31/07/2016

Veiculo dos Bombeiros de Alcoutim Sofre Acidente no IC27

Um Veiculo dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim sofreu na tarde de 29 de julho, um aparatoso acidente, no IC27, entre Odeleite e  Alcoutim.



O veiculo dos Bombeiros rebocava de Faro um atrelado da Unidade de Mamografia da Associação Oncológica do Algarve - (AOA). 

Segundo informações colhidas no local ninguém ficou ferido e terá sido um "golpe de vento" que levou ao desequilíbrio do atrelado , originando o despiste da viatura dos Bombeiros.

FOTOS : MARQUES VALENTIM - JORNAL "BOMBEIROS DE PORTUGAL"




https://www.facebook.com/joao.m.valentim?fref=ts

FIRESHELTER52

28/07/2016

Porque não deve Dormir com a Ventoinha Ligada

Pior do que os dias muito quentes, só mesmo as noites quentes. E o que fazer para tentar dormir? Ligar a ventoinha?


Mas além da conta da luz mais elevada, esta medida pode ter outros 'senãos'. Primeiro, como explica o site She Finds, a ventoinha irá 'secar' o ar, fazendo com que a sua boca e a sua traqueia também sequem, dificultando ainda mais a sua noite de sono. E ainda se arrisca a ficar constipado.

E, segundo, as ventoinhas que não são usadas com frequência durante o dia acumulam pó, portanto quando a liga à noite poderá estar a encher o ar (e a si) de pó. E além de desagradável pode aumentar o risco de sinusite, infeções respiratórias, constipação, etc. Para evitar estas questões o melhor é limpar a sua ventoinha com alguma frequência.

Passar a noite toda a levar com o ar da ventoinha também pode debilitar o seu sistema imunitário, deixando-o menos capaz de combater bactérias e vírus.

FIRESHELTER52

Como Observar Golfinhos em Segurança

Na sequência das recentes notícias sobre arrojos de cetáceos e tartarugas a Autoridade Marítima esclarece para os cuidados a ter para com estas espécies, quer por parte de quem usa o mar como por exemplo, embarcações Marítimo-Turísticas (MT) e de pesca.


saiba mais em: http://www.amn.pt/Media/Paginas/DetalheNoticia.aspx?nid=840

FIRESHELTER52

GNR APREENDE 2 TONELADAS DE HAXIXE EM CABANAS DE TAVIRA

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu esta quinta-feira mais de duas toneladas de haxixe e deteve um cidadão espanhol, no âmbito de uma operação em Cabanas de Tavira, disse à agência Lusa o capitão Bruno Cordeiro.


“A operação teve início ao final do dia de ontem [quarta-feira] e às 01 horas conseguimos interceptar uma embarcação com matrícula espanhola que estava no meio da ria e uma carrinha que estava junto à localidade de Cabanas de Tavira”, relatou Bruno Cordeiro, comandante do destacamento de controlo costeiro da GNR de Olhão.

Em declarações à Lusa, o responsável disse que o cidadão espanhol, de 46 anos, foi detido quando se encontrava a descarregar 70 fardos de haxixe provenientes de Marrocos.

“Presume-se que o cidadão espanhol seria o condutor do veículo, pois tinha as chaves do carro no bolso e foi interceptado junto ao mesmo”, disse.

A Unidade de Controlo da GNR interceptou também a embarcação, onde se encontravam mais dois ou três ocupantes que conseguiram fugir.

O capitão Bruno Cordeiro disse ainda que a operação terminou por volta das 5 horas, tendo a investigação sido entregue à Polícia Judiciária.

(Agência Lusa) by Postal on 28-Julho-2016
FIRESHELTER52

Troca de tiros junto ao nó de Olhão da A22

Pelo menos dois civis e um agente da PSP ficaram feridos esta quinta-feira de madrugada numa troca de tiros no nó de Olhão, na Via do Infante. 


A informação foi confirmada à Renascença junto de fonte policial.

Os feridos foram transportados para o Hospital de Faro. Esta unidade de saúde confirma apenas a entrada dos feridos, mas não dá informações sobre o estado de saúde, mas a Renascença sabe que nenhum corre risco de vida.

A troca de tiros registou-se durante uma operação policial. As autoridades planeavam interceptar naquele nó da autoestrada do Algarve um grupo suspeito de tráfico de droga que vinha de Espanha.

Segundo as últimas informações, os dois civis feridos são os alegados traficantes.

As autoridades remetem para mais tarde outros esclarecimentos.

FIRESHELTER52

26/07/2016

Foto da Baleia Cadáver na Praia de Cabanas

Um seguidor do SAFEPLACE52, enviou-me uma foto do cadáver da baleia que no passado domingo dia 24 de Julho deu à costa numa das praias da "Ilha das Cabanas de Tavira".

O animal deu à costa durante a vazante num dia complicado de levante na praia.

No mesmo dia na Ilha de Tavira entre a zona da Terra Estreita e a Praia do Barril, uma tartaruga de couro também já cadáver deu à costa ficando depositada no areal.

Esperando que sejam muito poucas as vezes que tenho de publicar estas imagens, o lugar destes animais é no mar.


FIRESHELTER52

Equipas de Emergência respondem a Vários Acidentes de Viação

As equipas de emergência de Tavira responderam durante o dia de ontem a vários acidentes de viação na zona de Tavira.



Pela manhã, por volta das 11:00 uma violenta colisão entre um triciclo motorizado e um ligeiro de passageiros na zona da Arroteia - Luz de Tavira fez um ferido.

A vitima foi assistida e transportada para o Hospital de Faro pela equipa da ambulância SIV de Tavira.

Estiveram ainda envolvidos neste socorro a GNR e a Policia Maritima.

Ao fina da noite, numa das mais movimentadas Avenidas de Tavira, muito próximo da estação de comboios uma colisão entre duas motorizadas fez dois feridos.

As vitimas foram assistidas no local por populares e por uma equipa de Bombeiros Municipais, sendo que uma das vitimas teve necessidade de ser transportada ao Hospital de Faro.

A violência do embate fez com que tivesse ocorrido um considerável derrame de combustível, tendo uma outra equipa de Bombeiros Municipais deslocado ao local a fim de controlar o derrame e garantir a segurança.

A circulação na Avenida esteve muito condicionada na passagem pelo local.

Estiveram envolvidos neste socorro uma Ambulância de Socorro e um Veiculo de Combate a Incêndios dos Bombeiros Municipais de Tavira juntamente com a PSP de Tavira.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Combateram Vários Incêndios

Os Bombeiros Municipais de Tavira durante o dia de ontem combateram dois incêndios.

O primeiro incêndio eclodiu na zona do Almargem, Conceição de Tavira e arderam mais de 1000 metros quadrados de pasto e canavial.


Um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial com a respetiva brigada deu uma ajuda preciosa ao combate com algumas descargas aéreas no local, permitindo aos Bombeiros em terra extinguir rapidamente o incêndio.

Os Bombeiros de São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António também vinha para este incêndio mas a rápida intervenção dos meios no local foi eficaz sendo os restantes em trânsito desmobilizados.

Ao final da noite de ontem uma viatura a arder em Santa Luzia deu também trabalho aos Bombeiros Municipais.

Uma equipa de combate a incêndios deslocou-se ao local da ocorrência onde os populares rapidamente munidos por um extintor controlaram eficazmente o incêndio, garantindo os Bombeiros Municipais a segurança no local.

24 horas por dia 365 dias por anos estão operacionais os serviços municipais de proteção e socorro tentando dar a melhor e mais eficaz resposta à população residente e de férias.
Cabe no entanto à comunidade criar uma cultura de segurança que diminua ou elimine os ditos comportamentos de risco que possam advir em graves acidentes com danos pessoais ou patrimoniais.

FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila Real com novos Elementos

Ontem por volta das 21.00 horas, teve lugar a cerimónia de promoção a Bombeiro de 3.ª, dos estagiários que completaram o curso de formação inicial de bombeiro. 

A cerimonia teve lugar na parada do quartel dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e esteve aberta a toda a população, contando com a presença de familiares e amigos dos promovidos.
Estes novos elementos, frequentaram um estágio de cerca de um ano e meio, onde tiveram formação em diversas áreas do saber da missão de Bombeiros e estão apto para integrarem o a Carreira de Bombeiro Voluntário, do Quadro Activo do nosso Corpo de Bombeiros.

Muitos Parabéns sorte e grandes missões a estes novos operacionais, são os votos do adm do blog, grande Abreijo.

FIRESHELTER52

COMANDO E OFICIAIS FREQUENTAM CURSO AVANÇADO DE CARTOGRAFIA DE RISCO

ELEMENTOS DE COMANDO E OFICIAIS FREQUENTAM CURSO AVANÇADO DE CARTOGRAFIA DE RISCO NOS BOMBEIROS DE PORTIMÃO.


Reconhecendo a importância das ferramentas de apoio ao processo de decisão operacional nas operações de proteção civil e socorro e, destacando-se a relevância neste âmbito dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), diversos elementos de comando, oficiais e chefias dos Corpos de Bombeiros da Região do Algarve frequentam ao longo do mês de julho uma formação avançada em cartografia de risco do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) de Lisboa.



Bombeiros de Portimão

FIRESHELTER52

Silves distribui 10 aparelhos desfibrilhadores pelo Concelho

Numa iniciativa pioneira no país, o Município de Silves, com a colaboração do Montepio, vai proceder à distribuição de 10 aparelhos desfibrilhadores/DAE - Desfibrilhadores Automáticos Externos, por vários espaços do concelho,


Os aparelhos estarão à disposição da população residente e visitante de forma permanente, especialmente durante a realização de grandes eventos, podendo fazer a diferença entre a Vida e a Morte.

Está a ser levada a cabo a formação inerente à utilização dos aparelhos desfibrilhadores, bem como a necessária publicitação e sinalização dos locais onde se encontram os equipamentos.

A iniciativa será protocolada entre o Município de Silves e o Montepio, em ato solene marcado para o dia 29 de julho do corrente, às 10.30 horas, no Edifício dos Paços do Concelho. A Associação de Socorros Mútuos João de Deus e a Cruz Vermelha Portuguesa figuram como colaboradores no projeto.

Por CM Silves

FIRESHELTER52

Concelho de Loulé patrulhado pelo Exército no período de Incêndios Florestais

No âmbito das medidas preventivas a adotar pela Câmara Municipal de Loulé através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, contra o flagelo dos incêndios, este ano e pela primeira vez, o Exército Português irá assegurar o aumento da vigilância nos espaços florestais e rurais no Concelho.


Este patrulhamento será realizado pelo Regimento de Infantaria nº 1 (RI1), durante o período crítico de incêndio florestal (de julho a setembro) visto que é tendencialmente aquele em que o índice de risco é maior, por forma a diminuir a probabilidade da sua ocorrência, reforçando, assim, a segurança das populações.

Esta parceria protocolada entre a Câmara Municipal de Loulé e o Exército constitui um importante reforço na área da prevenção e sensibilização florestal, com a circulação diária de uma viatura militar com três elementos, realizando em média 140km por dia.

Refira-se que, além da vigilância efetuada pelos militares, o Serviço Municipal de Proteção Civil também constitui anualmente, no período de junho a setembro, a Equipa Municipal de Intervenção Florestal, com responsabilidades de vigilância móvel, sensibilização, deteção, 1ª intervenção e apoio ao combate a incêndios florestais. Por outro lado, com um carácter pedagógico, a Autarquia desenvolve nesta época do ano o Programa de Vigilância Florestal “Voluntariado Jovem”, durante o qual são realizados vários percursos nas freguesias do interior do Concelho durante os meses de julho e agosto.

Constituem ainda o dispositivo de vigilância no Município, a Guarda Nacional Republicana, a Associação de Sapadores Florestais da Serra do Caldeirão, que atuam apenas na sua zona de intervenção, e os vigilantes do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, na zona da Ria Formosa.

Refira-se que este dispositivo de vigilância implementado no Município de Loulé irá abarcar uma área de 763.67 km2, onde 40% do total da área do Concelho é ocupada pelas classes de perigo florestal muito elevada e outros 51,3 % classificados como área protegida.

Por CM Loulé

FIRESHELTER52

ISN de Ferragudo Resgata Praticantes de Mota de Agua

Tripulantes da Estação Salva-vidas do ISN de Ferragudo resgataram no dia 25 de julho, dois indivíduos de uma mota de água sem governo, frente à praia do Carvoeiro.


O alerta foi recebido pelas 14h50, tendo de imediato sido ativada a embarcação salva-vidas de Ferragudo, que chegou ao local pelas 15h05 e resgatou para bordo um individuo do sexo masculino de 44 anos e um do sexo feminino de 35 anos, ambos de nacionalidade portuguesa, que foram evacuados para o Clube Naval de Portimão. ​

Por: AMN

FIRESHELTER52

23/07/2016

Bombeiros Municipais respondem a Incêndio em Mato

Os Bombeiros Municipais de Tavira, Bombeiros de Vila Real e Alcoutim responderam durante a manhã de hoje a um incêndio na zona de Cacela Velha.


O alerta foi dado às corporações por volta das dez da manhã e rapidamente os Bombeiros deslocaram-se ao local.

Populares dominaram o incêndio ainda na fase inicial cabendo aos bombeiros as operações de conculidação de rescaldo e segurança da zona.

As causas do incêndio são desconhecidas.

As equipas de combate foram auxiliadas ainda por um helicoptero bombardeiro ligeiro de ataque inicial com a respetiva Brigada Helitransportada, sediadas em Cachopo-Tavira.

A GNR esteve no local.

FIRESHELTER52

Atum em Decomposição Deu à Costa na Ilha

Na passada Quinta feira, já no final do sueste que agitou a costa nos últimos dia apareceu ao fim do dia um cadáver do que parece ser um grande atum em decomposição.

Com perto de dois metros e várias centenas de kilos, dizem os veraneantes que o viram vir com a corrente de vazante que o mesmo veio do lado da Terra Estreita em aproximação a terra onde acabou por encalhar na praia.

De imediato Bombeiros Municipais de Tavira deslocaram-se ao local e ativaram os meios de resposta e acompanhamento da Autoridade Maritima local.

Diz no Correio da Manhã em entrevista a bióloga Mariana Sequeira que é uma situação perfeitamente normal.


Tem a ver com a ondulação de sueste que traz para terra os animais que já estão mortos - seja por causas naturais ou acidentes", explicou revelando que o número de golfinhos que deram à costa desde o início do ano - cerca de 30 -, estão dentro da normalidade, em comparação com os registados em anos anteriores.


FIRESHELTER52

22/07/2016

Bombeiros entram em Estado de Alerta Especial Nível Amarelo

Amanhã 23 de Julho às 8 horas e até 25 de Julho até às 20 horas face a condições meteo adversas há a passagem ao Estado de Alerta Especial Nível Amarelo para o DECIF.

Tendo em conta as previsões meteorológicas do IPMA, prevê-se uma subida acentuada da temperatura máxima, em especial das regiões do litoral, podendo exceder os 35ºC, exceder os 35ºC, mas se estiver nas regiões do interior Centro e Sul conte com temperaturas próximas dos 40ºC.


A humidade relativa do ar será inferior a 20% no Centro, Sul e litoral Norte, mantendo valores baixos mesmo durante a noite (não ultrapassará os 30% no interior Centro e Sul). 

O vento soprará sobretudo de nordeste, intensificando nas terras altas (até 45km/h) a partir dos finais de tarde e durante as manhãs.

EFEITOS ESPERADOS

As condições acima descritas são favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios rurais. 

Adicionalmente, o calor pode ter efeitos sobre a saúde, sobretudo nas populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e doentes crónicos.

FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Acidente de Viação na En125

Os Bombeiros Municipais de Tavira, Bombeiros de Vila Real de Santo António e a Cruz Vermelha de Tavira responderam durante a tarde de hoje a mais um acidente de viação multi-vitimas na EN125 perto de Cacela.


Uma colisão entre dois ligeiros de passageiros fez quatro feridos.

As vitimas foram assistidos no local pelas equipas de emergência sendo que duas vitimas foram transportadas para o Hospital de Faro e outras duas para a SUB de Vila Real de Santo António.

As equipas de quatro ambulâncias, um veiculo de salvamento e desencarceramento e a GNR responderam pronta e eficazmente às solicitações de emergência, dando todo o apoio e assitência necessária no local.

Visite a página dos
Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António no facebook.


FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Acidente na A22 - Tavira

Os Bombeiros de Vila Real de Santo António responderam hoje por volta das 16 horas, a um despiste na A22 Via do Infante perto do viaduto da Fonte Salgada.


O acidente ocorreu no Sentido Vila Real - Tavira a intervenção cabe aos meios de socorro no sentido de trânsito, isso indica os Bombeiros de Vila Real, que se deslocaram ao local com um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e uma Ambulância de Socorro.

No local foi assistido uma Vitima e transportada ao Hospital de Faro pelas equipas de socorro.

FIRESHELTER52


Polícia Marítima de Tavira apreendeu arrastão espanhol que operava na zona de Tavira

O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira e de Olhão, em articulação com um navio da Marinha Portuguesa, apreendeu um arrastão espanhol que estava a operar no espaço de jurisdição da Capitania do Porto de Tavira esta quinta-feira à noite.



“O referido navio operava com um dispositivo (corrente) não permitido no saco do arrasto” e “tinha também a bordo um local onde escondia o pescado de maior valor comercial”, explicou o comandante do Porto de Vila Real de Santo António e Tavira, Pedro Fernandes da Palma.

O navio foi acompanhado até ao porto de Olhão onde descarregou cerca de 1.400 quilos de pescado (camarão vermelho, lagostim, pescada Branca, abrótea, cantarilho, pota, polvo e verdinho).

O pescado apreendido foi vendido em lota, em Olhão, devendo o produto da venda reverter a favor do Estado.

Após aplicadas a devidas medidas cautelares, o arrastão foi autorizado a sair para o mar.

Na operação estiveram envolvidos vários Agentes do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira e de Olhão, assim como os militares do navio de fiscalização da Marinha.

jornaldoalgarve.pt

FIRESHELTER52

FARO: Granada era de instrução militar

O susto foi grande, tal como o aparato que cercou a baixa de Faro. 

Tudo porque ontem à tarde foi localizado um engenho explosivo perto da EVA, numa zona de muita circulação automóvel na capital algarvia.

O explosivo foi colocado num passeio, o que obrigou a PSP a isolar a área esta tarde.

A granada foi encontrada no passeio da Avenida da República, junto ao terminal rodoviário. A PSP foi chamada ao local e durante a tarde a zona foi isolada e o acesso vedado.

O alerta foi dado às 16h30 e as autoridades logo fizeram um perímetro de segurança. A equipa especializada em minas e armadilhas foi chamada para inativar o explosivo, mas logo se percebeu que se tratava de uma granada de instrução.

Este tipo de granada, segundo avançou fonte da PSP de Faro, é usada em exercícios das forças armadas e outras forças de segurança e não oferece grande perigo, "só faz barulho".

Segundo a mesma fonte, a granada estava sem a cavilha, o que indica que já havia sido utilizada.

As autoridades removeram o explosivo do local e às 19h00 a normalidade regressou à avenida. As forças policiais vão proceder à destruição do engenho em breve, tendo sido aberta uma investigação para apurar a sua proveniência.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

21/07/2016

Polícia Marítima de Tavira apreende 40Kg de pescado​​

O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira apreendeu durante a madrugada de dia 20 de julho, cerca de 40kg de pescado a ser transportado sem ter sido sujeito à venda em lota.


​O pescado por se encontrar dentro do tamanho legal de comercialização, foi entregue na lota de Tavira.

​Na operação estiveram envolvidos vários Agentes do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira.

http://www.amn.pt/

FIRESHELTER52

20/07/2016

BOMBEIROS DE PORTIMÃO COM PROJETO PILOTO - SIRESP GL


Está totalmente operacional o acesso à plataforma SIRESP GL em projeto-piloto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) através da Sala de Operações e Comunicações (SALOC) do Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro de Portimão (CMPCOS).


Com esta nova ferramenta é possível localizar em tempo real os meios e recursos operacionais, aumentando o nível de segurança nos teatros de operações de proteção e socorro.

A monitorização é assegurada, 24 horas por dia, pelos Operadores de Telecomunicações de Emergência, servindo ainda de instrumento de apoio à decisão ao Oficial de Permanência as Operações (OPO) e ao Comandante de Assistência (CAS) ao CMPCOS.




Visite a página dos
Bombeiros de Portimão

FIRESHELTER52

19/07/2016

Golfinho deu à costa na praia do Barril

Um golfinho adulto com aproximadamente dois metros e uma baleia-anã bebé deram hoje à costa nas praias do Barril, em Tavira, e da Manta Rota, em Vila Real de Santo António, disse à Lusa fonte da Autoridade Marítima.



Ambos os animais arrojaram nas praias já cadáveres e deverão ser retirados do areal ainda hoje, para que na manhã de quarta-feira os banhistas possam aceder normalmente àquelas zonas balneares, disse à Lusa o comandante dos portos de Tavira e Vila Real de Santo António, Pedro Palma.

O golfinho que deu à costa na praia do Barril estava já em elevado estado de decomposição, adiantou aquele responsável, observando que a forte ondulação e corrente marítima de sueste que se regista há vários dias na costa algarvia pode ter contribuído para arrastar os animais para terra.

Já a baleia-anã bebé que arrojou na praia da Manta Rota, com cerca de 1,5 metros, poder-se-á ter perdido dos progenitores e ter ficado desorientada, acabando por morrer, presumiu Pedro Palma.

A cria de baleia-anã vai ser retirada da praia com a ajuda da autarquia e encaminhada para um aterro sanitário.

A ondulação na costa algarvia atingiu hoje uma altura máxima de 1,7 metros e uma temperatura de 24,7 graus, de acordo com o Instituto Hidrográfico.

Por: Lusa (imagem ilustrativa)... 
http://www.avozdoalgarve.pt/detalhe.php?id=17810

FIRESHELTER52

Operação de socorro ao Veleiro “HOLY MACKEREL” em Faro

O piquete do Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Faro, recebeu, ontem, dia 18 de julho, pelas 19h10, informação da Proteção Civil de Faro, que uma embarcação à vela denominada "HOLY MACKEREL", se encontrava com avaria no motor e que, devido à falta de vento, não tinha meios de propulsão para poder navegar para porto seguro.


Devido à agitação marítima e à forte corrente de LEVANTE (SE) que se fazia sentir, a embarcação poderia ser arrastada para a zona de rebentação junto ao areal.

Face a esta situação foram enviadas para o local uma embarcação da Estação Salva-vidas de Santa Maria, que iniciou o reboque da embarcação para a Ria Formosa pela Barra Comum Faro/Olhão, e uma embarcação da Polícia Marítima de Faro, que acompanhou e garantiu a segurança durante a operação de reboque.

Cerca de 20 minutos após se ter iniciado o reboque, o comandante da embarcação "HOLY MACKEREL", conseguiu colocar o motor da embarcação a funcionar, que acompanhada pelas embarcações da PM e Salva-vidas entrou pelos próprios meios na Barra Comum Faro/Olhão.

A bordo da embarcação seguiam três tripulantes, sendo o comandante de nacionalidade Inglesa.

A Policia Marítima de Faro e o ISN de Olhão efetuaram todo o acompanhado ao longo da navegação até ao cais de acostagem, onde chegaram pelas 21h00.

​A embarcação ficará retida no porto onde será alvo de uma inspeção, a fim de se averiguar a proveniência da avaria.

http://www.amn.pt/

FIRESHELTER52

Carga explosiva no quartel da Guarda Civil Ayamonte

Colocaram uma carga explosiva numa das paredes do perímetro do quartel da Guarda Civil Ayamonte na última madrugada.


A explosão (carga baixa) ocorreu pouco antes 05:00 horas quando a carga colocada na parede ao lado da área de estacionamento, adjacente a um instituto,  o presumivel autor  fugiu do local. 

A explosão da carga partiu a parede, fazendo um buraco no meio, sem mais danos.

Os membros da equipe técnico de ordenança explosiva ( EOD ) deslocaram-se para Ayamonte para a segurança do local e a Polícia Judiciária assumiu seguiu a investigação. 

A Guarda Civil analisa a câmara para obter detalhes sobre a explosão, sendo que quem a colocou usava um lenço xadrez ao redor de seus ombros e pescoço.

No momento da explosão, estava no quartel um "Porta de Armas" da Guarda Civil de serviço responsável pela segurança e proteção do edifício.

Fonte e tradução no link em baixo indicado


FIRESHELTER52

Nova Viatura para a Cruz Vermelha de Tavira

A Fundação Montepio promoveu a 9ª edição do projeto “Frota Solidária” e garantiu a oferta de 18 viaturas adaptadas a igual número de Instituições Particulares de Solidariedade Social de todo o país.


FIRESHELTER52

18/07/2016

Bombeiros Respondem a Violento Acidente na EN125 - Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um violento acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona da Caiana Conceição de Tavira.



Uma colisão violenta envolveu três veículos ligeiros, dois de passageiros um de mercadorias ao final da tarde de hoje.

Do acidente resultaram 6 feridos sendo que dos quais, 5 foram transportados para o Hospital de Faro.

As equipas de emergência depararam-se com encarcerados num carro que foi projetado para dentro de uma propriedade de exploração agricola.

As operações de socorro e salvamento prolongaram-se por algum tempo tendo sido a Estrada Nacional cortada ao transito na sua totalidade por mais de uma hora.

A rápida e pronta mobilização de meios de socorro foi muito eficaz envolvendo Bombeiros Municipais de Tavira, Bombeiros de Vila Real de Santo António, Cruz Vermelha de Tavira e INEM.

4 Veículos da GNR, 5 Ambulâncias de Socorro, 1 Ambulância SIV, 1 VMER, 1 Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e um Veiculo de Comando com as respetivas equipas estiveram envolvidos nas operações de socorro.

Todo o cuidado é pouco na EN125, os acidentes são uma realidade diária, não arrisque...





FIRESHELTER52

Relembrar o Inferno de 2012






































4 anos depois do maior incêndio ocorrido em Portugal deixo aqui alguns vídeos em mapa da progressão estimada daquilo que foram os dias de terror, onde o fogo desceu pela serra algarvia.

Que seja motivo de muito estudo, aprendizagem para que no futuro não se volte a repetir...






FIRESHELTER52

16/07/2016

Algarve - Ambulâncias do INEM paradas

Com quase um milhão de turistas de férias na região e milhares de motards nas estradas devido à Concentração Internacional de Motos, o INEM tem várias ambulâncias paradas por falta de pessoal para as tripular. 


Ao que o CM apurou, os serviços de emergência médica estão a aumentar na região este ano, nomeadamente acidentes de viação e agressões, o que significa que o tempo de espera para prestação de socorro pode aumentar. 

Segundo o CM apurou, na última semana as ambulâncias do INEM estacionadas em Alcantarilha e Portimão estiveram inoperacionais, durante vários turnos, por falta de técnicos de emergência. 

A última falha aconteceu em Alcantarilha ontem, entre as 16h00 e as 24h00, numa altura em que a vila turística de Armação de Pera está lotada de turistas. 

Já a ambulância estacionada em Olhão estará parada hoje, entre as 8h00 e as 24h00, e amanhã, entre as 8h00 e as 16h00, no fim de semana em que há mais trânsito nas zonas de Faro e Olhão devido à concentração motard. 

Por outro lado, o CM sabe que a única ambulância que existe na região para transportar recém-nascidos vai estar também inoperacional este fim de semana. 

O CM questionou o INEM mas não obteve resposta até à hora de fecho desta edição. 

No entanto, o CM sabe que o problema estará relacionado com a existência de vários tripulantes de baixa médica e de férias, sem que o INEM tenha garantido o reforço de pessoal ou a realização de turnos suplementares.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/ambulancias_do_inem_paradas_sem_pessoal.html

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Reforçam Serra de Cachopo

Os Bombeiros Municipais reforçam a resposta a incêndio florestais  na serra de Tavira com o pré-posicionamento de um meio de combate a incêndios na freguesia de Cachopo.


Uma equipa de combate a incêndios apoiados por um Veiculo Florestal de Combate a incêndios dos Municipais de Tavira fazem agora parte da resposta musculada às intervenções do interior do concelho.

Esta nova equipa apoia a resposta de meios dos GIPS´s lá sediados e também de um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial sediado nos Centro de Meios Aéreos de Cachopo, dispõem ainda de mais um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios.

Este pré-posicionamento, permite uma resposta mais eficaz, rápida e célere em caso de combate a incêndios e socorro de proximidade.

FIRESHELTER52

Cordão Humano na Ilha de Tavira

SUNSET e Cordão Humano compõem um evento de contestação à exploração de gás natural e petróleo no Algarve que apelar à opção pelas energias verdes e vai acontecer nos dias 23 e 24 de julho na Ilha de Tavira.

Dois dias dedicados à importância de protegermos a nossa qualidade ambiental e de preservarmos a nossa qualidade de vida.

A organização é do Movimento Tavira em Transição que conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

Este evento oferece esclarecimentos sobre as implicações da exploração de gás natural e petróleo por parte de entendidos nesta área e também de figuras públicas que se dirigirão à população. Existirão bancas informativas com petições prontas a assinar.

No dia 23 de julho, pelas 10:30 horas, a abertura faz-se com esculturas na areia ao que se seguirão esclarecimentos públicos e música.

Um momento alto, no dia 24 de julho, palas 10:30 horas, será o Cordão Humano pelo fim dos contratos de exploração de gás e petróleo no Algarve e pela implementação de energias sustentáveis e renováveis.

Em simultâneo, decorrerá no Parque de Campismo da Ilha de Tavira, um workshop sobre a preservação do ambiente.

ao abrigo do acordo com o Núcleo de Jornalismo da Associação Min-Arifa

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=160942

FIRESHELTER52

15/07/2016

MERGULHOS PODEM CAUSAR DANOS IRREVERSÍVEIS NA COLUNA

Com o verão, chegam as idas frequentes à praia ou à piscina. 

Alerta-se para os perigos dos mergulhos, salientando que estes podem provocar lesões irreversíveis na coluna vertebral e ter um impacto significativo na qualidade de vida.

"É importante sensibilizar toda a população para os riscos associados aos mergulhos durante a época balnear, ainda que estas situações sejam mais frequentes na população mais jovem. 

Um mergulho mal executado ou em locais onde a profundidade da água não é suficiente pode significar uma lesão permanente na coluna com um grande impacto na qualidade de vida e é fundamental que as pessoas saibam quais as consequências potenciais destes erros",

Embora sejam muitas vezes desvalorizados, estes traumatismos da coluna cervical relacionados com mergulhos são a terceira causa de lesões na espinal medula, a seguir aos acidentes de viação e às quedas de grandes alturas, estas últimas mais associadas a acidentes de trabalho.

Em Tavira, as autoridades competentes patrulham de forma próxima caís e locais públicos onde se podem e costumam praticar este tipo de atividade de lazer.

Infelizmente em Tavira vários são aqueles que hoje estão paralisados para o resto da vida por histórias como as que acabamos de contar.

Porquê arriscar?

FIRESHELTER52

Abertura de Concurso para Comandante e Adjunto de Comando dos Sapadores de Faro

Encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis, a contar do dia seguinte ao da publicação do presente aviso no Diário da República, concurso interno geral para provimento dos seguintes cargos: 


Referência A — Comandante dos Bombeiros Municipais; 
Referência B — Adjunto Técnico do Comandante

Remuneração e Condições de Trabalho

Comandante Bombeiros Municipais:  fixada em 100 % da remuneração base do cargo de chefe de divisão municipal, a que corresponde o valor de 2613,84 €

Adjunto Técnico de Comando: fixada em 70 % da remuneração base do cargo de chefe de divisão municipal a que corresponde o valor de 1829,69 €

Nível Habilitacional: Licenciatura, sem possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.

Requisitos de Admissão a Concurso:

Requisitos gerais:
a) Nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, por convenção internacional ou por lei especial;
b) Ter 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

 Requisitos Especiais:

Para a Referência A — Comandante dos Bombeiros Municipais — O recrutamento para o cargo de comandante será feito de entre trabalhadores com vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, licenciados com experiência de, pelo menos, quatro anos na área da proteção e do socorro e no exercício de funções de comando ou de chefia, conforme previsto no n.º 2, do artigo 7.º, do Decreto -Lei n.º 106/2002, de 13 de abril.

 Referência B — Adjunto Técnico do Comandante — O recrutamento para o cargo de adjunto técnico de comandante será feito de entre trabalhadores com vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, da carreira técnica superior e com experiência de, pelo menos, quatro anos na mesma, conforme previsto no n.º 4, do artigo 7.º, do Decreto -Lei n.º 106/2002, de 13 de abril.

O restante aviso pode ser consultado no LINK em baixo fixado:

Diário Republica // concurso Bombeiros Sapadores Faro

FIRESHELTER52

14/07/2016

Bombeiros Municipais Tavira 44 Anos na Emergência Médica

Os Bombeiros Municipais de Tavira fazem neste dia 15 de Julho 44 anos ao serviço da Emergência Médica no serviço do socorro das populações na vertente da emergência médica pré-hospitalar.



O socorro às populações em caso de doença, acidentes e transporte em ambulância sempre foi uma valência operacional desta corporação mesmo antes da criação de um serviço de emergência organizado,sendo que assim que foi criado um serviço de emergência médica em Portugal, Tavira e os seus bombeiros dele fizeram inicialmente parte.

A 15 de Julho de 1972, Tavira foi contemplada com uma viatura ambulância especial para ocorrências graves do então Serviço Nacional de Ambulâncias SNA, ligada ao serviço local 115.

Uma ambulância Mercedes-Benz série 200, de cor vermelha e branca e com a iluminação de emergência amarela.

Com 2746cm3, duplo comando de válvulas 160cv às 5.500rpm, segundo a Mercedes, este modelo de 72 possuía o para brisas laminado.

A sua área de intervenção visto estar inserida num projecto de socorro a nível nacional não se limitava apenas ao Concelho de Tavira, na Estrada Nacional 125 servia desde Marim Olhão até ás Cevadeiras, (Altura).

O espírito emergêncista era idêntico ao de hoje em dia, mas com os critérios de actuação e protocolos adequados à época.

Em 1981, esta viatura foi substituída por outra já denominada INEM, mas continuou na Corporação dos Bombeiros de Tavira ao serviço até cerca de 1988 altura do Centenário, sendo nessa altura a única ambulância idêntica a nível nacional mantendo-se operacional.



Desde essa altura até então os Bombeiros Municipais de Tavira são parceiros do atual INEM na resposta ao socorro às populações.

Em Maio de 2005 os Bombeiros Municipais receberam a primeira ambulância do INEM de cor amarela ficando ao serviço por mais de 10 anos tendo sido abatida em 2016 com mais de 800.000km.

Em Novembro de 2008 os Bombeiros Municipais recebiam a 2ª Ambulância amarela que ainda hoje se encontra ao serviço.

Em Abril de 2016 os Bombeiros Municipais recebem a 3ª ambulância amarela.

Hoje a Cidade de Tavira além das duas ambulâncias INEM_SBV-DAE sediadas nos Bombeiros Municipais de Tavira, há ainda outra ambulância INEM SBV-DAE sediada na Cruz Vermelha Portuguesa em Tavira e uma outra ambulância INEM SIV sediada no Centro de Saúde de Tavira, para além de uma rede de ambulâncias dos Bombeiros Municipais preparadas para responder rapidamente a qualquer tipo de incidente.



Hoje esta primeira ambulância ainda se encontra guardada e na posse dos Bombeiros Municipais sendo uma inestimável relíquia para todos, mas em especial para aqueles bombeiros que nela transportaram milhares de pessoas para os diversos hospitais e também para algumas pessoas que nela se salvaram e nasceram.


FIRESHELTER52

Bombeiros de Vila Real Salvam Idosa que caiu a um Poço

Ontem, por volta das 21:00, os Bombeiros de Vila Real receberam um alerta para a queda de uma pessoa a um poço, na localidade de Monte Francisco, em Castro Marim.



Quando as equipas de socorro chegaram ao local, constataram a existência de uma senhora idosa viva e a boiar no interior da infraestrutura. 

Com ajuda da equipa de Salvamento em Grande Ângulo (ESGA) e da Unidade de Salvamento Subquático (UNISA), a vítima foi retirada do poço, possibilitando a estabilização por parte da equipa de emergência pré-hospitalar. 

A senhora foi transportada para o Hospital de Faro, afim de ser observada por uma equipa médica e realizar exames complementares.

No local, estiveram os Bombeiros de Vila Real de Santo António com uma ambulância, a ESGA e a UNISA, uma ambulância de Suporte Imediato de Vida, do INEM e a Guarda Nacional Republicana.

Fotografia: Bombeiro 3.ª, Gonçalo Mascarenhas // 
Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António

FIRESHELTER52

Calor e Perigo de Incêndio Florestal

A partir de hoje (14 JUL), o vento roda para o quadrante leste, soprando forte até 45km/h de Nordeste nas terras altas entre o final das tardes até ao meio das manhãs, a temperatura aumenta, com a máxima acima de 35 e 40ºC na região sul sendo a mínima acima de 20ºC, com a humidade relativa do ar próxima de 20% na generalidade do território.



– Índices de risco de incêndio em níveis muito elevado e extremo nas regiões do interior centro e Algarve, agravando a partir de amanhã em especial nas regiões do litoral norte e centro.


EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

– Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

 MEDIDAS PREVENTIVAS



A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido em

todos os espaços rurais:

– Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;

– Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;

– Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

– O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

– Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

– A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recorda, ainda alguns cuidados a ter, face às condições meteorológicas previstas, na realização de trabalhos agrícolas e florestais, nomeadamente:

– Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;

– Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;

– Ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto do sítio da internet do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Divisão de Comunicação e Sensibilização da ANPC

FIRESHELTER52