29/09/2010

Acidente com criança em Cabanas de Tavira

Ao que tudo indica uma criança caiu de uma varanda de uma vivenda na Freguesia das Cabanas de Tavira, ficando gravemente ferida.

No local esteve uma ambulância SIV-INEM sediada em Tavira e o helicóptero do INEM.

A criança foi evacuada na ambulância para o Hospital de Faro.

Ontem um acidente mortal envolveu também uma criança com idade de dois anos na Freguesia de Santo Estêvão em Tavira.

Mais informações oportunamente.

Fica o registo fotográfico do local de trabalho do meio aéreo.

Clica sobre as imagens para aumentar:











Clica sobre as imagens para aumentar:

FIRESHELTER52

Atenção-CAP DE FORMADOR

FIRESHELTER52 informa:

MINISTÉRIO DO TRABALHO
E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL

Portaria n.º 994/2010 de 29 de Setembro

Nos termos do artigo 1.º do Decreto -Lei n.º 211/2006,de 27 de Outubro, e do n.º 6 do artigo 7.º e do n.º 1 do artigo 20.º do Decreto -Lei n.º 396/2007, de 31 de Dezembro,manda o Governo, pelo Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, o seguinte:

Artigo 1.º

Validade dos certificados de aptidão pedagógica de formador

1 — Os certificados de aptidão pedagógica de formador,emitidos ao abrigo do Decreto Regulamentar n.º 66/94, de 18 de Novembro, com as alterações introduzidaspelo Decreto Regulamentar n.º 26/97, de 18 de Junho, incluindo aqueles que tenham sido renovados nos termos do disposto na Portaria n.º 1119/97, de 5 de Novembro, consideram -se emitidos sem dependência de qualquer período de validade, não carecendo de ser objecto de renovação.

2 — O disposto no número anterior aplica -se igualmente aos certificados de aptidão pedagógica de formador que se encontrem caducados à data da entrada em vigor da
presente portaria.

Artigo 2.º

Vigência

O presente diploma entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.
O Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Valter Victorino Lemos, em 21 de Setembro
de 2010

FIRESHELTER52

Será que vi bem?...

Um jornalista que reportava para a TVI no jornal da Tarde de hoje, em directo de uma escola mostrava no seu discurso uma certa forma de indignação, admiração, por o governo ter proposto aos desempregados que compareciam no IEFP a possibilidade de fazerem serviços nas escolas nacionais desempenhando serviço como vigilância e protecção, tal como também higienização dos espaços escolares por 3 euros à hora...

3 euros hora, para cuidar e vigiar crianças em espaço escolar e limpar o estabelecimento...

O mesmo governo que paga aos bombeiros 1,70 euros á hora, mas desta feita para porem a vida em risco em prol dos bens e das vidas das populações!

Concordo! È justo...

FIRESHELTE52

28/09/2010

Acidente Mortal com Criança de dois anos em Tavira


O som da carrinha do tio atraiu Afonso para a morte.

Ontem, o menino de apenas dois anos e meio correu para junto do familiar com quem todos os dias brincava, mas acabou por ser atropelado. Santo Estevão, em Tavira, ficou em estado de choque.

A criança foi esmagada pela roda traseira da carrinha.

Na altura do acidente a mãe da criança estava a trabalhar e foi avisada da tragédia pelo telefone. Já no local, teve de ser amparada por vizinhos e amigos. Ao mesmo tempo, o tio, um rapaz de 26 anos, visivelmente abalado pela tragédia, era levado pela GNR.

Afonso costumava ficar em casa dos avós paternos todos os dias para que os pais pudessem trabalhar. Por volta das 13.30 horas de ontem, o tio – que também ali vivia – deixou a moradia, entrou na carrinha que estava estacionada no quintal e iniciou a manobra de marcha atrás. Segundo testemunhas, o menino fugiu da avó e correu na direcção do tio.

“A avó correu para tentar apanhá-lo e ainda gritou, mas o rapaz não se apercebeu do que se estava a passar e passou-lhe com a roda por cima da cabeça”, contou Paula Costa, moradora da aldeia e vizinha da família enlutada. Tio e sobrinho “tinham uma relação muito boa e costumavam brincar juntos”, acrescenta a testemunha. Motivo que terá levado o menino a procurar o jovem quando este deixava a habitação.

A tragédia chocou a aldeia de Santo Estevão. De acordo com Nelsa Martins, a família “é conhecida e estimada por todos”. Afonso tinha um irmão mais novo com menos de um ano de idade.

Ao que o JN apurou, psicólogas da Câmara Municipal de Tavira estiveram em casa dos avós do menino.

O INEM enviou para o local uma ambulância, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e ainda um helicóptero, que aterrou no campo de futebol da localidade, devido à hipótese de evacuar a vítima para o Hospital Central de Faro. Situação que não se verificou.

Afonso não resistiu aos ferimentos graves que sofreu e o óbito foi confirmado ali mesmo perante o olhar de impotência de médicos e enfermeiros, que tentaram várias manobras de reanimação.

Militares do Núcleo de Investigação de Crimes de Acidentes do Destacamento de Trânsito de Faro da GNR recolheram vestígios do atropelamento e investigam as circunstâncias em que ocorreu.

JNonline

FIRESHELTER52

27/09/2010

Novo curso de formação de bombeiros no Cartaxo

Até 15 de Outubro estão abertas as inscrições para um curso de formação de bombeiros voluntários a realizar no quartel dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.

O curso destina-se a homens e mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos e realiza-se em horário pós-laboral.

Entre as vantagens de pertencer aos de BMC, destaca-se o facto dos seus profissionais serem funcionários públicos dos quadros da câmara municipal e de os bombeiros voluntários terem preferência nos concursos para bombeiros profissionais.

A legislação em vigor isenta os bombeiros do pagamento das propinas do ensino superior público, das taxas moderadoras, entre outros benefícios.

A corporação dos BMC assume um papel fundamental junto da comunidade, actuando em diversos áreas de intervenção.

Além do combate a incêndios, são também missões dos bombeiros o resgate aquático, através de mergulhadores, condutores de embarcações de socorro ou nadadores salvadores; resgate em grande ângulo, recorrendo a técnicas similares à da escalada; e emergência pré-hospitalar, através de bombeiros habilitados com curso próprio.

FIRESHELTER52

Momentos emergêncistas...

Por motivos de ordem técnica, tendo supostamente o cenário do incidente sido palco de explosões proveniente de pólvora utilizada no fabrico de peças de artilharia usadas em desportos como a caça, sendo ainda que o local se encontrava em vistoria por parte da autoridade policial e criminal, não irei apresentar qualquer tipo de fotografia revelando as operações de combate ao incêndio que se desenvolveu, nem do local de onde decorreu as operações primárias de socorro, também pelo respeito e decoro da vitima e do seu espaço comercial.

Ficam aqui as fotografias do momento da evacuação aérea que ocorreu na Pista do Ginásio de Tavira sob o olhar de centenas de pessoas em toda a cidade.















FIRESHELTER52

Regimento de Infantaria Nº1 Tavira


Comemorou-se hoje dia 27 de Setembro o dia da Unidade do RI1 de Tavira.

Recentemente e baseado Pela Directiva n.º 12/2008 do Chefe de Estado Maior do Exército, o Regimento de Infantaria n.º 1 (RI 1) foi transferido da Serra da Carregueira (na região de Lisboa) para Tavira, ocupando o Quartel da Atalaia a partir de 1 de Abril de 2008!

A cerimónia protocolar apresentada hoje em frente á Câmara Municipal fez avivar na memória dos Tavirenses, o passado, sendo que á mais de duas décadas que não se registava nada de igual na Cidade de Tavira.

O quartel da Atalaia em Tavira dava dinamismo á cidade, o movimento de militares e seus acompanhantes nas décadas de 60 a 80 era importante para a economia e comercio da Cidade.

Com a extinção da força Militar em Tavira, foi sendo visto o degradar avançado do imponente quartel, agora em restauro consecutivo.

Uma parte importante anexada ao quartel serve agora de hotel de 5 estrelas, toda transformada e aperaltada no turismo Municipal.

O antigo executivo tentou, e fez de tudo para poder jogar a mão á casa mãe militar de Tavira.

Especulou-se universidades, escolas, entre outras dezenas de projectos.

Mas resistindo a tudo e todos alberga agora o Regimento de Infantaria Nº1, que fez lembrar a Tavira que está na cidade como tempos de outrora.









Apontamentos coligidos do Blog: http://Terradosolblogspot.com
FIRESHELTER52

Tarde Explosiva em Tavira

Uma explosão seguida de incêndio vitimou gravemente o funcionário de uma espingardaria ás portas da Cidade de Tavira.

Localizada no antigo acesso á Via do Infante A22 na Estrada de Santa Margarida, perto do novo quartel da GNR de Tavira, uma explosão assolou o local seguindo um incêndio estrutural.

A vitima foi socorrida no local pelas equipas da ambulância SIV-INEM sediada em Tavira e de uma ambulância SBV INEM sediada no CBM Tavira.

Foi posteriormente conduzida no helicóptero do INEM para o hospital.

Um veiculo Urbano de combate a incêndios e dois auto-tanques também estiveram no local, tal como Comandante Operacional Municipal.

Mais dados referentes ao incidente serão actualizados assim que as equipas especializadas em explosivos da GNR acabem a verificação do espaço.

Será atempadamente disponibilizado no Blog fotografias referentes ao incidente

FIRESHELTER52

Exercício internacional de mergulho profundo Deep Divex decorre em Portimão


O exercício internacional de mergulho profundo Deep Divex 2010, decorre até 8 de Outubro, conduzido pela Marinha Portuguesa, na área a sul de Portimão.

O Deep Divex é um exercício anual organizado de forma rotativa pelos países participantes, que tem como principais objetivos o treino das equipas de mergulho profundo na área militar da guerra de minas, inativação de engenhos explosivos, salvamento submarino e missões de serviço público, nomeadamente no combate ao narcotráfico, operações de busca e salvamento e colaboração com outras entidades na resolução de acidentes subaquáticos.

A participação no exercício, que começou no dia 27 de Setembro, constitui uma excelente oportunidade de treino em cenários diversificados, permitindo consolidar e validar a capacidade de mergulho profundo da Marinha Portuguesa, assim como fomentar o intercâmbio de conhecimentos, experiências, procedimentos, cooperação e interoperabilidade entre as várias Marinhas das nações aliadas participantes.

Para este exercício, foram designadas duas áreas, a 5 e a 10 milhas a Sudoeste de Portimão.

O exercício contará com a presença de cerca de oito dezenas de representantes de Portugal (pais anfitrião), Bélgica, Canadá, Estónia, Noruega, Itália, Holanda, Suécia e Estados Unidos da América, os quatro últimos como observadores.

Para além das nações indicadas, participam ainda no exercício uma equipa da Unidade de Mergulho Experimental da Defesa do Canadá (DRDC – EDU) e uma equipa da Carlton Technologies Inc., entidade que desenvolve o equipamento de mergulho profundo utilizado por todas as nações participantes no exercício.

FIRESHELTER52

Oficiais Bombeiro... Estão ai as provas de reclassificação!


O FIRESHELTER52 informa os interessados:

Estão abertas as inscrições para provas de reclassificação para Oficiais Bombeiro, que irão decorrer no próximo dia 23 de Outubro.

Os interessados deverão canalizar as respectivas inscrições para a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Não pode inscrever-se quem não obteve aproveitamento nas últimas provas de reclassificação.


O prazo de inscrição termina a 30 de Setembro.

FIRESHELTER52

Novas regras para os Tripulantes de Ambulância de Transporte TAT

A partir do dia um de Outubro de 2010, o curso de Tripulante de Ambulância de Transporte tem novas regras imposta pelo INEM.

Para ser TAT passa a ser obrigatório o 9 ano, o que antevê um problema grave para muitos bombeiros profissionais, sem 9º ano não podem ser TAT, nem fazer a reciclagens, o que originara muitos despedimentos por justa causa por perda de competências nos bombeiros.

O curso de Técnicas de Socorrismo com 50 horas de formação, dado aos estagiários, quem tiver 50% na nota final, passa no curso TS, mas para que esse curso seja reconhecido como TAT pelo INEM, os estagiários tem que ter mais de 75% na nota final.

Isso quer dizer que o TAT deixou de ser obrigatório para quem quer ser bombeiro, mas esses elemento não podem fazer serviço pré-hospitalar nem um simples serviço de consulta, e para ir a SD, basta ter uma nota final de 50% no TS.

Os TAT para poderem fazer a reciclagem de TAT de 14 horas, tem que fazer a reciclagem no primeiros seis meses depois de o curso ter caducado, acima dos seis meses o bombeiro têm que fazer o curso de TAT de 35 horas.

Também passou a fazer parte do conteúdo programático do curso de TAT o RCP pediátrico, extracção imediata e imobilização em plano com a vítima na vertical.

Os corpos de bombeiros serão informados atempadamente dessas alterações pela ENB.

FIRESHELTER52

ULF ENB em crescimento!


Reforçando a tese do artigo anteriormente postado sobre a temática das Unidades Locais de Formação, aqui fica mais uma noticia interessante...

Izeda tem, desde ontem, a primeira Unidade Local de Formação para Bombeiros.

Joaquim Marinho, da Escola Nacional de Bombeiros, explica que esta unidade é única no país e vai permitir dar formação a Voluntários de todo o distrito e até de Vila Real, evitando grandes deslocações.

“Há formação que só podia ser feita na Lousã, em S. João da Madeira ou em Sintra. Agora pode ser feita aqui, em Izeda. Esta é uma formação essencial para o bombeiro progredir na carreira.”

A formação começa já no próximo sábado, em horário pós-laboral.

Segundo João Lima, comandante dos Bombeiros de Izeda, há já 212 inscritos de todo o distrito.

Esta Unidade vai permitir formação em combate a incêndios florestais, urbanos e em matérias perigosas, algo que nunca tinha sido feito no distrito de Bragança.

“A unidade tem uns contentores armadilhados, o fogo deflagra lá dentro e os bombeiros têm de entrar com fatos especiais para resgatar as vítimas.

Quanto aos incêndios florestais, já temos toda a ferramenta necessária.

O campo de treino é três quilómetros a norte de Izeda.”

Mas João Lime confessa que gostava de alargar ainda mais o âmbito desta unidade.

“O nosso objectivo era criar uma piscina e ministrar o curso de mergulhador. Não temos absolutamente nada ainda. Faltam as finanças.”

Mais concretamente, 30 mil euros, que se somam aos 50 mil já gastos na construção das instalações da unidade local de formação, ontem inaugurada em Izeda.

FIRESHELTER52

Promessas...


Bombeiros de Milfontes criticam Autoridade Nacional de Protecção Civil

Os bombeiros de Vila Nova de Milfontes queixam-se de estar à espera há três anos de um veículo de combate a incêndios florestais, "prometido" pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) aquando da homologação da corporação, em Fevereiro de 2007revelou o segundo comandante da corporação, Francisco Santos.

Até hoje, o veículo de combate a incêndios florestais, orçado em cerca de "125 mil euros", ainda não chegou às mãos dos bombeiros de Vila Nova de Milfontes, que contam com quatro veículos ligeiros de combate a incêndios, algo que Francisco Santos considera "insuficiente". Três desses veículos foram adquiridos pela própria associação e um, que "estava já obsoleto e foi reparado por meios próprios", foi oferta dos bombeiros de Almodôvar.

A principal preocupação do responsável do corpo de bombeiros de Vila Nova de Milfontes reside na possibilidade de "algum foco de incêndio" deflagrar na região, onde existem "seis parques de campismo, dois deles no perímetro habitacional e onde há uma extensa área florestal".

"Já não basta o atraso nos pagamentos dos serviços de saúde, dos hospitais, do INEM, senão o pouco que nos prometem não chegar", queixou-se Francisco Santos.

Face a esta posição, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou que o veículo para os bombeiros de Milfontes é uma das 95 viaturas para operações de protecção civil e socorro cuja aquisição foi candidatada a financiamento através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

"Estima-se que a assinatura do contrato de aquisição desta viatura seja ainda no decorrer do presente mês", explicou a ANPC numa nota enviada à Agência Lusa, onde assegura que a "entrega da viatura será efectuada após verificação do cumprimento, por parte do fabricante, de todos os requisitos técnicos.

FIRESHELTER52

26/09/2010

Reestruturação de VSAT

Já chegou vindo de uma reestruturação o VSAT de Tavira.

Após aquisição de material novo e de um profundo reequipamento e reestruturação, o veiculo já se encontra operacional.







FIRESHELTER52

25/09/2010

Um reforço para aqueles que desvalorizam o futuro da formação profissional nos bombeiros


Hoje, dia 25 de Setembro será inaugurada a Unidade Local de Formação (ULF) de Viana do Alentejo, no distrito de Évora.

As ULF resultam de protocolos de cooperação entre a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) e as entidades detentoras de Corpos de Bombeiros e têm como principal objectivo a descentralização da formação dos Bombeiros Portugueses.

A ULF de Viana do Alentejo dispõe de:

-Campo de Treinos para Incêndios Urbanos e Industriais

-Campo de Treinos para Incêndios Florestais

O Campo de Treinos para Incêndios Urbanos e Industriais está localizado junto ao Quartel do CB de Viana do Alentejo e ocupa uma área aproximada de 1000 m2.

O Campo de Treinos para Incêndios Florestais ocupa uma parcela na Serra de Viana com uma área de 65 hectares.



Para ver complexidade dos exercícios clique sobre a imagem, a mesma será aumentada.

Fonte:BPS

FIRESHELTER52

Reunião para revisão do Diploma das Carreiras Especiais de Bombeiros Profissionais


Realizou-se ontem á noite com o dirigente da ANBP/SNBP a reunião prevista por esta entidade conjuntamente com os associados dos Bombeiros de Tavira a fim de procurar soluções para contrapor o diploma apresentado pelo governo.

Na presença de 12 bombeiros Municipais debateram-se todos os pontos e alíneas do respectivo projecto de diploma enviado pelo governo, dando os bombeiros o parecer de grupo sobre qual as alterações que se pretendem aplicar e revisar no projecto.

De forma ambiciosa e expectante, os bombeiros esperam que as alterações sejam atendidas pelo governo e devidamente aplicadas de forma a dignificar a profissão.

FIREHELTER52

24/09/2010

Morre ao cair de falésia de Sagres


Turista espanhol morre ao cair de falésia de Sagres quando namorada o fotografava

Um turista espanhol, de 26 anos, morreu ontem ao desequilibrar-se e cair de costas de uma falésia com cerca de 70 metros de altura, no Sítio das Poças, junto à Fortaleza de Sagres, quando a namorada o fotografava.

A namorada terá pedido ao jovem para “recuar um pouco, de forma a obter uma imagem artística com o mar como fundo”.

Só que mais um passo atrás, voltado para a zona da Praia da Mareta e sem olhar, acabou por ser fatal para o jovem, que caiu acidentalmente e acabou por morrer.

Na altura, não chovia, nem se registavam condições adversas ao nível de vento.

O alerta foi dado à Autoridade Marítima do Sul pelas 12h45, tendo o corpo, que apresentava múltiplas fraturas e ferimentos na cara, sido retirado da base da arriba numa maca por uma equipa de resgate dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo, com dez elementos.

A operação contou com o apoio da embarcação salva-vidas da Estação de Sagres do Instituto de Socorros a Náufragos, que transportou o cadáver, cerca das 14 horas, para o porto de pesca da Baleeira.

Daí, após a confirmação do óbito pelo Delegado de Saúde, foi levado para a morgue no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, em Portimão.

A vítima residia em Sevilha e estava em passeio por Sagres, com a companheira, que foi ouvida pela Guarda Nacional Republicana de Vila do Bispo.

É, pelo menos, o “quinto resgate de pessoas já sem vida efetuado até agora em 2010” pelos Bombeiros Voluntários daquele concelho, na sequência de quedas em falésias, revelou o segundo comandante José Pedro. As restantes vítimas foram um turista holandês e pescadores lúdicos.

Mesmo assim, tem-se notado “menos quedas com pescadores e mais ao nível de turistas”, acrescentou aquele responsável dos bombeiros de Vila do Bispo.

FIRESHELTER52

Concerto de Rão Kyao no Quartel da Atalaia


Regimento de Infantaria comemora defesa de Sula na Batalha do Buçaco

Um concerto de Rão Kyao no Quartel da Atalaia, em Tavira, será um dos principais momentos das comemorações da defesa de Sula, na Batalha do Buçaco, em 1810, pelo Regimento de Infantaria 1, este ano a realizar naquela cidade algarvia.

A efeméride – sob o comando do Coronel Hill, o regimento bateu-se contra o exército napoleónico – será comemorada na próxima segunda-feira, 27, arrancando com uma parada militar, na Praça da República, às 11:00 horas.

A iniciativa será presidida pelo major general Martins Ribeiro e contará com a presença de diversas entidades civis e militares de Tavira e do Algarve.

A cerimónia contará com um momento para lembrar os militares falecidos e também um desfile das tropas em parada.

De forma a reflectir “a relação de abertura e proximidade com a população de Tavira”, o Regimento de Infantaria 1 vai oferecer nas suas instalações do Quartel da Atalaia um momento cultural com sons dos anos 80.

O DJ João Paulo animará o espaço a partir das 20:00 horas e também o fará após o concerto de Rão Kyao, que está agendado para as 21:30.

A entrada é livre.

FIRESHELTER52

23/09/2010

Tripulação e uma das embarcações de salvamento do posto ISN de Tavira

Programa Mundial de Investigação em Clima quer melhorar avaliação de riscos de eventos extremos


As projeções climáticas apontam para mais frequentes e intensas ondas de calor, de frio, secas, inundações e outros eventos, num Planeta cada vez mais quente, salientou o Instituto de Meteorologia (IM).

Estas projeções, conjuntamente com a recente sequência de eventos extremos, destaca a necessidade de melhorar a avaliação dos riscos para a tomada de decisão e para o público.

O Programa Mundial de Investigação em Clima (WCRP), co-patrocinado pela OMM em parceria com a UNESCO, irá realizar, em Paris de 27 a 29 de Setembro, um Workshop para discutir as metodologias de avaliação de riscos de eventos extremos, reunindo especialistas de investigação em clima e especialistas de seguros.

FIRESHELTER52

22/09/2010

Reunião CBMTavira ANBP/SNBP


A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o respectivo Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais ANBP/SNBP, marcaram uma reunião com os sócios adidos da Corporação de Bombeiros Municipais de Tavira para a próxima Sexta-Feira.

Tem como ordem de trabalho o debate e esclarecimento do projecto de Diploma de Criação das Carreiras Especiais de Bombeiros Profissionais.

A entidade irá ser representada pelos seus dirigentes regionais.

Aos bombeiros profissionais pede-se a comparência na reunião a fim de serem esclarecidas as respectivas questões inerentes a tão esperado Diploma, que por sua vez ainda em fase de projecto já demonstra aptidão para deitar por terra o trabalho de todos aqueles que querem fazer da vida de bombeiro a sua profissão.

A falta, o absentismo, o deixar andar por parte dos profissionais bombeiros, irá traduzir-se no futuro como votos favoráveis ao governo na aplicação de tal diploma.

FIRESHELTER52

Universitários de Faro querem dois dias de luto académico contra Macário Correia

O presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve convocou uma Assembleia Magna para votar dois dias de luto académico como protesto contra a decisão da Câmara de Faro de reduzir os horários da Festa do Caloiro.

Cerca de dois mil estudantes da Universidade do Algarve concentraram-se hoje à frente da Câmara de Faro para pedir ao presidente autarquia, Macário Correia, que reavaliasse a decisão de reduzir os horários de abertura do recinto em que decorrerá a festa de receção aos novos alunos.

O presidente da Associação Académica, Guilherme Portada, solicitou a Macário Correia, durante a sessão pública de hoje da reunião do executivo camarário, que reconsiderasse a decisão de obrigar que o recinto feche até às 02h00 (de domingo a segunda) e até às 03h00 (na sexta e no sábado).

Macário Correia recusou reconsiderar, invocando a lei do ruído, e comunicou que apenas autorizaria outros horários se os estudantes entregassem assinaturas dos moradores próximos do recinto.

"Se me trouxerem assinaturas dos moradores próximos do Largo de S. Francisco, a subscrever os horários que propõem, ficam livres e eu dou autorização. Mas têm de compreender que a população não pode ficar sem dormir durante 10 dias úteis", declarou Macário Correia.

À saída da reunião do executivo camarário, Guilherme Portada disse aos jornalistas que a proposta de Macário Correia era "inaceitável", "fundamentalista" e "vergonhosa" e que ia convocar uma Assembleia Magna para decidir dois dias de luto académico.

Segundo Guilherme Portada, o luto académico significa, por exemplo, encerrar serviços da academia ou os estudantes andarem trajados e tapados, contudo, garantiu que a Associação Académica vai "cumprir os horários" determinados pela Câmara, porque os estudantes são "civilizados".

Guilherme Portada afirmou ainda que todos os prejuízos fruto da redução dos horários, nomeadamente os que estão relacionados com os contratos com os artistas, segurança, electricidade, água ou som passarão a ser da responsabilidade da Câmara de Faro.

A Associação Académica do Algarve já tinha acusado hoje de manhã a Câmara de Faro de tratar os estudantes como "bandidos" e de "esmagar" a receção aos novos alunos.

Em comunicado, a associação informava de que foi notificada pela fiscalização da Câmara de Faro com uma "segunda limitação aos horários da receção ao caloiro".

O estabelecido inicialmente com o vereador da Juventude, Paulo Santos, previa que, durante a semana, o recinto fechasse às 03h00, que na sexta feira encerrasse às 04h00 e que no último dia do evento, no sábado, pudesse permanecer aberto até às 06h00, segundo a associação académica. Mas quando foram buscar a licença de funcionamento, o horário já era "menor", acrescentava a mesma nota.

Mais tarde, na noite de terça para quarta feira, cerca da meia noite, elementos da Câmara de Faro, acompanhados por agentes da PSP, notificaram a Associação Académica sobre um novo limite de horários que os obriga a encerrar o recinto todos os dias até às 02h00 e às 03h00 na sexta e no sábado

Porque não quer o INEM entregar o relatório de contas de 2009 ao Parlamento?


João Semedo requer Relatório de Contas de 2009 do INEM
Em 25 de Junho de 2010, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda solicitou ao Governo, através do Ministério da Saúde, cópia do Relatório de Contas de 2009 do INEM.

Em resposta ao requerimento deste Grupo Parlamentar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Ministério da Saúde recusaram dar ao Parlamento o Relatório de Contas de 2009 do INEM, apesar de terem informado que o mesmo já foi entregue ao Tribunal de Contas, conjuntamente com a Conta de Gerência.

O Bloco de Esquerda considera que esta recusa constitui um inaceitável entrave ao exercício, pelo Parlamento, das suas funções de fiscalização da administração pública.

O facto de o Relatório de Contas ter sido entregue ao Tribunal de Contas não pode servir de pretexto para ele não ser divulgado à Assembleia da República.

FIRESHELTER52

LBP: Confederação dá parecer a Carreiras Especiais de Bombeiros Profissionais


Na síntese informativa da actividade semanal do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, destaque para o parecer solicitado à Confederação no âmbito das Carreiras Especiais de Bombeiros Profissionais.

Carreiras Especiais de Bombeiros Profissionais: O gabinete do Secretário de Estado da Administração Local remeteu à LBP cópia do projecto de diploma que cria as carreiras especiais de bombeiros profissionais e estabelece o respectivo regime, aplicável aos bombeiros profissionais dos corpos de bombeiros profissionais ou mistos detidos e mantidos na dependência de municípios.

A LBP foi solicitada a emitir parecer sobre o mencionado projecto até ao próximo dia 2 de Outubro.

FIRESHELTER52

21/09/2010

Brazucas assaltam Gran Plaza Tavira e fazem um refém


Assalto em centro comercial de Tavira causa tiroteio com a polícia.

Três encapuzados queriam roubar cofre com 700 mil euros. PSP e GNR cercaram edifício e só detiveram homens após disparos.

Eram três homens e estavam encapuzados quando, na madrugada de ontem, encostaram uma arma de fogo à cabeça de um segurança do maior centro comercial de Tavira, o Gran Plaza.

Tinham como objectivo alcançar um cofre que se encontrava no interior com, cerca de 700 mil euros. Acabaram por ser detidos, após troca de tiros, sem feridos graves.

Faltava pouco para as quatro horas da madrugada, quando os três suspeitos, de nacionalidade brasileira e idades entre os 30 e os 35 anos, entraram no Gran Plaza e ameaçaram de morte o segurança de serviço.

O alarme terá sido accionado por outro elemento da segurança que se encontrava na central onde estão instalados os monitores que recebem as imagens de videoviligância do centro.

A PSP foi a primeira força policial a chegar à zona, seguida, em poucos minutos, pelos militares da GNR que cercaram o edifício.

Mais tarde, mas ainda no decorrer do assalto e por se tratar de um crime com arma de fogo, também a Polícia Judiciária se deslocou ao local do incidente.

Nenhuma das autoridades presentes entrou de imediato no edifício porque os assaltantes mantinham como refém o segurança.

Apenas era mantido um contacto permanente, via telemóvel, com o funcionário do centro que assistia, através de uma câmara de videovigilância, ao que estava a acontecer. "Foi mais prudente esperar que os suspeitos abandonassem o espaço para actuarmos.

Só assim foi garantida a segurança do indivíduo sequestrado" revelou fonte policial.

Por não terem conseguido concretizar o assalto, os três suspeitos acabaram por abandonar o centro comercial.

Interpelados pelas autoridades, não respeitaram as ordens de paragem e puseram-se em fuga disparando.

A polícia ripostou atirando também sobre os fugitivos que foram detidos.

Um ainda ficou ferido.

FIRESHELTER52

20/09/2010

Médicos andaluzes podem começar a fugir do Algarve


Há dezenas de médicos espanhóis que viajam todas as semanas da Andaluzia, Espanha, para o Algarve para trabalhar, mas alguns admitem abandonar a região por causa da introdução das portagens na Via Infante anunciadas recentemente pelo Governo.

Alguns dos médicos andaluzes que se deslocam diariamente de Huelva, Sevilha ou outras localidades fronteiriças espanholas para o Algarve admitem deixar de dar consultas na região por causa do pagamento de portagens.

Em declarações à Lusa, Pinto Gomez, especialista em Medicina Familiar e a exercer funções de médico no Hospital do Barlavento Algarvio, em Portimão e Lagos, ainda não está convencido de que as portagens no Algarve vão mesmo ser uma realidade até 15 de abril de 2011 mas, caso se concretize, admite “repensar” a vinda para o Algarve.

“Se a situação económica vai mudar, nomeadamente com a introdução de portagens na Via Infante vamos ter de repensar a nossa situação em Portugal, como é óbvio. Eu falo por mim, se o Governo português colocar as portagens vou repensar a situação de ter que continuar a trabalhar no Algarve”, declarou o médico andaluz.

A morar em Huelva, Espanha, e a vir trabalhar alguns dias por semana para Portimão e Lagos, Pinto Gomez admite ter de redefinir a "situação laboral" com a introdução de portagens, tal como outros 15 médicos espanhóis que conhece em situação idêntica à dele, ou seja que viajam de Espanha até Lagos, Portimão ou Albufeira para dar consultas.

Já o especialista em Medicina Geral de Familiar Fernando Tejada diz que as portagens são “mais um gasto” e caso tivesse de se deslocar ao Algarve diariamente teria de deixar de exercer.

No Hospital Central de Faro há 34 médicos espanhóis a fazerem semanalmente horários parciais e percorrem a Via Infante para trabalhar no Algarve, disse à Lusa fonte das Relações Públicas daquela unidade hospitalar.

As principais especialidades dos médicos espanhóis que vêm trabalhar para o Algarve são Medicina Interna e Familiar, mas há também muitos a fazer o Serviço de Urgência.

O Algarve é considerado uma das regiões do país com mais carências de profissionais de saúde. Segundo o presidente do Conselho Distrital de Faro da Ordem dos Médicos, Martins dos Santos, numa recente entrevista ao jornal “O Algarve”, “não há nenhuma região do país onde os cuidados de saúde que estão disponíveis à população sejam tão míseros em determinadas alturas do ano, como acontece no Algarve no verão”.

FIRESHELTER52

Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses


O Grupo Credito Agrícola, representado pela sua Federação Nacional ( FENACAM) foi agraciado com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, por ocasião das comemorações do seu 80º aniversário daquela Instituição.

Foi assim reconhecido a nível Nacional pelo Conselho Executivo da Liga de Bombeiros Portugueses o contributo que o Grupo Credito Agrícola tem dado às diversas Associações de Bombeiros Portugueses que nos últimos 5 anos um universo de 65 Caixas de Credito Agrícola, contribuíram com os mais diversos donativos no valor de 2.150.000,00 euros. Nesta lista está incluída a Caixa do Vale do Dão e Alto Vouga com 38.870,00 euros.

FIRESHELTER52

Comissão de Utentes da Via do Infante (A22) em formação


Assembleia em Loulé dia 20 de Setembro às 18:00 horas

De acordo com uma informação chegada ao nosso jornal, um grupo de cidadãos de várias localidades do Algarve, auto denominado "Grupo Promotor – Pró-Comissão de Utentes da Via do Infante (A22)", vai realizar uma assembleia com o objectivo de constituir a Comissão de Utentes da Via do Infante (A22), que por sua vez terá como missão "lutar contra a injustas e inaceitáveis portagens que o governo quer introduzir nesta via".

Desta assembleia, que irá ter lugar na próxima segunda-feira, dia 20 de Setembro, pelas 18:00 horas, no edifício-sede da Assembleia Municipal de Loulé (situado em frente à Câmara Municipal, no edifício Eng. Duarte Pacheco), irão sair propostas para a luta imediata contra a introdução das portagens.

Quem desejar estabelecer contacto com o Gruipo Promotor, pode fazê-lo areavés dos telefones 91 817 83 29 e 96 516 22 23.

FIRESHELTER52

19/09/2010

Parapentista cai em Portimão


Jovem parapentista cai em cima de navio de cruzeiros em Portimão

Um homem sofreu este domingo, um traumatismo numa perna, após ter perdido o controlo do parapente motorizado no qual sobrevoava a cidade de Portimão, e aterrado contra um navio cruzeiro, no cais comercial.

O parapentista, de 25 anos e nacionalidade brasileira, foi logo auxiliado pelo pessoal do setor de manutenção daquele navio, tendo sido levado, em seguida, numa ambulância para o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, em Portimão, a fim de receber assistência médica.

O acidente deu-se cerca das 11h00 deste domingo.

A Polícia Marítima tomou conta da ocorrência e está a investigar o sucedido.

Fonte:Barlavento.pt

18/09/2010

Portugal candidato a acolher centro de alerta de tsunamis

Portugal, através do Instituto de Meteorologia, vai integrar um projeto europeu para alerta precoce de tsunamis e apresenta-se como candidato a acolher um centro regional para o Atlântico Nordeste e Mediterrâneo, anunciou hoje o IM.

O primeiro projeto (TRIDEC) é coordenado pelo Centro Geofísico de Potsdam (Alemanha), no âmbito da instalação de futuros sistemas de alerta precoce de tsunamis e tem uma duração prevista de três anos para desenvolver “arquiteturas inteligentes” destinadas ao processamento de grandes volumes de dados que sirvam de suporte à decisão num quadro de alerta de tsunami, segundo informação divulgada pelo Instituto de Meteorologia (IM).

“Tem por objetivo desenvolver ferramentas informáticas capazes manipular grandes volumes de dados.

No caso de acontecer um tsunami é necessário analisar um grande conjunto de informação”, desde dados sísmicos, ao nível do mar, altura da onda, cenários de tsunamis e ondas expetáveis em vários pontos da costa a cartas de inundação, explicou à agência Lusa o diretor do Departamento de Sismologia e Geofísica do IM.

“É muita informação que tem de ser rapidamente trabalhada e colocada à disposição do decisor”, referiu Fernando Carrilho.

FIRESHELTER52

2 Mortes em Estradas Algarvias


No espaço de sete horas, na madrugada de ontem, dois homens perderam a vida em acidentes de viação no concelho de Loulé.

Com mais estas duas mortes, eleva-se a 38 o número de vítimas mortais em acidentes de viação, desde o início do ano, na região.

O primeiro acidente ocorreu pouco depois da meia-noite, no sítio dos Valados, no nó do acesso Sul à Via do Infante (A22).

"Dois automobilistas travaram-se de razões, por questões de trânsito, na Via do Infante", explicou fonte policial.

"Saíram no nó Sul de Loulé e, pouco depois, estacionaram as respectivas viaturas na estrada de acesso a Loulé".

"Um dos condutores, ao sair do carro, não reparou na circulação de outro automóvel, que o atropelou mortalmente", refere a fonte.

Vítor Viegas, de 41 anos, foi assistido no local por uma equipa do INEM e elementos dos Bombeiros Municipais de Loulé.

"Realizadas manobras de reanimação, não foi possível reverter a situação. Foi confirmado o óbito no local", referiu fonte do INEM.

O outro acidente ocorreu no sítio da Franqueada, cerca das 07h00, na Estrada Nacional 396, junto à Zona Industrial de Loulé.

O despiste de uma viatura (Seat Ibiza), conduzida por Luís Alexandre Gomes, de 31 anos, seguido de um choque frontal com um poste de electricidade causou ferimentos graves no seu único ocupante.

Ainda foi transportado, pelo INEM, ao Hospital de Faro, em manobras de reanimação, mas viria a falecer, pouco depois, na Unidade de Saúde.

Luís Gomes, casado, era funcionário da Euroscut e deslocava-se para as instalações da firma, situadas junto ao local do acidente

FIRESHELTER52

17/09/2010

Burro em contramão lança confusão na Via do Infante


Os automobilistas que circulavam ontem de manhã, cerca das 08h30, na Via do Infante, próximo do nó da Guia, no concelho de Albufeira, foram surpreendidos pela presença de um burro à solta em plena auto-estrada.

O animal caminhava em contramão, no sentido Faro-Portimão.


"Comecei a ver os carros a abrandar e foi então que constatei que havia um burro numa das vias, o que, obviamente, poderia ter gerado um acidente", relatou ao CM um automobilista.

A GNR confirmou a ocorrência, mas garantiu que não foi necessária a sua intervenção para cortar a auto-estrada, nem se registaram quaisquer acidentes em resultado da presença do animal na via.

O burro seria retirado da auto--estrada por elementos da empresa concessionária da A22.

FIRESHELTER52

Finalmente... O governo lembrou-se de nós... Mas... Para Pior... Ficamos assim...

Projecto de Diploma de Criação das Carreiras Especiais de Bombeiros Profissionais

Na sequência das reuniões levadas a cabo pela ANBP/SNBP com o Governo e com as várias Secretarias de Estado, foi entregue à ANBP no dia 11 de Setembro o documento relativo ao Projecto de Diploma das Carreiras Especiais de Bombeiros Profissionais.

A ANBP/SNBP convida todos os associados a lerem com a máxima atenção este projecto e verificarem bem o seu conteúdo.

Podem aceder ao documento do Governo clicando sobre o titulo desta mensagem ou:

http://www.anbp.pt/private/admin/ficheiros/uploads/Projecto%20dos%20Bombeiros%20Profissionais.pdf

FIRESHELTER52

Algarve em aviso amarelo

Instituto de Meteorologia coloca Algarve em aviso amarelo por causa de chuva e trovoada.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo, por causa da previsão de precipitação para esta tarde e noite, com «aguaceiros localmente fortes e acompanhados de trovoada».

O aviso é válido a partir das 18h00 de hoje e até às 5h00 da manhã de amanhã

FIRESHELTER52

16/09/2010

Veneza Algarvia...

As recorrentes e famosas inundações do Rio Gilão em Tavira, já enchem e fazem manchete em alguns jornais regionais e Nacionais.

Muita gente vem de fora para apreciar a beleza do Gilão que contracenando com dias lindos e quentes produz um espectáculo de cor impar.

Mas a população de Tavira já se bate com este cenário a décadas...

Recebi agora via email uma fotografia que conta a história disso mesmo.

Podemos reparar uma forte inundação, mas de águas claras e ao que tudo indica parece ser na altura mais quente, pois os transeuntes estão em mangas de camisa.


Obrigado MS
FIRESHELTER52

III corrida do Regimento de Infantaria nº1 Tavira





Golfinhos na Foz do Guadiana


Foi-me enviado para o mail algumas fotografias que descrevem um cenário lindo e pouco habitual.

Alguns golfinhos visitaram a foz do Rio Guadiana.

Não sei qual a data do evento, apenas sei que é um cenário lindo.








Obrigado JD

FIRESHELTER52