30/11/2017

Projeto “Cabine com boia salva-vidas”

Foi lançado hoje, dia 30 de novembro, o projeto piloto “Cabine com boia salva-vidas”, um sistema que permite a qualquer cidadão lançar rapidamente uma boia com um cabo de 30 metros a alguém em dificuldades no mar, garantindo assim um primeiro auxílio antes da chegada das entidades competentes.


De simples utilização pela leitura rápida das instruções afixadas, qualquer cidadão pode fazer uso desta boia com o propósito de ajudar alguém em perigo, neste que é o primeiro projeto deste tipo no país.

Com uma forte aposta na prevenção, nomeadamente fora do período da época balnear e em áreas não vigiadas, está prevista a colocação destes equipamentos em 16 locais previamente identificados como suscetíveis de fazer a diferença entre a vida e a morte. Prevê-se ainda replicar a colocação destas boias em mais 13 locais, na área de Viana do Castelo, totalizando assim, nesta fase, 29 pontos de ajuda imediata ao salvamento marítimo.

Esta é uma iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal de Esposende e a Capitania do Porto de Viana do Castelo, homologada pelo Instituto de Socorros a Náufragos.


http://www.amn.pt

FIRESHELTER52

Bombeiros do Algarve - Rapidez como Resposta

Como indicadores de desempenho do Dispositivo instalado na região algarvia, observados os objetivos operacionais instituídos pela Diretiva Operacional NAcional (DON) nº2 - DECIF, na fase de maior empenhamento operacional, registou-se tempo médio de despacho de meios de 1 minuto e 28 segundos, valor que traduz a eficácia deste processo, atendendo a que, o objetivo nacional é assegurar o despacho de meios de Ataque Inicial ATI no tempo máximo de 2 minutos.


Os primeiros meios terrestres a chegar aos Teatros de Operações TO´s, demoraram em média 12 minutos e 34 segundos, muito abaixo dos 20 minutos previstos na DON nº2 - DECIF.

Relativamente ao tempo de chegada dos meios aéreos de Ataque Inicial ao TO, a média foi de 8 minutos.

O tempo médio de resolução dos incêndios situou-se nos 32 minutos e 20 segundos sendo que, o conceito de operação prevê debelar os incêndios na sua fase inicial, até 90 minutos após o alerta.

Balanço da região Algarvia DECIF2017

FIRESHELTER52

Balanço do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF) de 2017

Entre 1 de Janeiro e 31 Outubro, houve 365 incêndios no Algarve, mais do que no mesmo período do ano passado, mas a área ardida passou de 5801 hectares para 290. 


Estes números fazem da região aquela que teve menor área ardida no país e, para Vítor Vaz Pinto, comandante distrital de operações de socorro, estes são «resultados excelentes» tendo em conta um «ano atípico que obrigou a esforços suplementares».

O balanço do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF) de 2017 foi feito esta sexta-feira, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), em Faro, numa cerimónia que contou com a presença de Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, e que reuniu também os comandantes das várias corporações de bombeiros do Algarve e os presidentes de Câmara da região.

Perante os bons resultados, o ministro Eduardo Cabrita disse aos jornalistas ter ficado «bastante agradado com a capacidade de coordenação e articulação de esforços entre estruturas regionais de Proteção Civil, corporações e autarcas» e considerou que o «Algarve é um exemplo na capacidade de articulação que queremos desenvolver no quadro nacional».

Jorge Botelho, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), também reforçou a importância da prevenção até porque «com tão pouca área que ardeu, seguramente algo pode acontecer no futuro.

http://www.sulinformacao.pt/2017/11/algarve-teve-mais-incendios-em-2017-mas-area-ardida-diminuiu-e-muito/

FIRESHELTER52

29/11/2017

O Que Há Por Trás Da Irritação Frequente?

Por trás de toda irritação há algum grau de frustração. 


Nós nos irritamos porque nos sentimos incapazes de controlar alguma situação ou pessoa. Isso é claro. Também é claro que todos nós, absolutamente todos, temos momentos de mau humor de vez em quando. Pequenas explosões de caráter que podem ser muito saudáveis quando são originadas por uma causa razoável.

Mas o que acontece quando a irritação não acaba? Quando permanecemos quase todo o tempo com a testa franzida, os olhos entreabertos e procurando alguma briga? Será que pertencemos a esse grupo de “resmungões por natureza” ou há algo mais aí?

A resposta é uma só: por trás de uma irritação frequente, há mais do que uma frustração passageira; o que se esconde é uma depressão encoberta.

FIRESHELTER52

Descidas Acentuadas de Temperaturas

Depois de um dia de ontem com muita chuva um pouco por todo o Centro e Sul, que foi muito bem vinda, para hoje as condições irão alterar-se novamente e teremos uma diminuição gradual da nebulosidade ao longo do dia, com alguns aguaceiros pontuais a poderem ocorrer ainda de manhã, mas com a tarde a ser já sem chuva prevista. 

O vento irá rodar para Norte e as temperaturas irão começar a descer, com as máximas hoje a irem até aos 18ºC no Algarve e aos 8ºC no interior Norte. No mar teremos ondulação de SW a descer para 1m na costa Sul, e de NW a aumentar para os 3m na costa Ocidental.

Para amanhã e até Domingo, esperam-se dias com céu pouco nublado, vento moderado de Norte e descida acentuada das temperaturas, com as máximas a rondarem os 14ºC/15ºC no Algarve e os 8ºC no interior Norte, e com as mínimas a descerem aos 3ºC a 4ºC no interior Algarvio e aos -2ºC no interior Norte e Centro.


FIRESHELTER52

Loulé dedica um minuto de aplausos aos bombeiros

O Dia Internacional da Cidade Educadora vai comemorar-se, no próximo dia 30 de novembro, por todos os países que pertencem à Associação Internacional das Cidades Educadoras, num total de 37 países e 490 cidades.


Todas as cidades associadas vão assinalar a data à mesma hora, com um aplauso comum dedicado a um alvo escolhido por cada cidade. 

Loulé, que faz parte desta associação há dez anos, vai comemorar o dia com um aplauso que durará um minuto, dedicado aos soldados da paz, às 10h15, na Praça da República, em frente à câmara municipal. Por sua vez, em todas as juntas de freguesia e sedes de agrupamentos escolares também se fará o mesmo aplauso.

Ainda, nos edifícios do município e das juntas de freguesia será içada uma bandeira alusiva ao Dia Internacional da Cidade Educadora, ação que se pretende que repita todos os anos, no dia 30 de novembro.
Para completar este programa de comemoração, de 23 a 30 de novembro estarão instalados nas principais localidades do concelho – Loulé (nas freguesias de S. Clemente e de S. Sebastião), Quarteira, Alte, Salir, Almancil, Querença, Benafim, Tôr, Ameixial, Boliqueime – murais pintados de branco, onde cada cidadão pode escrever uma mensagem de agradecimento dirigida a quem desejar.
A Câmara Municipal de Loulé convida todos a registar um agradecimento nas suas localidades e a participar no aplauso na sua freguesia, escola ou município, no dia 30, às 10h15.
NC|JA

FIRESHELTER52

28/11/2017

Mulher desaparecida há cinco dias foi encontrada em Tavira

Isabel Justino, residente no Montijo, que estava desaparecida desde a passada quinta-feira, foi hoje encontrada em Tavira, Algarve. 


A mulher, que completou 46 anos no último domingo, foi conduzida ao posto da GNR de Tavira, de onde acabou por ser transportada para o Hospital de Faro para receber assistência médica, já que se apresenta bastante “debilitada física e psicologicamente”, conforme revelou o marido, José Justino, em declarações à TVI.

Segundo o esposo, a mulher apresenta também marcas de “ferimentos num dos pulsos e sinais de uma depressão profunda”. “Não se deve ter alimentado, está muito magrinha.”

“Somos casados há 28 anos, deixou a aliança de casada e os indícios não foram logo aí positivos. Mas nunca desistimos e acabei por ir para o Algarve por ela ter levado uma chave de uma casa que a minha mãe tem em Cabanas de Tavira”, revelou.

Problemas na empresa podem ter estado na origem, adiantou o marido, da depressão da mulher.

Isabel Justino tinha sido avistada pela última vez na quinta-feira por volta das 8h30, na estação dos TST, no Montijo, a entrar para um autocarro com destino a Setúbal. 

A família, desesperada, multiplicou apelos na rede social do Facebook desde a noite desse mesmo dia, quando estranharam o facto de Isabel Justino ter o telemóvel desligado e de não ter regressado a casa.

www.diariodaregiao.pt/2017/11/28/montijo-mulher-desaparecida-ha-cinco-dias-foi-encontrada-em-tavira-muito-debilitada/

FIRESHELTER52

O motivo da Forte Trovoada de Hoje

Uma massa de ar de origem subtropical, com uma, perturbação associada, ao Sul, enquanto que uma massa de ar polar aproxima-se do norte da Península Ibérica.


Diferenças enormes de 15-20ºC de temperatura a esta hora, entre o Norte e o Sul do território continental, deverão continuar a alimentar os processos de convergência de massas de ar, garantindo abundantes precipitações nas regiões do Centro e Sul ao longo das próximas 24 horas.

Temos já alguma atividade convectiva no seio da massa de ar quente, a entrar pelo sudoeste e Algarve, que poderá deixar trovoadas localmente fortes, em concordância com o nosso mapa de tempo significativo atualizado esta passada madrugada.

FONTE DA IMAGEM: IPMA


FIRESHELTER52

Associação procura 25 Famílias de Acolhimento

A Intercultura-AFS, Associação Juvenil de Voluntariado, sem fins lucrativos, com estatuto de Instituição de Utilidade Pública, procura 25 Famílias de Acolhimento em todo o país, para acolher estudantes do Ensino Secundário do Brasil, entre Janeiro a Junho de 2018, no âmbito do Programa Gira Mundo.


Os estudantes são jovens brasileiros que vão frequentar um semestre numa Escola Secundária em Portugal, os quais têm idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, são bolseiros e têm um elevado desempenho académico.

As Famílias de Acolhimento podem residir em qualquer zona do país e podem ser famílias com filhos, sem filhos, adultos independentes ou famílias monoparentais, de diferentes idades, géneros e composições, não sendo necessário ter um quarto só para o estudante (pode ser partilhado com os irmãos de acolhimento).

O acolhimento dos estudantes é voluntário, mas existem despesas reembolsadas, como despesas médicas, despesas relacionadas com os manuais escolares, almoços na cantina e transportes públicos para a escola.

O objectivo do Programa de Acolhimento Gira Mundo é proporcionar a estudantes e comunidade escolar do Ensino Secundário brasileiro oportunidades de interacção com a cultura e métodos de ensino portugueses, pelo que as famílias de acolhimento podem candidatar-se através do site da associação em: www.intercultura-afs.pt.

FIRESHELTER52

27/11/2017

Agricultores do nordeste algarvio defendem nova barragem

Os agricultores do nordeste algarvio defendem a construção de uma barragem para solucionar os longos períodos de seca que estão a afectar a agricultura e a condicionar novos investimentos em culturas de regadio.


“Estamos numa situação de seca severa, sem água para as culturas e sem pastagens para os animais, daí a necessidade da construção de uma barragem com ligação à de Odeleite e que, além de servir para o consumo humano, daria a possibilidade aos agricultores de fazerem regadio”, disse à Agência Lusa Valter Luz, vice-presidente da Cumeadas – Associação de Produtores do Nordeste Algarvio.

Nos concelhos de Alcoutim e de Castro Marim, os efeitos da seca são visíveis nas culturas e na alimentação para os animais. A ausência de vegetação estende-se por vários quilómetros.

“A construção de uma barragem é a melhor solução. As ribeiras e as pequenas charcas que foram feitas estão secas e, neste momento, as pessoas não têm alimento nem água para os animais e até as culturas de sequeiro estão em risco”, alertou o representante da associação.

Para combater os impactos da seca, o Governo alargou aos dois concelhos as Medidas Seca 2017, que prevêem apoios para o transporte, captação e armazenamento de água.

Segundo os agricultores, as medidas não resolvem o problema, “apenas minimizam uma situação que é recorrente há vários anos”.

No entender de Valter Luz, o nordeste algarvio tem sido esquecido ao longo dos anos e é preciso mais “vontade política para olhar para o problema dos agricultores e mudar as coisas, sob pena de a zona se converter num deserto”.

“Este ano, o problema atingiu o seu ponto mais grave, problema esse que se tem agravado desde 2013”, frisou o representante, acrescentando que “os responsáveis políticos têm de olhar para a zona com perspectiva de futuro e dar garantias às pessoas de que podem fazer agricultura, com água”.

http://www.postal.pt/2017/11/agricultores-do-nordeste-algarvio-defendem-nova-barragem/

FIRESHELTER52

24/11/2017

Concurso ARS- Algarve recrutamento 13 assistentes técnicos e 6 assistentes operacionais

A Administração Regional de Saúde do Algarve, I. P., conforme despacho do Presidente do Conselho Diretivo de 21 de novembro de 2017, procede ao recrutamento para preenchimento de 13 (treze) postos de trabalho da carreira e categoria de assistente técnico e 6 (seis) postos de trabalho da carreira e categoria de assistente operacional, por recurso á mobilidade na categoria, para exercício de funções nos serviços centrais e nos Aces, nos termos do disposto no artigo 92.º, nº 2 do artº 93 e seguintes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho.


1 – Caracterização da Oferta:


Tipo de oferta: Mobilidade na categoria.

Número de postos de trabalho:

Assistente Técnico (13) postos de trabalho

Assistente Operacional (6) postos de trabalho

Carreira e Categoria:

Referência A) Assistente Técnico

2 vagas – Serviços Centrais

5 vagas – Aces Barlavento

5 vagas – Aces Central

1 vaga – Aces Sotavento

Referência B) Assistente Operacional

1 vaga – Serviços Centrais

2 vagas – Aces Barlavento

2 vagas – Aces Central

1 vagas – Aces Sotavento

Para mais informações clike no Link:


FIRESHELTER52

23/11/2017

Bombeiros Municipais Respondem a Incêndio Urbano

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de hoje a um incêndio urbano na Cidade.



A pronta intervenção da equipa de Bombeiros e autoridade policial permitiu uma intervenção e extinção do incêndio rápida e eficaz.

O incêndio eclodiu na zona da Porta Nova Tavira e não houve feridos a registar apenas alguns danos materiais.

Estiveram envolvidos nesta operação 5 Bombeiros Municipais apoiados por um Veiculo Urbano de Combate a Incêndios e a PSP de Tavira.

FIRESHELTER52

22/11/2017

Próxima Semana Muito Frio - Chuva Escassa (PREVISÃO)

O site Meteobadajoz informa que na próxima semana, irá ocorrer uma importante entrada de ar polar na Europa, que até mesmo poderá chegar ao Sara! 


Vamos falar de frio - com maiúsculas - em muitas áreas, mas uma vez mais as chuvas serão geralmente escassas.

E é que a maior parte delas serão retidas na face norte dos sistemas montanhosos devido precisamente a esse fluxo de ventos do norte, embora com neve copiosas no cantábrico e pirinéus.

No resto, os céus ainda estariam pouco nuvens e, isso sim, com muito frio!

https://www.facebook.com/MeteoBadajoz/?hc_ref=ARTuxu_FrT-jEL8MrHXrnrnW_nCxAPmct9MK3uC7GxOQRLHJMNgUqwTFXHXYceOQ_j0&fref=nf

FIRESHELTER52

Olhão - Carro Atropelado por Comboio

Eram perto das oito da manhã e a mãe e filha faziam o caminho que fazem todos os dias para o trabalho, na fábrica do peixe, de automóvel. 


No entanto, esta quarta-feira, a viagem foi marcada por um grave acidente e, passadas duas horas, as marcas ainda eram bem visíveis.

Segundo testemunhas, a condutora do Peugout 206 terá ficado encadeada pelo sol e não percebeu que a passagem de nível estava com as cancelas em baixo, devido à aproximação de um comboio.

No local, o intervalo entre as cancelas é largo o suficiente para passarem veículos, pelo que a condutora seguiu para atravessar a linha.

O embate foi violento, mas o facto de o comboio estar em desaceleração por estar a aproximar-se da estação de comboios de Olhão levou a que as duas mulheres tivessem ficado apenas com ferimentos ligeiros.

Ainda assim, receberam assistência médica no Hospital de Faro.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/mae-e-filha-sobrevivem-a-choque-entre-carro-e-comboio?ref=HP_Grupo1

FIRESHELTER52

Centros Ciência Viva de Tavira e Faro promovem evento “A Guerra do Fogo: a Ciência ao Serviço da Floresta”

Os Centros Ciência Viva de Tavira e do Algarve (Faro) promovem o evento “A Guerra do Fogo: a Ciência ao Serviço da Floresta”, no sábado, dia 25, das 16h00 às 18h30, no Museu do Traje em São Brás de Alportel.


Este evento enquadra-se num programa de debates e atividades dinamizados a nível nacional pelos Centros Ciência Viva durante a Semana da Ciência e Tecnologia, no âmbito da iniciativa promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior, contribuindo para uma reflexão alargada sobre os contributos da ciência e da tecnologia para a valorização da floresta e para a prevenção dos incêndios florestais.

O Programa inclui quatro apresentações curtas, seguidas de um momento de reflexão e debate colaborativo no formato de “World Café”, que «pretende contribuir para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras com base na ciência, através da participação dos cidadãos».

As apresentações curtas estarão a cargo de João Martins, Vítor Gonçalves, Maria de Belém Freitas e de um representante da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

21/11/2017

Bombeiros Profissionais reuniram com o Secretário de Estado da protecção civi

A direcção nacional da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais está hoje reunida com o Secretário de Estado da protecção civil, José Artur Neves. 

É a primeira reunião com o novo responsável pela tutela dos bombeiros e protecção civil.
O Estatuto Profissional do Bombeiro é um dos assuntos em cima da mesa.



FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Ministram Formação a Unidade Hoteleira de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira desenvolveram em conjunto com uma unidade hoteleira do concelho e uma empresa de venda de combustível 4 ações de formação, duas de Segurança Contra Incêndios e duas de Técnicas de Socorrismo.



As formações de Técnicas de Socorrismo abordaram temas inerentes ao Sistema Integrado de Emergência Médica e Suporte Básico de Vida no algoritmo para adultos.

A formação de Combate a Incêndios teve como objetivo transmitir informação e preparar os colaboradores para uma resposta pronta e eficaz a situações de emergência, incêndios e evacuação que possam surgir.

Foram abordados os enquadramentos legislativos de SCIE, medidas de auto proteção, planos de prevenção, organização de segurança, evacuação de emergência, combate a incêndio tal como táticas e estratégias de segurança pessoal e salvamentos.

De uma forma mais prática foram desenvolvidos junto do grupo ações de fogo real que envolveram incêndios em cozinhas, fugas de gás, incêndios na rede de gás, utilização de agentes extintores e simulação de evacuações de emergência.









A formação foi ministrada na Unidade Hoteleira e no quartel dos Bombeiros Municipais de Tavira pelos Formadores de Combate a Incêndios Urbanos e Industriais João Horta e Formador de Tripulantes de Ambulâncias José Nascimento.

FIRESHELTER52

Concurso para a Equipa Municipal Operacional de Proteção Civil - 5 postos de trabalho

Informa-se que se encontra aberto concurso para a Equipa Municipal Operacional de Proteção Civil - 5 postos de trabalho na categoria de Assistente Operacional.



Aviso nº13826/2017
Procedimento concurso comum nº13/2017 para preenchimento de 5 postos de trabalho na categoria de Assistente Operacional da Carreira de Assistente Operacional, conforme constante no mapa de pessoal.

https://dre.pt/…/…/home/-/dre/114223344/details/1/maximized…



FIRESHELTER52

Municipais de Olhão em Formação para Progressão

Tiveram início segunda feira, dia 20 de novembro, no quartel de Olhão, os cursos de promoção na carreira de bombeiros municipais, com a participação da Escola Nacional de Bombeiros. 


Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, manifestou a sua satisfação, referido que este é “um importante e antigo objetivo, agora concretizado”.

Os cursos abrangem grande parte do efetivo, num total de trinta e seis candidatos, e realizam-se conforme o despacho que regulamenta os cursos de promoção na carreira de bombeiro municipal.

A formação, com a duração de 35 horas, abrange matérias como operações de combate a incêndios urbanos, industriais e florestais; veículos e instalações especiais; sistema de gestão de operações; liderança e motivação humana; construção civil e manobras.

Segundo indicou a autarquia os cursos que agora se realizam são o culminar do processo de mobilidade interna, iniciado no princípio deste ano pelo Município de Olhão, com vista a dotar o corpo de bombeiros de novas categorias, indispensáveis para o bom funcionamento do serviço, e que se espera concluído até ao final do ano de 2017.

algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52

Detido em Tavira depois de usar seringa para roubar

Um homem foi detido depois de ter roubado um funcionário do centro comercial Gran-Plaza, em Tavira, quando este saía do trabalho, depois de o ter ameaçado com uma seringa. 


O crime aconteceu pelas 02h00 de ontem. 

O suspeito, de 25 anos, com problemas psiquiátricos e já conhecido das autoridades, ameaçou a vítima com uma seringa e roubou-lhe a mota, o capacete e o telemóvel. 

Foi mandado parar pela GNR poucos minutos depois, por ter passado um traço contínuo, e confessou o crime. 


FIRESHELTER52

Portal da Queixa cria site Black Friday

No âmbito da semana Black Friday 2017, o Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores online do país, vai lançar esta semana um site - www.blackfriday2017.pt - que funcionará como um guia dos melhores descontos e promoções para a sexta-feira mais aguardada do ano, que ocorre a 24 de novembro. 


Consultar as melhores ofertas, comparar marcas com confiança e até denunciar casos de fraude são algumas das funcionalidades da plataforma que estará disponível esta quarta-feira (22 de novembro).

A iniciativa, idealizada pelo Portal da Queixa, tem como principal objetivo facilitar aos consumidores a consulta dos melhores preços, permitindo o rápido acesso - numa única plataforma - às promoções de várias marcas que se associaram ao website e, ainda, proporcionar que os consumidores estejam atentos à reputação das marcas e efetuem compras seguras e conscientes.

FIRESHELTER52

19/11/2017

Bombeiros Municipais Participam em Provas Desportivas

Os Bombeiros Municipais de Tavira, fizeram-se hoje representar, em duas provas desportivas, na vertente da corrida, empenhando 16 bombeiros na atividade desportiva.




Um dos grupos com 8 Bombeiros participou na III Meia Maratona da Cidade de Tavira, numa prova de corrida com uma distância de 12,5 km.

Um outro grupo de mais 8 Bombeiros participou na primeira edição dos Trilhos de Odeleite, a prova teve a duração de 15 km em modo deTrail na serra de Castro Marím.

Destes 16 Bombeiros 7 deles são Recrutas que estão em formação para ingresso nos mapas de pessoal do Município de Tavira, sendo que um dos quais foi ao pódio no 1º lugar na categoria de sub-23.



FIRESHELTER52

Bombeiros Municipais Combatem Incêndio na Serra de Tavira

Os Bombeiros Municipais de Tavira responderam durante a manhã de sábado a um incêndio florestal na serra de Tavira.


O incêndio eclodiu na zona de Malhada do Judeu na serra de Santa Catarina, ardendo mato e algumas árvores.

A pronta identificação do incêndio por populares vizinhos com um alerta precoce aos Bombeiros fez desenvolver um mecanismo de resposta das forças do DECIF Algarve que de forma musculada responderam ao incêndio extinguindo-o de seguida.

Estiveram envolvidos na resposta a este incêndio os Bombeiros de Tavira, São Brás e Olhão, apoiados pela GNR.

FIRESHELTER52

Governo prolonga período crítico de incêndios

Face à previsão de “ausência de precipitação significativa”, o Governo decidiu esta sexta-feira prolongar até 23 de novembro o período crítico de incêndios. 



"Tendo em conta o tempo seco e a subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais", refere o comunicado do Ministério da Administração Interna enviado às redações.

O Governo sublinha que, "na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as próximas 72 horas, o Ministério da Administração Interna alerta para a necessidade de os comportamentos individuais serem adequados ao risco de incêndio".

"Assim, é proibida a realização de queimadas em todo o país", sublinha, acrescentando depois uma lista de comportamentos banidos.

O Governo proíbe então a realização de "fogueiras para recreio, lazer ou para a confeção de alimentos, utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos e queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração".

Os portugueses estão também impedidos de "lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes e fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas".

O Governo lembra também os os cuidados a ter com trabalhos agrícolas e florestais", como "manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação e guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor".

Em nota publicada no portal do Governo, que cita um despacho do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João de Freitas, publicado em Diário da República, adianta-se que o prolongamento do período crítico dos incêndios é uma circunstância que "promove a manutenção dos índices de perigo de incêndio em valores superiores aos típicos para a presente altura do ano".

O documento determina que, "face ao exposto, considera-se prudente manter a adoção das medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, que decorrem durante o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios".

FIRESHELTER52

17/11/2017

Bombeiros Respondem a Violento Acidente na EN122 Azinhal

Ontem, dia 16, pelas 18:35 os Bombeiros de Vila Real de Santo António foram acionados para responder a um acidente de viação na E.N. 122, na localidade do Azinhal, concelho de Castro Marim.


O acidente resultou da colisão entre um veiculo ligeiro de passageiros e um.pesado de mercadorias.

Do acidente resultaram duas vítimas, uma delas encarcerada, tendo sido necessário desenvolver trabalho de desencarceramento, para retirar a mesma do interior do veículo onde se encontrava presa.

Quanto ao estado das vítimas é de referir que uma foi considerada grave e outra ligeira, tendo estas sido evacuados para o hospital de Faro de Helicóptero e outra de ambulância, respectivamente.


No local estiveram os Bombeiros de Vila Real de santo António com uma ambulância de socorro e um veículo de desencarceramento; o INEM, com uma ambulância de suporte imediato de vida (SIV) e um helicóptero de emergência médica é a GNR.

16/11/2017

Alerta para risco de incêndios com subida das temperaturas

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou esta quinta-feira para o perigo de incêndios a partir de sexta-feira e durante os "próximos dias", face a previsões de subida de temperatura e à seca que o continente atravessa. 


Citando informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil alerta para um "período de tempo seco e subida de temperatura, para valores acima da média para esta época do ano". 

"Estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais na eventualidade de se verificarem ignições do material lenhoso, uma vez que o país atravessa um já longo período de seca e, além disso, existe ainda grande quantidade de material combustível acumulado e suscetível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais", alerta a Proteção Civil em comunicado. 

No documento a entidade recorda que em locais em que haja um elevado risco de incêndio não é permitida a realização de queimadas, e se o risco for muito elevado não são permitidas fogueiras para recreio, lazer ou cozinhar, nem utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, nem queimar matos ou lançar balões (de mecha acesa) ou foguetes, entre outras medidas. 

Na página oficial o IPMA prevê para sexta-feira, 17 de novembro, temperaturas máximas que podem chegar aos 22 graus, especialmente na zona sul do continente. Para sábado está prevista nova subida das temperaturas entre um a dois graus.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/20171116_1936_protecao-civil-alerta-para-risco-de-incendios-com-subida-das-temperaturas?ref=Bloco_CMAoMinuto

FIRESHELTER52

15/11/2017

Assertividade - Um Estilo de Vida Profissional

Ser um profissional Assertivo supõe: transparência da linguagem, capacidade de auto-afirmação e poder de negociação na resolução de problemas, o estilo adequado para trabalhar em comunidade.


Em que crenças se baseia este estilo de comportamento ?

*Eu tenho necessidades para satisfazer; as outras pessoas também.
*Eu tenho direitos; os outros também.
*Eu tenho um contributo a dar; os outros também

Qual o objetivo deste comportamento?

*Satisfazer as necessidades e as vontades de ambas as partes envolvidas na situação.

Quais os benefícios deste comportamento?

*Maior probabilidade de as necessidades serem satisfeitas
*Maior confiança em nós próprios
*Maior confiança nos outros
*Maior responsabilidade pelo nosso comportamento
*Tomar mais iniciativas
*Poupar energia

 (Back & Back, 1996)

Comunicação Assertiva
Palavras Mágicas

•Se faz Favor
•Obrigado

... e assim nasce um estilo de comportamento que faz de nós pessoas assertivas com muita empatia junto dos outros, com vontade de ajudar, crescer e com afirmação de ser um bom profissional.



FIRESHELTER52

14/11/2017

Caminhada para dar a conhecer Pego do Inferno e Vale da Asseca

Uma caminhada, marcada para a manhã do próximo sábado, dia 18 de Novembro, vai dar a conhecer o Pego do Inferno e o Vale da Asseca, um «importante espaço natural do concelho de Tavira».


Esta caminhada, que faz parte do projeto REASE (Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas), tem uma extensão de 9,5 quilómetros e um grau de dificuldade moderado, uma vez que haverá «travessias a vau da ribeira e subida íngreme» e um desnível acumulado de 360 metros.

A atividade que é promovida pela associação Almargem, e tem como entidade executora a Proactivetur, será guiada João Santos, que vai alertar para alguns dos problemas que atingem este ecossistema.

As inscrições gratuitas, mas limitadas a um máximo de 30 participantes, estão abertas até sexta-feira, dia 17 de Novembro, às 17h00, através do e-mail almargem@mail.telepac.pt ou dos telefones 925481986 e 289412959.

Haverá dois pontos de encontro para esta caminhada: um em Loulé, às 8h00, no Monumento Duarte Pacheco, e outro no parque de estacionamento do Pego do Inferno, já no concelho de Tavira, às 9h00.

A caminhada ocorre dois dias depois de estar em discussão o futuro do Pego do Inferno e do Vale da Asseca, num encontro, no Centro Ciência Viva de Tavira, também promovido pela REASE.

sulinformacao.pt

FIRESHELTER52

Monumento de homenagem aos Bombeiros de Portimão

Vai ser inaugurada no próximo Sábado, 18 de Novembro, pelas 15 horas, a escultura de homenagem aos Bombeiros Voluntários de Portimão, que nesse dia celebra o seu 91º aniversário.

A obra, da autoria da escultora Paula Hespanha e Manuel Ferreira, que custou pouco mais de 20 mil euros, vai ser colocada na rotunda que, recentemente, foi construída junto ao Mercado Municipal de Portimão, entre a Av. Dr. Francisco Sá Carneiro e a Av. S. João de Deus, a poucas dezenas de metros do quartel da corporação.

Foi concebida com o objectivo de proporcionar aos transeuntes múltiplas interpretações, desde duas asas a duas chamas, uma árvore ou duas mãos que se entre-ajudam. As “asas” de uma fénix, símbolo associado à missão dos “soldados da paz”, é, deste modo, ressaltado nesta escultura de bronze que pretende homenagear os Bombeiros Voluntários de Portimão.

A corporação portimonense tem, em média, cerca de 13 mil solicitações por ano, sendo que, em 2016, 4.799 dessas solicitações foram ocorrências de emergência de pré-hospitalar, 200 acidentes rodoviários e 79 incêndios urbanos.

algarvemarafado.com

FIRESHELTER52

13/11/2017

LOULÉ VAI ACOLHER O SEMINÁRIO NACIONAL DA BANDEIRA AZUL 2017

Nos dias 23 e 24 de novembro, o Hotel Dom Pedro, em Vilamoura, Concelho de Loulé, vai receber o Seminário Nacional da Bandeira Azul 2017.


No ano em que assinala 30 anos de existência, a Associação Bandeira Azul da Europa leva ao Algarve esta iniciativa onde terão lugar sessões dedicadas às seguintes temáticas: “O Mar que respiramos", “Não lixes a Tua Praia”, “Turismo – o novo Tigre da Economia” e "Embarcações Ecoturísticas – Educar, Proteger, Conservar".

No âmbito do Seminário, terão ainda lugar workshops sobre Marinas/Portos de Recreio/Docas de Recreio, Atividades de Educação Ambiental e Cumprimento de critérios Bandeira Azul e vistorias.

Promover e analisar a contribuição da implementação dos critérios Bandeira Azul em praias costeiras, do interior, marinas, portos e embarcações ecoturísticas para a sustentabilidade do litoral e para a importância de se desenvolverem esforços conjuntos com vista à conservação e proteção do litoral e para a necessidade de aplicação de políticas e práticas que contribuam para a gestão sustentável do território interface terra/mar; formar os participantes sobre o Ciclo do Carbono nos ecossistemas terrestres e marinhos enfatizando a importância da sua conservação e gestão sustentável; e tomar conhecimento com os recursos pedagógicos disponíveis sobre as temáticas a abordar relativos a educação e conservação dos oceanos são os principais objetivos deste evento.

Os Seminários Nacionais do Programa Bandeira Azul constituem uma base importante de trabalho multidisciplinar, no qual se procura a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa.

O Programa Bandeira Azul desempenha um conjunto de ações cujo objetivo principal é educar para a conservação, proteção e melhor gestão dos ecossistemas marinhos e terrestres. Estas ações de (in)formação, motivação e incentivo à investigação, visam uma maior capacitação para o surgimento de ações multiplicadoras e microprojectos à escala local com parcerias (escolas, comunidade, autarquias, administração pública e comunidade científica), facilitadoras de projetos de investigação-ação que possibilitam aprendizagens significativas e uma melhor compreensão resultante da exploração, interpretação de resultados e reflexão.

Refira-se que, ao longo dos anos, o Município de Loulé tem mantido uma importante parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, nomeadamente com a realização de um programas de atividades durante o período do verão, nas praias do Concelho.

FIRESHELTER52

12/11/2017

Paulo Teixeira Pinto espera morrer por “suicídio assistido”

Paulo Teixeira Pinto, antigo banqueiro e que fez parte de governos de Portugal, afastou-se da vida pública por motivos de saúde e tem já preparado o fim de vida, que poderá passar por um “suicídio assistido”.

Na sua biografia autorizada, assinada por Sílvia de Oliveira, Paulo Teixeira Pinto passa em revista uma vida dedicada aos números e contas. E é com esse pragmatismo que vê a sua morte por eutanásia, entendida como um ato de liberdade, pois “ficar vivo pode ser um produto do medo”.


“Se entender que o que me resta de vida é mais oneroso e custoso para os outros do que me traz felicidade, saberei tirar as minhas conclusões”, garante Paulo Teixeira Pinto que desempenha funções de consultor numa sociedade de advogados.

Esta questão fraturante é vista como ato de coragem, por uns, e de cobardia, para outros. Para Paulo Teixeira Pinto é visto como um caminho para a “liberdade”, pois “ficar vivo também pode ser produto do medo”.


“Não tenho uma expectativa de tempo, mas estou à espera que ainda dependa de mim e não de terceiros e que possa, também fisicamente, morrer de pé, como as árvores, pegar nas minhas coisas e deitá-las ao pé de uma oliveira”, diz o ex-banqueiro.

A doença de Parkinson (descoberta pouco tempo depois de assumir a liderança do BCP), o choque com a morte de Guilherme (filho mais novo que carinhosamente tratava por Guga) são episódios contados no livro.

Atualmente, Paulo Teixeira Pinto vive perto de Tavira, no Algarve, no Monte de Santa Catarina da Fonte do Bispo, mas mantém o apartamento na Rua Garrett, em Lisboa, usado para deslocações ao médico e para visitas profissionais.

Nos tempos livres, Paulo Teixeira Pinto escreve poesia, pinta e esculpe.

http://ptjornal.com/paulo-teixeira-pinto-espera-morrer-suicidio-assistido-212105

FIRESHELTER52

Quem é responsável pelo quê na Câmara de Tavira

A Câmara Municipal de Tavira já tem definidos os pelouros e competências da presidente e dos vereadores eleitos pelo Partido Socialista, que são os seguintes:


O presidente da autarquia, Jorge Botelho, tem a seu cargo as seguintes áreas de actuação: Protecção Civil e Bombeiros; Obras Municipais e Energia; Cultura; Jurídica e Fiscalização; Representação Institucional e Geminações.

À vice-presidente da Câmara, Ana Paula Martins, estão entregues os seguintes pelouros e áreas: Recursos humanos; Defesa do Consumidor; Financeira; Administrativa; Candidaturas a Fundos Europeus; Taxas e Licenças; Defesa do Consumidor; Contraordenações e Execuções fiscais; Comunicação, Relações Públicas e Protocolo; Descentralização Administrativa; Modernização Administrativa; Qualidade; Turismo e Acção Social e Habitação Social.

O vereador José Manuel Guerreiro é responsável pelos seguintes sectores: Equipamentos e Infraestruturas Municipais; Desporto;Trânsito e Segurança rodoviária; Estacionamento; Transportes Escolares; Agricultura; Caça; Pesca; Florestas; Cemitérios; Manutenção do Parque Habitacional; Feiras e Mercados; Sanidade Alimentar e Serviço Veterinário.

A cargo do vereador João Pedro Rodrigues estão estes pelouros: Planeamento Urbanístico e Gestão Urbanística; Reabilitação Urbana e Arqueologia; Inovação e Empreendedorismo; Actividades Económicas; Saneamento Básico; Espaços Verdes; Limpeza Urbana; Praias; Ocupação do Espaço Público; Publicidade Exterior; Venda Ambulante; Licenciamento e Gestão do Ruído; Telecomunicações; Informática e Cartografia; Toponímia e Alojamento Local.

A vereadora Cristina Martins é responsável pela Educação, Ensino e Formação Profissional; Juventude; CPCJ; Saúde; Biblioteca e Arquivo Municipal; Orçamento Participativo; Programas de Educação Ambiental; Gabinete de Inserção Profissional e Voluntariado.

Os vereadores do PSD, Elsa Cordeiro e Rui Domingos, não têm pelouros atribuídos.

algarvemarafado.com

FIRESHELTER52

Psicólogos do INEM promovem Curso Avançado de Psicologia de Emergência

Decorreu entre os dias 23 e 25 de outubro, no Centro de Formação do INEM no Sul, o Curso Avançado de Psicologia de Emergência (CAPE).


O objetivo do CAPE é capacitar os formandos para colaborar e intervir em futuras situações de crise (individual e/ou multivítimas).

A formação contou com a participação de formandos de várias instituições, nomeadamente do INEM, Polícia de Segurança Pública, Centro de Psicologia Aplicada do Exército, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa, Instituto de Segurança Social, Polícia Marítima e Apoio à Vida.

Com a inclusão de formandos de outras entidades houve uma maior partilha de conhecimento e experiências entre os vários parceiros do INEM.

Durante cinco dias foram abordadas diversas temáticas como o “Modelo de Intervenção em Crise”, a “Intervenção Individual em Situações Especificas”, o “Processo de luto” ou a “Intervenção psicológica com crianças”. “Intervenções com profissionais de emergência” ou “Intervenções em situações de catástrofe” foram outras das matérias às quais os formandos se dedicaram durante as 40 horas de formação.

Este curso, desenvolvido pelos psicólogos do CAPIC do INEM, é uma ferramenta essencial para a abordagem a situações de crise psicológica e catástrofe na função de Psicólogo.

http://www.inem.pt/

FIRESHELTER52

Tavira - IRIS - Concerto Solidário

Concerto a favor da SER IGUAL IPSS


Vai-se realizar no Sábado 25 de Novembro em Tavira um concerto com a Banda IRIS a favor da Associação  SER IGUAL.

A SER IGUAL é uma Associação sem fins lucrativos, que se dedica a promover a igualdade e reabilitação de todos os indivíduos com qualquer tipo de diferença.

Bilhetes disponíveis através dos contactos 963 411 275 ou 963 962 903 e na
Praceta Engenheiro José Brito de Carvalho, nº 2b em Tavira

Não faltes, vem divertir-te e ajudar a instituição.

FIRESHELTER52

09/11/2017

Projeto de Construção de ULF no Sotavento Algarvio

Segundo o site da Autarquia de São Brás de Alportel o aproveitamento de um terreno da autarquia terá como destino entre outras obras a construção de uma Unidade Local de Formação ULF na área técnica de incêndios urbanos.


FIRESHELTER52

4000 Euros é o Prémio da Meia Maratona de Tavira

Além da Meia e Mini Maratonas decorrerá também uma Caminhada Solidária onde a verba angariada será entregue a uma Instituição de Solidariedade Social do concelho de Tavira.



A Casa do Povo de Santo Estevão organiza mais uma edição da Meia Maratona de Tavira no próximo dia 19 de novembro, pelas 10h00, com o patrocínio da Liberty Seguros, e os apoios do Municipio de Tavira e Freguesia de Tavira com um prize money de quase 4000€ em disputa.

Com partida e chegada na Praça da Republica, o percurso conduz os participantes pelas ruas da cidade até à requalificada zona das Quatros Águas, em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

As inscrições poderão ser efetuadas directamente no site da Associação de Atletismo do Algarve

No âmbito desta atividade está também prevista a criação de uma zona de convívio para visitantes, famílias e atletas, com uma área comercial, saúde e nutrição, e ainda um espaço para a divulgação de projetos e produtos da região.

http://algarveprimeiro.com

FIRESHELTER52