As diretrizes de distanciamento social podem desafiar a nossa capacidade de treinar e desenvolver aptidões profissionais para o desempenho das nossas missões, sendo que muitas equipas interromperam o treino, a instrução ou a aquisição de conhecimentos enquanto descobrem opções seguras para as voltar a desenvolver.
Então, como podemos continuar a manter o treino e a proficiência de habilidades nas nossas equipas neste período único da história?
Como devemos seguir as directrizes de distanciamento social, vamos-nos concentrar primeiro na aquisição de conhecimento
on-line numa fase em que o operacional procura o conhecimento de forma pessoal e individual.
A
Escola Nacional de Bombeiros dispõe de uma plataforma on-line onde o operacional pode aceder desde o seu computador a diversas disciplinas e temas.
Explorando a plataforma o bombeiro pode aceder, relembrar, ou rever temas inerentes ao seu serviço e classe de desenvolvimento técnico que desenvolve na sua unidade
.
No entanto, quase todas as corporações de Bombeiros dispõem de formadores ou chefias ligadas à instrução formação em determinadas áreas técnicas que através das seguintes plataformas podem desenvolver instruções on-line para os interessados ou convocados de uma forma muito eficaz e segura.
Google Hangouts ou o Zoom para realizar sessões de partilha de conhecimento:
Este formato permite compartilhar PowerPoint ou vídeo enquanto interage com seus formandos.
O uso de uma webcam e microfone é essencial para estas sessões.
Se você optar por usar este formato, limite as sessões a 30 minutos no máximo.
Se tentar desenvolver sessões longas num formato de vídeo, o formando perderá o foco e vai-se distrair, por isso não é muito viável.
Sessões de treino pré-gravadas:
As sessões de treino pré-gravadas são ótimas para tarefas específicas ou treinos táticos.
Por exemplo, uma revisão de como se deve equipar com determinado EPI, como usar um determinado equipamento ou a funcionalidade de diversos equipamentos táticos serão uma valiosa sessão de treino de 10 minutos que você pode gravar e compartilhar através do site de redes social ou através do seu sistema de e-mail.
Desenvolva trabalhos de casa:
Use o Google Documents para criar questionários e tarefas interativas que os seus formandos podem concluir em casa.
Esses documentos permitem avaliar o conhecimento de itens básicos dos seus formandos.
Por exemplo: Crie um questionário de documentos do Google com 5 a 10 perguntas sobre uma tática específica.
Essas podem ser maneiras divertidas e interessantes de interagir com seus formandos.
Estes são apenas alguns métodos de trabalho para não pararmos a nossa máquina,
Como o nosso mundo identifica a nova norma, nós, como bombeiros, podemos reagir rapidamente para continuar a manter nossa proficiência por meio de treino e do conhecimento.
Utilizando o formato digital e novas metodologias de treino, podemos continuar a interagir com nossos colegas, formandos ou amigos.
Parar é morrer.
pesquisado e adaptado de online-training/articles/how-firefighters-can-continue-to-train-in-a-time-of-social-distancing-FgHmb9ChkZoEK12b/?utm
João Horta
Subchefe 1ª - Formador
FIRESHELTER52