31/08/2012

Outros Tempos... Outros Acidentes...


Pela fotografia sem mais comentários... Quem se lembra onde aconteceu este descarrilamento que poderia ter sido fatídico para dezenas de pessoas caso o comboio tivesse realmente caido ao rio...

Um abraço ao Sr Geraldo de Jesus por partilhar com todos estes marcos da história da sua Cidade, que passado mais de uma dezena de anos ainda mexem com as emoções de uma população...

FIRESHELTER52

Mais um morto na EN125

A Estrada Nacional 125, no Algarve, fez mais uma vítima mortal.

Desta vez, um homem de 53 anos que conduzia uma mota.

Bateu num carro, entre Faro e Almancil.

A condutora do automóvel, segundo algumas testemunhas, já estava a completar a manobra de inversão de marcha. Tinha o carro praticamente direito na faixa de rodagem na Nacional 125 Faro- Almancil.

O homem, que seguia na mota, em sentido contrário, ainda terá travado mas foi bater na viatura, perto da traseira. Não resistiu aos ferimentos e o óbito foi declarado no local pelo médico do INEM que durante cerca de meia-hora ainda tentou a reanimação.

O estrondo do embate alertou os moradores da zona.

Uma outra testemunha referiu que uns metros atrás já tinha reparado que o condutor da mota seguia pela Nacional 125 com alguma velocidade e a efetuar várias manobras de ultrapassagem.

O local onde ocorreu o embate tem traço descontínuo, fica em zona de reta, mas ainda perto de uma curva.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/en125-morto-acidente-algarve-estrada-tvi24/1371495-4071.html

FIRESHELTER52

IEFP publica nova oferta com destinatário para TAVIRA

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a divulgar uma vaga de emprego já com a indicação de quem deveria ser contratado para o cargo.

Vaga para ajudante de cozinha já traz indicação do colocado.
Centro de Emprego vai investigar “lapsos de natureza humana” nos procedimentos.


Desta vez, a oferta para ajudante de cozinha, em Tavira, está destinada a Ana Margarida de Brito Batista, repetindo a polémica do início da semana, quando foi revelado que o IEFP publicou uma oferta de emprego especificando “Só a admitir a Vera Pereira”.

O anúncio, publicado na página online ‘Netemprego, foi entretanto corrigido, adianta ao CM o gabinete de comunicação do IEFP, que justifica a publicação com o cumprimento das normas do programa Estímulo 2012, em que as entidades empregadoras “podem apresentar candidato para determinada oferta, competindo ao IEFP validar se esse candidato reúne as condições de elegibilidade previstas”.

Ao instituto de emprego compete confirmar que o candidato apontado cumpre os requisitos, como estar inscrito há pelo menos seis meses consecutivos no centro de emprego.

Só quando “as entidades empregadoras não apresentem de modo próprio candidatos às vagas em questão, ou os candidatos não cumpram os requisitos legais” é que o IEFP sugere à entidade empregadora candidatos, mas compete a esta “decidir sobre a pessoa desempregada a contratar”.

Para “limitar lapsos de natureza humana” nos procedimentos, o IEFP já tem em curso “a averiguação de responsabilidade” para identificar “vulnerabilidades”.

Por:Sofia Piçarra

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/iefp-publica-nova-oferta-com-destinatario

FIRESHELTER52

Nadadores Salvadores Reanimam Turista

Durante mais de meia hora, através de respiração boca a boca e massagem cardíaca, dois nadadores-salvadores da praia do Amado, Aljezur, conseguiram manter vivo Andreas Werner, um turista alemão, de 48 anos, que anteontem à tarde foi encontrado, inanimado, junto à zona da rebentação.

"Sem a intervenção deles, a vítima poderia não ter resistido", disse ontem ao CM o comandante Cruz Martins, das Capitanias dos Portos de Portimão e Lagos, que sublinhou "o esforço e a tenacidade" de Pierre Barangé, de 22 anos, e Luís Cravinho, de 29.

"O banhista estava em paragem cardiorrespiratória quando chegámos perto dele", contaram ontem os dois heróis, que o CM encontrou na praia do Amado quando procuravam uma criança, que a família pensava ter desaparecido no mar.

Tanto para Pierre, de Silves, que este ano se estreia como nadador-salvador, como para Luís, de Cascais, que já vai no seu segundo Verão na Costa Vicentina, tratou-se da primeira reanimação: "Estivemos sempre a bombear oxigénio à vítima até à chegada dos Bombeiros de Aljezur, que, com um desfibrilhador, o conseguiram reanimar.

Quando foi levado para o Hospital de Portimão, já tinha sinais vitais."

Fonte hospitalar esclareceu que o turista continuava ontem internado na Unidade de Cuidados Intensivos, "consciente, orientado e a recuperar".

Por:Ana Palma CORREIO DA MANHÃ

FIRESHELTER52

Morre atropelado por comboio em Marim-OLhão

Um homem morreu nesta quinta-feira atropelado por um comboio próximo da localidade de Marim, em Olhão, o que levou à interrupção da via por cerca de 60 minutos, informou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro do Algarve.

O homem, que segundo fonte do INEM teria entre 30 e 40 anos, foi colhido por uma composição regional que fazia a ligação entre Faro e Tavira.

O acidente, que ocorreu cerca das 11h00, motivou atrasos de 60 minutos num comboio e 30 noutro, acrescentou fonte das relações públicas da CP.

Correio da Manhã

FIRESHELTER52

30/08/2012

Bombeiros Municipais respondem a Incêndio no Curral da Pedra

Os Bombeiros Municipais de Tavira, São Brás de Alportel e Sapadores Florestais do Município de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um incêndio florestal.

O incêndio desenvolveu-se perto do Curral da Pedra, um lugar na freguesia de Santa Catarina Tavira.

Arderam 200m2 de mato e pastagem, tratava-se de uma “ilha” na zona queimada do grande incêndio que assolou os concelhos de Tavira e São Brás.

No combate esteve ainda presente o Helicóptero Bombardeiro Médio de Ataque Inicial sediado no Centro de Meios Aéreos de Cachopo.

O incêndio foi rapidamente resolvido pelos meios no local.

Ao mesmo tempo, no Concelho de Olhão desenvolvia-se um incêndio na zona de Moncarapacho que foi prontamente combatido pelos Bombeiros locais, indo em seu auxílio os Bombeiros Municipais de Loulé e Vila Real de Santo António, sendo que acabaram por ser desmobilizados antes de chegarem ao local.

FIRESHELTER52

Marinha faz balanço da época balnear na Praia das Cabanas de Tavira

A Marinha – Autoridade Marítima Nacional vai fazer o Balanço da Época Balnear 2012, referente a 30 de agosto, no próximo dia 31 de agosto, pelas 11h30, na Praia de Cabanas de Tavira.

O evento contará com a presença do ministro da Defesa Nacional José Pedro Aguiar-Branco, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional Almirante José Saldanha Lopes, e de outras entidades.

A apresentação tem como objetivo apresentar os dados referentes aos últimos três meses de época balnear e das atividades desenvolvidas pelo Instituto de Socorros a Náufragos na missão de garantir a salvaguarda da vida de todos os que usaram os espaços balneares, em trabalho ou lazer.

Barlavento

FIRESHELTER52

29/08/2012

Uma imagem de apreensão.... Mil ações...

E se você se encontrasse numa situação destas...

O que fazia?

Será que a garrafa de gás vai rebentar?

...Ainda por cima é azul...


FIRESHELTER52

Tavirense nos Jogos Paralímpicos de Londres2012

A 14º edição dos Jogos Paralímpicos, que junta 4.200 atletas de 166 países, entre os quais um algarvio da Cidade de Tavira na delegação de 30 portugueses, começa esta quarta-feira em Londres.

Portugal vai estar representado nos Jogos de Londres2012 por 30 atletas que vão competir em cinco das 20 modalidades do programa: atletismo, boccia, equitação, natação e remo.

O tavirense Nelson Gonçalves, de 37 anos, é o representante do Algarve.

Nelson, do Grupo Desportivo Pic-Nic, participa na modalidade de atletismo e tem como melhor resultado uma medalha de Bronze conquistada no Campeonato da Europa de 1999.


A cerimónia de abertura, que será transmitida pela RTP, contará com a presença do Primeiro-Ministro português Pedro Passos Coelho.

A atleta Inês Fernandes, do lançamento do peso, será a porta-estandarte portuguesa na cerimónia de abertura, cujo início está agendado para as 19:30, no Estádio Olímpico.

Portugal vai estar representado nos Jogos de Londres2012 por 30 atletas que vão competir em cinco das 20 modalidades do programa: atletismo, boccia, equitação, natação e remo.

FIRESHELTER52

Temperaturas vão subir entre 5 a 9 graus

As temperaturas em Portugal continental vão subir entre cinco a nove graus até sexta-feira, prevendo-se que o tempo quente se mantenha até 6 de Setembro, segundo a meteorologista Patrícia Gomes.

"A partir de sexta-feira, dia 31, estamos a prever um aumento de temperatura. Esse aumento será mais significativo na região do litoral centro, contudo o resto do país também estará com temperaturas acima dos 30 graus", afirmou à agência Lusa.

Segundo a mesma fonte, meteorologista do Instituto de Meteorologia (IM), "de hoje para sexta-feira as temperaturas no litoral centro poderão subir entre cinco a nove graus dependendo dos locais".

FIRESHELTER52

A 7 anos o Katrina matava 2000 pessoas

A 29 de Agosto de 2005, o furacão Katrina, que alcançou a categoria 5 antes de atingir a costa americana, fustigou o sul da Califórnia, Mississipi, Louisiana, Alabama e o litoral e cidade de Nova Orleães.

Rupturas no sistema de diques que protegia Nova Orleães, causaram a inundação de 80% da cidade. Os ventos ciclónicos, que ultrapassaram os 280 quilómetros/hora provocaram avultados prejuízos:

cerca de 2 mil vítimas mortais, colapso no fornecimento de serviços básicos devido à destruição de infra-estruturas e paralisação das actividades económicas agrícolas e industriais, entre as quais o encerramento de plataformas de extracção petrolífera e refinarias, para além de significativos prejuízos ambientais.

Nos dias subsequentes, a inoperância das instituições públicas contribuiu para situações de caos e pânico entre os sobreviventes.

O impacto socio-económico da catástrofe traduziu-se na maior migração interna jamais verificada nos Estados Unidos:

cerca de um milhão de pessoas abandonaram a região na sequência da devastação causada pelo furacão Katrina.

Sete anos depois, a região enfrenta uma nova ameaça – o furacão Isaac

FIRESHELTER52

28/08/2012

Bombeiros Municipais respondem a Acidente de Viação na Asseca Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um acidente de viação com encarcerados na Estrada Nacional 397 Sitio da Asseca a poucos Quilómetros de Tavira.

Uma colisão entre duas viaturas fez 4 feridos.

Foram transportadas ao Hospital de Faro 3 vítimas.

Ao acidente responderam 12 Bombeiros Municipais apoiados por 3 ambulâncias de socorro e um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento sediados no CBM Tavira.

A circulação automóvel esteve condicionada no local da ocorrência.

FIRESHELTER52

TAVIRA: IEFP publica anúncio de emprego mas candidato já estava escolhido

Uma oferta de emprego para um educador de infância na zona de Tavira, com o salário a rondar os 800 euros e cujo candidato devia estar inscrito como desempregado há mais de seis meses no Centro de Emprego.

Nada de estranho até aqui, não fosse a referência, em letras maiúsculas: "Só admitir a Vera Pereira".

Nome da candidata escolhida terá sido lapso da entidade empregadora ao registar o anúncio da oferta

"SÓ ADMITIR VERA PEREIRA", lia-se no anúncio de emprego que o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) publicou no seu site na internet para uma vaga de educador de infância na zona de Tavira.

A vaga de emprego foi anunciada quando o nome da candidata estava previamente escolhido pela entidade empregadora e foi publicado por lapso, adiantou a Antena 1.

A entidade empregadora fez o registo desta vaga indicando que uma das condições necessárias aos potenciais interessados era estarem inscritos há mais de seis meses no Centro de Emprego, de forma a ser abrangida por uma medida de apoio à contratação, designada Medida Estímulo 2012, para apoiar a contratação de desempregados.

A polémica está a ter ampla difusão nas redes sociais, embora, entretanto, no site do IEFP o nome da candidata escolhida já tenha sido retirado.


Noticia completa em em: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2739431

FIRESHELTER52

Silves... dez horas morto em esplanada ...

Um homem esteve dez horas morto, sentado à mesa, numa esplanada algarvia.

Esteve a beber vinho e bagaço durante todo o dia, anteontem.

E quando o café fechou ficou sentado numa das cadeiras do estabelecimento, na vila de Algoz, em Silves.

Foi aí que Ivan, com cerca de 50 anos, foi encontrado, já ontem de manhã, cerca das 09h00, sem vida e com sinais de que já estava morto há cerca de 10 horas.

"Não comia nada e só bebia vinho e bagaço. Ontem chegou aqui e continuou a beber bagaços, uns atrás dos outros", contou ao CM uma funcionária da Taverna, junto à rotunda de saída para Tunes.

O estabelecimento fechou às 22h30 e Ivan, ucraniano mas a viver em Portugal há mais de 15 anos, ficou sentado na cadeira onde depois acabaria por ser encontrado morto.

"Disse-lhe para ir para casa e ele quase que já não conseguia falar", referiu ao CM a empregada do café, que não estranhou, porque fechava muitas vezes o estabelecimento, ao final do dia, e o "cliente habitual" ficava na esplanada sentado, a dormir.

Ontem de manhã, ao que o CM apurou, um vizinho do café estranhou que o homem ainda estivesse sentado na mesma posição em que tinha ficado na noite anterior.

Quando se aproximou apercebeu-se de que algo estava mal. Ainda foi chamado o INEM mas nada havia a fazer. "Já tinha formigas no corpo e na face e apresentava rigidez cadavérica com livores [manchas que aparecem nos cadáveres nos lugares onde o sangue fica acumulado]", referiu ao CM uma testemunha. Foi declarado o óbito e os bombeiros de Silves recolheram o corpo.

Ao que o CM apurou, a vítima sofria de alcoolismo e fazia biscates na área da construção civil. "Pediu apoio para regressar à Ucrânia, porque o pai estava muito doente.
Estávamos a tentar ajudá-lo", referiu ao CM Sérgio Antão, presidente da Junta de Freguesia local.

Por:Rui Pando Gomes/ José Carlos Eusébio CORREIO DA MANHÃ

FIRESHELTER52


NADADOR-SALVADOR... in the future...

Nadador Salvador o Cyborg das Praias...

(ÁlvaroSilveira//Idiota Profissional)

FIRESHELTER52

27/08/2012

Tiroteio causa nove feridos junto ao Casino de Vilamoura

Tiros foram efetuados a partir de um veículo em movimento que passou junto ao Casino na madrugada de hoje.

O tiroteio provocou nove feridos ligeiros junto ao Casino de Vilamoura, em Loulé, disse à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro do Algarve.

Segundo a mesma fonte, o incidente registou-se às 7:35, quando vários tiros foram disparados de uma viatura em andamento, atingindo vários carros e pessoas que se encontravam nas imediações.

www.dn.pt

FIRESHELTER52

Lisboa: Fogo nos bombeiros

Um incêndio deflagrou, pelas 19h50 de ontem, no quartel do Regimento Sapadores Bombeiros no largo do Regedor, em Lisboa.

Um monte de papéis pegou fogo e obrigou a que quatro bombeiros atacassem as chamas, extintas em pouco tempo.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/lisboa-fogo-nos-bombeiros

FIRESHELTER52

GNR barra bombeiros por causa da Volta a Portugal

Os bombeiros da Malveira queixam-se de terem sido ontem à tarde impedidos por militares da GNR de se deslocarem para o combate a um incêndio que deflagrou pelas 14h21, em Lousa, Loures.

As patrulhas terão dado prioridade à passagem da etapa da Volta a Portugal.

"O primeiro impedimento que tivemos foi à saída da Malveira, e o segundo no cruzamento de Santa Eulália", disse ao CM uma fonte dos bombeiros.

"Os bombeiros só passaram quando terminou a etapa. Houve um grande atraso", referiu Ângelo Simões, responsável pelo combate às chamas.

Outro fogo deflagrou pelas 17h46, junto à praia de Melides, Grândola. Foi o terceiro fogo ocorrido neste local, noutras tantas semanas.

FIRESHELTER52

25/08/2012

Terras ardidas em Tavira poderão integrar zona piloto da Bolsa de Terras

A ministra do Ambiente disse hoje que parte dos 26 mil hectares de terras recentemente ardidas em Tavira e São Brás de Alportel poderão integrar uma zona piloto da futura lei da Bolsa de Terras, já aprovada pelo Governo.

"Podemos ter aqui uma zona piloto para testar um série de soluções, nomeadamente as que decorrem da lei da Bolsa de Terras, que eu espero que em setembro possa vir a ser aprovada", disse Assunção Cristas aos jornalistas em Faro, à margem de uma visita que efetuou ao Refúgio Aboím Ascenção.

Aprovada em conselho de ministros em março, a proposta de lei da bolsa de terras implica a disponibilização voluntária por privados de terrenos para fins agrícolas, florestais e silvo-pastoris, tendo como "estímulo positivo" a redução do IMI (Imposto Municipal sobre o Imobiliário).

http://visao.sapo.pt/incendiosalgarve-terras-ardidas-poderao-integrar-zona-piloto-da-bolsa-de-terras-ministra=f682726#ixzz24ZpzHsXY

FIRESHELTER52

25 Agosto de 1988... Chiado a Arder!


Eram 4h40 quando José António Leitão, electricista que estava de serviço no elevador de Santa Justa, alertou um polícia para o fumo que saía por um buraco de uma montra do edificío Grandella: ardia o centro comercial mais antigo da cidade, com lojas fundadas há mais de 300 anos.

O alarme soou às 5h15 : cerca de 1700 bombeiros sairam para apagar o fogo que se alastrou às ruas do Carmo, Garrett e Nova do Almada, onde arderam 18 edificíos pombalinos.

Casas comerciais com história perderam-se para sempre : a discoteca Valentim de Carvalho,a pastelaria Ferrari, a Casa Batalha, a Perfumaria da Moda e o Último Figurino são alguns dos estabelecimentos que foram arrasados pelas chamas. O dia 25 de agosto de 1988 ficou marcado pelo dia em que um pouco da história da cidade lisboeta foi consumida.

No combate às chamas estiveram envolvidos bombeiros, médicos e enfermeiros - duas mil pessoas.

Os trabalhos de rescaldo levaram 11 dias. mais de 300 moradores ficaram desabrigados, 200 pessoas ficaram intoxicadas pelo fumo, mais de duas mil perderam o emprego, 73 ficaram feridas. Morreu um bombeiro e um morador da Rua do Carmo.



FIRESHELTER52

24/08/2012

Projeto informático `My GNR` visa aumentar segurança de residentes estrangeiros no Algarve

O Comando de Faro da GNR anunciou hoje a criação de um projeto informático que tem como objetivo o reforço da cooperação entre aquela força policial e a comunidade estrangeira residente no Algarve, para aumentar a segurança da população.

Apresentado como o primeiro do seu género em Portugal, o projeto ‘My GNR’ resulta da cooperação entre o site na Internet ‘Safe Communities Algarve’ e a Guarda Nacional Republicana e foi desenvolvido nos últimos quatro meses pelas duas organizações.

O programa ‘My GNR’, em língua inglesa, utiliza um mapa interativo e reúne seis tópicos divididos nas principais áreas geográficas da GNR no Algarve, a que os moradores podem ter acesso.

Entre eles, está detalhado o Programa Residência Segura (Safe Residence Program), como se registar no programa e contactos e o projeto ‘Olhos e Ouvidos’, conceito que incentiva o público a relatar atividades suspeitas à GNR, com uma ligação de correio eletrónico direto à GNR.

Podem ainda ser consultados os contactos de todos os postos da GNR, com uma ligação ‘online’ que mostra a localização de cada um, uma página que apresenta informações de operações recentes efetuadas pela GNR em cada área e as últimas notícias da GNR, eventos e ‘downloads’ diversos.

O ‘My GNR’ pode ser encontrado no site www.safecommunitiesalgarve.com

FIRESHELTER52

23/08/2012

Falta de segurança na Volta para a queda do Ciclista de Tavira

O presidente do Clube de Ciclismo de Tavira, base da equipa Carmim-Prio, criticou hoje a falta de sinalização na curva em que uma queda conduziu Ricardo Mestre ao abandono da Volta a Portugal em bicicleta, durante a sétima etapa.

"Era uma curva que devia ter no mínimo dos mínimos uma bandeirola [de sinalização], era em descida extremamente acentuada, apertada e sem proteção nenhuma. Devia ter uma bandeira para abrandar a velocidade", afirmou Luís Constantino, no Sabugal.

O vencedor da edição de 2011 sofreu uma queda violenta, a menos de 40 quilómetros da chegada ao Sabugal, juntamente com Edgar Pinto (LA-Antarte) e os espanhóis Garikoitz Bravo (Caja Rural), vencedor da classificação da juventude em 2011, e Fran Clavijo (Andalucia), o qual regressou à estrada e terminou a tirada.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/volta-a-portugal-presidente-do-tavira-aponta-falta-de-seguranca-na-queda-de-mestre=f748563#ixzz24P5sAVZg

FIRESHELTER52

Controle de velocidade na EN125

A GNR está nas estradas até 26 de Agosto para controlar a velocidade, numa semana dedicada às vias com maior índice de sinistralidade do país.

A operação chama-se "Speed enforcement" e coloca nas estradas portuguesas mais de 400 agentes e 46 radares.

O capitão Marco, da GNR, explica à Renascença que vão ser colocados "radares fixos e móveis nos itinerários de maior índice de sinistralidade, no sentido de fazer esse mesmo controlo”.

Uma das vias mais perigosas desde sempre é a Estrada Nacional 125, no Algarve, que, por via da introdução de portagens na A22, tem tido mais trânsito e mais acidentes. "Porém, se compararmos os dados do primeiro semestre do ano transacto com os deste ano, verificamos uma redução significativa do número de vítimas mortais", ressalva o capitão da GNR.

A operação realiza-se simultaneamente em 27 países europeus.

FIRESHELTER52

Governo proíbe caça em TAVIRA e SÃO BRÁS

O Governo proibiu a caça na área atingida pelos grandes incêndios florestais de Julho, bem como nos terrenos limítrofes, nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel.

A medida é aplicada na época venatória em curso, que se estende até 31 de Maio do próximo ano.

Segundo a portaria publicada ontem em Diário da República, os incêndios "afectaram significativamente as populações das espécies existentes na área". Por esse motivo, é necessária a adopção de medidas "de protecção da fauna, com o fim de possibilitar a sua recuperação".

O Governo decidiu, assim, proibir a caça "a qualquer espécie" na área percorrida pelos fogos e numa faixa de 100 metros em redor. As entidades que gerem as zonas de caça não pagarão a taxa anual.

A Federação de Caçadores do Algarve (FCA) concorda com a proibição, mas pede apoios para a instalação de "abrigos, comedouros e bebedouros artificiais, para a caça e para reposição da sinalização ardida" revelou ao CM Vítor Palmilha, presidente da FCA.

Os fogos afectaram uma área de 21 mil hectares e 29 zonas de caça, com mais de mil associados. Os restantes clubes da região já disponibilizaram algumas caçadas aos afectados.


Por:José Carlos Eusébio
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/governo-proibe-caca

FIRESHELTER52

22/08/2012

Culinária com cavala no mercado municipal de Tavira

O mercado municipal de Tavira acolhe, no próximo sábado, 25, a campanha promocional dedicada à cavala promovida pela Docapesca, com o apoio da autarquia.

Os visitantes podem participar em degustações gratuitas e aulas de culinária com «chefs» e alunos da Escola de Turismo e Hotelaria do Algarve, de forma a aprender a confecionar receitas inovadoras com cavala fresca e em conserva.

Estão previstas duas aulas, das 10:00 às 11:00 e das 11:00 às 12:00 horas, estando a participação sujeita a inscrição prévia, a efetuar no mercado tavirense.

Esta iniciativa vem reforçar a prática de uma alimentação saudável, com produtos locais. Alguns peixes, como a cavala, sardinha ou o carapau, são extremamente ricos em gordura polinsaturada, especialmente os ácidos gordos ómega-3.

Estudos científicos provam que o ómega 3 tem um papel protetor sobre o sistema cardiovascular e cerebrovascular e preventivo sobre doenças como cancro, aterosclerose e Alzheimer.

Saiba mais sobre a campanha da cavala no sítio http://www.docapesca.pt.

diariOnline RS

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Acidente no acesso à EN125 em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um acidente no acesso entre o centro comercial e a Estrada Nacional 125 em Tavira.

Tratou-se de uma colisão entre dois ligeiros de passageiros que fez três feridos ligeiros.

As vítimas foram socorridas no local pelas equipas de emergência dos Bombeiros Municipais, sendo que duas delas foram transportadas posteriormente ao Hospital de Faro.

O trânsito apenas sofreu ligeiras perturbações de circulação tendo estado no local a PSP de Tavira.

Os Bombeiros Municipais responderam ao acidente com 6 elementos e 3 ambulâncias INEM SBV sediadas no CBM Tavira.

FIRESHELTER52

Incêndios no Sotavento algarvio

Os Bombeiros do Sotavento Algarvio combateram na ardente tarde de hoje dois incêndios que eclodiram em simultâneo perto da zona do Serro de São Miguel na Freguesia de Moncarapacho, Olhão.

As primeiras ativações levaram os Bombeiros de Tavira, São Brás de Alportel e Vila Real para a zona norte de Santa Catarina onde andaram juntamente com o meio aéreo sediado em Cachopo à procura do incêndio, que se veio a verificar algum tempo depois na encosta Norte do serro de São Miguel.

Minutos depois, é avistado outro incêndio a sul do mesmo local no lado oposto da Autoestrada A22.

Os meios terrestres e aéreos de combate aos incêndios conseguiram rapidamente organizar-se e dominar estas duas destintas frentes, estando na altura desta informação em consolidação de rescaldos.

FIRESHELTER52

Incêndio mata mãe e dois filhos em Castro Marim

Uma dentista brasileira de 42 anos e os seus dois filhos menores morreram nesta quarta-feira devido a um incêndio numa vivenda da Quinta do Sobral, no concelho algarvio de Castro Marim.

Os corpos das três vítimas - a mãe, um filho de 13 anos e uma filha de 11 - estavam ainda dentro do imóvel.

O incêndio de causa conhecida terá começado às 09h50, havendo relatos de vizinhos que ouviram uma explosão.

Alzira Sousa, que está a passar férias no Algarve, disse à Lusa que ouviu gritos das vítimas.

"Estávamos na piscina, ouvimos gritos e, numa fracção de segundos, ouvimos a explosão e não ouvimos mais nada. Vimos fumo, muito fumo, chamas a sair da porta. Tentámos abrir os portões da casa e conseguimos. Chamámos para ver se estava alguém, mas ninguém respondeu."

À falta de resposta, supuseram que ninguém estivesse em casa, "porque o vizinho de cima disse que não estava ninguém e estava tudo muito fechado", mas chamaram os bombeiros e o INEM.

Não há indícios de crime, mas a Polícia Judiciária encontra-se no local a investigar a ocorrência.

A dentista era proprietária, juntamente com o seu marido, também brasileiro, de uma clínica dentária em Vila Real de Santo António, estando ausente da vivenda.

"Sabemos que foi uma explosão, mas não sabemos a origem. Estão no local equipas dos bombeiros, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da GNR e uma equipa de apoio psicológico do INEM", adiantou a fonte do CDOS de Faro.

CORREIO DA MANHA

FIRESHELTER52

21/08/2012

Banhista em paragem cardio-respiratória - Quarteira

Um homem de 76 anos foi retirado da água em paragem cardio-respiratória quando tomava banho numa praia de Quarteira, no mais grave de três incidentes com banhistas verificados, esta terça-feira de manhã, no Algarve.

A vítima foi detetada pela esposa, a boiar na praia Ub2 da zona urbana de Quarteira, cerca das 10.15 horas, após o que foi trazida para terra pelo nadador-salvador, que iniciou as manobras de reanimação.

O homem, que sofre de doença de Parkinson, foi transportado ao Hospital de Faro inconsciente e entubado, esclareceu fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Num outro incidente, na praia do Tonel, concelho de Vila do Bispo, um menino de 10 anos foi retirado da água em situação de pré-afogamento e foi assistido pelo INEM, encontranso-se livre de perigo.

Na praia da Galé Oeste, Albufeira, um homem e uma mulher foram retirados da água também em situação de pré-afogamento mas não foi necessário recorrer a meios suplementares de socorro, disse à Lusa fonte da Marinha.

!!RESPEITE AS REGRAS DE SEGURANÇA!!

FIRESHELTER52

Medidas operacionais de antecipação reforçam Algarve com mais um Helicóptero

Devido ao Alerta Amarelo da ANPC que vigora na Região Algarvia tendo em conta as condições meteorológicas relacionadas ao calor e correntes de leste tornando expectável o aumento de perigo dos Incêndios Florestais foi elevado o nível de prontidão do “Plano LIRA” para o Estado de Alerta Especial (EAE) - Nível Amarelo.

Assim, a região Algarvia foi reforçada com mais um dispositivo aéreo pré-posicionado na BHSP de Loulé e ainda um pré-posicionamento de um Grupo de Reforço Armado (GRA) do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro - GIPS da GNR.

O meio aéreo sediado agora em Loulé onde ficará posicionado é um Helicóptero Bombardeiro Pesado H09

FIRESHELTER52

Equipas de Emergência Respondem a Incêndio na Praia dos 3 Pauzinhos

As equipas de emergência responderam na manhã de hoje a um incêndio na Praia dos 3 pauzinhos, Vila Real de Santo António.

Ardeu restolho e pasto e o incêndio foi combatido pelos Bombeiros de Vila Real de Santo António, Alcoutim e Tavira que deslocaram para o local 3 veículos florestais de combate a incêndio, um auto tanque e um veículo de comando.

Estiveram ainda presentes no local as autoridades e a Proteção Civil de Vila Real de Santo António.

FIRESHELTER52

20/08/2012

Bombeiros Municipais respondem a acidentes na Estrada de Cachopo

De uma forma invulgar os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante o dia de hoje a dois acidentes na Estrada Nacional 397 que liga Tavira a Cachopo.

O primeiro alerta surgiu ainda de madrugada quando foi comunicado às equipas de emergência da Cidade que uma viatura teria colidido com umas árvores que ladeavam a estrada estando vitimas no seu interior.

Quando as equipas de emergência chegaram ao local não se encontrava ninguém na viatura nem haveria indicações de feridos a registar.

Foram mobilizados para este acidente 8 Bombeiros Municipais apoiados por uma ambulância INEM SBV e um veículo de Salvamento e Desencarceramento, em complemento mais uma ambulância INEM SIV sediada em Tavira.

Já durante a manhã um despiste de mota a norte dos Palheirinhos fez um ferido grave.
Para este acidente foram mobilizados uma ambulância INEM SBV sediada nos Bombeiros Municipais de Tavira e uma Ambulância INEM SIV sediada em Tavira.

A vítima foi transportada ao Hospital de Faro.

“Conduza com precaução, mais vale perder um minuto na vida, qua a vida num minuto”.


FIRESHELTER52

Alerta para tempo quente e seco até quinta-feira

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu esta segunda-feira um alerta à população devido ao tempo quente e seco que se fará sentir um pouco por todo o país até à próxima quinta-feira.

Segundo a ANPC, «ps próximos dias e até 23 de agosto serão caracterizados por uma tendência para um fluxo de Leste fraco que motivará tempo quente e seco, com temperaturas máximas a ultrapassar os 35ºC e as mínimas acima de 20ºC nas regiões do interior, onde a Humidade Relativa do Ar (HRA) será inferior a 20% durante as horas mais quentes. Poderá ocorrer vento moderado nas terras altas, até 30 km/h, intensificando-se no final do dia».

«Como tal é previsível uma subida dos valores dos índices de perigosidade de incêndio florestal bem como das ocorrências relacionadas, destacando-se nesse contexto o interior do país», sublinha o comunicado.

A ANPC alerta também para a «possível afectação dos grupos populacionais mais vulneráveis, em virtude das temperaturas mais altas».

A Protecção Civil deixa ainda uma lista de recomendações para enfrentar o calor:

- Beba água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar;

- Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11h00 e as 16h00);

- Evite bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar;

- As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrições de líquidos, devem aconselhar-se junto do seu médico;

- Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que estão particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento;

- Evite fazer atividades que exijam muito esforço físico, particularmente nos períodos de maior calor;

- Se viajar de carro, escolha horas de menor calor. Não permita que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;

- Esteja atento a pessoas mais vulneráveis, especialmente crianças e idosos.


Siga as recomendações...

FIRESHELTER52

Burro «Carocho» é herói do incêndio de Tavira

Por duas vezes em oito anos o Algarve foi pasto de chamas e por duas vezes um burro de Alcaria Fria, Tavira, sobreviveu ao incêndio, fugindo do curral e transformando-se num herói para a aldeia.

«Afinal o burro é esperto», observou, satisfeito, Manuel da Palma, referindo-se ao animal que o ajuda no trabalho do campo e que fugiu durante dois dias ao incêndio que devastou a serra algarvia há um mês.

O burro, que o dono disse chamar-lhe «Carocho», já tinha em 2004 fugido ao fogo que atingiu a povoação de Alcaria Fria, freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, e agora no fogo de julho passado esteve quase 48 horas a andar à frente das chamas, como contou à Lusa Manuel da Palma.

«Safou-se do fogo. Andou duas noites e dois dias aí, à frente do fogo, e ainda cá estamos os dois», contou o dono, sublinhando que em 2004 «também fugiu» e agora foi encontrá-lo a «quase 15 quilómetros», já bem perto da sede de freguesia.


«Não sei onde ele se agachou, porque só depois do fogo é que fomos à procura dele, pensando que o encontrávamos já sem vida, e ele lá estava. Cá está ainda, fazendo companhia ao dono», acrescentou o homem, de 82 anos, que vive acompanhado pela mulher numa zona interior da serra de Tavira.

Manuel da Palma reconheceu que, quando foi à procura do animal, «não contava já encontra-lo com vida» e pensava que iria ter de chamar uma máquina escavadora para abrir um buraco e enterrá-lo, por isso não escondeu a satisfação por o achar com vida.

«Fiquei muito contente com isso. É claro que ainda me dá uma ajuda grande à minha vida», afirmou, numa referência ao trabalho que todas as manhãs o burro ajuda a realizar no campo.

Este camponês contou ainda que, apesar de não ter ficado com a casa destruída, «o que tinha foi-se tudo embora».

«Tudo o que trabalhei, e já tenho 80 e tal anos e tenho feito a minha vida sempre aqui. Tinha aí umas coisinhas, pensando que era para mim, mas mais para a minha filha e ainda mais para a neta, como sobreiros, medronheiros, e desapareceu tudo», lamentou.

Com estas perdas, o casal perdeu também o único complemento que tinha à pequena reforma que aufere. «Era uma ajudinha que tínhamos, a reforma é pequenina e enquanto se gastava daqui não se gastava do outro lado», assumiu.

Victor Fletcher é um inglês que escolheu há nove anos morar na serra algarvia, em Alcaria Fria, e que viu o burro de Manuel da Palma passar a correr pela principal estrada que atravessa a povoação, quando o fogo se aproximava.

«Às seis da tarde, quando o fogo estava mesmo forte, o burro passou aqui na estrada, com o fogo por trás. Nessa altura estávamos a pensar se devíamos nós ir embora ou não. Sabemos que os donos do burro acharam que era melhor soltá-lo, porque teria melhores hipóteses de sobreviver. E ele já está de volta, porque sobreviveu ao fogo», relatou.

TVI

FIRESHELTER52

19/08/2012

Passeio Solidário em Bicicleta CBM Tavira

O Centro Cultural e Desportivo União de Ciclismo Tavirense juntamente com a Casa Abílio promoveram hoje pelas 9 horas um passeio de bicicleta com o objetivo de angariar fundos para ajudar os Bombeiros Municipais de Tavira.

Agruparam-se junto do quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira meia centena de cicloturistas e familiares que em convívio partiram em 3 frentes.

Os mais audazes seguiram em percurso btt enquanto outros seguiram por estrada havendo ainda um percurso mais pequeno e fácil para “pais e filhos”...

Ficam aqui algumas fotografias da partida dos ciclistas...

Fotos: Cláudia Brito

FIRESHELTER52

Burocracia trava ajuda a proprietários afectados pelo fogo de TAVIRA

A excessiva burocracia e a demora em avançar na reconstrução das casas destruídas no fogo que devastou a serra algarvia há um mês está a deixar proprietários de localidades do concelho de Tavira descrentes na ajuda.

Trinta dias depois de o fogo ter devastado mais de 20 mil hectares da serra algarvia, Manuel Martins Bento, filho de um dos casais que ficou com a habitação destruída, na povoação de Carvalhal (freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, concelho de Tavira), reconheceu que a situação «está cada vez mais difícil» e a ajuda até agora foi pouca.

«Até aqui não houve nada. E cada vez as coisas estão mais difíceis, porque agora querem tanta coisa que a gente não sabe como isto vai ser», afirmou, referindo-se às exigências burocráticas que já ouviu da autarquia e da Segurança Social para avançarem com a reconstrução da habitação.

O pai, Manuel Rufino Bento, mostrou como o fogo, que deflagrou a 18 de Julho em Cachopo, avançou e chegou à aldeia em pouco tempo, atingindo a casa onde residia há 40 anos, consumindo tudo à sua passagem e deixando apenas as paredes de pé e o proprietário com a roupa que tinha no corpo.

Com os pais instalados em casas de familiares, juntamente com um irmão deficiente, Manuel Martins Bento contou que a Segurança Social e a Câmara estiveram no local a fazer a avaliação, mas «disseram para não mexer em nada e já vai um mês».

O morador recorda que houve pessoas que se voluntariaram para ajudar na remoção dos destroços e ajudar a reconstruir alguma coisa, mas como as indicações da autarquia foram no sentido de não mexer em nada, tem todo o entulho, incluindo uma panela de pressão completamente derretida, ainda dentro da habitação à espera de novas ordens.

«Não vejo futuro nenhum aqui. Dizia-se que vinha dinheiro, mas até agora…», lamentou acrescentando que «daqui a dois dias o tempo muda, é inverno, e eles estão aí bastante mal», lamentou.

Leonardo Martins, presidente da Junta de Freguesia de Tavira, considerou que o primeiro levantamento do que ardeu e das habitações destruídas pelo fogo «foi muito célere», mas as pessoas que ficaram sem casa estão a braços com muita burocracia

«A Junta disponibilizou instalações para que técnicos da Segurança Social e da autarquia trabalhassem e recebessem as pessoas para tentar tratar das coisas o mais rápido possível. Esta semana estiveram técnicos da Segurança Social a falar com as pessoas, sobretudo com as que perderam as casas, e o que noto, e fiz passar a mensagem ao presidente da Câmara, é a de que a burocracia e a papelada é, nesta fase do campeonato, muita e excessiva», afirmou.

Na freguesia de Santa Catarina ficaram seis habitações destruídas, além dos palheiros, arrecadações e outros anexos, e Leonardo Martins adverte que, para muitas das pessoas afetadas, que são idosas, as exigências burocráticas complicam o avançar dos processos.

«É muito papel, para muitas dessas pessoas, que são analfabetas, e não conseguem andar a correr para vários organismos», acrescentou.

Para o autarca, o ideal era «aligeirar» a burocracia e «fazer as obras que as pessoas necessitam e depois resolver-se a questão dos subsídios e dos pagamentos» mais tarde.

Lusa/SOL

FIRESHELTER52

18/08/2012

Mais 2 jovens detidos pela PSP em Tavira

Dois jovens, de 17 e 19 anos, foram detidos pela PSP de Tavira na madrugada de ontem, depois de terem roubado, por esticão, a mala de uma jovem de 20 anos.

A dupla é suspeita de três outros roubos do mesmo género na cidade, todos a mulheres.

Os jovens, "um português e o outro estrangeiro, roubaram "três portuguesas e uma turista inglesa, entre os dias 10 e 16 de Agosto", diz a PSP, em comunicado, referindo que a vítima mais velha tem 75 anos e a mais nova 18.

Ontem, depois de mais um roubo, foram detidos em Vila Nova de Cacela, onde residem. A PSP recuperou parte do material roubado.

Por:J.M.G.
Correio da Manhã

FIRESHELTER52

17/08/2012

Bombeiros Municipais socorrem vítima de agressão por arma branca

Os Bombeiros Municipais de Tavira socorreram ao inicio da noite de hoje um cidadão Tavirense vitima de agressão de arma branca na Porta Nova em Tavira.

A vitima foi alvo de uma facada no tórax em plena via publica vindo posteriormente a ser ajudada por populares no local que ativaram o Sistema Integrado de Emergência Médica através do 112.

Para o local foi enviada uma equipa de Bombeiros Municipais de Tavira com uma ambulância INEM SBV, apoiados posteriormente por outra equipa da ambulância INEM SIV sediada em Vila Real de Santo António.

No local esteve ainda a PSP de Tavira e o Grupo de Investigação Criminal.

A vítima foi transportada ao Hospital de Faro pelos Bombeiros Municipais onde deu entrada nos diretos daquela unidade hospitalar.

A vítima conseguiu descrever o agressor.

FIRESHELTER52

16/08/2012

Acidente Acrobático em Tavira

Para imagens destas… não pode haver palavras.

Um ligeiro com 4 passageiros, despistou-se vindo a cair dentro do fosso com cerca de 2 metros de altura e 2 de largura que ladeia o centro comercial Gran Plaza em Tavira.

O acidente ocorreu de madrugada, não houve feridos a registar.



Durante a manhã, quando chegou a viatura reboque que permitiu retirar o veículo do fosso, o mesmo verteu óleo para a via, obrigando a PSP de Tavira ao encerramento da artéria que liga a rotunda da Nora Velha à rotunda do Centro comercial, para os Bombeiros Municipais procederem à limpeza da via.

Nesta altura visto a entrada para a Cidade ficar interrompida, a Estrada Nacional 125 perto das 11:30 tinha filas de trânsito compactas desde a ponte da EN125 até à rotunda da Nora Velha, e no sentido contrario até à rotunda da Fonte Salgada.

Os Bombeiros Municipais de Tavira estiveram no local com 6 elementos apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento.


FIRESHELTER52


Comunicado Subscrito pelos Comandantes dos Bombeiros do Algarve

Os Comandantes dos Corpos de Bombeiros do Algarve que estiveram presentes no dantesco incendio que assolou os Concelhos de Tavira e São Brás de Alportel entre 18 e 22 de Julho deste ano elaboraram um relatório pormenorizado por acharem que o relatório elaborado pela Liga dos Bombeiros Portugueses enferma de aspetos menos explícitos sendo estes causadores de juízos de valor pouco abonatórios para o bom nome dos Bombeiros em Portugal.

Segue o mesmo em baixo na forma de imagens…

FIRESHELTER52





O que já ardeu no Algarve desde 1975... Dantesco...

FIRESHELTER52