31/05/2012

A TomTom e a iMergencies ofereceram aos Bombeiros do Algarve GPS´s

A TomTom e a iMergencies celebraram hoje uma parceria para equipar os principais veículos dos bombeiros de Faro, Olhão, Tavira, Vila Real de Santo António, Alcoutim, Albufeira e São Bartolomeu de Messines (Silves), com sistemas de navegação TomTom.

A entrega oficial dos dispositivos aos diversos municípios foi realizada hoje, na sede da FOCON (Força Conjunta dos Bombeiros de Faro), com a presença de Macário Correia (presidente da Câmara de Faro), Teodósio Carrilho (presidente da Federação de Bombeiros do Algarve), Jorge Pereira (iMergencies) e Sofia Veríssimo (TomTom), que aproveitaram a ocasião para debater a importância da segurança na estrada e da rapidez na assistência.

Já a partir de junho, os veículos dos vários corpos de bombeiros no Algarve estarão equipados com sistemas de navegação TomTom, que oferecerão instruções de navegação porta-a-porta e a rota mais rápida consoante a hora e o dia da semana.

A parceria da TomTom e da iMergencies visa “melhorar significativamente a logística e a eficácia deste serviço de emergência”.

A iMergencies é uma entidade algarvia que presta serviços de emergência e assistência a residentes e turistas, disponibilizando os mesmos a bombeiros, INEM, Cruz Vermelha e autoridades.

“Este pequeno passo fará toda a diferença ao facilitar o quotidiano dos bombeiros do Algarve na sua ajuda à comunidade. Numa época em que o Algarve começará a ter enorme afluência, acreditamos que é essencial chegar de forma rápida e eficaz aos mais diversos pontos já que todos os minutos podem fazer a diferença”, referiu a Country Sales Manager da TomTom Portugal, Sofia Veríssimo.

“É com enorme prazer que agradecemos à TomTom pelo interesse em participar no projeto iMergencies. Para além do serviço de intérprete e da informação médica que disponibilizamos gratuitamente aos serviços de ambulâncias, podemos também em conjunto, contribuir no apoio à localização de quem mais necessita, seja ele residente ou turista”, disse Jorge Pereira, CEO da iMergencies.

FIRESHELTER52

Ameijoa e Berbigão algarvia com Toxina Perigosa Proibido a apanha e o consumo

Entre Faro e Vila Real de Santo António, está proibida a apanha e comércio de ameijoas e berbigões. Em causa está uma toxina perigosa para o consumo humano.
Ouvido pela TSF, Carlos Vale, investigador e responsável pela unidade ambiente do IPIMAR, os sintomas provocados por esta toxina são «vómitos e diarreias».
Por isso, está proibida a apanha e comercialização ameijoas e berbigão.
A única espécie que pode ser apanhada é a conquilha, mas na zona entre Vila Real de Santo António e Tavira. 

A Ria Formosa também não está afetada.

http://www.tsf.pt 
FIRESHELTER52

Encerramento do CODU ALGARVE

O INEM vai fechar o Centro de Orientação de Doentes Urgentes CODU, instalado em Faro.


Este centro recebe os pedidos de socorro destinados à resposta para Emergência Médica a partir da linha 112.


Segundo o Jornal Correio da Manhã de 31de Maio, a decisão do encerramento já foi tomada falta apenas saber a data à qual se vai verificar a desativação da Central.


A medida segundo a fonte, vai ser tomada depois de ter sido extinta  a Delegação Regional do Algarve do INEM, com a entrada em vigor da nova lei orgânica do INEM tutelado pelo Ministério da Saúde.


Todas as ambulâncias, Viaturas Médicas, Helicópteros e restantes meios INEM vão passar a ser orientados pela Delegação Regional do Sul, que integra as regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.


Deixa de existir também o cargo de Delegado Regional do Algarve, embora o INEM garante que não prevê a extinção de postos de trabalho na região Algarvia.


Noticia Completa em Jornal Correio da Manhã de 31 de Maio


FIRESHELTER52

30/05/2012

A equipa Scientia, de Tavira, foi a vencedora do concurso Jovens Jornalistas de Ciência

A equipa Scientia, de Tavira, foi a vencedora do concurso Jovens Jornalistas de Ciência, organizado pelo «Ciência Hoje», sendo distinguida com uma viagem a Nova Iorque.

Depois de uma final muito disputada que teve lugar no Casino da Figueira da Foz, e que se prolongou por cinco horas, o júri avaliou e decidiu. As cinco provas apresentaram uma elevada qualidade, o que dificultou a tarefa dos jurados.

A votação final, soma dos pontos da última prova com os das três anteriores, dispôs as classificações da seguinte forma: 

1º Lugar, com 1009 pontos Scientia (Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia); 
2º Lugar, com 996 pontos, Science Today (Secundária de Maximinos, Braga); 
3º lugar, com 968 a equipa do Porto (Escola Secundária de Carvalhos), 

Na última prova do concurso, os jovens 'jornalistas' tiveram de preparar, em duas horas, uma entrevista ao cientista que lhes foi designado, aleatoriamente, no próprio dia. 

Geopaper, Espaço Científico, Science Today, CLS e Scientia entrevistaram, respectivamente, Ana Bastos, Carlos Palmeira, João Malva, Arsélio Pato de Carvalho e Carlota Simões

O primeiro classificado ganhou uma viagem a Nova Iorque, o segundo a Bruxelas e o terceiro a Paris. 

Os vencedores foram conhecidos sábado à noite durante a V Gala da Ciência.

FIRESHELTER52

Como se calcula o risco de incêndio

Refira-se que o IM utiliza, desde 1998, o índice meteorológico de risco de incêndio do sistema canadiano FWI (Fire Weather Index).

O Índice meteorológico de risco de incêndio FWI foi desenvolvido pelo Serviço Canadiano de Florestas e é utilizado por vários países do mundo, em particular na Europa.

Através da utilização deste índice é possível estimar um risco de incêndio a partir do estado dos diversos combustíveis presentes no solo florestal, estando esse determinado indirectamente através das observações de elementos meteorológicos.
Para o cálculo do índice de risco de incêndio do sistema canadiano FWI, entra-se em consideração com os valores observados, Às 12 UTC, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas (12-12 UTC). 


Sendo o FWI um índice cumulativo, significa que o valor do índice no dia reflecte tanto as condições observadas nesse mesmo dia, como a sua evolução ao longo do tempo desde a data de início do cálculo do índice.

O índice FWI é composto por 6 sub-índices que são calculados com base nos valores dos elementos meteorológicos q avaliam diferentes estados possíveis do solo.

O índice final FWI é então distribuído segundo a escala distrital de risco de incêndio por um conjunto de cinco classes de risco: Reduzido, Moderado, Elevado, Muito Elevado e Máximo, que correspondem à escala utilizada durante a época de Verão dos incêndios florestais, entre 15 de Maio e 14 de Outubro.

FIRESHELTER52

29/05/2012

Bombeiro Tavira respondem a Incêndio no Almargem

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da noite de hoje a um incêndio em pasto no sitio do Almargem, perto da ponte da EN125.


No local ardia pasto e o incêndio foi detectado por uma patrulha da GNR que passava no local.


Os Bombeiros Municipais de Tavira estiveram no local apoiados por um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios e um Auto-Tanque.


Em reforço foram enviados para este local um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros de São Brás e um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Faro.


FIRESHELTER52

28/05/2012

Prémio Bombeiro de Mérito 2011

Naturalmente, depois de tantos abraços, sentidos votos de parabéns e amizade entregues pessoalmente, via telefone, através de mensagens do blog e no facebook, partilho com todos vós o troféu que me foi entregue como prémio pela mão do Sr. Ministro da Administração Interna Miguel Macedo nas cerimónias do Dia Nacional do Bombeiro em Vila do Conde.
Trata-se de uma peça em cristal, com uma base em mármore polido, representando o símbolo da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Foi para mim um enorme orgulho poder receber um prémio tão prestigioso e acima de tudo com um sentimento representativo em forma colectiva dedicado a todos aqueles que ao longo das suas vidas com em sem fardas estão sempre prontos para ajudar o próximo.

Muito Obrigado a todos os meus amigos pelos vossos votos de amizade entregues nestes últimos dias. 




FIRESHELTER52

Bombeiros Tavira respondem a Incêndio Rural

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da tarde de hoje a um incêndio rural na zona da Murteira.

Localizando-se o incêndio mesmo sobre a divisão dos Concelhos de Tavira e Olhão o mesmo iniciou-se com causas desconhecidas, ardendo pasto e algumas árvores.

No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um Veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios e uma auto tanque.

Como reforços foram enviados para o local um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Faro, um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros de São Brás de Alportel e um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros Municipais de Olhão.

O incêndio foi rapidamente dominado e as operações de rescaldo envolveram mais algum tempo aos bombeiros no local.

FIRESHELTER52

26/05/2012

Nó Marafado.....



FIRESHELTER52

Novidade - Centro de Mergulho em Tavira

O Hotel Vila Galé Albacora inaugura, no dia 2 de Junho, o primeiro e único Centro de Mergulho, o Udiving Albacora, a funcionar em cais privativo junto à Ilha de Tavira, no Algarve.
Para Gonçalo Rebelo de Almeida, responsável de marketing e vendas, citado num comunicado do grupo hoteleiro, a aposta neste «primeiro centro de mergulho» no Algarve «constitui uma resposta à procura de soluções diferenciadoras para os nossos clientes».

A inauguração decorre nas instalações do hotel, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, assinalada com diferentes atividades como batismos em piscina para portadores de deficiência, «workshop» da Disabled Divers International e saídas de mergulho.


FIRESHELTER52

Bombeiros e Policia de Tavira intervieram em desacatos na noite Tavirense

Os Bombeiros Municipais de Tavira juntamente com a PSP de Tavira intervieram esta madrugada em situações de agressões na noite Tavirense.

Os desacatos ocorreram perto de um bar na zona de Tavira e fizeram várias vítimas.

No seguimento das operações de socorro, apenas um ferido quis assistência pré-hospitalar acabando por ser transportado ao Hospital de Faro em estado grave.

Segundo as informações de algumas pessoas no local as agressões voltaram a envolver indevidos de outras cidades.

As últimas semanas tem sido palco de notícias no mesmo contexto, onde a polícia de intervenção e a polícia local se tem vindo a debater com problemas da mesma espécie, principalmente nas Sextas e Sábados de madrugada.

No local esteve a PSP de Tavira com vários agentes e uma equipa dos Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância INEM SBV sediada no CBMT.

FIRESHELTER52

Abalroaram Viatura da GNR de Tavira e tentaram atropelar os Guardas

A GNR anunciou nesta sexta-feira a detenção na zona de Tavira de dois homens que se dedicavam ao furto do interior de viaturas ao longo da costa portuguesa
A operação envolveu 40 militares e implicou uma perseguição policial aparatosa que resultou num acidente.
A perseguição começou pouco depois das 15h00 de quinta-feira, próximo de Pedras d`El Rei, junto ao acesso à praia do Barril, quando uma patrulha da GNR de Tavira detetou dois homens que circulavam «de forma suspeita« entre as viaturas estacionadas, acabando por furtar vários objetos do interior de uma delas.

Os militares empreenderam então uma perseguição aos dois suspeitos, que conseguiram pôr-se em fuga num carro, apesar de terem sido ameaçados com arma de fogo, disse à agência Lusa fonte do Comando da GNR de Faro.

Já na viatura, os dois homens tentaram atropelar os militares e fugiram em direção a norte, perseguidos pela patrulha.

Após algumas centenas de metros de perseguição, os fugitivos depararam-se com uma segunda viatura caraterizada da GNR que vinha em auxílio da primeira e abalroaram esse automóvel de forma violenta.
Com o veículo muito danificado, o condutor fugiu a pé e abandonou o companheiro, que foi imediatamente detido pelos militares.
Entretanto, com o objetivo de capturar o fugitivo, as autoridades montaram uma ação em várias frentes, envolvendo 40 homens de vários destacamentos, entre os quais o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, Investigação Criminal, Destacamento de Trânsito e Destacamento de Intervenção.

O homem em fuga seria detetado e capturado junto a um café, a cerca de um quilómetro do local dos alegados furtos, quando tentava encontrar transporte.
De acordo com a fonte da GNR, os suspeitos têm 30 e 38 anos e nacionalidade portuguesa, moram na zona de Lisboa e não têm atividade profissional conhecida.
Pelos objetos apreendidos, aquela força policial suspeita de que os indivíduos se dedicavam em exclusivo ao furto de viaturas.
Um deles tem um longo cadastro por todo o país relativo a este tipo de crimes, a que se dedicará há cerca de uma década.
De acordo com a fonte da GNR, os dois homens levam os produtos de cada uma das operações de roubo, no litoral, para uma casa que têm longe da costa, o que tem dificultado a sua detenção.

Após o final da operação, cerca das 20h00, a GNR apreendeu objetos furtados - máquinas fotográficas, telemóveis e Ipod -, que foram entregues às vítimas, dois casais de nacionalidade neozelandeza que faziam férias no Algarve.

TVI24


FIRESHELTER52

25/05/2012

INEM recebe 59 chamadas falsas por dia

Todos os dias o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebe chamadas falsas que levam ao deslocamento desnecessário de profissionais e ambulâncias. 


O ano passado foram 21.810 mil os telefonemas fictícios recebidos, o que dá 59 chamadas por dia, disse hoje o INEM.

"Em 2011 os CODU [Centros de Orientação de Doentes Urgentes] do INEM receberam 21.810 chamadas falsas, a que corresponderam 7634 saídas de ambulâncias, segundo estimativa do Instituto agora divulgada. Isto significa que todos os dias, a nível nacional, o INEM recebe 59 chamadas falsas", lê-se numa nota publicada no site do INEM.
No mesmo texto, o INEM alerta a população para a gravidade das chamadas falsas para o 112, que "são um gesto irrefletido e que poderá causar graves prejuízos na assistência a quem realmente necessita". 

Em caso de emergência são disponibilizados os meios que estão mais perto, se essas ambulâncias estiverem ocupadas numa situação falsa, em caso de uma urgência verdadeira o socorro terá de ser prestado por outras equipas que estarão mais longe.

Um telefonema feito a brincar para o 112 provoca dificuldades na ajuda a quem de facto precisa e, por isso, para sensibilizar a população, o INEM divulgou hoje uma chamada falsa, na qual era relatada um suposto parto. Ao longo de quase quatro minutos, e de quatros ligações feitas, duas jovens simulam uma situação em que a mãe está a ter um bebé e apenas tem em casa os filhos menores. 
O telefonema ocupou uma operadora do INEM e fez deslocar uma ambulância e uma mota de emergência.

Texto Carolina Reis (www.expresso.pt)


FIRESHELTER52

Risco de acidente nuclear é muito maior do que se pensava

O Instituto Max Planck, da Alemanha, prevê um acidente grave a cada 10 a 20 anos, uma probabilidade 200 vezes superior ao que se calculava antes. Fusão de reator na Europa ocidental afetaria cerca de 28 milhões de pessoas.

Um estudo dirigido por Jos Lelieveld, diretor do Instituto Max Planck de Química, da Alemanha, concluiu que um acidente nuclear catastrófico como o de Chernobyl ou de Fukushima pode ocorrer em qualquer lugar do mundo uma vez a cada 10 ou 20 anos, o que significa uma probabilidade 200 vezes superior às estimativas realizadas nos EUA nos anos 90 do século passado.

Estes novos cálculos foram feitos a partir do número de 440 reatores nucleares para usos civis que estão atualmente em operação, mas os cientistas advertem que há outros 60 em construção.

Os investigadores recordam que até hoje registaram-se quatro fusões de núcleo com emissão de radioatividade para o exterior: uma em Chernobyl e três em Fukushima.

O estudo conclui que se houvesse a fusão de um reator na Europa ocidental, cerca de 28 milhões de pessoas seriam afetadas pela contaminação radioativa. No sul da Ásia seriam 34 milhões, devido à maior densidade demográfica, e no leste dos Estados Unidos entre 14 e 21 milhões.

Diante destes resultados, os investigadores pedem que se realizem novas análises e avaliações em profundidade dos riscos associados às centrais nucleares.
FIRESHELTER52

Bombeiros Recebem Medalhas de Mérito de Proteção e Socorro

Através dos despachos 7155/2012 , 7156/2012 e 7157/2012 o Ministério da Administração Interna concedeu :

    Ao Bombeiro de 2.ª João Miguel Figueiredo Horta, do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira, a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no Grau Ouro e Distintivo Azul.

    A  bombeira de 3.ª Flávia Cristina da Cruz Silva da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria -a -Velha, a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no Grau Prata e Distintivo Azul.


    Aos bombeiros de 2.ª Ana Paula Pereira Durães e João Carlos Simões Santos, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no Grau Cobre e Distintivo Azul.



    As condecorações foram hoje publicadas em Diário da República e assinadas pelo  Ministro da Administração Interna, Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.


    Diário da República, 2.ª série — N.º 101 — 24 de maio de 2012


    FIRESHELTER52

    24/05/2012

    Colisão EN125 Tavira fez um ferido ligeiro

    Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da manhã de hoje a mais um acidente na EN125 perto de Tavira.
    Uma colisão na entrada da Rotunda da Murjona no Sitio de São Pedro em Tavira entre um carro e uma mota  fez um ferido ligeiro.
    A este acidente responderam os Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância INEM SBV sediada no CBM de Tavira e a GNR.
    A vitima foi transportada ao Hospital de Faro.


    FIRESHELTER52

    Incêndio em Cachopo mobiliza várias Corporações de Bombeiros

    Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da tarde de hoje a um incêndio florestal na freguesia de Cachopo.


    O Incêndio localizou-se perto do sitio da Portela do Fuzil, a 40 km a norte de Tavira.

    No local estiveram os Bombeiros Municipais de Tavira com um veiculo Ligeiro de Combate a Incêndios sediado em Cachopo juntamente com um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios, um auto Tanque e um Veiculo de Comando, material este do CBM Tavira.

    Foram ainda apoiados por mais um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros de São Brás de Alportel e ainda um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros de Alcoutim.


    O HESA 2, Helicóptero estacionado em Loulé também esteve a operar no local do incêndio.

    Neste momento o incêndio encontra-se extinto desde as 17:30

    FIRESHELTER52

    23/05/2012

    Mais uma Morte na EN125....

    Uma colisão entre um veículo ligeiro e uma moto provocou um morto, esta quarta-feira, na zona das Quatro Estradas, em Loulé, na Estrada Nacional 125 (EN125) informou o CDOS de Faro.

    A mesma fonte precisou que o acidente ocorreu cerca das 17h30 e que foram enviados para o local bombeiros de Loulé, o Instituto Nacional de Emergência Medica (INEM), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Rotas do Algarve Litoral, concessionária da EN125.

    Fonte das Relações Públicas do INEM disse que na sequência da colisão "o condutor do motociclo foi projectado e entrou dentro do carro", tendo os médicos do instituto dado o homem, cuja idade não soube precisar, "como vítima mortal".

    A condutora do automóvel, de 29 anos, "não apresentava queixas ou alterações do seu estado físico, mas como se mostrava muito ansiosa "o INEM accionou uma equipa de psicólogos para prestar apoio", precisou a mesma fonte, acrescentando que a mulher será encaminhada para o Hospital de Faro.

    Estiveram no local a prestar socorro às vítimas "a viatura médica de emergência e reanimação de Faro e mais duas ambulâncias do INEM", disse ainda a fonte das Relações Públicas do instituto.

    Correio da Manhã

    FIRESHELTER52

    Desobstrução da Via Aérea de um cão... Como Fazer

    Vi esta fotografia no facebook e não pode deixar de partilhar.

    Quantas vezes sofremos tanto pela perda dos nossos melhores amigos de 4 patas?

    Deixo aqui a fotografia alusiva a uma desobstrução de Via Aérea de um animal de 4 patas, sendo que o protocolo não dista muito do vulgar protocolo de Desobstrução da Via Aérea de um adulto.

    Inclinar as patas da frente e o lombo para frente, de forma que a cabeça e fique a um nível mais baixo que o tórax do animal e aplicar pancadas seguidos desta manobra podem salvar a vida do seu cão.

    Não se limite a ler.... Copie e Partilhe...

    FIRESHELTER52

    22/05/2012

    Mapa dos Meios Aéreos do DECIF 2012

    Fica aqui o mapa de distribuição e tipificação dos meios aéreos e das respectivas equipas do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais do ano de 2012.


    Na região algarvia serão 3 os meios disponíveis:
    Ficarão sediados em :Loulé, Monchique e Cachopo  (Tavira).




    Clicar sobre a foto para aumentar
    FIRESHELTER52

    GIP - Gabinete de Inserção Profissional de Tavira

    O Município de Tavira tem ao dispor dos seus munícipes, desde o passado dia 21 de maio, o GIP - Gabinete de Inserção Profissional, em atividade na Rua da Liberdade, n.º 62 (Edifício Irene Rolo), de segunda a sexta, das 10h00 ao 12h30 e das 14h00 às 17h30.

    A abertura deste gabinete resulta de uma candidatura apresentada pela autarquia tavirense ao IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, ao abrigo das Portarias n.º 127/2009, de 30 de janeiro e n.º 298/2010 de 1 de junho.

    O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Tavira tem por missão apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita articulação com o Centro de Emprego de Vila Real de Santo António.

    Trata-se de uma estrutura que tem as seguintes funções: 

    Informação profissional para jovens e adultos desempregados; 
    Apoio na procura ativa de emprego; 
    Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional; 
    Divulgação de ofertas de emprego e colocação de desempregados nas ofertas disponíveis e adequadas; 
    Encaminhamento para ofertas de qualificação; 
    Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo; 
    Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu; 
    Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho; 
    Controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego, entre outras.

    FIRESHELTER52

    Sapadores Florestais de Tavira em trabalho no Pego do Inferno


    A equipa dos Sapadores Florestais do Município de Tavira está desenvolvendo trabalho de silvicultura e limpeza nas zonas adjacentes aos acessos do Pego do Inferno na Assêca em Tavira.

    Os Sapadores desenvolvem trabalho de corte e remoção de silvados que cada vez mais se misturam com as estruturas de passagem para os visitantes.

    A remoção também é importante na prevenção de incêndios florestais numa zona potencialmente perigosa.

    Esta equipa nas alturas de vigilância menos apertada desenvolve trabalhos de extrema importância na prevenção aos incêndios florestais com a limpeza das matas e caminhos entre outras funções.

    Nas alturas críticas dos incêndios florestais e rurais, desenvolvem patrulhamentos em áreas potencialmente de risco no município estando também preparados e equipados para dar o alerta dos incêndios e iniciar o combate aos mesmos quando necessário.




    FIRESHELTER52

    21/05/2012

    CBM Tavira no Encontro Internacional de Desencarceramento

    Os Bombeiros Municipais de Tavira participaram no "II Encontro Formativo de Rescate en Accidentes de Trafico", que decorreu de 19 a 20 de Abril na Cidade de Don Benito em Espanha.

    Neste Encontro Internacional estiveram presentes em competição as 3 melhores equipas de Salvamento e Desencarceramento de Portugal e as 3 melhores equipas de Salvamento e desencarceramento da Espanha.

    Ficam aqui algumas fotografias dos cenários que a equipa dos Bombeiros Municipais de Tavira tiveram de resolver.


    FIRESHELTER52

    Estrangeiro em Decomposição na Serra de Tavira


    Os Bombeiros Municipais de Tavira auxiliaram hoje de manhã as autoridades na remoção de um cadáver de um estrangeiro na serra de Tavira, na zona do Sitio da Várzea em Santa Catarina.

    As equipas dos Bombeiros Municipais tiveram de intervir com material de apoio técnico devido ao estado de decomposição do corpo do estrangeiro.

    No local estiveram a Policia Judiciaria e a Guarda Nacional Republicana.

    FIRESHELTER52

    Bombeiros Municipais Responderam a Incêndio na Luz de Tavira


    Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da tarde de ontem a um incêndio no sítio do Arroio na Luz de Tavira.

    Ao que tudo indicava o incêndio teve origem num curto de circuito de uma linha de baixa tensão em reparação naquele local, provocando o incêndio ao pasto envolvente.

    Nem a forte chuvada que tinha caído horas antes serviu de ajuda, pois com a força do vento que se fazia sentir o incêndio progrediu rapidamente no pasto, não dando hipótese ao seu controle sem a ajuda dos Bombeiros.

    No local estiveram 6 Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um veiculo de combate a incêndios e um auto tanque, sendo que o Centro Distrital de Operações de Socorro CDOS-Faro no âmbito do DECIF 12 acionou também um veiculo de combate a incêndios dos Bombeiros de Faro e um Veiculo de Combate a Incêndios dos Bombeiros de São Brás de Alportel.

    Graças à pronta intervenção e domínio do incêndio, os reforços externos não chegaram ao Teatro de Operações.

    FIRESHELTER52

    Velhinho PSL2 Tavira.... Reformado

    Foi durante mais de uma década o veículo de primeiríssima intervenção de Combate a Incêndios Rurais e Florestais do CBM Tavira. 

    Caracterizado pela sua rapidez manobralidade destreza e equipamento ligeiro para combate a incêndios nascentes apagou milhares de hectares de mato, patrulhou e conhecia todos os cantos da serra de Tavira e não só... 

    Mas a idade tal como nos humanos não poupa os carros de bombeiros. 

    Hoje a estratégia de atuação é outra acompanhada de exigências técnicas que o velhinho PSL2 não conseguia suportar nem responder. 

    Assim, saiu do ativo e reformou-se... 


    Hoje goza a sua “reforma” como carro de serviços de transporte de material e pessoal do Município de Tavira, sem decoração rotativos ou sirenes, não passando desapercebido nem deixando orgulhosamente de mostrar qual foi a sua missão original nesta casa.

    FIRESHELTER52

    20/05/2012

    Helicóptero de combate a Incêndios Florestais já está em “prontidão” em Monchique

    Em Monchique a fase "Bravo", a segunda mais crítica no combate a incêndios, que se prolonga até 30 de junho, é constituída por 8 bombeiros que se traduz numa equipa de combate a incêndios florestais e outra de apoio (esta totalmente patrocinada pela Câmara Municipal de Monchique) e 1 operador do Centro de Meios Aéreos, 2 viaturas bombeiros, 25 homens da GNR do GIPS, que tem equipas de vigilância terrestre e a equipa de sapadores do Helicóptero, 1 piloto, 1 mecânico e 1 posto de Vigia a funcionar na Madrinha.

    Os meios aéreos, da responsabilidade da Empresa de Meios Aéreos (EMA), vão aumentando ao longo da fase "Bravo", começando com sete até 31 de maio, aumentando para vinte e quatro, até 15 de junho, chegando depois aos vinte e oito. 

    Monchique tem um dos sete helicópteros já em estado de “prontidão”.

    A época mais crítica de incêndios florestais, a fase "Charlie", começa a 01 de julho, prolongando-se até 30 de setembro (se as condições climatéricas o permitirem), e envolve 9.327 operacionais, 1.310 viaturas, 44 meios aéreos e 237 postos de vigia em todo o território nacional.

    Para Rui André, Presidente da Câmara Municipal: «…a entrada em funcionamento da fase Bravo do DECIF 2012 no Concelho de Monchique significa a valorização e preocupação que temos tido junto das entidades competentes para que o Barlavento Algarvio e esta Serra em particular tivessem uma atenção especial por parte das entidades competentes.

    Receber um dos sete helicópteros disponíveis para todo o território nacional é demonstrativo da nossa vontade e empenho em manter um nível de prontidão em tempo de resposta muito rápido contra o flagelo dos incêndios florestais de que temos ainda bem presentes na nossa memória.

    FIRESHELTER52

    18/05/2012

    Gratificações Pagas a Bombeiros Passam a Ser Sujeitas a Impostos

    O presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Voluntários concorda que os bombeiros não devem estar isentos de impostos, mas pede a atualização dos valores das gratificações. As gratificações pagas pelo trabalho prestado pelos bombeiros vão passar a ser sujeitas a IRS por causa das alterações feitas à forma como a Proteção Civil paga aos bombeiros envolvidos no combate às chamas.

    Em declarações à TSF, o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Voluntários explicou que «corre a ideia» de que a «Autoridade Nacional de Proteção Civil pagaria diretamente ao bombeiro não envolvendo a associação».

    Rui Silva adiantou ainda que os «bombeiros não devem estar isentos de fazer os descontos que qualquer cidadão faz, mas apelou à atualização do valor pago ao bombeiro, que agora é de 1,7 euros por hora.

    «Atualizem o valor pago ao bombeiro pelo valor que se paga, em média, a um trabalhador neste país. Não queiramos pagar 1,7 euros aos bombeiros. Atualizem os valores e os bombeiros não terão problemas em contribuir como contribui qualquer cidadão», explicou.

    Este representante dos bombeiros voluntários explicou que poderá agora estar em causa o reforço para os grandes incêndios.
    «Está em causa é a Autoridade querer mão de obra barata para depois poder distribuí-los consoante o incêndio. Isto é que é preciso ficar de uma vez por todas definido», concluiu.
    Um despacho do Ministério das Finanças garante que os subsídios pagos aos bombeiros a título de compensação pelo tempo perdido não estão sujeitos a IRS

    http://m.tsf.pt/m/newsArticle?contentId=2526990&related=no

    FIRESHELTER52

    17/05/2012

    2 Baleados por Roubarem Fruta em Olhão

    Dois homens foram baleados ontem, pelas 20h00, numa horta em Olhão. 

    Os dois indivíduos, de 22 e 30 anos, estariam a roubar laranjas de um terreno na zona de Bela Mandil, à entrada de Olhão, quando foram surpreendidos pelo proprietário, que abriu fogo.

    Os homens foram baleados enquanto fugiam e deslocaram--se ao local habitado mais próximo para pedir ajuda, o hipermercado Modelo. 

    "Chegaram de bicicleta ao estacionamento e pediram para chamar uma ambulância", disse uma testemunha. 

    Fonte do INEM afirmou que um dos atingidos foi transportado para o Hospital de Faro em estado grave, com ferimentos de bala nas costas e cabeça, e o outro com um ferimento ligeiro numa mão. 

    O atirador, de 60 anos, foi identificado pela GNR.

    Correio da Manhã

    FIRESHELTER52

    Os ECIN´s e os Descontos para IRS

    Informação retirada da Página da Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários

    Para acesso a todo o documento deverão carregar o link abaixo:


    Assim sendo e mais uma vez a Direcção da APBV esclarece o seguinte


    Os Bombeiros que detenham um vínculo laboral com a respectiva Associação Humanitária, independentemente da função que executa, só deverá receber as compensações/subsídios desde que as mesmas venham incluídas no seu recibo de ordenado e sobre as quais a entidade patronal tenha efectuado a devida retenção na fonte.

    Os Bombeiros que não detenham qualquer vínculo laboral com a Associação Humanitária de Bombeiros estão isentos de IRS sobre as compensações/subsídios recebidos, pelo serviço efectuado durante o DECIF.

    É claro que embora esta situação seja aquela que é legalmente aceitável, não o é em nosso entendimento moralmente aceitável, como tal a APBV defende que todos os Bombeiros deverão efectuar o recebimento destas compensações/subsídios através da sua folha de vencimento (Colaboradores das AHB) ou através de recibos verdes no caso dos Bombeiros Voluntários.

    Hoje em dia é possível através do acto único efectuar a emissão electrónica de um só recibo que englobe todos os pagamentos efectuados durante o ano, não necessitando assim os Bombeiros Voluntários de grandes burocracias para legalmente e moralmente receberem estas compensações/subsídios.

    Como também é logico, não será com o actual valor hora que está a ser pago pelo Governo que os Bombeiros irão aderir a esta “nova” e entendível prática fiscal, assim sendo a consequência primeira desta legal e moral prática será o aumento substancial do preço/hora, pois assim correm o provável risco de não poderem contar com meios humanos que permitam ao MAI/ANPC fazer face ao flagelo dos Incêndios Florestais.

    Finalizando, a Direcção da APBV encontra-se a acompanhar toda esta situação, sabendo que mais uma vez o Sr. Presidente do CE da LBP, solicitou ao Secretario de Estado da Administração Interna uma nova clarificação sobre este assunto e que também uma Federação Distrital encetou contactos com o actual Secretario de Estado com responsabilidades neste assunto, estando a aguardar o devido desfecho destas acções.

    Como será logico e como somos solidários com os Camaradas que detêm um vínculo laboral com as AHB, levaremos também este assunto à mesa durante uma próxima reunião com os responsáveis políticos, desta nossa área.

    Qualquer outro esclarecimento ou mesmo melhor explicação sobre o acima referido, poderão sempre contactar-nos através do nosso e-mail: apbv.direccao@gmail.com"> apbv.direccao@gmail.com manifestando as vossas dúvidas e procedimentos a tomar no que diz respeito a este assunto.

    Com os nossos melhores cumprimentos,

    Rui Moreira da Silva, Dr.

    Presidente da Direcção

    Chuva e baixa de temperatura até segunda-feira

    O Instituto de Meteorologia (IM) indicou hoje que a descida das temperaturas, em particular das máximas, e a ocorrência de precipitação deverão manter-se em Portugal Continental até à próxima segunda-feira.

    O IM prevê uma descida acentuada da temperatura e a ocorrência de chuva a partir de quinta-feira, em especial nas regiões Norte e Centro.

    Segundo o IM, a chuva vai cair inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendendo-se depois, no domingo, ao Sul.

    "Este cenário meteorológico com precipitação e valores baixos da temperatura do ar, deverá manter-se até dia 21", adianta o IM.

    O meteorologista Ricardo Tavares, do IM, disse que as temperaturas vão descer, a partir de quinta-feira, cerca de 10º nas regiões do litoral Norte e Centro, caindo para valores próximos dos 20º de máxima.

    Esta inversão no estado do tempo acontece uma semana depois de, na passada quinta-feira, se terem registado subidas de temperatura na ordem dos nove graus em alguns pontos do país, que chegaram a ultrapassar os 30 graus de máxima.

    O Instituto de Meteorologia diz ainda que o tempo em Portugal Continental será condicionado, a partir de hoje à tarde, pela influência de uma massa de ar marítimo transportada na circulação de uma depressão centrada no Golfo da Biscaia.

    FIRESHELTER52

    Veículos de Passageiros Autorizados a Transportar Doentes

    As ambulâncias vão deixar de ter exclusividade no transporte não urgente de doentes, passando também a ser realizado por veículos de passageiros autorizados a realizar este serviço.

    A portaria publicada em Diário da República sobre o novo regime de transporte não urgente de doentes define as condições dos encargos do Serviço Nacional de Saúde e cria um novo tipo de viaturas para realizar este serviço, os chamados veículos de transporte simples de doentes (VTSD).

    O veículos destina-se aos doentes não urgentes cuja situação clínica não impõe previsivelmente a necessidade de cuidados de saúde durante o transporte.

    Segundo a portaria, estes veículos têm de ser licenciados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), na sequência de vistoria realizada pelo INEM, ter uma capacidade máxima de nove lugares, dispor de duas placas identificadoras colocadas na frente e retaguarda e estarem equipados com uma mala de primeira abordagem, além do motorista ter que ser titular de formação específica, designadamente certificação de aptidão profissional e suporte básico de vida.

    O Governo considera que, face às caraterísticas apontadas, o VSTD tem associado "um custo mais reduzido para o SNS e também para os doentes que não beneficiem de transporte, com encargos, total ou parcialmente, cobertos pelo SNS".

    O recurso a ambulâncias de transporte individual deve ser justificado pelo médico assistente, refere a portaria, adiantando que este regime já é praticado em diversos países europeus.

    O SNS assegura ainda o transporte não urgente de doentes que necessitem de cuidados de saúde de forma prolongada e continuada e que impliquem, pelo menos, oito deslocações num período de 30 dias.

    A portaria entra em vigor no próximo dia 01 de junho.

    FIRESHELTER52

    15/05/2012

    Inicia hoje a “Fase Bravo” do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais

    Inicia-se hoje, 15 de maio, a Fase Bravo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF). 

    Esta fase contará, até ao dia 30 de Junho, com o empenhamento de 6.242 operacionais e 1.449 veículos pertencentes aos Corpos de Bombeiros, à Guarda Nacional Republicana (GNR), à Polícia de Segurança Pública (PSP), à Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” da ANPC, ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e à AFOCELCA, apoiados por 28 meios aéreos. 

    A GNR assegurará, ainda, o funcionamento de 70 postos de vigia.

    Em complemento e sempre que se a situação operacional o justifique, poderão ser acionados pelotões militares, para ações específicas de consolidação e vigilância pós rescaldo.

    A ANPC releva o empenho de todas as forças e instituições que integram o Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) e que diariamente cooperam na luta contra o flagelo dos incêndios florestais, relembrando, todavia, o papel do cidadão – que deve evitar comportamentos de risco - para que o objetivo de redução da área ardida anual seja uma constante.

    Portugal sem fogos depende de todos!

    FIRESHELTER52

    14/05/2012

    Trabalho comunitário substitui prisão em Tavira

    A Câmara de Tavira assinou um protocolo com a Direcção-Geral de Reinserção Social que prevê a substituição de penas de prisão por trabalho comunitário a favor da autarquia para jovens e adultos.

    O autarca Jorge Botelho explicou que a câmara pretende com este protocolo encontrar "penas substituíveis" para que pessoas condenadas possam "fazer trabalho colectivo na câmara em prol da comunidade", como já vem acontecendo com presos em regime aberto.

    "Acreditamos nesta medida e achamos que os tribunais devem adoptá-las. O que dizemos com este protocolo é que estamos disponíveis para ajudar na reintegração social destas pessoas, embora a decisão seja sempre judicial", sublinhou o autarca.

    A Câmara de Tavira precisou num comunicado que "o objectivo desta colaboração consiste na criação de condições facilitadoras à prestação de tarefas a favor da comunidade, no que diz respeito aos jovens entre os 12 e os 16 anos, e à prestação de trabalho a favor da comunidade, no respeitante a adultos, as quais funcionam como uma resposta judiciária a actos qualificados pela lei penal como crimes".

    Esta medida permitirá, referiu o município, "responsabilizar o indivíduo pelo facto cometido, favorecer a sua inserção social, incentivar a prática de uma actividade útil para a comunidade, promover o sentido de solidariedade e contribuir para a interiorização de valores essenciais à vida em sociedade".

    Correio da Manhã

    FIRESHELTER52