30/03/2022

Há 141 Anos Ardia a Igreja de São Francisco em Tavira

Hoje acrescento uma página de história ao SAFEPLACE52, coligi no perfil do historiador Ofir Renato Chagas, uma foto do estado em que ficou a majestosa Igreja de São Francisco em Tavira quando sofreu um dantesco incêndio estrutural provocado por um raio.


Clique sobre as fotos para ampliar:


Foto Depois do Incêndio:


Foto Antes do Incêndio:



Fica aqui, a descrição do sucedido acompanhada desde hoje com as fotos, esperando que tal ocorrência não se volte a verificar nunca mais...

Tavira adormecera naquela noite de 30 de Março de 1881, sob um violento temporal, com a chuva a cair copiosamente nos belos telhados de tesoura.

Era meia-noite e meia hora quando, então se fez ouvir um medonho trovão que fez tremer toda a cidade e acordar sobressaltada a população.

A princípio tudo parecia não passar de um susto coletivo, mas as consequências daquele fenómeno viria a trazer graves consequências para o património arquitetónico da terra.

Um relâmpago incendiou, de imediato, a Capela Mor da Igreja de São Francisco, a riquíssima Capela dos Terceiros.
As testemunhas oculares desta tragédia foram as sentinelas prostradas nos torreões do quartel militar que estavam próximos da igreja.

Uma das sentinelas diria, depois, que vira cair um raio no zimbório da igreja (cúpula), com tal susto que acabou por desmaiar. Outra sentinela que montava guarda ao paiol da pólvora do referido quartel, distante apenas por 50 metros do local do incêndio, vendo sair línguas de fogo pelas frestas do zimbório da igreja gritou às armas para chamar a atenção do oficial e do reforço de guardas do quartel.

Pouco tempo depois todos os sinos das torres das igrejas da cidade tocaram a rebate, fazendo saltar da cama a população.

Muita gente acorreu, então, a ajudar na luta contra o incêndio que devastava o belo templo, mas apesar de todos os esforços em poucos momentos tudo ficou reduzido a cinzas acabando apenas por se salvar a Capela da Senhora da Boa Morte e a denominada “Santuário”.

Felizmente o vento que inicialmente se fazia sentir acalmou repentinamente evitando que o incêndio se propagasse ao Hospital que ladeia a igreja ou mesmo ao paiol militar próximo do local do incêndio, acabando os populares e os militares por extinguir as chamas”...
João Horta- FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Responderam a Acidente na EN125 Tavira



As equipas de emergência do INEM, Bombeiros, e GNR responderam durante a manhã de segunda feira dia 29 a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona de São Pedro em Tavira


Um despiste de um motociclo fez um ferido que foi assistido no local e transportado ao Hospital de Faro sendo o seu estado considerado grave.

Durante as operações de assistência e socorro a circulação ficou condicionada à passagem pelo local do acidente.

O meios do Sistema Integrado de Emergência de Emergência Médica e do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro responderam prontamente à intervenção com a equipa de uma ambulância INEM SIV sediada em Tavira apoiada por uma equipa de salvamento e desencarceramento dos Bombeiros de Tavira. e ainda meios da GNR e da Rotas do Algarve.

Foto de arquivo SAFEPLACE52 DR

FIRESHELTER52

Simulador Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve SRSTA

Faz hoje 12 anos que em Tavira foi apresentada o Simulador de Riscos Sísmicos e Tsunamis do Algarve.

O então Adjunto de Comando da ANPC-CDOS Faro, Vasco Sousa apresentou a sessão de esclarecimento e demonstrações do simulador ao Conselho de Tavira.

Numa primeira fase, foi apresentado o simulador, suas funcionalidades e utilização.

Seguidamente, procedeu-se a uma explicação da utilização e serviço do mesmo na comunidade de planeamento e socorro em caso de catástrofe sismológica e tsunamis.

Após conclusão do mesmo, foi demonstrada através do simulador a situação do sismo ocorrido em 1755, como foi a forma que afetou a população de Tavira em conjunto com os dados relativos á época do incidente.

De seguida, procedeu-se a um estudo utilizando o SRSTA, calculando um novo sismo com o epicentro nos Picos de Gorringe, zona a SW de Sagres e onde se calcula que tenha ocorrido o sismo de 1755.

Os dados serão apresentados na tabela de seguida:




Sismo com magnitude de 8,7 localizado a SW de Sagres.
São 11 da manhã de um dia de Agosto de 2010


Na Cidade e suas imediações encontra-se a seguinte ocupação:


Após a recolha de informação seletiva o simulador informa:

 Acão a nível do solo na zona atingida pelo sismo.
 Danos em Edifícios.
 Danos em escolas e jardins-de-infância.
 Danos em equipamentos de saúde.
 Danos nas vias de comunicação.
 Danos na rede ferroviária.
 Danos na rede elétrica.
 Danos no sistema de abastecimento de águas.
 Danos nas estações de tratamento de águas e estações elevatórias.
 Danos no saneamento básico.
 Danos de Tsunami (provisório).

Este dados serão interpretados pelo SRSTA e proporcionarão uma conjuntura de informação relativamente a acidentes com vidas humanas, estruturas e vias de comunicação entre outras informações.

No caso desta simulação o impacto de vítimas seria o seguinte:


A nível de Tsunamis, o estudo da tsunamografia ainda não está concluído, apresenta apenas uma informação no sistema ainda preliminar e não muito real, mas na observação final a zona de Tavira e suas Freguesias Ribeirinhas seriam atingidas de forma ligeira com o tsunami, visto segundo o simulador que as Ilhas barreiras absorveriam grande parte da energia libertada pelas ondas, sendo o resto absorvido pela Ria Formosa, onde uma desaceleração significativa travaria o avanço da força do mar, embora fossem registadas cheias rápidas em meio urbano pela subida das águas na Ria até ao centro da Cidade.

Estima-se que 468 edifícios seriam afetados caso ocorre-se um sismo com as características referidas atrás.

Seguidamente foi apresentada uma falha geológica no Conselho de Tavira de relevante importância capaz de produzir um sismo com magnitude até 7 graus.

Situada a Norte da Luz de Tavira entre Santo Estevão e a zona de Estoi, a respetiva falha foi protagonista de um sismo no ano de 1722 que embora de grande intensidade não regista estudo pormenorizado.

Caso neste momento ocorre-se uma situação de incidente sismológico neste local, a devastação e destruição seria dantesca produzindo ainda um número considerável de baixas e mortes.

Segundo o estudo padronizado e efetuado no SRSTA.

Para finalizar, estudou-se a falha Euro-Asiática com a falha Africana.

Situada a sul do Algarve, estas duas placas em caso de atividade sísmica significativa também poderiam provocar incidentes sismológicos capazes de afetar o sul de Portugal.

Tavira, por sua vez também afetada, mas a referência ou tendência seria na ocorrência de tsunamis.

Foi uma acão de formação esclarecedora e muito informativa.

João Horta - FIRESHELTER52

28/03/2022

Equipas de Emergência Respondem a Acidente em Tavira

As equipas de emergência dos Bombeiros de Tavira, Vila Real de Santo António e autoridades policiais responderam a um acidente de viação numa artéria de acesso à cidade Tavira.


Um aparatoso acidente de viação na passada tarde de domingo que envolveu dois veículos ligeiros de passageiros perto da urbanização da Fonte Salgada a norte de Tavira fez 3 feridos que foram assistidos no local e transportados ao Hospital de Faro.

A circulação auto ficou condicionada durante as operações de socorro e assistências numa resposta pronta e eficaz do Sistema Integrado de Emergência de Emergência Médica e do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro ocorrendo à operação com à intervenção com 2 ambulâncias de socorro, um veiculo de salvamento e desencarceramento e ainda diversos meios da PSP de Tavira.

Foto Arquivo SAFEPLACE52 DR

FIRESHELTER52

Barras de Tavira e Lagos Continuam Encerradas e 6 Condicionadas no Algarve


 João Horta - FIRESHELTER52

27/03/2022

Barra de Tavira e Lagos Encerradas mais 4 Concionadas no Algarve

 


https://www.marinha.pt/pt/servicos/informacao-maritima/Paginas/Estado-das-Barras.aspx

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira Organizam "Dia Elétriko"

Decorreu no passado sábado, dia 26 de março, o workshop denominado "Dia Elétriko", assente na temática dos veículos novas tecnologias, e inserido nas comemorações do 134º aniversário do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira.


Este evento, teve como pano de fundo a intervenção das equipas de socorro perante um incidente com veículos modernos de natureza elétrica e hibrida como também aspetos importantes de organização e combate em veículos a combustão.

Os painéis foram dinamizados por formadores da Escola do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, técnicos da Caetano Baviera BMW e ainda por um representante da marca do agente emulsor F500 na pessoa do Sr. Hans Van der Drift.

A sessão decorreu no auditório do clube de Tavira, participada por bombeiros oriundos de toda a região algarvia, onde posteriormente os representantes da BMW na praça da republica apresentaram como exemplo um moderno carro movido a eletricidade tecendo os principais critérios de segurança para as equipas de socorro e emergência.

Na parte da tarde foram dinamizados diversos treinos demonstrativos com fogo real em veículos, na aplicabilidade das aprendizagens trabalhadas no período da manhã.





Fotos Bombeiros de Tavira - DR

João Horta - FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na EN125 Tavira

As equipas de emergência do INEM, Bombeiros, e PSP responderam durante a noite de sábado a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona do Vale de Caranguejo em Tavira.

Uma violenta colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros na EN125 fez um ferido que após assistência e desencarceramento foi transportado ao Hospital de Faro em estado grave.

Para segurança das operações de socorro e assistência a autoridade policial teve de cortar a Estrada Nacional 125 por mais de uma hora.

O Sistema Integrado de Emergência de Emergência Médica e do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro responderam à intervenção com 2 ambulâncias de socorro, um veiculo de salvamento e desencarceramento e um veiculo de comando dos Bombeiros de Tavira, uma ambulância INEM SIV sediada em Tavira e diversos meios da PSP de Tavira.

FIRESHELTER52

26/03/2022

Bombeiros de Tavira Contam Com Nova Ambulância de Socorro

Os Bombeiros de Tavira contam com mais uma ambulância de socorro destinada á prestação do serviço de emergência médica pré-hospitalar.


25/03/2022

Porque tem dificuldade os Helicópteros para voarem a grandes altitudes?

Falando em helicópteros, eles são usados ​​principalmente para voar distâncias curtas e geralmente não chegam a mais de 3000 metros. 


Eles são fisicamente incapazes de atingir a altitude de cruzeiro de grandes aeronaves, no entanto, existem helicópteros especiais movidos a turbina que podem subir até 25.000 pés, mas é improvável que eles permaneçam nessa altitude por muito tempo.

Helicópteros criam sustentação pelas pás do rotor empurrando uma massa igual de ar para baixo.

O rotor do helicóptero é uma asa rotativa. Ela produz sustentação da mesma forma que a asa da aeronave, mas em vez de depender do movimento para frente da aeronave, ela tem seu próprio movimento.

A sustentação gerada depende do coeficiente de sustentação, densidade do ar e velocidade de avanço.

Aeronaves de asa fixa podem simplesmente voar mais rápido, o que é permitido pelo fato de que o arrasto também é proporcional à densidade do ar (até que você chegue muito perto da velocidade do som, razão pela qual todo transporte em reação de curise a 0,8-0,85 a velocidade de som). Fazendo a asa rotativa girar mais rápido, porém, porque as pás do rotor só podem ser tão fortes para resistir à força centrífuga e também porque em vôo para frente a pá que avança pode se aproximar perigosamente da velocidade do som.

Como outros já apontaram, existem helicópteros que podem subir tão alto, mas precisam de um rotor maior e motor mais forte enquanto são leves, e como a maioria dos usos não exige altitudes tão altas, a maioria dos helicópteros não é projetada para alcançá-las.

https://www.facebook.com/SectorAeronauticoEspacial/photos/a.2117831558515180/2928567937441534/

João Horta - FIRESHELTER52

Hoje Haverá Exercício na A22 e EN398 Olhão para testar resposta de Emergência

Hoje dia 25 entre as 15:00 e as 18:00 horas decorrerá um exercício na A22 com o viaduto de sobreposição na EN398 no concelho de Olhão.

O exercício multivitimas envolverá meios e recursos do Sistema Integrado Operações de Proteção e Socorro e do Sistema Integrado de Emergência Médica e tem como um dos objetivos testar o Plano Prévio de Intervenção da maior infraestrutura rodoviária da região segundo informações da ANEPC.

João Horta - FIRESHELTER52 

23/03/2022

Detetada embarcação à deriva ao largo da ilha da Culatra

Foi esta tarde detetada uma embarcação, virada e sem tripulantes a bordo, que se encontrava à deriva ao largo da ilha da Culatra, no concelho de Faro, tendo sido removida do local por constituir um perigo para a navegação


Na sequência de uma informação recebida pelas 12h30, através da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, a informar para a presença de uma embarcação virada ao largo da ilha da Culatra, foram ativados para o local duas embarcações e elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão e da Estação Salva-vidas de Olhão.

Por constituir um perigo para a navegação, os elementos da Estação Salva-vidas de Olhão removeram a embarcação até ao porto de Faro. Os elementos da Polícia Marítima acompanharam as operações de remoção da embarcação do local.

Para o porto de Faro deslocaram-se elementos do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima.

O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão tomou conta da ocorrência.

https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=4199&fbclid=IwAR3nRWH2o8-j3KFLRW1FoV3a-sc8CwtWqxWz26znx7zWvPIdlbzoIcTdjLM

João Horta - FIRESHELTER52

IPMA regista mais de 42 mm por m2 em 3h em Tavira

A estação do IPMA de Tavira a registar mais de 42 mm por m2 em 3h.

Entre as 10 da manhã de hoje e as 13 da tarde caíram mais de 42 mm de chuva por metro quadrado.

Ouro que cai dos céus, e já se pode constatar, por exemplo na freguesia da conceição/Cabanas a ribeira da Canada a sul da N125 paralela à estrada e à linha do comboio com bastante água e velocidade.


https://www.facebook.com/meteomira/photos/a.2650712915153211/3892761787614978/

João Horta - FIRESHELTER52

22/03/2022

2ª Embarcação Alta Velocidade que dá à Costa em Faro

Foi ontem apreendida uma embarcação de alta velocidade que terá encalhado, sem tripulantes a bordo, numa zona de rebentação na ilha Deserta, concelho de Faro.



Comunicado da Autoridade Marítima Nacional, esclarece que o alerta foi dado ao início da tarde por um popular que se encontrava nas proximidades.

As autoridades verificaram que se tratava de uma embarcação de alta velocidade, alegadamente abandonada e sem tripulantes a bordo.

Devido às condições meteorológicas, só hoje foi possível remover a embarcação para o porto de Faro, com o apoio de elementos da Capitania do Porto de Faro, da Estação Salva-vidas de Quarteira, da Estação Salva-vidas de Olhão e do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima.

Recorde-se que esta é a segunda embarcação do género a dar à costa no concelho de Faro, em menos de uma semana.

https://www.algarveprimeiro.com/d/detetada-embarcacao-de-alta-velocidade-encalhada-na-ilha-deserta-em-faro/43755-83

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira Festejam o Seu 134º Aniversário

Decorreram no quartel dos Bombeiros de Tavira as celebrações do 134 aniversário da corporação.

Este ano, as celebrações trouxeram o reforço às fileiras da corporação de nove Bombeiros Recrutas que transitaram para a categoria de sapador após a formação e o estágio profissional.

Os novos sapadores fizeram o seu juramento de Honra e receberam as insígnias impostas por representantes dos órgãos do município e familiares. 

Foram ainda agraciados com medalhas de assiduidade 5-10-20 e 30 anos alguns bombeiros sendo que o Subchefe Principal João Palhinha foi condecorado com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses.

A cerimonia foi presidida pela Presidente da Câmara de Tavira, Drª Ana Paula Martins e teve a mesa de honra composta pelo comandante interino da Corporação o 2ºcomandante João Ferreira, o CODIS Richard Marques, o Presidente da Assembleia Municipal de Tavira e um representante da Liga dos Bombeiros Portugueses.

João Horta - FIRESHELTER52

18/03/2022

Polícia Marítima apreende 327kg de polvo em Santa Luzia em Tavira

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira realizaram uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade da pesca no porto de pesca de Santa Luzia, no concelho de Tavira, da qual resultou a apreensão de um total de cerca de 327kg de polvo.


Durante esta ação foram detetadas duas embarcações de pesca, com seis pescadores a bordo que se encontravam a acondicionar pescado no interior de duas viaturas, que abandonaram de seguida o porto de pesca de Santa Luzia. As duas viaturas foram intercetadas posteriormente pelos elementos da Polícia Marítima que procederam à elaboração dos respetivos autos de notícia aos mestres das embarcações por fuga à lota e captura de polvo subdimensionado.

Como medida cautelar, foram apreendidos cerca de 312kg de polvo, que será vendido em lota, com o valor a reverter para o processo, bem como cerca de 25kg polvo subdimensionado que será entregue a uma instituição de solidariedade social.

Nesta ação estiveram empenhados cinco elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma viatura.

https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=4186&fbclid=IwAR1zJ4yhnrGozBdtc9I-m9NgXb__WtRQeJSvv3Fd0RP2dcUYUUBSy_63T1E

João Horta - FIRESHELTER52

Homem de 39 anos detido pelos crimes de roubo e furto, em Tavira.

Prisão preventiva por roubo e furtos

O Comando Territorial de Faro, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tavira, no dia 15 de março, deteve um homem de 39 anos pelos crimes de roubo e furto, em Tavira.



Na sequência de um roubo por esticão ocorrido no dia 14 de março, na localidade de Vila Real de Santo António, foi possível apurar-se que o suspeito subtraiu à vítima um fio de ouro que trazia ao pescoço. 

Na sequência da ação foram efetuadas diversas diligências de investigação que permitiram identificar o suspeito e associá-lo à prática de outros crimes ocorridos em Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Albufeira.
 
No seguimento da investigação, foi dado cumprimento a um mandado de detenção, culminando na detenção do suspeito.
 
No decorrer da ação foi ainda constituída arguida uma mulher de 48 anos, cúmplice do referido suspeito.
 
O detido foi presente ontem, dia 16 de março, ao Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António, sendo aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

https://www.facebook.com/GNRFARO

João Horta - FIRESHELTER52

15/03/2022

Doença mãos, pés e boca - a “virose” do momento.

O Vírus aparece em surtos. Por causa do clima ou de qualquer outra condição imprevisível.

Uma febre alta, falta de apetite que são seguidos por aftas dolorosas na boca e bolhas em palmas, plantas e região ao redor dos lábios… esse é o quadro típico da doença.

Causada por um vírus chamado de cocksakie essa virose vai embora assim como veio, sem tratamento específico.

O maior risco é seu filho parar de tomar líquidos por causa da dor e acabar desidratando. Parou de ingerir até leite? Hora de levar ao médico.

Apareceram os primeiros sintomas? Afaste de outras crianças (o vírus é muito transmissível) e avise o pediatra que irá prescrever medicações para a dor e febre e te dar o suporte e orientação.

Apesar de assustar, a doença mão pé boca não é grave e cura em média após 7 dias do início dos sintomas que também é o tempo de afastamento da escola.


https://www.facebook.com/photo/?fbid=517401956310472&set=a.372600297457306

João Horta - FIRESHELTER52

Centro de Meios Aéreos de Cachopo vai custar 2,5 milhões

Encontra-se em curso o procedimento para a construção do Centro de Meios Aéreos de Cachopo, no concelho de Tavira, pelo preço base de €2.500.466,36.


Segundo a autarquia, esta empreitada prevê a requalificação da pista existente, a construção de um edifício de apoio, a ampliação das redes de distribuição de água e drenagem de águas residuais e a pavimentação da via de acesso.

Estima-se que a intervenção tenha um prazo de execução de 180 dias.

Com esta obra, a autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, diz reforçar a capacidade de resposta de proteção e socorro de meios aéreos no Algarve, permitindo efetuar intervenções de emergência diferenciadas, dotando com recursos, uma freguesia situada a mais de 40 Km da cidade, com elevado risco de incêndio onde a vegetação densa e o relevo acidentado dificultam as operações das equipas terrestres.

O município sublinha que o projeto está inserido na candidatura "0753_CILIFO_5_E – Centro ibérico para a investigação e luta contra incêndios florestais "Programa Comunitário INTERREG V A ESPANHA PORTUGAL (POCTEP), Financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER

https://www.algarveprimeiro.com/d/centro-de-meios-aereos-de-cachopo-vai-custar-25-milhoes-/43626-4

João Horta - FIRESHELTER52

14/03/2022

Sul de Espanha Pintado com as Cores do Deserto - POEIRAS

Concentrações elevadíssimas de poeiras do deserto... 

Esta imagem é no Sueste de Espanha onde as poeiras já entraram, em Portugal pode vir a ser algo semelhante no Norte e Centro amanhã e em todo o país na Quarta e Quinta

Esperamos chuva localizada (nada de mais) que pode ser de LAMA


O fluxo de sudeste associado à depressão #Célia está a pintar de laranja os céus do levante peninsular, as imagens abaixo são das regiões de Múrcia e Alicante, hoje, na vizinha Espanha






13/03/2022

Aguaceiros e Lama Vindos do Norte de Africa

A partir de 2ª feira teremos um aumento da carga de poeiras na atmosfera, com fluxo de leste a transportar massas de ar vindas de África. Esperam-se também aguaceiros localmente fortes e potencial para trovoadas em especial na 2ª, 3ª e 4ªfeira.


João Horta - FIRESHELTER52

Rotunda do Aeroporto - Acidente faz 2 Mortos

Dois mortes e dois feridos graves, todos de nacionalidade brasilerira, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos é o balanço de um despiste de um automóvel na rotunda do aeroporto de Faro, esta madrugada.


O condutor que não conseguiu contornar a rotunda, embateu contra umas das esculturas em pedra que ornamentam aquele espaço.

Indicações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro - CDOS - ao Algarve Primeiro, dão conta que o alerta foi dado às 04h23. Os feridos graves, um homem e uma mulher foram transportados para o hospital de Faro. As vítimas mortais, são também de ambos os sexos.

https://www.algarveprimeiro.com/d/despiste-na-rotunda-do-aeroporto-de-faro-com-dois-mortos-e-dois-feridos-graves/43583-83?fbclid=IwAR2c2dml-aqe-w5vaOsAnkMT9ySMBIeVpVBUf9E4PVTbAjga22QPjjST5-U

João Horta - FIRESHELTER52

12/03/2022

Polícia Marítima apreende nove artes de pesca em Tavira

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira realizaram hoje uma ação de fiscalização dirigida à captura de bivalves na zona de Tavira, da qual resultou a apreensão de nove artes de pesca.


Durante esta ação foram detetados diversos mariscadores em plena atividade de captura de bivalves, com recurso a artes de pesca denominadas de "ganchorra de mão", sem o devido licenciamento para a prática da atividade, tendo os mesmos acabado por se colocar em fuga ao aperceberem-se da aproximação dos elementos da Polícia Marítima.

Foram elaborados os respetivos autos de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima apreendido, como medida cautelar, um total de nove artes de pesca, utilizadas na prática da atividade.

No decorrer da ação foram ainda detetados e fiscalizados 15 mariscadores, não tendo sido detetada qualquer infração.

Nesta ação, estiveram empenhados 5 elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados por uma viatura, duas motas 4x4 e uma embarcação.

https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=4175&fbclid=IwAR1077fiVdl7ATrUvHUOJU0MSDFtDnSlwTYs-KO0FO__XXwFvGW-0OvF1-U

João Horta - FIRESHELTER52

11/03/2022

Muita Chuvinha a Caminho do Sul

As projeções a longo prazo continuam favoráveis a mais eventos de precipitação localmente intensa, não só para a 2ª quinzena de Março como também para Abril, em todo o território. 

Atenção ao risco de trovoadas com granizo e vento que poderão danificar algumas culturas agrícolas.

09/03/2022

Bombeiros Tavira Desenvolvem Workshop sobre Intervenção em Viaturas Elétricas

Inserido nas comemorações do 134º Aniversário da Corporação, os Bombeiros de Tavira irão realizar um Workshop  sobre a intervenção em viaturas elétricas.


Este tipo de veículos que cada vez mais circulam nas nossas estradas e ruas possuem características diferenciadas no contexto da segurança que só um bom e prático conhecimento e saber pode ditar o sucesso numa operação de socorro seja ela em contexto de acidente ou de incêndio.

Para isso os Bombeiros de Tavira juntamente com representantes de marcas de automóveis elétricos, representantes de equipamentos emulsores para a extinção e representantes do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa irão em Tavira desenvolver uma ação que vise dotar de conhecimento os participantes para que num futuro possam os Bombeiros desenvolver um melhor desempenho nas suas operações.

O Workshop realiza-se me Tavira no próximo dia 26 de Março, no anfiteatro do Club de Tavira, as inscrições são limitadas aos lugares disponíveis e devem de ser feitas através do link em baixo mensionado:

INSCRIÇÕES "DIA ELÉTRIKO" 👈

Alguma duvida ou esclarecimento entre em contacto  925 228 580 ou 927 246 328

João Horta - FIRESHELTER52

07/03/2022

Policia Marítima de Tavira Apreende Conquilhas em Arrastões

Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira realizaram na madrugada de hoje uma ação de fiscalização dirigida à prática da atividade da pesca embarcada em Tavira, da qual resultou a apreensão de cerca de 260kg de bivalves.


Durante esta ação, foram detetadas e fiscalizadas cinco embarcações de pesca em plena atividade de captura de bivalves, com recurso a uma arte de pesca denominada de "ganchorra rebocada", cujos pescadores a bordo se encontravam em situação de infração por operarem fora do horário definido por lei e por não envergarem os coletes de salvação.

Foram elaborados os respetivos autos de notícia, tendo os elementos da Polícia Marítima apreendido, como medida cautelar, cerca de 180kg de amêijoa pé-de-burrinho e cerca de 80kg de conquilha que, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Nesta ação estiveram empenhados sete elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira, apoiados uma embarcação e duas viaturas.

Noticia e foto em : https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=4157&fbclid=IwAR1TmQaJDu7eUvRbgmIQuT9V4YFNQcU7WgnR5NbsfRkyzdNDlh85Nsv-O2w

João Horta - FIRESHELTER52

Curso de Chefe de Equipas de Incêndios Urbanos - Algarve

Decorreu na Unidade Local de Formação dos Bombeiros de Vila Real de Santo António uma formação da Escola Nacional de Bombeiros de Operações Essenciais de Extinção de Incêndios Urbanos e Industriais Desenvolvimento - NII ( antiga designação Curso Chefe de Equipa).


A ação teve como objetivo preparar e formar bombeiros com competências técnico-operacionais para chefiar uma primeira intervenção em cenários de incidentes estruturais.

Foi frequentada por operacionais dos Bombeiros de várias corporações da região algarvia e teve como formadores o Comandante dos Bombeiros de Lagos, Márcio Regino e o Oficial dos Bombeiros de Portimão Davide Franco.

Esta ULF, a única na região, em funcionamento desde 2012 dispões de espaços de manobra que permitem a prática de exercícios destinados a simular incêndios em estruturas, permitindo aos bombeiros formandos terem a proximidade com a realidade que iriam encontrar numa situação real, tanto na execução em exercícios a nível da manobra como tácitos e de comando.

Fotos SAFEPLACE52/DR - Autor Identificado. 

João Horta - IRESHELTER52

Algarve conclui 1ª. fase do programa de Treino Operacional dedicado aos incêndios urbanos

Terminou na passada quinta-feira, 3 de março, o primeiro conjunto de seis ações de treino operacional do programa regional de aprontamento no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), promovido pelo Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, nas quais participaram 150 Bombeiros de toda a região.


Com uma agenda dividida em dois dias, o primeiro enquadrou a componente teórica e abordou diferentes técnicas de combate e de salvamento em contexto de incêndio em edifícios de risco, a assistência às vítimas, a logística de operações mais complexas, a Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE) e a condução e manobra de veículos em Teatro de Operações (TO).

No segundo dia, a manhã foi dedicada às atividades práticas, com bancas pedagógicas para manobras de equipa que versaram sobre o reconhecimento e avaliação, a organização inicial do TO, as técnicas de salvamento especiais e as comunicações.

Todas as ações de treino operacional culminaram com um exercício, na modalidade LivEx (Live Exercise) para testar o mecanismo de reposta instituído na região para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS) nomeadamente a resposta em 1° alarme com triangulação diferenciada dos meios mais adequados dos três Corpos de Bombeiros mais próximos do local da ocorrência. Participaram ainda nesta vertente prática os respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil e as Forças de segurança territorialmente competentes.

Recorde-se que o programa anual é composto por quatro fases (Incêndios Urbanos e Industriais, Acidentes graves, Incêndios Rurais e Matérias Perigosas). Na próxima semana inicia a 2.ª fase que decorre até ao próximo mês de Abril e contempla seis cenários que permitirão testar as capacidades de resposta, com destaque para os Planos Prévios de Intervenção (PPI) da A22 e da Linha Ferroviária do Algarve.

https://www.avozdoalgarve.pt/

João Horta- FIRESHELTER52

05/03/2022

Incêndio em embarcação de recreio em Tavira

Deflagrou na terça-feira, 01 de março, um incêndio a bordo de uma embarcação de recreio, sem tripulantes a bordo, que se encontrava junto ao cais na margem norte da Ria Formosa, em Tavira.


O alerta foi recebido pelas 15h48, através de um popular que se encontrava nas proximidades, tendo sido ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira.

À chegada ao local verificou-se que o incêndio tinha sido extinto com o auxílio de populares que se encontravam no local, desconhecendo-se as causas que estiveram na origem no incêndio.

Foi contactada a Polícia Judiciária, tendo os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira tomado conta da ocorrência.

https://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=4152&fbclid=IwAR3RmSx9DkIoC89lcspfjuWjWq9SpiodyAVTkbt4FE5TgFIDhariFGKl-iQ

João Horta - FIRESHELTER52

Polícia Marítima apreende oito artes de pesca em Tavira

A Polícia Marítima apreendeu ontem, oito artes de pesca, numa ação de fiscalização dirigida à prática da atividade de captura de bivalves na zona de Tavira.



A Autoridade Marítima Nacional adianta em comunicado, que durante a mesma ação foram detetados diversos mariscadores em plena atividade de captura de bivalves, com recurso a artes de pesca denominadas "ganchorras de mão", sem o devido licenciamento, tendo os mesmos acabado por se colocar em fuga ao aperceberem-se da aproximação da Polícia Marítima.

Foram também fiscalizados 32 mariscadores, não tendo sido detetada qualquer infração

João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros Combatem Incêndio na Serra de São Brás de Alportel

Bombeiros estão a combater um incêndio rural na serra em São Brás de Alportel.


O incêndio à hora da publicação encontrava-se ativo desde as 04:48 da manhã combatido por um meio aéreo e mais de 65 bombeiros e duas dezenas de meios terrestres.

Segue em atualização

09:35 Incêndio já estava dominado segundo página da ANEPC

Foto de Arquivo SAFEPLACE52 DR

João Horta - FIRESHELTER52