27/04/2010

ALGARVE: mais mortos na estrada em 2010


Entre Janeiro e Abril, morreram mais duas pessoas nas estradas algarvias do que no ano passado. Ainda assim, Portugal reduziu 47% de mortes na estrada, desde 2001.

Hoje é o Dia Europeu da Segurança Rodoviária.

Quinze mortos, em quatro meses. Entre 1 de Janeiro e 21 de Abril, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), morreram 15 pessoas nas estradas algarvias, mais duas do que em igual período do ano passado.

Em 2008, tinham morrido nos primeiros quatro meses do ano apenas oito pessoas. Dos acidentes em 2010 resultaram ainda 42 feridos graves, menos do que em 2009 (53), mas mais do que em 2008 (35).

Quando analisado o período de um ano, por comparação com o ano anterior, subiram os feridos graves, de 205 para 230, mas baixou o número de mortos, de 51 em 2009 para 44 em 2010 (dados de Abril a Abril desses anos).

Olhando para o tipo de veículos, e analisando só os casos que resultaram em vítimas mortais, agora a nível nacional, no mês de Janeiro de 2010, é possível observar que o maior número de mortos derivou de acidentes com veículos ligeiros (36) seguido dos ciclomotores (22), velocípedes (11), peões (8), motociclos (5) e veículos pesados, com um morto.

Terceiro na redução das mortes

Ainda assim, Portugal foi o terceiro país europeu que mais reduziu o número de mortos em acidentes rodoviários desde 2001, segundo o especialista do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes Marco Popolizio, referido pela Lusa.

Na conferência «Desafios para o Futuro - Prevenção Rodoviária em Portugal», que decorreu em Lisboa, Marco Popolizio referiu que Portugal reduziu em 47 por cento as mortes nas estradas, neste período,o que representa uma diminuição anual de oito por cento.

Segundo o especialista, no topo da tabela está o Luxemburgo, com 50 por cento da redução de mortes nas estradas, seguido da França, com 49 por cento, e Portugal, com 47 por cento.

Marco Popolizio explicou que a União Europeia estabeleceu, em 2001, o objectivo de reduzir em 50 por cento as mortes na estrada até 2010.

No entanto, a generalidade dos países ainda não cumpriu essa meta, à excepção de Luxemburgo, França e Portugal que «estão no bom caminho» e atingiram «os melhores resultados», salientou.

Menos morte infantil

O especialista do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes destacou igualmente que Portugal foi o país da Europa com maior redução ao nível da mortalidade infantil, ao registar uma diminuição de 15 por cento.

Quanto aos acidentes com motociclistas, Portugal é o quinto país com menos mortes, mas mesmo assim ainda se registam 22 mortos por um milhão de habitantes, adiantou.

Na conferência, Marco Popolizio sugeriu o incentivo aos consumidores para comprarem carros mais seguros e que outras autarquias portuguesas sigam o exemplo de Mafra, que adoptou um plano de segurança municipal.


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1 comentário:

Anónimo disse...

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