21/02/2010

Madeira Nova Contagem


Madeira: 40 mortos, 70 feridos e 248 desalojados


O secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Ramos, fez hoje um novo balanço das vítimas das enxurradas na Madeira: 40 mortos, 70 feridos e 248 desalojados. O número de desaparecidos ainda é indeterminado.

O secretário regional apelou ainda para que as pessoas se mantenham em casa para os trabalhos de resgate e recuperação possam decorrer com tranquilidade.

Ontem à noite o primeiro-ministro José Sócrates - que se deslocou até ao Funchal - anunciou o envio de meios de localização e socorro aos inúmeros desaparecidos, cujo número está ainda por contabilizar.

"A população da Madeira pode ficar tranquila porque terá todo o nosso apoio”, frisou Sócrates, antes de regressar a Lisboa, cerca da meia-noite. O primeiro-ministro manifestou ainda solidariedade com “o povo da Madeira” e deixou “uma palavra de conforto e coragem àqueles que perderam familiares”.

O ministro da Administração Interna, que acompanhou o primeiro-ministro na deslocação ao Funchal para inteirar-se da dimensão da tragédia e avaliar com o executivo madeirense os meios nacionais a mobilizar pelo governo da República, anunciou que hoje de manhã serão enviadas, num avião militar, duas equipas da GNR com cães para ajudar a localizar pessoas desaparecidas. No mesmo avião militar partem mergulhadores das forças especializadas de bombeiros e cinco médicos do Instituto de Medicina Legal para realizar, com a maior brevidade, as autópsias às vítimas mortais.

Depois de um dia de intensa chuva e vento forte, a Madeira registou uma melhoria de tempo nas últimas horas. Com condições meteorológicas mais favoráveis, o movimento de chegadas e partidas no aeroporto da ilha está a retomar a normalidade.

Fonte:bombeiros.pt

Fireshelter52

1 comentário:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Infelizmente a contagem não vai terminar por aqui, relatos oficiosos informam 42 mortos e um número superior de feridos e desalojados.