29/08/2021

Subida do nível do mar em 2050 deixa no vermelho várias zonas do Algarve

É verdade que as Alterações Climáticas já se fazem sentir, mas daqui a 30 anos, como estaremos se nada se fizer para travar o efeito de estufa?



A ONU tem alertado para as consequências das elevadas emissões de carbono, e o último relatório aponta que em 2050 o cenário não é animador. Neste contexto, o programa de aumento do nível do mar da Climate Central, [organização de notícias sem fins lucrativos que analisa e informa sobre ciência do clima], divulgou o que ficará em risco de ser submerso no nosso país em 2050, se as emissões de CO2 não forem reduzidas.

No Algarve, as zonas mais vulneráveis serão as ilhas barreira da Ria Formosa. De um modo geral, o relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, aponta o Mediterrâneo, como uma das regiões mais expostas às alterações climáticas e Portugal está incluído nessa ameaça.


Processo irreversível, é a subida do nível do mar em todo o mundo, mesmo que se atinja a neutralidade das emissões de carbono. As estimativas apontam para uma subida entre 28 e 55 centímetros até finais do século.

As fotos mostram as áreas abaixo do nível de água do mar sombreadas a vermelho.


João Horta - FIRESHELTER52

27/08/2021

Salva-Vidas Tavira Volta a Rebocar Embarcação à Garra

 A equipa da Estação do Salva-Vidas de Tavira foi ativada durante a tarde de hoje mais uma vez para acudir outra situação de embarcação à garra na Ria de Tavira.


A pronta rápida e eficaz intervenção da equipa permitiu a deteção e o reboque até a um ancoradouro de um veleiro ao qual se partiu a amarração deixando a embarcação sem governo.

O termo ir à garra é utilizado no meio marítimo para descrever uma situação em que uma embarcação sem governo nem controle fica à mercê das correntes ou do vento, moralmente sem amarração a qualquer ponto de ancoragem, seja outra embarcação ou um caís.

É importante a conservação deste serviço em terra de pescadores e de turismo voltado ao mar, a sua presença e atividade transmite segurança, responsabilidade e vontade em fazer a diferença.

Estes tripulantes muitas vezes esquecidos pela comunidade são parte do tecido vivo de uma geração sem medos e prontos para tudo, os meus parabéns.

Foto de Arquivo SAFEPLACE52 DR

João Horta - FIRESHELTER52

24/08/2021

Intoxicações: Na Praia e no Campo - PREVINA-SE

Quem não gosta de aproveitar o verão para umas idas à praia? 

Por isso mesmo é importante que fique a saber que mesmo nestes locais estamos expostos a possíveis intoxicações, sendo muito importante preveni-las.



Alguns conselhos para evitar intoxicações na praia:

• Se souber da existência de peixe-aranha, use sandálias. 
Para aliviar a dor provocada pela picada dos peixes-aranha deve recorrer-se ao calor, por imersão do membro afetado em água quente;

• Evite tomar banho em locais com alforrecas. 
Nestes casos deverá efetuar uma boa limpeza da zona afetada e controlo da dor;

• Não apanhe mariscos em áreas poluídas.
O seu consumo pode representar um sério risco para a sua saúde.


Muitas pessoas também aproveitam esta época do ano para uns dias de descanso, rumando até ao campo para carregar baterias. 
E o campo é fértil em situações que podem provocar intoxicações, algumas delas podendo representar um verdadeiro risco para a sua saúde.

Alguns conselhos para evitar intoxicações no campo:

• Evite andar descalço e com sandálias, usando preferencialmente sapatos fechados;
• Os lacraus e as víboras têm uma picada venenosa. Evite o contato com este tipo de animais;
• Não se aproxime das colmeias;
• Não coma bagas ou sementes de plantas desconhecidas;
• Não apanhe nem coma cogumelos se não os distingue com toda a segurança;
• Use os pesticidas cumprindo todas as regras de preparação e aplicação e respeite os intervalos de segurança;
• Não deixe abandonadas embalagens de pesticida destapadas, vazias ou vasilhas com resto de caldas.

Siga estas e outras recomendações in INEM

João Horta - FIRESHELTER52

Salva-Vidas de Tavira Apoia Embarcação à Garra em Tavira

 A equipa da estação de Salva-Vidas de Tavira foi ativada durante o dia de ontem para socorrer uma embarcação que ia à garra em direção à Barra de Tavira.


Tratou-se de uma embarcação tipo barcaça já mais antiga, renovada, de pavilhão Francês que estava ancorada na zona compreendida entre as 4 Aguas e a Barra de Tavira.

A pronta e rápida intervenção da equipa do Salva-Vidas permitiu com sucesso apanhar a embarcação e ancora-la ao antigo cais de embarque da Ilha de Tavira.

O termo ir à garra é utilizado no meio marítimo para descrever uma situação em que uma embarcação sem governo nem controle fica à mercê das correntes ou do vento, moralmente sem amarração a qualquer ponto de ancoragem, seja outra embarcação ou um caís.

A equipa mantem-se em atividade 24 horas por dia, com diversas missões de socorro e apoio tático, tendo na passada noite de Sábado também participado no salvamento e socorro de uma vitima de queda no molhe leste da Barra de Tavira.

É importante a conservação deste serviço em terra de pescadores e de turismo voltado ao mar, a sua presença e atividade transmite segurança, responsabilidade e vontade em fazer a diferença.

Estes tripulantes muitas vezes esquecidos pela comunidade são parte do tecido vivo de uma geração sem medos e prontos para tudo, os meus parabéns.

Foto de Arquivo SAFEPLACE52 DR

João Horta - FIRESHELTER52

23/08/2021

Próximas 48 horas são de Risco De Incêndio - ATENÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, para as próximas 48 horas, um aumento do risco de incêndio, destacando-se os seguintes aspetos:



Tempo quente e seco;
Vento moderado a forte;
Instabilidade atmosférica, com condições para a ocorrência de trovoadas..


Acompanhe a informação meteorológica em: www.ipma.pt

EFEITOS EXPECTÁVEIS
As condições meteorológicas previstas são favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, e ao aumento da dificuldade das ações de supressão (controlo e extinção).

MEDIDAS PREVENTIVAS

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção Civil recorda que durante o PERÍODO CRÍTICO, até 30 setembro é:

PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;

PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;

PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;

PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos;

OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

A ANEPC apela à tolerância zero para o uso do fogo nos espaços florestais.

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível nos sítios da internet da ANEPC, do IPMA e do ICNF, ou junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros.

ANEPC - João Horta - FIRESHELTER52

Água do Mar vai ficar mais Quente - APROVEITA

Durante os próximos dias teremos uma diminuição da intensidade do vento, que irá ajudar na movimentação das águas oceânicas quentes do largo para a costa.


Teremos assim uma subida das temperaturas das águas no litoral ocidental.

Esperamos que Setembro seja um mês marcado pela passagem de algumas perturbações de oeste/sudoeste, pelo que deveremos assistir a uma subida bastante acentuada das temperaturas das águas costeiras e melhoria das condições de praia no litoral ocidental, embora com risco superior ao normal de precipitação em regime de aguaceiros ou trovoadas dispersos.


João Horta - FIRESHELTER52

22/08/2021

Equipas Respondem a Incêndio na Serra de Tavira - Cachopo

 As equipas do DECIR estão a responder a um incêndio rural na freguesia de Cachopo, a coluna de fumo é visível já a longa distância.

Ponto de Situação:

19:40 - INCÊNDIO DOMINADO

19:00 - Incêndio Ativo - 141 Operacionais -38 meios terrestres - 4 meios aéreos

18:00 - Incêndio Ativo - 103 Operacionais - 27 meios terrestres - 4 meios aéreos


Segundo o site da ANEPC o incêndio eclodiu por volta das 17:12 na zona do Grainho.

Estão envolvidos no combate mais de 80 operacionais apoiados por 20 meios terrestres e 4 meios aéreos.

A foto é d local DR

17:55 no local - foto SAFEPLACE52 DR

João Horta - FIRESHELTER52

Homem Faz Fratura na Barra de Tavira

Um pescador lúdico com 44 anos, de nacionalidade romena, foi esta madrugada auxiliado depois de alegadamente ter fraturado um membro inferior, enquanto praticava a atividade da pesca apeada na zona da barra de Tavira, na ilha de Cabanas.



Na sequência de um alerta recebido pelas 03h13, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar que se encontrava um homem com uma fratura exposta a necessitar de auxílio e consequente extração do local, conforme indicado pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-MAR), foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Tavira e da Estação Salva-vidas de Tavira.


À chegada ao local, constatou-se que a vítima tinha sido resgatada pelos Bombeiros Voluntários de Tavira até à localidade de Quatro Águas, onde aguardavam elementos do INEM que assistiram e transportaram a vítima para uma unidade hospitalar.


O Comando-local da Polícia Marítima de Tavira tomou conta da ocorrência.


Foto de Arquivo SAFEPLACE52 DR

João Horta - FIRESHELTER52

Os bombeiros que fazem e protegem o uísque de Jack Daniel

Em 7 de novembro de 1996, 90 mil barris de uísque pegaram fogo na Destilaria Heaven Hill em Bardstown, Kentucky.

O fogo, que foi alimentado por ventos fortes, destruiu a destilaria principal de Heaven Hill e seis depósitos adicionais. E apesar de vários bombeiros terem sofrido inalação de fumo, não houve feridos graves a registar.

O incidente mudou a forma como as empresas de destilarias produzem e armazenam destilados, destacando a necessidade de sistemas de proteção contra incêndios no local.



HISTÓRIA DA BRIGADA DE INCÊNDIO DE JACK DANIEL

A Jack Daniel's Distillery, fundada em 1866 em Lynchburg, Tennessee, é a única destilaria do mundo que possui seu próprio corpo de bombeiros.

A brigada de incêndio foi criada depois que um incêndio destruiu a destilaria em 1930. Sete anos depois, a destilaria foi reconstruída e retomou as operações, com uma brigada de incêndio em pleno funcionamento.

Nomeado em homenagem a famosa marca n º 7 de Jack Daniel, Firehouse n º 7 é composta por 34 trabalhadores da destilaria que dobra como bombeiros voluntários.

O chefe da Brigada de Incêndio de Jack Daniel, Fred Elliott, que atua como especialista em incêndio e segurança na destilaria, disse que os membros trabalham em vários papéis em toda a destilaria, até mesmo no guia de turnê que virou bombeiro da destilaria.

O departamento ainda tem uma lista de espera para possíveis bombeiros.

"É uma honra estar no Corpo de Bombeiros de Jack Daniel",


João Horta - FIRESHELTER52

DECIR Combate Novo Incêndio na Serra de Monchique

14:40 entrou em resolução- mais um excelente trabalho das equipas 

Segundo a página da ANEPC está ativo um incêndio na serra de Monchique.

O incêndio eclodiu às 13:33 na zona de Casais Monchique e está a ser combatido por mais de 100 operacionais, 29 meios terrestres e 4 meios aéreos.

Sigo no acompanhamento desta informação.

Foto SAFEPLACE52 Arquivo DR

DECIR é a sigla para dispositivo especial de combate a incêndios rurais.

Como se trata de um dispositivo é abrangente a bombeiros, voluntários, sapadores, sapadores florestais, UEPS da GNR, ICN etc... 

João Horta - FIRESHELTER52

O que é o Sistema Integrado de Emergência Médica

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.


A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes no SIEM (PSP, GNR, INEM, Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa e os Hospitais e Centros de Saúde) são as principais tarefas do INEM.

Este sistema é ativado quando alguém liga 112, o Número Europeu de Emergência. 

O atendimento das chamadas cabe à PSP e à GNR, nas centrais de emergência. Sempre que o motivo da chamada tenha a ver com a área da saúde, a mesma é encaminhada para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. 

A partir daqui são desencadeadas um conjunto de ações coordenadas, de âmbito extrahospitalar, hospitalar e inter-hospitalar, que resultam da intervenção ativa e dinâmica dos vários componentes do sistema de saúde nacional, de modo a possibilitar uma actuação rápida, eficaz e com economia de meios em situações de emergência médica. 

Compreende toda a atividade de emergência, nomeadamente o sistema de socorro pré-hospitalar, o transporte, a receção hospitalar e a adequada referenciação do utente.

O INEM, através do Número Europeu de Emergência – 112, dispõe de vários meios para responder com eficácia, a qualquer hora, a situações de emergência médica.

O INEM recorda que os meios de emergência devem ser apenas utilizados em situações de risco de vida. Para uma correta avaliação da situação, é fundamental que ligue 112 e colabore com o INEM, respondendo às perguntas que lhe são colocadas.

Colabore com o INEM. Ligue 112.

Juntos, podemos salvar vidas!

João Horta - FIRESHELTER52

20/08/2021

Dados do Incêndio Rural do Sotavento Algarvio

Entre a madrugada de 16 de Agosto e o final da tarde de 18 de Agosto de 2021 ocorreu um incêndio rural no Sotavento algarvio que deixou as populações alarmadas e o país em sobressalto.


Segundo o 'Copernicus Emergency Management Service' foram afectados 5955,3 hectares (59,5 km2), o que corresponde a cerca de 1,2% da área total do Algarve. Foram atingidos três concelhos: Tavira (27,09 km2), Vila Real de Santo António (16,42 km2) e Castro Marim (16,04 km2).

Com base na cartografia temática da COS 2018 (elaborada pela Direção-Geral do Território), foram os matos a principal ocupação e usos do solo que foi destruída por este incêndio rural, com 32,65 km2 (54,8% da área ardida total). 

Foram igualmente destruídas florestas de azinheira (7,07 km2 - 11,9%), florestas de pinheiros (6,98 km2 - 11,7%), na sua quase totalidade mansos, vinhas, pomares e olivais (6,05 km2 - 10,2%), e florestas de eucalipto e outras folhosas (2,43 km2 - 4,1%).

João Horta - FIRESHELTER52

Salva-Vidas de Tavira Apoia Embarcação na Ria

A equipa da Estação de Salva-Vidas de Tavira foi ativada na passada noite de quarta feira para prestar apoio a uma embarcação de recreio que ia à garra na Ria de Santa Luzia.


A pronta e rápida intervenção da equipa do salva-vidas permitiu a deteção da embarcação a sua estabilização e o transporte seguro para um ponto de ancoragem na ria de santa luzia.

Estiveram empenhados nesta operação a embarcação salva-vidas e os seus dois elementos da tripulação.

Foto de arquivo SAFEPLACE52 DR

João Horta -FIRESHELTER52

18/08/2021

Mais de 100 Operacionais combatem Incêndio na Serra Algarvia

Incêndio Dominado ao final da noite  

A serra algarvia está novamente em chamas agora com um incêndio na serra de Loulé mais precisamente em Ameixial.

O incêndio eclodiu por volta das 16:30 e esta ativo no momento desta publicação contando com o empenhamento de 150 operacionais, 43 meios terrestres e 3 aéreos.

Sigo na atualização desta informação

Foto tirada de Cachopo às 17:30

João Horta - FIRESHELTER52

Incêndio em Odemira envolve 12 Meios Aéreos

Está a lavrar desde as 13:15 um violento incêndio rural no distrito de Beja Concelho de Odemira na localidade de Saboia.


O incêndio envolve já mais de 200 bombeiros apoiados por um 12 meios aéreos.

Seguimos atualizando.

Foto coligida na net

João Horta - FIRESHELTER52

Área Ardida do Incêndio Castro Marim - Tavira



João Horta - FIRESHELTER52
 

17/08/2021

Taxa de expansão do incêndio foi de 650 hectares por hora

O incêndio rural que deflagrou na segunda-feira em Castro Marim afetou já uma área de cerca de 9.000 hectares, depois de registar uma “taxa de expansão de 650 hectares por hora”, disse hoje o comandante das operações de socorro.



Segundo Richard Marques, o fogo, que se estendeu “de forma fulminante” para os concelhos de Vila Real de Santo António e Tavira durante a tarde de segunda-feira, “lavrou com muita intensidade, atingindo um perímetro de 43 quilómetros, numa área afetada de cerca de 9.000 hectares”.

“O potencial deste incêndio é de 20.000 hectares”, acrescentou, numa conferência de imprensa, em Castro Marim.

O comandante referiu que, apesar das difíceis condições meteorológicas, foi possível durante a noite “executar o plano estratégico de ação” e que na manhã de hoje está a ser consolidado o grande objetivo de “sustentar a capacidade de travar” a progressão das chamas.

Apesar dos danos materiais, com casas e culturas atingidas, numa contabilização ainda por fazer, apenas um bombeiro ficou ferido, sem gravidade.


João Horta - FIRESHELTER52

16/08/2021

ANEPC Passa Incêndio de Castro Marim para ATIVO

 Segundo a página da ANEPC o incêndio que eclodiu na serra de Castro Marim ontem pela madrugada e dado como em resolução hoje por volta das 10 da manhã está novamente ATIVO


Conta em combate com  215 operacionais apoiados 71 meios terrestres agora por 5 meios aéreos

Seguimos em atualização, uma situação preocupante na serra algarvia

João Horta -FIRESHELTER52

ANEPC Dá Incêndio de Castro Marim DOMINADO

Pouco passava das 10 da manhã quando no site da ANEPC era partilhada a informação que o incêndio que eclodiu ontem por volta da uma da manhã na freguesia de Odeleite já está DOMINADO.



Muitos fatores contribuem para o sucesso dos meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndio Rurais da região sendo um muito importante a meteorologia prevista para o dia onde se regista muito vento e calor.

Esperamos que esta condição se possa manter estando empenhados neste momento mais de 200 operacionais apoiados por 70 meios terrestres e 7 meios aéreos.

Continuarei a informar

João Horta - FIRESHELTER52

Incêndio Castro Marim Combatido por 9 Meios Aéreos

Site da ANEPC informava que por volta das 10 e pouco da manhã o incêndio estava em RESOLUÇÃO

Já são 9 os meios aéreos que estão empenhados no combate ao incêndio na serra de Castro Marim.



Segundo a página da ANEPC o incêndio eclodiu na localidade de Pernadeira Freguesia de Odeleite por volta da uma da manhã e continua ativo.

Segundo a página da ANEPC estão em trabalho quase 200 operacionais apoiados por 54 meios terrestres.

Num dia previsivelmente dificil onde a ANEPC elevou o nível de Estado de Alerta Especial para Vermelho esperam-se complicações face à meteorologia.

Continuarei em atualização
Foto de arquivo coligida na internet 

João Horta - FIRESHELTER52

Mais de 70 Operacionais Empenhados em Incêndio na Serra de Castro Marim

73 operacionais do DECIR - Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais estão empenhados desde a 01:05 da madrugada num violento incêndio na serra de Castro Marim.


Segundo a página da ANEPC o incêndio eclodiu na localidade de Pernadeira Freguesia de Odeleite e está a ser combatido com o apoio de 23 meios terrestres.

Não consigo avançar mais informação sobre o incêndio e tenho a esperança que os meios do DECIR o consigam dominar antes do nascer do dia.

De manhã farei novo ponto da situação. 
Foto Arquivo via internet 


João Horta - FIRESHELTER52

15/08/2021

Incêndio em Monchique Já esta Dominado

 As equipas do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais já dominaram o incêndio que eclodiu às 13:15 nas Caldas de Monchique.


Particularmente um inicio de tarde muito dificil com as temperaturas no local a marcar os 45 graus, a pronta e rápida intervenção foi determinante para o sucesso das operações.

A foto foi coligida no perfil de Rui André no facebook: https://www.facebook.com/photo/?fbid=10220634233028233&set=a.2816538215071

João Horta - FIRESHELTER52

14/08/2021

CALOR EXTREMO NO INTERIOR - MODELO SIMULA +46ºC

Bom dia, o modelo AROME (IPMA) simula hoje 46 graus (reparem nos pontos brancos no mapa) que saem da escala do modelo, em algumas zonas de vale do Guadiana e zonas fronteiriças do Alentejo
Acredito que fique mais perto dos 45, ainda assim, MUITO calor que exige cuidados, ao contrário do litoral que terá tempo fresco...



João Horta - FIRESHELTER52

11/08/2021

GNR deteve em flagrante 2 homens por furto de catalisadores na Fuseta

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Olhão, ontem, dia 10 de agosto, deteve em flagrante dois homens de 38 e 46 anos por furto de catalisador, no concelho de Olhão.


Na sequência de uma denúncia que se encontravam dois homens, com um comportamento suspeito, junto a um veículo no parque de estacionamento da praia da vila da Fuseta, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local e intercetaram os suspeitos quando estes estavam a abandonar o local numa viatura. 

No decorrer das diligências policiais constatou-se que os suspeitos estavam na posse de um catalisador furtado, tendo sido ainda apreendidas diversas chaves e serras de corte de metal, bem como a viatura em que se encontravam.
 
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Olhão.


João Horta - FIRESHELTER52

10/08/2021

A partir de amanhã Vai aquecer

Situação de tempo quente a partir de amanhã: Temperaturas vão bater nos 43 graus no Sul de Portugal e nos 46 no Sul de Espanha


Uma massa de ar quente vai entrar na Península Ibérica durante toda esta semana e irá provocar uma subida acentuada das temperaturas.

Os dias mais quentes da semana vão ser Sexta, Sábado e Domingo com os termómetros a bater nos 43 graus em algumas localidades de Évora e Beja. Também Lisboa deverá registar temperaturas elevadas, com as máximas a atingir os 36 graus. As regiões do Litoral Norte e Centro serão as mais frescas do país com máximas abaixo dos 27 graus.

As noites vão ser mais quentes com mínimas tropicais sobretudo entre Quarta e Domingo.
O Alentejo e Algarve deverão ter noites com as temperaturas na ordem dos 30 graus.

Dados copiados do site: 

André do Tempo


João Horta -FIRESHELTER52

09/08/2021

Previsão de CALOR EXTREMO na Península Ibérica

Finalmente há consenso entre os modelos meteorológicos e assim, é de esperar (quase) garantidamente, pelo menos na Sexta e Sábado, temperaturas acima de 43-45 graus no Interior, localmente, e algum calor no litoral, embora muito menos, e com possíveis nevoeiros matinais...



Em Espanha os modelos apontam 47-49 graus em áreas do Sudoeste, pelo que possivelmente podem ser quebrados recordes...
 
Calor extremo a meio de Agosto...

As previsões locais para o sotavento Algarvio: 






João Horta - FIRESHELTER52

07/08/2021

Salva Vidas de Tavira Foi Ativado durante a Noite

A equipa da Estação de Salva Vidas de Tavira foi acionada na ultima noite para uma operação de reconhecimento frente à costa de Tavira.


Algumas pessoas que se encontravam na zona das 4 Aguas viram a sul da praia de Tavira o lançamento de um objeto pirotécnico denominado por very light.

A equipa saiu a barra por volta das 22:00 horas tendo a operação de reconhecimento durado sensivelmente uma hora sem que se tenha verificado novos pedidos de ajuda ou encontrado alguém em necessidades.

Tavira uma terra virada ao mar tem na sua história factos e feitos desenvolvidos por estes operacionais ao longo de várias dezenas de anos, ao longo de várias dezenas de gerações de tripulações nesta estação.

Assentes numa história riquíssima de superações e vitórias e infelizmente, também em histórias trágicas em que os seus operacionais foram vitimas do infortúnio ou conseguiram fazer a diferença no seio das famílias dos pescadores das nossas comunidades.

A manutenção deste serviço, a preservação da sua base é fundamental à história e à segurança de Tavira e dos que utilizam o mar como ganha pão.

Foto: Arquivo - SAFEPLACE52 DR

João Horta - FIRESHELTER52

06/08/2021

DECIR Combate Novos Incêndios na Serra Algarvia

Ás 20:30 todos os incêndios na zona encontravam-se já dominados

Os meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais DECIR, estão a combater um incêndio que eclodiu às 15:54 na zona de Salir Loulé.

Segundo a página da ANEPC há 3 incêndios distintos no concelho de Loulé, 

1º reacendimento na Amendoeira que já esta dominado mas empenha mais de 90 operacionais e 3 meios aéreos, depois novo incêndio sitio Besteiros Salir que empenha mais de 40 bombeiros e 3 meios aéreos e outro em Alte que mobiliza quase 20 bombeiros e 1 meio aéreo 



Mais de 40 operacionais apoiados por 9 meios terrestres e 3 aéreos estão empenhados nas operações.

Há hora desta postagem o incêndio estava ATIVO

João Horta - FIRESHELTER52

Porque é o Número de Emergência o 112?

A criação de um número único de emergência já foi recomendada pela Administração Europeia de Telecomunicações em 1972, mas tornou-se obrigatório na UE em 1991. 



Em Portugal levou vários anos para entrar em vigor mas por volta de 1996 foi então mudado o antigo 115 para o 112.

Mas porquê ser o 112 e não o 999 ou o 333 ou outro numero qualquer?

Tiveram de ser três dígitos diferentes para evitar chamadas acidentais, e se foi estabelecido que 112 foi por várias razões.

A primeira é que eles eram três números fáceis de lembrar para pessoas idosas e crianças. 

Estes são os primeiros números que são aprendidos e, além disso, eles podem ser usados ​​como a regra mnemónica que 1 e 1 somam 2.

A estas razões junta-se a outra que é um exemplo de praticidade e lógica naqueles tempos.

A sequência mais curta e mais fácil possível foi então a escolhida.

www.diariosur.es

FIRESHELTER52

04/08/2021

Incêndio na Serra de Loulé em Resolução

Segundo a página da Proteção Civil às 20:30 a informação que coligi sobre o estado do incêndio que deflagrou às 13:46 na zona da Amendoeira, Serra de Loulé encontrava-se em resolução.


Os meios do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais conseguiram dominar o incêndio que conta nesta altura com mais de 200 operacionais no terreno, apoiado por quase 90 meios terrestres e 3 meios aéreos.

Seguimos informando

Foto SAFEPLACE52 - Arquivo DR

João Horta - FIRESHELTER52

7 Meios Aéreos Combatem Incêndio na Serra Algarvia

Desde as 13:45 que quase uma centena de operacionais do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais DECIR combatem um incêndio na serra de Loulé.

Atualização: 17:00

Incêndio Ativo - operacionais 197 // 58 meios terrestres // 6 meios Aéreos

Atualização: 15:00

Incêndio Ativo - operacionais 120 // 30 meios terrestres // 8 meios Aéreos

Foto tirada da zona de algoz:


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O incêndio eclodiu na zona da Amendoeira freguesia de São Clemente Loulé.

A foto do Incêndio visto de Tavira à hora da publicação:


Vista de Moncarapacho


Vista de Albufeira:

Seguimos acompanhando a situação que parece complicada.

João Horta - FIRESHELTER52

02/08/2021

Parque Campismo da Ilha de Tavira Aberto Mas é necessário Certificado Digital Covid

A página do município de Tavira anunciou Informando-se todos os interessados que já se encontra aberto o Parque de Campismo da Ilha de Tavira.


Apela-se a todos os utentes que, durante a sua estadia, cumpra as normas de utilização e condições de acesso definidas, nomeadamente, a apresentação de certificado digital COVID da UE ou teste negativo (PCR, antigénio, autoteste com certificado ou teste na hora). 

Se a estadia for superior a 7 dias é necessária a realização, semanal, de teste.


João Horta -FIRESHELTER52