoio médico, bem como a administração de fármacos de emergência mediante validação médica. Da análise aos dois primeiros meses de atividade, realça-se a validação da administração de fármacos no local, pelo Médico do CODU, em 57 ocorrências.

A experiência dos primeiros meses de atividade destes monitores espelha, assim, a garantia de uma melhoria da prestação de cuidados de saúde a quem deles necessita, designadamente aos doentes com sinais e sintomas de patologia cardíaca.

De notar que, anualmente, são enviados meios de emergência para mais de 17 mil casos de dor torácica

https://www.inem.pt/2022/01/15/novos-monitores-das-ambulancias-de-emergencia-medica-permitiram-aplicar-o-protocolo-de-dor-toracica-em-1-506-situacoes-nos-dois-primeiros-meses-de-utilizacao/?fbclid=IwAR33gGCyVbPx4uhEE5ftVT5xqGdLAXlqVWCI3UNrpR7WA7NvwQEWUfIz2sI

João Horta - FIRESHELTER52

Eficácia e segurança dos Aquecedores a Gás


Os aquecedores a gás são uma das fontes mais clássicas para o seu lar.

Nos últimos anos avançou-se bastante no tema de segurança e eficiência com os termostatos, a ignição elétrica, os controladores de oxigénio no ambiente ou sistema de segurança anti-queda.

Possuem uma grande vantagem que são as suas rodas multidireccionais, facilitando o transporte/mobilidade do aparelho.

Os aquecedores a gás geram calor através da combustão de gás, normalmente butano.
São bastante económicos e aquecem o ambiente mais depressa que os aquecedores elétricos.

Aquecedor de Chama azul:

São aquecedores a gás por convenção. A ignição do gás produz uma temperatura mais elevada, o que resulta num menor consumo de combustível e uma maior emissão de calor.

Contam com duas saídas de calor: frontal e superior, por onde aquece diretamente o ar, o que permite uma temperatura equilibrada em todo o ambiente.

Tem um consumo de gás de cerca de 300 gramas por hora.

A potência destes aparelhos podem chegar aos 4000W, suficiente para aquecer divisões entre 20 a 40 m².

São as mais eficientes, em função da sua potência são as que menos consomem.
Têm uma vida útil superior aos outros aquecedores a gás.



Onde colocar os aquecedores a gás?

- Os aquecedores a gás são recomendadas para habitações/divisões bem ventiladas com mais de 20m²
- Devido aos gases que emitem, estes não estão recomendados para dormitórios e divisões pouco ventiladas.
- Os aquecedores possuem um sistema que desliga o aquecedor automaticamente, quando o ambiente atinge um determinado grau de CO.

Conselhos de segurança:

- É necessário manter uma distância de segurança entre o aquecedor e as cortinas ou móveis de cerca de 50cm, bem como mantê-lo afastado de materiais inflamáveis.
- Desligar antes de ir dormir
- Colocar fora do alcance das crianças e de animais domésticos
- Ventilar cerca de 10 minutos a divisão onde está o aquecimento é suficiente para
dissipar a concentração de C.O.

João Horta - FIRESHELTER52

14/01/2022

Tavira Regista Mais Uma Vitima Mortal na COVID-19

O mapa da atualização da situação epidemiológica do concelho de Tavira de hoje, 14.01.2022, regista o acréscimo de uma vitima mortal à situação COVID.



São já 37 os mortos registados no concelho de Tavira desde o inicio da pandemia que teima em persistir e fazer vitimas.

Para já não há informações em relação à vitima na página do município de Tavira onde se regista ainda mais 32 novos casos, estando o acumulado a 14 dias acima dos 2400 casos.

João Horta - FIRESHELTER52

Quando tem sintomas, um teste positivo ou contacto com um caso confirmado de COVID-19.

Partilho com vocês uma plataforma puramente informativa destinada a simplificar o acesso a informação útil e credível para esclarecer dúvidas no âmbito da COVID-19.






Todas as recomendações divulgadas são inteiramente baseadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde, Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e da Direção-Geral da Saúde. 

Não substitui o aconselhamento médico e a consulta da documentação oficial das Autoridades de Saúde em Portugal.


Esta plataforma não emite testes nem certificados.

Clique no link em baixo e tire as suas duvidas:


João Horta - FIRESHELTER52

13/01/2022

Procedimentos COVID - Contacto/ ou Positivo

Estes são os procedimentos que deve desenvolver em caso de testar positivo à covid ou em caso de ter estado em contacto com uma pessoa que testou positiva à COVID.



  Clique na imagem para aumentar

João Horta - FIRESHELTER52


Equipas de Emergência Respondem a Acidente no Almargem Tavira

 As Equipas de emergência dos Bombeiros de Tavira, INEM e Autoridades responderam a um acidente de viação na zona do Almargem em Tavira.


Um despiste de um veiculo ligeiro de mercadorias junto à ponte do Almargem fez um ferido que foi assistido no local e transportado ao Hospital de Faro pelo INEM.

Estiveram presentes nesta operação de socorro os Bombeiros de Tavira com equipas de comando, desencarceramento e ambulância, juntamente com meios do INEM e das autoridades territoriais.

Foi necessário recorrer a um camião grua do município de Tavira para retirar o veiculo acidentado de dentro da Ribeira do Almargem, numa operação célere e eficaz.

Foto SAFEPLACE52/DR

João Horta- FIRESHELTER52

11/01/2022

Bombeiros Respondem a Acidente na Ponte dos Descobrimentos em Tavira

Os Bombeiros de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um acidente na Ponte dos Descobrimentos em Tavira.

Um despiste de um velocípede fez com que um turista estrangeiro tenha ficado com ferimentos que necessitaram de assistência e transporte à unidade Hospitalar.

A situação de trânsito nessa artéria da cidade provocou algum abrandamento na passagem pelo local mas as autoridades policiais tomaram de imediato as providências necessárias à segurança dos trabalhos, tendo ficado uma via da ponte parcialmente cortada.

Mais tarde, já depois da hora de almoço um transeunte que se encontrava sentado numa cadeira de esplanada na zona dos cafés do mercado caiu da cadeira para a estrada ficando com um traumatismo na face deitado junto à berma na faixa de rodagem.

Para esta ocorrência foi enviado a equipa INEM da Cruz Vermelha de Tavira que prestou o auxilio à vitima, juntamente com a PSP de Tavira.

João Horta - FIRESHELTER52

04/01/2022

Tavira Ultrapassa os 300 Casos COVID Ativos

Com 69 novos casos de covid os casos ativos no concelho ultrapassam já os 300 remetendo a situação epidemiológica do concelho para números elevados ainda a muitos dias da previsão do pico pandémico.  

Vamos no manter em segurança, vamos respeitar as regras e as recomendações

Recolhido no Município de Tavira

João Horta - FIRESHELTER52

Volta a Tremer - 2.5 Frente ao Algarve

 O IGN - Instituto Geográfico Nacional registou e publicou na sua página um sismo no mar frente ao algarve hoje às 17:14.

Sensivelmente na mesma localização do sismo de dia 1 no mar frente a Olhão, hoje às 17:14 a 20km´s de profundidade voltou a registar-se um novo evento sísmico com a magnitude de 2.5.

Fica aqui a imagem do IGN:


Para saber mais: http://www.ign.es/web/ign/portal/ultimos-terremotos/-/ultimos-terremotos/getDetails?evid=es2022agssf&zona=1

João Horta - FIRESHELTER52