20/06/2023

Sotavento - Agua do Mar ficará a 23 nos próximos dias

Uma noticia fantástica para os amantes das férias balneares na costa do Sotavento Algarvio.

Segundo o IPMA a temperatura da água do mar que neste momento já chega aos 21ºc ficará nos próximos dias dentro e acima dos 23ºc, uma temperatura ao nível das temperaturas da água do Caribe.

https://www.ipma.pt/pt/maritima/sst/index.jsp?area=zona7

João Horta - FIRESHELTER52

16/06/2023

Morreram 27 Pessoas Afogadas no primeiro trimestre de 2023

Portugal registou 27 mortes por afogamento no primeiro trimestre deste ano, uma subida de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados da Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores.




Segundo os números do Observatório do Afogamento da federação divulgados em comunicado, as 27 mortes (22 homens, quatro mulheres e um cujo sexo não foi divulgado) já superam as 24 ocorridas no ano passado, entre 01 de janeiro e 31 de março.

Segundo o organismo, o aumento de mortes em meio aquático “reveste-se de especial preocupação, pois 2022 foi um ano com especial aumento do afogamento em Portugal”.

De acordo com os dados, a maior parte dos afogamentos ocorreram à tarde (48,1%), todos em locais não vigiados, e somente três foram presenciados e tiveram tentativa de salvamento.

O mês de janeiro foi o mais mortífero, com 10 mortes, seguido de fevereiro, com nove, e março, com oito.

O distrito de Leiria foi aquele onde se registaram mais mortes, com cinco, seguido de Faro (quatro), Lisboa e Setúbal (três cada), além do Porto e Santarém (dois cada).

Entre os locais onde se deram mais afogamentos, o mar foi o que causou mais vítimas, com nove, seguido do rio com oito. 
Foram também registadas seis mortes em poço (duas), em porto de abrigo (duas) e em piscina doméstica (duas), além de uma morte em barragem, outra em tanque, outra numa marina e outra numa valeta.

Em relação às idades, a maioria, 70,4%, tinha mais de 45 anos.

O Observatório do Afogamento é um sistema criado pela Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores para contabilizar as mortes por afogamento em Portugal.

Em 22 de maio, os municípios propuseram ao Governo a participação da Marinha na vigilância e salvamento de banhistas nesta época balnear, devido à falta de nadadores-salvadores, além da criação de uma carreira profissional com uma tabela remuneratória que torne atrativo este setor.

Segundo a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), estas autarquias assumiram competências no domínio das praias marítimas, fluviais e lacustres, mas “têm vindo a deparar-se com constrangimentos no que respeita à contratação de nadadores-salvadores para a época balnear”, um problema que não é deste ano, mas que se tem vindo a acentuar, e que exige “medidas de exceção”.

A Autoridade Marítima Nacional, a quem cabe assegurar o cumprimento e fiscalização das normas e regulamentos aplicáveis à assistência a banhistas, revelou que, até 10 de maio, foram certificados 582 novos nadadores-salvadores, elevando para 4.331 as pessoas que podem exercer esta atividade.

A Autoridade Marítima realçou que o número normal de nadadores-salvadores no verão, em todo o país, é de entre 5.200 a 5.500, um número que ainda pode ser atingido este ano, assim que decorram os exames de aptidão técnica previstos.

Portugal conta na época balnear deste ano com 589 praias vigiadas por nadadores-salvadores, mais quatro do que em 2022, de acordo com a lista de águas balneares publicada em Diário da República.

Lusa

foto ilustrativa SAFEPLACE52 - ARQUIVO

João Horta - FIRESHELTER52

Câmara de Tavira Abre Vagas para Motoristas e Informáticos

O Município de Tavira tem disponível uma plataforma de recrutamento para submissão, acompanhamento e consulta dos procedimentos de recrutamento de recursos humanos.


Procedimentos Concursais Comuns para Recrutamento por tempo indeterminado para 4 Assistentes Operacionais (três motoristas de transporte coletivo de crianças e um manobrador de máquinas) e Concurso externo de admissão a estágio para ingresso na carreira de técnico de informática — 2 postos de trabalho para técnico de informática, grau I, nível 1.

Pode consultar os link´s de abertura:




João Horta - FIRESHELTER52


13/06/2023

A nossa Cobra Rateira

Conheça aqui a nossa cobra rateira, reptil habitual na nossa zona, seja em terreno agrícola, sapal ou mesmo na interface Urbano-Rural do nosso algarve.

São várias espécies, formas e feitios consoante a sua idade e género conheça-as.

Cobra-rateira macho adulto. 

INOFENSIVA, apesar de ter veneno, esta espécie tem um mecanismo muito rudimentar de injecção de veneno, muito ineficiente para ser considerada perigosa para os humanos. 
Para além disso, o seu veneno é FRACO, cujos efeitos passam ao fim de umas horas. 


Cobra-rateira fêmea adulta. 

INOFENSIVA, apesar de ter veneno, esta espécie tem um mecanismo muito rudimentar de injecção de veneno, muito ineficiente para ser considerada perigosa para os humanos. 
Para além disso, o seu veneno é EXTREMAMENTE FRACO, cujos efeitos passam ao fim de umas horas.


Cobra-rateira juvenil.

INOFENSIVA, apesar de ter veneno, esta espécie tem um mecanismo muito rudimentar de injecção de veneno, muito ineficiente para ser considerada perigosa para os humanos. 
Para além disso, o seu veneno é EXTREMAMENTE FRACO, cujos efeitos passam ao fim de umas horas.


Atenção - mordedura de uma cobra deve ser tratado como qualquer mordedura de um animal selvagem. É aconselhado desinfectar a ferida, e consultar um médico caso surja algum sintoma

Sabe mais no site: 


João Horta - FIRESHELTER52

09/06/2023

Lancha de Narcotráfico pede auxilio à Policia por risco de naufrágio

As operações de narcotráfico na costa algarvia conheceram um episódio invulgar, ao largo da barra da Armona, em Olhão, como é descrito na reportagem da TVI/CNN Portugal.



Dois traficantes espanhóis transportavam 700 quilos de haxixe, mas decidiram pedir ajuda às autoridades portuguesas com medo de naufragarem. 

Acabaram, claro está, detidos pela polícia.


JOÃO HORTA - FIRESHELTER52

04/06/2023

Tempestade rara para esta altura do ano

Vai ser mais uma semana de chuva que pode ser muito forte a partir de quarta, devido a uma depressão anormal para esta altura do ano, mas as temperaturas também vão subir e passar dos 30ºC.


Uma tempestade completamente anormal para esta época do ano vai trazer chuva, muita chuva, na próxima terça e quarta-feira a todo o país. 

O IPMA chama-lhe uma “depressão complexa”, que se vai situar sobre os Açores primeiro, descer para a Madeira depois, e a seguir aproximar-se do Continente por sudoeste. 

E deverá provocar estragos por onde passa: episódios severos e extraordinários de precipitação nas ilhas, criando os chamados ‘rios atmosféricos’, logo a partir de segunda-feira, que previsivelmente chegarão no dia seguinte a todo o território nacional.


João Horta - FIRESHELTER52

03/06/2023

Algarve Conta com 2 Aviões de Combate a Incêndios em Permanência

A região algarvia vai ser reforçada este ano no que toca aos meios aéreos de combate a incêndios, com a inclusão de uma parelha de aviões médios (Fireboss), que iniciaram a operação a partir do Aeródromo Municipal de Portimão, no passado dia 1 de junho, onde foi instalado um Centro de Meios Aéreos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.


Contribuiu decisivamente para essa medida a disponibilidade e o apoio logístico do Município de Portimão, que assegura todas as condições para que estas aeronaves especiais operem pela primeira vez no Algarve, contribuindo para o incremento da capacidade de resposta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), em particular nos incêndios que não são debelados na fase inicial.

https://regiao-sul.pt/sociedade/aerodromo-de-portimao-acolhe-os-primeiros-avioes-de-combate-a-incendios/627413

João Horta -FIRESHELTER52