Um alerta pouco comum e bastante temido foi emitido pelos centros de meteorologia europeus e pelo serviço meteorológico italiano.
O calor de 27° C /28° C que paira no Mediterrâneo poderia levar à formação de um ciclone que inicialmente pode ameaçar o sul da Itália.
Os especialistas chamam esse fenómeno de “Medicane” (furacão do Mediterrâneo). Segundo as previsões meteorológicas, o fenómeno poderia afectar principalmente duas ilhas ao Sul da Itália, entre amanhã e sexta-feira.
Este tipo particular de perturbação é tecnicamente classificada com o termo “TLC” , ou “Tropical Like Ciclones“. No jargão meteorológico, chamamos de “Medicane”, os furacões do Mediterrâneo.
Por características internas e por força o “TLC” não deixa nada a desejar em relação aos ciclones tropicais clássicos que atingem o sector tropical do Atlântico, o Pacífico e o Oceano Índico. Essas perturbações são caracterizadas internamente por terem um “coração quente”, bem presente sobretudo nas camadas inferiores, o “TLC” difere consideravelmente dos ciclones extra-tropicais mais comuns que se formam continuamente entre a Europa e a bacia do Mediterrâneo.
Vamos acompanhar este situação nestes dias e fiquem MeteoAlerta
Sem comentários:
Enviar um comentário