30/04/2020

COVID19: Plano de desconfinamento

Conheça as condições cronologicas do plano de desconfinamento definido pelo Estado.

clique na imagem para aumentar

FIRESHELTER52

29/04/2020

Como está a evoluir a pandemia de covid-19 em Tavira

Tavira é o 69.º concelho com maior número de infectados com covid-19 em Portugal. 


De acordo com o último relatório da Direcção-Geral da Saúde (DGS), neste município havia, a 29 de Abril de 2020, 30 casos de covid-19 identificados. 

Esta região representará menos de 1% dos casos de todo o país.

O número de casos em Tavira registou uma descida nos últimos sete dias

Em Tavira, o número de infectados por 10 mil habitantes é de 12,06

Pode ler e simular o seu concelho nesta aplicação do jornal Publico.


FIRESHELTER52

28/04/2020

Taviraverde - 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐠𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐎𝐩𝐞𝐫á𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐥𝐡𝐚 𝐞 𝐋𝐢𝐦𝐩𝐞𝐳𝐚 𝐞 𝐀𝐣𝐮𝐝𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐎𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥

𝐎𝐟𝐞𝐫𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐄𝐦𝐩𝐫𝐞𝐠𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐎𝐩𝐞𝐫á𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐥𝐡𝐚 𝐞 𝐋𝐢𝐦𝐩𝐞𝐳𝐚 𝐞 𝐀𝐣𝐮𝐝𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐎𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥


Informa-se que se encontram abertas as ofertas de emprego para Operário de Recolha e Limpeza e para Ajudante Operacional (redes).

Os candidatos interessados, devem apresentar a candidatura por email, juntando toda a documentação necessária, conforme consta do anuncio.


𝐎 𝐩𝐫𝐚𝐳𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚çã𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐝𝐚𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬 é 𝐝𝐞 𝟏𝟏/𝟎𝟓/𝟐𝟎𝟐𝟎.

FIRESHELTER52

Satélites Starlink Serão Visíveis esta noite

Já ouviu falar nas luzes que têm aparecido nos céus de todo o mundo e ainda não teve oportunidade de ver este magnifico comboio de satélites?


Os satélites starlink irão sobrevoar novamente Portugal na próxima noite, se as nuvens o permitirem, serão visíveis entre entre as 21:05 e as 21:20 no sentido noroeste - sudeste, ponham o alarme!


FIRESHELTER52

O calor começa a apertar… Dia 3 Maio é Verão

A previsão para o fim-de-semana prolongado de 1 a 3 de Maio aponta para uma depressão a oeste dos Açores que fará subir uma crista anticiclónica sobre a Península Ibérica

É uma situação relativamente parecida com a que ocorreu nos dias 12\14 de Maio do ano passado e que quase levou a recordes


lusometeo.com/fim-de-semana-prolongado-1-a-3-de-maio-o-calor-comeca-a-apertar-dia-3-e-de-verao/?fbclid=IwAR26UT-mb3z30D5ABBQQJry4kT-WpYJqkyyuKWpNo608LD3Jos1HJrQ1Fxk

FIRESHELTER52

Barragem Beliche - Não é Tão Animador como Odeleite

Ontem um amigo, (Luis Salas), facultou no seu perfil as fotos do estado atual da barragem de Odeleite, onde já se conseguia ver um albufeira com alguma aguinha reservada.

Hoje ele partilhou comigo as fotos da barragem do Beliche, também em Castro Marim e estas imagens não são tão animadoras como as de ontem, se bem que está melhor que há algumas semanas atrás.

Atenção, não confundam Beliche com Odeleite, são 2 barragens distintas.







FIRESHELTER52

27/04/2020

Barragem de Odeleite a Encher

Hoje coligi no facebook através do perfil de um amigo,  Luis Salas, algumas fotos do estado atual da barragem de Odeleite no concelho de Castro Marim onde se consegue constatar que a situação da barragem está muito melhor que a apresentada no passado mês de Fevereiro e Março.

A situação não é a ideal mas deixa-nos a todos mais descansados pela visão desse bem precioso na sua bacia, a água que tanta falta nos faz.




FIRESHELTER52

24/04/2020

Olhão Já tem Policia Municipal

Polícia Municipal de Olhão no terreno, em todo o Concelho


Já se encontra no terreno o contingente de 8 agentes da Polícia Municipal de Olhão que terminaram, recentemente, a formação teórica de 6 meses, ao longo dos quais adquiriram competências nas áreas do direito, legislação, defesa pessoal, tiro e trânsito.

A esta componente teórica vem, agora, juntar-se o estágio prático, uma fase de transição que se prolonga até 31 de agosto, mas ao longo da qual os agentes já se encontram em plenas funções, em todo o território concelhio.

As equipas de agentes da Polícia Municipal encontram-se a operar no âmbito das suas competências, com destaque para a fiscalização do cumprimento das posturas municipais, urbanismo, trânsito, fiscalização rodoviária, contraordenações, prevenção da criminalidade e policiamento de proximidade.

O Corpo de Polícia Municipal de Olhão encontrar-se-á em plena operacionalidade uma vez completo o processo de aquisição de armamento, viaturas caracterizadas, equipamentos de controle de velocidade e alcoolímetros.


FIRESHELTER52

Vai haver "uma diretiva operacional nacional para vigilância, sob a responsabilidade da GNR

..."Como novidade, este ano vai haver "uma diretiva operacional nacional para vigilância, sob a responsabilidade da GNR, que está na fase final de aprovação", indicou a governante, explicando que a ideia é "reforçar o contexto da vigilância para poder colmatar ou robustecer eventuais problemas que venha a ser detetados".


"Por mais que trabalhemos a mitigação, o planeamento e a prevenção, o risco zero não existe, não vai existir nunca", alertou Patrícia Gaspar, defendendo que nunca se pode baixar a guarda ao risco de incêndios florestais, porque "esta vai ser uma guerra e uma luta permanente, que vai ter que ser feita todos os anos", independentemente da pandemia.

Assegurando uma monitorização permanente de todo o dispositivo, a secretária de Estado adiantou que, este ano até 14 de abril, há registo de 681 ocorrências de incêndios, face a média de 2.760 ocorrências registadas no último decénio para este período, e contabiliza-se 747 hectares de floresta ardida, para uma média de 7.233 hectares.

"Este ano, a situação estará, para já, não preocupante", considerou a governante, acrescentando que são números que não satisfazem, mas "conferem alguma tranquilidade".

Quanto à gestão de combustível, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) já realizou 682 hectares dos 3.500 planeados para este ano e foi assegurada instalação das faixas de gestão e de interrupção de combustível da rede primária em 674 hectares dos 2.468 previstos.

Além disso, estão em curso ações de gestão de combustível com recurso a pastoreio, foram realizados 367 hectares de fogo controlado e efetuados 216 caminhos florestados dos 1.000 planeados para este ano.

Relativamente aos projetos piloto de prevenção de incêndios em áreas protegidas, dos 2.000 hectares previstos para 2019 e 2020, foram já assegurados 1.130 hectares, de acordo com os dados avançados pela secretária de Estado da Administração Interna...


FIRESHELTER52

Mais 444 Casos Confirmados em Portugal - Mais 34 Mortes

Os relatórios diários de Situação da COVID-19 não nos deixam margem para dúvidas, e quanto mais se vão afastando das "férias da Páscoa" mais os números vão aumentando...




Veja as tabelas e consulte o relatório.


https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/04/53_DGS_boletim_20200424.pdf

FIRESHELTER52

Governo aprova o Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência

O Governo aprovou hoje um decreto-lei que cria o Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência, para enfrentar situações de crise ou de guerra, sendo transversal a todas as áreas do Estado



Sistema Nacional de Planeamento Civil de Emergência, segundo o conselho de ministros, "visa garantir a organização e preparação dos setores estratégicos do Estado para fazer face a situações de crise ou de guerra, tendo como fim assegurar a liberdade e a continuidade da ação governativa, o funcionamento regular dos serviços essenciais do Estado e a segurança e o bem-estar das populações".

Segundo a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o decreto-lei, que segue agora para consulta pública, "procura estabilizar a organização do Estado em fase de uma crise, aquela que vivemos é apenas um exemplo, em que seja necessário articular todos os serviços públicos numa resposta a um problema.

A pandemia por covid-19 é uma dessas situações de crise de saúde publica, mas a ministra deu também como exemplo a crise dos combustíveis ocorrida no verão passado.

O comando das operações no âmbito do sistema planeamento civil de emergência compete à proteção civil e o diploma do governo vem definir as regras de relacionamento com todos os departamentos do Estado.

No fundo, acrescentou, passa a existir "um decreto que organiza o que muitas vezes hoje já funciona. A nível regional e nacional pretende-se que todos os serviços fiquem organizados para dar resposta às crises de forma mais consolidada".


FIRESHELTER52

22/04/2020

Reunião com Ministro da Ad. Interna e autarcas Algarvios

Reunião com o Sr. Ministro da Administração Interna e os autarcas Algarvios a reabertura da actividade económica tem que ser bem ponderada e faseada, para não jogarmos fora todo o esforço e termos aumentos significativos do surto pandemico, o Algarve para recuperar a sua actividade económica tem que passar uma mensagem que e Seguro vir para o Algarve pois cumprimos com rigor as regras de proteção dos que cá vivem e do que nos visitam.


António Miguel Pina in facebook.

FIRESHELTER52

COVID- Mais 3 Casos no Algarve -Dados Diário por Concelho





FIRESHELTER52

Tavira - Infetado Detido pela GNR

Um homem de 26 anos, indiano, com Covid-19, foi detido no domingo pela GNR de Tavira a conduzir uma viatura na zona da Cruz do Areal, perto da casa onde reside e onde está obrigado a permanecer, devido à doença. 

A situação foi descoberta quando a Cruz Vermelha lhe foi levar comida e verificou que não estava em casa.


Correio da Manhã - 21/4/2020

FIRESHELTER52

21/04/2020

Ministro vai estar no Concelho Tavira Amanhã

O ministro da Administração Interna vai estar amanhã de manhã no Algarve, para acompanhar uma sessão de sensibilização e esclarecimento, no âmbito da pandemia Covid-19, dirigida às comunidades migrantes indostânicas, numa exploração agrícola nos municípios de Tavira e Olhão.


Nesta visita à exploração agrícola Fazenda Nova, no sítio de Estiramantens, Eduardo Cabrita vai ser acompanhado por Sónia Pereira, Alta Comissária para as Migrações, do secretário de Estado José Apolinário, coordenador na Região do Algarve da execução da Declaração do Estado de Emergência, e dos presidentes das Câmaras de Tavira (Ana Paula Martins) e Olhão (António Pina).

De seguida, o ministro participa, num briefing a realizar no Posto de Comando Distrital, do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve, em Loulé. Segue-se, no mesmo local, uma reunião de trabalho, via Video Teleconference (VTC), com os presidentes das Câmaras Municipais algarvias.


FIRESHELTER52

Como podem os Bombeiros treinar em tempos de distanciamento social

As diretrizes de distanciamento social podem desafiar a nossa capacidade de treinar e desenvolver aptidões profissionais para o desempenho das nossas missões, sendo que muitas equipas interromperam o treino, a instrução ou a aquisição de conhecimentos enquanto descobrem opções seguras para as voltar a desenvolver.

Então, como podemos continuar a manter o treino e a proficiência de habilidades nas nossas equipas neste período único da história?

Como devemos seguir as directrizes de distanciamento social, vamos-nos concentrar primeiro na aquisição de conhecimento on-line numa fase em que o operacional procura o conhecimento de forma pessoal e individual.

A Escola Nacional de Bombeiros dispõe de uma plataforma on-line onde o operacional pode aceder desde o seu computador a diversas disciplinas e temas.

Explorando a plataforma o bombeiro pode aceder, relembrar, ou rever temas inerentes ao seu serviço e classe de desenvolvimento técnico que desenvolve na sua unidade.





No entanto, quase todas as corporações de Bombeiros dispõem de formadores ou chefias ligadas à instrução formação em determinadas áreas técnicas que através das seguintes plataformas podem desenvolver instruções on-line para os interessados ou convocados de uma forma muito eficaz e segura.

Google Hangouts ou o Zoom para realizar sessões de partilha de conhecimento:
Este formato permite compartilhar PowerPoint ou vídeo enquanto interage com seus formandos.


O uso de uma webcam e microfone é essencial para estas sessões.
Se você optar por usar este formato, limite as sessões a 30 minutos no máximo.
Se tentar desenvolver sessões longas num formato de vídeo, o formando perderá o foco e vai-se distrair, por isso não é muito viável.

Sessões de treino pré-gravadas:

As sessões de treino pré-gravadas são ótimas para tarefas específicas ou treinos táticos.
Por exemplo, uma revisão de como se deve equipar com determinado EPI, como usar um determinado equipamento ou a funcionalidade de diversos equipamentos táticos serão uma valiosa sessão de treino de 10 minutos que você pode gravar e compartilhar através do site de redes social ou através do seu sistema de e-mail.


Desenvolva trabalhos de casa:

Use o Google Documents para criar questionários e tarefas interativas que os seus formandos podem concluir em casa.
Esses documentos permitem avaliar o conhecimento de itens básicos dos seus formandos.
Por exemplo: Crie um questionário de documentos do Google com 5 a 10 perguntas sobre uma tática específica.
Essas podem ser maneiras divertidas e interessantes de interagir com seus formandos.

Estes são apenas alguns métodos de trabalho para não pararmos a nossa máquina,

Como o nosso mundo identifica a nova norma, nós, como bombeiros, podemos reagir rapidamente para continuar a manter nossa proficiência por meio de treino e do conhecimento.
Utilizando o formato digital e novas metodologias de treino, podemos continuar a interagir com nossos colegas, formandos ou amigos.

Parar é morrer.
pesquisado e adaptado de online-training/articles/how-firefighters-can-continue-to-train-in-a-time-of-social-distancing-FgHmb9ChkZoEK12b/?utm

João Horta
Subchefe 1ª - Formador

FIRESHELTER52

Bombeiros Faro Portimão Albufeira Fazem Formação de Descontaminação

DIVULGAÇÃO || Formação - Brigadas de Descontaminação


O Corpo Bombeiros Sapadores de Faro, o Corpo de Bombeiros de Albufeira e o Corpo de Bombeiros de Portimão, participaram numa ação de formação para brigadas de descontaminação. 

Ação foi desenvolvida pela Marinha Portuguesa na Base do Alfeite.

Eu quero Ajudar... eu Consigo



Segue a página no facebook: APOIO SOCIAL TAVIRA

FIRESHELTER52

20/04/2020

Tavira Uniu-se no facebook e Criou Um Grande Grupo de Ajuda à comunidade

Situações de carácter económico, social, familiar e de emprego afetaram a comunidade sendo que situações emergentes surgiram um pouco por todo lado.


Uma cidadã local teve a ideia e criou uma página que em poucos minutos se elevou no expoente da solidariedade de tal forma que hoje a sua corrente é um dos mais fortes movimentos de ajuda comunitária desta localidade.

Hoje com uma equipa multidisciplinar na orientação e execução dos pedidos com pontos de recolha procuram dar resposta ás dezenas de solicitações que chegam à página que vão desde a carência alimentar, roupas, artigos de higiene, e electrodomésticos.

As primeiras comunicações da página pelo administrador foram:

"O objetivo deste grupo é criar redes de apoio a quem estiver em dificuldades de forma a que possamos ajudar nos uns aos outros.
Não tenham problemas em pedir ajuda, não tenham problemas em ajudar."

Mas se são muitos os pedidos de ajuda que chegam ao grupo é mais impressionante ainda as publicações de pessoas que querem doar alimentos, roupas e tudo mais que possa aliviar as necessidades de quem se viu a braços com a realidade que o COVID-19 trouxe a esta comunidade.

Espero certamente que muitos mais se juntem e possam ajudar porque o lema é "JUNTOS SOMOS MAIS FORTES UNIDOS SOMOS INSEPARÁVEIS"

Pode Contactar e segur o grupo através dos Facebook: 


Os produtos alimentares para este grupo podem ser entregues na Associação Montepio na Rua Tenente Couto nº 6 (ao lado da Farmácia Montepio Tavirense), às segunda e quintas feiras, das 9h30 às 13h00. 

As entregas às famílias decorrerão às terças e sextas feiras de manhã, combinadas com as famílias ou voluntários que façam entregas.
FIRESHELTER52

Agradecimento da Cruz Vermelha de Tavira a Quem Ajuda

O Centro Humanitário de Tavira reconhece e agradece a Todos os que se uniram e prontificaram a ajudar, aderindo ao movimento #euajudoquemajuda da Cruz Vermelha Portuguesa, permitindo assim que este Centro se mantenha na linha da frente no combate ao COVID-19. 

Pois, só com a União, solidariedade e entreajuda conseguimos ultrapassar esta adversidade. Juntos por Boas Causas!



FIRESHELTER52

Castro Marim alarga fornecimento de refeições a alunos de famílias atingidas pela crise Covid-19

A Câmara Municipal de Castro Marim, em articulação com o Agrupamento de Escolas, vai começar a distribuir refeições escolares aos alunos que têm apoio social dos escalões A e B, a partir desta quarta-feira, 23 de abril, e vai também abranger os alunos cujos agregados familiares se depararam agora com o impacto económico negativo provocado pela pandemia.


Em virtude desta medida poderão vir a abranger-se centenas de novos alunos, devendo as famílias que se encontrem em situação de carência económica equiparada ao escalão A e B, contactar o Gabinete de Ação Social do Município através do 📞 281 510 742.

O Agrupamento de Escolas do Concelho reabre o refeitório da sede para a confeção e a autarquia responsabiliza-se pela distribuição das refeições, assegurando o transporte das mesmas a todos os alunos que residirem fora dos aglomerados de Altura e Castro Marim, onde haverá pontos de recolha, e suportando o valor que excede o apoio do Estado em relação ao Escalão B.

Assim, a ementa, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, será semanal e supervisionada por uma nutricionista ao serviço do Município em articulação com o delegado de saúde. Numa primeira fase, a Câmara Municipal de Castro Marim conta, para a distribuição porta a porta, com os funcionários municipais, que veem as suas funções temporariamente reajustadas à missão. No entanto, se esta possibilidade se esgotar, a autarquia irá recorrer à bolsa de voluntariado que tem sido desenvolvida para apoiar quem mais precisa em virtude da pandemia covid-19.

Recordamos que as refeições devem ser previamente requisitadas, para que todos os recursos sejam geridos da forma mais eficiente possível. Para esse efeito, os encarregados de educação deverão contactar a escola através dos 📞 281 531 708 ou 963 902 357.

Pondera ainda este Município adaptar as suas cantinas e alargar o regime de cantinas sociais à generalidade das famílias com acrescida dificuldade económica.


FIRESHELTER52

COVID-19 Algarve Hoje com mais uma vitima mortal

No seguimento da comunicação do relatório de situação da COVID-19 a região algarvia conta já com 11 vitimas mortais.

No concelho de Tavira os números que chegaram aos 35 e baixaram nos últimos dias voltaram a aumentar hoje.

Veja os mapas por concelho da região algarvia.




FIRESHELTER52

17/04/2020

Escuteiros de Agrupamentos do CNE deTavira ajudam no terreno a combater a pandemia

O Agrupamento 100 de Tavira do CNE tem estado no terreno desde o dia 24 de março, em parceria com a Junta de Freguesia que solicitou a colaboração, a fazer a distribuição de refeições a pessoas que pertencem ao grupo de risco e que, por isso, devem permanecer em casa.


Os beneficiários deste serviço são identificados pelo departamento de ação social da Câmara Municipal e encaminhados para a Junta de Freguesia. “Recolhemos as refeições na Cruz Vermelha e depois fazemos a distribuição casa a casa”, explicou ao Folha do Domingo o chefe do Agrupamento, Luís Santos, acrescentando que a entrega de cerca de 8 refeições diárias é realizada por dois dirigentes em transporte do próprio Agrupamento.

Tavira Sobe para 35 o Número de Casos de COVID

Segundo o relatório da DGS de hoje dia 17 de Abril regista-se uma súbita significativa de números de casos confirmados em Tavira, subindo para 35 os números.


Na região algarvia o número passa para 305 e mantêm-se o numero de vitimas mortais.

Veja os mapas da região , clique para aumentar







FIRESHELTER52

Exposição “Valentes” disponível para visita virtual

A exposição de fotografia “Valentes”, promovida pela associação VOST Portugal e que contou com a colaboração do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), encontra-se disponível para visita virtual.


Esta homenagem a todas as mulheres da Proteção Civil, teve a sua inauguração dia 8 de Março de 2020, no Quartel do Carmo, em Lisboa. Devido à pandemia de COVID-19, a exposição foi encerrada ao público. 

Neste site poderá visitar a exposição online, até que a exposição física seja reaberta ao público.

Recordamos que esta exposição surgiu de um desafio lançado a mulheres do INEM e de outros Agentes de Proteção Civil, para participarem numa exposição fotográfica, que tinha como mote as mulheres que desempenham funções de proteção e socorro.

A ideia foi criar retratos de mulheres no exercício das suas funções e que espelhassem a importância do trabalho destes elementos no seio das diversas organizações, desconstruindo ideias-feitas e lugares-comuns.

A autoria e curadoria da exposição ficou a cargo da fotógrafa Isabel Silva, membro da associação VOST Portugal.

Várias trabalhadoras do INEM decidiram aceitar o repto da VOST e desta forma dar a conhecer o importante papel que assumem, todos os dias, na atividade de emergência médica pré-hospitalar.

FIRESHELTER52

CODU INEM menos 500 Chamadas por Dia em Abril

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registaram no mês de abril de 2020 (até ao dia 14) uma média diária de 3.145 chamadas de emergência, verificando-se uma diminuição de cerca de 500 chamadas/dia comparativamente ao período homólogo de 2019.


Esta diminuição no número de chamadas atendidas nos CODU verificou-se igualmente nos meses de janeiro, fevereiro e março, conforme dados apresentados.

O INEM aproveita a oportunidade para recordar que em caso de emergência médica, em situações de acidente ou doença súbita, os cidadãos devem ligar 112. 

Os serviços de saúde foram adaptados para garantir a máxima segurança dos utentes durante o surto de COVID-19.


FIRESHELTER52

16/04/2020

Algarve Chega Hoje aos 300 Casos

Segundo o relatório da DGS o Algarve atinge hoje a barreira dos 300 casos confirmados.

Clique nas imagens para aumentar:



FIRESHELTER52