23/08/2023

O Enfarte Chegou em Silêncio na Madrugada

Um desconforto durante a madrugada enquanto dormia, uma vontade de ir à casa de banho que chegou com uma dor forte no peito e o fez cair no caminho.

Voltou a Ele novamente, confuso, suado, com a mulher ao lado, estava aflita a tentar perceber o que se tinha passado com o marido.

Depois veio uma recuperação, lenta, mas a dor aumentava e tornava-se dificil de suportar.

Ser estrangeiro residente e não saber o que fazer, se ligar a um médico particular, pegar no carro de família e ir a um hospital particular ou ligar para uma ambulância aumentava a ansiedade.

A decisão foi a melhor, ligar 112 e tentar explicar o que tinha acontecido sem perceber porque faziam todas aquelas questões e sentir uma aflição muito grande por perceber que algo não estava bem com o marido.

Minutos depois chegava à sua porta uma ambulância dos Bombeiros, entraram e pediram para a vitima não se mexer, a cor da pele, o suor e a posição que adotou para respirar associados às queixas da recolha da informação clinica identificava uma situação potencialmente fatal para aquele estrangeiro de 54 anos de idade.

Os Bombeiros no local pediram apoio diferenciado ao CODU que enviou ao local desta ocorrência uma ambulância INEM SIV.

Ainda em casa e após um eletrocardiograma que complementou a recolha de informação clinica e parâmetros vitais foi identificada uma emergência coronária aguda que punha a vida deste estrangeiro em risco.

Validado pelo médico em constante contacto com a enfermeira da ambulância SIV foi iniciada a terapêutica de imediato para aliviar as queixas da vitima.

Um transporte rápido ao hospital onde na Unidade de Cuidados Intensivos Coronária aguardavam a equipa e a vitima com todo o equipamento e recursos humanos disponíveis para reverter a situação clinica da vitima que após intervenção recuperou na totalidade.

Isto é o Sistema Integrado de Emergência Médica SIEM a trabalhar na sua plenitude e expoente máximo, garantindo às vitimas de doença e acidentes os melhores e mais indicados cuidados de saúde em ambiente pré-hospitalar.

A decisão do familiar foi a mais indicada, sabemos hoje que muitos eventos coronários agudos não são devidamente valorizados pelo numero de doentes que se dirigem ao hospital pelos seus próprios meios sem o devido acompanhamento colocando as suas vidas em risco.

Em caso de emergência ligue 112 e colabore com o INEM

João Horta - FIRESHELTER52

20/08/2023

Salva Vidas de Tavira - Casa com 84 Anos de Existência

A 25 de Agosto de 1939, ou seja, faz este ano 84 anos que foi inaugurada a Casa do "Salva Vidas " nas Quatro Águas " com a denominação de Estação de Socorros a Náufragos de Tavira.


A sua tripulação era constituída por um Mestre (Patrão ),Sotapatrão e Motorista.

Estes homens estavam no seu local de trabalho as 24 horas ( dia e noite ) onde aí se alimentavam e dormiam usufruindo um salário miserável ( seiscentos escudos ) e sem direito a reforma.

Com o 25 de Abril as suas condições melhoraram substancialmente tendo-se fixado um horário e o direito à reforma.

O seu lema era preservar a vida de quem se encontrava em perigo no mar ou nos rios ,colocando a sua própria vida em risco.

83 anos de história da nossa comunidade que correm o risco de se ir perdendo sem que ninguém se preocupe primeiramente com o serviço prestado pela missão e operacionais que cada vez são menos numa sociedade onde o risco global no meio aquático se torna cada dia mais imprevisto e presente, e seguidamente por toda a estrutura envolvente onde podemos observar o degredo da rampa que servia para subir e descer a embarcação  completamente degradada e desenquadrada com a bonita e moderna obra de recuperação do sitio das 4 Águas.

Para que não caia no esquecimento, partilho aqui hoje com um abraço à tripulação de Tavira, o Srº Amândio Clara e o Srº Frangolho.

João Horta - FIRESHELTER52