30/04/2010

Cinto de segurança ajuda a prevenir



Foi recentemente descoberta uma nova protecção a uso pelos cintos de segurança dos nossos automóveis.

Depois de ver o vídeo imagine só o que protegeu este cinto de segurança.




Um Abraço

FIRESHELTER52

EN125 mais um de tantos... Acidentes!


Já perdi a conta...

Talvez um dos sítios mais propícios a acidentes na EN125 na zona de Tavira.

O cruzamento das pedras D’EL Rei na EN125, foi ontem palco de mais um acidente.

Desta feita resultou um ferido ligeiro, um jovem que se fazia transportar numa motorizada e que ao que tudo indica foi colhido por uma viatura que passava no local.

No local este a SIV de Tavira que transportou a vitima para o Hospital de Faro.

Este cruzamento é caracterizado pela sua largura entre as vias de circulação, a curva associada á subida vindo do lado da Luz de Tavira que reduz visibilidade e tempo de reacção por parte de quem se encontra parado para virar á esquerda, e da recta que segue de Tavira para a luz, onde os carros que circulam na EN125 passam com alguma velocidade.

No local e zonas limítrofes já se deram graves acidentes que incluem algumas vítimas mortais.

FIRESHELTER52

INEM: Enfermeiros continuam nos CODU até ao fim de Maio


Os enfermeiros continuam nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) até ao fim de Maio, data em que termina a discussão pública do plano de gestão de pessoal do Instituto Nacional de Emergência Médica, informou fonte sindical.

A informação foi avançada pelo coordenador nacional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, José Carlos Martins, após uma reunião no Ministério da Saúde.

Segundo o dirigente, a tutela, ao contrário do previsto, «não apresentou qualquer avaliação» sobre «a pertinência dos enfermeiros» nos CODU, tendo decidido que aqueles profissionais de saúde se mantêm nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes «até à discussão do Plano Estratégico sobre a Gestão dos Recursos Humanos do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica]».

O plano, que o sindicato diz acabar com os enfermeiros nos CODU, estará em discussão pública a partir de sexta-feira e até ao fim de Maio, adiantou José Carlos Martins.

Sindicato e Ordem dos Enfermeiros consideram que a falta destes profissionais nos CODU compromete a qualidade do atendimento aos doentes.

Fonte: DD

FIRESHELTER52

29/04/2010

Meteorologia


Ficou registado na estação meteorológica do Centro de Ciência Viva de Tavira, o dia mais quente e com a humidade relativa no mais baixo valor percentual deste ano de 2010 dentro da Cidade de Tavira.

No dia de 27 de Abril, desde as zero horas a temperatura manteve-se a subir mesmo na madrugada para valores acima dos 20 graus.

Ao nascer do dia por volta das 6:30, a temperatura subiu até por volta das 19:00 atingindo quase os 35 graus.

Um dia solarengo e quente, praticamente com ventos abaixo dos 5 km/h, e valores de humidade relativa inferiores a 50%.

Os dois dias seguintes, registaram valores mais amenos e com algumas nuvens, fazendo-se sentir também um aumento da humidade do ar.

Para os próximos dias incluindo o feriado prevê-se que o estado do tempo se mantenha quente e seco, mas com temperaturas mais amenas das que foram registadas no dia 27.

FIRESHELTER52

Averbamento do grupo II


De salientar que muitos dos que aqui opinam no que toca a esta temática demonstram total desconhecimento da lei.

O Decreto-Lei 209/98 de 15 de Julho, entretanto revogado pelo Decreto-Lei 45/2005 de 23 de Fevereiro, estabelece no seu Artigo 1.º "que os condutores de veículos das categorias B e B+E que pretendam exercer condução de ambulâncias, veículos dos bombeiros, de automóveis de passageiros de aluguer (Táxis), de transporte escolar e de mercadorias perigosas, bem como condutores de veículos das categorias C, D, C+E e D+E são obrigados a possuir o Grupo 2 (estes últimos têm até Abril de 2012 para regularizar a situação) ".

Ora este Artigo vem desmistificar uma serie de situações, como por exemplo os elementos das forças policiais terem de ter o "Grupo 2" averbado, o que é uma pura mentira.

De uma vez por todas importa também esclarecer que o "Grupo 2" não habilita a conduzir só "veículos prioritários", como muita vez se ouve dizer pelos corredores dos quartéis.
Ou seja esse termo usado para classificar o "Grupo 2" está completamente errado.

O "Grupo 2" trata de habilitar condutores para a conduzir veículos especiais e não prioritários.

O mesmo DL, perpetua no seu Artigo 3.º que os "condutores que se candidatem ao Grupo 2, são sujeitos a exames para avaliação da aptidão física, mental e psicológica", sendo que esta ultima será feita através de "exame psicológico", o que vem retirar qualquer credibilidade aos mais críticos que afirmam "que o Grupo 2 não vem ensinar ninguém a conduzir, nem dizer se tem ou não capacidade para a pratica de certo tipo de condução".

Concordo que não ensine ninguém a conduzir, mas se para vocês, todas estas provas não visam despistar a possibilidade de existirem elementos que não tenham capacidade para conduzir certos veículos, então muito sinceramente não sei o que vos dizer...

Importa também esclarecer aqui o enquadramento legal, no que toca ao incumprimento da lei, ou seja não possuir o "Grupo 2" averbado:


Legislação Infringida: Art. 40.º do RHLC (Regulamento de Habilitação Legal de Condução), aprovado pelo Decreto-Lei 209/98 de 15 de Julho

Legislação Punitiva: art. 123, n.º 9 do Código da Estrada

Coima: 500€ a 2500€

Classificação da Infracção: Leve

28/04/2010

Levante instalado no Sotavento Algarvio


Um quadro de vento moderado de sueste acompanhado de temperaturas relativamente altas para a época, juntamente com a subida da temperatura da água do mar para mais de 20.gc, é o que se espera para estes dias solarengos do fim de Abril.

Parece que este ano o dia 1 de Maio celebrado com afinco por muitos, vai ser acompanhado de sol e calor, e para os mais corajosos um dia de banhos de mar.

O levante, é um estado de tempo caracterizado pela entrada de ventos e marés quentes provenientes do Estreito de Gibraltar, que por sua vez sofre a influência do tempo do norte de África.

Este vento de leste outras vezes sueste é acompanhado de agitação marítima característica, de instalação quase sempre progressiva mas com um rápido desenvolvimento.

No verão a temperatura da água do mar chega atingir e ultrapassar os 25.gc.

Com a brusca rebentação da ondulação na areia juntamente com a vaporização da água devido á temperatura elevada do ar, cria-se uma névoa de água salgada que na noite se desloca para o interior deixando um cheiro de praia nas cidades.

Caracteristicamente tem a duração de 3 a 7 dias.

Condiciona toda a actividade piscatória e desportiva que se desenvolva no mar.

Devido ao calor a tentativa desenfreada de alguns banhistas mais audazes de entrar no mar com elevada ondulação, provoca consequentes incidentes, em praias não vigiadas chegou a haver em anos anteriores mortes.

Outro facto curioso, são os cadáveres provenientes de pessoas do norte de África que tentam passar o Estreito com o Levante e morrem nas tempestades, os seus corpos são quase sempre encontrados entre Vila Real de Santo António e Fuzeta.

No verão, a instalação do levante influência de forma brusca devido às condições climatéricas o desenvolvimento dos incêndios em espaço rural e florestal.

FIRESHELTER52

Calmaria anormal...


Estamos na presente fase do ano onde quem rende mais é o bacalhau.

Uma calmaria anormal de serviços regista-se e instala-se no CBM Tavira, dando oportunidade para que os bombeiros municipais possam-se restabelecer devidamente e em conformidade nas actividades que ficam por preencher durante os respectivos turnos, devendo-se tal situação ao elevado numero de serviço, sendo a grande parte o transporte de doentes.

Devido a um acordo entre o CBM Tavira e a CVP local, todas os serviços de transporte de doentes, consultas e afins, são agora solicitados primeiramente á CVP de Tavira e só na impossibilidade deste na execução do serviço, o CBM Tavira disponibiliza os meios para a execução dos mesmos.

Relativamente á emergência médica o CBM Tavira dispõe de duas viaturas do INEM, mas também está sediada em Tavira uma SIV do INEM, o que faz com que aconteça uma decréscimo no numero de serviços prestados.

Com a chegada dos graduados dos cursos da Escola do Regimento Sapadores, é aplicado um novo ênfase na lide diária dos bombeiros municipais.

Dando a sensação que uma lufada de ar fresco restabelece e reforça a unidade.

Enfim, trata-se de um sentimento pessoal.

FIRESHELTER52

27/04/2010

ALGARVE: mais mortos na estrada em 2010


Entre Janeiro e Abril, morreram mais duas pessoas nas estradas algarvias do que no ano passado. Ainda assim, Portugal reduziu 47% de mortes na estrada, desde 2001.

Hoje é o Dia Europeu da Segurança Rodoviária.

Quinze mortos, em quatro meses. Entre 1 de Janeiro e 21 de Abril, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), morreram 15 pessoas nas estradas algarvias, mais duas do que em igual período do ano passado.

Em 2008, tinham morrido nos primeiros quatro meses do ano apenas oito pessoas. Dos acidentes em 2010 resultaram ainda 42 feridos graves, menos do que em 2009 (53), mas mais do que em 2008 (35).

Quando analisado o período de um ano, por comparação com o ano anterior, subiram os feridos graves, de 205 para 230, mas baixou o número de mortos, de 51 em 2009 para 44 em 2010 (dados de Abril a Abril desses anos).

Olhando para o tipo de veículos, e analisando só os casos que resultaram em vítimas mortais, agora a nível nacional, no mês de Janeiro de 2010, é possível observar que o maior número de mortos derivou de acidentes com veículos ligeiros (36) seguido dos ciclomotores (22), velocípedes (11), peões (8), motociclos (5) e veículos pesados, com um morto.

Terceiro na redução das mortes

Ainda assim, Portugal foi o terceiro país europeu que mais reduziu o número de mortos em acidentes rodoviários desde 2001, segundo o especialista do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes Marco Popolizio, referido pela Lusa.

Na conferência «Desafios para o Futuro - Prevenção Rodoviária em Portugal», que decorreu em Lisboa, Marco Popolizio referiu que Portugal reduziu em 47 por cento as mortes nas estradas, neste período,o que representa uma diminuição anual de oito por cento.

Segundo o especialista, no topo da tabela está o Luxemburgo, com 50 por cento da redução de mortes nas estradas, seguido da França, com 49 por cento, e Portugal, com 47 por cento.

Marco Popolizio explicou que a União Europeia estabeleceu, em 2001, o objectivo de reduzir em 50 por cento as mortes na estrada até 2010.

No entanto, a generalidade dos países ainda não cumpriu essa meta, à excepção de Luxemburgo, França e Portugal que «estão no bom caminho» e atingiram «os melhores resultados», salientou.

Menos morte infantil

O especialista do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes destacou igualmente que Portugal foi o país da Europa com maior redução ao nível da mortalidade infantil, ao registar uma diminuição de 15 por cento.

Quanto aos acidentes com motociclistas, Portugal é o quinto país com menos mortes, mas mesmo assim ainda se registam 22 mortos por um milhão de habitantes, adiantou.

Na conferência, Marco Popolizio sugeriu o incentivo aos consumidores para comprarem carros mais seguros e que outras autarquias portuguesas sigam o exemplo de Mafra, que adoptou um plano de segurança municipal.


FIRESHELTER52

Autoados por falta de averbamento do grupo II na Carta de Condução

Nos últimos dias a UNT- Unidade Nacional de Trânsito, tem autuado vários motoristas de ambulâncias dos Bombeiros do Distrito de Beja.

A razão que levou a estes autos foi o não averbamento da carta de condução para o grupo 2 (veículos prioritários), um dos Bombeiros foi perseguido até a Unidade Hospitalar do Baixo Alentejo, onde foi abordado pelos agentes da UNT.

Segundo, o que os BombeirosAlentejo.com apurou, os bombeiros ficaram sujeitos a pagar uma coima de 500€, e a sua carta foi retirada, apenas ficando com a guia da UNT.

Estes irão recorrer junto do Governo Civil.

Como é do conhecimento de todos os Bombeiros o averbamento de carta para veículos prioritários é obrigatório, sendo que estão sujeitos a testes psicotécnicos, em empresas privadas, onde o valor ronda os 70€, mais os 25€ no IMTT – Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.

Fonte: BombeirosAlentejo.com

FIRESHELTER52

25/04/2010

Acordo Colectivo de Trabalho- ACT

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, afirmou ontem, em Coimbra, que existem pedidos de subscrição do acordo colectivo de trabalho por parte de mais de 50 associações.

Após uma reunião com 70 bombeiros daquele distrito, para explicar os termos do acordo, Fernando Curto lembrou que o documento vem regularizar a carreira e a hierarquia dos bombeiros profissionais das associações voluntárias.

"Este acordo vem valorizar os bombeiros e as associações, melhorando a prestação de socorro às populações", referiu Fernando Curto. A reunião de ontem marca o início de uma ronda de sessões de esclarecimento em vários locais do País.

Fonte: CM



FIRESHELTER52

24/04/2010

SIRESP



O SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal, depois de vários anos de espera, está pronto a funcionar. Esta segunda-feira, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, preside à cerimónia de apresentação.

Fonte:CM

FIRESHELTER52

DIOPS nº1 2010


FORÇAS CONJUNTAS:

Forças Conjuntas são forças de Protecção e Socorro, de Intervenção operacional na área do evento, composto por unidades operacionais provindas de várias entidades que actuam sob comando único, no respeito pela hierarquia e cadeia de comando próprios de cada unidade.

As Forças Conjuntas têm carácter conjuntural táctico, sendo a sua constituição e mandato decididos pela estrutura de coordenação institucional respectiva, mediante proposta de planeamento da estrutura de comando operacional competente.

Afinal parece que a FOCON Faro sempre é ilegal...

BY: João Farinha in gmail

FIRESHELTER52

22/04/2010

Bombeiros formados em incêndios urbanos


Os Bombeiros de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão juntaram-se numa parceria de formação. Cada um coloca no terreno os seus meios e todos aprendem em conjunto.

22 de Abril de 2010 às 13:30hA união faz a força e a cooperação é o caminho mais rápido e eficaz para cumprir uma das máximas dos bombeiros: “só salva quem sabe e para saber é fundamental fazer formação permanente”.

É neste sentido que os corpos de Bombeiros de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão decidiram unir esforços e cooperar na formação.

E o alvo são os incêndios urbanos e industriais, porque apesar de serem menos, quando acontecem são mais graves.

“Impunha-se este tipo de formação para melhorar as condições de actuação em espaços confinados”, refere José Mariano, comandante dos Voluntários albicastrenses.

Esta é uma formação contínua em que, gradualmente, se junta a parte teórica à prática. Ao longo da semana, segundas, quintas e sextas-feiras, decorre a parte teórica e sábado, durante todo o dia, a prática.

Cada corporação colabora com os seus meios: Castelo Branco dá o formador, Vila Velha de Ródão outros meios logísticos e o local do treino e Idanha-a-Nova o VUCI – Veículo Urbano de Combate a Incêndios.

Este carro é fundamental porque dispõe de capacidade de intervenção com água a alta pressão, tem espumífero e equipamento que permite, no local, o enchimento das garrafas de ar comprimido (o ARICA – Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto).

“Este tipo de formação é para continuar e pode vir a ser aberta a outros corpos que ainda não a fizeram, mas que já mostraram o seu interesse”, diz António Gonçalves, comandante de Vila Velha de Ródão.

Tudo começou porque o adjunto de comando dos Voluntários de Castelo Branco fez, recentemente, uma formação especializada nesta área, obtendo credenciação pela Escola Nacional de Bombeiros.

A junção das três corporações acontece por uma questão de proximidade e pela triangulação possível entre eles.

O comandante José Neves, da corporação de Idanha-a-Nova já participou neste curso.

Apesar do tema integrar a formação inicial para elementos de comando, esta foi uma reciclagem daquilo que já tinha aprendido.

“O essencial mantém-se, mas há técnicas novas que vão surgindo.

Entendi que era importante a minha presença, também como forma de incentivar o resto do pessoal”, refere.

Este curso prolonga-se até final de Maio e estão a ser formados os elementos de primeira linha e os que mais participam neste tipo de ocorrências, tendo começado pelos bombeiros das EIP – Equipa de Intervenção Permanente.

Dos cerca de 140 homens de que dispõe o Corpo de Castelo Branco, 35 já fizeram este curso, dos 125 de Idanha-a-Nova, participaram 25 e dos cerca de 85 de Vila Velha de Ródão estão formados 20.

Uma coisa é garantida por todos os comandantes: por parte dos seus homens, “o entusiasmo é mais do que muito”.

Reconquista ouviu, ainda, o comandante operacional distrital, Rui Esteves, do Comando Distrital de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Protecção Civil, que considera fundamental este tipo de parceria e realça a importância da interligação de equipas de trabalho.

“É importante que as pessoas se conheçam e que falem a mesma língua”, destaca, recordando que a cada dia que passa há mais bombeiros formados e equipados adequadamente, no distrito de Castelo Branco.

Fonte: Jornal Reconquista

FIRESHELTER52

Aflição de um bombeiro queimado



Este vídeo relata a aflição de um bombeiro Espanhol a comunicar com o comando de combate no Incêndio Florestal de Terragona-Horta em Espanha, onde padeceu a equipa do mesmo.

È comovente e aflitivo o pedido de socorro do bombeiro.

Não tem imagem, só comunicações rádio!



FIRESHELTER52

Um excelente exercício



FIRESHELTER52

Mais um Inglês que morre em comboio da CP


2ª Morte de turista Inglês no espaço de uma semana vítima de doença súbita em comboio da CP.

Neste caso foi um inglês de 55 anos que morreu ontem na estação de Sabóia, Odemira, após se ter sentido indisposto, quando viajava no comboio Intercidades entre Lisboa e Faro.

“O comboio parou para deixar o homem, que se sentiu mal, o INEM ainda o tentou socorrer”, disse fonte da GNR.

Outra situação idêntica ocorreu á uma semana no apeadeiro da Porta Nova em Tavira, quando um Inglês de 60 anos também se sentiu mal e acabou por sofrer uma Paragem Cárdio respiratória, acabando por falecer mesmo com o apoio de SBV e SAV no local.

Fonte:CM

FIRESHELTER52

Sapadores Florestais


Chegou hoje a Tavira o veículo de combate a incêndios destinado ao uso do serviço da futura equipa de Sapadores Florestais do município.

Com este novo equipamento o município de Tavira irá reforçar no período quente o serviço de vigilância e trabalho na vertente florestal rural.

Uma oportunidade de trabalho sazonal para possíveis interessados desempregados, que queiram fazer parte da equipa.

Irá ser feito brevemente uma apresentação do veículo e do material constituinte do mesmo.

FIRESHELTER52

Mau tempo provoca estragos e feridos no Baixo Alentejo


Chuva intensa alagou ontem à noite, a região de Beja, causando estragos vários e inundações de caves e edifícios baixos.

Pai e filha que seguiam de carro junto ao Centro de Emprego tiveram mesmo de ser resgatados, tal o volume de água que corria estrada fora.

A chuva intensa caiu das 20 para as 21 horas, inundando várias ruas e casas.

Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Beja, dezenas de pessoas ligaram para os bombeiros pedindo ajuda para escoar a água, sobretudo em caves e edifícios em zonas baixas.

A água da chuva na estrada que liga Beja a Serpa, junto ao Centro de Emprego local, era tanta que dava quase pela altura do capô do carro.

Valeu aos ocupantes da viatura o facto de atrás seguir um outro carro conduzido por um segurança das instalações daquele centro, que lhes prestou o primeiro auxílio.

Enquanto isso, e numa outra zona do concelho de Beja, próximo da Base Aérea n.º 11, um choque frontal entre um ligeiro e uma auto-caravana causou cinco feridos, três graves e dois ligeiros.

Os acidentes vieram complicar ainda mais uma noite que já não estava a ser fácil, tendo em conta os pedidos de auxílio que chegavam às autoridades provenientes das pessoas que foram de alguma forma vítimas da tromba-d'água.

FONTE: PIBA

FIRESHELTER52

21/04/2010

Credibilidade do INEM posta em causa


Os enfermeiros de emergência pré-hospitalar avisaram esta terça-feira que o INEM está a falhar a auditoria a vários desfibrilhadores nas ambulâncias, um procedimento que é obrigatório por lei, uma vez que estes equipamentos são usados por pessoal não-médico.

O Conselho Português de Ressuscitação diz que a “situação fere gravemente a credibilidade do INEM, no que diz respeito à sua qualidade de entidade licenciadora e supervisora da desfibrilhação automática externa, uma vez que é aparente a incapacidade de gerir o seu próprio programa de desfibrilhação”.

O Conselho considera que a auditoria aos actos de desfibrilhação é uma “etapa fundamental” no processo de controlo médico, uma vez que estes equipamentos são usados por pessoal não-médico”.

Segundo a Associação de Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar, desde Outubro que todas as intervenções de desfibrilhação feitas com uma determinada marca de aparelhos são apagadas, impossibilitando uma auditoria.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do INEM disse que qualquer eventual problema de transferência de dados “nunca compromete o socorro”.

Por: BPS

FIRESHELTER52

Dez pessoas evacuadas de hotel por intoxicação por cloro


Dez pessoas intoxicadas com gás cloro (irritante das vias respiratórias) foram hoje evacuadas do Hotel Browns em Vilamoura, para o Hospital de Faro e Serviço de Urgência Básica de Loulé, mas estão fora de perigo, disse fonte oficial.

Segundo o Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Faro, o alerta da ocorrência foi registado às 11:13, no Hotel Browns Sport&Leisure Club, em Vilamoura, e no local estiveram a ajudar as vítimas os Bombeiros Municipais de Loulé, uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e representantes da Protecção Civil de Loulé e da GNR.

Três vítimas ligeiras foram transportadas para o Hospital Central de Faro, mas já receberam alta e não "inspiravam cuidados de maior".

As outras sete vítimas foram levadas para o Serviço de Urgência Básica de Loulé, adiantou fonte do CDOS.

Todas as vítimas, uma de nacionalidade britânica e nove de nacionalidade portuguesa apresentavam "irritação cutânea e nas mucosas",olhos, nariz, garganta, mas estão todas livre de perigo, garantiu fonte do INEM.

Um funcionário do Hotel Browns adiantou que as vítimas eram "funcionários e utentes do hotel" e tiveram de ser evacuadas depois de se ter registado uma "mistura de cloro com ácido na casa das máquinas que entrou na ventilação do hotel", nomeadamente para a piscina interior.

O funcionário do hotel adiantou também que a maioria das pessoas já regressou àquela unidade hoteleira e que outras vítimas ainda estão em observação, mas apenas por "precaução".

De referir a publicação no SAFEPLACE52 á uns meses atrás quando uma Nadadora Salvadora Espanhola misturou acido com cloro numa piscina aberta e foi necessário os bombeiros de Madrid procederem á evacuação de um quarteirão de habitações.

Mesmo assim, em céu aberto, dezenas de pessoas tiveram de receber assistência médica.

Foi por isso uma sorte este acidente em Vilamoura ter apenas produzido este baixo número de feridos e de ligeira gravidade.

FIRESHELTER52

Situações Meteorológicas Adversas


De acordo com as previsões disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia, o estado do tempo em Portugal irá, ou já está a ser influenciado pela aproximação de uma depressão com linhas de instabilidade associadas.

Face a esta previsível situação meteorológica de instabilidade, dificultada na previsão exacta dos pontos onde se fará sentir com mais incidência, em especial no dia de hoje e amanha.

As condições meteorológicas poderão ser caracterizadas pela ocorrência de aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados de trovoada.

Sendo que a zona com maior probabilidade deste tipo de situação ocorrer seja a zona interior.

FIRESHELTER52

Força Especial de Bombeiros “brinca” no Alentejo!


Cento e cinquenta homens, apoiados por trinta viaturas irão estar a partir de hoje e ate ao próximo dia 24, a participar num exercício treino no concelho do alandroal, Distrito de Évora.

O exercício terá como principais objectivos o treino de abertura de faixas de contenção, treino de combate com helicópteros e briefings para definição de estratégias de combate aos fogos.

O exercício em LIVEX, ira ter abrangência nacional, e o objectivo é criar espírito de grupo, reforçar normas e procedimentos de âmbito operacional e adaptar a forma a métodos e técnicas de campanhas.

O Local do acampamento e base da FEB será no Campo de Futebol de Cabeça de Carneiro.

Esta ainda agendada a visita do Secretario de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco.

No dia 22, a base estará aberta a visita das escolas.

FONTE: PIBA (Portal de informação dos bombeiros do alentejo)

FIRESHELTER52

20/04/2010

No seguimento do nosso ponto de vista:

Jorge Machado ainda esclarece:

Dentro de Municípios onde há Profissionais e Mistos detidos e mantidos pelos Municípios não se pode criar Forças Conjuntas.

Porque temos um diploma jurídico completamente diferente, e no texto vem mesmo a referir esta situação, E.P.I. e Forças Conjuntas só podem ser levadas a cabo por parte de vários corpos de Bombeiros Voluntários existentes no mesmo Município, ou seja, isto sim os Municípios vão efectivamente poupar custos nas suas despesas, porque deixam de ter que ajudar a financiar duas ou mais Corpos de Bombeiros Voluntários.

Em suma, o que nos Bombeiros e um cidadão comum ao ler as Portarias e os Dec. Lei deve levar em conta as virgulas e os pontos finais, ou seja se não soubermos fazer pausas e ver a lógica em conjugação com outras portarias e dec. Lei vai levar-nos ao engano total e que por muitas situações levam Bombeiros contra Bombeiros.

Eu no passados, já fiz parte de uma estrutura de Bombeiros Voluntários e foi efectivamente onde criei o bichinho pela vontade de ser Bombeiro, e os meus superiores hierárquicos sempre me envenenaram para estar contra os Bombeiros Profissionais, fui crescendo e vendo que queria levar isto como Profissão, situações que nos moldes como estava não seria possível de se concretizar, assim quando ouve oportunidade de mudar para os Bombeiros Profissionais de Faro fiz com algum receio do que tinha ouvido ate ai.

No entanto, a minha convicção de ser Profissional era tanta que tinha imposto em mim, a ideia e desculpem o termo, (para me comerem vão ter que me cagar), e fez de mim um escudo, quando foi o meu espanto que tudo o que me tinham dito nunca constou a verdade.

São homens duros, sim é verdade porque impõem disciplina e rigor em todas as tarefas desempenhas porque eles apenas querem que sejamos os melhores, isto é um facto até a data em que foi criada a dita FOCON, há data actual vivemos e trabalhamos em forma desorganizada e injusta.

Fiz serviço Militar nos Pára-quedistas e sempre me disseram nenhuma guerra se ganha sem as Tropas motivadas.

O Estandarte da Corporação Municipais de Faro, é mais velho que a Bandeira Nacional, o respeito, a dedicação que os seu Profissionais dos Bombeiros tem ao longo destes anos dado em Prol da cidade e do Algarve é de Louvar por isso temos as mais prestigiadas condecorações no nosso Estandarte, quando criada Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, foi os nossos Profissionais de Faro, que se deslocavam todos os dias para que eles soubessem os Primeiros passos da vida de Bombeiros, hoje posso dizer que é o Corpo de Bombeiros Voluntario mais organizado e com desenvolvimento nas áreas de Formação e acção, dignos de Profissionais…

Só me resta desejar a todos os Bombeiros Felicidades e Profissionalismo acima de tudo nas lutas em que vamos atravessar.

Jorge Machado CBMFaro

FIRESHELTER52

ECIN`s


È noticia no JN:

Bombeiros voluntários queixam-se apoiados na LBP, que o valor monetário pago para a execução das equipas de combate a incêndios florestais não é ajustado á realidade despendida tanto fisicamente como profissionalmente.

Irrisoriamente são atribuídos uns míseros 1,70 euros á hora.

Num serviço de 12 horas o bombeiro é compensado em, pouco mais de 20 euros.

Algumas autarquias apoiam os bombeiros acrescentando a refeição durante o tempo que despendem.

Porem, muitas são os corpos de bombeiros espalhados por este pais, neste tema incluo também os municipais, que se aproveitam destas equipas e da sua grande afluência para aumentarem o poder de resposta em serviços emergentes e rotineiros dos quartéis.

Nenhum CB, pode dizer que paga 1,70euros á hora mas que os bombeiros estão exclusivamente aptos para a execução do serviço predestinado.

Não é verdade, como referido os mesmos fazem todo o tipo de serviço desde condução de doentes até serviços de rotina nos CB´s.

Visto a altura de crise e desemprego que se atravessa, para já é inútil fazer ou tentar fazer qualquer tipo de boicote ou manifestação.

Não caiam nesta irrealidade, no dia em que vocês não preencherem as escalas em prol de todos e da melhoria do desenvolvimento do serviço, outros virão e irão ocupar o vosso lugar.

È a corrida á necessidade e sobrevivência.

A melhor forma é mostrar o descontentamento na altura de responder a situações não relacionadas com o serviço de ECIN e ter um chefe de equipa com eles no sítio e saber dizer:

-“ Isso não é serviço para a equipa de ECIN, não vamos sair”.

Mais ideias esperam-se nos respectivos comentários!

Um abraço

Fireshelter52

18/04/2010

Uma fotografia do culpado

Nesta foto pela localização geográfica, o tornado já estava em avançada fase de dissipação, pois na zona onde se encontra embora ainda esteja em contacto com o solo, já não a estragos a registar.



FIRESHELTER52

Um ponto de vista, Jorge machado, CBM Faro

Na sequência da resolução de problemas relacionados com Corpos de Bombeiros detidos por Municípios, um camarada do CBM Faro, faz jus ao 247/2007 e presta um serviço de esclarecimento com um breve resumo de acções descritas a todos os bombeiros.

Vincando o tema Voluntário versos municipal, Jorge Machado interligado á ANBP/SNBP, bombeiro Municipal de 3ª classe da actual FOCON, escreve para o Blog e de forma coerente e inteligente abre a porta a um debate com coerência e expõe a razão da sua luta contra o município de Faro.

Ao principio o texto pode parecer em vão, mas entrando no esquema de trabalho imposto pelo municio de Faro, poderemos repara em alguns senãos...

No SAFEPLACE52 dou abertura para que este tipo de situações que podem vir a mover mentalidades com a exposição de razões se desenvolva.

Hoje o Jorge amanhã tu...

Vamos “ouvi-lo”:

Que espécies de Corpos de Bombeiros existem?
Nos municípios podem existir os seguintes corpos de bombeiros:
a) Corpos de bombeiros profissionais;
b) Corpos de bombeiros mistos;
c) Corpos de bombeiros voluntários;
d) Corpos privativos de bombeiros.

Os corpos de bombeiros profissionais têm as características seguintes:
1. São criados, detidos e mantidos na dependência directa de uma câmara municipal;
2. São exclusivamente integrados por elementos profissionais;
3. Detêm uma estrutura que pode compreender a existência de regimentos, batalhões, companhias ou secções, ou pelo menos, de uma destas unidades estruturais;
4. Designam-se bombeiros sapadores.

Os corpos de bombeiros mistos têm as características seguintes:
1. São dependentes de uma câmara municipal ou de uma associação humanitária de bombeiros;
2. São constituídos por bombeiros profissionais e por bombeiros voluntários, sujeitos aos respectivos regimes jurídicos;
3. Estão organizados, de acordo com o modelo próprio, definido pela respectiva câmara municipal ou pela associação humanitária de bombeiros.

Os corpos de bombeiros voluntários têm as características seguintes:
1. Pertencem a uma associação humanitária de bombeiros;
2. São constituídos por bombeiros em regime de voluntariado;
3. Podem dispor de uma unidade profissional mínima.

Os corpos privativos de bombeiros têm as características seguintes:
1. Pertencem a uma pessoa colectiva privada que tem necessidade, por razões da sua actividade ou do seu património, de criar e manter um corpo profissional de bombeiros para autoprotecção;
2. São integrados por bombeiros com a formação adequada;
3. Organizam-se segundo um modelo adequado às suas missões e objectivos.
4. Têm uma área de actuação definida dentro dos limites da propriedade da entidade ou entidades à qual pertencem, podendo actuar fora dessa área por requisição do presidente de câmara no respectivo município, ou da ANPC, quando fora do município, que suporta os encargos inerentes;
5. A sua criação e manutenção constituem encargo das entidades a que pertencem, não sendo abrangidas por apoios da ANPC.

Quais as Carreiras existentes nos Bombeiros?
O desempenho de cargos e o exercício de funções nos corpos de bombeiros mistos não pertencentes aos municípios e nos corpos de bombeiros voluntários desenvolve-se por categorias que integram, respectivamente a carreira de oficial bombeiro e a carreira de bombeiro voluntário.

O que é a Área de Actuação de um Corpo de Bombeiros?
Área de actuação é a área geográfica predefinida, na qual um corpo de bombeiros opera regularmente e ou é responsável pela primeira intervenção;

Cada corpo de bombeiros tem a sua área de actuação definida pela ANPC, ouvido o Conselho Nacional de Bombeiros, de acordo com os seguintes princípios:
a) A área de actuação de cada corpo de bombeiros é correspondente à do município onde se insere, se for o único existente;
b) Se existirem vários corpos de bombeiros voluntários no mesmo município, as diferentes áreas de actuação correspondem a uma parcela geográfica que coincide, obrigatoriamente, com uma ou mais freguesias contíguas.

Havendo no mesmo município um corpo de bombeiros profissional ou misto e um ou mais corpos de bombeiros voluntários, a responsabilidade de actuação prioritária e comando cabe ao corpo de bombeiros profissional ou, quando este não exista, ao corpo de bombeiros misto, sem prejuízo de eventual primeira intervenção de algum dos outros em benefício da rapidez e prontidão do socorro.

Fora desses casos, havendo no mesmo município vários corpos de bombeiros voluntários, a responsabilidade de actuação prioritária cabe ao corpo de bombeiros da respectiva área de actuação, ainda que exista intervenção conjunta de outros corpos de bombeiros, sem prejuízo de eventual primeira intervenção de algum dos outros em benefício da rapidez e prontidão do socorro.

Na sua área de actuação, cada corpo de bombeiros assegura a actividade operacional em todos os serviços para os quais for solicitado e seja considerado apto ou, fora dela, em todos aqueles que, nos termos legais, lhe forem requisitados.

Nos municípios em que se justifique, os corpos de bombeiros voluntários ou mistos detidos pelas associações humanitárias de bombeiros podem dispor de equipas de intervenção permanente, cuja composição e funcionamento é definida por portaria do membro do Governo responsável pela área da administração interna.

Nos municípios onde existam mais de um corpo de bombeiros podem ser criadas forças conjuntas que desenvolvam a sua actividade de forma partilhada.

Uma força conjunta pode ser constituída pela integração da totalidade, ou parte, dos quadros activos de cada corpo de bombeiros.

O comando da força conjunta é determinado por decisão dos comandantes dos corpos de bombeiros envolvidos.

Jorge Machado CBMF

Á lei é clara, tal como no 247 ou 241 de 2007.
As autarquias valem-se de pequenas aberturas não com intenções de resuloção, mas com intenções de economizar.
E isto eu tambem não concordo, amanhã pode bater a minha porta.

FIRESHELTER52

Alta ou baixa pressão na bomba do veiculo


Este título é a questão que se encontra na enquete de votação á vossa direita.

A questão colocada relaciona-se com a diversidade de bombas disponíveis em uso no serviço de bombeiros.

Ao pesquisar na Web uma bomba de um Renault Camiva de 1989, deparei-me com uma panóplia de bombas em venda, nenhuma igual e nenhuma diferente.

Com o objectivo idêntico entre todas, movimentar água, são o ex-líbris das nossas viaturas, e por vezes mesmo ao fim de tantos anos de serviço acabam por ir para a sucata sem termos tirado o partido máximo das mesmas.

Comentem á vontade, dêem o vosso testemunho para que entre todos se compara o que temos nos nossos parques.

Não se esqueçam de votar!

Um abraço

FIRESHELTER52

Ambulância para obesos


Actualmente registam-se bastantes serviços de socorro em ambulâncias com pessoas que sofrem de obesidade mórbida.

Este tipo de socorro mostra algumas lacunas pois cada vez mais torna-se necessário a utilização de utensílios materiais e humanos que as vulgares ambulâncias de socorro não possuem.

Nomeadamente o aumento da célula sanitária adjuvada ao equipamento especial como a cama em vez da actual maca, e consequentemente o amento do veículo em si tal como a capacidade máxima admissível.

Os bombeiros de Bremen Alemanha puseram em funcionamento este protótipo de ambulância adaptada a este tipo de situações.

A referir que o veiculo dispões de uma cama especial dentro de um molde sanitário (célula), que se situa a nível do chão e que se levanta posteriormente para o transporte.



Um avanço na atenção de sinistrados que necessitam de um atendimento digno e adequado.


FIRESHELTER52

Taxa Municipal Para PC


O Governo admite viabilizar uma taxa municipal para a Protecção Civil que sirva para os municípios reforçarem o investimento nesta área de intervenção.

O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, que ontem visitou o quartel dos Bombeiros Sapadores de Gaia na companhia do presidente e vice-presidente da Autarquia, admitiu que este será um meio de "romper com um paradigma perverso em que os municípios que mais gastam com os bombeiros são também aqueles que menos apoios têm".

Desta forma, Vasco Franco acredita que a criação da taxa municipal para a Protecção Civil, proposta por Luís Filipe Menezes, "é uma sugestão justa de financiar os municípios e por, esta via, estes aumentarem a capacidade de defesa e protecção das populações e dos bens". Há tempos, a Câmara de Gaia já tinha avançado com a ideia de criar uma taxa do género, mas que não foi concretizada, dada a polémica criada.

Porém, "num ambiente de contenção", o secretário de Estado baixou as expectativas: "O que podemos fazer é, no âmbito do QREN, procurar repartir de uma forma equitativa estes apoios".

Mau tempo deixa veleiro em risco


Um veleiro dinamarquês esteve esta sexta-feira em risco perto de Tavira, mas a pronta acção do Instituto de Socorros a Náufragos evitou que a embarcação e o seu tripulante sofressem danos,o comandante do porto.

Em causa esteve «um veleiro de 11 metros, que seguiu uma trajectória próxima da praia e entrou na zona de rebentação, mas o salva-vidas Rainha Dona Amélia interveio e retirou-o da zona», explicou o comandante Sameiro Matias.

O incidente ocorreu hoje de manhã e «a bordo do veleiro seguia um único tripulante, também de nacionalidade dinamarquesa, de 74 anos, que aguarda agora no porto de Tavira pela melhoria das condições climáticas e do estado do mar para seguir viagem», acrescentou.

«A embarcação tinha vindo de Espanha e, de acordo com o tripulante, pretendia seguir viagem junto à costa até Lisboa», disse ainda o comandante do porto de Tavira e de Vila Real de Santo António.

FIRESHELTER52

Inundações


Por todo a madruga e noite foram registadas chuvas fortes que causaram diversas inundações.

Porem, esta madrugada nem os bombeiros foram poupados a avultados estragos.

Em Tomar, um raio atingiu o quartel dos Bombeiros, queimando a central telefónica.

O quartel dos Bombeiros de Taipas (Guimarães) sofreu inundação e ficou com as comunicações destruídas.

O IM prevê para o fim do dia de hoje a melhoria do estado do tempo.

Fonte: CM

FIRESHELTER52

17/04/2010

Acidente A22


Ocorreu esta manhã na A22 a seguir á ponte do Rio Seco entre Faro-Olhão um acidente de viação que causou um ferido grave.

Um veículo ligeiro após terminar a subida do Rio Seco entrou na Berna e despistou-se.

Tudo indica pelas marcas no local que após entrar em contacto com a terra e o pasto molhado na berma nunca mais o condutor conseguiu controlar a mesma.

No decorrer do despiste o condutor subiu parte de uma barreira e capotou violentamente várias vezes até á imobilização total da viatura no capim.

Ao regressar ao quartel uma ambulância INEM sediada no CBM Tavira deparou-se com o aparato do acidente e com uma vítima em estado grave deitada ao lado do veículo sinistrado.

Tudo indica que a mesma tenha saído pelos seus próprios meios do veículo acidentado.

Um minuto mais tarde da nossa chegada entrou no T.O. uma ambulância INEM da Delegação Regional do Algarve e seguidamente a VMER de Faro.

A vítima recebeu o tratamento adequado no local e foi transportada ao Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

16/04/2010

Recruta RSB


Terminou hoje a recruta dos bombeiros municipais de Tavira na Escola do Regimento Sapadores Bombeiros em Lisboa.

16 Bombeiros Municipais repartidos pelas corporações de Faro, Olhão e Tavira, concluíram os 6 meses de instrução teórica e pratica necessária para procederem as respectivas tomadas de posse no quadro da autarquia.

Juntamente com o estágio prático já efectuado e necessário, estão agora aptos a integrar as equipas nos seus CBM´s.

A salientar a excelente prestação do bombeiro dos municipais de Tavira Carlos Machado que acabou esta formação em primeiro lugar com a nota mais elevada desta recruta.

Infelizmente um elemento do CBM Olhão não terminou a recruta com a nota mínima pretendida.

A todos os recrutas os meus parabéns.

FIRESHELTER52

Salvamento na Assêca Tavira


Os bombeiros Municipais foram informados de nova cheia na zona da Assêca em Tavira e consequentemente da intransição daquela via.

Pouco faltava para as 20:00 quando um popular ligou para o CBM e informou que se encontrava uma pessoa em cima de uma árvore com uma motorizada na água, pois tinha sido apanhada pela enxurrada.

Os bombeiros fizeram deslocar um veículo todo terreno com quatro bombeiros a fim de proceder ao respectivo salvamento da vítima.

Por ventura a mesma através da árvore consegui chegar a terra firme e deslocou-se pelos próprios meios a casa.

Quando os bombeiros chegaram ao local não avistaram nenhuma situação na zona alagada.

Atraves de um vizinho e do contactante descreveu-se a possível vitima fisionomicamente, fazendo depois a GNR um despiste de identidades.

A mesma fonte informou e confirmou que a pessoa alvo já se encontrava em casa em segurança.

FIRESHELTER52

PCR em comboio regional



Um passageiro do comboio regional entre Tavira e Vila Real de Santo António acabou por morrer vítima de doença súbita dentro do comboio.

A vítima de sexo masculino de 60 anos, estrangeiro, sentiu-se mal e caiu, a mulher pediu ajuda e iniciou manobras de reanimação de imediato.

Quando a chamada chegou á emergência médica sabia-se diante de mão que a mulher que o acompanhava estava no chão com a vítima a fazer boca-boca e compressões cardíacas.

O comboio foi obrigado a parar no apeadeiro da Porta Nova em Tavira.

No local a SIV de Tavira e a VMER de Faro estiveram no local em manobras de SAV mais de 40 minutos.

Foi ainda enviada para o local a UMIP da Delegação Regional do INEM em Faro com a psicologa do CAPIC.

A circulação de comboios esteve condicionada devido a situação no local.

FIRESHELTER52

Tornado registado a partir das oficinas municipais

Ficam aqui as imagens que comprovam a dimensão do incidente que afectou esta manhã o Sul da Cidade de Tavira, provocando avultados estragos.
Estas imagens estão localizadas no acesso ao Arraial Ferreira Neto e Oficinas da Câmara de Tavira.











FIRESHELTER52

A criança e o transporte ao Hospital na ambulância



Na sequência de diversos pedidos de esclarecimento de várias associações de bombeiros,
a LBP enviou agora um comunicado, com base numa resposta do IMTT, que esclarece as dúvidas relativas ao transporte de crianças em ambulâncias.

Várias Associações Humanitárias de Bombeiros solicitaram à LBP a obtenção de «parecer quanto à obrigatoriedade de equipamento de retenção de menores, nomeadamente cadeiras, nos veículos de transporte de doentes em ambulâncias» dos Corpos de Bombeiros (ABSC, ABTD, ou ABTM).

Consultado o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), entidade competente para o efeito, a LBP foi informada de que «não existe regulação específica para o transporte de crianças em ambulâncias» e que, consequentemente, «não existe imposição legal sobre o modo de transporte de crianças em veículos licenciados de ambulâncias, excepto que não pode ser efectuado nos bancos da frente».

Como TAS e como pai de uma criança de dois anos tenho em atenção a execução de transporte de crianças tanto em ambulâncias de socorro ou ambulâncias de transporte.

Em quanto bebes o problema é minimizado, pois o local mais adequado para se proceder ao transporte até ao hospital é na respectiva maca da ambulância.

Isto é, coloca-se o “ovo” na maca, eleva-se uma porção da cabeceira e prende-se o “ovo”, com os respectivos cintos da maca.

Quando se trata de uma criança ainda que relativamente pequena sem suporte físico suficiente para se poder sentar, penso que a melhor opção é transporta-la na maca com elevação da cabeceira se possível e com a colocação dos três cintos da maca.

Quando se trata de uma criança autónoma, fisicamente capaz de se sustentar sentada com a ajuda do respectivo assento e dos cintos dos bancos da ambulância penso que possa ser transportada nesta posição.

Esta ultima com a particularidade de nunca levar no banco virado para a maca ou seja o banco na lateral, pois em caso de travagem o cinto de segurança não actua e a criança ou o adulto sofrem a energia da desaceleração e travagem sem contenção.

Continuo a achar por aquilo que vejo no dia-a-dia, que a maioria das crianças doentes se encontra ao colo dos pais e é assim que é transportada para o hospital.

Não concordo muito, o mais correcto é pedir aos pais ou no infantário um banco ou cadeirinha de contenção como usam nos seus automóveis e explicar ou expor os aspectos relacionados com a segurança.

Um abraço

FIRESHELTER52

Apresentação do DECIF10


Será no próximo dia 8 de Maio na Cidade de Leiria que terá palco a apresentação do DECIF2010.
Com a presença do MAI e de diversos agentes da Protecção Civil será feita a cerimónia de apresentação onde serão entregues as respectivas “Carica” alusivas ao projecto DECIF.

Seguidamente l irá proceder-se a uma apresentação do DECIF a nível de cada região.
O que ficará por entregar ainda este ano serão os VFCI´s prometidos pelo governo pois ainda não se encontram prontos.

Segundo o BPS, a firma (TECOPAL) que processa o encarroçamento dos mesmos, as entregas não deverão ser possíveis até ao fim da fase “Quente”.

FIRESHELTER52

Fenómeno Meteorológico em Tavira


Tavira foi fustigada esta manhã por um fenómeno meteorológico não habitual para a zona.
Por volta das 8:40 uma massa de ar volumosa foi avistada a dirigir-se do mar para terra na zona das 4 Águas em Tavira.

Ao chegar a terra dizem as testemunhas que a rapidez com que provocou os estragos foi de tal ordem elevada que a única coisa que puderam fazer foi preservar a sua segurança.

Após passar por cima de um armazém de tratamento e venda de marisco onde provocou alguns estragos, “ceifou” um parqueamento de embarcações de competição, pesca e recreio.

Na sua direcção as estruturas que albergavam estas embarcações foram igualmente destruídas.
Dirigindo-se para Este o fenómeno partiu várias árvores de grande porte, a sinalética, balização envolvente a um parque de estacionamento e entrou num porto de abrigo na foz do Gilão nas Quatro Águas.

Nesse porto de abrigo provocou danos avultados em 5 embarcações lá ancoradas e afundou uma outra.

Em linha recta atravessou o Gilão e dirigiu-se para a zona do Centro Comercial Plaza onde veio a perder a sua força.

No caminho apanhou ainda a velhinha fábrica das luvas onde destelhou parte da cobertura, e na fábrica das azeitonas, destruiu parte da fachada e deitou por terra a platibanda.
A partir desta zona o fenómeno perdeu intensidade e dissipou-se.

No local estiveram a Policia Marítima, o Capitão de Porto de Tavira, os Bombeiros Municipais, O C.O.M., o Presidente e Vereação da autarquia de Tavira, a direcção e membros do CNT.



Parque de embarcações do CNT





A velocidade do vento foi de tal ordem que carvou telhas na madeira e tampa de motores





Entrada do Parque de estacionamento do CNT e Doca do Ginásio







FIRESHELTER52

15/04/2010

VFCI-07 CBM Tavira


Adquirido em Setembro de 1989 directamente á fábrica da Camiva em Chambérry é o veículo todo o terreno mais usado e antigo da corporação.

Sendo que, no inicio da fase Bravo até ao final da fase Delta é o veiculo usado na primeira intervenção que geralmente transporta a equipa de combate a incêndios até aos respectivos locais.

Actualmente com pouco mais de 57000 km, transporta um tanque de água com aproximadamente 2500 litros e algum material inerente ao combate a incêndios em espaços rurais e florestais, dotado com uma bomba Camiva, com um débito de 1500l a 15 bar.

Com o evoluir e o avançar dos tempos este veículo sofreu actualizações estruturais importantes.

A necessidade de eliminar os dois lugares exteriores consoante obrigava a legislação vigente, fez com que o carro recebe-se uma reestruturação na empresa Tecopal.

Foi alterado de cabine simples para cabine dupla, sofreu uma pintura e decoração nova, superiormente foi-lhe acrescentado espaço para arrumação, e foi-lhe ainda adicionado uma moto-rossadeira e substituída a motosserra por uma adequada ao serviço de bombeiros.



Este investimento melhorou sobretudo o bem-estar, a segurança e o conforto das equipas de bombeiros que utilizam este veículo.

FIRESHELTER52

14/04/2010

Utilização do Fogo de Supressão no combate a incêndios florestais



A utilização do fogo no âmbito do combate a incêndios florestais constitui uma das técnicas mais eficazes de combate.

No entanto, é também a mais exigente em termos de segurança de pessoas e bens e no conhecimento necessário para prever os seus resultados e consequências.

A simplicidade de meios e de técnicas com que pode ser executado, o reduzido esforço físico necessário e a enorme eficácia e rapidez com que pode resolver diversas situações, tornam o fogo de supressão uma ferramenta acessível e atractiva para muitos dos intervenientes no teatro de operações, podendo conduzir ao seu uso exagerado e desenquadrado, sobretudo quando os utilizadores não possuam a preparação necessária.

O uso do fogo não pode ser encarado como uma simples ferramenta mas sim como uma técnica complexa, que exige profissionais com conhecimentos e experiência consolidada sobre o fogo e sobre todos os elementos que influenciam o seu comportamento, impacto ambiental e gestão, dotando-os com capacidades de análise, antecipação, organização, e execução adequada.

O Fogo de Supressão compreende:

(a) Fogo táctico
Uso do fogo no âmbito da luta contra os incêndios florestais, consistindo na ignição de um fogo ao longo de uma zona de apoio com o objectivo de reduzir a disponibilidade de combustível, e desta forma diminuir a intensidade do incêndio, terminar ou corrigir a extinção de uma zona de rescaldo de maneira a diminuir as probabilidades de reacendimentos, ou criar uma zona de segurança para a protecção de pessoas e bens;

(b) Contra fogo
Uso do fogo no âmbito da luta contra os incêndios florestais, consistindo na ignição ao longo de uma zona de apoio, na dianteira de uma frente de incêndio de forma a provocar a interacção das duas frentes de fogo e a alterar a sua direcção de propagação ou a provocar a sua extinção.

Uso do fogo de supressão

(a) As acções de fogo de supressão são executadas sob orientação e responsabilidade de técnico credenciado para o efeito pela Autoridade Florestal Nacional.

(b) O recurso à utilização de fogos de supressão apenas deve ser ponderado quando esta técnica se justifique como a mais adequada no âmbito da estratégia de combate,
avaliados os resultados esperados, os seus impactes e a segurança de pessoas e bens.

(c) A identificação da oportunidade do uso do fogo de supressão, o planeamento dos
meios e procedimentos necessários, os resultados e riscos esperados são comunicados ao Comandante da Operação de Socorro (COS), que decide a sua
utilização e actua em conformidade.

(d) Os COS, nas situações previstas no sistema Integrado de Operações de Protecção e
Socorro (SIOPS), podem, após autorização expressa da estrutura de comando da
Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registada na fita de tempo de cada
ocorrência, utilizar fogo de supressão.

A identificação dos responsáveis pela execução e pela autorização serão, em caso de necessidade, comunicados às autoridades policiais com responsabilidade na área.

(e) O início e o fim de todas as manobras de utilização de fogo de supressão, todos os
meios colocados à disposição do técnico responsável ficam submetidos à sua
coordenação, na dependência do COS.

(f) No final das operações o técnico responsável pela execução informa o COS da dispensa dos meios de apoio postos à disposição para a execução das manobras e transmite as instruções ao chefe da equipa de apoio.

(g) Qualquer utilização de fogo de supressão fora do âmbito das alíneas anteriores é, nas suas consequências, incluindo as criminais, da inteira responsabilidade dos seus executores.


DON nº2 DECIF2010

FIRESHELTER52

Helicóptero do INEM sediado em Loulé irá ser transferido para Ourique


Desde o passado dia 1 de Abril que o INEM (Instituto Nacional de Emergência Medica) tem ao serviço mais 3 helicópteros que permitira o transporte em situações de emergência médica, com funcionamento permanente, inclui na sua tripulação um médico e um enfermeiro.

Preconiza-se que os novos helicópteros se destinem sobretudo ao transporte primário, ou seja, entre os locais das ocorrências e as unidades hospitalares, ao contrário dos helicópteros actualmente em funcionamento, que são usados prioritariamente no transporte secundário, isto é, entre unidades de saúde.

A base de Macedo de Cavaleiros corresponde já à localização definitiva.

Nos outros casos, Santa Comba Dão e Loulé, as bases serão transferidas, posteriormente, para Aguiar da Beira e Ourique, respectivamente.

Essas eram as localizações originalmente previstas e a sua concretização está dependente de alguns melhoramentos que estão a ser realizados nos respectivos heliportos, de forma a que possam vir a ser aprovados pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, entidade competente para determinar as condições de voo e de aterragem dos helicópteros.

Esse processo decorre sob a responsabilidade dos respectivos municípios.

Na base de Santa Comba Dão existia já um helicóptero da Protecção Civil que era utilizado pelo INEM quando necessário e que estava disponível no horário nocturno.

FIRESHELTER52