27/08/2022

Barco de Pesca foi ao Fundo em Quarteira

Uma embarcação de pesca afundou enquanto se encontrava atracada no porto de pesca de Quarteira, sem tripulantes a bordo, desconhecendo-se as causas que levaram ao afundamento da embarcação.


Na sequência do alerta, recebido através de um pescador que se encontravam na zona, deslocaram-se de imediato para o local elementos da Capitania do Porto e Comando-local da Polícia Marítima de Faro.

À chegada ao local os elementos da Polícia Marítima verificaram que não existia nenhum foco de poluição, tendo notificado o armador da embarcação para apresentar um plano de remoção da embarcação de pesca.

O Comando-local da Polícia Marítima de Faro tomou conta da ocorrência e irá averiguar as causas do afundamento da embarcação.

João Horta - FIRESHELTER52


Equipas de Emergência respondem a Acidente na EN125 Tavira

As equipas de emergência do INEM e dos Bombeiros de Tavira responderam ao inicio da manhã de hoje a um acidente de viação na EN125 perto do Hotel Ozadi na zona do Vale de Caranguejo em Tavira.


Um violento despiste de um veiculo ligeiro de mercadorias contra uma árvore que ladeava a estrada nacional fez um ferido.

A vitima foi assistida no local e posteriormente transportada ao serviço de urgência do Hospital de Faro pela equipa da Ambulância INEM SIV sedeada em Tavira.

A foto coligida e aqui partilhada, juntamente com outras fotos do acidente estão disponíveis in: https://www.facebook.com/arenilhatv/photos/pcb.389538816664784/389538603331472/

João Horta - FIRESHELTER52

26/08/2022

Cachopo - GNR Apreende 70 Kg de Alfarroba Robada

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Martim Longo e do Posto Territorial de Alcoutim, no dia 24 de agosto, apreendeu 70 quilos de alfarroba e identificou um homem de 33 anos e uma mulher de 59, na freguesia de Cachopo, no concelho de Tavira.



Na sequência de uma denúncia por furto de alfarroba num terro privado, os militares deslocaram-se para o local tendo conseguido localizar e identificar o casal, que já tinha no interior do seu veículo quatro sacas de alfarroba, num total de 70 quilos.
 
A alfarroba apreendida foi restituída ao seu legítimo proprietário.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Tavira.


João Horta - FIRESHELTER52

Bombeiros Tavira Respondem a Acidente Junto ao Plaza em Tavira

 As equipas de emergência dos Bombeiros de Tavira responderam durante a tarde de ontem a um acidente de viação junto ao centro comercial Grande Plaza em Tavira.


O despiste de uma viatura ligeira de passageiros para o ribeiro artificial ou de escoamento de águas fez um ferido.

A vitima e a viatura tiveram de ser estabilizada e posteriormente desencarcerada onde recebeu a vitima os cuidados e assistência médica pré-hospitalar sendo encaminhada par o Hospital em Faro posteriormente.

O veiculo acidentado foi retirado do ribeiro e reaberto a circulação naquela artéria da cidade.

Estiveram envolvidos nesta operação os Bombeiros de Tavira e a PSP.

Foto SAFEPLACE52- DR

João Horta - FIRESHELTER52

24/08/2022

Categorias de Cartas de Navegador de Recreio

As Embarcações de Recreio (ER) só podem navegar sob o comando de indivíduos habilitados com carta de navegador de recreio adequada. Em Portugal, são estas as atuais categorias de Cartas de Navegador de Recreio:



Carta de Marinheiro -
Permite navegação diurna à distância máxima de três milhas da costa e de 10 milhas de um qualquer porto de abrigo, com os seguintes limites: Para titulares dos 16 aos 18 anos, ER de comprimento até 6 m com potência instalada até 22,5 kW, motas de água e pranchas motorizadas independentemente da sua potência; Para titulares com mais de 18 anos, ER de comprimento até 12 m, com potência instalada adequada à sua certificação.

Carta de Patrão Local - Permite navegar à vista da costa até uma distância máxima de 25 milhas de um qualquer porto de abrigo e de 6 milhas da costa.

Carta de Patrão de Costa - Permite navegar até uma distância da costa que não exceda 40 milhas.

Carta de Patrão de Alto-mar - Permite navegar sem limite de área.

Carta de Marinheiro Júnior - Permite navegar ER de comprimento até 6 m, com potência instalada até 4,5 kW, em navegação diurna, até uma distância máxima de uma milha da linha de baixa-mar e de três milhas de um qualquer porto de abrigo.


João Horta - FIRESHELTER52

Segurança nos Tubos Flexíveis de Gás Doméstico

Alguns de nós ainda nas nossas cozinhas utilizamos como combustível para a produção de alimentos gás butano em garrafas.


Na sua instalação, o gás sai da garrafa passando pelo redutor que está adaptado à mesma e segue pelo interior de um tubo em borracha onde se conecta ao fogão, forno ou esquentador.

A maioria das fugas e acidentes com a rede de gás domestica ocorre entre o redutor e o queimador, por noma nas uniões das ligações ou pela degradação do próprio tubo.

Este tubos de gás carecem de alguns cuidados e são associadas regras que visam os proprietários a manter a melhor segurança possível na rede domiciliária.

Assim hoje, relembro algumas dessas regras importantes:

Os tubos flexíveis de borracha devem respeitar os requisitos explicitados na norma NP 4436 e não podem ter um comprimento superior a 1 metro e meio.

Têm uma validade de 5 (cinco) anos a contar da data de fabrico e devem ficar montados de forma a: 

a) não ficarem em contacto com as partes quentes do equipamento; 

b) serem facilmente acessíveis, em toda a sua extensão; 

c) não ficarem sujeitos à ação das chamas ou dos produtos da combustão; 

d) não cruzarem as costas do fogão.

Há quanto tempo não muda o seu tubo do gás?

Garanta a sua segurança e de todos os que vivem debaixo do seu teto, siga as regras descritas e faç parte desta comunidade segura.

João Horta - FIRESHELTER52


05/08/2022

Saiba Como Deve de Transportar o Seu Animal no Carro

O seu melhor amigo vai consigo de viagem? 

Ou se calhar é habitual andar de um lado para o outro e precisa de algumas dicas sobre como transportar o seu cão em segurança sempre que é preciso.



Leia este artigo e descubra tudo o que precisa de saber quando transportar cães no seu carro: desde a legislação aos acessórios que pode comprar para garantir que transporta o seu amigo de quatro patas corretamente.

O importante é garantir a segurança de todos quando transporta o cão no seu automóvel, garantindo que o seu melhor amigo não vai solto no carro, pois isso pode afetar a condução. 
Assim, aqui estão algumas ideias de transporte de cães para a sua próxima viagem:

Caixa transportadora

Uma excelente opção para o transporte do seu cão. A caixa de transporte deve ter as dimensões adequadas ao tamanho do seu animal de estimação, e pode encontrar várias opções em lojas de animais ou supermercados, por exemplo. O seu cão vai sentir-se seguro e poderá dormir enquanto você conduz em segurança até ao seu destino.


Caixa transportadora de cães para carros

Cintos de segurança para cães

Numa viagem mais longa pode ser mais confortável para o seu cão se utilizar um cinto de segurança. Esta opção é muito boa para que o seu cão se sinta com liberdade e possa ter mais espaço durante a viagem, e é fácil de utilizar. Basta prender o peitoral ou coleira do seu cão ao cinto de segurança do seu carro.


Cinto de segurança para cães

Rede ou grelha divisória

A rede ou grelha divisória é adequada a cães de grande porte, e trata-se de colocar uma separação entre os bancos de trás e o porta bagagens, criando assim uma proteção extra, impedindo que o cão salte da bagageira para outras partes do carro. Em termos de segurança para o animal, esta não é a melhor opção, mas é possível que o seu cão se sinta mais confortável por ter mais espaço para si.

Rede ou grelha divisória

Viaje com a melhor companhia de sempre, em segurança!


João Horta - FIRESHELTER52

1987 Primeiros Socorros por: Manuel Maçaneiro

Decorria o ano de 1987 quando a Empresa litográfica do Sul remeteu para o exterior 5000 exemplares deste que foi um dos primeiros livros de socorrismo destinados aos Bombeiros e socorristas das ambulâncias da CVP.






































 Dizia o Autor, que na altura era Instrutor de 1ª classe do Quadro Técnico da Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa. “Ao organizar este trabalho, tive unicamente a intenção, de facilitar uma melhor aprendizagem das técnicas de primeiros socorros, àqueles que cheios de boa vontade e abnegação, constituem as tripulações das ambulâncias de intervenção. Porque não tenho pretensões “doutorais” e reconheço bem as minhas limitações, aceito consequentemente, toas as criticas, desde que construtivas” Manuel Joaquim Rodrigues Maçaneiro 

Já por sua vez, na altura o Inspector Regional de Bombeiros do Algarve Dr. Lima Cascada, quis também deixar o seu parecer sobre o manual, o qual O enaltece devido ao seu conteúdo, a maneira fácil de consulta, e compreensão sobre o socorrismo e técnicas necessárias ao acto de salvar vidas, em especial a todos os que desenvolviam a actividade de socorro nos Bombeiros. 

O livro é ainda assinado por vários médicos como Dr. João Vairinhos , o Dr. Seruca Emídio e ainda Dr. Aníbal Branco. 

Ao longo de uma carreira de Bombeiro Sapador já com mais de 20 anos de Tripulante de Ambulância de Socorro ao ler este manual, ainda concordo com algumas das coisas que por aqui se descreveram, sendo que muitas delas deram origem ao que são hoje os elaborados manuais de Tripulantes de Ambulância de Socorro e algumas das suas técnicas, não nos podemos esquecer que as técnicas descritas eram as adequadas para o um pseudo-SIEM do final dos anos 80. 

João Horta - FIRESHELTER52

04/08/2022

Agosto com Calor a Subir...

Esta imagem do modelo GFS, para dia 9 em diante, não é uma previsão certa para já, mas os ensembles ameaçam, e a previsão mensal mantém-se EXATAMENTE igual com calor moderado esta semana, mas mais intenso na semana de 8 a 15 de Agosto, com potencial para valores mais extremos... 

E o calor continuará o resto do mês de forma mais intensa que o normal, sem sinais de chuva a aparecerem no horizonte, para já.



João Horta -FIRESHELTER52

Bombeiros de Tavira 50 Anos a Socorrer em Emergência Pré-Hospitalar

Há 50 anos que os Bombeiros de Tavira prestam o serviço de ambulância de emergência médica pré-hospitalar no concelho de Tavira e concelhos limítrofes.



O socorro às populações em caso de doença, acidentes e transporte em ambulância sempre foi uma valência operacional e até uma prioridade desta corporação mesmo antes da criação de um serviço de emergência organizado, sendo que assim que foi criado um serviço de emergência médica em Portugal, Tavira e os seus bombeiros dele fizeram inicialmente parte.

A 15 de Julho de 1972, Tavira foi contemplada com uma viatura ambulância especial para ocorrências graves do então Serviço Nacional de Ambulâncias SNA, ligada ao serviço local 115.

Uma ambulância Mercedes-Benz série 200, de cor vermelha e branca e com a iluminação de emergência amarela.

Com 2746cm3, duplo comando de válvulas 160cv às 5.500rpm, segundo a Mercedes, este modelo de 72 possuía o para brisas laminado.

A sua área de intervenção visto estar inserida num projeto de socorro a nível nacional não se limitava apenas ao Concelho de Tavira, na Estrada Nacional 125 servia desde Marim até ás Cevadeiras, (Altura).

O espírito de emergência era idêntico ao de hoje em dia, mas com os critérios de atuação e protocolos adequados aos da época.

Em 1981, há precisamente 40 anos essa viatura foi substituída por outra já denominada INEM que tinha sido acabado de criar, mas continuou na Corporação dos Bombeiros de Tavira ao serviço até cerca de 1988 altura do Centenário, sendo nessa altura a única ambulância idêntica a nível nacional mantendo-se operacional.



Desde essa altura até então os Bombeiros Municipais de Tavira são parceiros do atual INEM na resposta ao socorro às populações.

Hoje esta primeira ambulância ainda se encontra guardada numa garagem sendo uma inestimável relíquia para todos, mas em especial para aqueles bombeiros que nela transportaram milhares de pessoas para os diversos hospitais e também para algumas pessoas que nela se salvaram e nasceram.

João Horta - FIRESHELTER52

Novo recorde de temperatura na Espanha

Depois de uma análise minuciosa dos dados de várias estações meteorológicas, o Serviço Meteorológico Espanhol AEMET anunciou a quebra do recorde de temperatura máxima registado na Espanha, que agora é igual a 47,6 μC e ocorreu em La Rambla, Córdoba, em 14 de agosto de 2021.

Particularmente notável é o fato de que o recorde anterior de temperatura máxima na Espanha, que era igual a 47,2 μC e tinha sido estabelecido em Montoro, Córdoba, a 13 de julho de 2017, foi quebrado duas vezes no mesmo dia desde que, além da estação meteorológica em La R ambla e o tempo estação em Montoro registrou 47,4 οC.


João Horta - FIRESHELTER52

Palestra no âmbito do programa “Cidadania Marítima” em Olhão

Autoridade Marítima Nacional ministra palestra no âmbito do programa “Cidadania Marítima” em Olhão


Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-Vidas de Olhão ministraram esta manhã uma palestra no âmbito do programa “Cidadania Marítima”, destinada às crianças do Centro de Atividades e Tempos Lives da Santa Casa da Misericórdia de Olhão.

​Esta palestra, que contou com a presença de 19 crianças, com idades compreendidas entre os seis e os 10 anos, teve como objetivo sensibilizar para a relevância do desempenho do papel ativo na salvaguarda do meio marinho e da orla costeira, tendo sido realçados temas relacionados com a segurança nas praias e nas áreas de Domínio Público Marítimo, com destaque para a necessidade e a importância do cumprimento de determinadas regras e deveres para a prevenção de comportamentos de risco.

Após a palestra, as crianças tiveram a oportunidade de fazer uma visita às instalações do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-Vidas e interagir com os meios e com os elementos da Autoridade Marítima Nacional, salientando-se o sentimento de satisfação e entusiasmo de todos os envolvidos na realização desta atividade.

João Horta - FIRESHELTER52

02/08/2022

Cuidados com as Crianças nas Praias

Reforço para os cuidados a ter, em especial com as crianças, sendo a praia um dos locais de maior ocorrência de situações de crianças perdidas.


As situações de crianças perdidas são sensíveis e com um grau de complexidade elevado, não só pelo desespero dos pais ou dos responsáveis pela criança, como também para as crianças e pela situação de desorientação em que acabam por ficar.

Estas situações ocorrem com frequência, pois é uma situação que ocorre numa fracção de segundos.

Assim, a Autoridade Marítima recomenda aos pais:

– Identificar as crianças com pulseiras com nome, morada e telefone, procedimento que facilita o trabalho do nadador-salvador ou dos agentes da Autoridade Marítima;

– Ao chegar à praia/piscina mostrar à criança um ponto de referência de fácil identificação;

– Os pais ou responsáveis devem revezar-se quando tomam conta das crianças, para não se tornar rotineiro, monótono e cansativo, diminuindo os níveis de atenção;

– As crianças devem usar chapéu de protecção do tipo panamá pois se se perderem tendencialmente irão caminhar com o sol pelas costas facilitando as operações de busca.

Caso a criança esteja perdida, deve contactar o mais rapidamente um posto de praia ou agente da Autoridade Marítima, passando todos os dados da criança perdida.

Os nadadores-salvadores, agentes da Polícia Marítima e outros intervenientes ao serviço da Autoridade Marítima recuperam anualmente centenas de crianças perdidas nas praias nacionais, estando esta ocorrência no topo dos incidentes com maior número de registos.

Assim, a Autoridade Marítima alerta, uma vez mais, a população para a adopção destas medidas simples que podem evitar situações de perigo.

“Não se esqueça: não são as crianças que se perdem, são os adultos que perdem as crianças”, adverte.

João Horta - FIRESHELTER52