29/09/2018

Ruído de vizinhança - Como Agir

Sabia que o «Ruído de vizinhança» é o ruído associado ao uso habitacional e às atividades que lhe são inerentes, produzido diretamente por alguém ou por intermédio de outrem, por coisa à sua guarda ou animal colocado sob a sua responsabilidade, que, pela sua duração, repetição ou intensidade, seja suscetível de afetar a saúde pública ou a tranquilidade da vizinhança?


As autoridades policiais podem:

- ordenar ao produtor de ruído de vizinhança, produzido entre as 23 e as 7 horas, a adoção das medidas adequadas para fazer cessar imediatamente a incomodidade;
- fixar ao produtor de ruído de vizinhança produzido entre as 7 e as 23 horas um prazo para fazer cessar a incomodidade.

Relativamente às obras de recuperação, remodelação ou conservação realizadas no interior de edifícios destinados a habitação, comércio ou serviços que constituam fonte de ruído apenas podem ser realizadas em dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, não se encontrando sujeitas à emissão de licença especial de ruído.

O responsável pela execução das obras afixa em local acessível aos utilizadores do edifício a duração prevista das obras e, quando possível, o período horário no qual se prevê que ocorra a maior intensidade de ruído.

Consulte o Posto da sua área residencial.


FIRESHELTER52

28/09/2018

Sismo no Mar do Algarve 2,7 Escala Richter

Um sismo de magnitude 2.7 na escala de Richter, com epicentro no mar, a 12 quilómetros a Sudoeste de Albufeira, foi registado esta quinta-feira, às 23h49, pelas estações da Rede Sísmica do Continente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.


Para já, não há informação de que o abalo tenha sido sentido.

Se por acaso sentiu este sismo, colabore com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, acedendo ao site deste organismo e preenchendo o formulário disponível, clicando aqui, de forma a ajudar a caracterizar melhor os sismos.

FIRESHELTER52

25/09/2018

Governo estende período crítico de incêndios até 15 de outubro

O Governo decidiu aumentar o período crítico de incêndios até ao dia 15 de outubro, tendo em conta as "circunstâncias meteorológicas" previsíveis para a primeira quinzena desse mês. 


O despacho do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural explica que se trata de um prolongamento “tendo em consideração as circunstâncias meteorológicas prováveis para a 1.ª quinzena de outubro, de temperaturas com valores acima do que é o padrão para a época, uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação e porque o território nacional se encontra em níveis elevados de valores de severidade meteorológica diária acumulada”, razão pela qual se prevê “uma manutenção do risco de incêndio rural em níveis elevados”.

O Governo lembra que durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, é proibido: fumar, fazer lume ou fogueiras; fazer queimas ou queimadas; lançar foguetes e balões de mecha acesa; fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas; fazer circular tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.

"Face às condições descritas, considera-se necessário continuar a adotar as medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, que decorrem durante o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios",

www.noticiasaominuto.com

FIRESHELTER52

24/09/2018

Vacina da gripe a partir de 15 de outubro

Este ano a campanha de vacinação contra a gripe vai começar a 15 de outubro.


No total, o SNS vai ter 1,4 milhões de doses de vacinas para administrar.

A Direção Geral de Saude revelou que decidiu atrasar em duas semanas a vacinação para aproximar a proteção do período da epidemia de gripe, que tem início na segunda quinzena de dezembro.

FIRESHELTER52

Autoridade Marítima Alerta por Causa do Levante

A Autoridade Marítima Nacional informa que, nos próximos dias, a costa algarvia será afetada por condições de agitação marítima provenientes de sueste, usualmente conhecidas por condições de "Levante".


Estas condições irão atingir a costa sul a partir de amanhã, 25 de setembro, até dia 28. O pico do "Levante" está previsto, para a madrugada de dia 27 de setembro, em que se preveem ventos que poderão atingir cerca de 56 km/h e ondulação com altura significativa de cerca de 2 metros junto à costa, e 2.5 metros ao largo, avança comunicado da Autoridade Marítima.

A situação de "Levante" que está prevista irá também coincidir com um período de marés vivas, onde a maior preia-mar irá registar 3.7 metros, no dia 26 de Setembro, pelas 16h18.

Apesar deste fenómeno ser regular na costa sul, a Autoridade Marítima, recomenda que os banhistas e todos os que pratiquem atividades lúdicas no mar (embarcações de recreio, motas de água, gaivotas, entre outros) tenham em atenção algumas recomendações:

- Optar por praias vigiadas;

- Respeitar a sinalética das praias, nomeadamente os sinais das bandeiras, bem como os conselhos dos nadadores-salvadores e da Autoridade Marítima / Polícia Marítima;

- Manter uma hidratação permanentemente evitando os períodos de maior exposição solar;

- Não hesitar em pedir socorro quando em dificuldades, seja no mar ou mesmo em terra;

- Vigiar permanentemente as crianças e a uma distância próxima;

- Nadar sempre paralelamente à praia;

- Respeitar um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de tomar banho;

- Não efetuar saltos para a água, a não ser em locais vigiados e específicos para o efeito, devendo ser evitadas as acrobacias;

- Não tomar banho e/ou nadar sob o efeito de álcool ou drogas;

- Respeitar os sinais de perigo de derrocadas das arribas;

- Evitar atividades lúdicas ou passeios no mar em condições meteo-oceanográficas menos favoráveis, nomeadamente com motas-de-água, gaivotas, stand-up-paddlle, entre outros, bem como passeios no mar e visitas a grutas, escolhendo para essas atividades dias em que as condições de mar e vento estejam mais favoráveis.

FIRESHELTER52

Pré-afogamentos Continuam nas Nossas Praias Não Vigiadas

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Olhão coordenou ontem o resgate de um alemão, de 61 anos, que se encontrava em situação de pré-afogamento numa zona de praia não vigiada, na ponta este da Ilha da Culatra.


Segundo comunicado da Autoridade Marítima, o indivíduo "recebeu auxílio por parte da equipa da Cruz Vermelha Portuguesa, cerca das 16h45, tendo sido, acionada a embarcação do Instituto de Socorros a Náufragos com uma equipa do INEM a bordo, que se deslocou ao local e procedeu ao resgate por via marítima"

A vítima foi transportada consciente para o cais de Olhão, onde se encontrava a ambulância que a transportou para o Hospital de Faro.

FIRESHELTER52

Preço da eletricidade em máximos: truques para poupar na fatura da luz

A eletricidade atingiu esta semana o pico mais alto do ano no mercado ibérico e esta escalada de preços é mais um fator de pressão na preparação das tarifas de eletricidade para 2019.



Assim, o melhor é mesmo cada um de nós tentar poupar na fatura da luz em casa. Para isso, não podes perder este guia. Avisamos-te, desde já, que apagar as luzes não basta. Existem mil e uma formas de reduzir o consumo de energia no lar, que agora te explicamos nesta lista de truques.

Do outro lado da fronteira, o governo espanhol já decidiu tomar medidas para tentar fazer com que os preços baixem para o consumidor - anunciando que irá decretar a suspensão do imposto especial sobre os produtores de eletricidade. Enquanto o Governo de Costa não dá sinais de iniciativas do género, o melhor é cada um de nós tomar as rédeas da fatura da luz.

Potência contratada: implica o pagamento de um valor fixo. A potência pode se mais alta ou mais baixa dependendo dos aparelhos que tenhamos ligados à rede. Muitas vezes temos mais potência contratada do que aquela que verdadeiramente necessitamos. Contacta o teu fornecedor, para baixar o nível. É uma forma fácil de cortar na despesa.

Tarifa elétrica: revê bem a que tens contratada porque pode não te compensar. Não existe apenas uma tarifa elétrica, há várias, e uma delas é de discriminação horária. Se estás fora grande parte do dia, ou pelo contrário, vê bem que tipo oferta pode encaixar melhor contigo.

Lâmpadas sustentáveis: já não é desculpa, é uma realidade. As bombas incandescentes consomem mais e contaminam. E por isso mesmo a sua fabricação foi proibida e estão a ser substituídas por outras com tecnologia LED - não contêm elementos tóxicos, e ainda que custem mais, compensam pela redução da fatura.

Eletrodomésticos: podem ser um grande aliado da vida doméstica, mas também podem ser um grande inimigo na hora de fazer contas aos gastos familiares. Não é preciso ir a correr a tirar todos da ficha, mas antes fazer um uso mais responsável dos aparelhos.

As máquinas da loiça e as de lavar e secar roupa, a par do computador, são os que mais gastam. Mas o rei do consumo é o frigorifico. Tem atenção também ao uso do forno, que costuma consumir bastante.

Assim, na hora que vais comprar um eletrodoméstico presta bem atenção à etiqueta energética, para comprovar que seja eficiente. Para isso, o melhor é que seja de classe A. E mesmo que sejam um pouco mais caros, como no caso das LED, a poupança na fatura de energia vai acabar por compensar.

E atenção, muita atenção, ao consumo fantasma: o teu computador não está sempre completamente apagado; se continua semi-acendido continua a gastar, mas a gastar...
Outras dicas passam por passar a ferro várias peças de roupa e não apenas uma - para rentabilizar o gasto de aquecer a máquina; ou limpar as paredes do forno e evitar abri-lo quando esteja a funcionar.

Por outro lado, podes meter garrafas de água fria no frigorifico que vai ajudar a manter o frio do aparelho e a gastar menos eletricidade.

Por: Idealista

FIRESHELTER52

Comandante da Polícia Marítima de Tavira homenageado em Alcoutim

No passado dia 14 de setembro, Alcoutim comemorou o Dia do Município, feriado municipal, com diversas cerimónias. 


Uma destas cerimónias foi a sessão solene onde foram atribuídas Medalhas de Mérito.

Nesta sessão foram homenageados com a Medalha de Mérito o Secretário de Estado da Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e o Capitão-tenente Pedro Palma, Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António e Tavira.

www.algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Loulé cria Equipa Municipal Operacional de Proteção Civil

A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), constituiu uma Equipa Municipal Operacional (EMO) de Proteção Civil que tem como principal desígnio a prevenção, proteção e segurança de pessoas e bens.


A EMO é uma equipa de carácter permanente, que funcionará durante todo ano, reforçando a capacidade de resposta em matéria de planeamento e operações, prevenção e segurança, sensibilização e informação pública.

A equipa será constituída por 5 elementos apoiados por uma viatura 4×4 munida de comunicações, equipamento de primeira intervenção para incêndios florestais (com capacidade para 500 litros), material sapador e equipamento operacional para apoio às operações de proteção e socorro.

Tem como valências, o apoio operacional às ocorrências no Município, a colaboração nas ações de sensibilização e informação pública à população, ações de gestão florestal, silvicultura preventiva e o apoio e controlo na realização de queimas e de queimadas, vigilância florestal, entre outras.

http://www.algarvemarafado.com

FIRESHELTER52

23/09/2018

Bombeiros Tavira Respondem a Vários Incêndios

A manhã de Sábado ainda não ia a ameio quando os Bombeiros Municipais de Tavira receberam o primeiro alerta de incêndio neste último dia de verão.



Na zona do Malhão em Castro Marim, pasto e mato estavam a arder, valendo uma resposta musculada dos meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios da região Algarvia.

Bombeiros de Vila Real, Alcoutim e Tavira fizeram-se à estrada apoiados por um Helicóptero Bombardeiro Ligeiro de Ataque Inicial sediado em Cachopo conseguiram rapidamente cortar o avanço das chamas mantendo-se depois em operações por mais de duas horas.

Ainda a equipa não se tinha recomposto do primeiro incêndio quando um outro de forma violenta rompe em Santa Catarina da Fonte do Bispo.

Numa zona complicada de mato e alguma floresta queimava tudo à sua passagem, valendo mais uma vez a pronta e rápida intervenção dos meios do DECIR Algarve.

Mais de 30 Bombeiros de Tavira, São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António, e GIPS´s da GNR de Loulé e da equipa do HBL-ATI sediado em Cachopo apoiados 8 Veículos e um meio aéreo circunscreveram e extinguiram o incêndio valendo uma ação de rescaldos que se prolongou até ao final da tarde.

FIRESHELTER52

Europa Dividida entre Muito Frio e Muito Quente

Imagem de satélite de há momentos:


A Europa dividida por frente Atlântica que rega com vontade os Países Baixos, Norte de França, Alemanha, Polónia... atrás da frente a massa de ar polar que fará descer drasticamente as temperaturas.

A SUL, o cenário é totalmente diferente, a massa de ar Sub-Tropical domina as condições atmosféricas, Portugal terá as temperaturas mais altas da Europa, amanhã segunda-feira, podem superar-se os 40°C em alguns pontos.

⚠️Risco de incêndio ⚠️ muito elevado!

Meteo Trás os Montes

FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Removem Cadáver em Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam no final da semana a uma operação muito delicada que visou a remoção de uma vitima morta dentro de uma habitação há já algum tempo.



Uma situação de ausência prolongada que alertou vizinhos e amigos numa ação concertada de buscas na habitação pela Policia e pelos Bombeiros Municipais onde se verificou o pior cenário, a morte de uma pessoa.

Face às condições do corpo e para o desenvolvimento das operações de socorro a rua teve de ser cortada ao trânsito apeado e motorizado durante algumas horas.

Foi necessário a intervenção dos Bombeiros Municipais com equipamento especializado para chegar até ao corpo e proceder à sua remoção e entregar o mesmos às autoridades e funerária que fizeram o transporte para o IML em Faro.

Estiveram envolvidos nesta operação 9 Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por três Veículos de Combate a Incêndios.

FIRESHELTER52

21/09/2018

Bombeiros Municipais Respondem a Acidente na A22

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a tarde de hoje a um acidente na A22 Via do Infante entre o Nó de Tavira e Monte Gordo.


Um violento impacto de uma peça auto que se desligou de outro veiculo em andamento foi colidir contra uma viatura em circulação ferindo um dos seus ocupantes.

A vitima foi assistida no local pelos Bombeiros Municipais de Tavira e posteriormente foi conduzido em ambulância ao Hospital de Faro.

Estiveram envolvidos na resposta a este acidente os Bombeiros Municipais de Tavira apoiados por uma equipa de uma ambulância de socorro e uma equipa de salvamento e desencarceramento, juntamente com as autoridades policiais.

FIRESHELTER52

Bombeiros Vila Real Treinam Mergulho com Bombeiros Huelva

No passado dia 20 de Setembro do corrente ano, a Brigada de Salvamento Aquático dos Bombeiros de Vila Real de Santo António participou num exercício conjunto envolvendo a Unidade Resgate Aquático dos Bombeiros de Huelva e helicóptero HS HELIMER 205 de salvamento marítimo espanhol.


Estes treinos servem para troca de conhecimento, técnicas e ideias no que respeita o salvamento marítimo, com a finalidade de melhorar a nossa eficácia e eficiência nas ocorrências.





FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano durante a Madrugada

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a madrugada de hoje a um incêndio urbano em Tavira.


O incêndio eclodiu no interior de uma habitação na zona central ribeirinha da cidade e foi observado por um transeunte que se deslocava para o trabalho.

Segundo a página da ANPC o alerta foi dado aos Bombeiros por volta das quatro da madrugada e uma resposta musculada por parte dos Bombeiros Municipais de Tavira e autoridade policial foi determinante para uma rápida extinção e garantias de segurança.

Felizmente não houve feridos a registar, apenas alguns danos materiais.

Uma dezena de Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo ligeiro de Combate a Incêndios, um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e um autotanque responderam rapidamente ao evento desenvolvendo ações de trabalho que rondaram uma hora.

FIRESHELTER52

7 Vagas Para Auxiliares em Escolas de Tavira

Torna -se público que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação  (7) sete contratos de trabalho a termo resolutivo certo, a tempo parcial, na carreira e categoria de assistente operacional, para o período definido de 17 de setembro de 2018 até 21 de junho de 2019.


N.º de trabalhadores
N.º total de horas — 28 (7 x 4 horas)
Local de trabalho Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia em Tavira 
Função — Prestação de serviço/tarefas de limpeza nas Escolas do Agrupamento 
Remuneração ilíquida/hora — 3,67€ e subsidio de refeição proporcional às horas 
Duração do contrato — até 22 de junho de 2018 
Requisitos legais obrigatórios — possuir escolaridade obrigatória ou experiência profissional comprovada


FIRESHELTER52

Mais e Muito Levante a Entrar

Nos próximos dias teremos o Anticiclone posicionado nas ilhas Britânicas, posição que nos vai trazer Lestada e tempo mais quente continuando assim temperaturas acima do normal para esta época do Ano.


Por outro lado o Leste e centro da Europa vai estar com temperaturas muito abaixo do normal.






Meteoalerta

FIRESHELTER52

Chuvas.... Nem à vista!

Temos más notícias, pelo menos até meados de Outubro não se vê chuva nos mapas a prazo, apenas se vê uma normalização das temperaturas a partir do início de Outubro.


São cada vez mais frequentes os inícios de Outono muito quentes e secos, esperemos que tal mude em breve, ainda temos bem presente na tragédia de Outubro de 2017.

Ajude o Meteo Trás os Montes a crescer, partilhe as nossas publicações, ajude a informação a chegar a mais gente.


FIRESHELTER52

20/09/2018

Bombeiros Tavira Respondem a Acidente na EN125 Almargem

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam ao final da manhã de hoje a um acidente de viação na Estrada Nacional 125 na zona do Almargem Conceição de Tavira.


Uma Colisão entre dois veículos ligeiros fez dois feridos, que após assistidos no local da ocorrência acabaram por ser transportados ao Hospital de Faro.

A circulação automóvel no local sofreu abrandamentos mas foi prontamente controlada e mantida em segurança pelas autoridades policiais presentes no local.

Estiveram envolvidos nesta ocorrência os Bombeiros Municipais de Tavira com equipas de 3 Ambulâncias de Socorro e uma Equipa de Salvamento e Desencarceramento.

FIRESHELTER52

Workshop em Altura ensina a salvar vidas

A Câmara Municipal de Castro Marim vai promover, no dia 28 de setembro, na junta de freguesia de Altura, o workshop de primeiros socorros «Podes Salvar uma Vida», pela médica Verónica Aquilino.


A iniciativa, marcada para as 18:00 horas, é gratuita e aberta a toda a população, visando capacitar os participantes sobre como agir em situações de emergência.

“Diariamente, existe uma real possibilidade de nos confrontarmos com situações de emergência e, muitas vezes, não nos sentimos preparados para atuar. Mas a nossa atuação podia salvar uma vida”, refere a autarquia.

A ação de sensibilização pretende, essencialmente, transmitir os cuidados a ter em primeiros socorros nos casos de enfarte, engasgamento, entre outros.

A aplicação dos procedimentos corretos pode reduzir a gravidade da situação, melhorando as hipóteses de sobrevivência da vítima até chegar a assistência definitiva.

“Saber o que fazer e, sobretudo, saber o que não fazer, porque improvisar pode provocar maiores lesões e, muitas vezes, na ânsia de ajudar um familiar, um amigo ou um colega, é o que se faz. Salvar uma vida pode estar ao alcance de qualquer um. Basta saber como”, declara o autarca, e também médico, Francisco Amaral.

FIRESHELTER52

Ciganos Estavam a Roubar Alfarrobas Perto de Tavira

“Violência praticada pelos ciganos. Sim, digo ciganos!”, foi assim o desabafo que Pedro Rodrigo deixou sua página de FB, na tarde de hoje. (18/9) 


“No passado dia 18 de Agosto, um casal meu amigo foi violentamente agredido por ciganos. Foi perto da sua casa no Prego, freguesia de Santo Estêvão”.

“Os ciganos estavam a roubar alfarroba no terreno deste casal, quando a senhora se dirigiu aos ditos cujos pedir satisfações. Estes acharam se no direito de invadir propriedade privada e roubar o que não era seu”.

“Sem mais ‘razão’, agrediram com muita violência primeiro a senhora e depois o seu marido”.

“Entretanto o casal chamou a GNR e estes convenientemente, ou não, chegaram uma hora depois da ocorrência! Estranho não é?”

“Tenho uma ideia que até as autoridades têm medo destes ‘tipos’ intitulados ciganos”.

Ainda segundo o post, Pedro Rodrigo adienta que “descobriu-se que são residentes em Olhão”.

Segundo a indignação do mesmo, “episódios destes estão a ocorrer diariamente: roubos de alfarroba, ameaças, agressões por parte desta etnia. E não, não são de outra raça, são mesmo ciganos”.

Mas vai mais longe e diz que já presenciou “a venda de Alfarroba no Madeira e Madeira e onde basta apresentar um número de contribuinte para vender a alfarroba”.

“Pois bem não conheço nenhum cigano dono ou arrendatário de terreno ou documento de origem da alfarroba! Será tudo roubado?”

Indignado, conclui que “isto tem que parar! A tolerância tem limites! Viverem à nossa custa. Não quererem trabalhar nem se integrar na sociedade e ainda por cima… roubar e agredir? Não acham que um dia isso tem que acabar?”

“Fica aqui a nota de revolta de muitas pessoas não se sentem defendidas pelo estado!”

In Postal do Algarve 20-09-2018

http://www.postal.pt/2018/09/ciganos-estavam-roubar-alfarroba-agrediram-violentamente-casal-do-terreno/

FIRESHELTER52

Aumento Risco de Incêndio no Algarve no fim de semana

O fim de semana trará ao Algarve tempo quente e seco e colocará quase toda a região em risco elevado a máximo de incêndio. 



A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta para máximas a rondar os 33 graus, vento moderado e baixa humidade, fatores que aconselham a cuidados máximos, para evitar fogos.

Na sexta-feira, a temperatura deverá subir aos 33 graus, em alguns locais da região, com o vento a soprar de fraco a moderado de noroeste. A Humidade Relativa do Ar deverá rondar os 29%.

No sábado, as condições serão em tudo semelhantes ao dia anterior, com exceção da direção do vento, que soprará de Leste, e do nível de humidade, que deverá subir para os 36%.

No domingo, o calor vai apertar ainda mais, estando prevista uma ligeira subida da temperatura máxima, para os 34 graus, associada a vento moderado de Leste e humidade relativa de 18%.

Estas condições climatéricas, alerta a Proteção Civil, são propícias à ocorrência de incêndios, além de poderem afetar grupos da população mais vulneráveis às altas temperaturas.

Assim, deve ser redobrado o cuidado, evitando comportamentos de risco, especialmente em zonas de floresta e rurais. A população mais vulnerável, como crianças e idosos, deve evitar sair à rua quando o calor apertar mais.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Portimão Adquire Equipamentos Individuais de Auto-Salvamento

A Presidente da Câmara entregou ainda ao efetivo de serviço no DECIR, equipamentos individuais de auto-salvamento que representa uma elevação significativa do nível de segurança e proteção dos operacionais no terreno, passando as equipas de intervenção a dispor de dispositivos de proteção respiratória para situações de emergência.



Este equipamento de sobrevivência foi concebido para proteger o utilizador quando está numa situação crítica e que seja necessário proceder a uma fuga, protegendo-o, durante um espaço de tempo, contra a toxicidade do fumo, queimaduras das vias respiratórias e presença de gases, funcionando com oxigénio químico.




FIRESHELTER52

19/09/2018

Fim de Semana com Temperaturas Muito Quentes

A partir do fim-de-semana vamos ter uma nova subida da temperatura máxima no centro sul.


Mais um vez ficaremos sob influência do anticiclone que vai provocar tempo estável e quente no Alentejo e algarve com as temperaturas máximas a poderem atingir os 37ºC/38ºC já a partir de domingo. 

Para já avaliando o atual modelo o calor parece não ter fim à vista!

FIRESHELTER52

Sotavento - 3 Incêndios Quase em Simultâneo

Ao observar com atenção os dados que a Autoridade Nacional de Proteção Civil disponibiliza na situação operacional do seu site deparo-me com a eclosão de 3 incêndios na serra de São Brás de Alportel e Loulé que deram trabalho aos Bombeiros Algarvios.


Incêndios em Mesquita Baixa, Pedra do Barranco e Pedragosa com eclosão entre as 14 e as 16 horas de hoje tiveram um empenhamento operacional de resposta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais da região do Algarve.

A esta hora todos eles dominados mas ainda com dezenas de operacionais nestes locais garantindo rescaldos.

FIRESHELTER52

Já Não Há Duvidas Mas Não Atinge Portugal

Hoje alertamos aqui na página para a possibilidade de formação de um ciclone no Mediterrâneo, neste momento já não é possibilidade, é realidade.


Temos neste momento em fase de aprofundamento um possível #Medicane entre a Sardenha e a Itália continental, os mapas mostram ventos muito fortes nos próximos dias e chuvas torrenciais a afetar em especial o sul de Itália.

Este fenómeno não irá atingir Portugal, mas será notícia nos próximos dias.

FIRESHELTER52

Pode estar a Formar-se um “Medicane” (furacão do Mediterrâneo).

Esta imagem de satélite retirada agora sobre Itália, poderá ser o início da formação de um ciclone.


Um alerta pouco comum e bastante temido foi emitido pelos centros de meteorologia europeus e pelo serviço meteorológico italiano.

O calor de 27° C /28° C que paira no Mediterrâneo poderia levar à formação de um ciclone que inicialmente pode ameaçar o sul da Itália.
Os especialistas chamam esse fenómeno de “Medicane” (furacão do Mediterrâneo). Segundo as previsões meteorológicas, o fenómeno poderia afectar principalmente duas ilhas ao Sul da Itália, entre amanhã e sexta-feira.

Este tipo particular de perturbação é tecnicamente classificada com o termo “TLC” , ou “Tropical Like Ciclones“. No jargão meteorológico, chamamos de “Medicane”, os furacões do Mediterrâneo.

Por características internas e por força o “TLC” não deixa nada a desejar em relação aos ciclones tropicais clássicos que atingem o sector tropical do Atlântico, o Pacífico e o Oceano Índico. Essas perturbações são caracterizadas internamente por terem um “coração quente”, bem presente sobretudo nas camadas inferiores, o “TLC” difere consideravelmente dos ciclones extra-tropicais mais comuns que se formam continuamente entre a Europa e a bacia do Mediterrâneo.

Vamos acompanhar este situação nestes dias e fiquem MeteoAlerta

FIRESHELTER52

18/09/2018

“O novo papel dos pais na aprendizagem da matemática”

Integrado no ciclo de colóquios “Boas Práticas em Educação”, realiza-se, no dia 04 de outubro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, a ação “O novo papel dos pais na aprendizagem matemática” por António Guerreiro da Universidade do Algarve.


Estes encontros têm como finalidade refletir acerca das formas de ultrapassar as dificuldades no ensino/aprendizagem, assim como contribuir para a difusão de boas práticas.

De acordo com a organização da iniciativa “é comum os pais dizerem que não conseguem ensinar os filhos, mesmo quando os conteúdos matemáticos são elementares, não compreendem o novo ensino da matemática, pois só conhecem os procedimentos de cálculo e pouco mais. Esta conferência aborda um olhar sobre o ensino e a aprendizagem da matemática tendo por foco uma aprendizagem significativa, baseada na compreensão de ideias e conceitos matemáticos, em contrapartida com a memorização de procedimentos matemáticos”.

Município de Tavira

FIRESHELTER52

Fim da época balnear: Precaução na ida à praia

Com o termino do período balnear na maioria das praias portuguesas, estas deixaram de ter assistência em permanência pelos nadadores-salvadores, ausência de sinalética e equipamentos para a assistência a banhistas


Com o termino do período balnear na maioria das praias portuguesas, estas deixaram de ter assistência em permanência pelos nadadores-salvadores, ausência de sinalética e equipamentos para a assistência a banhistas.

Atualmente, as temperaturas do ar mantêm-se favoráveis à prática balnear, pelo que a Autoridade Marítima Nacional recomenda que a população opte por praias que ainda disponham de assistência permanente, adotando sempre uma cultura de segurança e prevenção, redobrando os cuidados junto à linha de água.

Em virtude da maioria das praias não se encontrarem permanentemente vigiadas, ao frequentar a praia a Autoridade Marítima Nacional recomenda:

Em caso de dúvida relativamente ao estado do mar (ondulação e agueiros) não arrisque e não vá a banhos;

Respeite um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de ir a banhos;

Nunca vire as costas ao mar;

Vigie as suas crianças permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água sem supervisão;

Tenha especial atenção aos agueiros. Estes podem ser fatais e causar a morte por afogamento. 

Não deve entrar em pânico, nem tentar vencer a corrente. 

Caso entre num agueiro, deve pedir ajuda e nadar lateralmente (paralelamente) à linha de costa até deixar de sentir o efeito da corrente. 

Depois, deve tentar sair da água num local afastado desta corrente.

Ademar Dias

http://www.algarvenoticias.com

FIRESHELTER52

Homem morre intoxicado com gás em São Brás

Um homem português de 70 anos morreu na manhã de hoje, 18 de Setembro, devido a uma intoxicação com gás na casa onde morava, perto do Campo de Futebol de São Brás de Alportel.


Ao Sul Informação, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro disse que, da fuga de gás, «não resultou qualquer ignição ou explosão».

O alerta foi dado às 10h24 e esta ocorrência mobilizou 15 operacionais, dos Bombeiros de São Brás, INEM e GNR, apoiados por oito veículos. No local, sabe o Sul Informação, o aparato foi grande.

http://www.sulinformacao.pt/2018/09/homem-morre-intoxicado-com-gas-em-sao-bras/

FIRESHELTER52

17/09/2018

Cruz Vermelha Salva Gatinho Preso em Carro

Equipa de Socorro e transporte do CH de Tavira salva gatinho.


No sábado passado membros da equipa de Socorro ouviram um miar aflito de um gatinho no interior de um veículo estacionado, tentaram logo encontrar o proprietário do veículo. 

Depois de encontrado procederam ao seu salvamento. 

O gatinho com cerca de um mês terá vindo de Olhão alojado no motor do veículo. 

Foi salvo e já tem uma família de acolhimento. 

Parabéns ao socorrista e ao mecânico envolvidos continuem assim.