28/02/2010

Objectivo Formar ou fazer negócio?



As necessidades formativas de uma sociedade de bombeiros aumentam o grau de exigência de dia para dia.

Os responsáveis pelos meios humanos na tentativa de poderem responder ao desenvolvimento das actividades laborais e formativas desdobram-se em esforços pessoais e financeiros para que se consiga manter os elementos dos Corpos de Bombeiros dentro de parâmetros de formação elevados e com um grau e nível bastante operacional.

As entidades formadoras, dedicam-se ao não acompanhamento dos esforços produzidos por aqueles que por vezes tem de abandonar as famílias para mais de 400 km, por vezes durante semanas.

Pedem-se actualizações em Salvamento e desencarceramento, pede-se mais formadores e chefes de equipa, pede-se as renovações dos CAP´s de formadores...

E o que se recebe em troca?

Um curso pago pelos formandos.

Queres um curso com técnicas avançadas de desencarceramento?

Paga-o tu, pois a Escola Nacional de Bombeiros dedica-se á venda de formação.
Para mais informações consulta a página da ENB.

Leva logo o cartão de crédito, o mínimo da formação é superior a 1000 euros já com os 15% do tal desconto para bombeiros.

Fireshelter52

Tavira... E o vendaval!


Durante o tão esperado vendaval anunciado pelas autoridades do nosso pais, Tavira foi fustigada com ventos onde as rajadas alcançaram os 90 km/h pontualmente.

Houve estragos minimizados, sendo a maior parte quedas de árvores e pouco mais.
Já durante a noite e madrugada,fora do contexto associado ao temporal esperado, um acréscimo invulgar do numero de serviços de emergência médica e transporte de doentes foi verificado.

Uma situação mais gravosa foi verificada no Centro Comercial Plaza, onde foi necessário a intervenção da ambulância SIV de Tavira e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação, de onde resultou uma vitima de doença súbita em estado muito grave, acabando por falecer no hospital já madrugada avançada.

Fireshelter52

Tsunami fez alguns mortos e lançou alerta no Pacífico


A onda maior registada pelo Serviço Geológico dos EUA foi de 2,74 metros, próximo do epicentro, na costa do Chile, onde houve várias ondas de tsunami. Na ilha de Juan Fernandez, a quase 650 quilómetros da costa do Chile, uma grande vaga matou três pessoas e fez desaparecer dez.

Os sismos com estas características têm uma forte probabilidade de causar tsunamis, e o de sábado não foi muito significativo por ter acontecido a uma profundidade já considerável (cerca de 55 km), como explicaram especialistas ao PÚBLICO. Mesmo assim, foi emitido um alerta para toda a bacia do Pacífico, com uma antecedência que terá permitido às autoridades proceder às evacuações necessárias.

De acordo com o sistema de avisos de tsunami que a UNESCO adoptou desde o sismo de Sumatra, que em 2004 causou tsunamis que provocaram muitas dezenas de milhares de mortes na bacia do oceano Índico, é lançado um aviso automático quando ocorrem sismos de magnitude superior a sete e a uma profundidade entre 10 e 30 km na crosta terrestre – isto é, abaixo da superfície sólida, mesmo que por cima ainda possa haver quilómetros de oceano, explicou Maria Ana Baptista, professora de Geofísica no ISEL e especialista em tsunamis .

Os registos da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) dos EUA mostravam pelas 20h30 de Lisboa que nas zonas já atingidas pelo tsunami a altura da onda poucas vezes tinha excedido um metro. Por outro lado, a grandeza vai diminuindo com a distância ao ponto de origem do tsunami – que é no epicentro do sismo.

Maria Ana Baptista realça no entanto que quando os marégrafos registam ondas de meio metro as zonas mais baixas das praias são inundadas. Um tsunami é um conjunto de ondas longas, cujo ponto mais elevado pode demorar cinco a 15 minutos, ou mais, a passar por um local. A primeira onda pode não ser a maior e podem ocorrer novas com grandes intervalos.

Em situações como a de ontem, o impacto junto à costa não será generalizado, mas em áreas como portos ou baías mais fechadas o seu efeito pode ser amplificado. Assim, os alertas recomendam geralmente que os barcos fiquem ao largo ou deixem os portos, e que os banhistas saiam das águas, explicou ao PÚBLICO Luís Matias, professor de Geofísica.

Quando se dá a ruptura entre as placas, uma delas tem um deslocamento de tipo vertical e é isso que gera um desnível de água que origina tsunamis, descreveu José Luís Zêzere, do IGOT. No sismo de ontem esse movimento não terá sido muito grande e por isso os tsunamis não tiveram, pelo menos inicialmente, ondas de grande altura.

Fonte: Publico

Fireshelter52

27/02/2010

Cabala, Ocultismo... Previsão do Incidente na Madeira


A previsão astrológica de acidentes na Madeira

A tragédia de 20 de Fevereiro de 2010 era previsível?
Teoricamente, sim.

Quem conhecesse todas as leis astronómicas geradoras de acidentes na Madeira - não é o meu caso - poderia ter previsto o dia e a natureza das derrocadas ocorridas.

Uma das leis que preside à eclosão de acidentes na Madeira é: a presença simultânea de planetas, Sol ou nodo da Lua nas áreas 14º-18º de Aquário e 4º-9º de Peixes, é condição necessária mas não suficiente para causar tragédia na Madeira.

Eis alguns exemplos.

Em 8 de Janeiro de 2001, com Úrano em 18º de Aquário e Vénus em 4º-5º de Peixes, uma derrocada de pedras fura o tecto do elevador panorâmico da Fajã dos Padres, no concelho de Câmara de Lobos, Madeira, matando uma trabalhadora de 19 anos e causando dois feridos graves e dois ligeiros.

Em 28 de Fevereiro de 2008, com Vénus em 12º-13º de Aquário e Sol em 8º-9º de Peixes, várias tragédias ocorrem na Madeira, com a morte em Achadas da Cruz, do presidente da junta de freguesia ao cair de uma falésia com 150 metros de altura, devido a uma derrocada,a morte de um trabalhador e ferimentos noutro em derrocada numa vala em Estreito de Câmara de Lobos e um incêndio que carboniza um sem-abrigo num anexo de uma casa desabitada, no Funchal.

3) Em 20 de Fevereiro de 2010, com Mercúrio em 14º- 15º de Aquário e Vénus em 7º de Peixes, chuvas intensas provocam derrocadas na ilha da Madeira, causando 42 mortos confirmados, 8 desaparecidos e 1,4 milhões de euros de prejuízos.

Outra lei astronómica geradora de desastres na Madeira é a seguinte: a passagem de um planeta ou nodo da Lua em 1º 40´/ 1º 44´ de qualquer signo zodiacal é condição necessária mas insuficiente para gerar um desastre na ilha da Madeira.

Eis alguns exemplos.

1) Em 8 de Janeiro de 2001, com Júpiter em 1º 42´/ 1º 39´ de Gémeos,, uma derrocada de pedras fura o tecto do elevador panorâmico da Fajã dos Padres, no concelho de Câmara de Lobos, Madeira, matando uma trabalhadora de 19 anos e causando dois feridos graves e dois ligeiros.

2) Em 3 de Julho de 2009, com Plutão em 1º 44´/ 1º 43´ de Capricórnio, um acidente de viação ocorrido ao princípio da noite no sítio da Meia Légua, Concelho da Ribeira Brava, Madeira, causa um morto e nove feridos.

Segundo esta última lei do ponto 1º 40´/ 1º 44´ de qualquer signo são dias de potencial risco de acidente na Madeira, em 2010: 16-17 de Março (Saturno), 25-26 de Março (Marte), 2 de Abril (Vénus), 10 de Junho (Marte), 19-21 de Junho (Júpiter), 8-10 de Agosto (Saturno), 30 de Outubro (Marte), 3 de Dezembro (Vénus), 10 de Dezembro (Marte).

fonte: in net

Fireshelter52

Sismo e Tsunami, 70 mortos????


No Chile forte sismo faz vítimas e gera tsunami

Um forte tremor de terra provocou pelo menos 78 mortes no Chile e originou um alerta de tsunami no Oceano Pacífico esta madrugada.

O abalo, que atingiu 8,8 na escala de Richter, foi sentido durante cerca de um minuto quando eram 03h34 no país sul-americano (06h34 em Portugal Continental).

Segundo os primeiros relatos, vários edifícios ruíram, houve cortes de energia e foram confirmadas 78 mortes, prevendo-se que o número oficial de vítimas vá disparar durante este sábado.

O epicentro do terramoto localizou-se no Pacífico, 325 quilómetros a sudoeste de Santiago do Chile, mas a apenas 90 quilómetros de Concepción, a segunda cidade chilena, onde vivem mais de 200 mil pessoas.

Relatos no Twitter indicam que a cidade de Chillán já foi considerada uma zona de catástrofe.

GOVERNO DECLARA ESTADO DE CATÁSTROFE

Duas réplicas, de intensidade 6,2 e 5,6 levaram o governo do Chile a decretar já o estado de catástrofe no país.

Na sequência do abalo principal, de 8,8 na escala de Richter, o Instituto Geológico dos Estados Unidos emitiu um alerta de tsunami ao Chile e ao Peru, enquanto o Japão optou também por reactivá-lo, depois de o ter levantado na sexta-feira à noite, após

oseu território ter sido abalado por um terramoto de grau 7,7.

As autoridades norte-americanas colocaram também a Colômbia, a Antárctida, toda a América Central e a Polinésia em vigilância.

De acordo com o Instituto Geológico dos EUA, o abalo teve uma dimensão para gerar um tsunami destrutivo que pode atingir a costa mais próxima do epicentro em minutos e as zonas de litoral mais afastadas em horas'.

Embora não seja ainda possível verificar a amplitude dos estragos, as agências internacionais descrevem um cenário de ampla destruição com muitos danos materiais.

ONDA DE 40 METROS' NA ILHA DE JUAN FERNÁNDEZ

Ainda que a Presidente do país, Michelle Bachelet, tenha descartado a hipótese de tsunami, na ilha de Juan Fernández foi registada uma onda de grandes proporções que avançou até metade do seu território, tendo os habitantes sido obrigados a refugiarem-se em zonas mais elevadas.

A cadeia de televisão norte-americana CNN avança que a onde pode ter atingido uma altura de “40 metros”, embora não exista, para já, registo de vítimas.

Por seu turno, as zonas costeiras da Ilha de Páscoa foram evacuadas perante a possibilidade de ser atingida por ondas gigantes.

Fonte CM

Fireshelter52

Outra vez?... Outro Alerta desmobilizado?...


Quantos alertas levantados pela ANPC, nomeadamente considerados para a região algarvia se vieram a confirmar e foram de certo úteis?

Não estaremos a cair no erro do pastorinho e o lobo?

Os avisos meteorológicos não serão suficientes, e eficazes, ficando os alertas da ANPC para situações realmente adversas que se venham a confirmar e careçam de um apoio da rede de Protecção Civil?

Considerando o estado de prontidão para um avanço de meios humanos ou materiais em direcção a uma zona de catástrofe, a prevenção para o apoio de outros agentes de protecção Civil que careçam dos nosso meios, entre outras situações?

Como podem verificar no Blog, de Dezembro até Fevereiro a ANPC elevou a alerta azul ou laranja várias situações que realmente adversas não saíram do percurso da normalidade de um inverno aceso.

Estará na moda os alertas meteorológicos da PC ou querem fazer concorrência aos avisos do Instituto de Meteorologia?

Penso que não há necessidade de tanto alarido, estamos no inverno, chove e faz vento, nunca se viu por causa de umas pingas de água e uns assobios de vento de forma pontual tanta publicidade por parte da ANPC.

Embora na opinião do Fireshelter52, tanto alerta sirva para dinamizar o aumento da resposta humana que nesta altura do ano escassa nos Corpos de Bombeiros Voluntários?

O que achas?

Fireshelter52

26/02/2010

Alerta de tsunami no Japão após forte sismo


As autoridades japonesas lançaram na noite desta sexta-feira um alerta de tsunami na sequência de um forte abalo sísmico sentido a sudoeste do país.

Segundo a ‘BBC’, o abalo foi sentido a 84 quilómetros a este de Naha, na ilha de Okinawa, tendo ocorrido a 29 quilómetros abaixo do nível do mar.

É habitual o Japão ser sacudido por tremores de terra. Em 1995 um abalo de 7.2 a Oeste de Kobe matou 6.400 pessoas.

Fonte: CM

Fireshelter52

Condições Meteorológicas adversas ALERTA LARANJA Protecção Civil


A ANPC passou ao final da noite todos os distritos do continente a alerta laranja.
Iniciando o alerta as 00:00 horas de 27 de Fevereiro, e baixando às 24:00 do mesmo dia.

O aumento do estado de prontidão de todos os agentes da protecção civil está relacionado com as condições meteorológicas que se advêm.

São esperados chuvas e ventos fortes que poderão atingir os 160km/h nas terras altas e na costa um aumento da agitação marítima.

O IM elevou o aviso de previsão de tempo adverso a vermelho em quase todos os distritos do Norte de Portugal.

Na corporação de bombeiros municipais de Tavira foi lançado um alerta SMS a todos os operacionais a fim de se precaverem em situações de alarme, e a fim de aumentar a operacionalidade e capacidade de respostas das chamadas para emergências meteorológicas do próximo dia.

Recomenda-se as precauções a inundações e cheias rápidas em espaços urbanos e habitacionais.

Fonte: IM / ANPC

Fireshelter52

Boato sobre FURACÂO a caminho de Portugal


Circula na Web informação que atribui à situação meteorológica adversa prevista para a Madeira e Continente neste fim-de-semana a classificação de FURACÃO.

Tal informação não é correcta, porquanto o fenómeno que está a ser objecto de vigilância por parte do Instituto de Meteorologia trata-se de uma depressão com forte cavamento na sua aproximação ao Continente que provocará ventos de forte intensidade e precipitação.

Chama-se a atenção para os comunicados e Avisos difundidos e eventualmente a difundir pelo Instituto de Meteorologia e Serviços de Protecção Civil, únicas autoridades com competência para a emissão de Avisos e Alertas no território nacional.

Particularmente nesta situação meteorológica remetemos para os Comunicados emitidos hoje, em actualização de informação ontem distribuída pelo Instituto de Meteorologia, que se encontra patente na sua Página Web, bem como para os Alertas e Recomendações difundidos pela Protecção Civil.

Fonte: IM

Fireshelter52

25/02/2010

Estação do Salva Vidas de Tavira


Quantas vezes para finalizar o nosso passeio dirigimo-nos às quatro águas e olhamos a ria contemplando a sua beleza?

O crescimento empresarial da zona, embora lento mas de década para década foi aumentando qualquer coisita, uns parques de estacionamento, uns restaurantes uns restauros na doca, o crescimento do clube náutico, entre outros...

Mas... Uma coisa nunca mudou, nem de aspecto, nem de local, e a imponência daquela infra-estrutura continua a passar desapercebido á maioria das pessoas que lá vão passear.

Refiro-me á estação do salva vidas.

Continua a produzir a sua actividade como agente da protecção civil, sob a alçada da Marinha Portuguesa, e a função daquela equipa é o socorro a náufragos na nossa costa e rede fluvial, estendendo-se o socorro também a ajudas a embarcações em dificuldades de navegação.

Trabalha com uma equipa composta por 3 funcionários e está aberta das 9 as 17 de segunda a sexta, estando os funcionários em prontidão de disponibilidade nas suas casas fora deste horário.

Com o apoio de duas embarcações, uma semi-rígida marcada pela sua rapidez e manobralidade, e outra cabinada, mais lenta mas possuidora de uma força impar, prestam socorro aos pescadores ou a navegadores na nossa costa quando se encontram com problemas ou em perigo de naufrágio.

Quando estão em doca seca, encontram-se em escuta activa ao posto da Rádio Faro e canal 16 VHF, onde recebem instruções meteorológicas e de navegação pela autoridade marítima.

Informam também os profissionais da pesca e outros navegadores através de balões de cor preta e luzes, sobre o estado do mar e condições de navegação.

Em breve abordaremos com eles as suas condições profissionais, e relatos de ajudas de relevante importância.

Agora fica a mensagem que aquela estação está operacional.

Fireshelter52

Greve Enfermeiros no NR-INEM Algarve



100%, ou seja todos os enfermeiros contratados ou em regime de prestação de serviços do Núcleo Regional do INEM no Algarve fizeram greve.

Os enfermeiros que desempenham as funções organizativas no NR, não compareceram nos seus postos de trabalho, enquanto os outros operacionais distribuídos pelas ambulâncias SIV’s VMER’s, compareceram nos seus postos pois são obrigados a prestar os serviços mínimos.

A nível Nacional a ministra manifestou-se da seguinte forma:

Ana Jorge, desvalorizou ao início da manhã desta quinta-feira a greve dos enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que termina à meia-noite

A greve não me preocupa porque é uma greve sem sentido, sem razão porque não está em causa os postos de trabalho destes enfermeiros. É incompreensível muitas vezes a razão das greves”, criticou Ana Jorge.

Apesar de reconhecer que a greve é um direito da democracia, Ana Jorge apelou às consciências dos grevistas.

“Era bom que fizessem greve com a consciência do que está em causa. Todos estes enfermeiros têm os seus postos de trabalho nos locais de origem e estão no INEM em comissão de serviço.”

Ana Jorge acrescentou que a tutela está a trabalhar para encontrar uma solução que seja benéfica para os enfermeiros e para a instituição.

Fireshelter52

Ambulância INEM velha dada a bombeiros


A promessa de uma ambulância para os Bombeiros de Rebordosa (Paredes) foi feita pelo PS em campanha eleitoral.

O veículo chegou há pouco mais de uma semana, mas tem quase cinco anos, perto de 200 mil quilómetros e algumas amolgadelas.

O presidente da Associação Humanitária dos Voluntários de Rebordosa confirmou, que a ambulância do INEM foi entregue há cerca de 10 dias com muitos quilómetros e "algumas amolgadelas".

José Moreira ficou, no entanto, satisfeito com a doação, porque a corporação estava com falta de ambulâncias.

O responsável desvalorizou a antiguidade e o desgaste do veículo, alegando que será "provisório" até a corporação passar a ser um Posto de Emergência Médica.

Nessa altura - não se sabe quando - será equipada com uma ambulância nova.
Os Bombeiros de Rebordosa são, actualmente, um Posto de Reserva do INEM.

A Câmara de Paredes não foi oficialmente informada da doação e aguarda esclarecimentos do Instituto de Emergência Médica.

O INEM informou que "a corporação apresenta condições para passar, futuramente, a Posto de Emergência Médica", pelo que "foi entendimento que, dada a especial necessidade de reforço da resposta desta associação, necessitava de um meio extra para a sua frota".

O Instituto acrescenta ainda que se trata de "uma medida de excepção", apenas aplicável "porque, de momento, o INEM não pode estabelecer novos Protocolos para Postos de Emergência Médica por razões que se prendem com a gestão orçamental e do seu Plano de Actividades".

O INEM conclui que a ambulância, que se encontrava em situação de reserva, "está, por enquanto, adequada às necessidades do corpo de bombeiros e foi a solução rápida e eficaz para a situação".

O anúncio da chegada da ambulância foi feito pelo PS de Paredes, em comunicado.

O veículo é apresentado como uma conquista do partido. "Vivemos agora a satisfação de ver concretizada uma aspiração e de saber que valeu a pena esforçarmo-nos para o conseguir", salienta o socialista Artur Penedos.

Pouco satisfeito ficou o PSD. "É de lamentar que no decorrer da campanha se tenham feito promessas no sentido de caçar votos e a prova disso é a entrega de uma ambulância com 197 mil quilómetros, quatro anos e meio e sem estar devidamente equipada", refere Manuel Fernando Rocha, líder da concelhia PSD, referindo-se à falta de desfibrilhador.

O INEM contrapõe, alegando que, por enquanto, só as ambulâncias do Instituto é que estão apetrechadas com desfibrilhador, uma vez que, neste momento, apenas os Técnicos de Ambulância e Emergência do INEM podem operar aqueles dispositivos. Os bombeiros ainda não receberam formação para tal.

Fonte: Bombeiros.pt

Fireshelter52

Suíça: Casas de Prostituição obrigatório SBV e DAE


As casas de alterne na Suíça vão ter a partir de agora desfibriladores para evitar que mais clientes morram com ataques cardíacos.


Esta medida surge depois do coração de um cliente de idade avançada ter sucumbido no quarto com uma prostituta na cidade de Lugano.

Depois deste incidente os donos das casas de alterne estão a munir os seus estabelecimentos com os aparelhos de desfibrilhação e a proporcionar às suas profissionais aulas de formação onde vão aprender a utilizar o aparelho e a prevenir mais mortes.

Fonte: CM

Fireshelter52

Bombeiros voluntários da Ajuda em risco de extinção


O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa, António Carlos Monteiro, afirmou hoje que os bombeiros voluntários da Ajuda correm risco de extinção, mas o vereador da Protecção Civil, Manuel de Brito, deu conta da "situação irregular" da instituição.

"A Câmara não pode apoiar financeiramente uma associação que está em situação irregular", afirmou Manuel de Brito (PS), durante a reunião pública do executivo municipal. Segundo o vereador, a instituição vive uma "situação muito delicada", encontra-se em "irregularidade associativa" e, recentemente, "desapareceu material de fogo".

O assunto vai ser tratado numa reunião com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, acrescentou. "Os voluntários em Lisboa, aliás, não estão bem. Normalmente, não acorrem às chamadas para reforço", afirmou.

O vereador do CDS-PP, António Carlos Monteiro, tinha colocado a questão da situação dos bombeiros voluntários da Ajuda, sem ignorar que, "do ponto de vista diretivo, há anomalias" na instituição e que existe inclusivamente "um computador selado à ordem da Polícia Judiciária".

O eleito democrata cristão descreveu uma "situação financeira complicadíssima", em que "o único rendimento são as quotizações dos sócios". "Corremos o risco de os bombeiros voluntários da Ajuda se extinguirem", afirmou.

Fonte: Bombeiros.pt

Fireshelter52

CBM Tavira entra em Alerta Azul


Condições Meteorológicas Adversas Alerta Azul

O Instituto de Meteorologia declarou o Alerta Amarelo para a Região Algarvia alegando a possibilidade de ventos fortes e precipitação.

Já a Autoridade Nacional de Protecção Civil delegada no seu Comando Distrital declarou os Corpos de Bombeiros da Região em Alerta Azul, baseado nas indicações atmosféricas que indicam a probabilidade de incidentes relacionados com actividade meteorológica adversa.

O Alerta tem inicio a: 23:00 Horas de 24/2/2010

O alerta finda a: 23:00 Horas de 25/2/2010

Fireshelter52

Revelada gravação do socorro ao cantor Michael Jackson


Uma gravação do que seria o momento em que os paramédicos atenderam Michael Jackson no dia de sua morte foi revelada nesta quarta-feira.

De acordo com o jornal britânico "The Sun", que teve acesso à fita, a gravação registra a ligação de um dos paramédicos do Corpo de Bombeiros de Los Angeles para o hospital UCLA.

A voz diz: "O paciente é Michael Jackson, o pop star. Não há pulso, não há respiração. Ele não está reagindo. Tentamos ressuscitá-lo. Não tivemos sucesso. Fizemos tudo o que podíamos. Chegaremos aí em cinco minutos. A coisa está feia".

A gravação foi encontrada em um fórum na internet e pode ser o registro do primeiro anúncio da morte do cantor, no dia 25 de junho de 2009.

Um porta-voz do Corpo de Bombeiros de Los Angeles se manifestou sobre a gravação: "Não posso confirmar que é um de nossos funcionários. Pode ser. Eles se referem ao 'pop star Michael Jackson', mas não é nosso costume dar nomes".

Se confirmada a sua veracidade, a fita pode se tornar uma nova evidência no julgamento do Dr. Conrad Murray, médico que cuidava de Michael e que está sendo acusado de homicídio culposo.

A gravação contradiz o depoimento de Murray, que afirma que o astro ainda estava quente e tinha pulso quando o encontrou e colocou na ambulância.

A sequência dos fatos será crucial para o julgamento, uma vez que o médico assumiu ter dado a Jackson um coquetel de medicamentos, incluindo o poderoso sedativo Propofol.

Dr. Murray, de 56 anos, inicialmente disse à polícia que deu os medicamentos ao cantor por volta das 10h50m e deixou o quarto por dois minutos. Quando voltou, encontrou Michael desacordado e tentou reanimá-lo. Mas o chamado do médico para o serviço de emergência não foi feito até as 12h21m.

Os advogados do médico afirmam que a versão dos fatos de seu cliente foi "uma confusão". Os promotores, por sua vez, querem provar que Murray deixou o Rei do Pop sozinho por mais de uma hora após dar-lhe os medicamentos.

Na semana passada, foi divulgado que Dr. Murray ligou para outro paciente para dar o resultado de um exame às 11h54m.

O médico espera provar que o astro ainda tinha pulso quando o encontrou desacordado no quarto. Como a ambulância levou apenas três minutos para chegar à casa do cantor depois do chamado de emergência, significaria que o Dr. Murray teria deixado o cantor sozinho por pouco tempo e demonstraria que suas ações teriam sido menos negligentes.

Fireshelter52

24/02/2010

Morte de Bombeiro Pode Acabar em Tribunal


A morte de um bombeiro em Cerva, Ribeira de Pena, ocorrida no passado dia 30, está a causar polémica na pacata vila do vale do Tâmega pelos contornos que envolveram aquilo que seria uma normal chamada de auxílio.

Na tarde desse dia, os Bombeiros Voluntários de Cerva receberam uma chamada para se deslocarem ao lugar de Asnela para socorrer um jovem que estaria a ter uma crise convulsiva.

Na ambulância, como é hábito, seguiram dois bombeiros.
Já no local, e quando pegavam na maca para transportar a vítima para dentro da ambulância, um dos bombeiros desfaleceu.
A partir deste momento começou uma série de episódios que irão ser averiguados e poderão parar nas instâncias judiciais.

O pai do jovem que estava ser socorrido, em desespero, sentou-se na ambulância ocupando o lugar do motorista e com o outro bombeiro a seu lado pôs-se a caminho de Cerva, percorrendo cerca de cinco quilómetros.

Nessa altura já os bombeiros tinham sido avisados do sucedido e quando se cruzaram, perto da vila, um dos tripulantes da segunda ambulância terá assumido a condução do transporte do jovem para o Hospital de Vila Real.

Entretanto, Armindo Faria, 42 anos, bombeiro, continuava estatelado em Asnela, acompanhado de uma familiar, onde em poucos minutos terá chegado uma nova ambulância de Cerva enquanto aguardavam pela chegada do INEM.

As viaturas médicas de Vila Real e Chaves que normalmente acodem a Ribeira de Pena estavam ocupadas e foi mobilizada a VMER de Guimarães.

Cerca de "duas horas depois", segundo fontes dos bombeiros e de familiares da vítima mortal e do jovem assistido, a VMER chegou a Asnela mas apenas confirmou o óbito do bombeiro.

A família da vítima não quer pronunciar-se sobre o caso, uma vez que já recorreu a um advogado e apenas espera que "se apure toda a verdade".
O comandante dos bombeiros não quis tecer comentários enquanto não abrir um inquérito interno.

Em causa está a condução de uma ambulância por alguém não autorizado, situação que pode redundar numa queixa-crime. José Machado, tio do jovem assistido, esteve sempre no local e admitiu ao JN que "nunca passou pela cabeça que conduzir a ambulância era ilegal", focando o estado do irmão que só mais tarde se apercebeu do que fez.

Fonte: JN // Bombeirosparasempre

Fireshelter52

Meios aéreos pesados de combate a incêndios devem manter-se


O secretário de Estado da protecção Civil visitou o Aeródromo de Seia, e afirmou que reúne todas as condições para manter os meios aéreos de combate a incêndios.

O presidente do município, está naturalmente satisfeito.

O Aeródromo de Seia reúne condições para não perder os meios aéreos pesados de combate a incêndios.

A garantia foi dada esta terça-feira pelo secretário de estado da protecção Civil, Vasco Franco que se deslocou a Seia numa visita de trabalho, acompanhado pelo presidente da Autoridade nacional da protecção Civil e pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Meios Aéreos.

Segundo Vasco Franco, o dispositivo operacional de combate a incêndios deverá ser o mesmo do ano passado, e estão reunidas todas as condições para manter os meios aéreos no aeródromo de Seia, depois de resolvidas algumas insuficiências.

Situação que deixa muito satisfeito Filipe Camelo, o presidente da câmara de Seia, cidade que depois depois de ter estado em risco de perder os meios aéreos pesados de combate a Incêndios, para ponte de Sôr, recebeu a garantia do secretário de estado da protecção Civil, Vasco Franco, de que o Aeródromo reúne todas as condições para manter os dois aviões aerotanques pesados anfíbios, que operam em Portugal durante os meses de Junho a Outubro.

Fonte: Bombeiros.pt

Fireshelter52

Dívidas do Estado não deixam bombeiros voluntários comprar fardas


Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim andam a contar tostões e nem dinheiro para fardas têm.

Isto porque o Estado não paga os 110 mil euros que lhes deve.

"A situação começa a ser complicada: estas verbas são muito importantes para nós, porque têm um carácter regular.
No ano passado chegaram com três meses de atraso.

Este ano, tomamos precauções para evitar dificuldades graves. Mas os organismos do Estado com os quais trabalhamos estão muito atrasados a pagar - actualmente, devem-nos 110 mil euros - e o dinheiro esgota-se.

Cria-nos um problema de tesouraria", explicou, Rui Coelho, presidente dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim .

Com um orçamento anual de mais de um milhão de euros, gastos mensais na ordem dos 100 mil euros, 80 bombeiros voluntários, 44 funcionários e 15 viaturas em serviço diário só na área da saúde, a vida no quartel dos bombeiros poveiros não está fácil.

A situação, explica Rui Coelho, só não é pior, porque "se foram acautelando dias maus": "Como é uma quantia considerável, costumamos destiná-la a algum equipamento mais caro que nos faça falta ou a uma viatura.

Este ano, seria para equipamentos de protecção individual de combate a incêndios.
É uma lacuna grave", afirmou o presidente da corporação.

Com essas verbas, os bombeiros esperavam adquirir mais 30 fatos para juntar aos 30 que já tem, aproximando-se da meta de um fato por homem, isto no concelho com "mais incêndios urbanos no distrito do Porto". Resta aos voluntários, remata Rui Coelho, "ir vivendo um dia atrás do outro".

O presidente da Câmara da Póvoa queixa-se ainda de "dificuldades" nas transferências da Administração Central para as autarquias: "Ainda não foram transferidas as verbas das Finanças relativas aos impostos locais. Isto começa a criar alguma perturbação na tesouraria das câmaras municipais.

Causa-nos problemas para pagar os subsídios às colectividades [que, por causa do atraso nas verbas do jogo, pedem apoios urgentes], mas também os salários", explicou o autarca.

Fonte: Bombeiros.pt

Fireshelter52

Mini-tornado na zona de Portimão provoca estragos


Um mini-tornado registado, na terça-feira à noite, na zona costeira de Portimão provocou estragos em restaurantes, derrubou árvores e postes de electricidade, mas não fez vítimas.

O presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, afirma em declarações à TSF que uma carga de chuva e vento «muito violenta», ocorreu, em poucos minutos na área costeira da cidade perto das 23:00.

«Foi algo impressionante», comentou o autarca, afirmando que «o vento foi um autêntico corredor nesta zona».

A zona mais afectada foi a Praia do Vau, onde dois restaurantes/bares ficaram destruídos, com os telhades e paredes em madeira a voarem por toda a parte, explicou Manuel da Luz.

O presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, diz que uma carga de chuva e vento «muito violenta», ocorreu, em poucos minutos, na área costeira da cidade.

«Foi algo impressionante», comentou o autarca, afirmando que «o vento foi um autêntico corredor nesta zona».

O fenómeno meteorológico foi descrito pelo Comando Distrital de Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Faro como sendo «um mini-tornado», que afectou também «um apartamento e derrubou várias árvores e postes de electricidade».

O comandante distrital de operações de socorro de Faro, António Coelho, diz que área afectada se em duas praias, a da Rocha e doVau, onde houve registo de quatro restaurantes danificados e estragos em diversos empreendimentos turísticos.

Um fenómeno semelhante tinha atingido o concelho de Nisa e segunda-feira um outro tinha já passado pelos concelhos de Aveiro e Ovar.

Uma situação que o meteorologista José Costa Alves não acredita que volte a repetir-se nos próximos dias, mas diz que a chuva deve continuar.

Fonte: Bombeiros.pt

Fireshelter52

Raio mata homem que limpava oliveiras no concelho de Portel


Um homem, de 41 anos, morreu hoje ao ser atingido por um raio, durante uma trovoada,
quando trabalhava num olival numa herdade na freguesia de Monte do Trigo, no concelho de Portel (Évora).

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora explicou que o alerta para a ocorrência foi recebido, às 15:48, pela corporação de bombeiros de Portel.

“Outras pessoas que estavam a trabalhar no mesmo olival, situado no Monte dos Hospitais, na freguesia de Monte do Trigo, é que avisaram os bombeiros”, disse a fonte.

O homem, de acordo com o CDOS, “andava a limpar oliveiras”, tendo-se resguardado “da chuva e da trovoada por baixo de uma” das árvores.

“E foi então que foi atingido por um raio, que lhe provocou a morte”, revelou o CDOS de Évora.

A vítima mortal, tinha 41 anos.

Para o local, foram mobilizados cinco bombeiros da corporação de Portel, auxiliados por duas viaturas.

Fonte: Lusa

Fireshelter52

23/02/2010

Bombeiros de Abrantes Prestam Apoio a 800 Ovelhas


Os Bombeiros Municipais de Abrantes estão a prestar apoio a um rebanho com cerca de 800 ovelhas que ficou isolado numa ilha no meio do Tejo, na zona de Alvega.

O comandante da corporação, António Manuel, afirmou que, ao invés de retirar as ovelhas do local, sob o risco de, no transporte por barco, se perder alguma, os bombeiros optaram por levar o pastor de manhã, garantindo o transporte de ração, por duas vezes, para alimento dos animais.


Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém confirmou à Lusa que o nível das águas começou a descer na zona de Abrantes.


A protecção civil distrital accionou, segunda-feira, o alerta amarelo do Plano de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, tendo, durante a madrugada desta terça-feira, ficado isolada a povoação de Reguengo do Alviela, no concelho de Santarém, e submersas as zonas junto ao rio em Constância, Tancos e Vila Nova da Barquinha.


Fonte: bombeirosparasempre

Fireshelter52

22/02/2010

Despiste de ambulância provocou dois feridos ligeiros na A2


O despiste de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Lagoa provocou, esta tarde, dois feridos ligeiros e obrigou ao condicionamento da circulação na autoestrada A2, entre Almodôvar e Messines.

Segundo o comandante da corporação de Bombeiros Vítor Rio, "o condutor da ambulância escapou ileso e só a maqueira e o acompanhante do paciente que tinha sido transportado para Lisboa é que se queixavam de algumas dores".

Os três ocupantes da viatura de transporte de doentes foram ainda assim transportados para o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio para observação.

O acidente ocorreu às 14:45, ao quilómetro 220, no sentido Norte-Sul, junto à saída de Messines.

De acordo com o relato da mesma fonte, o facto de se tratar de "uma zona de vale", associado ao "piso molhado e ao vento forte", fizeram com que o condutor "perdesse a direção e tivesse entrado em despiste".

A faixa de circulação mais à direita esteve cortada ao trânsito durante mais de duas horas, disse fonte da GNR.

A ambulância, segundo o comandante Vítor Rio, "está irrecuperável".

Fonte: Lusa

Fireshelter52

Uma Imagem... Mil palavras! Madeira2010



Fonte: bombeirosparasempre

Fireshelter52

21/02/2010

Organização dos Bombeiros em Portugal



Um novo ciclo de formação técnico profissional, de carácter interno, entrou e funcionamento no CBM Tavira.

Como referido anteriormente o primeiro grupo de bombeiros municipais já se deslocou para as quatro semanas de formação na Escola do Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa.

OS restantes, juntos com os voluntários do CB, entram numa nova era.

Iniciando o espaço formativo interno com a organização dos Bombeiros em Portugal, refrescamos ideias, arrumamos a casa, e colocamos em ordem o saber, tentando evoluir sempre na positiva.

Com a necessidade de cumprir com os requisitos propostos aos voluntários, o CBM Tavira teve de adaptar as circunstâncias legislativas ao núcleo de voluntários do quadro activo do CB.

De notar que os mesmos não tinham qualquer tipo de obrigação proposto para uma participação activa do CBM.

Faziam a formação inicial, consecutivamente formavam-se activamente em instruções técnicas e recertificações de SD e TA, quando havia, faziam as escolas de progressão de carreira.

Em caso de urgências e activação de pessoal, sabíamos que tínhamos na maioria das vezes todo o apoio dos voluntários do CB.

Tecnicamente preparados, com o EPI e restante equipamento igual e sem descriminações aos Municipais do CB, participavam em ECIN’s, ELAC’s, patrulhamentos e serviço na ilha, protecções a eventos desportivos, serviços de longo curso, entre outros.

Agora devido aos processos de avaliação, recenseamento Nacional, e cumprimento de horas, foi pedido as suas disponibilidades a fim do cumprimento da missão legislativa.

Os profissionais do CB vêm com bons olhos as medidas tomadas e propostas pois as mesmas aumentam a operacionalidade dos turnos.

Com mais pessoal principalmente no horário nocturno, podemos dedicar tempo á formação teórica aprofundada, e uma politica de proximidade ao material existente no CB.

Fireshelter52

Gilão, Emergência Fluvial


Depois de ter caído durante a noite e madrugada de domingo uma forte chuvada na zona da serra de Tavira, o Rio Séqua colocou no Gilão toneladas de canas.

Tudo indica que as mesmas são provenientes da ribeira da Assêca onde fazem margem durante dezenas de Quilómetros.

Com a força e a rapidez produzida pela água da Ribeira e consequentemente do Séqua, as canas foram arrancadas e arrastadas até formarem uma barragem artificial na ponte dos Descobrimentos no Gilão em Tavira.

A referida ponte de 1990, degradada, com expiração do fim de vida á muito, ao sofrer uma resistência á passagem da água poderia ceder e ruir, ou então avançar o seu estado de degradação.

Outro problema vivido com o avanço das canas ao mar, é o embate das mesmas nas embarcações fundeadas no Gilão.

Um molho de canas consideravelmente com 2 a 3 metros de diâmetro ao embater com velocidade e força numa embarcação de pesca ou recreio fundeada pode adornar a mesma e vira-la, acabando por se afundar.

Drama já vivido este ano várias vezes.

A protecção Civil Municipal, fez deslocar para o local do incidente, várias máquinas e camiões para retirarem as canas do curso fluvial.

Um trabalho demorado e delicado que se foi fazendo até o problema ficar resolvido.

A população aglomerou-se e verificou as operações de limpeza.

Podemos concluir que de alguma forma a Protecção Civil Municipal funciona de uma maneira eficaz.

Fireshelter52

Madeira Nova Contagem


Madeira: 40 mortos, 70 feridos e 248 desalojados


O secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Ramos, fez hoje um novo balanço das vítimas das enxurradas na Madeira: 40 mortos, 70 feridos e 248 desalojados. O número de desaparecidos ainda é indeterminado.

O secretário regional apelou ainda para que as pessoas se mantenham em casa para os trabalhos de resgate e recuperação possam decorrer com tranquilidade.

Ontem à noite o primeiro-ministro José Sócrates - que se deslocou até ao Funchal - anunciou o envio de meios de localização e socorro aos inúmeros desaparecidos, cujo número está ainda por contabilizar.

"A população da Madeira pode ficar tranquila porque terá todo o nosso apoio”, frisou Sócrates, antes de regressar a Lisboa, cerca da meia-noite. O primeiro-ministro manifestou ainda solidariedade com “o povo da Madeira” e deixou “uma palavra de conforto e coragem àqueles que perderam familiares”.

O ministro da Administração Interna, que acompanhou o primeiro-ministro na deslocação ao Funchal para inteirar-se da dimensão da tragédia e avaliar com o executivo madeirense os meios nacionais a mobilizar pelo governo da República, anunciou que hoje de manhã serão enviadas, num avião militar, duas equipas da GNR com cães para ajudar a localizar pessoas desaparecidas. No mesmo avião militar partem mergulhadores das forças especializadas de bombeiros e cinco médicos do Instituto de Medicina Legal para realizar, com a maior brevidade, as autópsias às vítimas mortais.

Depois de um dia de intensa chuva e vento forte, a Madeira registou uma melhoria de tempo nas últimas horas. Com condições meteorológicas mais favoráveis, o movimento de chegadas e partidas no aeroporto da ilha está a retomar a normalidade.

Fonte:bombeiros.pt

Fireshelter52

20/02/2010

Tragédia: 32 mortos na Madeira




O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, confirmou que o mau tempo na Madeira causou 32 mortos.

O governante e José Sócrates vão deslocar-se de imediato para a região.

As comunicações com o arquipélago estão muito complicadas, as viagens de e para o aeroporto do Funchal estão suspensas e as autoridades sentem muitas dificuldades para resolver todos os pedidos.

Inundações, derrocadas, estradas intransitáveis ou mar revolto são apenas alguns dos efeitos do mau tempo.

O governante adiantou que está a ponderar declarar o estado de calamidade pública para a região, podendo, assim, pedir apoios aos países da União Europeia para ajudar as vítimas do mau tempo que este sábado deixou um rasto de destruição na ilha da Madeira, uma tragédia que já superou a calamidade de 1993.

Para a Madeira, a bordo do avião Falcon, vão partir de imediato Rui Pereira, o primeiro-ministro, José Sócrates, o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, e o comandante Operacional Nacional, Gil Martins, além de oficiais de engenharia militar e técnicos da protecção civil, cuja missão é avaliar e reconhecer as necessidades.

Rui Pereira adiantou que está pronta a partir uma equipa de 100 homens, entre elementos do GIPS e dos bombeiros canarinhos, caso o Governo Regional da Madeira assim o entenda.

José Sócrates já falou ao telefone com o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, prestando-lhe toda a disponibilidade para ajudar a combater os efeitos do mau tempo, que na manhã deste sábado deixou um rasto de destruição na encosta sul da ilha da Madeira.

Fonte: CM

Fireshelter52

19/02/2010

Descargas do Alqueva deixam Protecção Civil em alerta


A barragem do Alqueva está a descarregar 1200 metros cúbicos de água por segundo e, por isso, a Protecção Civil vai estar particularmente atenta aos efeitos que isso possa ter nas margens do Guadiana.

Ângela Lourenço, do Instituto de Meteorologia, fala em chuva forte para todo o sul do país e aumento da intensidade do vento.

Para hoje e sábado há precipitação fraca.

No distrito de Setúbal já se registam problemas por causa das descargas de barragens.

No concelho de Santiago do Cacém há, nesta altura, duas estradas cortadas, devido à subida das águas da ribeira de Xarruma: a Nacional 382 e a Municipal 544.

Neste caso, as descargas estão a ser feitas por duas barragens daquele distrito: a de Pego do Altar e a de Vale de Gaio.

Fonte: RN

Fireshelter52

INEM acusado de atrasar instalação de desfibrilhadores


O INEM está a ser acusado de atrasar a emissão de licenças para instalação e uso de desfibrilhadores automáticos externos nos espaços públicos.

A lei prevê uma decisão em 30 dias, mas há entidades que fizeram o pedido em Novembro e ainda não têm resposta.

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) está, inclusive, a ponderar recorrer à justiça para obrigar o INEM a pronunciar-se sobre o pedido de licença para instalação e uso dos desfibrilhadores no recinto da universidade, entregue em Novembro do ano passado.

Igualmente à espera está a Sonae Sierra que pretende instalar desfibrilhadores nos centros comerciais de todo o país.

Ao contrário do ISEP, a empresa não avançou com um pedido de licenciamento, mas com um pedido de esclarecimentos sobre a implementação de DAE nos espaços públicos. Depois de muita insistência, recebeu resposta este mês.

É intenção do grupo associar-se a uma empresa que organiza programas de Desfibrilhação Automática Externa. Enquanto esta empresa - que entregou o pedido de licenciamento em Novembro e também ainda não teve resposta - não for certificada pelo INEM, não haverá desfibrilhadores nos centros comerciais.

Fonte:bombeiros.pt

Fireshelter52

18/02/2010

Municipais de Tavira e a Rede Operacional de Bombeiros (ROB)


Está concluído o processo de equipamento rádio com a rede operacional de bombeiros (ROB) em todos os veículos do Corpo de Bombeiros.

Com o apoio do Governo Civil de Faro e do Município de Tavira os Bombeiros Municipais de Tavira deram um passo em frente nas telecomunicações via rádio, adquirindo equipamentos móveis, portáteis, e bases, para todos os seus veículos e centrais de telecomunicações.

Os últimos equipamentos foram entregues com a visita do Ministro da Administração Interna ao Conselho, onde foram entregues ao CBM Tavira 12 equipamentos rádio móvel.

Com este passo todas as viaturas de socorro, incluindo as duas viaturas do INEM, comando, apoio táctico, e transporte de doentes encontram-se equipadas com este meio viável de telecomunicações.

A grande melhoria é a possibilidade de escolher o repetidor de trabalho abrangendo assim toda a região Algarvia, com uma comunicação forte e clara.

Na zona da cidade e margem costeira trabalha-se em ROB São Miguel, já quando nos deslocamos para o interior do conselho a Norte, podemos seleccionar ROB Caldeirão, No interior Este, Castro-Marim, Alcoutim, Mértola, trabalha-se em ROB Balurcos.

No contexto do Teatro de Operações a possibilidade de seleccionar e adaptar as condições aos canais de manobra, tácticos e comando, dá as respectivas operações de socorro uma organização linear de trabalho comprovada.

No que toca a telecomunicações pessoais e profissionais, os bombeiros Municipais e voluntários do CBM Tavira possuem telemóveis de serviço onde todas as chamadas efectuadas par a rede TMN Bombeiros Tavira, é gratuita, e ainda acrescida de 30 minutos de telecomunicações livres.

As vantagens da organização das telecomunicações são visíveis diariamente na organização dos serviços.

No que toca a rede de Banda Baixa utilizada pelos bombeiros do Algarve Canal 4, Continua montada e operacional nas centrais de telecomunicações e veículos do CBM Tavira, embora sirva apenas para situações de rotina ou situações pontuais de emergência.

Fireshelter52

Bombeiros Agredidos


Dois bombeiros da corporação de Entre-os-Rios foram agredidos por um homem de 40 anos, visivelmente embriagado, que destruiu parte da ambulância em que ia ser transportado, após se ter ferido num despiste de mota.

O caso aconteceu em São Miguel de Paredes, Penafiel, anteontem à noite, mas só hoje a corporação vai apresentar queixa na GNR.

Eram 20h00 quando Sandra Rocha e Rui Espicho foram chamados para socorrer a vítima de um despiste.

No local, encontraram o homem inanimado, pelo que o levaram para o interior do veículo de emergência, onde de repente acordou.

“Deu-me vários socos, e quando conseguimos sair dali para chamar a GNR, ele partiu tudo o que estava na ambulância ”, contou Sandra, que ficou com pequenas escoriações.

Os militares do posto de São Vicente identificaram o indivíduo, que recusou depois ser transportado para o hospital.

Fonte: CM

Fireshelter52

Alerta da Protecção Civil


Nível: Azul

O distrito de Faro encontra-se em alerta Azul da protecção civil no dia 18 de Fevereiro das 08:00 até as 22:00 Horas.

O motivo que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a erguer o alerta deve-se sobre tudo a períodos de chuva.

Já no entanto o Instituto de Meteorologia eleva o alerta meteorológico ate ao nível amarelo, onde prevê para dia 18 e 19 até as 13:00 horas, precipitação forte, vento forte e agitação marítima.

Fireshelter52

17/02/2010

Carnaval: Três mortos na estrada


Os primeiros números da ‘Operação Carnaval 2010’ registados pela GNR apontam para menos mortes na estrada do que no ano passado.

Segundo revelou fonte da GNR nos primeiros quatro dias da operação houve três mortos (menos três do que em 2009) em 943 acidentes, 19 feridos graves e 232 feridos ligeiros.

Fonte: Correio da Manhã

Fireshelter52

Acidente Ponte 25 Abril em Lisboa


UM acidente que envolveu 14 veículos e que aconteceu esta manhã perto das 06h30 obrigou ao condicionamento do trânsito na Ponte 25 de Abril, no sentido sul/norte, na saída para Alcântara.
De acordo com as autoridades não existe registo de feridos.

Fonte: Correio da Manhã

Fireshelter52

Pedido de demissão da direcção e greve gera confusão nos Bombeiros Voluntários de Alcanede


Instalou-se no fim-de-semana a confusão no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, concelho de Santarém.

Um grupo de 49 bombeiros, dos 55 do quadro activo, assinaram uma carta dirigida à direcção da corporação a exigir a demissão desta. Os operacionais, entre voluntários e profissionais, criticam a falta de apoio dos elementos da direcção, falta de diálogo e de se protelar a marcação de eleições, entre outros problemas.

Para incendiar mais os ânimos, os dez bombeiros profissionais, entre elementos da central de comunicações, motoristas e socorristas, entraram em greve na segunda-feira de manhã, assegurando apenas os serviços de emergência médica.

A situação obrigou o comandante Paulo Santos a esfalfar-se em contactos com outras corporações vizinhas para assegurar o transporte de doentes e outros serviços não emergentes.

Em causa estava o facto destes elementos ainda não terem recebido os ordenados de Janeiro.

O comandante teve que vestir a farda de mediador e ao final da manhã, após uma reunião com o presidente da direcção, Manuel Rosa, a greve foi desconvocada.

O presidente comprometeu-se a pagar os salários, explicando que a associação estava com dificuldades porque durante o primeiro mês do ano não recebeu qualquer apoio da Câmara de Santarém nem o pagamento dos serviços prestados a várias entidades públicas.

Sanado o problema da greve, a direcção tem agora que tomar uma posição sobre a sublevação que originou a carta subscrita pelos 49 bombeiros. Manuel Rosa garante que o clima está mais pacificado e em declarações a O MIRANTE sublinha que esta direcção já tinha intenções de não se recandidatar e que até já tem feito contactos para que outras pessoas possam fazer uma lista concorrente às eleições. E sublinha que quem tem poderes para demitir a direcção são os sócios.

As eleições já deviam ter acontecido. Mas Manuel Rosa explica que houve uma alteração nos estatutos da associação humanitária e que ainda não foi feita a escritura dos novos estatutos por questões burocráticas. Mas assegura que a mesma vai ocorrer na próxima semana e que a partir dessa altura pode ser marcada uma assembleia para a realização de eleições.

Fonte: O mirante

Fireshelter52

15/02/2010

Situação Meteorológica Adversa


Continua cortada a estrada da Assêca (EM397), na margem direita do Rio Séqua, devido a cheia.
Na zona da Ribeira do Almargem a mesma situação.

Outras situações operacionais pontuais fazem-se registar de forma relativamente calma nas freguesias do Conselho:
- Uma casa em risco de desmoronamento, risco de queda de estruturas da construção civil, e inundações domésticas são algumas das ocorrências onde os bombeiros municipais têm actuado durante a manhã.

No Rio Gilão, molhos de canas vindos da serra nas águas da cheia viraram pelo menos uma embarcação de recreio em frente á lota.

O IM prevê a continuação do tempo de chuva para os próximos dias, estando a região Algarvia sobre alerta meteorológico Nível Amarelo.

Na operacionalidade do Corpo de Bombeiros Municipais tiveram de ser adiadas as duas formações de salvamento e desencarceramento previstas para dia 17 e 18 devido ao mau tempo sentido na região.

Extinção de Incêndio com Equipamento Firexpress


Foi mais uma vez posto a prova o equipamento firexpress do VOPE02 no combate a incêndios em líquidos combustíveis e outros materiais.

A extinção segura, rápida e praticamente limpa traduz-se na utilização de um conjunto de mecanismos que produzem um sistema de pulverização de água na forma de micro-gotas acoplado ou não a um agente emulsor.

Não há dúvida da eficácia deste tipo de agente extintor.

Para o testar, equipamos uma assistente técnico operacional do município, que presta serviço no Corpo de Bombeiros de Tavira com funções de operador de central.



Após vestir o EPI, e com toda a segurança garantida debelou as chamas com extrema facilidade utilizando apenas água pulverizada.



Após concluído este exercício foi efectuado novo fogo que foi extinto usando a tecnologia firexpress aditivada com agente emulsor AFFF.

Ficam aqui as referências do equipamento:

Bomba Honda 6X160 com 5.5cv, acoplando-se um carretel rígido com agulheta perfurante, especialmente concebida para penetrar em cavidades de paredes, compartimentos de motores e espaços confinados similares.

Baseado na tecnologia firexpress utiliza o sistema micro-gotas em combinação com o agente emulsor na extinção de incêndios, chegando mesmo a bomba atingir até 40 bar de pressão.

A extinção dos focos de incêndio dá-se sobre tudo e entre outras circunstâncias pelo rápido arrefecimento e abafamento provocado pelo sistema micro-gotas na forma combinada da água aditivada.

Pode produzir espumas nas concentrações de 1 a 6 %
Fireshelter52

Acidente A22 Tavira/Olhão


Um aparatoso acidente vitimou de forma ligeira um condutor na A22 á entrada da área de serviço na zona de Tavira.

O despiste foi procedido de capotamento e colisão contra as protecções de desaceleramento presentes á entrada das bombas, acabando por ficar a viatura sinistrada tombada lateralmente e deu-se na madrugada do dia 13 perto das 5 horas.

O único ocupante do veículo sinistrado após o socorro acabou por recusar o transporte á unidade hospitalar.

No local esteve uma ambulância de socorro (INEM), dos Bombeiros Municipais de Tavira, a autoridade e a empresa concessionária da respectiva auto-estrada.

Este acidente ficou marcado pelo aparato de destroços que ainda se verificam devido á destruição das protecções (bidões amarelos com areia), usados para o efeito.

Fireshelter52

13/02/2010

Nuvem de cloro provoca 300 desalojados


Uma nuvem tóxica de cloro obriga a desalojar 300 pessoas das suas habitações numa povoação perto de Madrid Espanha.

Tudo aconteceu quando a socorrista da piscina comunitária misturou acidentalmente os produtos para o tratamento da água da piscina, o que provocou uma nuvem de cloro que por ventura poderia ter sido muito mais perigosa caso uma das vizinhas não se tivesse apercebido da situação e dado prematuramente o alerta as autoridades.

No balanço final das operações de socorro apenas foram verificadas algumas irritações oculares e respiratórias resolvidas nas unidades de saúde adjacentes ao incidente, e claro um grande susto.

A socorrista veio a publico e pediu desculpas pelo sucedido, e pelos danos pessoais, profissionais causados na zona do incidente.

Fonte: Bomberosalcorcon.blogspot.com

Fireshelter52

Apelo a doação urgente de sangue devido à falta de reservas


Por causa da falta de reservas de sangue já há hospitais sem capacidade para fazer cirurgias planeadas, apenas conseguindo dar resposta a operações de urgência.


O sangue colhido apenas se conserva durante 42 dias.

Neste momento Portugal atravessa “uma situação de quase penúria” ao nível do armazenamento, tendo reservas para fazer face apenas às necessidades das unidades de saúde para dois dias,

“Estamos a gastar 1034 sacos de sangue por dia [cada um equivale a uma doação] e as colheitas [diárias] andam pelas 970”.

Portugal até costuma ser auto-suficiente, com 40 doações por mil habitantes, face às 37 por mil habitantes da média europeia. “
A situação que estamos a viver é invulgar e esperemos que seja pontual”.

As razões apontadas são várias. Cerca de 70 por cento das colheitas de sangue são feitas ao fim-de-semana, sobretudo em associações de dadores, e são sobretudo estas recolhas que alimentam o sistema durante a semana.

Com o mau tempo dos meses de Janeiro e Fevereiro menos pessoas saíram de casa para fazer doações, constata.

Gabriel de Olim junta aos locais onde há mais doações as empresas, nomeadamente fábricas.

O encerramento de muitas empresas e a diminuição da mão-de-obra noutras também teve repercussões ao nível da diminuição de recolhas, explica.

Mas a grande mudança deu-se nos gastos de sangue com as necessidades crescentes do sistema de saúde.

Nos últimos quatro anos tem havido um aumento das cirurgias, resultado da recuperação das listas de espera, da melhor rentabilização dos blocos operatórios e do aumento do número de transplantes de órgãos, enuncia.
Todas estas intervenções exigem sangue, explica.

Para o sistema ser sustentável é preciso encontrar 1100 dadores todos os dias, quando eles actualmente não passam dos 970.
Os dadores têm uma idade média de 35 anos e 51 por cento são mulheres.

Com o aproximar da terça-feira de Carnaval e a entrada de férias de muitas pessoas, o Instituto Português do Sangue veio fazer um apelo especial aos cidadãos da Grande Lisboa para doarem sangue “ainda hoje ou logo que possível”, já que esta zona é a região mais afectada por uma “baixa acentuada nas reservas nacionais”.

Fonte: Bombeiros.pt

Fireshelter52

12/02/2010

Mau tempo limita visita de alunos da Escola Secundária ao CBM Tavira


Alunos do Curso de Gestão empresarial da Escola Jorge Correia em Tavira visitaram hoje os Bombeiros de Tavira com vista á aquisição de conhecimentos inseridos no projecto do BM Tavira “Cultura de Prevenção”.

Foram abordados temas como:

- Segurança na rede electrica, rede de gas domestico, e em fontes de calor.

- Segurança e prevenção em incêndios nas cozinhas e espaços adjacentes.

-Regras gerais de segurança em caso de incêndio em espaço doméstico e espaço escolar.

- Combate a incêndio em instalações na fase de eclosão.


Na sequência, estava preparado uma breve demosntração práctica de extinção de incêndios em liquidos combustiveis, onde os alunos poderiam vestir os equipamentos de protecção individual dos bombeiros e com a ajuda destes debelar o fogo, usando para isso os meios de extinção adequados.

Mas devido ao mau tempo sentido na região a parte prática não foi possivel de execução.

Em alternativa foram mostrados em sala, algum material usado pelos bombeiros nas operações de socorro envolvendo as matérias abordadas.

Fireshelter52

Alerta Meteorológico


O Instituto de Meteorologia colocou a região Algarvia em:
Alerta Amarelo.

Os motivos prendem-se com:

- Períodos de Chuva ou Aguaceiros que podem ser fortes.

- Descida acentuada da temperatura.

Assim recomendam-se as medidas gerais de segurança para este nível de alerta meteorológico.

Fireshelter52

A terra treme no Algarve


Pequenos abalos sísmicos registados nos sismógrafos do Instituto de Meteorologia a Sul do Algarve na noite e madruga de 11 para 12 de Fevereiro de 2010.

Trata-se apenas de actividade sísmica normal não chegando a ser sentidos por pessoas.

De forma recorrente o Algarve tem vindo a sentir pequenos abalos nos últimos dias, nomeadamente a sul do Cabo de São Vicente no dia 7 com magnitude perto de 2 graus, e no dia 9 a SW de albufeira com a mesma intensidade.

Fireshelter52

11/02/2010

CVP - Cursos de Socorrismo Ministrados com Erros Técnicos


Existem em Portugal cursos de socorrismo ministrados com erros técnicos, alerta o diretor da Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), que sublinha a necessidade de regulamentar este sector de formação.

Em declarações à agência Lusa no dia em que a CVP celebra 145 anos, Ricardo Almeida afirmou ter conhecimento "efetivo" de empresas formadoras onde os cursos são ministrados com erros técnicos. "A qualidade de alguns cursos que por aí andam é um pouco complicada. Entidades que ministrem este tipo de formação devem ter um conselho científico, com médicos e enfermeiros, que possa acompanhar e validar os passos todos de criação de um pacote formativo", afirmou.

Segundo o responsável, esse conselho científico é essencial tendo em vista a "credibilidade e a eficácia na transmissão de competências". "Não havendo isso, e muitas vezes não há, nunca se sabe o que está a ser praticado, que tipo de competências estão a ser transmitidas. É um pouco uma surpresa. E é algo que nos preocupa bastante", acrescentou.

O diretor da Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa defende, por isso, a necessidade de "regulamentar" este sector de formação.

"Não nos podemos esquecer de que a pessoa não tem conhecimentos de socorrismo e, portanto, tudo aquilo que lhe for transmitido é tomado como bom", sublinhou, sugerindo às pessoas que tenham "algum cuidado" quando decidem fazer um curso destes e recomendando que procurem "entidades credíveis e certificadas". Ricardo Almeida acrescentou que num curso de socorrismo é necessário ensinar em duas vertentes: "A fazer bem e a não fazer aquilo que não se deve fazer".

"No caso de um sinistrado de mota, a remoção do capacete é o momento H para que o indivíduo viva, sobreviva ou morra. Basta só um gesto que não seja bem executado para fazer toda a diferença", exemplificou. A única regulamentação que existe em Portugal é do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e diz respeito a apenas dois cursos: tripulantes de ambulância de transporte e tripulantes de ambulância de socorro.

Por seu turno, o INEM reconhece capacidade formativa apenas aos bombeiros e à Escola de Socorrismo da CVP: "Todos os outros cursos são um mar aberto", alertou.

"São bastantes as empresas de cursos de socorrismo.
Não são ilegais, mas não desejo que alguém caia nas mãos delas", rematou.

Fonte: "bombeirosparasempre"

Fireshelter52

70% das Chamadas 112 São Falsas Emergências


A secretária de Estado da Administração Interna, Dalila Araújo, apelou hoje à utilização correcta do número de emergência 112, mostrando-se preocupada com a elevada percentagem de chamadas falsas recebidas naquele serviço, que ultrapassa os 70 por cento.

No dia em que se assinala o Dia Europeu do Número de Emergência 112, Dalila Araújo alertou as mais de 50 crianças que hoje participaram numa sessão de divulgação deste serviço de socorro para a importância de não ligar para o 112 para brincar.

O nosso apelo é que o 112 seja utilizado só por quem realmente precisa, evitando a utilização indevida do serviço, que pode ter custos muito grandes para quem pode estar efetivamente a precisar de ajuda”, afirmou a secretária de Estado.

Carolina, de 9 anos, parece ter percebido bem a mensagem: Só se deve ligar para o 112 quando se está com algum problema e não para pregar partidas”, disse à Lusa.

Também Mariana, de 10 anos, que nunca telefonou para o 112, agora já sabe o que fazer quando estiver a precisar de ajuda: “Ligo, digo onde estou e com quem, digo o que se passa e tento estar calma.

No final da sessão, Dalila Araújo mostrou-se preocupada com o elevado número de chamadas falsas que os serviços de socorro do 112 recebem todos os dias.

“Em 20 mil chamadas nacionais que o 112 recebe todos os dias, apenas 30 por cento são realmente de quem precisa de ajuda, os restantes 70 por cento são por brincadeira ou engano”, disse Dalila Araújo que, no entanto, acredita que “com a ajuda das tecnologias, grande parte desta percentagem pode vir a ser anulada no futuro”.

Além da secretária de Estado e das crianças do 1.º ciclo da Escola EB1 Custódia Marques, em Oeiras, também esteve presente nesta iniciativa, que teve lugar na sede do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no Tagus Park, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

O número de emergência 112 é comum aos 27 países da União Europeia (UE) e é utilizado para contactar os serviços de emergência. A chamada é gratuita e acessível de qualquer ponto do país e a qualquer hora do dia.

Fonte: "bombeiroparasempre"

Fireshelter52

10/02/2010

Bombeiros Municipais de Tavira em Formação na Escola do Regimento Sapadores



Os bombeiros Municipais de Tavira detentores da categoria de bombeiro de 1º classe municipal e Subchefe Municipal, irão durante os meses de Fevereiro, Março e Abril de 2010, frequentar na Escola do Regimento Sapadores Bombeiros em Lisboa uma formação de aperfeiçoamento profissional.

Com a duração de 155 horas, (4 semanas), estes bombeiros irão reflectir relembrar e aperfeiçoar técnicas em uso na missão que desempenham no dia a dia.

“Técnicas de socorrismo, desencarceramento, combate a incêndios urbanos, salvamentos, ordem unida, preparação física, e curso de flashover”.

Uma iniciativa do comando visando, o aperfeiçoamento e desenvolvimento da formação interna, assim, como a valorização dos próprios elementos,sendo todos os custos da formação suportados pelo Município de Tavira.

De notar que este projecto pioneiro é único na região e talvez a nível Nacional, dando a devida importância á formação e ao trabalho desempenhado pelos Corpos de bombeiros mistos de carácter profissionais detidos pelos Municípios. (CBM)

A Escola do Regimento, (ERSB), já tinha formado desde a dois anos nos Municipais de Tavira para efeitos de promoção do CEFA, 12 Bombeiros Municipais de 2º classe, e 5 bombeiros Municipais de 1º classe, decorrendo na mesma Escola, uma recruta profissional, onde estão inseridos 4 estagiários do Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira.

Deveria ser um exemplo a seguir pelas entidades detentoras dos CB´s, na valência de falta de formação da ENB.

Fireshelter52

Bragança: Escola de Bombeiros encerra definitivamente



O Centro de Formação de Bragança da Escola Nacional de Bombeiros (ENB) não deverá voltar a abrir as portas.

A nova orientação da tutela aponta para a mobilidade de formadores aos quartéis de bombeiros, em detrimento da deslocação dos formandos aos centros de formação.

Já o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, lamenta a extinção do Centro de Formação.

O edil recorda, ainda, o primeiro local escolhido para a construção das Escola de Bombeiros, junto ao nó nascente do IP4, desde a altura em que esta valência foi instalada, provisoriamente, junto ao edifício do Governo Civil.

No entanto, a escola nunca saiu das instalações provisórias e a formação acabou mesmo por ser suspensa, em 2007, devido à falta de condições para ministrar aulas de qualidade aos soldados da paz.

Falta de condições ditou a suspensão da formação e a desactivação do Centro de Formação de Bragança da ENB

A crescente degradação das instalações levou os dirigentes da ENB a suspender a formação no Nordeste Transmontano, alegando não ser possível continuar a deslocar formandos de diversos pontos do País sem as condições adequadas, tanto para a sua permanência, como para obterem formação de qualidade.

Recorde-se que a humidade e o frio, no Inverno, eram alguns dos obstáculos com que se deparavam, não só os formandos, mas também os formadores e funcionários do Centro.

Após a desactivação da escola, foram muitas as promessas de que a infra-estrutura iria ficar no distrito.

Em Fevereiro de 2008, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, garantiu que a ENB iria ficar na capital de distrito, mas, na altura, escusou-se a avançar a nova localização.

Agora, Jorge Gomes adianta que a construção de uma nova escola não faz parte dos planos do Governo, que aposta na deslocação dos formadores aos quartéis de bombeiros, em vez de suportar as despesas inerentes a um Centro de Formação.

Fonte: Nordeste

Fireshelter52