30/08/2015

Bombeiros Municipais Apagam Caixotes do Lixo a Arder

Os Bombeiros Municipais de Tavira tiveram de intervir durante a tarde de hoje numa situação onde vários caixotes de lixo se encontravam a arder.

Contentores com lixo proveniente de resíduos urbanos e outro contentor com papel e papelão encontravam-se a arder em Santa Margarida, a alguns quilómetros da Cidade de Tavira.

A rápida e pronta intervenção dos Bombeiros foi determinante para preservar ainda os contentores, embora tenham ficado danificados.

A causa do incêndio é desconhecida.

A esta intervenção foram empenhados perto de uma dezena de Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo de Combate a Incêndios e um Auto-Tanque.

A GNR esteve no local em diligências....

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Responderam a Incêndio Urbano na Atalaia

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam a um incêndio urbano num prédio na Atalaia em Tavira.

Com causas desconhecidas, na entrada do prédio alguns objetos entre eles um carrinho de transporte de crianças arderam.

A deteção e a rápida intervenção dos residentes evitou que o fogo alastrasse pelo prédio tendo as equipas de Bombeiros Municipais garantido a segurança e executado o rescaldo necessário.

Foram empregues nesta ocorrência perto de uma dezena de Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e um Auto Tanque.

A PSP de Tavira este no local em diligências...

FIRESHELTER52

Imagens de uma Maré Viva de fim de Agosto

Marés Vivas com um cheirinho de levante (Sueste) proporcionam à Veneza Algarvia uma das mais bonitas imagens de sempre...

O Gilão saiu da sua margem e visitou a cidade tal como Cabanas e Santa Luzia onde a Ria Formosa galgou as suas margens.

Nas praias, Cacela Velha era um todo entre mar e ria, e as concessões das praias das Ilhas foram também visitadas pela força das marés vivas.

Ficam aqui algumas imagens coligidas no facebook







FIRESHELTER52

29/08/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na EN125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da manhã de hoje a um acidente na Estrada Nacional 125 na zona da Caiana.

Uma colisão de um ciclista amador contra uma veiculo ligeiro de mercadorias fez um ferido.

A vitima foi assistida e ajudada por populares e pela equipa de emergência dos Bombeiros Municipais no local e transportada ao Hospital de Faro onde permaneceu em exames.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por uma ambulância de emergência e a GNR.

A circulação automóvel ficou ligeiramente lenta na zona do acidente.

FIRESHELTER52

20 Bombeiros Combateram Incêndio na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira foram accionados para um incêndio florestal no sitio das Eiras a Norte da Mata de Santa Rita.

O incêndio eclodiu perto das duas da manhã e foi combatido até perto das cinco da madrugada por vinte bombeiros na passada madrugada de sexta feira.

Arderam perto de um hectare de mato sendo que a pronta e rápida intervenção das equipas de combate evitou que o incêndio tomasse proporções mais gravosas numa zona de elevado risco.

Estiveram empenhados os Bombeiros Municipais de Tavira Olhão e Vila Real de Santo António apoiados por seis veículos de combate e apoio.

A GNR esteve no local.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais de Olhão Receberam novo Veículo Combate a Incêndios Urbanos

Os Bombeiros Municipais de Olhão receberam recentemente um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios. VUCI

Trata-se de um Veiculo de Bombeiros destinado operacionalmente para intervir na floresta de betão junto da população, das suas habitações, dos seus bens a fim de prestar apoio aos Bombeiros Municipais deforma cada vez melhor e com mais qualidade no serviço e na resposta de incidentes estruturais.

(clique na imagem para aumentar)

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio em Tavira

 Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam na última quinta feira a um incêndio no centro da Cidade junto a um Hotel.

Uma palmeira que ornamenta o respetivo canteiro do jardim começou subitamente a arder.

A pronta e rápida intervenção dos Bombeiros Municipais de Tavira confinou o incêndio apenas à árvore sem que se produzissem danos de maior.

Estiveram envolvidos nesta operação de combate oito Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios e um Auto-Tanque.

O trânsito na baixa da cidade sofreu alguns atrasos mas a PSP de Tavira rapidamente tomou conta da ocorrência.

(Clique nas imagens para aumentar)






FIRESHELTER52

Marinha Portuguesa está a recrutar Praças

A Marinha Portuguesa abriu concurso de admissão para a categoria de Praça, em regime de contrato.

Ao todo, há 181 vagas a ocupar, em diversas áreas, destinadas a cidadãos portugueses entre os 18 e os 24 anos.

Os interessados deverão apresentar a sua candidatura até ao dia 11 de Setembro, através da página de recrutamento da Marinha. 

Mais informações podem ser obtidas através do número 800 20 46 35.

http://recrutamento.marinha.pt/PT/Pages/home.aspx

Estão disponíveis 66 vagas para Eletromecânicos, 40 vagas para Fuzileiros, 32 para Manobras, 11 para Despenseiros, 10 vagas para técnico de armamento, 9 para Condutores mecânicos de automóveis, 8 para Cozinheiros e 5 vagas para Mergulhadores.

FIRESHELTER52

24/08/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Capotamento na EN125 Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao inicio da tarde de hoje a um Acidente de Viação na EN125 na zona da Calada em Tavira.

Um despiste e consequente capotamento numa viatura ligeira de passageiros fez um ferido.

A rápida e pronta intervenção dos Bombeiros Municipais e de todas as outras equipas de emergência envolvidas foi determinante para um célere e rápido socorro à vitima deste acidente que após ser assistida no local foi transportada ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação de socorro 6 Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento uma equipa da Ambulância INEM SIV sediada em Tavira e a autoridade.

A via esteve congestionada na passagem pelo local do acidente...

FIRESHELTER52

Bombeiros Respondem a Acidente no IC27 - Odeleite

Ontem Domingo, dia 23 de Agosto, o Corpo de Bombeiros de Vila Real de Santo António recebeu um alerta para um acidente de viação, no IC 27, km 19, junto ao nó das Furnanzinhas, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim.

No local constatou tratar-se uma colisão frontal entre dois veículos de passageiros, do qual resultaram três feridos, um dos quais estava encarcerado.

Após os trabalhos de desencarceramento e estabilização das vítimas, estas foram encaminhadas para o Hospital de Faro, afim de realizarem exames.

No local estiveram duas ambulâncias de socorro e um veículo de desencarceramento do nosso Corpo de Bombeiros, duas ambulâncias de suporte imediato de vida (SIV) do INEM e uma patrulha da Guarda Nacional Republicana, num total de 15 operacionais.

 publicação de Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.

FIRESHELTER52

22/08/2015

Experiência - Veneno de Cobra em Contato com o nosso Sangue

O impressionante efeito que apenas umas gotas de veneno de uma víbora faz ao nosso sangue !

FIRESHELTER52

Sirene dos Bombeiros Municipais vai "Chorar" Hoje às 12:45

Um toque de sirene prolongado será dado hoje na Torre dos Bombeiros Municipais às 12:45 em memória do companheiro José Joaquim Mendes que faleceu num acidente de viação a caminho de um incêndio.

Faz também hoje dois anos que faleceu num incêndio florestal Ana Rita Pereira na serra do Caramulo.

Fica assim também as Bandeiras a meia haste em memória e homenagem a todos aqueles de perdem a vida em combate.


FIRESHELTER52

21/08/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente com Trator


Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um violento acidente que envolveu um trator agricola perto do sitio do Brejo.

Do acidente resultou um despiste e a imobilização do trator dentro de um barranco com a vitima por baixo, sendo que a precoce intervenção de populares e posteriormente das equipas de emergência foi determinante para o resgate e socorro da vitima com vida.

Nesta operação de Resgate e assistência estiveram envolvidos oito Bombeiros Municipais apoiados por uma Ambulância de Emergência e um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Estiveram ainda envolvidos uma equipa da Ambulância INEM SIV de Tavira e a GNR.

A vitima foi transportada ao Hospital de Faro pela equipa da SIV de Tavira em estado grave.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Intervém em Acidente com Matéria Perigosa

O derrame de um autêntico e perigoso veneno obrigou a uma demorada e complicada intervenção dos Bombeiros Municipais de Olhão e de Tavira.

Numa fábrica de gelo na Doca de Olhão, uma avaria originou uma fuga de amoníaco no estado gasoso em grande quantidade.

A rápida e pronta intervenção dos Bombeiros Municipais, toda a equipa técnica e de comando foi determinante para que se garantissem todas as condições de segurança para a população e meio físico envolvente.

Ponderava-se que estivessem envolvidos na fuga perto de 600kg de Amoníaco num acidente categorizado por Tipo III que consiste em graves falhas no armazenamento com consequente fuga para a atmosfera.

A operação dos Bombeiros Municipais passou pelas fases do Isolamento, Confinação, Contenção, Dissipação e Limpeza do produto em fuga.

Os meios utilizados mobilizaram dezenas de operacionais que constituíram uma zona de segurança com uma determinada distância de protecção.

Os Bombeiros Municipais envolvidos constituíram equipas de trabalho com tarefas diversas como equipas para Reconhecimento e Intervenção, Equipas de Material, Equipas de Proteção e Equipas de Descontaminação.

Foram desenvolvidos e estabilizados centenas de metros de linhas de mangueiras para ataque, protecção, descontaminação e emergência de toda a ação.

Através de detetores multigás a equipa de reconhecimento e intervenção pode definir qual a área perdida por contaminação e garantir assim de uma forma coesa as melhorias das condições de segurança para todos os intervenientes.

A intervenção das equipas de comando, técnicas e dos Bombeiros estendeu-se em manobra até ao final da noite, onde finalizaram com toda a segurança as operações de socorro.

No decorrer das operações alguns operacionais tiveram necessidade de ser assistidos, totalizando 8 os elementos que foram transportados ao Hospital de Faro, ficando em internamento sobre observação mas sem correrem perigo de vida.

Foi assim resolvido pelas equipas uma situação que poderia ter colocado em perigo vidas, bens e o precioso meio físico envolvente, a Ria Formosa.

FIRESHELTER52

20/08/2015

1990 Construção da Ponte Militar em Tavira

Coligi no facebook estas fotografias cedidas publicamente pelo Srº Rui Palmilha Amaro no seu perfil onde se vê a construção da ponte provisória mais permanente do mundo.

Já lá vão 25 anos desde a sua construção de intuito provisório mas que pela necessidade e localização estratégica se tornou uma ponte permanente.

Sofreu acidentes de viação contra a estrutura, cheias, resistiu a barragens de milhares de toneladas de canas que ficaram presas nos seus pilares mas continua em pé...

A sua demolição trará constrangimentos à acessibilidade da cidade do Gilão...

Ficam aqui as fotos da sua construção

Clique para aumentar







 FIRESHELTER52

18/08/2015

Bombeiros Municipais Adquirem Kit´s Alimentares de Combate


Para fazer face às necessidades logísticas alimentares dos operacionais em combate aos incêndios nas primeiras horas, foram adquiridos pelos Bombeiros Municipais de Tavira Kit´s alimentares de combate de reforço e sobrevivência.

De uma forma abrangente podemos chamar-lhes “Rações de Combate e Sobrevivência Logística” embora disponham de uma forma mais completa um abastecimento vitamínico comparado com as rações de combate em uso pelo sistema.

Tem como objectivo proporcionar aos Bombeiros Municipais em Combate um conforto logístico autónomo em caso de falhas agudas do comando de logística quando em trânsito ou em combate nos incêndios.

Composto por diversos tipos de alimentos não perecível, capazes de proporcionar pelo menos duas refeições quentes, e algum tipo de lanche de apoio pelo menos por 12 horas.

No âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2015 os Bombeiros Municipais tinham adquirido mochilas de sobrevivência que estão a ser usadas pelos operacionais do CBM nas intervenções em que são injectados.

Ficam aqui algumas fotos do KIT adquirido pelos Bombeiros Municipais tendo os seus custos tais como os das mochilas de sobrevivência sido suportados pelo Município.

Clique nas imagens para aumentar


FIRESHELTER52

Estradas Algarvias 5500 Acidentes 25 mortos 2015

Apontamento coligido no Correio da Manhã de hoje dia 18-8-15

Só até à primeira semana de Agosto já tinham morrido mais 5 pessoas que em igual período do ano anterior.
Subiu também número de acidentes e feridos graves.... Muitos mais!



Clique na Imagem para aumentar

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais respondem a Incêndio na Madrugada

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio rural junto à Estrada Nacional 125 na zona de Alfandanga.

O incêndio lavrou em mato e canas num curso de água junto a um ribeiro.

Foi rapidamente combatido pelos Bombeiros Municipais de Olhão e Tavira que deslocaram para o local doze Bombeiros apoiados por dois Veículos Florestais de Combate a Incêndios e um Auto-Tanque de Grande Capacidade.

A Autoridade está atenta às ativações de incêndios nesta zona onde no passado domingo não muito distante deste ponto eclodiu um incêndio que foi combatido por duas dezenas de Bombeiros Municipais vários Veículos Florestais de Combate a Incêndios e um Helicóptero.

FIRESHELTER52

17/08/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um acidente de viação na Serra de Tavira.

O acidente ocorreu na Estrada Nacional 397 que liga Tavira a Cachopo, na zona da Picota.

O despiste deixou o veiculo acidentado tombado lateralmente, na barreira junto à estrada.

A este acidente responderam uma Dezena de Bombeiros Municipais apoiados por uma Ambulância de Emergência e um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento.

A vitima foi assistida no local pelas equipas dos Bombeiros Municipais e posteriormente transportada ao Hospital de Faro.

A via sofreu alguns congestionamentos no local.

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Evacuam Criança na Ilha de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira procederam ao socorro e evacuação de uma criança de nacionalidade Inglesa de Férias na Ilha de Tavira.

Uma reação alérgica a uma substância alimentar provocou uma situação complicada mas rapidamente resolvida pelos cuidadores da criança que vinham preparados para o pior.

Ao contrário ainda da cultura Portuguesa, os cuidadores dispunham com eles de canetas de adrenalina e anti histamínicos capazes de reverter uma situação potencialmente perigosa.

Graças a este tipo de cultura preventiva, a criança foi medicada imediatamente pelos cuidadores que só posteriormente pediram a devida ajuda.

Foi acionado o Sistema Integrado de Emergência Médica através do 112 pela equipa de Bombeiros Municipais de serviço na Ilha de Tavira que transportaram a vitima na Embarcação de Resgate e Socorro até ao Caís do Clube Náutico onde uma Ambulância de Emergência dos Bombeiros Municipais os aguardava.

A criança foi transportada para a Pediatria do Hospital de Faro sem correr perigo de vida naquele momento.

Quantas crianças Portuguesas com reações graves e perigosas poderiam dispor deste tipo de medicação life saving?

FIRESHELTER52

Salvamento de embarcação Marítimo-turística

A Estação Salva-vidas de Ferragudo e o Comando-local da Polícia Marítima de Portimão efetuaram a 16 de agosto, o salvamento de uma embarcação Marítimo-turística, numa praia a nascente da praia dos Caneiros, em Portimão

A embarcação, com 6 metros de comprimento, ao aproximar-se da praia para desembarcar 7 turistas, terá sido colhida pela ondulação, o que forçou, de imediato, o embarque de água, impossibilitando-a de abandonar o local pelos próprios meios.

De imediato, foram empenhadas uma embarcação da Estação Salva-vidas (ESV) de Ferragudo e uma embarcação da Polícia Marítima. Tendo-se verificado que a manutenção da embarcação naufragada na zona da rebentação podia originar a sua destruição, o salva-vidas procedeu ao seu reboque, por forma a afastá-la da zona de perigo.

Após colocação de balões de flutuação por uma equipa de mergulhadores profissionais, a embarcação naufragada foi rebocada em segurança para o porto de Portimão.

Todos os passageiros foram retirados em segurança pela tripulação da embarcação salva-vidas da ESV Ferragudo e por nadadores-salvadores da praia contígua.

amn

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a vários Incêndios Urbanos

O fim de semana foi complicado para os Bombeiros Municipais de Tavira em respostas a diversos incêndios estruturais.

De uma forma estatisticamente anómala os Bombeiros responderam a diversos e graves incêndios em habitações e espaços comerciais em Tavira.

A ressalvar o incêndio que lavrou na sexta feira numa habitação na zona da Atalaia provocado por um braseiro de um fogareiro que rapidamente foi extinto por populares com recurso ao uso de um extintor tendo apenas os Bombeiros Municipais garantindo a segurança das operações.

No Sábado um incêndio num espaço comercial de oficina e venda de electrodomésticos lavrou com intensidade acrescendo de preocupações as equipas de combate que demoraram algumas horas desde a extinção até à resolução dos trabalhos.

Por sua vez no Domingo um incêndio numa cozinha na povoação do Faz-Fato na freguesia da Conceição de Tavira bem no coração da serra de Tavira eclodiu, mas a pronta e rápida intervenção dos residentes com meios de primeira intervenção circunscreveram o incêndio ao espaço sem produzir estragos de maior, tendo os Bombeiros Municipais garantido as ações de ventilação rescaldos e vigilância.

A destacar que dentro de todas estas operações não houve feridos a registar.

Estiveram envolvidos em todas estas operações Veículos de Combate a Incêndios Urbanos e Auto Tanques dos Bombeiros Municipais de Tavira.

FIRESHELTER52

13/08/2015

Equipas de Emergência Respondem a Acidente na A22

As equipas de emergência responderam ao inicio da noite de hoje a um dantesco acidente de viação na A22.

O acidente de viação envolveu vários ligeiros de passageiros e ocorreu na zona de Santo Estêvão mais ou menos no km 100 perto do nó de Tavira sentido Olhão Tavira.

Tratou-se de um acidente multi vitimas e a pronta e rápida intervenção das equipas de emergência foi determinante para o socorro dos sinistrados.

Estiveram envolvidos no socorro às vitimas os Bombeiros Municipais de Olhão com um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento e diversas ambulâncias de emergência incluindo um SIV sediada em Vila Real de Santo António e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Faro.

As vitimas foram assistidas no local da ocorrência e transportadas ao hospital pelas equipas de emergência no local.

A circulação ficou afetada havendo inclusive danos na própria via.

As fotos foram coligidas no facebook.

FIRESHELTER52

Regimento Infantaria I Tavira está a ser transferido para Beja

O Regimento de Infantaria 3, em Beja foi extinto na sequência da publicação do Decreto Regulamentar da Lei Orgânica do Exército.

Para Beja está a ser transferido o RI1, situado em Tavira, sob o comando do Coronel de Infantaria Carlos Nunes Faria.

O exército revela que, “simultaneamente, em Beja, começaram os trabalhos da Comissão Liquidatária do RI3, sob a presidência do Tenente-coronel de Infantaria Joaquim Manuel Mira Branquinho”.

No Quartel da Atalaia em Tavira entrou em funcionamento o Destacamento do RI1 com um efectivo de cerca 50 militares.

A Rádio Pax já tinha avançado com a notícia no início do ano. Na altura, o Coronel Carlos Nunes Faria explicou que o RI1 vai prosseguir a missão do RI3 e manter as parcerias regionais e os laços com a cidade de Beja e a região.

http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&id=7856

FIRESHELTER52

10/08/2015

Bombeiros do Algarve a Caminho de Incêndio em Mangualde

Os Bombeiros Algarvios encontram-se em trânsito para o dantesco incêndio que lavra na zona de Mangualde -Viseu.

Diversos meios equipamentos e recursos humanos já se encontram a caminho de Viseu.

As equipas seguem em autocarro sendo que os meios técnicos seguem a rodar com bombeiros motoristas que não irão entrar em combate.

O SAFEPLACE52 sabe que entre outros meios segue as equipas dos Bombeiros  Silves, Portimão ,Lagoa , Monchique.

A noticia será atualizada com os restantes meios assim que houver informação de tal.

Boa Sorte aos conterrâneos que se deslocam para norte

FIRESHELTER52

Tartaruga Gigante Aparece na Ilha de Tavira

Tartaruga-de-couro (ou tartaruga-gigante)

Deu à costa hoje na zona da Praia do Homem nú- Luz de Tavira já cadáver, é já o segundo caso de tartarugas gigantes cadáveres a dar à costa nesta época balnear.

Fotos recolhidas in facebook:


FIRESHELTER52

Nevoeiro Põe Bombeiros em Alerta

O nevoeiro que se fez sentir hoje provocou alguns constrangimentos na vida de quem trabalha e está de férias nesta zona do algarve.

Várias foram as praias que, devido ao repentino e denso nevoeiro foram obrigadas a levantar a bandeira vermelha e proibir banhos nas zonas concessionadas para evitar situações de risco.

Por seu lados diversas equipas de combate a incêndio foram ativadas para várias situações de "fumo à vista" em diversos locais da serra no sotavento algarvio.

Ativações essas que levaram os Bombeiros Municipais de Tavira a deslocarem-se para zonas Altura e também serra de Cachopo.

Felizmente essas ativações não passaram de quadros baixos de nevoeiro denso que deram a sensação aos contactantes dos serviços de emergência de situações de incêndios.

Os Bombeiros estiveram no terreno e responderam prontamente a todos os pedidos.

FIRESHELTER52

07/08/2015

Meia Centena de Bombeiros combateram Incêndio em Alcoutim

Um incêndio lavrou numa zona de mato, na localidade de Montinho da Rebolada, em Vaqueiros, Alcoutim, desde o final da tarde, ficou extinto perto das 21 horas de hoje.

O alerta para o fogo foi dado às 18h16 e o incêndio chegou a ter duas frentes que muito trabalho deram aos Bombeiros do Sotavento Algarvio.

O CDOS de Faro revelou que estiveram envolvidos no combate 57 operacionais, apoiados por 13 veículos e dois meios aéreos, um helicóptero ligeiro e outro médio.

Esteve ainda ativado para este cenário de incêndios florestais uma máquina de rasto.

Os Bombeiros Municipais de Tavira estiveram presentes com uma equipa de combate composta por cinco Bombeiros Municipais apoiado por um Veiculo Florestal de Combate a Incêndios.

Noticia coligida em Sul Informação composta por FIRESHELTER52

FIRESHELTER52

06/08/2015

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na EN125

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da manhã de hoje a um violento acidente de viação na Estrada Nacional 125 zona da Calada Tavira.

Uma violenta colisão entre dois ligeiros de passageiros fez um ferido que foi assistido no local pelas equipas de emergência dos Bombeiros Municipais de Tavira e posteriormente transportado ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação de salvamento e socorro perto de uma dezena de Bombeiros Municipais apoiados por uma ambulância de socorro e um Veiculo de Salvamento e Desencarceramento.

A circulação na zona do local do acidente ficou congestionada enquanto decorreram as operações de socorro.

Estiveram ainda no local a GNR e a BT.

FIRESHELTER52

Novos Veículos Combate à poluição Incêndios e Resgate nos Portos do Algarve

A Administração dos Portos investiu 120 mil euros em duas viaturas multifunções, uma para Portimão, outra para Faro, que permitem, segundo o administrador José Pedro Soares, «o combate à poluição e a incêndios ou ainda o resgate de pessoas».

Cada viatura está equipada «com guincho e todos os sistemas de comunicações, pode levar um depósito com 200 litros de água ou espuma, além de transportar também as barreiras de contenção e os toalhetes absorventes». Se houver algum acidente de poluição, por exemplo, ambos os portos estarão preparados para uma primeira intervenção.




http://www.sulinformacao.pt/2015/08/porto-de-portimao-ja-tem-novo-cais-ro-ro-para-facilitar-acesso-de-turistas-de-cruzeiros/

FIRESHELTER52

Incêndio na Serra de Silves Extinto

Os Bombeiros do Algarve extinguiram às 6:40 da manhã o dantesco incêndio que lavrava desde a tarde de ontem na serra de Silves na zona de São Marcos da Serra.

85 Operacionais provenientes de 10 Corpos de Bombeiros da região GNR, ANPC, SMPC apoiados por 25 Veículos de Combate e 4 Maquinas de Rasto debelaram e extinguiram o incêndio.

Alguns meios já regressaram outros ainda se encontram no local em vigilância e prontidão.

FIRESHELTER52

Coluna de Fumo Assusta na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira receberam ontem ao final da tarde dezenas de chamadas de populares para dar conhecimento de um possível incêndio na Serra de Santa Catarina.

Os Bombeiros Municipais de Tavira, Olhão e também São Brás de Alportel saíram em emergência para a serra São Brás / Tavira à procura de incêndios.

Tal não se veio a verificar felizmente.

Tratava-se de uma densa volumosa e baixa coluna de fumo proveniente de um grande incêndio que horas antes tinha eclodido na zona de Vilamoura.

O vento sudoeste e um teto baixo de pressão atmosférica arrastaram a coluna de fumo para cima da serra São Brás -Tavira alarmando quem por lá estava.

Das praias a norte da posição do Serro de São Miguel, a dita coluna era bem visível e dinâmica como se de um incêndio se tratasse.

Pontos muito positivos, o sentido critico da população, a deteção e o alerta aos serviços de emergência após a visualização da referida coluna de fumo é uma prova que as pessoas estão sensibilizadas para a problemática dos incêndios florestais na região.

E assim devem continuar, em caso de dúvida ligar 112 ou para um corpo de bombeiros da área de residência,

OS INCÊNDIOS FLORESTAIS SÃO UM PROBLEMA QUE É DE TODOS

FIRESHELTER52

Depois de Vilamoura fogo lavra na Serra Algarvia com Intensidade

O incêndio que deflagrou esta tarde em Vilamoura, perto da Praia da Falésia foi extinto, no combate às chamas, estiveram 59 operacionais, com 16 veículos e ainda um helicóptero.

O fogo consumiu mato perto de uma zona residencial de Vilamoura, no entanto, as casas não estiveram em perigo.

Outro incêndio de maiores proporções, está nesta altura ativo, no Vale da Porta, S. Marcos da Serra, no concelho de Silves.

Ao Algarve Primeiro o Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro, informou há minutos, que a situação não está controlada, dado ter duas frentes numa zona de difícil acesso.

A mesma fonte explicou que o incêndio, começou por volta das 18h30, tendo sido dominado, ás 19h10, pelas 19h40, propagou-se novamente consumindo uma área considerável de mato.

No terreno estão 106 operacionais, apoiados por 32 veículos de 10 corporações de bombeiros, 3 máquinas de rasto, e o Serviço de Proteção Civil de Silves.

Algarve Primeiro

FIRESHELTER52

Salva Vidas de Olhão Resgata 3 Tripulantes de Veleiro que se Afundou

A Marinha anunciou que resgatou hoje três tripulantes, de nacionalidade inglesa, de um veleiro que naufragou perto da ilha do Farol, em Olhão.

Após ter sido recebido o pedido de ajuda, o capitão do porto de Olhão de imediato "empenhou uma lancha da estação salva-vidas", refere a Marinha, adiantando que os os tripulantes foram entretanto auxiliados por populares até à chegada do salva-vidas.

A operação integrou o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) em articulação com o capitão de Porto da Olhão e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), sendo que a nota de imprensa da Marinha não especifica a que horas se deu o naufrágio.

"O veleiro permanece no local parcialmente afundado, por constituir perigo à navegação foi sinalizado com duas boias amarelas e dois flashes e promulgado aviso à navegação", assinala ainda a Marinha.

http://www.avozdoalgarve.pt/detalhe.php?id=9628

FIRESHELTER52